• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de dezembro de 2017

Vídeo mostra momento em que homem é morto durante briga de trânsito em Luís Anselmo

A morte de um homem durante uma briga de trânsito, na manhã deste sábado (2), no bairro de Luís Anselmo, em Salvador, foi registrada pelas câmeras de monitoramento de um prédio na Rua Lívia Giffoni, nas proximidades da Rótula do Abacaxi.
De acordo com o Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (Cicom), a vítima foi identificada como Elisnei Almeida de Andrade, de 50 anos.  
Facão utilizado por Elisnei. Cápsulas de bala ficaram espalhadas no local do crime
Nas imagens é possível ver o veículo de passeio conduzido por Elisnei acessar outra via e ser atingido levemente por um motocicleta. Em seguida, o motorista desce do carro, pega um facão e ataca o motociclista. O homem a bordo da motocicleta reage a efetua diversos disparos contra Elisnei, que ainda tentou fugir, mas foi atingido por sete tiros e morreu no local. O atirador foge em seguida. 
Assista:
    
Equipes da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cosme de Farias) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local. Ainda não há informações sobre o responsável pelos disparos. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

fonte:BNews

Eleições 2018: Marina anuncia pré-candidatura à Presidência

Resultado de imagem para marina silva
foto:reprodução arquivo pessoal
A ex-ministra e porta-voz da Rede, Marina Silva, anunciou neste sábado, 2, que será pela terceira vez candidata à presidência da República. A declaração é feita em meio às movimentações de alguns deputados do partido para deixar a legenda, que pode acabar perdendo metade de sua atual bancada na Câmara, de quatro deputados.
Na reunião chamada Elo Nacional da Rede, em Brasília, representantes do partido nos Estados entregaram a Marina os resultados das conferências estaduais que aconteceram nos últimos dois fins de semana, que pediam que ela colocasse seu nome como pré-candidata da legenda. “Obviamente que não estaríamos aqui para dizer um não. O compromisso, o senso de responsabilidade, sem querer ser a dona da verdade, me convoca para este momento”, disse Marina.
Em um discurso parecido com o das campanhas anteriores, Marina não citou nominalmente nenhum de seus pré-adversários, mas criticou indiretamente Jair Bolsonaro por prometer distribuir fuzis para fazendeiros enfrentarem o MST. “O compromisso e senso de responsabilidade me convocam para este momento”, disse.
A agora pré-candidata da Rede fez críticas também ao governo do presidente Michel Temer, disse que a recuperação econômica ainda é lenta e que o país precisa de outras reformas que não as que o governo está propondo. “Um governo com 3% de aprovação não tem como construir reformas importantes, até porque as reformas importantes não são essas”, declarou.
Segundo ela, o país vive uma crise política, ética e uma crise econômica que só agora dá sinais de pequena recuperação. “Temos diminuição da inflação, mas se não tivermos processo duradouro não tem como se sustentar. O déficit publico só aumentou no governo do Temer.”
A ex-ministra disse que em 2014 boicotaram registro da Rede e ela teve que ir para uma candidatura de última hora. Lembrou uma conversa que teve com o ex-governador Eduardo Campos, que faleceu num acidente de avião durante a campanha e com isso ela se tornou candidata, sobre a presidente Dilma Rousseff, que acabou sendo reeleita. “Disse a ele que teria sido um grande presente para Dilma se a gente tivesse ganhado a eleição de 2014”, afirmou a pré-candidata, que durante o processo de impeachment foi criticada por sua postura dúbia e pouco assertiva.
Segundo ela, a crise política foi causada por PT, PSDB e PMDB e que agora o eleitor deveria puni-los nas urnas. “O melhor presente que a sociedade (deve dar) para os partidos que criaram essa crise é um sabático de 4 anos.”
A ex-senadora fez críticas também ao sistema político, disse que o partido terá apenas 0,05% do fundo eleitoral e pois esses partidos maiores “privatizaram” os meios políticos para se manterem no poder. “Teremos 12 segundos de televisão”, afirmou. Ela repetiu o discurso usado nas eleições anteriores de que essa fraqueza aparente, que também é atribuída a ela, na verdade é força. “Esse não é o momento para salvadores da pátria, a pátria é uma construção de todos nós”, destacou. “As coisas grandiosas não são feitos por um único partido, de uma pessoa”, afirmou, ressaltando que está vivendo a dor e a delicia “de ser quem somos”
Marina falou que “as dificuldades servem para exercitar a musculatura da persistência” e reconheceu que “vai ser difícil”. “Eu sei que vai ser campanha ralada, mas uma campanha ralada doí bem menos que um país partido”, afirmou, que ‘recitou’ trechos da musica Era uma vez, da cantora Kell Smith.
Marina disse que sua motivação não é o poder pelo poder e que a política é um serviço. Citando a polarização na política, Marina disse que vai repetir a estratégia de não agressão durante as campanhas, porque o país e está criando uma cultura politica do ódio e “isso não é bom para a democracia”. “Ao me dispor a ser pré-candidata da rede, vamos continuar dialogando com outros partidos e com a sociedade”, afirmou.
Saudado como “futuro governador do Rio de Janeiro”, o deputado Miro Teixeira (RJ) disse em seu discurso que precedeu Marina que o partido não quer desacatar a lei e antecipar candidatura, mas que o que a Rede quer é o consentimento da ex-ministra para que seu nome seja o nome do partido. “Em algum momento essa assinatura terá que ser feita e hoje a assinatura da Marina é a palavra e a palavra ‘sim’”.
Apesar do anúncio, a o partido informa que a candidatura ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional da Rede, previsto para acontecer em abril do ano que vem, e a definição de chapa e coligação acontecerá no começo de agosto, conforme prevê a legislação eleitoral.

