• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de maio de 2020

Mais de 500 artistas assinam manifesto contra Regina Duarte: 'Não nos representa'

Regina Duarte participa do "Conversa com Bial" - Reprodução/TV Globo
Regina Duarte -foto:reprodução TV Globo



Veja a reportagem completa no link abaixo do site UOL(9) de hoje:


https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/09/artistas-manifesto-regina-duarte-cultura.htm

Após citar demissões em fábrica, Bolsonaro passeia de moto aquática com camisa do Bahia

Após citar demissões em fábrica, Bolsonaro passeia de moto aquática com camisa do Bahia
Foto: Reprodução/ Metrópoles
Mesmo depois de recuar do churrasco em meio à 10 mil mortos por conta do coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não deixou de mostrar certa indiferença às regras de isolamento social e deu uma volta por Brasília neste sábado (9). Trajado com a camisa tricolor do Bahia, o mandatário deu uma volta de moto aquática no Lago Paranoá.

Mais cedo, o presidente compartilhou uma notícia do Bahia Notícias sobre o fechamento de uma fábrica de calçados em Itapetinga (entenda aqui) - Bolsonaro é crítico as medidas de distanciamento social, que teriam acelerado o encerramento das atividades da planta.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Bolsonaro cumprimentou apoiadores que estavam fazendo justamente um churrasco em outra embarcação e não se importou que tirassem fotos e registrassem imagens.

Neste sábado, o Ministério da Saúde registrou 730 mortes e o número agora é de 10.627 óbitos. Já são 155.939 casos da doença confirmados. O país já se encontra na escala dos mais afetados. Informações do site Bahia Notícias.


Covid-19: Bahia ultrapassa 5 mil casos e registra 190 óbitos, diz Sesab



Hotéis em Ilhéus a partir de R$ 118/noite - KAYAK
A bela Ilhéus é a 2ª cidade em mortes pelo covid-19  com 11 óbitos -foto:reprodução


A Bahia registrou 5.088 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 1.316 pacientes recuperados e 193 óbitos, 3.579 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.​

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 19.628 notificações. Até o momento, 646 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Esta elevação reflete somente a correção de inconsistências entre as bases de dados nacionais, estaduais e locais, não existindo a contaminação de 318 profissionais nas últimas 24 horas. Na oportunidade, conforme já anunciado anteriormente, a partir da próxima semana os profissionais de todas as unidades públicas deverão ser testados regularmente em intervalos de 14 a 21 dias.​
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. ​ Informações do Acorda Cidade c/adaptações.

Bahia: Indivíduo invade igreja em plena Live e destrói imagem de santa em São Domingos

