domingo, 18 de outubro de 2015

Venezuela:Toffoli desiste de enviar observadores à eleição





 
Toffoli foi convidado para observar as eleições no Canadá, mas pagou do próprio bolso as despesas da viagem. (Foto: Nelson Jr)
O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu que o Brasil não mais enviará técnicos para acompanhar, inclusive na condição de observadores, a eleição legislativa na Venezuela, prevista para 6 de dezembro.

Ele pretendia que o jurista Nelson Jobim, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, respeitado e ex-ministro da Justiça, chefiasse a missão de observadores internacionais, até para garantir a independência do grupo diante das habituais pressões do regime venezuelano chefiado por Nicolás Maduro.

O ministro Toffoli ficou muito desapontado ao ser informado de que o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, simpático ao regime chavista, indicou Jorge Taiana, ex-terrorista do grupo Montoneros e ex-chanceler da Argentina, para chefiar essa missão internacional. Como Samper, Taiana é francamente comprometido com o governo autoritário da Venezuela.

Como não tem razões para confiar na independência da missão chefiada por Taiana, Dias Toffoli decidiu que o TSE não vai enviar representante, até para não coonestar eventuais irregularidades na eleição. Em nota oficial, a ser divulgada ainda neste sábado (17), o ministro oficializará e explicará sua decisão. Informações do Diário do Poder.


0 comentários:

Postar um comentário