• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de outubro de 2013

Eleições 2014: MARINA SILVA ESCOLHE O PSB

TSE começa julgamento do registro da Rede Sustentabilidade
                          A ex-ministra Marina Silva no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral: Rede Sustentabilidade foi rejeitado     - foto:reprodução
Chega ao fim a novela de Marina Silva. Em poucas horas em coletiva de imprensa a ex-senadora deve anunciar sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro e o lançamento do seu nome para compor como candidata a vice, na chapa formada pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE), para concorrer à presidência da república em 2014.  A reunião que definiu o acordo ocorreu ao longo da madrugada deste sábado (05/10).  A decisão, forçada pelo Tribunal Superior Eleitoral quando negou por 6 votos contra e apenas um a favor – do ministro Gilmar Mendes, o registro da legenda Rede Sustentabilidade, já é vista como uma grande jogada política. Com Marina Silva, o pernambucano Eduardo Campos consegue visibilidade em regiões brasileiras onde o seu nome ainda é desconhecido, além de arrebanhar os votos dos eleitores evangélicos.


Na última sexta-feira (04/10) , filiaram-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o ex-deputado Vladimir Palmeira e o cineasta Silvio Tendler.  Palmeira foi fundador do PT no Brasil, mas decidiu deixar a legenda, em junho de 2011, em protesto contra a readmissão do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares.  Silvio Tendler é conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros. Silvio já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens.

PPS, PEN e PHS já haviam convidado Marina para se filiar, a fim de poder disputar a eleição presidencial. Na maior parte das pesquisas de intenção de voto, Marina aparece em segundo lugar, atrás da presidente Dilma Rousseff (PT).

Fonte:Diáriodopoder.com

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ensino Superior: MEC oferta bolsas para Mestrado no exterior via Ciências sem Fronteiras

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 3, uma nova modalidade de cursos de mestrado profissional no programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas a estudantes universitários brasileiros em instituições de outros países. Ao contrário do mestrado acadêmico, trata-se de uma formação voltada para o mercado de trabalho. Ao falar sobre essa nova modalidade de curso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também anunciou para o próximo dia 14 o lançamento de um novo edital do programa, com bolsas para 19 países.

Os cursos de mestrado profissional têm a duração de um a dois anos e se diferenciam por ser uma qualificação mais específica e voltada ao mercado de trabalho, ao contrário do mestrado acadêmico. Conforme o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, "este curso não é voltado para a formação acadêmica; é uma educação voltada para a vida profissional", explicou.
Serão oferecidas mil vagas em 2014 em instituições nos Estados Unidos. A publicação do edital está prevista para novembro deste ano e os bolsistas chegarão às faculdades escolhidas no segundo semestre do ano que vem, quando começa o ano letivo norte-americano. As áreas contempladas são engenharias e demais áreas tecnológicas, computação e tecnologia da informação, tecnologia aeroespacial, petróleo, gás, carvão mineral, energia, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais.

Edital – Para o novo edital do Ciência sem Fronteiras, a ser lançado no dia 14 de outubro, estarão disponíveis vagas em 19 países. São eles: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.
De julho de 2011 a setembro de 2013, o Governo Federal já concedeu 53.552 bolsas de estudos para o Ciência sem Fronteiras, programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação, por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) –, e secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Fonte:MEC/site

Cultura: Paulo Coelho critica seleção de autores do país e cancela participação na Feira de Frankfurt

A menos de uma semana do início da Feira do Livro de Frankfurt, o comitê responsável pela organização da participação do Brasil como país homenageado deste ano ainda enfrenta surpresas.

Anunciado em março entre os 70 escritores selecionados pelo MinC (Ministério da Cultura) para representar o país no maior evento editorial do mundo, Paulo Coelho, o autor brasileiro mais vendido no exterior, desistiu de integrar a programação oficial.

Em entrevista a ser publicada num dos principais jornais alemães, o "Die Welt", ele diz que "duvida" que todos os 70 convidados sejam escritores, que conhece só 20 dos nomes e que "presumivelmente são amigos de amigos de amigos. Nepotismo".
Sobre a razão de sua desistência, disse não aprovar "a maneira como o Brasil representa sua literatura".
"Falei com vários de meus colegas que não foram convidados, como Eduardo Spohr, Carolina Munhoz, Thalita Rebouças, André Vianco, Felipe Neto ou Rafael Draccon [...]. Tentei ao máximo conseguir que fossem. Sem sucesso. Então, em protesto, decidi não ir a Frankfurt. O que foi uma decisão difícil [...] porque sempre quis ser convidado por um evento desses pelo meu governo."


O curador Manuel da Costa Pinto, um dos responsáveis pela programação literária do país na feira, disse não ter sido informado da desistência de Coelho. "Se estiver confirmado, acho lamentável, porque é o autor mais vendido do Brasil e seria uma presença obrigatória num evento comercial como esse."Os autores citados se dedicam a uma literatura comercial, com bons resultados de vendas, e têm representantes traduzidos para outros países, como Spohr e Draccon.

A ausência de escritores comerciais na lista já havia sido levantada por Raphael Draccon por ocasião do anúncio dos nomes pelo MinC, em março. "Editoras concorrentes fazendo propostas, filas de horas de autógrafos em feiras literárias, e-mails lotados com relatos de leitores", escreveu, sobre esses escritores, entre os quais se inclui.
Para ele, a ausência de "tantos nomes que vêm à mente do leitor brasileiro por fazer parte de um grupo que não vive do consumo de si próprio nem da dependência de vendas institucionais, mas realmente forma novos leitores, passa uma mensagem da maneira como o governo brasileiro pretende que sua própria literatura deva ser vista pelo resto do mundo."

QUALIDADE ESTÉTICA

Costa Pinto diz que, entre os critérios da curadoria, estava selecionar autores agraciados com os principais prêmios de literatura do país e com "qualidade estética".
"Autores que também são fenômenos de venda constam da lista, como Ziraldo, Mauricio de Sousa e outros infantojuvenis, além do próprio Paulo Coelho", diz Antonio Martinelli, coordenador da programação brasileira em Frankfurt.
"Em sua maioria, são autores que estão despertando amplo interesse em editores internacionais, [...] que vêm se abrindo para as mais diferentes vertentes da nossa literatura contemporânea, para além da literatura mais palátavel ao gosto comum."
Questionado sobre a ausência do nome do autor na programação oficial do Brasil na feira, o MinC disse apenas que "a programação final está em fechamento"
Em 1994, quando o Brasil foi homenageado pela primeira vez na Feira de Frankfurt, Paulo Coelho ficou de fora da lista de 20 nomes levados pelo Ministério da Cultura, que incluía Chico Buarque, Darcy Ribeiro, Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Fonseca. Acabou indo por conta própria.
Na ocasião, como escreveu Marilene Felinto Na Folha em 11 de outubro de 1994, Chico e o mago foram "as duas maiores estrelas brasileiras da feira", consideradas por ela "extraliterárias". 

Fonte Raquel Cozer/:Folha/reprodução

Educação: Para coordenador do Banco Mundial, universidade pública deve cobrar mensalidade


As universidades públicas brasileiras deveriam cobrar mensalidades proporcionalmente à renda de seus alunos para garantir a igualdade de acesso ao ensino superior.
Quem diz isso é Francisco Marmolejo, coordenador de ensino superior do Banco Mundial e professor da Universidade do Arizona, EUA.

Para o especialista, o sistema de ensino superior brasileiro faz com que estudantes que tiveram acesso ao ensino médio de qualidade (pago) consigam acessar boas universidades gratuitas.
Já quem não teve dinheiro para estudar em instituições privadas no ensino médio acaba tendo de pagar pelo ensino superior. "Isso não faz sentido", analisa.
Nascido no México, vivendo nos Estados Unidos desde 1994, ele é o primeiro latino-americano a liderar ensino superior no Banco Mundial.
Hoje, a área representa 15% dos esforços da instituição e conta com 80 projetos.
De passagem por São Paulo, onde deu um seminário para professores na Cátedra Unesco Memorial da América Latina,Marmolejo falou com a Folha com exclusividade. Acompanhe.

Qual é sua percepção sobre o ensino superior no Brasil?

O Brasil tem chamado cada vez mais atenção no contexto mundial e, recentemente, tornou-se rota de estudantes de universidades por causa do Ciência Sem Fronteiras [programa do governo federal que visa enviar 100 mil estudantes até 2014 para universidades estrangeiras]. O ensino superior no Brasil é suficientemente grande para chamar atenção mundial. E o país está vivendo uma importante ascensão econômica. É um bom momento para o país.

O Ciência Sem Fronteiras é suficiente para internacionalizar o nosso ensino superior?

O programa é uma boa política de internacionalização. Mas é preciso ver o que fazer com os estudantes que foram enviados para universidades estrangeiras. Ou seja, é preciso trabalhar para que quem está sendo enviado voltem para o país e contribua para a disseminação do que aprendeu no exterior. Ainda não sabemos se isso vai acontecer. Além disso, o montante de pessoas que tem acesso ao benefício é muito pequeno. É um país de 200 milhões de pessoas e apenas 100 mil terão as bolsas fora do país pelo programa. Obviamente não dá para mandar todo o país estudar fora, não há recursos para isso. Mas mandar essa quantidade não representa internacionalizar.
É preciso ver ainda quem está sendo selecionado para estudar fora. A preocupação é que seja apenas uma parte da população que representa uma elite que está nas universidades públicas e gratuitas.

