• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de janeiro de 2015

Aeroporto de Lençóis só pode receber vôos até o pôr do sol

Sem iluminação, aeroporto de Lençóis só funciona até pôr do sol
Foto: Reprodução
Com a segunda maior pista da Bahia, o aeroporto da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, só pode receber e liberar vôos até o pôr do sol. O impedimento começou a acontecer nesta quarta-feira (7), quando a iluminação do local parou de funcionar. Segundo pilotos, além deste problema, o aeroporto - que é administrado por uma empresa particular - não emite aviso sobre o problema e também não avisa quando não tem combustível - o que pode prejudicar aeronaves que pousem no local com o intuito de abastecer. A pista possui 2082 metros de asfalto e tem capacidade de receber qualquer tipo de aeronave.Informações do BN.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PTN vai para base de apoio ao Governo de Rui Costa


Dep. Federal e Pres. do partido - João Carlos Bacelar -foto:reprodução

O PTN está convocando seus vereadores, prefeitos, deputados e lideranças para o ato de anuncio de apoio ao governador Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (12), às 14h, na Governadoria. A decisão tomada esta tarde significa o rompimento da legenda com o prefeito ACM Neto (DEM), com o qual o partido se desentendeu totalmente depois da sucessão à presidência da Câmara Municipal de Salvador, quando esperava ter tido o seu apoio para o candidato Tiago Ferreira. O anuncio será feito formalmente pelo presidente estadual do PTN João Carlos Bacelar.

Fonte:politica livre/reprodução

Paris: Polícia francesa mata suspeitos de atacar Charlie Hebdo e terrorista que atacou mercado

Os dois suspeitos pelo atentato ao jornal Charlie Hebdo foram mortos em um confronto com a polícia francesa nesta sexta-feira (9) em uma gráfica de Dammartin-en-Goële, na França. Em operação conjunta, também foi morto o atirador Amedy Coulibaly, 32, que mantinha cinco pessoas reféns em um mercado em Paris.
Na gráfica estavam os irmãos Said, 34, e Chérif Kouachi, 32, suspeitos de terem matado jornalistas, cartunistas e policiais no ataque ao "Charlie Hebdo" na quarta-feira (7). Eles mantinham uma pessoa refém, que saiu ilesa.
O ataque ao supermercado  judeu em Porta de Vincennes, no leste de Paris, aconteceu minutos após a invasão na gráfica onde os irmãos suspeitos de terem participado do massacre de Charlie Hebdo mantinham um refém.  A polícia francesa confirmou que há quatros mortos, incluindo atirador Amedy Coulibaly. Segundo a imprensa francesa, quatro reféns foram mortos.


Uma testemunha relatou ao jornal 'Guardian' que um dos atiradores estavam com um fuzil kalashnikov dentro do mercado Hyper Cacher. "Ele foi à seção de frios e começou a atirar", disse o homem.
Autoridades francesas estabeleceram uma ligação entre Coulibaly e os irmãos Kouachi, acusados de serem os responsáveis pelo atentado que matou 12 pessoas no jornal Charlie Hebdo, e o atirador que matou uma policial em Montrouge na quinta-feira. A informação foi divulgada pela Agência France Presse (AFP).
Segundo a emissora de televisão BFMTV, mulheres e crianças estavam entre os reféns. As autoridades determinaram às escolas, na região do sequestro, que os alunos fossem mantidos dentro das instalações. A televisão noticiou também que o homem se dirigiu aos policiais afirmando: "Vocês sabem quem eu sou", em aparente alusão ao incidente de quinta-feira em Montrouge.
Membro da força de intervenção da polícia francesa participa das buscas pelos suspeitos de massacre na cidade de  Fleury, no norte da França (Foto: Joel Saget/AFP)
Uma escola em Drammantin foi esvaziada. A Estação Trocadero do metrô de Paris também foi esvaziada. O presidente François Hollande, o primeiro-ministro Manuel Valls e os ministros do Interior e Justiça, Bernard Cazeneuve e Christiane Taubira se reuniram, segundo o jornal Le Figaro.
Os irmãos Said e Cherif Kouachi foram confirmados nesta quinta (9) como responsáveis pelo atentado. Cherif, conhecido como Abu Issen, estava no centro das atenções da polícia desde 2008, quando foi condenado a três anos de prisão por pertencer a uma célula de recrutamento de jihadistas - acabou cumprindo 18 meses. 
Tanto ele quanto seu irmão Said nasceram na França. Entre 25 de maio e 11 de outubro de 2010, Cherif foi novamente detido por suspeita de participação no projeto de fuga da prisão de um dos cérebros de atentados de 1995, o argelino Smaïn Ait Ali Belkacem. Said visitou o Iêmen em 2011, onde participou de treinamentos com militantes ligados à rede terrorista Al Qaeda. 
“Estes indivíduos eram, sem dúvida, vigiados, mas não há risco zero”, informou o primeiro-ministro, Manuel Valls. O Ministério do Interior informou que a identificação foi possível porque os suspeitos deixaram em um dos carros usados para a fuga o documento de identidade de Said.
Investigações complementares realizadas em batidas policiais a apartamentos de familiares e amigos, além de rastreamento de ligações telefônicas e de trocas na internet, teriam ajudado na confirmação das suspeitas.


