• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 26 de novembro de 2022

Copa 2022: Argentina vence o México e Messi deixa o seu

                               Reprodução / Twitter - 26.11.2022 - Messi abriu o placar para a Argentina contra o México


Em clima de decisão, a Argentina venceu o México por 2 a 0, neste sábado (26), em Lusail, e segue viva na  Copa do Mundo de 2022. Apesar do jogo truncado por causa da forte marcação dos mexicanos, a Albiceleste levou a melhor graças a genialidade do seu principal jogador: Lionel Messi. O camisa 10 abriu o caminho da vitória e deu uma assistência para o meia Enzo Fernández fechar o placar no segundo tempo.

Com a vitória, a Argentina somou os seus primeiros três pontos e subiu para o segundo lugar do Grupo C. Os hermanos têm a mesma pontuação da Arábia Saudita, mas levam a melhor no saldo. Na última rodada, a Albiceleste enfrenta a líder Polônia, na próxima quarta-feira (30), às 16h. Já o México, que agora é o lanterna com um ponto, ainda tem chance de classificação, e enfrenta a Arábia Saudita, no mesmo dia e horário.

Fonte:Portal IG- 26/11/2022

Covid-19: Linhagem BQ.1 da variante Ômicron é detectada em Salvador e 11 cidades do interior

 

                                              foto:reprodução

A linhagem BQ.1 da variante Ômicron foi detectada em amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) no estado. A linhagem estava em amostras de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) em moradores da Bahia, testados em uma nova rodada de sequenciamento genético.

Ao todo, foram sequenciadas 128 amostras coletadas entre outubro e novembro. A BQ.1 representa 32% desse total.Os genomas sequenciados correspondem em 100% à variante Ômicron.

As identificações da linhagem BQ.1 foram detectadas em coletas realizas nos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, alerta que este é um cenário em que a população deve ter ainda mais atenção para completar o esquema vacinal. “Temos ainda cerca de 7,8 milhões de baianos com a vacinação pendente. Deste total, um milhão sequer tomou a primeira dose”, pontua a Secretária.

Adélia Pinheiro destaca ainda que é importante a testagem, isolamento de casos positivos e uso de máscaras em unidades de saúde.

Fonte: Correio da Bahia -26/11/2022

2023 terá 11 feriados prolongados

                                 Largo do Pelourinho - Centro Histórico de Salvador -  Crédito foto:Michele Rocha

Diversos feriados nacionais irão cair em dias da semana.No caso da Bahia, e especificamente na capital, tem o feriado do dia 08/12. Nossa Senhora da Conceição da Praia que é uma sexta-feira. Confira abaixo a lista:

FERIADOS PROLONGADOS:

  • Carnaval - 20 de fevereiro - segunda-feira
  • Sexta-feira Santa - 7 de abril
  • Tiradentes - 21 de abril - sexta-feira
  • Dia do Trabalho - 1º de maio - segunda-feira
  • Corpus Christi - 8 de junho - quinta-feira
  • Independência do Brasil - 07 de setembro - quinta-feira
  • Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro - quinta-feira
  • Finados - 02 de novembro - quinta-feira
  • Conceição da Praia - 08 de dezembro - sexta-feira(Em Salvador)
  • Natal - 25 de dezembro - segunda-feira
  • Véspera do Ano Novo - 31 de dezembro - domingo (ponto facultativo após 14h)

  • Fonte:Correio da Bahia - c/adaptações 21/10/2022  -atualizado em 26/11/2022

Eleições 2022: MPF pede afastamento imediato de diretor-geral da PRF

 


Imagem sobre MPF pede afastamento imediato de diretor-geral da PRF
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil


O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) o afastamento imediato do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, por 90 dias. O pedido foi feito nesta sexta-feira (25). As informações são da Agência Brasil. 