O senhor é contra o ensino superior gratuito?

O Banco Mundial tem uma posição muito clara sobre isso. O banco se pronuncia pela necessidade de expandir o acesso ao ensino superior de maneiras inclusivas.
Acredito que deveria haver uma contribuição proporcional para quem estuda no ensino superior público. Assim, quem não tem recursos continuaria contando com o ensino superior gratuito.
Não há uma formula mágica, mas há muitas fórmulas que podem ser usadas para ampliar o acesso igualitário ao ensino superior.
Não podemos pensar que o problema do acesso ao ensino superior está no setor público. É preciso expandir o ensino superior privado e fazer um sistema de divisão de custos, senão a expansão será inviável. A sociedade tem outras demandas que são igualmente legítimas para o dinheiro público.

O que significa internacionalizar o ensino superior?

Para internacionalizar é preciso que os currículos dos cursos universitários sejam internacionais. É preciso falar inglês. O brasileiro chega à universidade sem falar inglês porque ele não aprende na escola como deveria. O programa Ciência Sem Fronteiras foi um elemento diruptor em um ambiente de crescimento inerte. Isso é bastante importante, mas é preciso internacionalizar de verdade. Hoje quem vem ao Brasil tem de saber falar português.

O que o senhor acha do debate de cotas no ensino superior?

Esse é um debate importante para o Brasil. Cotas têm de ser vistas como uma solução temporária para resolver situações deficitárias. Hoje em dia é preciso aumentar o acessos de desfavorecidos a diversos setores, o que inclui ensino superior. É preciso ver quais são os fatores que estão impedindo que a sociedade possa competir igualmente ao acesso superior. É preciso ter metas voltadas para a educação básica que permitam toda a população competir igualmente. Se isso não acontecer, as cotas não resolverão nada.

O Banco Mundial sempre foi mais focado em projetos de educação básica. A educação superior está ganhando mais espaço na instituição?

Sim, a participação de projetos de ensino superior está crescendo e já representa 15% do total financeiro empenhado pelo banco. Isso tem acontecido tanto por uma demanda dos países quanto do próprio banco.
Os países têm percebido que para resolver problemas relacionados, por exemplo, à miséria é preciso investir também em ensino superior. Isso é uma grande mudança.
Sabemos que podemos terminar com a pobreza mundial do mundo 2030 se seguirmos duas estratégias. A primeira é combater diretamente a pobreza extrema.
A segunda, que é uma solução de longo prazo, é criar condições para compartilhar a riqueza, de fazer parte da sociedade global do conhecimento. Isso inclui ter pessoas no ensino superior.
Do ponto de vista do banco, o presidente do Banco Mundial [o sul coreano Jim Yong Kim] tem um interesse especial por ensino superior porque ele já foi reitor de uma instituição importante de ensino superior dos EUA [Dartmouth College]. Ele pediu uma revisão geral do que temos feito na área. Estamos fazendo isso agora.

O Banco Mundial tem 80 projeto na área de ensino superior. O que são esses projetos?

Há projetos de financiamento e de assistência técnica para uma série de países.
Há iniciativas em países como o México, em que há um programa de financiamento direto para bolsas que garantem acesso ao ensino superior a estudantes com poucos recursos. Há também outros projetos, como na África, em que se objetiva criar centros de excelência no continente africano em áreas específicas.
Na Armênia, há um projeto voltado para a capacitação para a indústria farmacêutica, que é importante no país. Com o Brasil, há uma agenda de trabalho em conjunto, mas não há projetos específicos.

Qual é o maior desafio do ensino superior do Brasil?

O desafio, que não é exclusivo do Brasil, é a inclusão de mais jovens à educação superior. Isso significa incluir mais gente, de maneira mais igualitária e que estejam estudando de maneira mais efetiva.
Isso integra um debate sobre financiamento à educação, ou seja, quem deve pagar pelo ensino superior. Também tem a ver com uma necessidade de ajuste dos currículos acadêmicos, que têm de ser mais globalizados --o que inclui falar inglês.
Hoje o ensino superior do Brasil é muito focado nas universidades. É preciso ter outras opções. Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% de quem sai do ensino médio vai para os colégios comunitários [Community Colleges, que têm duração de dois anos em média e atendem demandas locais]. Alguns param de estudar aí, outros seguem para a universidade. É um sistema intermediário. O Brasil não tem um sistema parecido com isso. É uma ineficiência, uma oportunidade perdida. 

Fonte: SABINE RIGHETTI/FOLHAONLINE/REPRODUÇÃO

Bahia: Bandidos explodem caixas eletrônicos e tocam terror em Laje



















   

  
  
Um homem morreu e outro ficou ferido em uma troca de tiros enquanto fugia da polícia do município de Laje, que fica a 226 quilômetros de Salvador. Segundo informações da polícia, a quadrilha com mais de 10 bandidos chegou à cidade em carros e causou pânico na população com tiros para cima, explosão em um banco e sequestraram um ônibus para bloquear a rodovia que dá acesso à Praça Matriz.

O crime aconteceu por volta das 2h e, segundo a polícia, os assaltantes pararam um ônibus da empresa Camurujipe que fazia a linha Salvador/Maracás e usaram o coletivo para bloquear parte a BR-420. Os bandidos também usaram um caminhão para ajudar a reforçar o bloqueio.

Na praça, parte da quadrilha disparava tiros para assustar moradores e dispersar a presença de curiosos, enquanto os comparsas preparavam os explosivos para abrir os caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Ainda segundo informações da polícia, uma dupla que participava do assalto, ateou fogo em um veículo roubado nas proximidades da delegacia para despistar a ação dos policiais.

Na explosão, três caixas de autoatendimento ficaram destruídos. Os bandidos reuniram os cofres dos equipamentos e fugiram pela rodovia federal levando o dinheiro. Os policiais conseguiram alcançar uma dupla de suspeitos entre os municípios de Elísio Medrado e Amargosa e iniciaram uma troca de tiros.

Um dos bandidos foi baleado e morreu no local. Um outro suspeito que também foi atingido pelos disparos foi socorrido para o Hospital de Santo Antônio de Jesus. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) e da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) continuam fazendo diligências para localizar os bandidos.
 
Fo nte:CorreiodaBahia
Foto:Acorda Cidade/reprodução

Concursos: Edital da PF deve sair até Novembro/13

Se a previsão oficial não estiver equivocada, falta menos de um mês para o concurso da Polícia Federal (PF) ser lançado. De acordo com informações da assessoria de comunicação do órgão, o edital da seleção será publicado até novembro. Serão oferecidas 534 vagas para o cargo de agente administrativo, que exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 3.689,77. 

Além disso, há 32 oportunidades para cargos de nível superior, sendo 11 para engenheiro, sete para assistente social, cinco para contador, quatro para administrador, três para psicólogo e duas para arquivista. Para esses, os salários iniciais são de R$ 5.454,18 (engenheiro) e R$ 4.412,32 (demais), também com o auxílio já incluído. 

A orientação para quem deseja sair na frente nos estudos é utilizar os editais dos últimos concursos. Os documentos estão disponíveis no endereço  www.dpf.gov.br/institucional/concursos/edital 

Fonte:Graciela Alvarez/CorreiodaBahia

Brasília: TSE rejeita registro da Rede de Marina Silva

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu negar registro ao partido Rede Sustentabilidade, em julgamento esta noite. O resultado de seis votos contra e apenas um a favor decretaram o fim das esperanças de Marina concorrer à Presidência pelo seu próprio partido. Como já foi antecipado pela Coluna Cláudio Humberto, o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, costura a possibilidade de Marina ser candidata pelo recém criado Solidariedade ou pelo PPS. Tudo para levar as eleições para um segundo turno.
O quarto voto, decisivo, foi da ministra Luciana Lóssio, considerada uma das maiores especialistas em direito eleitoral no Brasil. Outro ministro muito experiente e admirado, Marco Aurélio, que já presidiu o TSE, também votou contra. O único que foi favorável à criação do Rede foi o ministro Gilmar Mendes.
Marina se sente injustiçada com a decisão. Em tempo recorde, a ex- senadora conseguiu reunir 550 mil assinaturas. Parte delas, 95 mil, foram rejeitadas sem justificativa pelos cartórios que reconheciam as firmas. Somente442 mil foram consideradas válidas. Eram necessárias 492 mil assinaturas. 

Fonte:DiáriodoPoder.com

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

UNEB oferta Especialização em Estudos Africanos no Campus de Alagoinhas


 
 
 
A UNEB- Universidade do Estado da Bahia através do Departamento de Educação do  Campus III em Alagoinhas  oferta curso de Pós -Graduação Lato Sensu -Especialização em Estudos Africanos  e Representações da Àfrica n o Brasil.

O curso oferta 30 vagas, sendo gratuito e com 465 horas. As inscrições serão do dia 03 /10 a 01/11/13. Confira abaixo  o Edital de nº 092/13  que regulamenta o curso.


