• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de março de 2015

Governo precisa dar resposta aos movimentos sociais, diz João Stédile

Stédile: governo tem que 'criar vergonha' e dar resposta a movimentos sociais
Foto: Reprodução
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse neste sábado (14) que o governo federal tem que criar vergonha e dar uma resposta aos movimentos sociais que ajudaram a eleger a presidente Dilma Rousseff (PT) apostando em um programa de compromissos que previa reformas para melhorar as condições de vida da população. "Ela (Dilma) assumiu, a crise econômica se intensificou, ela colocou o Levy (ministro Joaquim Levy) na Fazenda e todas as medidas de política econômica até agora foram ruins para a classe trabalhadora. Isso significa que ela escutou mais os burocratas do que o povo", afirmou Stédile ao Broadcast no início da tarde de hoje, na chegada a um seminário organizado pelo PT do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Nesta sexta-feira, em ato em defesa da Petrobras no Rio de Janeiro, a principal liderança do MST no Brasil já havia desafiado a presidente a sair "do palácio" e "ouvir o povo". Na ocasião, ele também afirmou que Levy é um "infiltrado" no governo petista.

Na manhã deste sábado, ao participar da primeira parte do seminário do PT gaúcho, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, disse que Dilma tem se dedicado a ouvir a população e, com o tratamento que vem dando à crise, "certamente irá recuperar a popularidade". Sobre as manifestações anti-Dilma programadas para este domingo, o líder do MST disse que os movimentos de direita têm o direito de protestar, mas "pegaram o mote errado" ao exigir o impeachment da presidente. "Isso é algo ilegítimo, ilegal. Eles são burros, a direita é burra, porque ao levantar a bandeira do impeachment ela dá para a esquerda o dever de defender o legalismo. Se a bandeira do impeachment aumentar, temos que ir para todas as praças e assembleias do Brasil defender a legalidade, a Constituição brasileira." Informações do BN.

Em Harvard, Marina Silva critica movimento pró-impeachment

marina silva impeachment
      Foto:reprodução
Em evento realizado na Universidade de Harvard, nos EUA, a ex-candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, criticou indiretamente o movimento pró-impeachment que ocorre no Brasil desde as eleições, em outubro passado. Ela afirmou que “as pessoas devem ter maturidade com suas escolhas” e que governo “não é como uma camisa que se troca todo dia”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Em evento fechado com os alunos da universidade, Marina também falou sobre o “grave problema com a corrupção” vivido pelo país. Para a ex-ministra, “a corrupção não é um problema da Dilma, do Lula, do Fernando Henrique, nem do Collor, nem do Sarney. É um problema nosso (da sociedade)”, e “enquanto se achar que o problema é deles, vamos continuar tendo esse problema”.
Questionada sobre temas como os protestos contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a Operação Lava Jato, Marina preferiu não se manifestar diretamente. Segundo a matéria do Estadão, ela estaria “ouvindo muitas pessoas e conversando com políticos, acadêmicos, jovens, mulheres e comunidades” sobre esses assuntos.
Marina foi homenageada em Harvard em uma exposição fotográfica chamada “Inspiring Change, Inspiring Us” (Inspirando mudanças, inspirando todos nós). As homenageadas foram escolhidas por um grupo de alunos, professores e autoridades.
A biografia de Marina feita pelos organizadores fala da dedicação dela às causas de justiça social, contra o desmatamento e preservação do meio ambiente. Também fala de sua luta contra a expulsão de comunidades indígenas de suas terras.
Fonte:Pragmatismo político

Processo Seletivo: Confira os candidatos classificados para Prefeitura de Irecê



A  empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Irecê para realização de Processo Seletivo Simplificado de 2015 visando contratação de  novos servidores para  o município divulgou ontem(13) o resultado parcial dos candidatos classificados na prova objetiva. O prazo de recursos contra nota da prova objetiva e Nota de Títulos será nos dias 16 e 17/03/15. 

O resultado final sairá na próxima quarta-feira(18) segundo o site da organizadora do  processo seletivo.