#inocente  

O outro homem suspeito de participar do ataque terrorista à sede do Charlie Hebdo se entregou, na madrugada de ontem, à polícia.  Hamyd Mourad,  18 anos, era apontado como o motorista do carro no qual os atiradores fugiram. Ele se apresentou a uma delegacia em Charleville-Mézères, a 230 quilômetros a noroeste de Paris, após ver que o seu nome estava circulando nas redes sociais.

Logo pela manhã, colegas de faculdade de Hamyd usaram  o Twitter para defender sua inocência. Com a hashtag #MouradHamydInnocent (Mourad Hamyd é inocente), os amigos afirmam que Mourad Hamyd estava em aula quando os atiradores realizaram o ataque.
“Ele é da minha sala, e ele estava lá durante três matérias pela manhã”, disse um usuário em sua página. 
Ontem, foram identificadas outras cinco vítimas do atentado no jornal Charlie Hebdo, além do editor-chefe Charb; os cartunistas Jean Cabut, o “Cabu”, Georges Wolinski, Bernard Velhac, o “Tignous”, e o economista e colunista Bernard Maris.
Philippe Honoré, 74 anos, era cartunista do jornal e foi o autor da última charge tuitada pela conta do Charlie Hebdo. Frédéric Boisseau, 42, era funcionário da manutenção do prédio onde está localizada a redação do Charlie Hebdo. Ele era casado e deixa dois filhos. 
Franck Brinsolaro era policial e responsável pela segurança de Charb. Ele foi morto na sala de reunião, junto com os cartunistas. Ahmed Merabet também era policial e foi morto quando os terroristas estavam em fuga, já do lado de fora da sede da redação.
Ele teve a execução filmada por testemunhas que estavam dentro de um prédio vizinho. Michel Renaud estava na redação após ter sido convidado por Cabu a participar da reunião, depois de lhe entregar desenhos que haviam sido emprestados para uma exposição, segundo o jornal francês Le Monde.
Ainda entre as vítimas estão Mustapha Ourrad, revisor do Charlie Hebdo - ele era de origem argelina e havia conseguido cidadania francesa há poucas semanas - e Elsa Cayat, que trabalhava como colunista e analista do jornal.

Escritor deixa Paris

O escritor francês Michel Houellebecq, autor do polêmico Soumission (submissão), lançado no mesmo dia do atentado à redação do jornal Charlie Hebdo, em Paris, suspendeu ontem a divulgação do livro e deixou a capital francesa.

Também na quarta, o jornal tinha publicado na capa uma caricatura de Houellebecq, acusado de incitar a islamofobia. No cartum, assinado pelo artista Luz - que sobreviveu porque estava atrasado para a reunião -, o romancista aparece vestido de mago, fazendo previsões: “Em 2015, perdi meus dentes. Em 2022, cumpri o Ramadã”.
A trama do livro de Houellebecq se passa em 2022, quando muçulmanos chegam ao poder na França com o apoio de partidos tradicionais, que se uniram para evitar a ascensão da Frente Nacional, de extrema-direita.
Depois disso, a poligamia é instaurada e as mulheres passam a ser obrigadas a usar véus.  A obra provocou debates acalorados sobre anti-imigração.

Fonte:Redação Correio da Bahia/reprodução

Gov. Rui Costa quer concurso para professor do Estado ainda este ano

A medida é uma tentativa de diminuir a carência de professores na rede estadual, constatada in loco pelo governador 
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA/reprodução
Um novo concurso para professores deverá ser feito na Bahia ainda este ano. O anúncio foi feito ontem(8) pelo governador Rui Costa (PT), em visita ao Colégio Estadual Edilson Joaquim dos Santos, em Nova Redenção, na Chapada Diamantina. A medida é uma tentativa de diminuir a carência de professores na rede estadual, constatada in loco pelo governador, sem especificar data para o concurso, nem quantas vagas serão oferecidas.

No município escolhido por Rui para a primeira viagem oficial, o petista obteve 88,7% dos votos válidos na eleição. São pouco mais de nove mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e apenas uma escola pública de ensino médio – a que foi visitada ontem por Rui – com 325 alunos. 