EDITAL Nº 092/2013

O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, Torna Público a abertura das inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Estudos Africanos e Representações da África no Brasil, autorizado pelo CONSU através da Resolução nº 836/2011 e com fundamento na Res. CONSU n° 583/2008 c/c a Res. CNE/CES n° 01/2007. O curso será oferecido pelo Departamento de Educação (DEDC), Campus II, em Alagoinhas – Bahia, localizado na Rodovia Alagoinhas – Salvador, BR 110, KM 03, s/nº. Telefone: (75) 34221536, conforme abaixo discriminado:
1. DO CURSO E DAS VAGAS
1.1. O curso possui carga horária total de 465 horas, distribuídas em 10 disciplinas. As aulas, em regime presencial, serão ministradas aos sábados (matutino e vespertino), com atividades teóricas e práticas.
1.2. Serão oferecidas 30 (trinta) vagas.
1.3. Poderão concorrer às vagas constantes neste Edital, portadores de diploma dos cursos de graduação nas áreas de História, Letras, Educação, Ciências Sociais e ciências humanas em geral, bem como discentes que estejam cursando o último semestre dos respectivos cursos acima mencionados.
1.4. Segundo a Portaria nº 2094/01, de 30/10/01, 10% (dez por cento) das vagas serão destinadas a servidores da UNEB e egressos da Universidade, a título de bolsa.
1.5 40% das vagas são destinadas para negros e 5% para indígenas – devendo os candidatos declarar no ato da inscrição, conforme Resolução nº 468/07, do Conselho Universitário (CONSU), publicada no DOE de 16.08.07, complementada pelas Resoluções n.º 710/09 e nº 711/09 do CONSU, publicada no DOE de 01.08.09 e 06.0809, respectivamente.
2. DO LOCAL DE FUNCIONAMENTO
2.1. O curso será realizado nas instalações Departamento de Educação do campus II – Campus II, Alagoinhas, Bahia.
3. DO LOCAL DE INSCRIÇÃO
3.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Departamento de Educação, protocolo, situado no campus II, do Departamento de Educação /Campus II, localizado na Rodovia Alagoinhas – Salvador, BR 110, KM 03, s/nº. Telefone: (75) 34221536, no período de 03 de outubro a 01 de novembro de 2013, no horário das 8h às 12h00, e 14h às 18h. A inscrição deverá ser efetuada mediante processo endereçado a comissão de seleção dos candidatos ao curso de especialização em Estudos Africanos e Representações da África no Brasil.
3.2. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, via correios ou por representante, com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de fotocópia de RG do procurador, através do processo descrito no item 3.1.
3.3 As inscrições por correio deverão ser postadas obrigatoriamente por encomenda expressa (Sedex), no prazo, até às 17 horas do dia 01/11/2013.
4. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
4.1. Ficha de inscrição preenchida (adquirida no protocolo do campus II do DEDC, ou no site da UNEB, www.uneb.br) e assinada pelo candidato ou por seu procurador;
4.2. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) ou certidão/declaração de conclusão de curso, em qualquer dos casos, autenticada por tabelião público ou conferida com o original por servidor da UNEB;
4.3. Cópia do histórico escolar, autenticada por tabelião público ou conferida com o original por servidor da UNEB;
4.4. Certidão de nascimento ou casamento, autenticada por tabelião público ou conferida com o original por servidor da UNEB;
4.5. Curriculum Lattes, com comprovação na ordem de aparição dos itens no barema, descrito no Anexo I deste edital, numericamente demarcados os anexos respectivos e correspondentes aos acréscimos manuais de tais anotações ao currículo, impresso e assinado pelo candidato em todas as páginas. A documentação comprobatória deverá estar encadernada em espiral em um só volume, com exceção dos documentos pessoais e ficha de inscrição.
4.6. Cópia de Documentos Pessoais: documento de Identidade (RG) com valor legal de comprovante de identidade civil, CPF, Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral e Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino). Todos os documentos referidos neste item deverão estar autenticados por tabelião público ou conferidos com o original por servidor da UNEB. Candidato estrangeiro deve apresentar o comprovante de visto de permanência;
4.7. 02 fotos 3x4 (recentes);
4.8. Comprovante de residência, autenticada por tabelião público ou conferida com o original por servidor da UNEB;
4.9. Anteprojeto constando a pesquisa a ser desenvolvida pelo candidato, caso seja aprovado na seleção;
5. Observações: Os candidatos deverão obedecer aos prazos estabelecidos neste Edital.
As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Instituição do direito de excluir dos processos seletivos quem não preencher o formulário de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos. A carteira de habilitação não substitui CPF e RG.
5. DAS TAXAS ACADÊMICAS
5.1. O curso será inteiramente gratuito. Não será cobrada nenhuma taxa, seja para inscrição ou para matrícula.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será realizada no período de 06 a 08 de novembro de 2013, de acordo com os critérios abaixo relacionados:
6.1. Análise do currículo de caráter eliminatório e classificatório.
6.2. Entrevista com os candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.
6.3. Os currículos serão analisados e avaliados mediante a comprovação dos respectivos títulos pelos professores da Comissão de Seleção, utilizando o barema descrito no anexo I deste edital, em que constam os itens a serem considerados e sua respectiva pontuação.
Os itens do barema perfazem um total de 10 (dez) pontos, se obtidas às pontuações máximas.
Ao currículo de maior pontuação será atribuída a nota máxima (10,0) e, aos demais, nota proporcional a esta. O candidato que obtiver nota final nesta etapa inferior a 5,00 (cinco) será automaticamente eliminado.
A entrevista terá dez (10) como nota máxima, e aos demais, nota proporcional. Será eliminado quem obtiver nota inferior a 5,00 (cinco).
A soma das duas notas (currículo e entrevista) será dividida por dois, sendo a média o resultado da divisão por dois desta soma.
7. DO RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado da seleção será divulgado no dia 11de novembro de 2013, em lista afixada nos quadros de avisos do DEDC, campus II, bem como divulgação no site da UNEB.
8. DA MATRÍCULA
Os alunos selecionados aprovados deverão efetuar sua matrícula no colegiado de História, Campus II, no período de 13 e 14 de novembro de 2013.
A matrícula será feita pessoalmente ou por representante, com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de cópia de RG do procurador. Não será aceita matrícula com documentação incompleta, pendente ou fotocópia ilegível.
O único documento necessário para efetuar a matrícula será o preenchimento de uma Ficha, que deverá ser preenchida no próprio local.
9. DO INÍCIO DO CURSO
O curso terá início em 22 de novembro de 2013.
10. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
10.1- Haverá segunda chamada da seleção no caso de não preenchimento das vagas após o período de matrícula;
10.2 - Não haverá revisão de nenhuma das etapas do processo de seleção, salvo quando se verificar erro material;
10.3 - Os candidatos não aprovados ou não classificados terão 60 (sessenta) dias para retirar sua documentação. Após esse prazo, a mesma será descartada;
10.4 - O certificado de Conclusão será aceito para matrícula no curso. Na falta do Diploma, o discente não terá direito ao Certificado de Especialização, caso não seja apresentado o Diploma até o final do curso;
10.5 - Só serão expedidos certificados para os concluintes que tenham cumprido no mínimo 75% de presença em todas as disciplinas do programa e obtido média geral a partir de 7,0 (sete);
10.6 - Somente receberão certificados de Especialização os pós-graduandos que tenham resolvido todas as pendências acadêmicas junto à coordenação do programa;
10.7 – Os alunos que por ventura tenham se matriculado na condição de prováveis concluintes, só poderão fazer jus ao diploma mediante a comprovação de que concluiu o curso no próprio semestre previsto no documento apresentado para a matrícula;
10.8 – Ter obtido nota mínima 7,0 em todas as disciplinas;
10.9 – Realizar defesa pública de monografia, submetida à banca examinadora, designada pela coordenação do Colegiado do Curso;
11. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O candidato selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se a ordem de classificação.
À coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o cancelamento da oferta do curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja inferior a 10 (dez) do total de vagas ofertadas pelo respectivo curso.
Os formulários da ficha de inscrição e Termos de Compromissos encontram-se disponíveis no protocolo do DEDC/II, e no site da UNEB.

12. DOS CASOS OMISSOS
Os casos que não constam no presente edital serão julgados e decididos pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África no Brasil, do Departamento de Educação/Campus II. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 02 de outubro de 2013.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

Fonte:DOE 03/10/13

Irecê: Bandidos assaltam joalheira e disparam tiros no centro da cidade

A tranqüilidade do calçadão de Irecê foi rompida na manhã dessa quinta-feira (03), durante um assalto à Landa Jóias, no centro da cidade. O crime aconteceu por volta das das 8h30, quando quatro homens armados entraram na loja a anunciaram o assalto.
Durante a ação dos bandidos, vários tiros foram disparados aleatoriamente.  Um deles acertou um veículo que estava estacionado na Praça da Prefeitura e teve o reservatório de água perfurado. A policia foi acionada, mas ao chegar no local os criminosos já tinham fugido em um carro.
De acordo com funcionários, essa é a quarta vez que a joalheria é assaltada. Nas vezes anteriores a ação dos bandidos não foi tão violenta. Assustados, os comerciantes vizinhos fecharam as portas até a chegada da policia. Informações de Orlando Danton da Caraíbas FM.

Política: Justiça Eleitoral cassa mandato do Prefeito de Irecê



Prefeito de Irecê Luizinho sobral tem mandato cassado, mas ainda cabe recurso. Nesta quinta-feira(03), saiu a decisão da Justiça Eleitoral, por entender que durante o processo eleitoral de 2012 em Irecê, o candidato eleito, Luiz Pimentel Sobral, teria sido beneficiado por emissora de rádio.