CONFIRA NO LINK ABAIXO OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS:


http://www.planejarconcursos.com.br/Irece_Classificados.pdf

BAHIA: PM CONVOCA MAIS DOIS MIL CANDIDATOS DO CONCURSO DE 2012



O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, publicou no Diário Oficial deste sábado (14) a convocação de mais dois mil aprovados no concurso público da Polícia Militar realizado em 2012.

A convocação de candidatos do cadastro de reserva prevista em edital foi feita tendo em vista o surgimento de novas vagas decorrentes das ações do Programa Pacto pela Vida e considerando que ainda está em vigor o prazo de vigência do certame.


Fonte:Acorda cidade/DOE 14/03/15

Justiça derruba limite de reajuste para instituições participarem do Fies

Justiça derruba limite de reajuste para instituições de ensino participarem do Fies
Foto: Reprodução
A Justiça determinou nesta sexta-feira (13) a suspensão do limite de 6,41% de reajuste das mensalidades que as instituições particulares de ensino superior teriam que realizar para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A decisão é da juíza Luciana Raquel Tolentino de Mouta, da 7ª Vara Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, e acata pedido de liminar da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).

Segundo a federação, os estudantes também vinham sendo prejudicados, já que não conseguiam fazer o financiamento. Na decisão, Luciana reconhece que o MEC possui o direito de regulamentar os percentuais de reajustes, mas entende que isto deveria ter sido feito "com antecedência razoável" a fim de permitir às instituições programarem os seus encargos educacionais. Isso permitiria às instituições programarem os seus encargos educacionais. “Ocorre que, no presente caso, as impetrantes [instituições de ensino] divulgaram os novos encargos educacionais e respectivos repasses em novembro de 2014, mas alterações no sistema pelas impetradas [MEC] somente se deram em janeiro de 2015, após o início do período de aditamento dos contratos pelos estudantes”, afirmou. 

A juíza ainda complementa que “tal comportamento, possivelmente, gerou prejuízos aos impetrantes, na medida em que, tendo a administração se mantido inerte quando da divulgação dos novos valores das semestralidades, concluíram pela aquiescência com tais valores e realizaram projetos e investimentos em consonância com esses novos valores”. A presidente da Fenep, Amábile Pacios, disse que, além de recorrer à Justiça, as instituições estão buscando novas formas de financiamento para oferecer aos estudantes, para que o Fies seja apenas mais uma opção. "Diante dessas oscilações, estamos procurando outras saídas para nossos alunos, para que não fiquem dependendo tanto do Fies", afirmou. Informações do BN.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Governo Dilma: Líder do MST Stedile diz que Joaquim Levy é "capitalista infiltrado"

Joaquim Levy é 'capitalista infiltrado' no governo Dilma, acusa Stedile
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/reprodução
O líder do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, disse nesta sexta­ feira (13), em manifestação no centro do Rio, que não aceita "infiltração de capitalistas" e do ministro Joaquim Levy (Fazenda) no governo federal. Ele pediu também que a presidente Dilma Rousseff "saia do Palácio" para ouvir os trabalhadores. Stedile foi o último a discursar no carro de som da manifestação em defesa da Petrobras e contra o impeachment da presidente. Eles saíram da Cinelândia e caminharam em direção à sede da estatal. De acordo com a Polícia Militar, 1.500 pessoas participam do ato. Segundo os organizadores, o ato foi acompanhado por 5.000 pessoas. "Já chega de infiltração de capitalista no governo. Não aceitamos a infiltração de um tal de [Joaquim] Levy", disse do ministro da Fazenda, de acordo com a Folha. "Não podemos fazer ajuste às custas do trabalhador. A crise que o Brasil vive é culpa dos capitalistas. 

