• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de setembro de 2023

Crisópolis: Cinco homens morrem durante confronto com a PM


                      PM apreende armas, drogas e munições com suspeitos de tráfico . Crédito: Divulgação/PMBA

Cinco homens foram mortos a tiros durante ação policial na madrugada deste sábado (23), na cidade de Crisópolis, a 210 km de Salvador. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram atingidos durante confronto com os agentes. Metralhadora, munições e drogas foram apreendidas.

Conforme comunicado enviado ao CORREIO, a ação foi iniciada após a corporação receber informações de que homens estariam comercializando drogas na Rua Maria Eunice. Ao se aproximar, os policiais foram recebidos com disparos de arma de foro, dando início ao confronto. Após a troca de tiros, um homem foi encontrado ferido e levado para o Hospital Municipal de Crisópolis, onde morreu. Com ele os policiais encontraram uma submetralhadora 9 mm, 14 munições de 9 mm, 150 gramas e 14 pinos de cocaína, uma porção de maconha, duas balanças de precisão e R$ 14,00 em espécie, diz a nota.

Segundo a PM, ao dar continuidade às buscas na região, um segundo confronto teria ocorrido. Na ocasião, outros quatro suspeitos foram atingidos e socorridos ao hospital, mas não resistiram aos ferimentos. "Com eles foram encontrados uma espingarda calibre 12 com duas munições deflagradas e duas intactas, dois revólveres calibre 38 com quatro munições intactas e seis deflagradas, um revólver calibre 32 com seis munições deflagradas e uma intacta, 17 porções de maconha, uma porção de cocaína, uma porção de crack, duas balanças de precisão, um relógio de pulso, uma corrente, diversos pinos para acondicionamento de drogas e R$ 79,00 em espécie", afirma a PM.

As mortes em Crisópolis ocorrem um dia após outros cinco suspeitos de integrar facções criminosas serem mortos em Salvador e um em Feira de Santana. Somente em setembro, pelo menos 45 suspeitos foram mortos durante confrontos com a polícia, além do policial federal Lucas Caribé.


Fonte: Correio da Bahia - 23/09/2023

BH: Marido não reconheceu corpo de Walewska e não compareceu ao enterro

                                         A ex- jogadora estava com 43 anos - foto:reprodução

O corpo da ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira foi velado e enterrado neste sábado (23/9), em Belo Horizonte. A atleta, de 43 anos, morreu depois de cair do 17º andar do prédio em que morava com o marido, em Cerqueira César, bairro nobre da região central da capital paulista.

Segundo o UOL, Ricardo Mendes, marido de Walewska, não fez o processo de reconhecimento do corpo da esposa. Além disso, ainda de acordo com o site, ele deixou as roupas da atleta na portaria do prédio para que a funerária recolhesse e fizesse a preparação para o velório.

Walewska Oliveira mandou mensagem para o marido pouco antes de morrer

Segundo o boletim de ocorrência, ao qual a coluna teve acesso, Ricardo Alexandre Mendes, marido de Walewska, contou que recebeu uma mensagem da esposa minutos antes da morte. No texto, ela falou sobre o relacionamento dos dois e a decisão dele de se separar.

Ainda no B.O., foi registrado que Ricardo, com quem Walewska era casada há 20 anos, revelou que vinha enfrentando uma crise no relacionamento. Segundo ele, a relação “foi se desgastando por diversos problemas; por ela ser compulsiva por compra e ter dilapidado boa parte do dinheiro que eles conseguiram durante os anos de casados”.

Além disso, segundo o que consta no boletim, “há cerca de três anos, enquanto ela jogava vôlei em Uberlândia, durante uma conversa, a jogadora insinuou praticar ato contra a própria vida, fato que fez Ricardo ir até a cidade e ter uma conversa com os pais dela, expondo todo o problema que estava acontecendo”.