Antes de inaugurar o novo sistema integrado de abastecimento de água, que custou R$ 8 milhões e vai beneficiar cerca de três mil moradores de 14 localidades da zona rural de Nova Redenção, o governador começou a cumprir uma de suas promessas de campanha: visitar uma escola da rede estadual a cada viagem ao interior. “Eu fui aluno de escola pública durante toda a minha vida, por isso eu vim aqui para dizer ao povo da Bahia que a prioridade máxima do meu governo é a educação”, disse. 

Durante a visita, Rui e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, foram recebidos pela prefeita Ana Guadalupe (PSD) e pela diretora do colégio, Eletícia Machado. A comunidade local também se reuniu para ouvir e falar ao governador. “Nós só temos fixo aqui um professor de Geografia. Os outros todos são temporários. Na verdade, nós temos carência de professores em todas as outras disciplinas”, afirmou a diretora, que pediu ainda material esportivo, cobertura para uma quadra e nivelamento do solo da escola.

De acordo com o governador, a falta de professores é um problema que já havia sido antecipado pelo secretário da Educação. A próxima escola a ser visitada será a Luiz Tarquínio, na Boa Viagem, em Salvador, na segunda-feira. Até o final do mês, o governador fará reuniões com os titulares das secretarias. Outras pastas, como a da segurança pública, deverão trabalhar ainda pelo programa Pacto pela Educação.

Fonte:Correio da Bahia

Brasileiro vai ser executado "muito em breve" na Indonésia

                                  Brasileiro teve o último pedido de clemência negado na Indonésia -foto:reprodução
A Indonésia negou o último pedido de clemência ao brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, condenado à morte por tráfico de drogas no país, informou o jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (9). Segundo o governo do país asiático, Marco Archer será executado "muito em breve".
O pedido definitivo foi negado em 31 de dezembro pelo presidente Joko Widodo. A primeira vez que o pedido foi negado foi em 2006. O cumprimento da pena de morte deve ser questão de tempo, já que os sentenciados só têm avaliados os pedidos de perdão duas vezes.
Ainda segundo a Folha, a data da execução ainda não foi definida. Porém, segundo Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral contou à publicação, a execução deve ser feita até o final de janeiro. Além do brasileiro, outros cinco condenados devem ser executados no mesmo dia.
A presidente Dilma Rousseff enviou uma carta em dezembro ao governo da Indonésia pedindo a não execução do brasileiro. Segundo a Folha, o gabinete da presidente avalia se ainda há algo que possa ser feito para interceder pelo brasileiro. 
Marco Archer foi preso em 2003 ao tentar entrar no aeroporto de Jacarta com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de asa delta. Além dele, há outro brasileiro condenado à morte também no país. O paranaense Rodrigo Gularte aguarda segundo pedido de clemência.
Fonte:Correio

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Salvador: Moradores do Pau Miúdo vivem dia de tensão após morte de segurança e ameaça de traficantes


A morte do segurança da Maternidade José Maria de Magalhães Gleidson Fernandes Brandão, 29 anos, e as ameaças de disputas entre traficantes da facções criminosas Caveira e Comando da Paz (CP) esvaziaram as ruas no final de linha do Pau Miúdo.
Policiais da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) intensificaram as rondas nos bairro na noite desta quinta-feira (8). Apesar dos comerciantes terem fechados as portas, a Polícia Militar negou que traficantes tenham ordenado o toque de recolher no bairro. 
Segurança foi morto nesta quarta (7)foto:reprodução
Mensagens compartilhadas por WhatsApp ameaçavam a vida de moradores que transitassem pelo bairro na noite desta quinta (8). 
Morte de segurança
Segundo familiares, Gleidson foi confundido com um integrante de uma quadrilha rival e acabou morto por traficantes.

O crime aconteceu na quarta-feira (7), por volta das 21h30 na rua Professor Batista Vieira, no segundo fim de linha do bairro.
 Quatro homens abordaram Gleidson e atiraram contra o segurança. O jovem morreu na hora. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime.
O corpo de Gelidson foi enterrado na tarde desta quinta (8) no Cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, em Quintas dos Lázaros. Parentes e amigos prestaram homenagens ao vigilante. Informações do Correio da Bahia.

Gov.Rui Costa vai lançar um Pacto para a Educação no Estado

Rui Costa anuncia Pacto para a Educação na Bahia
Foto: Jhonatã Gabriel/GOVBA/REPRODUÇÃO

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quinta-feira (8), durante visita a Nova Redenção, na Chapada Diamantina, que pretende lançar um Pacto para a Educação na Bahia. Sem divulgar detalhes sobre o plano, o petista adiantou apenas que ele deve englobar outras secretarias além da de Educação, como a do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a de Cultura.