Não aceitamos a redução do direito da classe trabalhadora. “Dilma, saia do palácio e venha para rua ouvir os trabalhadores", defendeu o líder. Stedile afirmou que a solução para o fim da corrupção é a adoção do financiamento público de campanha e a reforma política, através de uma Assembleia Constituinte – como proposto pela presidente Dilma 2013, sem sucesso. Ele criticou o ministro Gilmar Mendes por travar o julgamento sobre a inconstitucionalidade de doações de empresas nas eleições. Ele pediu vista do processo quando a proibição vencia com 6 dos 11 votos do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Informações do BN

UEFS divulga a 7ª Chamada do Vestibular 2015.1

                                                   Imagem:reprodução

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a sétima chamada do vestibular 2015.1 e mais uma chamada da segunda opção para o curso de Física.
A relação com os convocados e documentos necessários à matrícula está disponível no portal www.uefs.br

A matrícula será realizada nesta sexta-feira (13), das 9h30 às 11 horas, na Sala de Reuniões da Aeri, localizada no Prédio da Reitoria, Campus Universitário.

Economia: Dólar passa da casa de R$ 3,20

Dólar
Dólar: última cotação acima de R$ 3,21 foi em abril de 2004-iStockphoto/Getty Images/reprodução
A sexta-feira promete ser mais um dia de dólar alto, com a moeda americana abrindo a sessão acima de 3,21 reais, um movimento que está sendo visto também em relação a outras divisas, como o euro e a libra. A expectativa com a reunião do banco central americano na próxima semana e a tensão política com os protestos populares programados no Brasil sustentam a alta.Por volta de 10h50, a moeda americana bateu a máxima da sessão até agora: 3,2245 reais, alta de quase 2%. Segundo a consultoria Economatica, se fechar acima de 3,22 reais, esta será a maior cotação em praticamente uma década, já que a última vez que ficou acima de 3,22 reais foi em 3 de abril de 2004.Do início de março até o fechamento de quinta-feira, o dólar já subiu 10,7% em relação ao real. Em todo o mês de fevereiro, a alta foi de 6,2%. 
Fonte:Uol

SEC abre Processo Seletivo para Profissionais atuarem no PAIP, 20 vagas para Irecê





A SEC - BAHIA PUBLICOU HOJE(13) EDITAL  DE SELEÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DE SEU QUADRO PARA TRABALHAR NO PAIP - PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PAIP. SÃO OFERTADAS 660 VAGAS PARA AS UNIDADES DE ATUAÇÃO DA SEC. CONFIRA O EDITAL COMPLETO ABAIXO.


GABINETE DO SECRETÁRIO

EDITAL SGinf/SEC Nº 001/2015

PROCESSO SELETIVO INTERNO DE SERVIDORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA ATUAREM NO PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PAIP


O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, tendo em vista o Decreto Estadual nº 12.829 de 04 de maio de 2011 e a Portaria nº 4202/2012, que dispõe sobre o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica - PAIP abre Processo Seletivo Interno de Pessoal, com vistas à seleção de profissionais do magistério, nas áreas de Linguagem e/ou Ciências Humanas para atuarem no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica das escolas da rede estadual. 

O Edital abre 660 (seiscentos  e sessenta) vagas (ANEXO I) para candidatos interessados em atuar nos NUPAIP Regionais vinculados aos Núcleos Regionais de Educação - NRE e vagas para candidatos interessados em compor cadastro reserva para atuarem no Núcleo Central de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica da rede escolar - NUPAIP Central vinculados à Superintendência de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação SGinf/SEC.


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1  O presente edital destina-se à seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro de servidores efetivos do magistério da Rede Estadual de Ensino que não se encontram em período de estágio probatório, lotados na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), SEC, NRE e Unidades Escolares (UEE), para atuação no NUPAIP Central e Regional PAIP/SEC.

1.2  O processo seletivo será realizado nas cidades sedes dos NRE, sob a responsabilidade de uma Comissão Técnica Intersetorial de Avaliação composta por gestor(a) do NRE ou Coordenador(a) da Educação Básica do NRE, gestor(a) ou coordenador(a) da SGinf/SEC e representante da gestão escolar (Gestor(a) de UEE), constituída para este fim.

1.3  O processo seletivo para o NRE 26, bem como a seleção para formação de cadastro reserva do NUPAIP Central serão realizados na cidade de Salvador/BA sob a responsabilidade de uma Comissão Técnica Intersetorial de Avaliação composta Gestor(a) do NRE 26 ou ou Coordenador(a) da Educação Básica do NRE, gestor(a) ou coordenador(a) da SGinf/SEC e representante da gestão escolar (Gestor(a) de UEE), constituída para este fim.