Bahia: Cirurgiões pediatras atuarão como terceirizados até o fim de janeiro,diz MP



Cirurgiões pediatras atuarão como terceirizados até o fim de janeiro, informa promotora
Promotora Rita Tourinho- reprodução

A promotora de Justiça Rita Tourinho informou na tarde desta sexta-feira (1º), ao Bahia Notícias, que as cirurgias pediátricas na Bahia estarão mantidas até o dia 31 de janeiro de 2018, sem que o órgão não adote nenhuma medida judicial.

 A decisão de permitir a continuidade de uma situação irregular se dá diante da falta de cirurgiões pediatras para atender a demanda da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que se manifestou sobre o problema.

 A dilatação do prazo para Sesab regularizar a situação dos médicos da pasta, contratados como terceirizados, através de empresas ou por ordens de serviço, foi tomada na manhã desta sexta, em uma audiência com representantes do Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia. A promotora esclarece que a situação de crise não foi criada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). “Desde ano de 2013, o Tribunal de Contas do Estado, vem sinalizando para o Ministério Público que servidores estão compondo sociedades, empresas, e fazendo contratos com a administração pública. E desde 2013, nós estamos sinalizando a situação para Sesab”, diz Rita Tourinho. 

Ela afirma que neste período, a instituição sempre notifica a Secretaria de Saúde através de ofícios e há uns três meses, informou aos médicos o procedimento do MP-BA. Segundo Rita, em uma reunião, foi dito que situação não poderia perdurar, pois é de “extrema irregularidade, por ferir tanto a lei de licitações, quanto o estatuto dos servidores proíbe, e isso é um ato de improbidade administrativa”. Em novembro, Tourinho convocou uma reunião com a Sesab para reforçar que a contratação dos médicos servidores precisava ser solucionada. “Nesta reunião, a Sesab informou que o MP poderia tomar a providencia que quisesse para sanar a questão, inclusive, porque eles já tinham como solucionar a questão. Eles já tinham lançado um chamamento público. Por conta disso, mandamos ofícios para secretaria para que rescindissem todos os contratos com os médicos e mandamos ofícios para o Cremeb (Conselho Regional de Medicina da Bahia) para que avisassem os médicos que isso constitui ato de improbidade. E nós agora fomos surpreendidos com essa informação do Núcleo, como se fosse uma situação criada pelo MP”, informa. 

Na reunião realizada nesta sexta, ficou permitido somente a atuação dos médicos cirurgiões pediatras “sesabianos” – como eles se chamam. “Nós fizemos essa concessão com relação aos cirurgiões pediátricos, porque esses realmente, a informação que se tem, e da própria Sesab, acredito que é verdade, é que não há quantitativo aqui suficiente para suprir a necessidade. Por isso, a necessidade de usar os ‘sesabianos’, mesmo nessa situação de pessoas jurídicas. Mas essa manifestação não foi dadas para as outras funções, aos outros médicos. 

