• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de setembro de 2016

A partir de hoje(17) candidatos não podem ser presos até as eleições




A partir deste sábado (17), nenhum candidato às eleições municipais do dia 2 de outubro pode ser preso ou detido, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto. 
Podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes como a compra de votos. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.
Apesar da proteção, não é incomum que candidatos sejam presos mesmo durante este período especial de proteção, que começa a vigorar 15 dias antes de as urnas serem aberta.
s.Informações do Bocão News com adaptações

.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Congresso: Feliciano diz que votar contra Cunha seria “pecado”



O deputado federal por São Paulo, Pastor Marco Feliciano (PSC), afirmou em vídeo no Twitter que “votar contra o Eduardo Cunha seria pecado”. Na gravação, o parlamentar elenca “feitos” de Cunha pró-direita e pessoas conservadoras. 

“Eduardo cunha não foi cassado por corrupção, foi cassado por quebra de decoro, supostamente ter mentido. Se é criminoso, porque não foi preso ainda?”, questiona.

Ainda de acordo com Feliciano, ele não é a favor do “linchamento público que fizeram contra Cunha”. “Depois do impeachment, todos os partidos de esquerda se uniram. A cassação foi vingança pelo impeachment”, defendeu. Informações do Bocão News.

foto:divulgação/reprodução


Estado vai convocar mais 65 peritos do concurso de 2014



Através das suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (16), o governador Rui Costa (PT) anunciou a convocação dos aprovados no concurso de 2014 para preencher 65 vagas de peritos na SSP.
“Você que fez o concurso da polícia técnica do estado para perito poderá entregar a sua documentação. Articulamos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e negociamos a contratação de 65 técnicos para a polícia técnica. Então, serão os novos concursados que vão se somar aos técnicos atuais e melhorar a nossa segurança pública. Uma boa notícia”, disse. Informações do Bocão News.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Sergipe: Atriz Camila Pitanga diz que Montagner lutou, mas afundou

O ator Domingos Montagner morreu afogado no rio São Francisco, na região de Canindé de São Francisco, em Sergipe. A atriz Camila Pitanga, que estava com ele, sobreviveu e prestou depoimento na delegacia da cidade, ainda muito abalada. Ela contou como a correnteza da água acabou levando o ator, que lutou bastante mas se afogou.
"Camila está transtornada. Ela contou que os dois estavam de folga e foram dar um mergulho para se despedir do rio. A correnteza começou a puxá-lo. Domingos lutou, mas acabou afundando e não emergiu mais. Camila foi mais ágil, nadou e se agarrou a uma pedra.

No depoimento, que teve trechos destacado no Jornal Nacional, a atriz conta que percebeu que a água estava com muita correnteza e avisou a Domingos. Os dois então começaram a nadar até uma pedra próxima, onde Camila chegou antes. Domingos não conseguiu. A atriz narrou que ainda tentou segurar a mão de Domingos e puxá-lo, mas a força das águas impediu. Ele acabou se soltando e já aparentava cansaço, mas lutava para ficar com a cabeça fora d'água. O ator afundou na água e chegou a reaparecer duas vezes, mas depois sumiu, segundo trecho do depoimento da atriz. Camila gritou por socorro. O motorista que os acompanhou até a prainha também pediu socorro. As buscas começaram pouco depois. 
O pai da atriz, Antônio Pitanga, falou com ela por telefone após a tragédia. "Ela estava muito abalada, chorando muito. Camila estava com ele e contou que tentou salvá-lo. Imagino a luta dos dois pela vida, deve ter sido um momento de pânico total. Eles acabaram pegando uma correnteza, foi uma fatalidade", lamentou, em conversa com o Ego.


FOTO:DivulgAÇÃO

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Em Souto Soares:Candidato a vereador é preso acusado de tráfico e sequestro na região de Irecê

Três suspeitos de sequestro foram presos na segunda-feira (12), incluindo um candidato a vereador de Souto Soares, município a 477 km de Salvador. Eles foram detidos em operação conjunta entre Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). 
(Foto: Divulgação/reprodução)
Ediclei Francisco de Souza, o Queque, candidato pelo PSL, foi preso no povoado de Cisterna, em Souto Soares. Ele já tem passagem por homicídio e tinha mandado de prisão expedido por sequestro. Também em Souto Soares, na localidade de São Domingos, foi preso Cirlândio José de Souza, conhecido como Landinho. Já Emerson Cruz Lima foi preso em São Felipe.
Segundo a polícia, o trio tem participação no tráfico de drogas na região de Irecê e agia em casos de extorsão mediante sequestro.
“Estávamos há um ano investigando a quadrilha, que praticara crimes também na Chapada Diamantina e no Baixo Sul. Nos sequestros realizados pelo trio, as vítimas foram liberadas após pagamento de resgate”, diz o coordenador de Repressão a Roubo a Banco e Anti-Sequestro do Draco, delegado Maurício Moradillo.
Os três presos foram trazidos para Salvador e já foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Mata Escura.

fonte:Correio da Bahia


IRECÊ: COMUNIDADE ESCOLAR DO NRE-01 DIVULGA CARTA ABERTA



A COMUNIDADE ESCOLAR DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - NRE-01 - IRECÊ DIVULGOU  HOJE(13) UMA CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DA MICRORREGIÃO  RELATANDO O QUE VEM ACONTECENDO COM OS FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS, QUE ESTÃO SEM RECEBER DOIS MESES DE SALÁRIOS E SEUS DIREITOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS QUE JÁ TIVERAM SEUS CONTRATOS RESCINDIDOS COM O GOVERNO DO ESTADO. OS ALUNOS ESTÃO SEM AULA DESDE O ÚLTIMO DIA 05/09/16.  CONFIRA A CARTA.