Um ato de vandalismo misturado a intolerância religiosa foi registrado na noite de sexta-feira, 08, em São Domingos, município do Território do Sisal da Bahia, quando um indivíduo invadiu a igreja matriz no momento que estava sendo realizado uma Live ao vivo, algo que vem ocorrendo neste período de pandemia que tem como objetivo manter os católicos em comunhão com Deus, mesmo em suas casas, já que não pode haver aglomeração de pessoas. Em São Domingos o grupo de jovem realizava a Live pela primeira vez e tinha muita gente ficou apavorada com a cena.
Num determinado momento da transmissão uma participante do grupo que está com o microfone mostra-se assustada com algo, já que não houve uma previa de que nada estivesse acontecendo, ela sai de cena e diz que volta em dois minutinhos, em seguida o tecladista e outra jovem se retiram quando um homem de camiseta aparece de costas no vídeo e segundos depois, ouve-se um barulho que mais parecia tiros, mas foi o momento que o vândalo arremessou a imagem no chão.
Segundo relato publicado na página de Facebook da Paróquia de São Domingos , “enquanto um pequeno grupo, obedecendo as regras de isolamento social e evitando aglomerações, realizavam a portas fechadas e transmitiam pela internet, a novena em devoção a Nossa Senhora, na igreja principal da cidade de São Domingos. Na ação, um vândalo invadiu e destruiu completamente a imagem de Nossa Senhora, atirando-a ao chão”.
A princípio, os jovens pensaram que se tratava de um assalto; depois, tentaram conter o rapaz acalmando-o e procurando esclarecer o que estava acontecendo, mas ele parecia determinado em querer causar algum dano: olhou para o teclado, olhou para a imagem de São Domingos (padroeiro)… Até que, ao ver a imagem de Nossa Senhora da Conceição, encheu-se ainda mais de ira e a jogou no chão deixando todos estarrecidos e simplesmente saiu andando a pé.
Padre Aroldo
Em nota, o padre Aroldo Carneiro, administrador paroquial a quase 9 anos em Valente e São Domingos, comentou sobre o fato: “É com muita tristeza e pesar que informamos à comunidade sobre este ato irresponsável e de notória intolerância religiosa, que se constitui em crime de ódio e fere a dignidade. Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas. Nós repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito, discriminação e violência”, disse o religioso.
A polícia militar foi acionada e chegou rapidamente e conseguiu deter o vândalo. Porém, diante da situação da Segurança Pública que nos finais de semana as delegacias não funcionam, a única alternativa seria se deslocar até em Riachão do Jacuípe distante quase 70 km para registrar queixa e dar depoimento, mas ninguém se prontificou, até porque ouviu que a tendência era que o agressor poderia ser ouvido e liberado.
Distancia de São Domingos para Riachão praticamente a mesma, tanto por Coité quanto por Nova Fátima
Mesmo fora do flagrante membros da igreja registrar o Boletim de Ocorrência na segunda-feira (11/05) quando a polícia civil estará de plantão em São Domingos.

Este é o segundo caso de vandalismo junto a intolerância em municípios não tão distantes. Na sexta-feira da paixão enquanto os católicos não puderam cumprir o ritual de subir a serra de Tanquinho para celebrar a Paixão de Cristo, um vândalo subiu para destruir a imagem, o Calila Notícias ao levantar informações sobre o individuo concluiu que era um homicida que havia deixado a prisão após cumprir pena. O mesmo residente em Inhambupe.
fomte:Calila Notícias - 09/05/2020 18h:14min.

Brasil: Coronavírus tem avançado mais rápido em cidades pequenas, mostra Fiocruz

Considerando todas as regiões de saúde, 70% delas já apresentam caso de contaminação pelo novo coronavírus e 30% já têm mortes - Getty Image
Considerando todas as regiões de saúde, 70% delas já apresentam caso de contaminação pelo novo coronavírus e 30% já têm mortesImagem: Getty Image


A covid-19 tem avançado para os pequenos municípios do interior do Brasil, saiba quais são as preocupações a mais , segundo a Fiocruz.

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL  de hoje(9) em reportagem da BBC News Brasil.


https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/05/09/coronavirus-tem-avancado-mais-rapido-em-cidades-pequenas-mostra-fiocruz.htm

Salvador: Taxista de 31 anos morre vítima de covid-19 , diz associação

O taxista Clebson Pereira da Silva, 31 anos, morreu na noite desta quinta-feira (8), em Salvador, vítima da covid-19. A informação é da Associação Geral dos Taxistas (AGT), segundo a qual Clebson trabalhava como auxiliar e atuava nas imediações do supermercado Walmart, na Avenida da Vasco da Gama.  
A entidade que representa a categoria também informou que o trabalhador foi atendido em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ele foi medicado e liberado para que retornasse para casa. Após o quadro se agravar, retornou à UPA de Brotas na última quinta-feira (7), vindo a óbito no dia seguinte.
Apesar da informação divulgada pela AGT, a causa da morte de Clebson ainda é investigada. Foram feitos exames para confirmar se, de fato, ele foi vítima do novo vírus. 
Clebson chegou a ser atendido em duas UPAs, mas foi mandado para casa (Foto: Reprodução)
Preocupação com pai

Ainda de acordo com a associação que representa os taxistas, Clebson pediu para o pai dele, o também taxista Bartolomeu Silva, parar de trabalhar para evitar se contaminar com o novo coronavírus. O idoso faz parte do grupo de risco e seguiu a recomendação do filho. Ele estava no interior da Bahia quando recebeu uma ligação avisando que Clebson tinha passado mal e precisou de atendimento médico.