Das últimas eleições restaram ao todo 9 processos de ambas as coligações, a informação é que 2 deles já foram julgados, nos próximos dias deverão sair novas decisões. Neste processo específico que derruba o prefeito Luizinho Sobral, trata-se uma representação da coligação “Para seguir em Frente” , representando por Everaldo da Silva Dourado, pois durante o período das eleições o advogado da coligação Dr. Fred, já havia ingressado na justiça com ações, por entender que um dos candidatos estava sendo beneficiado. A Justiça Eleitoral julgou procedente.

Entenda: O Ministério Público esteve nas dependências da Rádio Irecê Líder FM e confiscou todos os arquivos de áudio da emissora para a avaliação da perícia técnica, que de acordo com a decisão do magistrado, considerou procedente a manipulação da propaganda eleitoral. A Rádio Líder foi condenada a ficar fora do ar pelo período de 24 horas, isto por duas vezes. Durante o período da suspensão, ficou obrigada a divulgar, a cada 15 minutos, uma mensagem afirmando que a mesma “se encontra fora do ar por ter desobedecido à lei eleitoral”.

O candidato José Carlos das Vigens, alegou sofrer retaliação por parte de Rádio Lider Fm na veiculação da propagando eleitoral gratuita. Na representação, a coligação de José das Virgens ainda argumentou que a “manipulação da propaganda” aconteceu em decorrência da ligação direta das empresas do seu propietário, J Sidnei, com o candidato adversário de José das Virgens. “Isso mostra mais uma vez que a justiça tarda mais não falha, os absurdos ditos na referida emissora de Rádio são revoltantes, só na forma de falar dos radialistas se percebia a manipulação”.

Nesta Ação, o Ministério Público já havia pronunciado a favor da cassação, com a decisão da Justiça em afataro prefeito de Irecê, Luzinho Sobral, terá o prazo de 3 dias para recorrer, pois a mesma ainda cabe recurso. A decisão deverá ser pública nesta sexta-feira no Diário Oficial.

Fonte:Radialista Ray Cruz/Facebook

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

UNEB: Campus I abre processo Seletivo Simplificado para professor temporário

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, torna público o Processo Seletivo Simplificado para contratação, por tempo determinado, de professor temporário, para atender as necessidades transitórias de excepcional interesse do DEDC.

A contratação é para ministrar aulas nas disciplinas/componentes curriculares do curso de psicologia.
Os interessados podem realizar inscrição presencial nos dias 3 e 4 de outubro de 2013, no Protocolo do DEDC, na Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, das 9 horas às 18 horas, sem custo.

Os documentos necessários e o processo de seleção podem ser encontrados no edital do certame.



Informações: Colegiado de Psicologia/DEDC – Campus I – tel. (71) 3117-5312



Fonte: Departamento de Educação/Campus I 

Concursos: UFBA abre inscrições com 122 vagas para nível Fundamental,Médio e Superior


A Universidade Federal da Bahia abriu nesta terça(1), as inscrições para o concurso público com 122 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados irão trabalhar nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e da Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Os salários oferecidos são de R$ 1.547,23, R$ 1.912,99, R$ 3.138,70 a depender classe, nível de capacitação e padrão iniciais do cargo.  O regime de trabalho para qualquer cargo é de 40 horas semanais. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 23, exclusivamente pelo site   www.concursos.ufba.br 
A taxa de inscrição será de R$40 para fundamental, R$50 para médio e R$70 para graduados. O processo seletivo será composto de provas escritas que serão aplicadas no dia 1° de dezembro e prova prática somente para cargos específicos
Do total de vagas, 10 são para a função de auxiliar administrativo, que exige ensino fundamental completo e cerca de 50 para assistente administrativo para quem concluiu o ensino médio, além de oportunidades para Arquiteto, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arqueólogo, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Contador, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Farmacêutico, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Programador Visual, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacional,Técnico em contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Equipamento Médico-Odontológico, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Tradutor e intérprete de linguagem de Sinais entre outros.


CONFIRA O EDITAL Nº 03/2013  COMPLETO DO CONCURSO ABAIXO:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

GABINETE DA REITORIA

EDITAL Nº 03/2013

CONCURSO PÚBLICO PARA SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
 
 
A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em

vista o disposto no Artigo 37, Inciso II, da Constituição Federal, no Decreto nº 6.944/2009, no Decreto nº

7.232/2010 e na Portaria Interministerial do MP nº 182, DOU de 21/05/2013, torna público que estarão abertas

as inscrições no Concurso Público para Servidores Técnico Administrativos da Universidade Federal da Bahia

(UFBA) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), conforme Termo de Cooperação Técnica,

celebrado pelo Ministério da Educação e a UFBA para implantação da UFOB, criada pela Lei nº 12.825, de

05/06/2013, para provimento de cargo do Quadro Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo desta

Universidade, observados os termos da Lei nº 8.112/1990 e do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-
 
Administrativos em Educação, aprovado pela Lei nº 11.091/2005, alterada pelas Leis nos 11.233/2005 e

11.784/2008, dos Decretos nos 6.135/2007 e 6.593/2008, bem como as disposições do Estatuto e do Regimento



Geral desta Universidade, mediante as normas e condições contidas neste Edital.
 
1. Das Disposições Preliminares
 
 
1.1. Cargo
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

NÍVEL SUPERIOR - CLASSE E

CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
ARQUITETO E URBANISTA 1 Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo.
 
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE - IMS - CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA -

NÍVEL SUPERIOR - CLASSE E

CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
BIBLIOTECÁRIO / DOCUMENTALISTA 1 Curso Superior em Biblioteconomia ou

Ciências da Informação.

ENGENHEIRO CIVIL 1 Curso Superior em Engenharia Civil.
 
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE - IMS - CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA -

NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE D

CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 2 Médio Profissionalizante ou Médio Completo.
 
2
 
TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA

INFORMAÇÃO 1

Médio Profissionalizante ou Médio Completo

mais Curso Técnico em Eletrônica com Ênfase

em Sistemas Computacionais.

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1 Médio Profissionalizante ou Médio Completo

mais Curso Técnico, na área.
 
ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA / OLIVEIRA DOS CAMPINHOS

NÍVEL SUPERIOR - CLASSE E

CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
MÉDICO VETERINÁRIO / CLÍNICA DE

RUMINANTES 1

Curso Superior em Medicina Veterinária com

residência completa (R1 e R2) ou experiência

comprovada de exercício profissional na área de

clínica de ruminantes.
 
ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

FAZENDA EXPERIMENTAL DE ENTRE RIOS

NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE D

CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 1 Médio profissionalizante, Médio Completo

mais Curso Técnico, na Área.
 
ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

FAZENDA EXPERIMENTAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS

NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE D

CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 1 Médio profissionalizante, Médio Completo

mais Curso Técnico, na Área.
 
CAMPUS DE SALVADOR - NÍVEL SUPERIOR - CLASSE E




CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
ADMINISTRADOR 4 Curso Superior em Administração.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA

INFORMAÇÃO/ ANALISTA DE

PROCESSOS E NEGÓCIOS COM ÊNFASE

EM LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

3

Curso Superior em Ciência da Computação,

Engenharia da Computação ou Análise de

Sistemas.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA

INFORMAÇÃO/ANALISTA DE

TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA COM

ÊNFASE EM LICITAÇÃO

1

Curso Superior em Ciência da Computação,

Engenharia da Computação ou Análise de

Sistemas.

ARQUEÓLOGO 1 Curso Superior em Arqueologia.

ARQUITETO E URBANISTA 3 Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo.
 
3
 
ASSISTENTE SOCIAL 2 Curso Superior em Serviço Social.

BIBLIOTECÁRIO / DOCUMENTALISTA 2 Curso Superior em Biblioteconomia ou

Ciências da Informação.

BIÓLOGO / MICROBIOLOGIA 1 Curso Superior em Ciências Biológicas.

BIÓLOGO / BIODIVERSIDADE 1 Curso Superior em Ciências Biológicas.

BIÓLOGO / GENÉTICA 1 Curso Superior em Ciências Biológicas.

BIOMÉDICO 1 Curso Superior em Biomedicina.

CONTADOR 1 Curso Superior em Ciências Contábeis.

ENGENHEIRO CIVIL 2 Curso Superior em Engenharia Civil.

ENGENHEIRO ELETRICISTA 1 Curso Superior em Engenharia Elétrica.

ENGENHEIRO MECÂNICO 1 Curso Superior em Engenharia Mecânica.

FARMACÊUTICO 1 Curso Superior em Farmácia

MÉDICO / GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 1

Curso Superior em Medicina com Residência

Médica ou Especialização na área de

Ginecologia e Obstetrícia.

MÉDICO / TRABALHO 1

Curso Superior em Medicina com Residência

em Medicina do Trabalho. O candidato poderá

ainda possuir Especialização na área de

Cardiologia, Ortopedia ou Psiquiatria.

MÉDICO VETERINÁRIO / CLÍNICA DE

PEQUENOS ANIMAIS 1

Curso Superior em Medicina Veterinária com

residência completa (R1 e R2) ou experiência

comprovada de exercício profissional na área de

clínica de pequenos animais.

MÉDICO VETERINÁRIO /

ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA 1

Curso Superior em Medicina Veterinária com

residência completa (R1 e R2) ou experiência

comprovada de exercício profissional na área de

anestesiologia.

MÉDICO VETERINÁRIO / CIRURGIA DE

GRANDES ANIMAIS 1

Curso Superior em Medicina Veterinária com

residência completa (R1 e R2) ou experiência

comprovada de exercício profissional na área de

cirurgia de grandes animais.