O governador disse que essa é uma das prioridades do seu governo, pois a educação pública foi essencial para que ele conseguisse sucesso na carreira. Rui também lembrou como a sua mãe o cobrava para sempre estudar mais. Informações do BN.

França: Dois carros-bomba explodem perto de Paris


Um ataque a tiros na sede do jornal satírico Charlie Hebdo deixou 12 pessoas mortas e 11 feridas
 ataque terrorista em paris
Foto:r AFP/reprodução
Pelo menos um carro-bomba explodiu na noite desta quinta-feira (horário local) na cidade de Villejuif, na periferia de Paris. Veículos de polícia, ambulâncias e veículos do corpo de bombeiros passam pelo 15º distrito da capital. O Ministério do Interior ainda não se manifestou sobre se há vítimas. De acordo com o jornal Le Monde, não há feridos.
Segundo informações da imprensa francesa, dois veículos teriam explodido na Avenida Paul-Vaillant-Couturier e na Rua Jean-Baptiste-Baudin, na cidade de Villejuif, a 10 quilômetros ao sul da capital, por volta de 20h40. Os dois automóveis estariam estacionados em frente a um concessionário de veículos.
Terrorismo
Três homens armados foram responsáveis pelo atentado à sede do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, que deixou 12 pessoas mortas e 11 feridas, na quarta-feira, 7. Dois deles são irmãos: Said Kouachi e Chérif Kouachi – que já foi preso, em 2005, e condenado, em 2008, por crime de terrorismo. 
O presidente francês, François Hollande, classificou o ato como “ataque terrorista” e a polícia continua a busca pelos suspeitos. Na manhã desta quinta-feira, 8, um novo atentado em Porte de Chatillon deixou uma policial morta e um ferido.
Durante a madrugada, locais de culto muçulmano foram alvos de ataques com explosivos , mas não houve vítimas.
Fonte:AE/Diáriodopoder

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Paris: Três irmãos,sendo dois franceses, são suspeitos do massacre


ataque terrorista em paris
Mesmo usando máscaras, terroristas foram identificados -foto:reprodução
São três homens, irmãos de 18, 32 e 34 anos, sendo os mais velhos de nacionalidade francesa, os suspeitos pelo massacre terrorista ocorrido nesta quarta-feira (7) em Paris, quando invadiram a redação da revista satírica Charlie Hebdo e fuzilaram doze pessoas.
Os acusados nasceram no 10 distrito de Paris e chamam-se Saïd e Chérif K. A nacionalidade do mais novo, Hamyd M., não é conhecida. Eles foram  localizados pela polícia mas, ao contrário do que chegou a ser avançado pelo jornal Libération, ainda não terão sido detidos.
A edição online do jornal Metro, que adianta a identificação dos suspeitos, acrescenta que o mais novo estudava França, numa faculdade de Charleville-Mézieres, em Reims.
Já Chérif K. é conhecido das autoridades: ele foi julgado em 2005 por fazer parte de uma rede de recrutamento de jihadistas. Segundo o Metro, entre 2003 e 2005 ele incentivou uma dezena de jovens a ir combater para o Iraque. Julgado, Chérif K. foi condenado a três anos de prisão, com 18 meses de pena suspensa.
Fonte:Diáriodopoder/reproduçaõ

Bahia: Suspeito de matar o prefeito de Itagimirim é preso

Um dos suspeitos de envolvimento na morte do prefeito de Itagimirim, município a 492 quilômetros de Salvador, foi preso na manhã da última terça-feira (6). Segundo informações da polícia, Alessandro Lopes, 36 anos, foi preso em Itagimirim. O homem é suspeito de participar da morte do prefeito Rielson Santos Lima, morto em julho de 2014 em frente à residência onde morava.
Alessandro Lopes (à direita) é acusado de envolvimento na morte de Rielson Santos Lima, prefeito de Itagimirim.
(Foto: Reprodução)
O suspeito está na Delegacia de Eunápolis e deve ser transferido ainda nesta quarta-feira (7) para o presídio da cidade. Ainda de acordo com informações da polícia, Alessandro estava se preparando para fugir. "O suspeito estava vendendo móveis e se desfazendo de todos os bens, o que nos levou a acreditar que ele pretendia fugir", contou Élvio Brandão, delegado da Polícia Civil de Eunápolis, ao Correio24Horas.
A prisão aconteceu no momento em que Alessandro saía para consertar os pneus de um veículo. "Ficamos cerca de 10h fazendo tocaia em frente à casa dele. Quando ele saiu da casa, viu que dois pneus do carro estavam furados e foi à borracharia fazer a força. Foi nesse momento que fizemos a prisão", acrescentou o titular.
De acordo com informações da polícia, Alessandro Lopes é suspeito de ser o coordenador da execução, além de ter participado da logística da fuga. A polícia informou também que o interrogatório do suspeito foi bastante contraditório, o que complica a situação dele.
Relembre o caso
O prefeito Rielson Santos Lima foi atingido por quatro tiros no tórax, pulmão e abdômen em uma praça localizada na cidade de Itagimirim. Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu e morreu durante cirurgia.