Pai e filho conversaram por telefone, e Clebson tentou tranquilizar o idoso dizendo que estava tudo bem e que ele não se preocupasse. Ainda segundo a AGT, na Unidade de Pronto Atendimento foi constatado que o pulmão de Clebson estava inflamado e que seria necessário intubá-lo.
O paciente ficou aguardando entrar na Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser transferido para um hospital, mas não resistiu e o óbito foi confirmado por volta das 22h.
fonte:Correio da Bahia - 09/05/2020 - 17h:04min.

No Twitter: Ministro Weintraub comemora avanço no português em post com erro ortográfico


Erro ao digitar a palavra
foto:reprodução/ © Sérgio Lima/Poder360 29.abr2020 Erro ao digitar a palavra
O ministro Abraham Weintraub (Educação) fez uma publicação neste sábado (9.mai.2020) em sua conta no Twitter comemorando o que afirma ser sua evolução no domínio da língua portuguesa. O post, porém, contém 1 erro de ortografia.
Weintraub escreveu o seguinte (o grifo é do Poder360):
“Meus errinhos diminuíram! Até a esquerda furiosa reconhece meu progresso. Não há revisor, as twittadas são minhas.Vou contar o seguedo: fiz o curso na internet de alfabetização do MEC, bolado pelo Prof. @CarlosNadalim , bem MELHOR que PAULO FREIRE”.
Depois de perceber o erro, Weintraub respondeu com outro tweet dizendo que deveria retornar ao curso de alfabetização citado anteriormente.
© Fornecido por Poder360
O educador Paulo Freire, citado por Weintraub, é reconhecido por ter desenvolvido método de alfabetização de adultos. Por ser ligado à esquerda, é alvo de ataques frequentes de bolsonaristas.
O post de Weintraub ironizava artigo no site Brasil 247 que dizia “Weintraub é o desqualificado que cometia dois erros a cada frase que escreve no Twitter. Não comete mais porque seus textos passaram a ser controlados por uma junta de revisores“. Weintraub nega que haja revisores lendo os seus textos antes da publicação.

Relembre os erros

O ministro da Educação foi alvo de críticas por ter cometido uma série de erros de português em suas postagens. Weintraub cometeu 1 erro de ortografia e escreveu “imprecionante” em vez de “impressionante” em tweet de 9 de janeiro. O equívoco foi feito uma conversa com o deputado Eduardo Bolsonaro sobre investimentos do governo em pesquisas sobre segurança pública.
Os usuários do Twitter responderam ao ministro informando sobre o erro. Depois, a publicação foi apagada.
© Fornecido por Poder360
Uma semana depois, o perfil oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no Twitter cometeu 1 erro de ortografia ao divulgar o número de consultas ao resultado do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). “Já são mais de 2,5 milhões de vizualizações das notas do #Enem!”, dizia a mensagem original.
O instituto, posteriormente, apagou a publicação e postou 1 novo tweet, com a grafia correta de “visualizações”.

Em outros momentos, o ministro da Educação já chamou a atenção nas redes sociais por redigir uma palavra de maneira incorreta. Weintraub já fez publicações com “suspenção” (suspensão) e “paralização” (paralisação).

fonte:Poder 360 - 09/05/2020 

10 mil mortos pelo covid-19: Incentivados pelo presidente, bolsonaristas fazem churrasco na Esplanada

Untitled-14.jpg
(Redes Sociais)
Jair Bolsonaro pode até ter cancelado o churrasco que promoveria neste sábado 9/V (segundo ele, para "3 mil pessoas") no Palácio da Alvorada. Manifestantes bolsonaristas, porém, levaram adiante a ideia do presidente e realizaram um churrasco nesta manhã na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O jornalista George Marques registrou o evento:

Governo anunciou "Nova Previdência" em sites infantis e até de jogo do bicho

Untitled-2.jpg
(Marcos Corrêa/PR)
O governo de Jair Bolsonaro fez propaganda da reforma da Previdência em sites de fake news, de jogo do bicho, infantis, em russo e em canais pró-governo. A informação consta de planilhas enviadas pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom) à Folha de S.Paulo, a partir de determinação da Controladoria-Geral da União (CGU), que atendeu a pedido via Serviço de Informação ao Cidadão.
Segundo os dados da Secom obtidos, dos 20 canais de YouTube que mais veicularam anúncios da campanha da "Nova Previdência" no período reportado, 14 são primordialmente destinados ao público infantojuvenil. Um dos canais que mais receberam anúncios é o Get Movies, que tem 100% do seu conteúdo em russo.
Outro site que recebeu dinheiro público por meio de anúncios foi o 'resultadosdobichotemporeal.com.br" (foram 319.082 anúncios, segundo a planilha enviada pela Secom). O jogo do bicho é ilegal no Brasil. Sites de fake news também receberam verba de anúncios do governo.
O canal de YouTube Terça Livre TV, que pertence ao blogueiro Allan dos Santos, teve 1.447 anúncios. Em depoimento à CPMI das Fake News, em novembro de 2019, Santos disse: "sou dono do maior portal conservador da América Latina e não recebo nenhum centavo do governo".
Procurada, a Secom afirmou, em nota, que "a plataforma de anúncios da Google atua automaticamente a partir de parâmetros para a entrega do conteúdo publicitário aos públicos de interesse. As definições são abrangentes e não determinam com exatidão o local na internet em que o anúncio será veiculado. Porém, neste caso específico, buscou-se perfis reconhecidos pela ferramenta do Google que tenham afinidade para o tema 'Previdência' e demais correlações de acordo com sintaxe para o tema da campanha".
fonte:Conversa Afiada - 09/05/2020

ENEM 2020: Brasil é exceção no mundo durante pandemia

Brasil é exceção no mundo com Enem durante pandemia
Foto: Divulgação
A insistência do governo Jair Bolsonaro em manter as datas do Enem, apesar da pandemia do novo coronavírus e do fechamento de escolas, vai na contramão do ocorre no resto do mundo.

A maioria dos países adiou exames de acesso à universidade, como é o caso do Enem. Só 5 países de 19 com provas similares, mantiveram o cronograma, segundo levantamento do Instituto Unibanco.

A preocupação com a manutenção do Enem envolve o risco de agravamento das desigualdades educacionais. Todas as redes estaduais de ensino, que concentram mais de 80% dos alunos de ensino médio no país, interromperam aulas. Como estudantes mais pobres enfrentam maiores dificuldades para estudar com as escolas fechadas, terão menores chances no Enem.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. A aplicação em papel está prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para 22 e 29 de novembro. Com datas mantidas, as inscrições abrem na segunda-feira (11) e vão até 22 de maio.

De 19 países com exames de acesso à universidade similares ao Enem, dez já adiaram ou cancelaram suas provas: China, EUA, Espanha, Irlanda, Malásia, Polônia, Rússia, Singapura, Gana e Colômbia (para partes das escolas, na região norte). A prova foi substituída por outra forma de avaliação na França e Reino Unido e a situação segue indefinida na Finlândia e na Itália.

Apesar de cada país ter calendário escolar e panorama da doença diversos, a perda de aulas por causa do fechamento de escolas --e o prejuízo dos alunos-- está no centro das preocupações da maioria.

Os EUA, por exemplo, mudaram o cronograma do SAT (teste de aptidão escolar) e algumas universidades retiraram a exigência do exame. Na China, o Gaokao --maior exame de admissão do mundo-- foi adiado por um mês e será realizado em julho.

É a primeira vez desde 1977 que essa prova é adiada nacionalmente. Já a decisão para uma nova data do exame russo só será tomada após o fim do recesso escolar de maio.

Alemanha, Japão e a Colômbia (para parte das escolas, do sul do país) mantiveram as provas. Também houve manutenção no Chile e no Egito, mas os exames nesses países terão adaptações para exigir apenas conteúdos de anos anteriores ou já abordados antes do fechamento das escolas.

Por aqui, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, contraria sugestões de secretários de Educação pelo adiamento e politiza o tema.

