• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de março de 2020

Em BH: Paciente com suspeita de coronavírus foge de hospital


Caso aconteceu na unidade do Bairro Santo Agostinho do Hospital Mater Dei(foto: Reprodução/Google Street View)
Caso aconteceu na unidade do Bairro Santo Agostinho do Hospital Mater Dei(foto: Reprodução/Google Street View)


Um homem de 44 anos, com suspeita do novo coronavírus, fugiu do Hospital Mater Dei, no Bairro Santo Agostinho (Região Centro-Sul de BH), na madrugada deste sábado (14).

Segundo o boletim de ocorrência, feito com base em relatos da equipe médica, o homem chegou do norte da Alemanha, na fronteira com a França, em 6 de março. Três dias depois, 9, apresentou os primeiros sintomas, que no dia 11 pioraram.

Por isso, segundo a Polícia Militar, ele compareceu ao Mater Dei na sexta-feira (13). A ficha médica indica que o paciente apresentava tosse, coriza, dor, mal-estar e prostração – todos sintomas do novo coronavírus.

Ele disse aos enfermeiros de plantão que tinha síndrome do pânico e tal situação o incomodava bastante. Certo tempo depois, conforme o boletim de ocorrência, o homem cortou a pulseira de identificação e fugiu do hospital como se fosse um visitante.

Além de representar uma ameaça para a população, o homem não pagou pelo exame, que ainda tem teste inconclusivo, segundo a PM. O caso suspeito já foi notificado ao Ministério da Saúde.

fonte:Site do Estado de Minas Gerais - 14/03/2020 -21h:49min.

Seis pessoas que estiveram com Bolsonaro nos EUA já foram diagnosticadas com coronavírus

Seis pessoas que estiveram com Bolsonaro nos EUA já foram diagnosticadas com coronavírus
Foto: Reprodução / Facebook
Pelo menos seis pessoas que estiveram junto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante viagem aos Estados Unidos na última semana testaram positivo para o coronavírus. O caso mais recente, segundo a Folha de S. paulo, é de um empresário que entregou a comitiva, mas não quis se identificar. 

Três outros casos são de membros da comitiva oficial:  o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Fabio Wajngarten, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o diplomata Nestor Forster, indicado para o cargo de embaixador do Brasil em Washington.

Também foi confirmada a infecção da advogada  Karina Kufa, que é tesoureira do Aliança pelo Brasil, partido político que o presidente tenta criar e está na fase de colheita de assinaturas. 

O sexto caso confirmado é do prefeito de Miami, Francis Suarez, que anunciou o resultado positivo nesta sexta-feira (13) pelo Twitter. Suarez foi um dos anfitriões da comitiva oficial e esteve em evento junto com Bolsonaro e os demais infectados.

Também nesta sexta-feira, após anuncir que seu teste havia testado negativo para o novo coronavírus, o Planalto informou que o presidente irá refazer a análise laboratorial e seguirá em isolamento. 

O presidente americano, com quem Bolsonaro teve um encontro mais próximo, também já foi submetido a exames e aguarda o resultado.  Informações da Folhapress.

Coronavírus: Justiça suspende missas no santuário de Aparecida

Santuário Nacional
© Jose Patrício/Estadão Santuário Nacional
Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Justiça determinou neste sábado, 14, a suspensão de missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do País, localizado na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. A juíza Luciene Belan Ferreira Allemand acatou ação proposta pelo Ministério Público, considerando a “ameaça de contaminação e disseminação da doença, por se tratar de medida de saúde pública, evitando-se, assim, a exposição de diversas pessoas ao vírus, bem como suas consequências”. O templo tem capacidade para acomodar 40 mil pessoas em torno do altar central.
O santuário informou que já acatou a suspensão e que a medida é temporária - o prazo fixado pela juíza é de 30 dias, mas pode ser prorrogado. A última missa presencial foi celebrada ao meio-dia deste sábado, 14, mas o público não foi calculado. A basílica e outras dependências vão continuar abertas à visitação do público. As missas continuarão sendo celebradas em espaço reservado aos padres, sem a presença do público, mas serão transmitidas pela TV Aparecida, rede de televisão católica sediada no santuário. 
A proibição alcança as celebrações da Semana Santa, inclusive os ofícios da Sexta-Feira Santa, no dia 10 de abril - último dia do prazo fixado pela juíza. Se não houver prorrogação, o Santuário poderá retomar as celebrações no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa. Conforme o Santuário, o prazo pode sofrer alterações “de acordo com novas orientações” e seus colaboradores estão orientados sobre as medidas preventivas para o coronavírus. Os espaços pequenos, como elevadores, auditórios e salas de reunião, terão seu número de usuários reduzido.