MÉDICO VETERINÁRIO / PATOLOGIA

CLÍNICA VETERINÁRIA 1

Curso Superior em Medicina Veterinária com

residência em Patologia Clínica Veterinária.

residência completa (R1 e R2) ou experiência

comprovada de exercício profissional na área de

Patologia Clínica Veterinária.

NUTRICIONISTA 1 Curso Superior em Nutrição.

PROGRAMADOR VISUAL 1

Curso Superior em Comunicação Visual ou

Comunicação Social com habilitação em

Publicidade ou Desenho Industrial com

Habilitação em Programação Visual.

PSICÓLOGO 1 Curso Superior em Psicologia.

SECRETÁRIO EXECUTIVO 7 Curso Superior em Letras ou Secretário

Executivo Bilíngüe.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS 1 Curso Superior em Pedagogia ou Licenciatura.
 
4
 
CAMPUS DE SALVADOR - NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE D




CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 50* Médio Profissionalizante ou Médio Completo.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1 Médio Profissionalizante ou Médio Completo

mais Curso Técnico, na área.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES 1 Médio Profissionalizante ou Médio Completo

mais Curso Técnico, na área.

TÉCNICO EM EQUIPAMENTO MÉDICOODONTOLÓGICO

1 Médio Profissionalizante ou Médio Completo.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ANÁLISES

CLÍNICAS 1 Médio Profissionalizante ou Médio Completo

mais Curso Técnico, na área.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / QUÍMICA 1 Médio Profissionalizante ou Médio Completo

mais Curso Técnico, na área.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO

TRABALHO 1 Médio Profissionalizante ou Médio completo

mais Curso Técnico, na área.

TRADUTOR E INTÉRPRETE DE

LINGUAGEM DE SINAIS - LIBRAS 2 Médio Completo mais Certificado de

proficiência em LIBRAS.
 
* Sendo duas vagas para candidato com deficiência



.
 
CAMPUS DE SALVADOR - NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE C




CARGO / ESPECIALIDADE Nº. DE

VAGAS

REQUISITOS / ESPECIALIDADE PARA

INGRESSO
 
 
AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO 10 Fundamental completo.

1.2. Para todos os cargos constantes do item 1.1, o candidato deve apresentar também inscrição no

correspondente Conselho Regional, quando houver, e comprovante de regularidade.

1.3. A descrição sumária das atividades dos cargos consta do Anexo I e os Conteúdos Programáticos da

prova escrita constam do Anexo II.

1.3.1. Para os cargos de Médico Veterinário/Clínica de Pequenos Animais, Médico Veterinário/ Clínica

de Ruminantes, Médico Veterinário/Cirurgia de Grandes Animais, Médico

Veterinário/Anestesiologia Veterinária, Médico Veterinário/Patologia Clínica Veterinária,

Biólogo/Microbiologia, Biólogo/Biodiversidade, Biólogo/Genética, Técnico em Agropecuária,

Tradutor e Interprete de Linguagem de Sinais-LIBRAS, o Concurso terá prova oral/ prática. As

condições e procedimentos de avaliação dessa prova constam do Anexo III.

1.4. O Concurso será realizado pelo Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação – SSOA da Pró-Reitoria de

Graduação e pela Coordenação de Desenvolvimento Humano – CDH da Pró-Reitoria de

Desenvolvimento de Pessoas – PRODEP.

1.4.1. Os candidatos de Vitória da Conquista e da UFOB podem procurar o posto de atendimento

nos seguintes endereços:
 
IMS/CAT- Instituto Multidisciplinar de Saúde – Campus Anísio Teixeira – Rua Rio de

Contas, 58, quadra 17 – Universitário – Vitória da Conquista. Telefone (77) 3429-2709



5
 
UFOB - Rua Prof. José Seabra , s/n - Antigo Colégio Padre Vieira , Centro, Barreiras.



Telefone: (77) 3614-3500

1.5. Todas as informações e dúvidas relativas a este Concurso podem ser resolvidas no endereço eletrônico
 
www.concursos.ufba.br, ou no SSOA, Rua Dr. Augusto Viana, 33, Canela, Salvador-BA, nos dias

úteis, das 9 às 17 horas, tel: (71) 3283-7820, e-mail: ssoa@ufba.br .



1.6. Os candidatos selecionados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da

União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, previsto na Lei nº 8.112/1990 e Lei nº

11.091/2005, alterada pelas Leis nº 11.233/2005 e 11.784/2008.

1.7. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, exceto para os cargos que tenham jornada diferenciada,

estabelecida em lei.

1.8. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, com períodos de 8 horas

diárias, compreendidos entre 7 horas e 22 horas e 30 minutos, ou, ainda, em regime de plantão, de

acordo com as necessidades da Instituição.
 
1.9. Os candidatos selecionados serão lotados no campus de sua opção e, na cidade do Salvador, em qualquer



Unidade/Órgão, exclusivamente no interesse da Instituição.

1.9.1. A classificação obtida pelo candidato aprovado no concurso não gera para si o direito de escolher

a Unidade de seu exercício, ficando essa definição condicionada ao interesse e à conveniência da

Administração da UFBA.

1.9.2. o servidor que se recusar a entrar em exercício na Unidade/Órgão definida pela UFBA será
 
exonerado ex officio.



1.10. A remuneração correspondente à classe, nível de capacitação e padrão iniciais do cargo tem valor

mensal de:

Classe E: R$ 3.138,70 (três mil, cento e trinta e oito reais e setenta centavos).

Classe D: R$ 1.912,99 (um mil, novecentos e doze reais e noventa e nove centavos).

Classe C: R$ 1.547,23 (um mil, quinhentos e quarenta e sete reais e vinte e três centavos).

1.10.1. O servidor poderá fazer jus aos percentuais de incentivo à qualificação e à capacitação, na forma

da Lei nº 11.091/2005 e Anexo XV da Lei nº 12.772/2012.
 
2. Do Pedido de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição
 
 
2.1. Somente se concederá isenção do pagamento dos valores estabelecidos no item 3.5 aos candidatos
 
amparados pelos Decretos nos 6.135/2007 e 6.593/2008, que estejam regularmente inscritos no Cadastro



Único para Programas Sociais do Governo Federal, com número do NIS.
 
2.2. O candidato deve requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 01/10 a

09/10/2013, pela internet, devendo:

a) Acessar o endereço www.concursos.ufba.br e selecionar a opção “Isenção do Pagamento da Taxa de



Inscrição”.

b) Preencher cuidadosamente o Pedido de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição, observando as

instruções dadas na tela do computador e no presente Edital.

c) Imprimir e conferir o Pedido de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição.
 
2.3. O SSOA divulgará no endereço www.concursos.ufba.br, até o dia 14/10/2013, os pedidos de isenção do



pagamento da Taxa de inscrição deferidos.

2.3.1. O SSOA consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações

prestadas pelo candidato.

2.3.2. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o

disposto no parágrafo único do Art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

2.4. Para que o candidato não tenha sua solicitação indeferida, é necessário que ele informe os dados

cadastrais exatamente como estão no Cadastro Único.

2.4.1. Quaisquer inconsistências cadastrais podem interferir no processo de isenção. Caso o cadastro do

candidato esteja com dados incorretos, ele deve primeiro realizar atualização cadastral, para

depois solicitar a isenção de pagamento.

2.5. Os candidatos que tiverem seu pedido de isenção indeferido deverão acessar o endereço
 
www.siscon.ufba.br/siscon/Welcome.do e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para

pagamento até o dia 25/10/2013, de acordo com o item 3 deste Edital.



6
 
2.5.1. O candidato que não tiver o seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da Taxa

de Inscrição na forma e no prazo estabelecidos no subitem 2.5 estará automaticamente excluído do

Concurso Público.
 
2.6. Nos dias 15 e 16/10/2013, o candidato poderá contestar o indeferimento, pessoalmente ou pelo endereço

de e-mail ssoa@ufba.br. Após esse período não serão aceitos pedidos de revisão.



2.7. A CONCESSÃO DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO NÃO SIGNIFICA INSCRIÇÃO

AUTOMÁTICA NO CONCURSO, devendo o candidato isento requerer a sua inscrição no Concurso,

atendendo ao estabelecido no item 3, a seguir.
 
3. Do Pedido de Inscrição
 
 
3.1. A inscrição do candidato no Concurso implica conhecimento e aceitação tácita das condições

estabelecidas neste Edital, das instruções e das demais informações que porventura venham a ser
 
divulgadas no endereço www.concursos.ufba.br, das quais o candidato não poderá alegar



desconhecimento.

3.2. No pedido de inscrição, o candidato deve optar pela Instituição UFBA ou UFOB. Optando pela UFBA,

o candidato fará a opção pelo campus de lotação, Salvador ou Vitória da Conquista.

3.2.1. O candidato também deverá optar pela cidade onde realizará as provas: Salvador, Barreiras,

Vitória da Conquista.

3.3. O candidato só pode concorrer a um único cargo.
 
3.4. O candidato deve requerer sua inscrição no período de 01 a 23/10/2013, pela internet, devendo:

a) Acessar o endereço www.concursos.ufba.br, selecionando a opção “Inscrição”.



b) Preencher cuidadosamente o Requerimento de Inscrição, observando as instruções na tela do

computador e no presente Edital.

c) Imprimir e conferir o Requerimento de Inscrição.

d) Imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o respectivo código de barras. Caso essa

operação não se concretize, o candidato deve acessar novamente a sua inscrição e efetuar a impressão

da GRU com o respectivo código de barras.

e) Efetuar o pagamento do valor da inscrição (item 3.5), preferencialmente em qualquer agência do
 
Banco do Brasil, até o dia 25/10/2013. O comprovante de agendamento ou programação de

pagamento não tem validade para comprovar o pagamento da taxa de inscrição.