O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, afirma que a perda de aulas tem maior impacto para estudantes mais pobres, mas impacta também os outros.

"A programação da vida escolar tem como ápice esse momento, que agora está desestruturado em termos objetivos [de aprendizado] e subjetivos [emocional]. E a capacidade de compensar esse choque é muito menor na população mais vulnerável", diz.

Henriques ressalta que manter o Enem não é uma decisão isolada do MEC, mas mantém coerência com "certa síndrome do negacionismo que assola o governo". O presidente Jair Bolsonaro tem minimizado os efeitos da pandemia, a quantidade de mortes, e defende o relaxamento da quarentena e volta das aulas.

Segundo Henriques, o MEC abriu mão da capacidade e obrigação de articulação com universidades e redes de educação básica para que houvesse, por exemplo, um novo arranjo de calendário de provas ou outras formas de ingresso no ensino superior.

"Por incompetência da gestão da crise, só estudantes estão pagando", afirma.

Weintraub tem se esforçado, em postagens pelas redes sociais, em dar cores ideológicas para a pressão pelo adiamento do Enem. "Políticos de esquerda querem 'adiar' o Enem, que será lá em novembro. Adiar para março? Abril? Na prática, perde-se o ano", escreveu ele em 4 de maio em sua conta no Twitter.

Em reunião com senadores na última terça-feira (5), o ministro disse não ver motivos para alterar a data da prova e afirmou que o exame não foi feito para corrigir injustiças.

O Consed (órgão que representa os secretários estaduais de Educação) têm insistido com a revisão do cronograma do exame. O Conselho Nacional de Educação sugeriu em parecer que a definição de cronogramas de avaliações considere o período de interrupção de aulas.

A Justiça paulista chegou a determinar adiamento, mas a decisão foi revertida. O TCU (Tribunal de Contas da União) também analisa o tema.

Há na Câmara projeto de decreto legislativo para suspender o edital do Enem. "A pandemia já aprofunda o fosso da desigualdade educacional e o MEC vive uma alienação profunda e se nega a aceitar essa realidade", diz o deputado Israel Batista (PV-DF), secretário-geral da Frente Parlamentar Mista de Educação.

O deputado e outros co-autores buscam assinaturas para dar urgência ao projeto, mas a aproximação de Bolsonaro com partidos do centrão tem sido um obstáculo. "Essa não é uma questão partidária", diz.

Procurado, o MEC não respondeu aos questionamentos da reportagem.

O levantamento do Instituto Unibanco ainda mostra que, de 27 países analisados, 14 alteraram as datas, cancelaram ou substituíram exames regulares ou provas de conclusão de ensino fundamental ou médio.


fonte:Folhapress - 09/05/2020 -11h:13min.

Jefferson defende que Bolsonaro substitua ministros do STF e ameaça 'comunistas" em rede social

Foto: EBC/ Arquivo
foto:reprodução EBC/arquivo
O presidente nacional do PTB e envolvido no esquema do Mensalão, Roberto Jefferson, defendeu que Jair Bolsonaro demita e substitua os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal para “tomar as rédeas do governo”. Em seu perfil no Twitter, o novo aliado do presidente da República e símbolo do que Jair dizia ser a “velha política”, Jefferson ainda incitou a cassação de todas as concessões de rádio e TV da Rede Globo.
“Se não fizer, cai”, escreveu.
A publicação foi feita na manhã deste sábado (9), quando Jefferson também publicou uma foto e ameaçou comunistas. Na legenda, o presidente do PTB disse estar se preparando para “combater o bom combate”.
Estou me preparando para combater o bom combate. Contra o comunismo, contra a ditadura, contra a tirania, contra os traidores, contra os vendilhões da Pátria. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.

Ver imagem no Twitter

2.578 pessoas estão falando sobre isso

De acordo com a Constituição, compete ao cargo de presidente da República apenas a nomeação de ministros do Supremo, após aprovação do Senado, mediante maioria absoluta. A Carta Magna do país estabelece também autonomia administrativa e financeira ao Poder Judiciário.
fonte:Bahia.Ba - 09/05/2020