Fonte:Correio

Paris: Milhares vão às ruas em protesto contra morte de 12 em ataque


Manifestantes seguram cartazes com a inscrição ‘Eu sou Charlie’ na Place de la Republique, em Paris, na noite de quarta (7) (Foto: AFP Photo/Joel Saget)
foto:AFP
O presidente francês, Francois Hollande, declarou quinta-feira (8) como dia de luto nacional após o ataque que deixou 12 pessoas mortas na redação da revista satírica Charlie Hebdo. Em um discurso televisionado à nação, Hollande convocou os franceses a se unirem e defender a liberdade de expressão. 
Ele chamou os jornalistas de “nossos heróis de hoje”. O ataque foi o mais mortal na França em décadas. O Charlie Hebdo tem publicado caricaturas de extremistas islâmicos e do profeta Maomé. Os atacantes estão foragidos e Hollande disse que a polícia francesa fará tudo para capturá-los. 
O país tem visto um aumento das tensões relacionadas a assuntos de religião. Hollande disse aos franceses: “vamos nos unir e nós vamos ganhar”. 
Jornalistas da Agence France Press (AFP) fizeram protesto em homenagem às vítimas do Charlie Hebdo (Foto: AFP)
Segundo o jornal Le Figaro, dois suspeitos do ataque são irmãos, sendo que um deles já foi condenado por crime ligado ao terrorismo. 
Milhares de franceses fizeram manifestações pacíficas nas ruas de Paris. Segundo a polícia, mais de 15 mil pessoas tomaram as ruas.As manifestações tomaram as ruas de cidades do interior da França, como Lille, Lyon e Marselha, e em outras capitais europeias como Bruxelas, na Bélgica, Berlim, na Alemanha, e Londres, na Grã-Bretanha.
A polícia francesa informou que os atiradores mataram uma pessoa enquanto seguiam para a sede do jornal Charlie Hebdo. Lá, eles abriram fogo e mataram oito jornalistas, um segurança e um visitante que estavam na redação. Um policial foi morto em troca de tiros quando os atiradores deixavam o prédio. Outras 11 pessoas ficaram feridas.
O jornal satírico Charlie Hebdo atraiu críticas de muçulmanos de todo o mundo. O caricaturista Jean Cabut, conhecido pelos leitores pelo nome de Cabu, e Stéphane Charbonnier, editor do jornal, que usava o pseudônimo Charb, estão entre os mortos.

Fonte:Correio/AE

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

UFBA disponibiliza quadro de vagas da graduação pelo SiSu


A UFBA - Universidade Federal da Bahia disponibilizou no mês de dezembro o quadro de Vagas para os seus  cursos de Graduação no primeiro semestre 2015 pelo sistema ENEM/ SiSu.  O período de inscrições no SiSu será de 19 a 22/01/2015 pelo site do sistema.

A universidade divulgou em  seu site um comunicado abaixo publicado para orientação dos candidatos.

PROCESSO SELETIVO 2015 
                                                              COMUNICADO

•  A seleção para ingresso nos cursos da UFBA é feita via ENEM / SISU. Ressalvados:

•  Os candidatos aos cursos de Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música, Música Popular terão que fazer, além das provas do ENEM 2014, uma inscrição na UFBA, neste site, para a realização das provas de Habilidade  Específica.Confira o Edital com as datas e informações

• Os candidatos índios aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos que desejarem concorrer às duas vagas extras oferecidas para cada curso tem edital própio. Para concorrer a essas vagas, terão que submeter-se obrigatoriamente às provas do ENEM 2014 e caso a escolha seja o curso da area de Artes farão provas de habilidades específicas.
Confira o Edital.

A seleção para todos os demais cursos será feita exclusivamente via ENEM / SISU.