Também foi reforçada a frequência da higienização dos espaços comuns e o complexo de acolhida aos visitantes passou a contar com itens extras de higienização. O posto médico do Santuário Nacional criou e segue um fluxo de atendimento orientado pela Secretaria da Saúde. “A instituição mantém-se atenta a possíveis novas orientações dos dirigentes civis e religiosos para prontamente agir em favor do bem comum e, caso necessário, adotar novas medidas”, informou. Conforme a prefeitura, Aparecida não registra casos suspeitos ou confirmados da doença.
Até este sábado, a 57ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), prevista para ter início no dia 22 de abril, reunindo bispos de todo o país no Santuário Nacional, não tinha sofrido alteração em sua programação por causa do coronavírus. A CNBB informou que não emitirá uma determinação padronizada para todas as igrejas. Cada diocese deverá fazer a própria avaliação sobre estratégias para conter a disseminação do vírus.

Coronavírus suspende celebrações pelo País

Pelo país, o novo coronavírus também vem modificando a programação de festas e de procissões religiosas que tradicionalmente ocorrem nesta época do ano. A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, anunciou neste sábado, 14, o cancelamento da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres que começaria no dia 12 de abril e duraria dez dias.
Conhecido também como Festa da Pitomba, o evento é uma tradicional celebração religiosa da cidade em homenagem à padroeira do bairro de Prazeres. Eram esperadas 40 mil pessoas por noite e uma procissão com outras 100 mil. Todos os eventos públicos no município de 700 mil habitantes também estão cancelados a partir da próxima segunda-feira.
"Desde que surgiram as primeiras informações sobre o coronavírus, no início de fevereiro, montamos um plano de contingenciamento com ações preventivas. E já temos recursos na ordem de R$ 7 milhões, que serão aplicados na estruturação de ações o mais rápido possível", afirmou o prefeito Anderson Ferreira (PL).
Em Vila Velha, no Espírito Santo, a programação convencional da Festa da Penha também está ameaçada. A organização não descarta realizar as missas, previstas para entre 12 e 20 de abril, apenas por meio internet. Este ano os tradicionais festejos, que têm como ápice a Romaria dos Homens, com mais de 100 mil devotos, chegam à 450ª edição.
"Nada nos é mais caro do que a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nessa manifestação de amor. Nesse sentido, manteremos o evento, rezaremos e homenagearemos Nossa Senhora das Alegrias. Porém, se necessário for para garantir a segurança dos fiéis, buscaremos fazer isso de forma virtual", informou a comissão organizadora na sexta-feira, 13. 
FONTE:Estadão/COLABOROU FELIPE FRAZÃO - 14/03/2020









Mundo: Mulher do premier espanhol está com coronavírus

(Arquivo) O premier espanhol, Pedro Sánchez, e a mulher, Begoña Gómez
© JAVIER SORIANO (Arquivo) O premier espanhol, Pedro Sánchez, e a mulher, Begoña Gómez
A mulher do premier espanhol, Pedro Sánchez, Begoña Gómez, foi infectada pelo novo coronavírus, anunciou na noite deste sábado o gabinete de Sánchez.
"Os testes feitos nas últimas horas nas pessoas mais próximas do premier deram positivo para a sua mulher", afirmou o gabinete, segundo o qual ambos passam bem.
fonte:AFP/reprodução 14/03/2020

Rio: Bebianno morreu por 'infarto agudo do miocárdio', diz Polícia

Gustavo Bebianno, ex-braço direito de Jair Bolsonaro, participa de cerimônia de filiação ao PSDB no Rio de Janeiro acompanhado do governador de São Paulo, João Doria.
Bebianno quando se filiou ao PSDB-foto:Divulgação
RIO - Morto na última madrugada, o advogado e ex-ministro Gustavo Bebianno foi vítima de um infarto agudo do miocárdio, segundo a Polícia Civil do Rio com base em informações do Instituto Médico Legal (IML). Bebianno morreu em Teresópolis, na região serrana, dentro de casa.

