• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de maio de 2009

Obra anunciada por Geddel não foi concluída


Em artigo publicado na página editorial do jornal A Tarde, anteontem, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, indicou obras realizadas em Salvador para prevenção dos danos causados pela chuva. A equipe de reportagem do jornal foi checar algumas delas. Na macrodrenagem feita na Avenida Centenário, local outrora muito crítico quando chovia, sequer parecia que a cidade estava sob o aguaceiro da manhã de ontem. Já no subúrbio ferroviário, no bairro de Alto da Terezinha, o cenário era bem diferente. A obra anunciada não foi concluída e, segundo moradores, trouxe malefícios em vez de solução. No local há um córrego a céu aberto, que sofreu intervenção apenas no trecho de intersecção com a Rua Direta da Terezinha. Lá, foi colocada uma manilha e feita a cobertura com placas de concreto. “Tá impedindo a passagem da água. É uma única manilha e está entupida. Não é suficiente para dar vazão a toda essa água”, diagnosticou o comerciário Raimundo Lecto dos Santos, 65 anos, apontando para um“rio” que se formou no leito estreito. As informações são do jornal A Tarde.

Queda de avião em Trancoso: Diretor do DPT diz que são 14 mortos

destroços do avião na mata
O diretor do Departamento de Polícia Técnica de Salvador, Raul Barreto, disse que 14 pessoas morreram na queda do avião modelo Super King Air B-350 em Trancoso nesta sexta-feira, 22. Barreto, que está em Porto Seguro, acompanhando o levantamento cadavérico, negou que tenha mais uma vítima.Quatro corpos foram identificados por Alexandre, filho do piloto Jorge Lang Filho, 56. São eles, Roger Ian Wright, sócio fundador da Arsenal Investimentos, responsável pela área de capital Advisory e membro ativo da equipe de Corporate Finance da empresa, e sua esposa, Lucila Lins, e do co-piloto de prenome Nelson.A Light informou, pela assessoria de imprensa, que a filha do presidente da empresa, José Luiz Alqueres, a publicitária Heloísa Alqueres Vaz Wright, seu filho, Francisco Alqueres Vaz Wright, de seis meses, e seu marido, o empresário Felipe Wright, que é filho de Roger, morreram. Felipe Wright era sócio do site Latinart, que comercializa obras de arte pela internet. O IML de Porto Seguro também divulgou que a babá de Francisco, que também não teve o nome revelado, também estava a bordo.Oito corpos já estão no IML Porto Seguro, o restante está a caminho. Entre eles, dois são de crianças. Os corpos serão transportados para Salvador em um avião da Casa Militar, onde serão periciados. As informações são de Mario Bitencourt da sucursal de Eunapolis com Redação de Paula Pitta do jornal atardeonline de 23.05, com foto de Joa Souza também de atarde.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lula e Hugo Chavez estarão em Salvador na segunda feira


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na Bahia, na próxima segunda-feira (25), para cumprir compromissos com o presidente Hugo Chávez e o governador Jaques Wagner (PT). No município de Cachoeira, a partir das 14h, Lula e Wagner entregam as obras de restauração de diversos prédios históricos do quarteirão Leite Alves, entre elas o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na capital baiana, às 18h, o presidente Lula e o governador da Bahia farão o lançamento da participação brasileira no III Festival Mundial de Artes Negras e do selo Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira, pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). A solenidade acontece no Teatro Castro Alves. Na terça-feira (26), às 10h, Lula e o governador participam de rodada dos encontros bilaterais entre Brasil e Venezuela, no Hotel Pestana, bairro do Rio Vermelho, com a presença do presidente Hugo Chávez.As informações são do site Bahianotícias.

Prefeito de Feira de Santana é agredido


O carro oficial que conduzia o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM), ficou duas horas cercado por um grupo de pessoas infiltradas numa manifestação estudantil, no final da tarde de ontem, na avenida Getúlio Vargas, trecho da praça Gilson Pereira. Elas agrediram verbalmente o prefeito, com vários xingamentos e danificaram o veículos com pauladas e pedradas. Durante todo o tempo, o democrata se manteve tranquilamente dentro do veículo, mas lamentou os exageros na manifestação. Ele destacou que os agressores não foram os estudantes, mas, sim, pessoas ligadas a diversos movimentos político-partidários. “Tenho agido institucionalmente e democraticamente, inclusive abrindo o diálogo com os estudantes, recentemente, numa audiência para tratar de assuntos relacionados com transporte coletivo. Os estudantes não participaram da agressão, afirmou. O carro do prefeito só foi liberado com a interferência da Polícia Militar. As informações são do site Bahianotícias.