3.5. Valor da taxa de inscrição:

Classe E: R$ 70,00 (setenta reais);

Classe D: R$ 50,00 (cinquenta reais);

Classe C: R$ 40,00 (quarenta reais).

3.6. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos valores pagos, salvo em caso de cancelamento do

Concurso, a critério da Administração, ou por motivo de força maior.

3.7. Os dados cadastrais informados no ato da inscrição e o pagamento do valor da inscrição são de
 
responsabilidade exclusiva do candidato, que responderá por eventuais erros ou omissões.



3.8. A UFBA não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica

dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de transmissão ou qualquer

fator que impossibilite a transferência de dados.

3.9. A cópia do Requerimento de Inscrição impressa do computador (item 3.4, letra “c”) com o respectivo

comprovante de pagamento (item 3.4, letra “e”) são os únicos documentos comprobatórios do envio do

Requerimento de Inscrição.

3.9.1. Para os candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição, a comprovação do envio do

Requerimento de Inscrição dar-se-á através da cópia do Requerimento de Inscrição impressa do

computador. (subitem 3.4.d)
 
3.10. A inscrição dos não isentos só se concretiza após o pagamento do valor da inscrição.

3.10.1. Os pedidos de inscrição dos candidatos não isentos, sem o correspondente pagamento da taxa de

inscrição, serão sumariamente indeferidos e excluídos do cadastro de inscritos.



3.11. O documento de identidade indicado no momento da inscrição deverá atender ao estabelecido no item

8.7 deste Edital.

3.12. O candidato que precisar de algum tipo de condição especial para realização das provas, inclusive a

candidata lactante, deve comparecer ao SSOA, ou aos Postos de Atendimento constantes do item 1.4.1,
 
7
 
pessoalmente ou através de representante, nos dias úteis, no período de 01/10 a 25/10/2013, das 9 às 17

horas, a fim de serem viabilizadas as possíveis condições de realização das provas. O não



comparecimento dispensa a UFBA do provimento de condições especiais.

3.13. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar–se de que preenche todos os requisitos exigidos

para a investidura no cargo para o qual pretende concorrer. Uma vez efetivada a inscrição, não será

permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

3.14. Caso o mesmo candidato efetue mais de uma inscrição, será válida apenas aquela com data de

pagamento mais recente (a última paga). Se forem pagas no mesmo dia valerá a última efetuada. As

outras inscrições serão canceladas sem direito a devolução de qualquer valor já pago.

3.15. Para os candidatos que não dispõem de acesso à internet, o SSOA/UFBA disponibiliza este acesso no

período de 01 a 23/10/2013, das 9 horas às 17 horas, (exceto sábado, domingo e feriado), ver item 1.4 e

1.4.1.
 
4. Da Confirmação da Inscrição
 
 
4.1. A partir de 22/11/2013, o candidato deve obrigatoriamente, obter o CARTÃO INFORMATIVO, pela

internet, utilizando–se do seu número de CPF e da sua senha de acesso.

4.2. O Cartão Informativo é o único documento que confirma e comprova a efetiva inscrição do candidato no

Concurso, isto é, o deferimento do seu pedido de inscrição. Ele conterá os dados cadastrais do candidato

bem como a indicação do local onde deverá se submeter às provas escritas. A indisponibilidade do
 
Cartão Informativo significa o indeferimento do pedido de inscrição.



4.3. Ao obter o Cartão Informativo, o candidato deve conferir cuidadosamente os dados nele registrados.

4.4. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação e localização correta do estabelecimento

escolar onde realizará suas provas, o que deve ser feito com a antecedência necessária.

4.5. Caso haja qualquer irregularidade ou divergência no Cartão Informativo, inclusive na condição de

candidato com deficiência, o candidato deve entrar imediatamente em contato com o SSOA e Postos de

Atendimento (ver item 1.4), de preferência pessoalmente, apresentando a documentação pertinente, entre

18 e 21/11/2013.
 
4.5.1. Após 27/11/2013 não será aceita qualquer reclamação.




5. Do Indeferimento do Pedido de Inscrição
 
 
5.1. Será indeferido o Requerimento de Inscrição:



a) apresentado extemporaneamente;

b) indevidamente preenchido e/ou remetido, desatendendo às instruções deste Edital;

c) sem o correspondente crédito à UFBA, nas condições, prazo e valores estabelecidos nos itens 3.4 e 3.5

deste Edital, exceto para os candidatos isentos do pagamento da inscrição.
 
6. Do Candidato com Deficiência
 
 
6.1. 5% das vagas serão reservadas para candidatos com deficiência, na forma do § 2º do Art. 5º da Lei nº

8.112/1990, discriminados, conforme indicado no item 1.1.

6.2. A necessidade especial deverá estar enquadrada entre as categorias discriminadas no Art. 4º do Decreto

nº 3.298/1999, conforme descrito abaixo:

6.2.1. Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano,

acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia,

paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia,

hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros

com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam

dificuldades para o desempenho de funções.

6.2.2. Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais,

aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

6.2.3. Deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho,

com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no

melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo
 
8
 
visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°; ou a ocorrência simultânea de quaisquer

das condições anteriores.

A visão monocular: Súmula 45 de 15 de setembro de 2009.

6.2.4. Deficiência Mental funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com

manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades

adaptativas, tais como: a) comunicação; b) cuidado pessoal; c) habilidades sociais; d) utilização

dos recursos da comunidade; e) saúde e segurança; f) habilidades acadêmicas; g) lazer; e h)

trabalho;

6.2.5. Deficiência Múltipla: Associação de duas ou mais deficiências.

6.3. O candidato com deficiência deve declarar essa condição no ato da inscrição no Concurso, conforme

instruções na tela do computador.

6.4. O candidato que se declarar com deficiência, deve submeter-se à Perícia Médica, realizada pelo

SMURB – Serviço Médico Universitário Rubens Brasil, que terá decisão sobre a sua qualificação como

candidato com deficiência, ou não, bem como sobre o grau de deficiência incapacitante para o

exercício do cargo.

6.4.1. Para tanto, deverão agendar o comparecimento no SMURB, pelo telefone (71) 3283-8712, no

período de 01 a 23/10/2013, a fim de se submeterem a Perícia Médica.

6.5. O candidato anteriormente reconhecido pela UFBA como deficiente deve comparecer ao SMURB, nos

termos do item 6.4, a fim de confirmar o eventual reconhecimento anterior de sua condição de candidato

com deficiência.

6.6. O candidato inscrito como deficiente, eventualmente desclassificado dessa condição nos termos do item
 
6.4, concorrerá normalmente como candidato não deficiente.




7. Do Processo Seletivo
 
 
7.1. O Concurso constará de provas escritas para todos os cargos, bem como de prova oral/prática, em

segunda fase, para os cargos de Médico Veterinário/Clínica de Pequenos Animais, Médico Veterinário/

Clínica de Ruminantes, Médico Veterinário/Cirurgia de Grandes Animais, Médico

Veterinário/Anestesiologia Veterinária, Médico Veterinário/Patologia Clínica Veterinária,

Biólogo/Microbiologia, Biólogo/Biodiversidade, Biólogo/Genética, Técnico em Agropecuária, Tradutor

e Interprete de Linguagem de Sinais-LIBRAS, ver subitens 1.3 e 1.3.1.

7.2. As provas escritas serão aplicadas conjuntamente, conforme tabela abaixo.
 
Prova Nº de questões por Classe

E D C
 
 
Português 20 15 15

Administração Pública 15 15 10

Informática Básica* 15 15 10

Conhecimentos Específicos 50 40 30

Total 100 85 65

* Para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação/ Analista de Processos e

Negócios com Ênfase em Levantamento de Requisitos, Analista de Tecnologia da

Informação /Analista de Tecnologia e Infraestrutura com ênfase em licitação e

Técnico em Tecnologia da Informação, esta prova será substituída pela prova de

Raciocínio Lógico nas mesmas condições.

7.2.1. As provas escritas para os cargos de nível superior (E) valem 100 pontos, para os cargos de

nível intermediário (D) valem 85 pontos e para os cargos de nível fundamental valem 65 pontos.

7.2.1.1. Para os cargos de Médico Veterinário/Clínica de Pequenos Animais, Médico

Veterinário/ Clínica de Ruminantes, Médico Veterinário/Cirurgia de Grandes Animais,

Médico Veterinário/Anestesiologia Veterinária, Médico Veterinário/Patologia Clínica

Veterinária, Biólogo/Microbiologia, Biólogo/Biodiversidade, Biólogo/Genética,

Técnico em Agropecuária, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais-LIBRAS,

além da prova escrita será realizada uma prova oral/ prática valendo 100 pontos, nas
condições estabelecidas no item 8.2 e do Anexo III deste Edital, perfazendo um total

de 200 pontos (nível superior) e 185 pontos (nível médio).

7.3. As provas de Português, Administração Pública e Informática Básica são iguais para todos os cargos da

mesma classe (E, D, C), exceto para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação/Analista de

Processos e Negócios com Ênfase em Levantamento de Requisitos e Técnico em Tecnologia da

Informação, que será substituída pela prova de Raciocínio Lógico. A Prova de Conhecimentos

Específicos é própria de cada cargo, conforme consta no item 1.1 deste Edital.