1.4  A seleção dar-se-á em três etapas, de caráter eliminatório e classificatório: 

a) Etapa I – Análise Curricular;

b) Etapa II – Avaliação Escrita;

c) Etapa III – Entrevista Técnica.

1.5  Cronograma das Etapas do Processo Seletivo Interno

DATA
ETAPAS

13 a 18/03/2015
Inscrições


19 e 20/03/2015
Análise curricular


23/03/2015
Publicação e convocação dos candidatos selecionados para avaliação escrita no portal da SEC

24/03/2015
Avaliação escrita

26/03/2015
Publicação e convocação dos candidatos selecionados para entrevista técnica no portal da SEC

29 e 30/03/2015
Entrevista técnica


01/04/2015
Publicação de resultado final portal da SEC

01 a 07/04/2015
Prazo para recurso


08/04/2015
Resultado final portal da SEC caso haja recurso


1.6  Os candidatos aprovados serão submetidos à formação específica, no curso voltado para o monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica, através do SIMPAIP.

1.7  A jornada de trabalho dos profissionais selecionados será de 40 (quarenta) horas semanais.

1.8  O processo seletivo para atuação no PAIP visa à seleção de servidores efetivos do magistério da Rede Estadual de Ensino durante o período de execução do referido Projeto.

2. DAS ATRIBUIÇÕES

2.1 São atribuições dos integrantes do NUPAIP Central:

a) Promover o monitoramento e acompanhamento pedagógico, através da articulação com os setores da SEC e dos NRE, eventualmente in loco, de acordo com as  demandas do PAIP;

b) Acompanhar, analisar e monitorar os indicadores educacionais da rede estadual de ensino;

c) Acompanhar, avaliar e orientar o trabalho pedagógico dos técnicos do NUPAIP Regional, quanto ao monitoramento, à análise de relatórios e levantamento da situação das Unidades Escolares Estaduais – UEE;

d) Atualizar os dados/informações das UEE e NRE nos Sistemas de rede SGE e SIMPAIP, que estão sob sua responsabilidade;

e) Orientar e acompanhar os NRE no processo de implementação e gestão do Sistema  Informatizado de Monitoramento do PAIP – SIMPAIP;

f)  Participar das formações continuadas do PAIP;

g) Realizar a formação das equipes técnico-pedagógicas dos NUPAIP Regionais;

h) Realizar, eventualmente, viagens para acompanhamento das ações do PAIP nos 27 NRE e elaborar relatórios técnico-pedagógicos.

2.2 São atribuições dos integrantes do NUPAIP Regional:

a) Realizar o monitoramento e acompanhamento pedagógico in loco nas Unidades Escolares, articulando com os setores do NRE, de acordo com as demandas do PAIP;

b) Monitorar, acompanhar, avaliar e analisar os indicadores educacionais da UEE, adotando medidas de reorientação pedagógica, com vistas ao estabelecimento de metas e construção coletiva do plano intervenção da UEE;

c) Orientar e acompanhar as UE quanto à implementação e gestão do Sistema Informatizado de Monitoramento do PAIP - SIMPAIP, sob sua responsabilidade;

d) Participar das formações continuadas do NUPAIP Regional
;
e) Realizar e/ou participar de reuniões técnico-pedagógicas nas UE, com a equipe escolar;
f)  Realizar viagens para acompanhamento das ações do PAIP nos municípios pertencentes ao NRE e elaborar relatórios técnico-pedagógicos.

3  DAS INSCRIÇÕES

3.1  As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no período de 13 a 18 de março de 2015.

3.2  São requisitos para a inscrição:

a) Ser servidor efetivo do quadro do magistério da Rede Estadual de Ensino, lotado na sede da SEC, no IAT, NRE e UEE;

b) Possuir vínculo, de 40 (quarenta) horas semanais com esta Secretaria da Educação e/ou ter vínculo de 20 horas com disponibilidade para conversão provisória em 40 (quarenta) horas;

3.3  Os interessados devem preencher e imprimir a ficha de inscrição (ANEXO II) disponível no Portal da Educação, entregar juntamente com o curriculum vitae e os documentos solicitados, ordenados conforme ANEXO III, autenticados e encadernados, no endereço Avenida Luiz Viana Filho, 5ª Avenida, 550, CAB Salvador, na Coordenação do PAIP, sala nº 305 e/ou na sede dos NRE.

