• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de agosto de 2025

Saúde: Hospital fecha UTI após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo


                            foto:reprodução


O Hospital Municipal de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi obrigado a fechar a sua Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e transferir os pacientes internados na unidade para outro setor após detectar a presença de bactéria que é considerada uma das mais perigosas do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 De acordo com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), que administra o estabelecimento, "pacientes foram realocados em outras unidades que comportam suas necessidades de tratamento intensivo e estão recebendo todos os tratamentos disponíveis e assistências". 

Assim que a presença da bactéria da espécie Acinetobacter baumannii foi detectada, órgãos de fiscalização sanitária do município e do estado foram acionados. A FSNH ressalta ainda que a bactéria não é transmitida pelo ar e, portanto, não expõe os demais pacientes em outros ambientes. Nos dias 11 e 15 de julho, dois pacientes foram internados na UTI do hospital com infecções causadas por essa bactéria. Nos dias 16 e 22 do mesmo mês, foram registrados dois casos de transmissão cruzada dentro da UTI.

As informações são do G1 RS.



MT: Acidente na BR 163 deixa 11 mortos e dezenas de feiros entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum

                                     foto:reprodução

A colisão entre o ônibus da empresa Rio Novo e um caminhão bitrem aconteceu em um trecho da rodovia entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A concessionaria que administra a rodovia revelou que foi acionada pouco depois das 21:30 horas, com a noticia do sinistro. A empresa confirmou na manhã de sábado a morte de 11 pessoas.

O veiculo de passageiros teria saído de Cuiabá com destino a Sinop, e o motorista teria tentado uma manobra de ultrapassagem, quando ao retornar para sua faixa, o choque teria ocorrido. O caminhão parou fora pista, enquanto o ônibus ficou parcialmente na faixa de rodagem.


O impacto fez com que alguns ocupantes do ônibus fossem lançados para fora do veículo. Viaturas de resgate da região foram utilizadas para atender às dezenas de vítimas, encaminhadas a hospitais de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.


A pericia técnica passou a madrugada realizando os trabalhos de coleta de dados sobre o local do acidente, para definir o ponto de impacto, se houve tentativa de frenagem e as consequências. Em posse dessas informações, será possível esclarecer as causas da tragédia.


A empresa de transporte de passageiros ainda não havia se pronunciado até a manhã deste sábado. Ainda não havia sido divulgado o número oficial de passageiros dentro do veículo, bem como a lista de nomes e locais de origem.


Fonte:ExpressoMT - 09/08/2025

Presidente Lula recebe ligação de Putin e conversam em torno de 40 minutos



                                           Foto: Ricardo Stuckert / PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (9) uma ligação do presidente da Rússia, Vladmir Putin. Segundo informações do Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 40 minutos.

 

Na conversa, os líderes trataram dos esforços pela paz entre a Rússia e Ucrânia e compartilharam informações sobre discussões em curso com os Estados Unidos. O presidente Lula reafirmou que sempre defendeu o diálogo para tratar do conflito.

 

“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, informou o Planalto.

 

Os presidentes também trataram de assuntos bilaterais e do cenário político e econômico internacional, incluindo o BRICS, grupo o qual ambos os países são fundadores. “O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. 


Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano”, informou o Planalto.

 

Confira a nota do Planalto na íntegra: 

 

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 9 de agosto, telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema. O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China.

Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS. O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.”


Fonte:BN - 09/08/2025

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

No Acre: Presidente Lula diz que Moraes está garantindo a democracia no Brasil


                                 foto:reprodução 


O presidente Lula (PT) disse nesta sexta-feira (8) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), está "garantindo a democracia" no Brasil.

 

Lula proferiu a fala ao se dirigir ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) durante discurso em Rio Branco, no Acre. O presidente também criticou a ocupação da Mesa Diretora do Senado e Câmara, feita durante dois dias, por parlamentares de oposição que protestaram contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
 

"Você, Petecão, não assine pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcionem a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria", disse Lula.
 