Polícia detalha o que encontrou no local da morte de Walewska Oliveira

Segundo o boletim de ocorrência, ao qual a coluna teve acesso, quando os policiais chegaram ao local, foram recebidos pela gestora do condomínio. A mulher informou que Walewska “tinha se jogado do 17º andar (área de lazer), caindo na sacada de apartamento do primeiro andar”.

Ainda de acordo com o registro, ao chegarem à área de lazer do prédio, os policiais encontraram sobre uma mesa uma “garrafa de vinho com uma taça, ambas com vinho pela metade”. Havia também um celular e uma pasta com uma folha sulfite, “onde foi feita uma carta que seria da vítima, aparentemente de despedida”.

No B.O. foi registrado que uma auxiliar de limpeza do condomínio afirmou ter visto Walewska Oliveira sentada na área de lazer bebendo uma taça de vinho. As duas teriam chegado a conversar rapidamente. Segundo a profissional, a atleta “não chorava e falava normalmente”.

Registrado como “morte suspeita”, o caso está aos cuidados do 78º Distrito Policial de São Paulo, nos Jardins.

Walewska Oliveira era campeã olímpica

Mineira de Belo Horizonte, Walewska nasceu em 1º de outubro de 1979 e começou bem cedo a carreira profissional no vôlei. Em 1995, já era titular como meio-de-rede no Minas, onde ficou até 1998.

A atleta era conhecida pelas companheiras como amiga de sorriso fácil. “A Wal era puro sorriso, alegria, respeitava as pessoas. Só trazer esse testemunho de quem era a Walewska fora das quadras. Dentro, todo mundo percebia a postura de uma atleta exemplar e respeitada por todos”, afirmou Fabi, ex-companheira de Walewska na Seleção.

Antes dos 20 anos, já havia sido convocada para a Seleção Brasileira sob o comando de Bernardinho. Foi uma espécie de ligação entre uma geração mais antiga, com Márcia Fu e Ana Paula, e outra mais nova, com Tainara, por exemplo.

Com o Brasil, conquistou o ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, e bronze nos Jogos de Sydney, em 2000. Ainda ajudou a Seleção a conquistar três títulos no Grand Prix (2004, 2006 e 2008), um na Copa dos Campeões (2013) e um nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999.

BH: Velório da ex-jogadora Walewska é fechado para parentes e amigos


                                              
                                                  (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Walewska Oliveira está sendo velada e será sepultada neste sábado (23/9), em Belo Horizonte, cidade onde nasceu, em cerimônia fechada para parentes e amigos. A campeã olímpica morreu na última quinta-feira (21), aos 43 anos, após cair do 17º andar do prédio em que vivia, na Bela Vista, em São Paulo.

Rafael Alves, jornalista e amigo da família, explicou que a escolha se deu em razão do luto. Segundo ele, não é o melhor momento para exposição, portanto, a decisão foi por preservar o momento íntimo. Mas, agradeceu a todos os fãs e imprensa pelo carinho. “É um momento de luto e muita dor”, declarou.

Com esquema de segurança reforçado, mais de 100 pessoas marcaram presença na despedida da atleta, entre elas amigos e companheiros de vôlei: Fabi e Sheilla, bicampeãs olímpicas; Fofão, três vezes medalhista olímpica; Suellen, do Praia Clube; Maurício e Anderson, ex-Seleção Brasileira; Samuel, medalhista olímpico, e Gustavo, do Minas.

Renatinha, Ju e Lira, jogadoras que começaram a carreira junto com a campeã olímpica, também compareceram ao velório. Iara Ribas, primeira treinadora de Wal, também esteve presente.

 

O último adeus à campeã olímpica também conta com uma série de homenagens da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), da Confederação Sul-Americana de Vôlei, do Comitê Olímpico do Brasil e de outros clubes, como Minas e Praia Club.

Num momento de dor, Rafael Alves relembrou momentos com Walewska e falou com carinho sobre a amiga campeã olímpica. “A palavra que define a Walewska é garra”, declarou.