Gustavo Bebianno, ex-braço direito de Jair Bolsonaro, participa de cerimônia de filiação ao PSDB no Rio de Janeiro acompanhado do governador de São Paulo, João Doria.

"O corpo de Gustavo Bebianno foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame de necropsia em cumprimento a protocolo de investigação nos casos em que o médico do serviço de saúde não atesta a causa da morte", diz o comunicado.

"De acordo com exames periciais realizados, até o momento a causa seria por infarto agudo do miocárdio, ou seja, de causa natural. Os familiares informaram que o advogado teria sofrido uma queda logo após sentir-se mal, o que teria gerado ainda uma lesão na cabeça."Isso ocorreu após o ex-ministro ter se sentido mal de madrugada e pedido ajuda do filho, único familiar que estava com ele na casa. O advogado caiu no banheiro e ficou alguns minutos apagado antes de receber o atendimento.

O governador Wilson Witzel negou, via assessoria de imprensa, que tenha ordenado qualquer investigação policial sobre a morte para além do procedimento padrão em casos como esse.
Aos 56 anos, Bebianno mantinha uma vida saudável, apesar de ter mudado a rotina nos últimos tempos. Segundo o amigo e aliado político Paulo Marinho, estava estressado. Ele preparava candidatura à Prefeitura do Rio pelo PSDB, partido ao qual se filiou em dezembro do ano passado.
O ex-ministro foi enterrado às 17h deste sábado em Teresópolis. Além de Marinho e familiares, esteve presente no velório o governador de São Paulo, João Doria, principal fiador da filiação de Bebianno ao partido.
fonte:Estadão-14/03/2020 - 20h:54min.

Política: 'existe uma carta de Bebianno no exterior e outra no Brasil', diz deputado do PSL


General Maynard Santa Rosa - Alan Marques/Folhapress
Gen. Maynard Santa Rosa/foto:Alan Marques/folhapress

Deputado Julian Lemos (PSL-PB) - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Dep. Julian Lemos/PSL PB
foto:Cleia Viana/Câmera Deputados


Entrevista de Gustavo Bebianno na emissora Jovem PAN em dezembro/2019 no link abaixo, quando disse, em resposta à Thais Oyama, que deixou fitas no exterior com coisas que sabe caso algo lhe acontecesse. Foi em dezembro de 2019

                                                                  fonte:Youtube

"Bebianno poderia ter colocado coisas muito mais perigosas", diz General Maynard Santa Rosa que foi secretário de Assuntos Estratégicos e trabalhou com o ex- ministro Gustavo Bebianno no Palácio do planalto no inicio do governo Bolsonaro.

O Deputado Federal Julian Lemos do PSL da Paraíba também afirma que Bebianno deixou duas cartas, uma no exterior e outra no Brasil, mas que desconhece o conteúdo.

Gustavo Bebianno de 56 anos morreu nesta madrugada(14) vítima dde infarto em sua casa no interior do Rio de Janeiro.

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(14) na Coluna de Chico Alves.

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/03/14/bebianno-poderia-ter-colocado-coisas-muito-mais-perigosas-diz-general.htm

Política: Onde estão as cartas do ex- ministro Bebianno?


bre1.png
foto:reprodução pública
A coluna Radar, da revista Veja, lembra que em fevereiro de 2019 Gustavo Bebianno havia escrito cartas para duas pessoas com os nomes de quem estaria interessado em lhe causar algum mal.
"Se algo acontecer comigo, abram" teria escrito o ex-ministro, segundo a nota.
Bebianno morreu neste sábado, vítima de um infarto fulminante, aos 56 anos.
"Onde as cartas estão?", pergunta a revista Veja. Informações do site Conversa Afiada.

Bahia: Com concurso da PM suspenso, candidatos se reúnem com Defensoria para discutir ação judicial

Candidatos do concurso da PM se reúnem com Defensoria para discutir ação judicial
Foto: DP-BA/reprodução
Após a polêmica da ação que pediu a adequação do edital do Concurso da Polícia Militar, a Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) se reuniu com integrantes da comissão de candidatos do certame. O concurso está suspenso por determinação judicial.  O encontro aconteceu nesta sexta-feira (13).

Na reunião, o grupo conversou com o defensor público geral, Rafson Ximenes, o qual ouviu a manifestação dos candidatos, que querem uma solução célere sobre a paralisação das etapas do concurso. De acordo com Rafson Ximenes, a reunião foi bastante produtiva.