O presidente Lula realiza as primeiras visitas ao Acre e a Rondônia no atual mandato nesta sexta-feira (8). O petista irá a Porto Velho ainda nesta tarde, após deixar o estado acreano.
 

No Acre, Lula realiza investimentos de R$ 1,1 bilhão do governo federal em infraestrutura, transportes, energia, educação e regularização fundiária para o estado. O evento conta com a participação do governador Gladson Cameli (PP), que em 2022 apoiou Jair Bolsonaro em 2022.
 

Governado pelo PT durante 20 anos seguidos, o Acre deu uma guinada à direita a partir das eleições de 2018, tornando-se, desde então, um reduto bolsonarista. 


Em 2022, Bolsonaro teve 70,3% dos votos válidos no segundo turno no eleitorado acreano, enquanto Lula obteve 29,7%.



Fonte: Por José Matheus Santos e Jairo Barbosa | Folhapress - 08/08/2025

STF: Dino responde à ameaça contra Moraes com aviso à Embaixada dos EUA


                                          foto: Hugo Barreto/Metrópoles


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu a postagens do governo dos Estados Unidos com ameaças ao colega Alexandre de Moraes e “aliados”. Após o governo Trump avisar que “monitora de perto” atos de Moraes, Dino respondeu que “não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro ‘avisar’ ou ‘monitorar’ o que um magistrado do Supremo Tribunal Federal, ou de qualquer outro Tribunal brasileiro, deve fazer”.

Dino e o governo brasileiro estão reagindo após o governo Trump subir o tom das ameaças contra o ministro Alexandre de Moraes, que foi sancionado pelo país norte-americano com a Lei Magnitsky sob a acusação de censurar cidadãos, inclusive norte-americanos, e de supostamente estar perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


A reação

O texto foi repostado com tradução em português pela Embaixada dos EUA no Brasil e as autoridades brasileiras estão manifestando seu incômodo.

“Lembro que, à luz do DIREITO INTERNACIONAL, não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro ‘avisar’ ou ‘monitorar’ o que um magistrado do Supremo Tribunal Federal, ou de qualquer outro Tribunal brasileiro, deve fazer”, escreveu Flávio Dino em postagem nas redes sociais nesta sexta.

Ainda de acordo com Dino, “respeito à soberania nacional, moderação, bom senso e boa educação são requisitos fundamentais na Diplomacia. Espero que volte a imperar o diálogo e as relações amistosas entre Nações historicamente parceiras nos planos comercial, cultural e institucional. É o melhor para todos”.

Itamaraty expressou “pura indignação”


O governo federal também está reagindo. Nesta sexta, o encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, foi convocado pela terceira vez ao Itamaraty desde a escalada da crise para ser cobrado por explicações. Como os EUA não indicaram embaixador para o Brasil, Escobar é a autoridade mais alta na representação diplomática.

O norte-americano foi recebido pelo embaixador Flávio Goldman, secretário interno de Europa e América do Norte, que lhe disse que o Brasil recebe a postagem com “pura indignação”.

Fonte: METRÓPOLES - 08/08/2025



Rio: Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos

 

                                  foto:reprodução


O cantor Arlindo Cruz, de 66 anos, morreu nesta sexta-feira (08), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela esposa do artista, Babi Cruz.

O sambista foi internado em um hospital na capital carioca no mês de abril por causa de uma pneumonia e permaneceu na unidade desde então. Ele lidava com as sequelas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), sofrido em 2017.

De acordo com a coluna Fábia Oliveira, do site Metrópoles, na quinta-feira, 24 de julho, fontes da unidade de saúde teriam revelado que o estado de saúde do músico teria piorado nos últimos dias. Órgãos como rim, fígado e pâncreas estariam perdendo a funcionalidade, e o coração também apresenta sinais de comprometimento.

No começo desta semana, circularam rumores de que o artista já havia falecido, mas a esposa e filha do sambista, Babi e Flora Cruz, negaram com veemência as informações e demonstraram indignação com a repercussão.