3.4  As despesas decorrentes da participação neste processo seletivo simplificado ocorrerão por conta do candidato.

3.5  São documentos obrigatórios para a inscrição:

a) Ficha de Inscrição (ANEXO II) preenchida adequadamente;

b) Curriculum Vitae atualizado, no modelo da Plataforma Lattes/CNPq;

c) Cópias de cédula de identidade, CPF autenticadas e do último contracheque.

d) Cópia de diploma do curso de graduação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

e) Declaração das esferas educacionais públicas municipais, estaduais e/ou federais, ou privadas, que comprove experiência em projetos educacionais, em gestão pedagógica e/ou de trabalhos sociais, a ser apresentada em papel timbrado da instituição, assinada pelo responsável pela emissão da declaração (setor/coordenação/etc), identificando a razão social da mesma com CNPJ e endereço;

f)  Apresentar a documentação para classificação, fotocópia autenticada do documento de comprovação de escolaridade correspondente à função temporária no qual foi inscrito – certificado de conclusão de curso de graduação e pós-graduação na área, devidamente registrada, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); 

3.6  Apresentar a documentação comprobatória referente à formação/capacitação em gestão educacional, comprovante de atuação no Ensino Médio, de atuação profissional na Gestão Educacional: Direção, Vice-direção, Coordenação Escolar, atuação no órgão central (SEC) ou NRE, Secretarias Municipais de Educação, Instituições de Ensino Superior para classificação. 

3.7  A não entrega de qualquer dos documentos exigidos, ou se qualquer documento entregue não comprovar as exigências básicas deste Edital, implicará na imediata exclusão do candidato do Processo Seletivo.

3.8  As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se a Secretaria da Educação o direito de, a qualquer tempo, excluir do processo seletivo aquele que não preencher os requisitos contidos neste edital e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.9  A inscrição do candidato implicará no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO


4.1  DA ANÁLISE CURRICULAR

4.1.1     A análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, tem como foco a avaliação do perfil profissional para atuar no PAIP, a partir da formação acadêmica e profissional consoante com os indicadores e critérios do Anexo III, deste Edital.

4.1.2     Os candidatos que obtiverem nota 6,0 (seis), nesta etapa do processo seletivo, estarão selecionados para participar da 2ª (segunda) etapa.

4.2  DA AVALIAÇÃO ESCRITA

4.2.1   A avaliação escrita observará os critérios constantes no Anexo III, deste Edital, e visa analisar o conhecimento técnico-pedagógico do candidato, em sua área de atuação, bem como sua compreensão acerca da mediação pedagógica nas escolas da rede estadual, conforme legislação educacional e referências sugeridas (ANEXO V).

4.2.1     Para a avaliação escrita será atribuída nota de 00 (zero) a 10 (dez).

4.2.2     Somente os candidatos classificados nessas duas etapas anteriores serão convocados pelo e-mail informado na inscrição para realização da entrevista técnica, em local e horário a ser divulgado, junto com a convocação.

4.2.3     A relação dos candidatos, que tiverem seus currículos classificados e aprovação na avaliação escrita, será disponibilizada também no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br juntamente com as informações sobre o prazo e o local para início da 3ª (terceira) etapa da seleção, que consiste na entrevista técnica.

4.3  DA ENTREVISTA TÉCNICA

4.3.1     A entrevista técnica busca avaliar o conhecimento técnico-pedagógico do candidato, em sua área de atuação, bem como suas habilidades inter-relacionais, e observará os critérios constantes no Anexo IV deste Edital.

4.3.2     Para a entrevista técnica será atribuída nota de 00 (zero) a 10 (dez).

4.3.3     O candidato que não comparecer à entrevista técnico-pedagógica na data, no horário e no local divulgado será considerado como desistente, sendo automaticamente eliminado do processo seletivo.