 

“Além de amigo, sou um aficcionado pelo vôlei brasileiro, principalmente o feminino, e tinha outras amigas jogadoras. Sempre falamos sobre a rivalidade entre Brasil e Cuba, com a gente sempre em terceiro lugar. A Waleswka foi a pessoa que me deu a oportunidade de sentir o sabor do ouro, porque assim que ela chegou das Olímpiadas eu dei uma mordida na medalha de ouro e soube o gosto do pódio, da conquista maior. Ela trouxe uma medalha, junto com toda a equipe que foi para Sidney, mas da qual ela foi uma grande liderança.”

 

Apesar das boas lembranças, o jornalista e amigo da família comentou a possibilidade de a amiga vir se sentindo pressionada. “As redes sociais geram uma necessidade de performance que ultimamente têm gerado bournouts e problemas em várias pessoas, não só nela, mas em várias pessoas. Talvez sim, a quantidade de demanda pode ter gerado uma grande pressão e essa necessidade de performance.”

O que aconteceu

UOL teve acesso nessa sexta-feira (22) ao boletim de ocorrência da morte de Walewska. O documento diz que, de acordo com a gestora do prédio, a campeã olímpica de vôlei caiu do 17º andar na região do bairro Jardins, em São Paulo.

 

Ainda segundo o boletim de ocorrência, uma carta de despedida foi encontrada dentro de uma pasta sobre a mesa em que Walewska estava. Uma garrafa de vinho, uma taça e um celular também foram encontrados. O local é uma área de lazer do edifício.

 

Uma unidade de resgate tentou reanimar a ex-jogadora, mas foi declarada a morte no local.

Carreira de Walewska

Wal, como era conhecida, faturou o ouro olímpico em Pequim-2008. Antes, ela fez parte do elenco brasileiro que foi bronze em Sydney-2000.

 

Em clubes brasileiros, a central se destacou por Rexona/Ades, Vôlei Amil e Dentil Praia Clube. No exterior, atuou por Sirio Perugia (Itália), Grupo 2002 Murcia (Espanha) e VC Zarechie Odintsovo (Rússia).

 

A brasileira se aposentou das quadras no ano passado e, nos últimos tempos, apostava em lançamento de produtos envolvendo liderança e alta performance.

Fonte:Noataque/reprodução - 23/04/2023




Delação de Cid: Almirante Garnier “some” e perde apoio até mesmo dentro da Marinha


                                         O Almirante e o então presidente -  foto:Isac Nóbrega/PR

O almirante Almir Garnier submergiu e se isolou depois que veio a público parte do depoimento do tenente-coronel Mauro Cid. O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) teria sido testemunha de um planejamento de golpe de Estado do ex-presidente, que teve o apoio somente da Marinha dentre as Forças Armadas.

Ex-colegas de Garnier, consultados pelo blog, disseram que ele não responde às mensagens e não atende ligações. Ele também deixou o Twitter, onde geralmente curtia tweets de conotação golpista. Oficialmente, o militar diz que só vai se manifestar “nos autos”.

O alto comando da Marinha também não parece se compadecer com a situação do almirante e ex-comandante da Força. Isolado, Garnier deve ser chamado para interrogatório na Polícia Federal e na CPMI do 8 de Janeiro, que já pediu a quebra de sigilos do militar.

A relação entre Garnier e outros almirantes já não era boa, segundo ex-colegas. Ele é visto como “próximo demais” a Jair Bolsonaro, sendo considerado um “mau militar”.

Fonte:Blog do Noblat/reprodução 23/09/2023

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Rio: União pagará R$ 2 mi a família de músico morto em ação do Exército


                                            foto: Álbum de família

Advocacia Geral da União (AGU) fechou um acordo com a família do músico Evaldo Rosa dos Santos, morto em 2019 em ação de militares Exército Brasileiro. O acordo selado nesta sexta-feira (22/9) vai garantir uma indenização de R$ 2 milhões ao filho, viúva, pai e irmãos do artista.