Saúde

 O cantor Arlindo Cruz foi internado no mês de março de 2017, depois de passar mal em casa, e após a realização de alguns exames foi apontado que ele havia sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. 

Ele passou quase um ano e meio internado e após a alta médica passou a receber cuidados em casa com o serviço de home care, e foi acompanhado por profissionais. 


Depois de idas e vindas no hospital, em 2024 o artista foi internado pelo menos duas vezes em menos de três meses, em uma delas ele precisou passar por um procedimento odontológico, e na outra, ele estava com uma bradicardia, quando os batimentos cardíacos mais lentos do que o esperado.


Já em abril desde ano, ele deu entrada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e de acordo com a equipe do artista, ele havia sido diagnosticado com um quadro de pneumonia - no entanto, estaria clinicamente estável.

Fonte: BNEWS - 08/08/2025

Bahia: Polícia caça chefes de facção envolvida em mortes em megaoperação em Barra do Choça


                            foto:reprodução/Ascom-PCBA


A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (8), uma operação contra uma facção criminosa envolvida em diversos homicídios na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. Serão cumpridos 30 mandados judiciais contra os integrantes do grupo criminoso. 

Dentre os mandados, estão líderes da organização, incluindo um integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

Coordenada pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), a Operação Rede Oculta mobiliza 100 policiais civis, distribuídos em 20 equipes. A ação segue em andamento.


fONTE: BNEWS - 08/08/2025

No Alvorada: Presidente do PSD ignora presidenciável do partido em almoço com Lula


                                                             Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
                                                 


O presidente Lula recebeu o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e outros caciques do partido para um almoço na quinta-feira (7/8) no Palácio da Alvorada, residência oficial do petista.

No encontro, segundo relatos, Kassab fez questão de deixar claro a Lula que o PSD tem pré-candidato à Presidência da República em 2026, quando Lula pretende disputar a reeleição.

O manda-chuva do PSD fez questão de citar que o governador do Paraná, Ratinho Júnior é o presidenciável da sigla. Kassab ignorou, porém, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Recém-filiado ao PSD após décadas no PSDB, Leite se coloca publicamente como opção ao Planalto em 2026. Nos últimos meses, tem feito questão de se posicionar sobre temas nacionais.

Kassab, pelo visto, não leva a sério ou não vê como possível a candidatura do governador gaúcho à Presidência da República no próximo ano, quando Leite não pode mais tentar reeleição.

Embora queira o apoio do PSD, Lula, segundo relatos, disse que entendia a posição de Kassab. O petista afirmou que todos os partidos têm direito de apresentar nomes para a corrida presidencial.

Além de Kassab e Lula, participaram do almoço os três ministros do governo que são filiados ao PSD (André de Paula, Alexandre Silveira e Carlos Fávaro) e os líderes da sigla no Congresso.

À frente da articulação política do governo, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também compareceram.

Fonte: IGOR GADELHA/METRÓPOLES - 08/08/2025

Amazônia: Desmatamento registra segunda menor taxa da série histórica em 12 anos


                             foto:reprodução


De agosto de 2024 a julho de 2025, as áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia atingiram 4.495 km², o segundo menor nível da série histórica do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso representa aumento de 4% em relação ao ciclo anterior, de agosto de 2023 a julho de 2024, quando foram identificados 4.321 km² sob alerta de desmatamento no bioma. A alta teve forte influência dos incêndios ocorridos na região no segundo semestre do ano passado.

Na comparação às áreas sob alerta de desmatamento por corte raso, sem o uso do fogo, a queda foi de 8% em relação ao ciclo anterior, atingido o menor patamar de toda a série histórica do Deter.

O resultado do Deter é um indicativo de tendência da taxa anual de desmatamento, medida no mesmo período pelo Prodes, outro sistema do Inpe.

Os números foram divulgados pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Inpe nesta quinta-feira (7/8) em Brasília (DF).