Essa situação foi toda criada pela Sesab. Já era para a pasta ter solucionado a questão”, reclama. A promotora lembra que o próprio Estatuto do Servidor da Bahia proíbe um servidor de firmar contrato com o Estado. “Terceirizar mão de obra da área de saúde já é irregular. Mesmo que esse núcleo não tivesse nenhum medico ‘sesabiano’, a situação, por si só, já seria irregular, porque não pode ter contrato de terceirização de mão de obra. Quando você terceiriza mão de obra, se burla a regra do concurso público. Se o Estado tem aquele cargo, com previsão orçamentária para terceirizar, ele tem que fazer concurso”, sinaliza.

Segundo Rita, na atual situação, tem médico sesabiano que chega a ganhar mais de R$ 30 mil somente por conta desses contratos.


fonte:Bahianotícias c/adaptações

Mundo: Padre anglicano pede orações para que príncipe George seja gay


O príncipe George começou seu primeiro dia de aula na escola Thomas's Battersea, em Londres – 07/09/2017
© Reuters O príncipe George começou seu primeiro dia de aula na escola Thomas's Battersea, em Londres – 07/09/2017
O padre da Igreja Episcopal EscocesaKelvin Holdsworth, afirmou em uma postagem em seu blog pessoal que os fiéis deveriam orar para que o príncipe George seja gay. O reitor da Catedral de Santa Maria, em Glasgow, afirmou no texto: “Rezar na privacidade dos seus corações (ou em público, caso se atrevam) para que o Senhor abençoe o príncipe George com um amor de um jovem cavalheiro quando ele crescer”. 
A postagem de Holdsworth faz parte de uma lista de nove sugestões para forçar a inclusão de LGBTs na Igreja da Inglaterra, instituição anglicana. As afirmações do padre foram feitas após o anúncio do casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle.
Aos 4 anos, o príncipe George, filho do príncipe William e Kate Middleton, é o terceiro na linha sucessória para o trono da família real britânica. “Um casamento real pode resolver as coisas de uma forma notavelmente fácil, apesar de nós termos que esperar 25 anos para acontecer”, afirmou Holdsworth no texto.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Bahia: Cirurgias pediátricas pelo SUS estão suspensas no Estado


Com fim do contrato, cirurgias pediátricas estão suspensas na Bahia
foto:reprodução


A partir desta sexta-feira (1°) cirurgias pediátricas feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão suspensas na Bahia. O motivo é o encerramento do contrato entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia (NCP) por alegações de irregularidades no contrato com o SUS.
“O contrato entre Sesab e NCP foi suspenso pela Sesab desde julho de 2016. Há 16 meses estamos trabalhando de forma indenizatória, tentando negociar com a Sesab um novo modelo contratual que mantivesse assistência digna à população pediátrica e neonatal e que mesmo com o número reduzido de cirurgiões pediátricos no estado, satisfizesse as necessidades da Sesab e estivesse de acordo com os requisitos do Ministério Público Estadual”, afirma Alexinaldo Silva, cirurgião pediátrico e diretor do NCP.

No dia 4 de setembro, o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia foi notificado a interromper os atendimentos por ter trabalhadores da Sesab em seu quadro. 

Em 29 de setembro, a Sesab e o MP-BA solicitaram ao Núcleo de Cirurgiões Pediátricos a manutenção dos atendimentos por 60 dias para dar tempo à Sesab de efetivar uma nova solução para a assistência a cirurgia pediátrica no estado. Sem, um novo grupo de profissionais para atender aos pacientes de cirurgia pediátrica, a Secretaria de Saúde da Bahia pediu um novo prazo aos cirurgiões. O MP, entretanto, recomendou que a Sesab interrompesse imediatamente o contrato com as empresas de todas as especialidades médicas que possuem funcionários da Sesab em seus quadros.

Em nota, a Sesab informou que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (28), um edital para a contratação do serviço de cirurgias pediátrica e neonatal. "Este edital veda a contratação de empresas que possuam profissionais com vínculo empregatício com o Estado, bem como sejam sócios, dirigentes ou responsáveis técnicos, o que atende, portanto, a legislação federal e estadual no que tange as normas gerais de licitações e contratos administrativos", explicou.