“Democraticamente, eles falaram sobre seus pleitos e angústias. Ouvimos ainda a representação feminina, que é o mote principal da ação da Defensoria. Explicamos que a DP-BA está fazendo a atuação constitucional dela, e que em nenhum momento nos furtamos ao diálogo. Eles compreenderam e fizeram uma manifestação pacífica. Acredito que é parte do trabalho da Defensora saber que quando fazemos essas ações coletivas, elas atingem os interesses de diversos grupos. Faz parte do nosso trabalho receber a população. É uma medida saudável para aumentar a importância do diálogo com a sociedade”, afirmou o defensor público geral.

Segundo o advogado Balbuíno Prazeres, que esteve presente na reunião como representante dos candidatos, a comissão saiu satisfeita do encontro e agora vai aguardar os resultados dos diálogos entre Defensoria e Governo Estadual. “Agradeço ao defensor público geral e à Defensoria em geral, que nos atenderam muito bem e demonstraram sensibilidade para resolver o caso. O que está causando angústia aos candidatos é sobre a divulgação dos resultados. Deixamos claro que em nenhum momento estamos questionando a ação da Defensoria, os pontos que são lá levantados são totalmente legítimos. Eles nem deveriam estar no edital”, afirmou o advogado. Informações do Bahia notícias.

Coronavírus: Prefeitura de Salvador proíbe eventos para mais de 500 pessoas


A imagem pode conter: 3 pessoas, texto



O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou neste sábado (14) medidas para minimizar transmissões do novo coronavírus no município. Neto usou as redes sociais para informar sobre dois decretos. O primeiro é a proibição de eventos ou atividades para mais de 500 pessoas. 

Já o segundo obriga funcionários da prefeitura que tenham retornado da Europa, China, irã e Estados Unidos, recentemente, a ficar sete dias em isolamento para saber se contraíram o novo coronavírus. Os decretos valem a partir desta segunda-feira (16).

O gestor ainda declarou que servidores municipais que viajarem para qualquer lugar “estão obrigados” a comunicar o fato ao secretário titular da secretaria responsável. “Essas são medidas preventivas para os cidadãos soteropolitanos. Cada um fazendo a sua parte, vamos passar mais rapidamente por este momento de dificuldade”, escreveu o prefeito.  Informações do Bahia notícias c/adaptações


Crise no PSL fez Bebianno passar de aliado a desafeto da família Bolsonaro

foto:reprodução/Bebianno era considerado 'braço direito' de Bolsonaro: estava com o então candidato durante o atentado em Juiz de Fora José Cruz/Agência Brasil
O advogado e empresário Gustavo Bebianno, que morreu neste sábado, 14, aos 56 anos em Teresópolis, passou em pouco tempo de um ilustre desconhecido no mundo político brasileiro para pivô da primeira grande crise do governo de Jair Bolsonaro
O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, foi demitido do governo em fevereiro em 2019, após vazamentos de áudios em meio ao escândalo de candidaturas laranja no PSL, sigla que presidiu. A queda foi marcada por uma briga com o “zero dois”, o vereador Carlos Bolsonaro. Depois da saída do governo, Bebianno não voltou para o anonimato politico: passou a ser um dos principais críticos do governo, se filiou ao PSDB e era pré-candidato dos tucanos à Prefeitura do Rio de Janeiro.
A história de Bebianno com Bolsonaro começou em 2017, quando foi apresentado para o então deputado. Bebianno se ofereceu para defender Bolsonaro gratuitamente em diversas causas e, daí, nasceu uma relação de confiança. Bebianno virou presidente do PSL, partido pelo qual o presidente concorreu ao Planalto, no ano seguinte e era uma das figuras mais próximas ao então candidato durante a campanha.
Bebianno estava com Bolsonaro durante a carreata em Juiz de Fora (MG), em que o então candidato foi esfaqueado, e esteve também na sala de cirurgia após o atentado.  A nomeação de Bebianno para o primeiro escalão de Bolsonaro era dada como certa devido a lealdade, mas o casamento durou pouco tempo.