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reiterou que os incêndios em florestas úmidas, que anteriormente tinham pouca influência sobre o desmatamento, são intensificados pela mudança do clima em todo o mundo. Um estudo do World Resources Institute (WRI) constatou que eles foram responsáveis por quase metade da perda de floresta tropical primária no planeta em 2024.

A ministra ressaltou que o governo federal, em parceria com estados, municípios, cientistas e sociedade, tem empenhado esforços para implementar uma série de ações que tornam o país mais resiliente ao fogo.

Graças a esse conjunto de medidas e a condições climáticas menos severas observadas neste ano, no primeiro semestre houve queda de 65,8% nas áreas queimadas no país, de acordo com informações do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e de 46,4% no número de focos de calor no território nacional em comparação ao primeiro semestre do ano passado, conforme o Inpe.

“Dentro da margem, podemos dizer que o desmatamento na Amazônia está estabilizado, mas nosso compromisso é o desmatamento zero até 2030”, afirmou.

Marina Silva pontuou ainda que a proteção da floresta, além de ações de monitoramento e fiscalização e de incentivos regulatórios e econômicos, depende da transição energética a nível global. “Até podemos zerar o desmatamento, mas se continuarmos com a emissão de CO2, a floresta vai perecer do mesmo jeito”, disse.

Entre os estados que concentram a maior área sob alerta de desmatamento na Amazônia de agosto de 2024 a julho de 2025, Rondônia registrou queda de 35%, e Pará, de 21%. Por outro lado, foi identificado aumento de 74% em Mato Grosso e de 3% no Amazonas, impulsionados pelos incêndios.

Cerrado e Pantanal

Os dados apontam redução de 20,8% nos alertas de desmatamento no Cerrado para o período em relação ao ciclo anterior. Dessa forma, o total de áreas comprometidas caiu de 7.014 km² para 5.555 km².

Entre os estados que historicamente concentram a maior área com desmatamento no Cerrado, Maranhão e Minas Gerais registraram diminuição de 34%. Em seguida, vieram Tocantins (-29%), Mato Grosso (-19%) e Bahia (-7%). Apenas no Piauí houve aumento, de 33%.

No Pantanal, as áreas sob alerta de desmatamento caíram 72% de agosto de 2024 a julho de 2025 em comparação ao ciclo passado. A área comprometida foi de 1.148 km² para 319 km².

Já as cicatrizes de queimadas recuaram 9% nos últimos 12 meses, segundo estimativa do Inpe, e as áreas comprometidas passaram de 17.646 km² para 16.125 km².

O secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, destacou o resultado mesmo com o registro do “pior cenário climático da história do Pantanal medido pela ciência”. “Graças à implementação da sala de situação, coordenando 10 ministérios, e a uma ação extremamente intensiva, conseguimos evitar que o dado desse período fosse muito maior do que o anterior, em que as condições climáticas também não foram favoráveis, mas foram muito menos adversas que neste período”, ponderou.

Fiscalização

Nos últimos 12 meses, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou 9.540 ações fiscalizatórias na Amazônia, que resultaram em mais de 3,9 mil autos de infração, totalizando R$ 2,4 bilhões em multas. Também foram expedidos 3.111 termos de embargo, com 5.096,8 km² de área embargada, 2.124 apreensões e 873 equipamentos destruídos.

No Cerrado, as ações geraram 831 autos de infração, que resultaram em R$ 607 milhões em multas. Foram emitidos 466 embargos, 434 apreensões e 71 equipamentos destruídos.

“Estamos promovendo uma ação muito forte para evitar as prescrições das multas e fazer com que, de fato, a impunidade não aconteça”, reiterou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Já a diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Iara Vasco, apresentou as ações implementadas para ampliar a proteção ambiental nas unidades de conservação (UCs) federais geridas pelo órgão. Ao todo, foram executadas 895 ações, com 2.711 autos de infração lavrados. Desse total, 267 ações ocorreram na Amazônia, com 1.055 autos de infração.

Iara ressaltou os esforços do governo federal para equipar as instituições públicas, como a realização de concursos. “Isso permitiu que tivéssemos um maior controle sobre o desmatamento das unidades de conservação”, concluiu.