Antes, no mesmo dia, o MPF moveu uma ação civil contra Vasques por improbidade administrativa e pediu o afastamento do diretor-geral da corporação. O juiz federal José Arthur Diniz Borges deu prazo para defesa de Vasques e negou seu afastamento, sob alegação de que se encontra de férias até o dia 6 de dezembro.

 

O MPF reiterou o pedido, argumentando que “a relação hierárquica tem uma dimensão intersubjetiva e social que não se restringe ao ambiente físico de trabalho”. Em outras palavras, o diretor-geral não deixa de ser diretor-geral porque está em férias; não deixa de ter ascendência sobre seus comandados, especialmente numa organização policial fardada; não deixa de ter o poder de causar temor reverencial”.


Para o MPF, a postura de Vasques está relacionada com a conduta da PRF no dia do segundo turno, quando vários ônibus, sobretudo no nordeste (onde o adversário de Bolsonaro tinha número superior de eleitores, segundo pesquisas), foram parados por agentes em operações policiais questionadas pelo próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. 


A inércia da PRF em bloqueios rodoviários promovidos por eleitores de Bolsonaro, insatisfeitos com a derrota do presidente, também foi lembrada na ação.


Fonte: BN -

TRE-BA realiza eleição suplementar para prefeito e vice em Maiquinique


                  

RJ: Pastor Felippe Valadão comemora aniversário em fazenda comprada com financiamento dos fiéis, diz coluna


Imagem sobre Pastor bolsonarista comemora aniversário em fazenda comprada com dízimo, diz coluna
                                         foto:reprodução

O pastor bolsonarista Felippe Valadão comemorou seu aniversário, no dia 28 de outubro, na fazenda que, segundo ele, está sendo financiada com contribuições dos fiéis da Lagoinha, uma das igrejas que serviu de palanque eleitoral para Jair Bolsonaro nas eleições.

 

Na campanha de investimento que fez nos cultos e em suas redes sociais, Valadão vinha dizendo que o uso do espaço seria para eventos da igreja, o que fez a festa ser mal recebida entre os fiéis. Valadão convidou para a festa apenas amigos e pastores da Lagoinha do Rio de Janeiro, segundo publicação do Metrópoles.

 

Foto: Reprodução

 

A Fazenda Novos Começos, em Cachoeira de Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tem um riacho particular, lago, restaurantes. A casa sede é usada por Valadão nos eventos. Alguns fiéis ouvidos pelo site reclamaram de ter doado dinheiro para a compra do espaço, agora usado para fins pessoais, e da “seletividade de convidados” do pastor.

 

Quando começou a pedir no Instagram e na igreja contribuições mensais de R$ 40, Valadão disse que o local seria usado para “um propósito muito maior que ele” e para a “restauração de vidas”.


Fonte:BN -26/11/2022

Atirador tem 16 anos e usou arma do pai policial em ataque no ES

 

Imagem colorida mostra suspeito de invadir escolas no Espírito Santo e matar três pessoas - MetrópolesReprodução

O jovem responsável pelo ataque a duas escolas, no Espírito Santo, tem 16 anos e usou a arma do pai, um policial militar. Os detalhes do atentado que matou três pessoas, na manhã desta sexta-feira (25/11), foram confirmados pelos investigadores do caso em coletiva realizada à tarde.

Vídeo: veja momento em que jovem entra em escola e atira em vítimas no ES

O ataque contra duas escolas ocorreu em Aracruz. Foi com a arma do pai, uma pistola .40, que o adolescente abriu fogo nos dois centros de ensino. Ele também portava um revólver calibre .38 e usou o carro do pai para chegar e sair dos locais, sempre com a placa tampada.

O adolescente invadiu a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Primo Bitti, da qual era aluno no turno vespertino até junho deste ano, e a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, antes conhecida como Colégio Darwin.

Veja o momento do ataque:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
1

Câmeras de segurança flagraram o momento em que o atirador entra em uma das escolas, com um brasão vermelho em um dos braços. O governador do estado, Renato Casagrande, confirmou se tratar de um símbolo nazista.