•  Confira Resolução 06/2014.
• Maiores informações, Acesse o SISU 


CONFIRA NO LINK ABAIXO O QUADRO COMPLETO DE VAGAS: 


http://www.vestibular.ufba.br/docs/Ingresso2015/anexoI_quadrodevagas_ingresso2015.pdf

Fonte:Site da UFBA

MEC informa que piso salarial do magistério passará para R$ 1.917

Ministro da Educação Cid Gomes -foto:reprodução
O Ministério da Educação (MEC) informou, há pouco, que o piso salarial do magistério terá aumento de 13,01%. Com o reajuste, o salário inicial passará para R$ 1.917,78 a partir deste mês. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.
O novo montante é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Segundo o MEC, nos últimos dias, o ministro da Educação, Cid Gomes, reuniu-se com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
De acordo com a lei, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).O piso salarial subiu de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme números incluídos no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451. Em 2013, o piso passou para R$ 1.567 e em 2014 foi reajustado para R$ 1.697. O maior reajuste foi registrado em 2012, com 22,22%.
Para Roberto Leão, presidente da CNTE, o reajuste cumpre a lei, embora ainda não seja o "que consideramos melhor para os trabalhadores". Segundo ele, a Lei do Piso é "importantíssima para o cumprimento do PNE [Plano Nacional de Educação]". Uma das metas previstas no plano estabelece prazo de seis anos para equiparação do salário dos professores ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Conforme Leão, o rendimento médio dos docentes representa aproximadamente 60% dos salários médios dos demais profissionais.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aumento, que tem sido praticado acima da inflação, representará custo maior com a folha e menos investimentos em reformas e infraestrutura das escolas, além de outros itens fundamentais à qualidade do ensino.
"Com certeza, teremos municípios e estados com dificuldade", disse Cleuza Repulho, presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). "Precisaremos da regulamentação dos royalties do petróleo e do PNE em funcionamento para garantir novos recusos. A arrecadação dos estados e municípios foi menor que a esperada", acrescentou.
Fonte:Correio da Bahia

Gov Rui Costa anuncia novos gestores da Conder,Desenbahia e Prodeb


Governador da Bahia Rui Costa - foto:Joá Sozua/ag.atarde/reprodução
O governador Rui Costa(PT) anunciou hoje(6) os primeiros nomes dos titulares que irão ocupar as empresas do segundo escalão do Estado. Na Conder,  irá assumir o engenheiro civil e administrador de empresas, José Lúcio Lima Machado, que foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e diretor-presidente da Embasa. Até dezembro de 2014, ele presidiu a Valec Engenharia Construções e Ferrovias e, no período de 2012 e 2013, atuou como diretor-presidente da Conder. 

A Desenbahia vai ser presidida pelo administrador de empresas Otto Alencar Filho. Ele trabalhou como gerente de desenvolvimento de mercado, gerente de compras e suprimentos, na Odebrecht Ambiental, e, ultimamente, desempenhava a função de gerente financeiro, integrando o grupo de trabalho que conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento.

E na Prodeb O novo diretor-presidente  será o administrador de empresas Samuel Pereira Araújo, que já exerce a função de  diretor de Relacionamento e Atendimento da Prodeb desde 2008. Samuel é  Mestre em Finanças Corporativas, tendo sido também  diretor administrativo e financeiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia.

Fonte:atardeonline

Segundo mandato: Patrus Ananias assume Desenvolvimento Agrário e fala em fim de latifúndios

O deputado federal Patrus Ananias assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário
O novo ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário. foto:Marcelo Camargo/Agência Brasi)
Nomeado ministro do Desenvolvimento Agrário como um contraponto à escolha da ruralista Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura, Patrus Ananias defendeu nesta terça-feira, durante cerimônia de posse no cargo, avanços para a reforma agrária e a derrubada das “cercas do latifúndio”.
O pronunciamento vai de encontro com a fala de Kátia Abreu, segundo quem o Brasil não precisa acelerar a reforma agrária e que “latifúndio não existe mais”. Após a declaração, dada em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Kátia disse ao tomar posse nesta segunda-feira que não aceitará “provocações” – mas reforçou que está disposta ao diálogo.
“Ignorar ou negar a permanência da desigualdade ou da injustiça é uma forma de perpetuá-los. Por isso, não basta derrubar as cercas do latifúndio. É preciso também derrubar as cercas que nos limitam a uma visão individualista e excludente do processo social”, afirmou hoje Patrus Ananias.

O ministro defendeu ainda uma adequação do direito de propriedade e de outros direitos fundamentais, como o “interesse público” e o “desenvolvimento integrado e sustentável do Brasil”. “O direito de propriedade não pode ser em nosso tempo um direito inconstratável, inquestionável, que prevalece sobre todos os demais direitos e sobre o próprio direito de realização das possibilidades nacional”, disse.

O ministro, no entanto, reconheceu que este tema ainda causa divergências e que uma modificação no direito de propriedade não depende apenas da vontade da presidente da República e de seus ministros, mas também do Congresso Nacional, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade.
Patrus Ananias assumiu o cargo no lugar de Miguel Rossetto, transferido para a Secretaria-Geral da Presidência.