Além da indenização, a viúva e o filho receberão da União um pagamento mensal de um salário mínimo e meio para cada.                              

Evaldo foi morto baleado no Rio de Janeiro, após militares fuzilarem o carro onde estava a família do músico. O catador Luciano Macedo tentou socorrer Evaldo e também acabou morto baleado pelos militares. Ele morreu dias depois no hospital.

A análise preliminar constatou que os militares haviam descarregado 80 tiros durante a ação. No entanto, depois ficou provado que 257 tiros foram disparados e 62 deles atingiram o veículo do músico e sua família.

O carro de Evaldo carregava cinco pessoas que estavam a caminho de um chá de bebê. Além de Evaldo, que dirigia o veículo, estavam a bordo a sua esposa, o filho de 7 anos, o sogro de Evaldo (padrasto da esposa) e outra mulher.

Em 2021, oito militares do Exército foram condenados pela morte de Evaldo e Luciano. Eles respondem em liberdade, até que os recursos sejam esgotados. A versão dada em depoimento, é que eles dispararam os 257 tiros em legítima defesa e que perseguiam bandidos.

Após o fechamento do acordo nesta sexta, todos os processos relativos ao caso na Justiça já foram encerrados de forma consensual.

Fonte:Metrópoles - 22/09/2023

ES: Preso pelo 8/1 é detido novamente após xingar ministros do STF

                                       foto:reprodução/instagram

O empresário Marcos Soares Moreira, de 40 anos, foi preso nesta sexta-feira (22/9), no Espírito Santo, depois de chamar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de “bandidos”. Ele tinha sido detido anteriormente por envolvimento nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, em Brasília.

Marcos Moreira ficou preso até maio e indiciado por crimes menor potencial, tendo que obedecer apenas algumas medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. O empresário ficou proibido de usar as redes sociais e realizar encontros com demais investigados, além de usar tornozeleira eletrônica.

Apesar das determinações, Marcos Moreira compartilhou um vídeo nas redes sociais em que ataca os ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber, presidente do STF.

“Me prendam novamente. Não estou com medo. Para mim, é indiferente estar aqui ou lá dentro. Mas eu jamais vou me curvar a vocês, bandidos, que têm o poder da caneta nas mãos, porém são bandidos. Alexandre de Moraes, Rosa Weber, todos vocês aí, são bandidos, vagabundos. Não vou me curvar a vocês”, afirmou o empresário.

Com a publicação do vídeo, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão de Marcos Moreira e argumentou que o empresário teria demonstrado desprezo pela Justiça.

“Mesmo ciente dessa proibição [de uso das redes sociais] e demonstrando total desprezo pela Justiça, o denunciado publicou dois vídeos na rede social TikTok, nos quais ataca esta corte e profere diversas ofensas à honra dos ministros que a integram”, destacou o ministro na sua decisão.

Alexandre de Moraes reforça ainda que “a possibilidade de restabelecimento da ordem de prisão foi expressamente consignada na decisão que substituiu a custódia por medidas cautelares diversas”.

Fonte: Metrópoles - 22/09/2023


Delação de Cid: Ex-comandante do Exército teria ameaçado Bolsonaro de prisão


                           Bolsonaro e Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército. Estevam Costa/PR

Principal alvo da pressão de bolsonaristas radicais, o general Marco Antônio Freire Gomes, então comandante do Exército, teria ameaçado dar voz de prisão a Jair Bolsonaro (PL) na reunião em que o ex-presidente buscou apoio da cúpula das Forças Armadas para dar um golpe de Estado e prender opositores e o atual presidente, Lula, vencedor nas urnas.

A informação teria sido revelada na delação premiada do tenente coronel Mauro Cid, que afirma que o almirante Almir Garnier, da Marinha, teria sido o único entre os comandantes das três Forças a colocar as tropas à disposição do golpe de Bolsonaro - o brigadeiro Carlos Batista, da Aeronáutica, teria ficado calado.