7.4. Cada prova escrita consta de questões objetivas de proposição simples. Cada questão só pode ser

verdadeira (V) ou falsa (F).

7.5. Cada questão da Prova escrita vale 1 (um) ponto. Se o candidato acertar, seu escore é 1 (um); se errar é –
 
0,75 (menos setenta e cinco centésimos); se deixar em branco ou fizer marcação dupla ou indevida, o



escore é 0 (zero).
 
7.6. O escore de cada prova escrita é a soma algébrica dos acertos e erros (acertos menos erros), com valor



mínimo de zero ponto.

7.7. Eventuais questões anuladas, por qualquer motivo, serão consideradas como acerto, para todos os

candidatos indistintamente.

7.8. O escore global de classificação é constituído da soma dos escores obtidos por cada candidato nas provas

escritas realizadas, conforme item 7.6, no valor máximo igual ao Total indicado na tabela, item 7.2.

7.8.1.Para os cargos com Prova oral/prática, o escore global de classificação é constituído da soma dos

escores obtidos na Prova Escrita mais o escore obtido na Prova oral/prática por cada candidato.

7.9. Será eliminado do Concurso o candidato que:

a) estiver ausente do local de prova, no dia e horário determinados para comparecimento;

b) recusar-se a fazer a identificação datiloscópica, conforme previsto no item 8.8, sendo considerado

ausente;

c) obtiver escore igual a zero ponto, em qualquer prova;

d) entregar em branco ou não adequadamente preenchida a Folha de Respostas, ou a parte dela

correspondente a todas as questões de uma prova, sendo-lhe atribuído zero ponto;

e) não devolver integralmente o material de prova, em especial a Folha de Respostas, sendo-lhe

atribuído zero ponto;

f) comunicar-se ou tentar comunicar-se com qualquer outra pessoa, à exceção dos aplicadores das

provas, por qualquer meio e sobre qualquer assunto, sendo-lhe atribuído zero ponto;

g) tiver comportamento ímprobo ou incompatível com o decoro e a ordem dos trabalhos, conforme

ocorrência registrada pelos agentes aplicadores das provas, sendo-lhe atribuído zero ponto;

h) estiver portando qualquer um dos objetos abaixo nomeados, ou similares, sendo-lhe atribuído zero

ponto:

I. Aparelho eletrônico de qualquer natureza, ainda que desligado ou fora de uso, especialmente:
 
telefone celular; computador de mão, inclusive palmtop; fone de ouvido; calculadora; relógio



digital; etc.

II. Corretor líquido, apostila, livro, folha escrita e/ou pequenos papéis com anotações, sobre assuntos

relacionados às provas, ainda que não consultados ou utilizados;

III. Óculos escuros, chapéu, boné, viseira, lenço de cabelo, cachecol, etc. (os cabelos e as orelhas do

candidato devem estar sempre visíveis);

IV. Arma de qualquer natureza;

i) obtiver escore inferior a 12 pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

j) obtiver escore inferior a 30 pontos na prova oral/prática.

k) obtiver escore global de classificação inferior a 20% do seu valor máximo.

7.10. A correção das provas escritas é realizada por processamento eletrônico; portanto, são consideradas

somente as respostas registradas adequadamente na Folha de Respostas.

7.11. Os candidatos não eliminados nos termos do item 7.9 são classificados em ordem decrescente do escore

global.
 
7.12. Havendo empate no escore global, tem prioridade, sucessivamente, o candidato com maior:

a) idade, computada em anos, meses e dias, desde que igual ou superior a 60 anos, no dia 1º de

dezembro de 2013, conforme o parágrafo único, do Art. 27 da Lei nº 10.741/2003.



b) pontuação, sucessivamente, nas provas de: Conhecimentos Específicos, Prova oral/prática,

Português e Informática Básica ou Raciocínio Lógico, conforme o caso.
 
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c) idade, computada em anos, meses e dias.

7.13. Os candidatos eliminados nos termos do item 7.9 bem como os candidatos reprovados nos termos do

item 7.17 não podem ser selecionados nem convocados para posse, no presente Concurso Público,

mesmo que restem vagas não preenchidas e ainda disponíveis.

7.14. Serão selecionados para ocuparem os cargos os candidatos mais bem classificados conforme itens 7.11

a 7.12, até o limite do número de vagas oferecido, como consta no item 1.1 deste Edital.

7.15. São considerados aprovados mas não selecionados (homologados) os candidatos classificados conforme

itens 7.11 e 7.12 anteriores, nos termos do Art. 16 do Decreto nº 6.944/09, como indicado a seguir:

a) para os cargos com apenas 1 vaga oferecida: do 2º ao 5º lugar;

b) para os cargos com 2 vagas oferecidas: do 3º ao 9º lugar;

c) para os cargos com 3 vagas oferecidas: do 4º ao 14º lugar;

d) para o cargo com 4 vagas oferecidas: do 5º ao 18º lugar;

e) para o cargo com 7 vagas oferecidas: do 8º ao 29º lugar;

f) para o cargo com 10 vagas oferecidas: do 11º ao 38º lugar;

e) para o cargo de Assistente em Administração (50 vagas): do 49º ao 96º lugar, bem como os

concorrentes às duas vagas para candidato com deficiência do 3º ao 9º lugar.

7.16. No caso do item anterior, havendo empate no escore global do último aprovado, são também

considerados aprovados mas não selecionados (homologados) todos os candidatos assim empatados,

mantida a ordem de classificação (itens 7.11 e 7.12) para efeito de eventual nomeação.

7.17. Os candidatos que não forem selecionados nem aprovados, nos termos dos itens 7.14 a 7.16, são

considerados reprovados no presente Concurso Público.
 
8. Da Realização das Provas
 
 
8.1. As provas escritas serão realizadas no dia 01/12/2013, nas cidades de Salvador, de Barreiras e de Vitória



da Conquista, das 13h10 às 17h10, incluído o tempo de preenchimento da Folha de Respostas.

8.2. A prova oral/prática será realizada, em segunda fase, nas condições e sobre os Conteúdos Programáticos

estabelecidos no Anexo III.

8.2.1. O candidato ausente às provas escritas (item 8.1) está automaticamente eliminado deste Concurso

Público e não poderá submeter-se à prova oral/prática referida no subitem anterior.

8.2.2. Serão submetidos à prova oral/prática todos os candidatos não eliminados na prova escrita.

8.2.3. A prova oral/prática será gravada em áudio ou áudio e vídeo para efeito de registro.

8.2.4. A relação dos candidatos classificados e o escalonamento para a prova oral/prática serão

divulgados quando da publicação do resultado da prova escrita.

8.3. Em hipótese alguma, as provas serão aplicadas fora do local predeterminado.

8.3.1. Fica o candidato, desde já, convocado a comparecer no local de realização das provas escritas,

indicado no Cartão Informativo (item 4) munido do documento original de identidade com o qual

se inscreveu, do Cartão Informativo e de caneta esferográfica de tinta preta.

8.4. Para as provas escritas, os portões serão abertos às 12h30min e fechados, impreterivelmente, às 13h00.

8.5. Não será permitido, em hipótese alguma, o ingresso de candidato no local de realização das provas, após

o fechamento dos portões.
 
8.6. O acesso aos estabelecimentos é exclusivo para os candidatos. Eventuais acompanhantes deverão



permanecer do lado de fora dos portões. Uma vez fechados, os portões só serão reabertos depois das 15

horas e, até esse horário, ninguém pode entrar ou sair do estabelecimento, a não ser autoridades da

UFBA que estejam executando ou fiscalizando os trabalhos.

8.7. São aceitos como documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas

Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros

Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos

etc.); carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;

carteira de trabalho (modelo novo); e carteira nacional de habilitação (modelo novo).

8.7.1 Não são aceitos como documento de identidade:

a) certidão de nascimento;

b) documento de quitação com o serviço militar;

c) CPF;

d) título de eleitor;
 
11
 
e) carteiras de estudante;

f) crachás;

g) documento ilegível, rasurado ou danificado;

h) documento que não permita identificar claramente o portador, pela fotografia;

i) documento cujo nome do portador não coincida com o que consta na relação de inscritos no

Concurso;

j) documento cujo número não coincida com o número constante na relação de inscritos no

Concurso;

k) cópia do documento de identidade, ainda que autenticada;.

l) protocolo de solicitação de emissão de documento de identidade.

8.8. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original

ou esteja impossibilitado da apresentação deste documento, por motivo de perda, roubo ou furto, na

forma definida nos itens 8.7 e 8.7.1, será obrigatoriamente submetido à identificação datiloscópica, feita

por técnico do Instituto Pedro Melo, da SSP/BA.
 
8.8.1. O tempo utilizado na identificação datiloscópica não será acrescido ao tempo total de prova.



8.9. O não atendimento dos itens 8.7 e 8.8 e/ou a comprovação de irregularidade na identificação

datiloscópica, implica, automaticamente, a eliminação do candidato do Concurso, além de outras

providências legais.

8.10. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos eventualmente advindos da má utilização,

preenchimento indevido ou não devolução da Folha de Respostas, a qual não poderá ser substituída,

salvo em situações excepcionais, a critério exclusivo da Coordenação dos trabalhos.

8.11. O candidato só poderá retirar-se da sala após duas horas do início da prova e depois da assinar a lista de

presença. O Caderno de Questões só poderá ser levado após as 16 horas.