ANVISA SUSPENDE CINCO COSMÉTICOS PARA CABELO,CONFIRA QUAIS


Imagem ilustrativa/ google
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União suspende, em todo o país, a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e o uso de cosméticos para cabelo.
De acordo com o texto, foi constatada a fabricação e a comercialização dos cosméticos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, por empresas desconhecidas e que não têm autorização de funcionamento. A resolução determina ainda a apreensão e a inutilização das unidades dos cosméticos encontradas no mercado.

Veja abaixo a lista dos produtos:

- Speed Hair, Complex Reduction, selagem térmica, 1litro, fabricado por Denco Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda;

- Trend Liss, tratamento italiano Capelli Perfetti cosméticos, argan oil, selante térmico, 1litro, fabricado por Eternity Cosméticos;

- Larissa Hair, máscara hidratante, 300 miligramas (fabricante desconhecido);

- Prolab, Fly Professional, 1litro (fabricante desconhecido) 

- Tratamento Capilar Indiano, Zahhara Profissional, redutor, 1litro, fabricado por Marco Antonio de Souza Cosméticos.


Fonte:AE/CorreiodaBahia

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Segundo mandato:Ex-presidente Lula diz que Mercadante "sequestrou o governo"

Lula-Dilma-Mercadante
Foto:Presidente Dilma,Lula,Aloizio Mercadante/reprodução
O ex-presidente Lula atribui ao ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) as negociações que considera desastrosas para formação do ministério do governo Dilma II. Em reunião com políticos aliados, há dias, ele afirmou, muito irritado: “Mercadante sequestrou o governo!”. Lula acha que Dilma levou em conta apenas as opiniões do ministro, que para ele não é exatamente o articulador político mais inteligente e perspicaz.
Lula recebeu aliados que o procuraram para se queixar das escolhas da presidente Dilma para os ministérios no segundo mandato.
Após falar mal de Aloizio Mercadante, Lula pediu reserva, mas dois parlamentares presentes relataram a conversa à coluna.
O ex-presidente jamais escondeu sua antipatia por Mercadante. Sempre o manteve distante do núcleo de decisão do seu governo.
Um poço de mágoas com a sucessora, Lula teve participação discreta na posse dela. Foi embora de fininho, antes de terminar a cerimônia. 
Fonte: reprodução da Coluna do  jornalista Claudio Humberto no Diário do Poder do dia 06.01.15 às 0:41 horário de Brasília.

IFBA - Irecê oferta 1ª graduação pelo SiSu




Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar a oferta de vagas para os cursos de graduação oferecidos pelo IFBA, para ingresso no 1º semestre de 2015, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
  
A seleção será baseada nos resultados obtidos no Enem, referente ao ano de 2014. Os interessados em concorrer a uma das vagas do IFBA devem verificar as informações constantes no Termo de Adesão.

Para  o Campus de Irecê, são ofertadas 30 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,  para ingresso no 1º semestre de 2015,conforme consta no demonstrativo de vagas.



Fonte: IFBA-BA c/adaptações

Jovem goleiro ireceense está disputando a Copa SP pelo Sport-Pe

Marcelo Pereira- foto:arquivo pessoal facebook/reprodução
O jovem goleiro ireceense Marcelo Pereira está disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior edição de 2015 pela equipe do Sport de Pernambuco.

O time pernambucano estreou na Copa sub- 20  com uma vitória sobre o Paulista por 2x1 no  Estádio vereador José Pereira em Sumaré com gols do centro-avante Italo logo aos cinco minutos do 1º tempo e do lateral  direito Sinho em uma cobrança de falta aos 36 minutos do segundo tempo, descontando o jogador Guti para os paulistas.

O leão da Ilha foi a única equipe de Pernambuco que ganhou na primeira rodada da Copinha, tendo assumindo a liderança do grupo K com 3 pontos sendo seguido por Cacerense-MT,Sumaré-SP,com 01 ponto cada, tendo o Paulista-SP com zero ponto. O próximo jogo do Sport é contra o Cacerense-MT às 15h na próxima quarta-feira(7). 

O  promissor goleiro Marcelo Pereira é filho do respeitadíssimo  radialista José Bastos da  emissora Caraíbas FM na cidade de Irecê.