Crise do ‘laranjal’

De nanico, o PSL passou para o segundo maior detentor de cadeiras na Câmara dos Deputados e, assim como Bolsonaro, foi o grande vencedor do pleito de 2018. Mas, loo no início do governo, um escândalo sobre candidaturas laranjas rachou a sigla. O jornal Folha de S. Paulo revelou um esquema de candidaturas laranjas do PSL, partido de Bolsonaro que foi presidido por Bebianno no ano passado.  Segundo a reportagem, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), participou de um esquema durante a campanha eleitoral do ano anterior para se beneficiar de verbas públicas destinadas ao cumprimento de cotas de gênero no partido – pelo menos 30% do fundo partidário deveria ser destinado às candidaturas de mulheres. O ministro escolheu cinco candidatas, que receberam montantes posteriormente destinados a empresas dos assessores dele.
Bebianno, que presidia o partido durante as eleições, foi colocado como responsável pela liberação das verbas, o que foi negado por ele. O então ministro tentou colocar panos quentes em toda a situação, afirmando que havia conversado com o presidente sobre a situação. Neste momento, a rusga entre ele e Carlos, um dos filhos do presidente, explodiu. Carlos foi ao Twitter onde classificou como “mentira absoluta” os diálogos entre o ministro e o presidente com a explosão da crise. Mas, áudios revelados por VEJA comprovam que Bebianno e Bolsonaro conversaram sim sobre a crise.
Pouco tempo depois, Bebianno caiu e disse que quem o demitiu foi Carlos Bolsonaro. Em entrevista ano ano passado as Páginas Amarelas de VEJA, Bebianno disse que o filho do presidente fez a cabeça do pai na ocasião. “Carlos se aproveitou daquela situação para fazer a cabeça do pai e jogá-­lo contra mim. Ele sabe como manipular o pai, usando teorias de conspiração sem fundamento algum. O presidente está perdendo quase todos os seus verdadeiros aliados por conta disso”. 
Em dezembro do ano passado, Bebianno se filiou ao PSDB a convite de João Doria, governador de São Paulo. No começo de março, os dois anunciaram a pré-candidatura do ex-PSL à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ainda no começo de março, entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, fez mais críticas a Bolsonaro e admitiu preocupação com o governo federal. “Temo por uma ruptura institucional”, declarou na ocasião. “Ele praticamente não trabalha pelo Brasil. O risco é esse, a começar pelos filhos. AI- 5 para cá e para lá, críticas infundadas a outros poderes”, disse. 
fonte:Veja.com - 14/03/2020 -11h:30min.

Eleições 2020: Ex- ministro da Cultura diz que pré-candidatura de Major PM Denice em Salvador é um "conto de fadas"