8.12. Não há segunda chamada para a realização de provas nem vistas à Folha de Respostas nem revisão de

resultados.

8.13. A divulgação do gabarito das provas será feita em até 48 horas, após sua aplicação.

8.14. Recomenda-se à candidata lactante que evite levar o bebê para o local onde realizará as provas, uma vez

que:

• as condições oferecidas no local de provas não são apropriadas à presença de bebês, podendo até

ocorrer a presença de candidatos portadores de moléstias infectocontagiosas, declaradas ou não;

• será permitida a entrada apenas do bebê, sem outros acompanhantes;

• a fiscal se responsabilizará apenas pela aplicação das provas, sendo proibida de dar qualquer

assistência ao bebê;

• o tempo utilizado para amamentação ou outros cuidados com o bebê não será acrescido ao tempo

previsto para a realização das provas.
 
9. Dos Recursos
 
 
9.1. Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2013, o candidato pode interpor um único recurso relativamente ao



gabarito divulgado ou ao conteúdo das questões das provas escritas, indicando, com precisão, a questão
 
ou as questões a serem revisadas, em modelo constante no endereço www.concursos.ufba.br.



9.2. Os recursos devem estar devidamente fundamentados em seus argumentos.

9.3. Os recursos devem ser dirigidos à Diretora do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação da UFBA e

entregues no SSOA ou enviados pelos Correios.

9.4. Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos

recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo pedidos de

revisão do julgamento do recurso nem recurso contra a modificação decorrente das impugnações.
 
10. Dos Resultados
 
 
10.1. O resultado do Concurso será divulgado na internet no site www.concursos.ufba.br, até o dia

23/12/2013.



10.2. O Resultado do Concurso será divulgado em duas listas para o cargo de Assistente em Administração.

Na primeira lista, constará a classificação geral de todos os candidatos selecionados e aprovados mas
 
12
 
não selecionados (homologados), inclusive os candidatos com deficiência. Na segunda lista constarão

apenas os candidatos com deficiência selecionados e aprovados mas não selecionados (homologados).

10.2.1. O candidato com deficiência pode, eventualmente, aparecer nas duas listas com os resultados,
 
mas nesse caso, sua situação (selecionado ou aprovado mas não selecionado) será a mesma em



ambas as listas, e obviamente ele só poderá ocupar uma única vaga.

10.3. A homologação do resultado final do Concurso será feita pela CDH/UFBA e publicada no Diário

Oficial da União.
 
11. Dos Requisitos Básicos para a Investidura nos Cargos
 
 
11.1. O candidato deverá:

a) ter sido aprovado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital;

b) ser brasileiro nato ou naturalizado ou ainda, no caso de estrangeiro, estar em situação regular no

país, por intermédio de visto permanente que o habilite inclusive a trabalhar no território nacional.

No caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros

e portugueses, nos termos do § 1º do At. 12 da Constituição Federal.

c) ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;

d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

e) não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição

Federal assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse, previsto no §1º do art.13 da Lei

n° 8.112/1990;

f) estar em dia com as obrigações eleitorais;

g) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

h) estar em gozo dos direitos políticos;

i) apresentar, na data da posse, a documentação necessária à comprovação do atendimento aos

requisitos mínimos constantes do item 1.1 deste Edital;

j) apresentar titulação fornecida por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação

(MEC), devidamente registrada.

k) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo

público federal, prevista no art. 137 da Lei nº 8.112/1990;

l) apresentar a documentação constante da relação “Documentos para Posse”, publicada no endereço
 
eletrônico www.concursos.ufba.br.




12. Da Nomeação e Posse
 
 
12.1. Os candidatos selecionados, constantes da portaria de homologação, serão nomeados para a Classe,

Nível de Capacitação e Padrão iniciais do cargo para o qual concorreu, mediante Portaria expedida pela

Reitora da UFBA e publicada no Diário Oficial da União, consideradas as vagas existentes, segundo

rigorosa ordem de classificação.

12.2. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato,

desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas

provas ou em documentos apresentados.

12.3. Somente poderá ser empossado o candidato nomeado que for julgado apto física e mentalmente para o

exercício do cargo, na inspeção de saúde realizada pela Perícia Médica da UFBA, de caráter

eliminatório.

12.4. Atendendo às necessidades da Administração e dentro do prazo de validade do Concurso, os

candidatos serão convocados para inspeção médica, através do site de concurso da UFBA.

12.5. Ao comparecer à inspeção de saúde para realização da avaliação clínica, psicológica e funcional, o

candidato deverá apresentar os seguintes exames complementares:

a) para todos os candidatos: hemograma completo, glicemia de jejum, colesterol total e frações, uréia,

creatinina, sumário de urina; triglicerídeos, TGO, TGP, Gama GT, VDRL e exame oftalmológico

completo;

b) para as candidatas do sexo feminino, apresentar também: ultrassonografia pélvica e exame

preventivo ginecológico;
 
13
 
c) para os candidatos acima de quarenta anos, apresentar também: PSA para os candidatos do sexo

masculino; mamografia e ultrassonografia das mamas para os candidatos do sexo feminino e ECG

para ambos os sexos.

d) para os candidatos da área de saúde, acrescentar Anti-HBs, AgHBs, Anti HCV e RX de Tórax.

12.6. Os exames hematológicos, oftalmológico, ECG, preventivo ginecológico, ultrassonografia pélvica,

devem ter sido realizados até 30 (trinta) dias antes da data do comparecimento ao SMURB, para

realização da Perícia Médica. Os exames de imagem serão aceitos com até 90 dias da sua realização.

12.7. Durante a inspeção de saúde, poderão ser solicitados outros exames complementares, na dependência

da necessidade de esclarecimento diagnóstico, a critério da equipe de avaliação médica.

12.8. O candidato cuja nomeação tiver sido publicada no DOU deverá tomar posse no prazo de 30 (trinta)

dias, contados da publicação do ato de sua nomeação.

12.9. O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado terá sua nomeação tornada sem efeito.
 
12.10. Após a posse, o servidor que não entrar em exercício, em até 15 (quinze) dias, será exonerado ex

officio.



12.11. O candidato passará por um treinamento introdutório a ser realizado pela Pró-Reitoria de

Desenvolvimento de Pessoas – PRODEP, na cidade de Salvador-Ba, em período a ser previamente

informado.

12.12. Os gastos com permanência tais como estadia, deslocamento, alimentação e outros, no período do

treinamento introdutório, correrão exclusivamente às expensas do servidor.

12.13. O candidato aprovado, homologado, nomeado e empossado, logo, servidor, somente poderá ser

removido e/ou redistribuído após decorridos 3 anos de efetivo exercício e/ou ter adquirido a

estabilidade nos termos do art. 21 da Lei 8.112/90, com a nova redação dada pela Medida

Provisória nº 431, de 14/05/2008, salvo conveniência e interesse da Administração.
 
13. Das Disposições Finais
 
 
13.1. Durante o período de validade do Concurso, a UFBA reserva-se o direito de proceder às nomeações

em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade

orçamentária e até o número de vagas existentes.

13.2. O prazo de validade do Concurso é de 1 (um) ano, contado a partir da publicação da sua homologação

no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFBA, nos

termos do Decreto nº 6.944/2009.

13.3. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação, classificação e/ou

notas, valendo para tal fim a homologação do resultado final do Concurso publicada no Diário Oficial

da União, bem como o Boletim de Desempenho Individual.

13.4. A atualização do endereço indicado no Requerimento de Inscrição e o atendimento às convocações

feitas pelo SSOA ou pela CDH, desde o momento da inscrição até o momento da posse, é de

responsabilidade exclusiva do candidato.

13.5. Os candidatos aprovados e homologados poderão acompanhar as informações sobre a homologação,

convocação, nomeação e prorrogação do seu Concurso. Para isso, deverão acessar o endereço
 
www.sipweb.ufba.br, clicar em “ENTRAR”, selecionar “HISTÓRICO SIMPLIFICADO DO



CONCURSO”, depois “RELATÓRIO”. O acesso poderá ser feito pelo CPF do candidato ou

selecionando-se o Concurso.

13.5.1. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações de todos os atos,

editais, comunicados, retificações, convocações e nomeações referentes a este Concurso

Público que venham a ser feitas no Diário Oficial da União e/ou divulgados na internet, no
 
endereço www.concursos.ufba.br .



13.6. A UFBA poderá, a seu exclusivo critério e obedecendo às normas legais pertinentes, admitir

candidatos homologados em concursos públicos e não nomeados, de outras Instituições de Ensino

Superior, bem como ceder a essas Instituições candidatos homologados e não nomeados, nos termos

deste Edital.

13.6.1. Para a concretização das admissões constantes deste item, deverá a parte interessada

formalizar a requisição e a parte cedente registrar documentalmente seu aceite, após ouvido o

candidato.

13.7. Os casos omissos serão resolvidos pela CDH de comum acordo com o SSOA.
 
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13.8. A íntegra deste Edital e outras informações pertinentes estão disponíveis nos endereços www.ufba.br

e www.concursos.ufba.br, onde são publicados todos os atos oficiais referentes ao presente



Concurso Público.

13.9. Os Anexos II e III encontram-se publicados no endereço eletrônico www.concursos.ufba.br.

Salvador, 30 de setembro de 2013.

DORA LEAL ROSA

Reitora
 
 

Fonte:Varela notícias/site da instituição
Imagem: site da instituição