FONTE:Facebook/reprodução

domingo, 11 de setembro de 2016

Em Salvador: autorizada inclusão de professor suspeito por estupro em lista da Interpol

foto:reprodução
O nome do professor de Geografia Raul Rodrigues Guimarães Neto, 29 anos, suspeito do crime de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos, deve entrar na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) nos próximos dias. Raul, que dava aulas até o início de junho deste ano no Colégio Anchieta, na Pituba, era professor da garota, sua aluna na escola, do 8º ano.
No último dia 1º de setembro, a Justiça baiana decretou a prisão preventiva dele. De acordo com a lei, relações sexuais com menores de 14 anos são consideradas estupro de vulnerável, já que, com essa idade, não há consentimento da vítima. Os dois já mantinham encontros íntimos há oito meses quando a família da adolescente denunciou o caso à polícia. O CORREIO apurou que existe a suspeita de que Raul tenha fugido para o exterior.
Ele é casado há pelo menos dois anos com uma jornalista romena e teria viajado para a Europa, a fim de escapar da prisão. O decreto autorizando o ingresso do nome na lista mundial de procurados foi autorizado pela 2ª Vara de Feitos Relativos aos Crimes Praticados contra Criança e Adolescente. Até as 21h de ontem, a inclusão não havia sido feita no site da Interpol. O pedido de prisão preventiva tem validade até o dia 18 de agosto de 2036 e aguarda cumprimento.
O professor teria alugado um apartamento no Edifício Pituba Mar Residence, no Condomínio Pituba Ville, que fica ao lado do Anchieta, para facilitar os encontros com a aluna e não chamar a atenção dos pais dela. No entanto, quando o caso veio à tona na escola, no dia 2 de junho, Raul deixou o apartamento. No dia 6 do mesmo mês, ele pediu demissão da escola. O inquérito policial da Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente (Derca) foi concluído no final de julho e encaminhado ao Ministério Público.
No entanto, a promotoria ainda não definiu se vai denunciar o professor de Geografia por um ou mais crimes relacionados à Dignidade Sexual – considerados crimes hediondos. O caso segue em segredo de Justiça, e os depoimentos estão sob sigilo. Como o processo não constava no sistema do Tribunal de Justiça, não foi possível saber se o acusado já constituiu advogado. Desde que a denúncia foi feita, os pais da estudante deixaram o trabalho para buscar por justiça e apoio psicológico para a filha, que foi transferida de escola.
fonte:correio da Bahia

EUA: Morre enfermeira da ícônica foto do beijo celebrando o fim da 2ª guerra

A mulher que foi beijada por um marinheiro em êxtase na Times Square, comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial, morreu esta semana, aos 92 anos. O filho de Greta Zimmer Friedman disse que sua mãe morreu na última quinta-feira (8), em um hospital de Richmond, Virgínia (EUA), em decorrência de complicações da velhice. Friedman era uma enfermeira de 21 anos quando, em 14 de agosto de 1945, os japoneses se renderam e deram fim à Segunda Guerra. Quando a notícia se espalhou em Nova York, as pessoas foram para as ruas. Foi quando George Mendonsa girou em torno dela e lhe deu um beijo. Os dois nunca se conheceram. Na verdade, Mendonsa estava comprometido com Rita Petry, que mais tarde se tornaria sua esposa. 

A foto, feita por Alfred Eisenstaedt, é chamada "V-J Day in Times Square", mas é mais conhecida simplesmente como "The Kiss". A foto foi publicada pela primeira vez na revista Life, enterrada em uma de suas páginas. Ao longo dos anos, a foto ganhou reconhecimento e várias pessoas alegaram ser o casal. Em uma edição de agosto de 1980 da Life, 11 homens e três mulheres disseram estar na foto. Passaram-se anos até que Mendonsa e Friedman fossem confirmados como sendo o casal. Joshua Friedman disse que sua mãe se lembrava de tudo que aconteceu naquele momento. "Não foi todo aquele beijo", disse Friedman, em uma entrevista. "Era apenas alguém comemorando. Não foi um evento romântico." 

A fotografia tornou-se uma das mais famosas fotografias do século XX. Os pais de Friedman morreram no Holocausto, de acordo com Lawrence. Verria, co-autora de "O Marinheiro beijoqueiro: o mistério atrás da foto que terminou a Segunda Guerra Mundial". Friedman, que escapou da Áustria, chegou aos EUA quando tinha 15 anos. Ela será enterrada no Cemitério Nacional de Arlington, ao lado de seu falecido marido, Misha Friedman. Fonte: Associated Press
Morre enfermeira da icônica foto do beijo celebrando o fim da Segunda Guerra