Senado: Bancada do PMDB não comparece a posse de Kátia Abreu na Agricultura

Foto: Valter Campanato/ ABr
Posse de Kátia Abreu na Agricultora  Foto: Valter Campanato/ ABr/reprodução
A bancada do PMDB no Senado não foi à posse, na tarde desta segunda-feira, 5, da nova ministra da Agricultura, a senadora do partido Kátia Abreu (TO). Dos 19 integrantes do partido na Casa, apenas três estiveram no encontro: além de Kátia, o senador licenciado Eduardo Braga (PMDB-AM), novo titular do Ministério de Minas e Energia, e um dos vice-presidentes do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).
A cúpula do partido – a maior bancada do Senado – está irritada com a reforma ministerial feita pela presidente Dilma Rousseff para seu segundo mandato. Embora o PMDB tenha ampliado de cinco para seis o número de ministérios na Esplanada, a legenda considera que conseguiu pastas com pouca força capilaridade e força política. Avaliam ainda que Kátia Abreu foi uma escolha pessoal de Dilma que, posteriormente, foi apadrinhada pela bancada.
Mesmo sem a presença de colegas de bancada – Kátia Abreu é recém-chegada ao PMDB -, a nova ministra fez questão de agradecer, no seu discurso em que recebeu o cargo do colega Neri Geller, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e a todos os senadores do partido, na pessoa de Valdir Raupp.

Fonte:Diáriodopoder

Economia: Ministro Joaquim Levy toma posse na Fazenda

O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, enfatizou nesta segunda-feira, 5, a importância do mercado de trabalho para o crescimento econômico. “Apenas o trabalho pode criar riquezas”, salientou. De acordo com ele, haverá um esforço de reequilibrar as contas públicas do governo de forma “duradoura, se não, permanente”.
Joaquim Levy (Wilson Dias/Agência Brasil)
Levy comentou, assim como a presidente Dilma Rousseff em seu discurso de posse, que a reforma foi o tema mais evocado em 2014. Ele salientou, porém, que o sucesso de sua empreitada virá do trabalho conjunto com outros ministérios, como o Planejamento, Agricultura, Desenvolvimento, Trabalho, Relações Exteriores e “muito especialmente” com o Congresso Nacional. Levy iniciou seu discurso na solenidade de transmissão de cargo agradecendo a confiança que a presidente Dilma depositou nele e os votos de sucesso que recebeu de amigos e desconhecidos. “Procurarei corresponder”, afirmou. Levy destacou como prova de maturidade da democracia brasileira ao ver que grande maioria da população concorda ser imperativo o compromisso fiscal.
Segundo ele, esse compromisso fiscal nem sempre é fácil, considerando as demandas legítimas da sociedade. Levy disse que esse equilíbrio fiscal é indispensável para continuar no caminho já iniciado e é a chave para a confiança e o crédito. Ele afirmou que o Brasil tem condições de fazer o equilíbrio fiscal que, segundo o ministro, dará tranquilidade para o empresário tomar risco e investir e permitirá iniciar um novo ciclo de crescimento. “O equilíbrio fiscal em 2015 e o cumprimento das metas em 2016 e 2017, conforme previsto na LDO, serão fundamento de novo ciclo de crescimento”, afirmou.
Ele também destacou a estabilização monetária, sob a eficaz vigilância do Banco Central. Segundo Levy, a responsabilidade fiscal exercida na primeira década dos anos 2000 foi importante para inclusão social e para permitir conduzir uma política anticíclica eficaz após a crise global de 2008, em sintonia com o G-20. Levy também criticou o sistema patrimonialista e falou em um “basta” ao sistema. “É a pior privatização da coisa pública”, disse.
O ministro disse que será preciso determinação e humildade para vencer os obstáculos. Levy afirmou que é preciso permitir que os ganhos de trabalho se consolidem e que a inclusão social prossiga.
Godoy

Levy indicou para a secretaria-executiva Tarcísio Godoy, que atualmente é diretor da área de seguros do Bradesco.

Para o Tesouro Nacional, Levy indicou Marcelo Saintive Barbosa, que foi já foi secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Para a Secretaria de Política Econômica, o indicado foi Afonso Arinos de Melo Franco Neto. Para a Receita Federal, foi indicado Jorge Rachid. Levy manteve Pablo Fonseca na Secretaria de Acompanhamento Econômico e Adriana Queiroz na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Na Secretaria de Assuntos Internacionais, o indicado foi Luiz Balduíno.
Para o Carf, tribunal administrativo do Fisco, foi indicado o atual secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. $Meirelles$ O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o discurso de posse de Levy, focado na busca por maior disciplina fiscal, “veio na direção correta”. Em rápido comentário, Meirelles afirmou: “Está na direção correta. Agora é implementar, né? Mas veio na direção correta. Muito bom. Vamos ver como será”, disse Meirelles. Meirelles presidiu o BC entre janeiro de 2003 e dezembro de 2010.

Fonte:Correio/Estadão