A reação de Freire Gomes teria ocorrido no dia 24 de novembro quando, em reunião fora da agenda no Palácio do Planalto, Bolsonaro perguntou aos comandantes das três forças se estariam fechados com ele para contestar o resultado das urnas.

Garnier teria aderido prontamente. Já Freire Gomes afirmou que não compactuava com o plano e foi além: “Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”.

Segundo reportagem de Maria Cristina Fernandes, no Valor, o general tinha conhecimento de que não havia condições para o golpe dentro do Exército. Ele sabia que os comandantes do Sul (Fernando Soares), do Sudeste (Thomaz Paiva), do Leste (André Novaes) e do Nordeste (Richard Nunes) não apoiariam quaisquer aventuras golpistas de Bolsonaro.

Além disso, Freire Gomes estaria ciente de que um golpe dado por Bolsonaro não teria apoio dos Estados Unidos de Joe Biden, tanto de militares, quando de civis. Seis comitivas estadunidenses já teriam vindo ao Brasil em 2022 para dar esse recado a Bolsonaro e às Forças Armadas.

Favores a Bolsonaro

Na delação, Cid ainda teria revelado que Garnier aderiu ao golpe por dever favores a Bolsonaro. Ele foi alçado ao comando da Marinha pelo ex-presidente sem ter comandado nenhuma das esquadras da força - uma pré-condição para se chegar ao topo da carreira.

Garnier também teve a esposa Selma Foligne Crespio de Pinho contratada pelo governo de Jair Bolsonaro na Secretaria-Geral da Presidência poucos meses depois de se aposentar da Marinha, em abril de 2019. 

Filho do casal, o advogado Almir Garnier Santos Junior foi contratado pela Engepron em 29 de julho de 2019, no segundo semestre do governo de Jair Bolsonaro, seis meses depois do pai ser alçado ao segundo posto de comando do Ministério da Defesa.

Segundo a reportagem do Valor, um mês após a reunião, um amigo encontrou Garnier numa sala da Marinha "à paisana, com a barba por fazer, indisposto a participar da cerimônia de transmissão do cargo".

De fato, o então comandante da Aeronáutica foi o único a não passar o bastão para seu sucessor, o almirante Marcos Olsen, no governo Lula.

Caso seja confirmada a delação de Cid, Garnier - que estaria com problemas de saúde - pode responder por ao menos dois crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Na Justiça militar, o almirante pode perder a patente. E mesmo que venha a ser deposto do quadro de oficiais, seu salário será pago na conta da esposa.

Pressão sobre Freire Gomes

Sócio de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Braz Global Holding, empresa criada em maio do ano passado em Arlington, no Texas, Paulo Generoso antecipou pela rede X (antigo Twitter) o encontro entre Bolsonaro e a cúpula das Forças Armadas, revelado em delação premiada pelo tenente coronel Mauro Cid.

Em sequência de tuites publicado no dia 20 de dezembro de 2022, Generoso confirma que "em reunião esta semana com o alto comando das Forças Armadas, Bolsonaro pediu apoio para barrar o avanço do judiciário sobre os outros poderes e pediu para que a posse de Lula fosse adiada por 6 meses, até que equipe de juristas fizesse uma investigação sobre favorecimento à (SIC) Lula".

Em seguida, o sócio de Eduardo Bolsonaro faz menção a uma resistência do então comandante do Exército, o general Marco Antônio Freire Gomes, que vinha sendo pressionado pela horda bolsonarista a apoiar a tentativa de golpe.

"Freire Gomes foi contra [o apoio ao golpe de Bolsonaro] e disse que não valia a pena ter 20 anos de problemas por 20 dias de glória e falou que não apoiaria ou atenderia o chamado do presidente para moderar a situação mesmo após Bolsonaro apresentar vários indícios de parcialidade em favor de Lula pelo TSE e STF", escreveu Generoso.