O adolescente fazia tratamento psiquiátrico, mas não se sabe se usava medicamentos.

Ataque planejado

O atentado foi planejado por, pelo menos, dois anos. O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, Darey Arruda, afirmou que o suspeito não tinha alvo definido. “Essas pessoas costumam ficar isoladas e se juntar a grupos extremistas”, explicou.

Após o ataque, ele voltou para a casa, deixou o veículo e saiu. Ele foi encontrado em uma outra casa da família, no mesmo município. “Ele confessou o crime à Polícia Civil, mostrou as roupas, as armas e como tudo foi feito”, afirmou o superintendente João Francisco Filho.

Segundo as autoridades, o jovem ficou calmo durante todo o processo. Os pais, em contrapartida, “estavam destruídos” e colaboraram com a corporação.

Vítimas

ataque armado deixou, ao menos, três pessoas mortas: duas professoras, uma de 48 anos, que lecionava artes, e outra de 45, de matemática; e uma aluna, que ainda não teve a idade divulgada.

Seis das 13 pessoas feridas estavam hospitalizadas até o fim desta tarde, informou a Secretaria de Saúde. Entre os feridos há duas crianças — uma delas internada em estado gravíssimo.

Fonte: Metrópoles - 26/11/2022 00h:38

Reitora da UNEB participa das comemorações dos 25 anos do Campus XVI-Irecê

     Profa. Lormina Barreto(centro) profa. Adriana Marmori -Reitora(direita) e profa. Ana Karine atual diretora do Campus XVI-Irecê(esquerda)
 

A UNEB - Campus XVI -Irecê  encerrou nesta sexta-feira (25), o seu IX CONPEX- Congresso de Pesquisa e Extensão e concomitantemente a celebração dos 25 anos de atuação no território de Identidade de Irecê.

A programação nesta sexta-feira contou com a presença da Magnífica Reitora, profa. Adriana Marmori, da Vice-Reitora profa. Dayse Lago, da profa. Mônica Torres, Coordenadora Geral do Programa Parfor.  Da Coordenadora Geral do programa UPT  profa. Simone Wanderley e da profa. Luzinete Gama assessora da Reitoria. 

A diretora do Campus XVI, profa. Ana Karine expressou sua satisfação em receber a Reitora, a vice- reitora, que também foi diretora do Campus em duas gestões(2004-2006/2006-2008) e enalteceu o trabalho de todos ex-diretores, do corpo técnico, e destacou o envolvimento dos discentes nas ações realizadas no Departamento, e concluiu sua fala afirmando que entende que avanços foram realizados, mas que o Campus pode oferecer muito mais a sociedade de todo o território.

Vestibular 2023

A universidade está com o processo seletivo do Vestibular de 2023 aberto até o próximo dia 30/11, e o Campus de Irecê oferta três cursos de graduação: Administração para o período noturno, de Licenciatura em Letras pelo turno vespertino, e Licenciatura em Pedagogia noturno.

Pós-Graduações

Diversas turmas já foram ofertadas aos território e no momento estão em andamento duas turmas de Especialização de Educação do Campo, e o Mestrado pelo  PPGEAFIN, cuja inscrições para aluno regular estão abertas até o próximo 30/11. 

                                               Prof. Evodio Malaquias foi o 2º diretor do Campus - foto: Ascom/DCHT




sexta-feira, 25 de novembro de 2022

TSE: Moraes exclui PP e Republicanos de ação sobre urnas, e PL pagará R$ 22,9 mi sozinho

 

                                       Foto:reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido do Partido Progressistas (PP) e do Republicanos e os excluiu do processo que condenou a coligação com o Partido Liberal (PL) ao pagamento de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé. No documento, as siglas argumentaram que não têm nenhuma ligação com o movimento de contestação das urnas.