5  DOS RESULTADOS


5.1 A nota final será obtida a partir da média das notas alcançadas na 2ª e 3ª etapas do processo seletivo, onde o candidato deverá obter no mínimo nota 7,0 (sete). Em caso de empate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) Maior titulação;

b) Maior tempo de experiência em gestão pedagógica e acompanhamento da rede escolar;

c) O candidato mais idoso, considerando dia, mês e ano;

5.2  A lista nominal dos classificados será divulgada em ordem decrescente de pontuação, no dia 30 de março de 2015, no endereço eletrônico: http://www.educacao.ba.gov.br

5.3  A partir da data de publicação do resultado final da seleção cabe, recurso, no prazo de 05 (cinco) dias, a ser entregue na Coordenação do PAIP, sala nº 305, na sede da Secretaria da Educação, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18 horas.

5.4  Não será aceito recurso:

a) Sem identificação (nome) do requerente;

b) Sem os dados do candidato;

c) Apresentado em conjunto com outros candidatos, isto é, recursos de forma coletiva;

d) Encaminhado por fax ou por outra forma diferente da expressa neste Edital;

e) Enviado fora do prazo.

5.6  A Comissão Técnica Intersetorial de Avaliação avaliará os recursos recebidos, no prazo máximo de 03 (três) dias, e publicará o resultado do julgamento e a lista de classificação definitiva.


6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1  A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital e nos comunicados a serem publicados na internet.

6.2  O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo por meio da internet, no Portal da Educação: http://www.educacao.ba.gov.br/paip

6.3  O candidato deverá manter atualizados seu endereço, e-mail e telefone junto à Secretaria da Educação, enquanto estiver participando do processo seletivo.

6.4  Após aprovação e preenchidos todos os requisitos do processo seletivo, os candidatos deverão apresentar-se para o exercício imediato da função. O candidato aprovado para composição de cadastro reserva serão requisitados conforme necessidade.

6.5  O exercício das funções junto ao NUPAIP Central e Regional dar-se-á enquanto o Projeto estiver em execução.

6.6  Os resultados finais de todos os candidatos serão entregues e submetidos à SGinf para os procedimentos, homologação e posterior publicação oficial.

6.7  Os casos omissos serão resolvidos pelo Secretário de Educação, com apoio da Comissão Técnica Intersetorial de Avaliação.

Salvador, 12 de março de 2015.

OSVALDO BARRETO FILHO

Secretário da Educação

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

NRE
SEDE                                                                        Nº     Vagas 
(20h)
1
Irecê
20
2
Bom Jesus da Lapa
37
3
Seabra
25
4
Serrinha
30
5
Itabuna
34
6
Valença
17
7
Teixeira de Freitas
24
8
Itapetinga
11
9
Amargosa
12
10
Juazeiro
40
11
Barreiras
29
12
Macaúbas
12
13
Caetité
17
14
Itaberaba
12
15
Ipirá
13
16
Jacobina
10
17
Ribeira do Pombal
18
18
Alagoinhas
28
19
Feira de Santana
40
20
Vitoria da Conquista
31
21
Santo Antonio de Jesus
21
22
Jequié
17
23
Santa Maria da Vitória
14
24
Paulo Afonso
11
25
Senhor do Bonfim
20
26
Salvador
85
27
Eunápolis
12

Salvador -PaipCentral
20


ANEXO II
FICHA DE INSCRIÇÃO
PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA DO PAIP 2015/
NUPAIP Central e Regional

Dados Pessoais
Nome completo:
RG:
CPF:
Data de nascimento: __/__/__
Endereço:
Bairro:
Cidade/UF:
CEP:
Complemento:
Contatos
Telefone: (  )
Celular: (  )
E-mail:
Dados Profissionais (no caso de biocupantes, colocar o cadastro mais antigo)
Cadastro na SEC:
Carga horária:
Data de admissão como efetivo: __/__/__
Função:
(   ) Professor
(   ) Coordenador Pedagógico
(   ) Gestor
Atuação em 2014:
(   ) Coordenador Pedagógico
(   ) Professor com regência de classe
(   ) Professor em regência e Articulador de Área
(   ) Formador/Articulador de Projetos Estruturantes
Área de atuação:

Disciplina(s) que leciona:
Nome da Unidade(s) de ensino de lotação:
Endereço:
DDD/Telefone:
Fax:
Projeto Estruturante da SEC ou Programa do MEC que atua:

Declaração

Eu, __________________________________, declaro para os devidos fins, interesse por atuar no Projeto PAIP, no __________________________, firmando todas as informações prestadas. Declaro ainda, estar ciente de que meu registro de inscrição não garante ser convocado/a para seleção uma vez que esta é condicionada às necessidades de provimento deste Projeto, do atendimento aos critérios do edital e validação das informações prestadas.

Local/Data: _____________________, ___/___/2015       Assinatura: ____________________



ANEXO IlI
BAREMA DE AVALIAÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL

PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO,
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Candidato:__________________________________________________________________
Formação Inicial:_____________________________________________________________
Situação Funcional (Cargo/Lotação):_____________________________________________
1. ANÁLISE CURRICULAR
CATEGORIA
INDICADORES
DO PERFIL PROFISSIONAL
ASPECTOS AVALIADOS
VALOR
PONTOS OBTIDOS
Formação Acadêmica e Profissional


Titulação
(valor até 4,5)
Profissional com especialização na área de educação, gestão educacional e/ou afins.

1,0

Profissional com mestrado na área de educação, gestão educacional e/ou afins.

1,0

Profissional com doutorado na área de educação, gestão educacional e/ou afins.

1,5

Profissional com formação/capacitação em gestão educacional.
1,0

Experiência profissional
(valor até 5,5)
Atuação no Ensino Médio
1,5

Atuação profissional na Gestão Educacional: Direção,Vice-direção, Coordenação Escolar, atuação no órgão central (SEC) ou NRE, Secretarias Municipais de Educação, Instituições de Ensino Superior por no mínimo 01 ano a ser comprovada mediante atestado emitido pelo órgão.

2,0

Experiência em projetos educacionais e/ou em gestão pedagógica e sociais por no mínimo 06 meses a ser comprovada mediante atestado emitido pelo órgão.

2,0

Total                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
10,0

2 AVALIAÇÃO ESCRITA

ASPECTOS AVALIADOS
VALOR
PONTOS OBTIDOS
Descrição e resolução de situação-problema
2,0

Articulação de fundamentos educacionais relativos ao contexto escolar
2,0

Conhecimento da dinâmica escolar
2,0

Capacidade de análise de dados
2,0

Coerência e coesão textual
2,0

Total                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
10,0



ANEXO IV
BAREMA DE AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA TÉCNICA

PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO,
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ENTREVISTA TÉCNICA
ASPECTOS AVALIADOS
VALOR
PONTOS OBTIDOS
Oralidade (linguagem clara)
2,0

Entusiasmo e motivação para atuar no Projeto PAIP
2,0

Postura corporal (expressividade, empatia)
2,0

Equilíbrio emocional
2,0

Conhecimento de sistemas informatizados
2,0

Total
10,0


 Candidato:_________________________________________________________
 (    ) OBTEVE APROVAÇÃO  NOTA:_______   
 (    ) NÃO OBTEVE APROVAÇÃO  NOTA:_______
PARECER FINAL:















ANEXO V

REFERÊNCIAS

BONAMINO, Alícia. Avaliação da Educação Básica. RJ: PUC /Loyola, 2004.
BAHIA. Secretaria da Educação. Portaria nº 1.882, de 03 de abril de 2013. Diário Oficial do Estado. Salvador, 2013.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 23 de dezembro. 1996
ESTEBAN, Mª Teresa (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. RJ: DP&A, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 22. ed. RJ: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. POA: Artmed, 2000.
HERNÁNDEZ, F. M.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. POA: Artmed, 1998.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para Promover: as setas do caminho. 4.ed.RS: Mediação, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4, Ed.Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LUCKESI, Cipriano C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?  São Paulo.SP, 1998. Série. Ideias.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar?. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
MOREIRA, Antonio Flávio B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas, Papirus, 1997.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.


Fonte: DOE 13/03/2015/PÁGINA SEC. EDUCAÇÃO