Fonte: Revista Fórum/reprodução- 22/09/2023

Em 2022: CGU vê R$ 1,97 bi em auxílios inadequados pagos na gestão Bolsonaro e enviou resultados ao TSE

                                                 Hugo Barreto/Metrópoles

Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de controle interno do governo federal, fez uma auditoria em benefícios criados pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) no segundo semestre do ano passado e enviou os resultados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a apuração de possíveis crimes eleitorais.

Os relatórios indicam que o governo anterior pagou R$ 1,97 bilhão em auxílios criados para taxistas e caminhoneiros. Ao apresentar esses dados, o controlador-geral da União, Vinícius de Carvalho, lembrou que esses auxílios começaram a ser pagos em agosto de 2022, às vésperas das eleições de 2022.

“O que me parece claro é que houve, sim, um uso desses auxílios de maneira inadequada durante o período eleitoral. Seja pela concentração como do ponto de vista do completo descuido com o desenho do programa e com as pessoas que iam se inserir no programa”, afirmou o chefe da CGU.

Auxílio Brasil “turbinado”

Na investigação sobre a concessão de crédito consignado do Auxílio Brasil, a CGU averiguou que somente a Caixa Econômica Federal, responsável por 83% de todos os contratos de empréstimo celebrados, forneceu mais de R$ 7,5 bilhões em crédito para quase 3 milhões de famílias no período auditado.

Segundo a auditoria, 93% dos empréstimos consignados aconteceram em outubro de 2022, entre os dois turnos da eleição presidencial. Houve ainda irregularidades como empréstimos cujas prestações ficaram mais caras do que 40% do benefício, o máximo permitido por lei.

Juros altos demais

A CGU avaliou que houve ausência de informações sobre estudos, discussões e análises que tenham embasado a regulamentação dos empréstimos consignados. A principal consequência, diz o órgão, foi a aplicação de uma alta taxa de juros, que foi definida, sem justificativa identificada, a 3,5% ao mês, sendo que a média dessa taxa, em empréstimos consignados, é de 2,13% para o período.

Fonte: Metrópoles- 22/09/2023

Salvador: Seis mortos e tem 15 presos em operação para combater tráfico em Águas Claras


                                             Operação acontece em Águas Claras. Crédito: Marina Silva/CORREIO

A Operação Saigon, que acontece em Salvador e Feira nesta sexta-feira (17), prendeu 15 suspeitos e matou seis até o momento, segundo o balanço da Polícia Civil. A ação busca combater um grupo criminoso que atua na região de Águas Claras e tem envolvimento em mais de 30 homicídios, segundo a polícia. Uma das mortes aconteceu em um conjunto de apartamentos na Rua Presidente Médici, onde moradores afirmam ter acontecido 'uma execução' por parte de agentes da polícia.

A operação, conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também apreendeu armas, drogas e dinheiro.

Segundo a polícia, as seis pessoas que morreram resistiram à prisão. Feridos, chegaram a ser socorridos para o hospital, mas não sobreviveram. Entre os mortos está Eduardo dos Santos Cerqueira, mais conhecido como 'Firmino', que era acusado de ser uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro. Ele é apontado por ser o mandante de diversos homicídios ocorridos na localidade.

Outro investigado que foi morto é Gilmar Santos de Lima, mais conhecido como 'Capenga'. A polícia diz que ele tem uma extensa ficha criminal, respondendo por tráfico de drogas e homicídio, Capenga era o gerente do tráfico nas Casinhas.

Durante a operaço, a mãe de Capenga foi presa com drogas, a quantia de R$ 8 mil e a esposa estava com uma arma, informou ainda a polícia.

Todos os custodiados foram encaminhados para a sede do DHPP onde ficarão à disposição do Poder Judiciário. Um dos mandados de prisão foi cumprido no Sistema Prisional contra um homicida.

Todo material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A Operação Saigon, liderada pelo DHPP, também contou com o apoio da Superintendência Inteligência da SSP, Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), diversas unidades da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.