O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, apontou o conjunto de medidas implementadas pelo governo federal e ressaltou os Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDs). “Pela primeira vez, na gestão federal, temos planos para a prevenção e controle do desmatamento e incêndios em todos os biomas brasileiros”, ressaltou.

O coordenador-geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade do MCTI, Marcio Cruz, salientou a importância do monitoramento dos dados para que “as políticas públicas sejam baseadas em evidência”.

Também participou da coletiva o coordenador do Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros (BiomasBR) do Inpe, Claudio Almeida.

Alertas de desmatamento

O Prodes utiliza imagens de satélites mais precisas que possibilitam a elaboração da taxa anual de desmatamento, enquanto o sistema Deter emite alertas diários de tendências de alteração da cobertura vegetal na Amazônia, no Cerrado e Pantanal.

O instrumento é fundamental para apoiar a fiscalização e o controle do desmatamento e da degradação florestal, realizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos ambientais.

Combate ao desmatamento e incêndios

Confira as principais ações implementadas pelo governo federal para prevenir e combater o desmatamento e os incêndios:

Aprovação de R$ 850 milhões do Fundo Amazônia para fortalecer ações de fiscalização ambiental para o controle do desmatamento ilegal na Amazônia;

Aprovação do Programa União com Municípios, que prevê investimento total de R$ 785 milhões para promover o desenvolvimento sustentável em um grupo formado por 81 municípios na Amazônia. Desse montante, 70 já aderiram à ação;

Contratação do maior contingente de brigadistas federais da história, formado por 4.385 profissionais – 2.600 do Ibama e 1.785 do ICMBio, um aumento de 26% em relação ao ano de 2024;

A infraestrutura para 2025 inclui sete novos helicópteros para uso do Ibama em ações de enfrentamento aos incêndios e desmatamento. A renovação da frota aumenta em 75% a capacidade de transporte de agentes e brigadistas, em 40% a quantidade de horas de voo por ano e em 133% a capacidade de lançamento de água;

Desde 2023, o Fundo Amazônia aprovou R$ 405 milhões para apoiar os Corpos de Bombeiros dos nove estados da Amazônia Legal na prevenção e combate a incêndios florestais. Destes, já foram contratados 370 milhões. São projetos no valor de R$ 45 milhões cada para Roraima, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins e de aproximadamente R$ 21 milhões e R$ 34 milhões para Acre e Rondônia, respectivamente;

Implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei 14.944/24), sancionada pelo presidente Lula em julho de 2024, que estabelece a coordenação entre governo federal, estados, municípios, setor privado e sociedade civil para que o fogo seja empregado de forma controlada e consciente, com o objetivo de prevenir e combater incêndios, conservar ecossistemas e respeitar práticas tradicionais;

Pela primeira vez, o Fundo Amazônia apoiará também ações de prevenção e combate a incêndios em estados fora da Amazônia, como no Cerrado e Pantanal. Em julho, foram aprovados R$ 150 milhões para os Corpos de Bombeiros Militares e brigadas florestais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí e Distrito Federal. O projeto, de autoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi apresentado por meio de um trabalho interministerial;

Sanção da Lei 15.143/2025, que amplia a capacidade de respostas aos incêndios florestais, permite a transferência de recursos diretamente do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para estados e municípios e garante mais agilidade na contratação de brigadistas, reduzindo o intervalo da sua recontratação para três meses. A lei permite ainda o uso de aeronaves estrangeiras em emergências ambientais;

Anúncio dos Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDs), pela primeira vez, para todos os biomas brasileiros, com estratégias específicas para a preservação ambiental em diferentes eixos até 2027;

Desde janeiro de 2025, o MMA realizou quatro reuniões com especialistas de órgãos públicos e universidades para avaliar a situação climática e previsões futuras, além de seu impacto sobre a ocorrência de grandes incêndios florestais de comportamento extremo;