Com a decisão, Moraes também desbloqueia as contas das duas legendas e deixa os R$ 22,9 milhões para o PL pagar sozinho. “Determino a exclusão de ambos os partidos políticos da presente ação, bem como o imediato cancelamento do bloqueio e da suspensão dos respectivos fundos partidários do Progressistas e do Republicanos, mantendo-se a condenação por litigância em má-fé única e integralmente em relação ao Partido Liberal”, diz a decisão de Moraes.

Moraes condenou a Coligação Pelo Bem do Brasil a pagar multa de R$ 22.991.544,60. Moraes também determinou o bloqueio imediato das contas da coligação, formada por PL, Republicanos e PP, até que a multa seja paga. No entanto, os partidos alegaram jamais terem sido consultados sobre o ajuizamento da representação e demonstraram seus posicionamentos publicamente.

Pedido “esdrúxulo” e “inepto”

A denúncia do PL foi descrita pelo ministro como de “total má-fé”. Segundo Moraes, o pedido é “esdrúxulo e ilícito”, com argumentos “absolutamente falsos”. A solicitação da sigla foi negada “tanto em razão de sua inépcia como pela ausência de quaisquer indícios e circunstâncias que justifiquem a instauração de uma verificação extraordinária”.

Moraes cita, ainda, que a iniciativa de pôr em dúvida a lisura do sistema eleitoral teria relação com os bloqueios de estradas realizados em todo o país por bolsonaristas que se recusam a aceitar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “[O pedido foi] realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e antidemocráticos”, aponta o ministro.

Além da multa e do bloqueio de contas, o presidente do TSE determina que a Corregedoria-Geral Eleitoral seja oficiada para apurar “eventual desvio de finalidade na utilização da estrutura partidária, inclusive de Fundo Partidário”, em especial das condutas do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e do autor do relatório, Carlos César Moretzsohn Rocha. O ministro também enviou remessas ao inquérito das milícias digitais para investigação dos dois.

Veja na íntegra o embasamento da decisão de Alexandre de Moraes para excluir o PP e o Republicanos:

0601958-94.2022.6.00.0000 by Raphael Veleda on Scribd

FONTE: METRÓPOLES -25/11/2022

Copa 2022: Após lesões, Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos

 

Brasil - Sérvia - Copa do Mundo - NeymarKhalil Bashar/Jam Media/Getty Images

Os dois atletas realizaram exames de imagem ainda nesta sexta. As lesões foram constatadas após consulta médica e os jogadores começaram as sessões de fisioterapia. A dupla se machucou na estreia do Brasil diante da Sérvia.

A CBF, entretanto, ainda não confirmou os desfalques para os próximos jogos. “Neymar Jr. e Danilo realizaram exames na tarde desta sexta-feira. Os dois jogadores retornaram ao hotel e seguirão tratamento com o departamento de fisioterapia”, afirmou a entidade.

Com a vitória, o Brasil assumiu a liderança do Grupo G da Copa e volta aos gramadas na próxima segunda-feira (28/11), contra a Suíça, às 13h.

Fonte: Metropoles - 25/11/2022

Copa 2022: Boa estreia do Brasil repercute na Imprensa estrangeira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A vitória da seleção brasileira por 2 a 0 sobre a Sérvia, na estreia da equipe no grupo G da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (24), foi exaltada pela imprensa estrangeira.

Neymar, que saiu lesionado, também teve bastante destaque, assim como Richarlison, autor dos dois gols.

"Brasil como Brasil" foi a manchete do argentino Olé, destacando que a seleção brasileira venceu com "autoridade e bom futebol". Também relatou a saída de Neymar, lesionado.

A italiana Gazzetta Dello Sport elogiou o time, afirmando em seu site que "o Brasil já dá medo".

"A torcida brasileira fora do estádio pode ser falsa —muitos eram do Oriente Médio—, mas o talento em campo é de origem protegida, como o vinho. Lusail manda um recado ao mundo: o Brasil de Tite tem direito à condição de favorito à Copa do Mundo", escreveu o jornal italiano.