Fonte: Correio da Bahia -22/09/2023

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Delação de Cid: Reunião de Bolsonaro com militares também tinha políticos

 

                                                                  o então presidente e seu principal ajudante de ordens Mauro Cid- foto:reprodução 

Não foram apenas militares de alta patente das Forças Armadas que participaram de reunião com Bolsonarocomo relatou em delação o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, para discutir golpe de Estado após a eleição presidencial.

Nas reuniões (foram mais de uma) no Palácio da Alvorada, havia políticos com assento no Congresso Nacional de ao menos dois partidos. Do PL, sigla do ex-presidente, e do PTB. Parte deles se mostrou favorável a uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dirigentes de siglas aliadas foram determinantes para frear o ímpeto de ruptura democrática. Nem Valdemar da Costa Neto, do PL, nem Ciro Nogueira, do PP, então chefe da Casa Civil, mostraram-se favoráveis à intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que teria, como consequência, a prisão do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. Informações de Paulo Cappelli do site Metrópoles de hoje(21).

STF derruba o Marco Temporal indígena com placar de 9 a 2

 

                                             foto:reprodução/Vinícius Schmidt/Metrópoles


Com o voto da ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte derrubou o Marco Temporal das terras indígenas. O placar ficou em 9 a 2. Dessa forma, a tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito apenas às terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal, não valerá.

“Vamos ficar exclusivamente hoje com a questão do Marco Temporal”, explicou Rosa Weber. “Vamos estabelecer a tese com todos os ministros presentes em plenário, na próxima sessão, dia 27/9”, acrescentou.

Assim, a tese com as balizas a serem seguidas, como os quesitos de indenização, compensações por terra nua ou por benfeitorias, será discutida na sessão plenária da próxima semana. A sessão foi encerrada por volta das 18h.

Além de Weber, o ministro Luiz Fux acompanhou o ministro Edson Fachin, relator da ação, para derrubar o Marco Temporal, mas não quis firmar tese nesse momento do julgamento. Depois de Fux, Cármen Lúcia também votou contra a tese. De acordo com ela, o “laudo é elemento essencial para que se tenha a objetivação que se busca em cada caso”.

Após a ministra Cármen Lúcia, Gilmar Mendes emitiu seu voto e ampliou o placar para 8 a 2 ao também se posicionar contra a tese do Marco Temporal.

Durante o voto do ministro Gilmar, às 16h06, a sessão foi suspensa para intervalo regimental e retomada às 17h14. O tema de fundo da sessão é a reintegração de posse requerida pela Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma) de área declarada administrativamente como de tradicional ocupação indígena, localizada em parte da Reserva Biológica do Sassafrás (SC).

Até o momento, oito ministros – Edson Fachin (relator), Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes – entendem que o direito a terra pelas comunidades indígenas independe do fato de estarem ocupando o local em 5 de outubro de 1988. Para os ministros Nunes Marques e André Mendonça, a data deve ser fixada como Marco Temporal da ocupação.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Bahia: Estado negocia voo direto de Salvador a Havana


Cubana de Aviación é a companhia aérea estatal da ilha. Crédito: DomodedovoSpotters/Creative Commons

A abertura de um voo direto entre Havana e Salvador entrou na agenda dos governos de Cuba e da Bahia. Representantes da Secretaria de Turismo do Estado, do Ministério do Turismo de Cuba e da Corporação de Aviação Cubana se reuniram, na sede da secretaria, em Salvador, para discutir ações de intercâmbio e a criação da nova rota.


A comitiva do país da América Central conheceu as principais ações do governo baiano para o incremento das atividades turísticas no estado, atualmente focadas no mercado internacional. “A Bahia é uma porta que dá conexão para todo o Brasil, mas precisamos de um voo direto entre Havana e o estado, para que possamos avançar nessa relação”, pontuou a diretora comercial da Aviação Cubana, Joanka Acosta Ortiz.

O encontro teve ainda a participação da Associação Brasileira das Agências de Viagens, do Salvador Bahia Airport, de operadores e agentes de turismo.