Publicação de edital que prevê recursos no valor de R$ 32 milhões do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) em conjunto com o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) para apoio a municípios prioritários na Amazônia e Pantanal na implementação de Planos Operativos de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (junho de 2025);

Retomada da Sala de Situação Interministerial sobre Incêndios do governo federal, integrada por 10 ministérios e outros seis órgãos federais (maio e junho de 2025). O grupo se reúne de forma periódica para monitorar a evolução do quadro climático e sua repercussão sobre o risco de incêndios, bem como para apoios mútuos em ações de prevenção e combate;

Conclusão do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios do Bioma Pantanal para a temporada deste ano, elaborado conjuntamente entre o governo federal e os estados que abrigam o bioma (maio de 2025). O plano para os nove estados da Amazônia Legal está em fase final de formulação;

Veiculação de campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais criminosos na Amazônia Legal voltada ao Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima, estados que mais sofreram com os incêndios no último ano (abril de maio de 2025);

Publicação de portaria pelo MMA (nº1.327/2025) declarando emergência por risco de incêndios (março de 2025): aponta áreas vulneráveis a incêndios em todo o país e os períodos de maior risco para viabilizar a contratação emergencial de brigadistas federais e a atuação de estados e municípios;

Decreto n° 12.189, assinado pelo presidente Lula, que aumenta as punições por incêndios florestais no país.


Fonte:REVISTA FÓRUM -08/08/2025

Neoenergia é alvo de denúncia ao cobrar menos da Tim e de outras gigantes por uso de postes


                                  

Denúncia contra a Neoenergia foi apresentada pela Anatel ao Cade. Levantamento mostra que operadoras menores pagam mais para usar postes -  foto:reprodução



A Neoenergia Distribuição Brasília S.A. foi alvo de uma denúncia protocolada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por cobrar preços diferentes de operadoras de telefonia pelo uso compartilhado de postes de energia.

De acordo com o relatório da Anatel, a Neoenergia cobra bem mais de pequenos provedores, enquanto grandes operadoras, como a Tim e a Telefônica, contam com condições mais vantajosas.


“Apenas três prestadoras de telecomunicações possuem preços inferiores a R$ 10; dezessete pagam mais de R$ 10,00 e menos de R$ 12,00; a maioria (cem operadoras) encontra-se na faixa de preço entre R$ 12,01 e R$ 14,00 ; vinte e oito pagam o intervalo compreendido entre R$ 14,00 e R$ 16,00 e apenas duas ultrapassam R$ 16,00 por ponto de fixação”, apontou o relatório.

Para a Anatel, a prática pode restringir a competição ao inviabilizar economicamente a atuação de empresas menores no Distrito Federal. No processo protocolado no Cade, a agência reguladora fala na constatação de “indícios de infração à ordem econômica, caracterizada por condutas discriminatórias na fixação de preços para o compartilhamento de postes utilizados por prestadoras de serviços de telecomunicações”.

Outro ponto destacado pelos documentos é que a variação dos preços cobrados pela Neoenergia não se justifica por critérios econômicos objetivos. Não foi encontrada uma correlação entre o número de pontos contratados e o preço unitário por ponto, por exemplo.

Por meio de nota, a Neoenergia informou que “o compartilhamento dos postes com as empresas de telecom ocorre por meio de contrato e 60% do valor pago à distribuidora é revertido para reduzir a tarifa de energia dos consumidores, conforme regra da Aneel”.

“Das 165 empresas que possuem contrato regular com a Neoenergia, apenas três possuem valores diferentes justamente por decisões excepcionais com participação da própria Anatel”, destaca o texto.

Na nota, a Neoenergia também reforça que “está segura de sua conduta isonômica e esclarecerá os fatos de forma transparente, caso seja solicitada sua manifestação, o que não ocorreu até o momento”.

“A distribuidora ressalta, ainda, a importância da atuação, por parte das autoridades competentes, em relação às mais de 100 empresas clandestinas e outras que instalam cabos de forma desordenada, colocando em risco à segurança da população.”