A Sesab destacou ainda que lamenta a "posição adotada pela empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples, que congrega quase a totalidade dos cirurgiões dessa especialidade na Bahia, de recusarem-se anparticipar do processo licitatório para aperfeiçoar a relação contratual entre os médicos e a Sesab".
"A não participação dessa empresa no certame deixa as crianças da Bahia sem cirurgiões. Cabe ressaltar que a Sesab vem honrando seus compromissos e fazendo pagamentos regulares e sucessivos a todos os prestadores de serviços, mesmo aqueles em caráter indenizatório. Entendemos que a decisão unilateral da empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples não contribui para a evolução do aperfeiçoamento do modelo de relações contratuais na saúde pública do estado. 

Temos esperança que os cirurgiões pediátricos, profissionais sensíveis e dedicados, revejam sua posição e não prejudiquem a população, em especial, os bebês recém nascidos e suas famílias, que serão as principais vítimas da posição da sua empresa majoritária" concluiu a Sesab, em nota, solicitando que o Núcleo mantenha em sua integralidade os serviços de cirurgia pediátrica.

Não foi informado quantos procedimentos deixarão de ser feitos nem quando deve normalizar o serviço.


Fonte: Correio da Bahia/reprodução

Em Seabra: Gov. Rui diz que não toma iniciativa, mas apoia a extinção do TCM

[Extinção do TCM: Não enviarei projeto, mas se os deputados quiserem, terão meu apoio, reitera Rui]
foto:reprodução
O governador Rui Costa voltou a manifestar seu apoio à extinção do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) durante sua visita ao Hospital Regional da Chapada na cidade de Seabra.
"Eu não quero polemizar com isso. Evidente que no momento em que o país passa por uma crise econômica grave é obrigação de todo gestor revisitar todos os gastos. Está faltando dinheiro para tudo. Então você começa a olhar o seguinte: onde é que eu posso melhorar a eficiência do gasto público? O Ceará olhou e chegou à conclusão que não vale a pena gastar quase R$ 200 milhões com tribunal de contas dos municípios. A mesma função e mesmo papel o Tribunal de Contas do Estado pode fazer", sugeriu Rui Costa.
Para o petista, o dispêndio atual com o tribunal pode ser revertido para outras áreas. "O Ceará extinguiu e hoje só existe em três estados. Um dos três é a Bahia. Agora, essa decisão não está na minha agenda do dia. Se for da vontade dos deputados, não terá minha objeção, porque o TCM custa mais de R$ 200 milhões por ano. Imagine que esse valor por ano dá para ajudar na saúde, na educação", apontou.
"Por que 24 estados só têm um órgão de controle e três têm dois, e entre estes três está um dos mais pobres, que é a Bahia? Acho que se pode economizar, não dá para gastar com máquina burocrática. Não está na minha agenda, eu não enviaria um projeto desse, mas se os deputados tiverem a iniciativa, terão todo o meu apoio para economizar estes recursos", ressaltou o governador.

fonte:Reprodução BNews.

COPA 2018: CONFIRA COMO FICOU OS GRUPOS

Pelé no sorteio da Copa 2018

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, Maradona e Pelé antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia no Kremlin em Moscou - 01/12/2017 (SPUTNIK / Alexey NIKOLSKY/AFP)
A Fifa sorteou nesta sexta-feira os grupos da Copa do Mundo de 2018.
A seleção brasileira foi sorteada no grupo E, ao lado de Suíça (que veio do pote 2), Costa Rica (pote 3) e Sérvia (pote 4). 
Como cabeça-de-chave do grupo E, o Brasil fará sua estreia contra a Suíça, na Rostov Arena, em Rostov-on-Don, dia 17 de junho. 
Na 2ª rodada, encara Costa Rica, no estádio Krestovsky, em São Petersburgo, dia 22 de junho. 
Por fim, encerra a fase de grupos contra a Sérvia, na Arena Otkrytiye, em Moscou, dia 27 de junho.
Se avançar como 1º colocado da chave, joga as oitavas de final em Samara, as quartas em Kazan, a semifinal em São Petersburgo e a final em Moscou. 