Foto: Agência Brasil
foto:reprodução/Ag. Brasil
Ex-ministro da Cultura dos governos de Lula e Dilma, Juca Ferreira divulgou, nesta sexta-feira (13), uma carta aberta ao Partido dos Trabalhadores. No texto, que inicia falando em “corrigir erros”, afirma que a possível candidatura da major Denice, ex-comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, é um “conto de fadas produzido pelo marketing que tenta construir uma policial boa, que, como uma mãe, vai cuidar de todos nós”.
O político, que se refere ao PT como “o maior partido brasileiro”, diz ainda que a sigla é a que tem o índice de maior apoio entre os brasileiros. “Por isso é tão atacado, caluniado e combatido pela direita e pela elite”, afirma, em trecho que antecede o momento onde afirma que, pela primeira vez, o partido pode vencer a disputa pelo Thomé de Souza.
Segundo Juca, contudo, é preciso “escolher um nome com lastro, preparado, capaz de discutir os problemas da cidade. Um nome com visão global da política, que possa apresentar propostas concretas para a cidade e para seu povo sofrido. Precisamos de uma plataforma clara, factível, que contemple todos os cidadãos e cidadãs”.
Ele também comenta a possibilidade da vitória adversária. “O que não podemos é subestimar esse carlismo renovado, liderado pelo Neto de ACM. Também precisamos lembrar que Salvador será muito importante para o Brasil em 2022”.
Veja íntegra da cartaCarta aberta ao PT
Juca Ferreira
O PT precisa acordar enquanto é tempo. Não podemos desperdiçar a chance de vencer as eleições municipais pela primeira vez. Essa vitória não cairá do céu, nem o caminho será construído pelo marketing. O marketing não substitui a política.
Com esse texto, estou chamando o partido à razão. Vamos corrigir o rumo enquanto é tempo! Vamos nos preparar para a luta política mais importante que já tivemos em Salvador!
O PT é o maior partido brasileiro e o que tem o maior índice de apoio na sociedade. Por isso, é o principal partido do Brasil. E, no plano nacional, é o maior partido de oposição que foi alijado recentemente do poder pelo impeachment golpista da presidenta Dilma.
Na Bahia, é o partido de um governador bem avaliado, inclusive pelos soteropolitanos.
Por isso o PT é tão atacado, caluniado e combatido pela direita e pela elite brasileira.
Essa eleição municipal será a mais politizada de todas. Mesmo considerando que Salvador e os problemas que a população da cidade vive serão o tema principal da próxima disputa eleitoral, todo o embate estará determinado pela questão nacional.
O pacto político que possibilitou o fim da ditadura militar, que nos proporcionou alguns anos de vida democrática, foi rompido com o impeachment da presidenta eleita.
A consequência deste ato insano levou o país à deriva, com um governo de extrema direita, que só tem agravado os problemas econômicos e sociais do Brasil.
Estão destruindo o Estado nacional, atacando a soberania do país, os direitos dos trabalhadores, dos aposentados, de todo o povo brasileiro. Atacam diariamente, de várias formas, a arte e a cultura. Há no momento um processo sistemático de desmoralização de toda a ordem democrática.
Temos uma responsabilidade enorme, da qual não podemos nos furtar. Cabe a nós propor, defender e representar o projeto de retomada do desenvolvimento do Brasil, com justiça, igualdade de direitos sociais e humanos, sustentabilidade e plena democracia. É de mais democracia que precisamos, como bem diz o presidente Lula.
Precisamos apresentar ao país propostas de superação da grave crise econômica e política, agravada pela sistemática ação destrutiva do governo federal. Uma crise que está gerando mais desemprego, que vem precarizando as condições de trabalho e impossibilitando a recuperação da economia. Temos que trazer esse tema para o primeiro plano e fazer com que esse debate esteja na ordem do dia.
O governo neoliberal e autoritário, antipopular e contra a democracia, está inviabilizando o Brasil assim como destruíram a economia Argentina.
Nessas circunstâncias, o PT é, forçosamente, a principal referência que pode unir a população em torno de uma disputa real, sem subestimar os demais partidos da base do governo, nem abandonar a ideia de uma frente democrática e popular.
Devemos pensar que essa batalha, como está posta, terá dois momentos políticos articulados entre si: a eleição municipal de 2020 e a eleição majoritária de 2022.
O partido deve se preparar para o embate deste ano sabendo que o enfrentamento de outubro próximo será decisivo para o embate maior, em 2022, que definirá o destino do país.
O candidato escolhido tem que ser o mais preparado para nos representar nesta eleição municipal. O desafio é politizar o processo eleitoral, mobilizar a base e a militância do partido para despertar a cidadania, ativar os movimentos sociais e estimular eleitores em geral a se posicionar sobre a gravidade do momento. Temos que propor políticas para Salvador e, ao mesmo tempo, defender um projeto democrático para o Brasil.
Bolsonaro foi e é um fracasso político em Salvador e a direita terá, no que resta do carlismo, sua base de sustentação. Possivelmente a direita soteropolitana virá para as eleições com uma fantasia de centro para esconder suas ligações com o capitão.
Precisamos ter capacidade de mostrar aos eleitores que, assim como atualmente a cidade é governada para ricos e os empresários, o governo federal governa sacrificando os pobres, os trabalhadores, os negros, as mulheres, a juventude.
O agravamento da crise econômica fará os eleitores refletir sobre isso. Que outro partido pode se apresentar como alternativa a esse neoliberalismo destrutivo?
Não tenho dúvida de que podemos, pela primeira vez, eleger o prefeito de Salvador. O que não podemos é subestimar esse carlismo renovado, liderado pelo Neto de ACM. Também precisamos lembrar que Salvador será muito importante para o Brasil em 2022.
A direita brasileira está de olho em Salvador. Vê na cidade a porta de entrada para conquistar o Nordeste. Tentaram enfraquecer o governo do Ceará com aquele motim político da Polícia Militar e se deram mal. A resposta do governador Camilo, petista também muito bem avaliado, foi firme e muito simbólica.
Outro desejo e meta da direita é fazer de uma vitória eleitoral em Salvador a plataforma para Neto ascender nacionalmente, como vice de uma chapa qualquer daqui a dois anos. Não podemos ignorar isso. Querem também transformar Salvador na base de reorganização das forças políticas do estado, atraindo parte da atual base do governo estadual.
Aqui, a disputa vai ser pesada, politicamente densa. Temos que estar preparados para esse embate. A direita está quieta. Quer ver o PT fazer sua escolha sem debate, sem reflexão, num clima propício à alienação política. Não podemos cair nessa cilada por pura bobeira e incapacidade de antever o que virá, por dificuldade de analisar e compreender a gravidade da situação política do país.
Parte do PT está se deixando levar por um conto de fadas produzido pelo marketing que tenta construir uma policial boa, que, como uma mãe, vai cuidar de todos nós. Fabricam uma candidatura que não será suficiente para se sustentar quando a luta política for para valer.
A situação é grave, dramática. O partido se deixar levar por essa fantasia beira a irresponsabilidade política.
Salvador é uma cidade especial, carregada de significados para todo o Brasil. Se vencermos e politizarmos a eleição ao ponto de impedir que a cidade seja usada pela direita, Salvador será uma ponta de lança da luta democrática que travaremos em 2022.
Temos que escolher o nome com lastro, preparado, capaz de discutir os problemas da cidade. Um nome com visão global da política, que possa apresentar propostas concretas para a cidade e para seu povo sofrido. Precisamos de uma plataforma clara, factível, que contemple todos os cidadãos e cidadãs. Sem medo, faremos o enfrentamento que nos levará à vitória. Temos que ter um candidato não apenas para vencer as eleições, mas para governar a cidade com competência, ética e consciência política.
As pesquisas quantitativas e qualitativas devem ser encaradas como um instrumento para aprofundar as políticas e para fundamentar as opções e inflexões da práxis em geral.
As pesquisas não são capazes, por si só, de definir o caminho político a seguir e menos ainda, não podemos substitui a política pelo marketing.
Na política, a fantasia tem limites. Temos que manter o pé na realidade. A nossa despolitização será fatal.
Vamos à luta! Vamos vencer! Precisaremos estar à altura dessa cidade e desse povo!
Viva o povo soteropolitano!
Viva Salvador!
Viva o PT!
fonte: Site Bahia.Ba