Fonte: /Metrópoles - 08/08/2025

Economia: Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha após cinco anos

 

                         Magda Chambriard (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)


247 – A Petrobras comunicou, na noite de quinta-feira (7), que seu conselho de administração aprovou o retorno da companhia ao setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha. A informação foi publicada em matéria do Valor Econômico nesta sexta-feira (8), com base em fato relevante arquivado pela estatal na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A iniciativa marca a reversão de uma decisão tomada há cinco anos, quando a Petrobras vendeu a Liquigás, sua então subsidiária no setor, para dois grupos concorrentes como parte do processo de desinvestimentos da era liberal privatizante. Agora, a empresa afirma que incluirá essa retomada no seu plano estratégico, com o objetivo de “atuar na distribuição de GLP, integrar com demais negócios no Brasil e no mundo e oferecer soluções de baixo carbono para seus clientes”.

O retorno à distribuição do gás de cozinha vinha sendo defendido há meses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem reiterado a necessidade de a Petrobras se reconectar com sua função social e estratégica no abastecimento nacional. Lula já havia criticado, em diversas ocasiões, a saída da estatal do setor, sobretudo pelo impacto sobre os preços para as famílias mais pobres.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre como se dará a volta da Petrobras ao mercado de GLP. No entanto, a estatal tem liberdade para retomar essa atividade, ao contrário do setor de distribuição de combustíveis líquidos como gasolina e diesel. Neste caso, há um impedimento contratual que vigora até 2029, em função da privatização da BR Distribuidora, atual Vibra.

Com a retomada do controle sobre parte da cadeia de distribuição de GLP, a Petrobras poderá contribuir para maior estabilidade dos preços e melhor estrutura de logística no setor. A medida também representa um marco simbólico no processo de reconstrução do papel da empresa como indutora do desenvolvimento nacional.

A decisão é estratégica para reforçar a presença da estatal em áreas essenciais para a população e alinha-se à visão do atual governo de reposicionar a Petrobras como empresa de energia integ80/8/rada, capaz de equilibrar lucro com responsabilidade social e ambiental.

Fonte:BRASIL 247 - 08/08/2025

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Bahia: Motociclista de Niterói sofre acidente na BA-120, entre Serra Preta e Riachão do Jacuípe



                                      foto: Calila Notícias/reprodução


Um motociclista natural de Niterói, no Rio de Janeiro, sofreu um acidente na tarde desta quinta-feira (7) na BA-120, trecho que liga os municípios de Serra Preta e Riachão do Jacuípe.

De acordo com informações preliminares, a equipe de socorro da Brigada Voluntaria Anjos Jacuipenses foi acionada por volta das 12h50 para atender a uma ocorrência nas proximidades do povoado Descanso, zona rural de Serra Preta. O homem, identificado como Samuel Pereira da Silva Filho, 51 anos, pilotava uma motocicleta quando tentou desviar de um animal que cruzava a pista, vindo a perder o controle do veículo e sofrer uma queda.

A equipe de resgate prestou os primeiros socorros no local e encaminhou o motociclista à emergência do Hospital Municipal Fusas, em Riachão do Jacuípe. Segundo Lucival Souza comandante da Brigada, a vítima apresenta suspeita de fraturas na região pélvica e no fêmur, além de escoriações pelo corpo. No hospital após exames de imagem confirmou fratura na região pélvica (bacia).

O mesmo foi socorrido e levado para a unidade de saúde, consciente e orientado, e disse que gosta de viver a aventura sobre duas rodas pelo Brasil e que seguia pela região por acatar sugestão do GPS. Disse que esta região da Bahia fica marcada pela primeira queda sofrida.

O caso reacende a preocupação com a presença de animais soltos em vias públicas, especialmente em rodovias estaduais com tráfego frequente, como é o caso da BA-120. Situações como essa têm sido motivo de constantes reclamações de moradores e motoristas da região, devido ao risco iminente de acidentes.

A Polícia Rodoviária Estadual deve apurar as circunstâncias do acidente. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do motociclista até o momento.


Fonte: Calila Notícias 07/08/2025