O inglês The Sun, mais sensacionalista, chamou a vitória brasileira questionando se Neymar ficaria fora da Copa depois de deixar o campo chorando por causa de lesão no tornozelo direito. Também deu destaque para Richarlison, que joga no Tottenham.

Fonte:FOLHA S. PAULO -25/11/2022

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Trump, Bannon e aliados aconselharam Bolsonaro a contestar eleição, diz jornal americano

 


Imagem sobre Trump, Bannon e aliados aconselharam Bolsonaro a contestar eleição, diz jornal
Foto: Reprodução/ YouTube

O ex-presidente americano Donald Trump teria aconselhado a família Bolsonaro a contestar o resultado da eleição à Presidência no Brasil, segundo o jornal The Washington Post, dos Estados Unidos.


O conselho, diz a publicação, foi dado em encontro com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL).
 

Segundo o jornal, em reportagem publicada nesta quarta (23), Eduardo Bolsonaro fez reuniões depois do segundo turno da eleição no resort de luxo Mar-a-Lago, que pertence a Trump, em Palm Beach, na Flórida. Ele também teria conversado com outros aliados políticos pelo telefone.
 

Ao jornal o ex-estrategista de Trump e organizador da ultradireita global Steve Bannon confirmou que se encontrou com o deputado, no estado americano do Arizona, e discutiu com ele o poder dos protestos pró-Bolsonaro e os desafios relacionados ao resultado da eleição --da qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor.
 

Em julho, Bannon foi condenado à prisão pela Justiça dos Estados Unidos por se recusar a entregar documentos e a depor à comissão da Câmara americana que investiga a invasão do Capitólio.


Fonte:Lucas Brenda/Folhapress

DF: Ibaneis quer reunir governadores eleitos e Lula


                                            foto:reprodução
O governador Ibaneis Rocha (MDB) quer reunir os governadores eleitos e Lula (PT) antes da posse, marcada para o dia 1º de janeiro. Para isso, o presidente eleito será chamado para participar do Fórum Nacional de Governadores, que acontecerá no dia 7 de dezembro.

A ideia é que o grupo, que se encontra periodicamente para discutir pautas de interesse das unidades da Federação e da União, sirva como um instrumento de diálogo entre o futuro presidente e os chefes do Poder Executivo nos estados.

Como Ibaneis é o presidente do Fórum, tomou à frente da iniciativa para abrir as conversas entre o petista e os governadores.

Uma das pautas a serem discutidas é o limite do ICMS sobre os combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte. A medida foi aprovada pelo Congresso neste ano e causou perda na arrecadação das unidades federativas.

Fonte: Grande Angular/Metropoles - 24/11/2022

Copa 2022: Brasil estreia com vitória contra a Sérvia: 2x0

 



reprodução/Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

A seleção brasileira encontrou muita dificuldades na estreia contra a equipe da Servia na Copa do Mundo do Catar no 1º tempo para sair da forte marcação da seleção adversária que veio para no minimo levar o empate contra a favorita seleção brasileira.

No segundo tempo, a equipe melhorou, voltou pressionando e o 1º gol saiu aos  17  minutos do segundo Neymar invade a área em jogada individual, abre espaço para a canhota, Vinícius Júnior toma a frente do lance e chuta colocado. Vanja Milinkovic-Savic faz grande defesa, mas espalma para frente, e Richarlison aproveita o rebote para completar para o fundo do gol, marcando seu 1º gol em Copa do Mundo.

 A partir dai, o Brasil dominou o restante da partida e o segundo gol aconteceu, o atacante Vinícius Júnior toca de três dedos, Richarlison domina no meio da área, a bola sobe e ele acerta um lindo chute de voleio, mandando no canto direito do gol para fazer o segundo dele.

Neymar

O craque brasileiro foi substituído após sentir o tornozelo direito, o atacante ainda no banco iniciou o tratamento chorando no banco. Fica a preocupação. A Seleção Brasileira ainda não se pronunciou sobre a situação do craque. 

 

                                    foto:reprodução/TV Globo


Fonte: Portal Uol c/adaptações