FONTE: ALÔ ALÔ Bahia/Correio da Bahia - 20/09/2023

EUA: Biden exalta parceria com o Brasil e diz ter 'muita expectativa' pela liderança de Lula no G20

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


247 - Durante o encontro bilateral histórico realizado nesta quarta-feira (20) em Nova York com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou sua satisfação em colaborar com o Brasil e elogiou o compromisso das duas maiores democracias do hemisfério ocidental em "promover o crescimento econômico inclusivo e defender os direitos humanos, incluindo os direitos dos trabalhadores". dos Trabalhadores e Trabalhadoras", que tem como objetivo enfrentar desafios relacionados à precarização do mercado de trabalho global e promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável. "É uma honra lançar essa nova parceria," declarou o presidente Biden.

Ele também expressou grande expectativa em relação à liderança do presidente Lula no G20, destacando o potencial de colaboração entre os dois líderes na busca por um mundo melhor. "Senhor presidente, obrigado por estar aqui hoje e espero continuarmos a trabalhar juntos para construir um mundo melhor durante sua presidência do G20. Eu tenho muita expectativa de trabalhar com o senhor neste sentido," afirmou Biden.

O presidente Lula, por sua vez, ressaltou a importância deste momento histórico e a necessidade de uma ação conjunta para proteger os direitos dos trabalhadores em um contexto global desafiador. Além disso, Lula também falou em um 'renascer' da relação Brasil-EUA: "esse encontro para mim é mais que uma bilateral, é o renascer de um novo tempo na relação Estados Unidos-Brasil. Uma relação de iguais, soberana, mas de interesses comuns em benefício do povo trabalhador". Assista à transmissão abaixo: 


Fonte:Brasil 247 - 20/09/2023

 

Saiba principais riscos para a saúde com onda de calor no país

 

William Cardoso/Metrópoles


O Brasil está atravessando uma das ondas de calor mais severas de sua história. O fenômeno deve durar até o final de setembro elevando os termômetros de quase todas as regiões do país até perto dos 40ºC. Neste contexto, não falta quem diga que está “morrendo de calor”. E isso pode deixar de ser só uma metáfora.

“O excesso de calor provoca uma reação generalizada. O corpo manda mais sangue para a pele tentando abaixar a temperatura, o que tira o suprimento de órgãos fundamentais. Além disso, com o excesso de suor, o corpo perde água, sódio e outros minerais que levam a uma desidratação e a uma potencial falência renal”, alerta o médico.


Sintomas de calor excessivo

  • Transpiração excessiva;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Câimbras.

Em casos mais graves, quando também há uma desidratação devido calor excessivo, a pessoa pode ter sintomas neurológicos (alucinação e convulsão), estomacais (náuseas e vômitos) e cardíacos (desmaio e pressão baixa).

Quem é mais suscetível?

A cardiologista e médica do esporte Cristina Milagre, do HCor, de São Paulo, alerta que a situação pode ser ainda mais delicada para quem tem alguma doença cardíaca, como hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca.

Como controlar a temperatura

Para prevenir complicações durante os dias quentes, os principais conselhos são: manter o corpo hidratado, usar roupas leves e preferir realizar atividades físicas no começo da manhã ou final do dia.

Caso a pessoa sinta sinais de fraqueza em consequência das altas temperaturas, deve buscar hidratar o corpo e a pele, mantendo toalhas molhadas perto de si e buscando evitar o sol.

utra sugestão dos médicos é observar os níveis de hidratação do corpo pela urina. “Ela deve ser incolor. Se estiver amarela, significa que está faltando água no corpo”, afirma Cristina.

Por fim, é necessário facilitar os processos fisiológicos do corpo, mantendo uma alimentação leve, com salada, frutas e legumes e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. “Por mais que uma cerveja gelada pareça refrescante, o álcool favorece a perda de água do organismo”, afirma a médica.

Fonte:Editoria Saúde/Metrópoles 20/09/2023