Já se passar como 2º, atuará nas oitavas em São Petersburgo, nas quartas em Samara, na semifinal em Moscou e na final em Moscou.
O Mundial começa no dia 14 de junho, com Rússia x Arábia Saudita, no estádio Luzhniki, em Moscou. Informações do MSN/Estadão.
  • GRUPO A
  • Rússia
  • Arábia Saudita
  • Egito
  • Uruguai
  • GRUPO B
  • Portugal
  • Espanha
  • Marrocos
  • Irã
  • GRUPO C
  • França
  • Austrália
  • Peru
  • Dinamarca
  • GRUPO D
  • Argentina
  • Islandia
  • Croácia
  • Nigéria
  • GRUPO E
  • Brasil
  • Suiça
  • Costa Rica
  • Sérvia
  • GRUPO F
  • Alemanha
  • México
  • Suécia
  • Coréia do Sul
  • GRUPO G
  • Bélgica
  • Panamá
  • Tunísia
  • Inglaterra
  • GRUPO H
  • Polonia
  • Senegal
  • Colômbia
  • Japão

Salvador ganha iluminação decorativa e Vila do Natal

Prefeitura inaugura iluminação de Natal na Praça do Campo Grande
foto:Secom/reprodução
Em solenidade na praça do Campo Grande, nesta quinta-feira (30), o prefeito ACM Neto (30) inaugurou a iluminação decorativa e a Vila do Natal, em noite que reuniu diversas famílias com direito a contagem regressiva e queima de fogos.
Segundo Neto, outros sete pontos da cidade também serão contempladas. “A iluminação esse ano está espalhada em toda cidade de maneira que a gente possa levar o espírito natalino para os diversos bairros”.
Com a programação, a prefeitura espera contemplar não apenas os soteropolitanos, mas atrair turistas de várias partes do país. 
“É um momento de muita emoção e de muita valorização da cidade. Quando a gente apresenta uma iluminação como essa, a gente está convidando as pessoas para viverem a cidade, principalmente as famílias. É claro que isso tudo faz parte de um desejo nosso de fazer com que Salvador tenha um grande movimento, inclusive com pessoas de fora que cão vir para cá para curtir esse espírito de Natal”, afirmou ACM Neto.
fonte:BNews

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Previdência: Juíza da 14ª Vara determina suspensão de campanha da reforma

                           imagem:reprodução
Todos os anúncios da campanha do governo federal a favor da Reforma da Previdência, intitulada “Combate aos Privilégios”, deverão ser suspensos, conforme determinação da juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara da Justiça Federal do DF.
Ao atender a um pedido de medida liminar apresentado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a juíza criticou o governo federal por não apresentar dados objetivos e alertou para os riscos de a opinião pública ser “manipulada” frente a um tema “tão relevante”. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai recorrer assim que for intimada.
Para a juíza, a campanha “veicula a desinformação” ao dizer que, com a reforma, “o Brasil vai ter mais recursos para cuidar da saúde, da educação e da segurança de todos”.
“A campanha não divulga informações a respeito de programa, serviços ou ações do governo, visto que tem por objetivo apresentar a versão do executivo sobre aquela que, certamente, será uma das reformas mais profundas e dramáticas para a população brasileira”, observou Rosimayre, em decisão assinada na última quarta-feira, 29.
Na avaliação da magistrada, com o intuito de obter apoio popular à proposta de emenda constitucional – que ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional -, a campanha utiliza “um determinado ponto de vista e conceito que, a despeito de nada informar, propaga ideia que compromete parcela significativa da população com a pecha de ‘pouco trabalhar’ e ter ‘privilégios’, como se fosse essa a razão única da reforma”.
“A superficialidade da matéria, ademais, indica que o governo federal anuncia um déficit na Previdência Social sem esclarecer e demonstrar à população, com dados objetivos, o quantum devido e a sua origem (ou origens)”, criticou a juíza.
“Verifico que também está demonstrada a urgência da medida, haja vista que a propagação diária e contínua dessa propaganda governamental gerará efeitos irreversíveis à honra e à dignidade daqueles diretamente atingidos pela mensagem nela contida”, concluiu.
Rosimayre ainda apontou que a propaganda não explica à população os diferentes regimes previdenciários. “E mais, a notícia leva a população brasileira a acreditar que o motivo do déficit previdenciário é decorrência exclusiva do regime jurídico do funcionalismo público, sem observar quaisquer peculiaridades relativas aos serviços públicos e até mesmo às reformas realizadas anteriormente. Essa diretriz conduz a população ao engano de acreditar que apenas os servidores públicos serão atingidos pela mudança”, afirmou a são
Assim que soube da decisão da juíza o governo acionou a AGU. Alguns auxiliares do presidente Michel Temer reagiram com ceticismo sobre a suspensão e disseram acreditar que ela será derrubada rapidamente.
O governo vinha comemorando o resultado da campanha e a percepção no Planalto era de que a publicidade estava ajudando a diminuir a resistência da sociedade e dos parlamentares em relação à reforma.

fonte:Estadão/Istoé