Região de Irecê: Prefeita de América Dourada desiste de concorrer a reeleição


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé
foto:reprodução/facebook/PMAD


A prefeita de América Dourada, Rosa Maria Dourado Lopes(PSD) anunciou que não disputar as eleições majoritárias este ano.  Com direito a reeleição, e segundo a gestora foi uma  decisão tomada após diálogos com o seu grupo político e com o presidente do PSD baiano, o Senador Otto Alencar.

Confira a Carta aberta divulgada pela prefeita.



Veja carta aberta à população de Rose Dourado

CARTA ABERTA AO POVO DE AMERICA DOURADA

É com muito respeito que me dirijo aos munícipes de MINHA TERRA para lhes comunicar o que se segue.

Em 2016, o meu nome foi posto em apreciação para concorrer à vaga do executivo municipal de forma inusitada, meio casual, pois, não era um desejo antigo. Surgiu pelo anseio da necessidade de buscar uma nova direção que trilhasse o nosso município rumo ao desenvolvimento.

Ao me tornar prefeita em 2016, para o quadriênio 2017/2020, deparei-me com situações impossíveis de serem qualificadas. Portanto, só me cabe dizer aqui que o município de América Dourada encontrava-se inadimplente e sem nenhuma credibilidade perante funcionários e fornecedores, além de órgãos diversos nas esferas - Estadual e Federal.

Passamos aproximadamente dois anos e meio organizando a casa e buscando inserir o município num cenário diferente, onde pudesse se destacar de forma positiva, com a reabertura das portas que tinham sido fechadas. Para isso, retomamos todas as obras paralisadas; fizemos aporte de contrapartidas de convênios que não tinham sido honrados; negociamos um débito estratosférico com o INSS e o deixamos apto a conveniar novamente, e, inclusive, apto a buscar financiamentos.

Como foi difícil! Quantos desafios enfrentamos! Quantas vezes a minha competência e da minha equipe foi posta à prova! E, tudo por termos adotado uma postura ética que nos fez correr atrás do prejuízo, ao invés de perder tempo jogando lama em ventiladores.

Eu senti na pele, junto com a ala feminina que compõe a equipe de governo, o preconceito e o machismo, que, embora disfarçados, atingiu-nos em cheio.

O governo ainda não chegou ao fim. Só digo que "senti" e "atingiu”, porque ficou no passado. Hoje, depois de tanto empenho e dedicação, a realidade é outra, pois alcançamos o nosso objetivo. Somos um governo reconhecido pela seriedade, honestidade e transparência.

Considerando que passamos mais da metade do mandato regularizando pendências e ainda relutando contra resistências ao nosso projeto de governo que, por diversas vezes, ficou engessado, sendo, porém, que o nosso balanço é muito positivo.

Contudo isso, lamento profundamente por aquelas pessoas que por razões particularizadas ou por outros motivos alheios ao nosso conhecimento, não nos abraçaram e não compreenderam o nosso modo de administrar.

Sonhei tanto em compartilhar a minha visão de governo, onde tão somente prevaleceria o cumprimento dos princípios da administração, governando para todos, sem privilégios e sem interesses pessoais, trazendo benefícios comuns. Porém, confesso que a incompreensão me fez sozinha em diversas situações, pesou... já hoje, não mais.

Tentaram me fazer pensar que o certo é errado; tentaram, a todo custo, marcar o nosso governo de forma negativa. Tentativas vãs, pois, apesar das falhas características de um governo que trabalha e desafia, temos a consciência de que os maiores problemas são os vícios e a politicagem rasteira, onde prevalecem apenas os interesses próprios.

Há muitas especulações sobre a minha ida ou não para a reeleição, sendo que eu sempre estive certa do que eu realmente quero. Nunca tive a intenção de fazer carreira política, muito menos usá-la para usufruir do erário público. Quando pude, defendi, junto à UPB, um mandato de 06 anos, por ser contraria a reeleição.

As situações expostas, em nada influenciaram na minha decisão.  Mencionei-as tão somente no intuito de mostrar que não havia necessidade de engessarem um governo que só pretendeu erguer um município arruinando pela incapacidade de gestão.

O que pesa na minha decisão é a família, principalmente no que diz respeito aos meus filhos - Paloma e Pablo; minha mãe Netinha, com seus 84 anos e a minha saúde. Nos últimos anos eu tenho vivido para América Dourada. Não priorizei a rotina familiar e muito menos cuidei da minha própria saúde, como deveria. Tudo isso por encarar com muita responsabilidade o exercício a mim confiado pelo POVO.

Diante de tudo exposto, informo aos munícipes de América Dourada, em especial ao meu grupo político, que não irei para a REELEIÇÃO.

Na última quinta-feira (12), estive com o Senador Otto Alencar, líder do PSD, partido em que estou filiada e sou presidente, e, informei-o sobre a minha posição na política. O mesmo dispensou justificativas, reconhecendo o nosso mandato e me assegurando a continuidade na presidência do partido.

Agora, é hora de externar os meus agradecimentos ao POVO que me concedeu o mandato e a cada pessoa que confia no nosso trabalho; que torce e que se empenha para o sucesso da gestão. Deus abençoe a cada um de vocês.

Agradeço aos vereadores que trilharam comigo para que pudéssemos garantir a vitória em 2016. Mesmo tendo algumas alianças dissipadas ao longo do caminho, eu reconheço a importância de cada um. Obrigada pelos momentos em que pudemos compartilhar experiências e trabalhar juntos para o progresso do Município. Ainda temos um bom tempo pela frente.

Hoje os rumos políticos situacionistas estão sob responsabilidade e condução do ex-prefeito Agnaldo Lopes, um dos maiores líderes políticos de América Dourada, a quem também agradeço por ter me apoiado em 2016.

Não estarei alheia ao processo eleitoral, contudo, sigo até 31 de dezembro de 2020, fazendo gestão pública como deve ser, sempre empenhada em promover qualidade de vida e bem estar social para o POVO de América Dourada.

Que Deus nos abençoe para que tenhamos sabedoria na condução do processo eleitoral e que o próximo gestor continue mantendo o município no nível em que ora se encontra, apto a celebrar convênios em qualquer instância de governo e de alçar vôos cada vez mais altos.

Gratidão a todos, e, o meu mais profundo respeito a cada munícipe; a cada representante do legislativo municipal; aos funcionários; fornecedores e parceiros. Enfim, a cada um que de alguma forma participa do processo político/administrativo.

Muito obrigada!

ROSA MARIA DOURADO LOPES
Prefeita Municipal.