Governador critica hasteamento de bandeira em quartel da PM


O hasteamento da bandeira do Vasco da Gama em um batalhão da Polícia Militar na Cidade Baixa ocorrido nesta quinta após a eliminação do Vitória da Copa do Brasil gerou um comentário do governador Jaques Wagner na manhã desta sexta (22). Em entrevista ao Jornal da manhã, da TV Bahia, o petista disse que o policial exonerado devido ao ato faltou com o profissionalismo ao trocar as bandeiras no quartel. “É incrível como o futebol mexe com as pessoas e imagine que ele é um ‘antivitória’ roxo, aí tive que substituí-lo ontem (quinta) à noite. Mas, é impressionante como a paixão pelo futebol tira a cabeça das pessoas do lugar, e o Major fez uma bobagem”, declarou. O fato ainda está sob investigação e mais pessoas podem ser punidas.
fonte:foto e texto do Bahianoticias

Bandeira do Vasco em quartel afasta Major


Uma provocação à torcida do Vitória, eliminado da Copa do Brasil pelo Vasco, teve sérias conseqüências. A bandeira do cruzmaltina foi hasteada no Quartel da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMBA) num dos mastros onde normalmente são hasteadas as bandeiras da Bahia (não confundir com 'do' Bahia) e do Brasil. O quartel fica no Bonfim e uma sindicância foi instaurada para apurar o fato. Quem pagou o pato foi o major Francisco César Cunha Bonfim, comandante do quartel afastado do posto. O fato ganhou repercussão nacional e gerou nota oficial da PM afirmando "repudiar o episódio", e abominando "o desrespeito ao local sagrado de hasteamento do Pavilhão Nacional, sob quaisquer pretextos". Caso a sindicância consiga identificar o gaiato, autor da brincadeira considerada pela PM como "infração disciplinar gravíssima", por ofensa a um símbolo nacional, ele pode ser exonerado da função e detido.


Fonte:Bahianotícias

Morre o músico Zé Rodrix


Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 22, o cantor e compositor Zé Rodrix,(centro da foto) de 61 anos, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O músico sentiu-se mal e, por volta da meia-noite, foi levado para o Hospital das Clínicas. O corpo será velado a partir das 17h na Grande Loja Maçônica do EsZé Rodrix faleceu poucos minutos depois depois de ter chegado à unidade médica, às 00h45, segundo informou a assessoria de imprensa do hospital. O cantor e compositor deixa mulher, além de seis filhos e dois netos.Com o nome artísitico de Zé Rodrix, José Rodrigues Trindade cantou para um grande público pela primeira vez em um festival da Record de 1967. Ganhou destaque na música na década de 70, com Sá e Guarabyra."Casa no Campo", que ficou conhecida na voz de Elis Regina, "Mestre Jonas" e "Soy Latino Americano", são algumas das canções compostas pelo artista. Depois, entre os anos 80 e 90, Zé Rodrix deixou a música e começou a trabalhar com publicidade. O cantor retornou aos palcos em em 2001, quando ao lado dos parceiros Sá e Guarabira, fez uma apresentação do "Rock in Rio". Os três ainda produziram um DVD ao vivo "Sá, Rodrix & Guarabyra: Outra Vez Na Estrada - Ao Vivo", com os seus maiores sucessos, também em 2001. As informações são da atardeonline.
.

Chuvas não param na capital baiana



A chuva forte e a ventania que atingem Salvador, nesta sexta-feira, 22, comprometem trânsito, aeroporto e transporte marítimo e provocam consequencias sérias como a queda do teto do centro de hidratação contra a dengue do Hospital Geral do Estado e a queda de uma árvore centenária no Arenoso que destruiu três imóveis parcialmente. De acordo com funcionários do posto do HGE, o toldo começou a soltar por volta de 4h30 da madrugada e desabou três horas depois, às 7h30. O atendimento está suspenso.A notícia da queda de uma árvore centenária no Arenoso chegou ao A Tarde On Line através da participação da internauta Gislaine Rodrigues, moradora da rua Reinaldo Praxedes, no bairro de Arenoso. Ela informou que a queda da planta teria atingido três imóveis parcialmente, o que foi confirmado pela Codesal, que registrou a solicitação de atendimento na região de Tancredo Neves, que abrange a localidade de Arenoso.
A chuva também danificou o asfalto na Avenida Dorival Caymmi, criando um buraco em meia pista, no sentido Aeroporto. O trânsito de veículos pesados no local está interrompido. Também há pontos de alagamento na Avenida Paralela e em frente a Madeireira Brotas. A orla de Salvador apresenta diversos pontos de alagamento e todos os semáforos estão quebrados entre Itapuã e Boca do Rio.
Por causa do temporal, pelo menos três eventos que aconteceriam neste fim de semana em Salvador foram adiados. Nesta sexta, foi suspensa a performance do Projeto Zona Mundi, no Museu de Arte Moderna, No sábado, foi adiado o Forró do Balacobaco, que estava programado para o Wet'n Wild. No domingo, foi adiado o evento Forró do Harém, que aconteceria na Área Verde do Othon. (Clique aqui para ler a matéria)
Defesa Civil - A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 319 solicitações entre as 00h e as 15h05 desta sexta-feira, 22, entre elas 174 deslizamentos de terra e 13 desabamentos de imóveis. Os desabamentos ocorreram nos bairros de Lobato (2) e Tancredo Neves, Castelo Branco, Liberdade, Águas Claras, Acupe de Brotas, Pau da Lima, Alto do Coqueirinho, Engenho Velho da Federação, São Cristóvão, Jardim Cajazeiras e Periperi (um cada).Segundo a Codesal, os bairros mais castigados pela chuva nesta sexta são Sussuarana e Cajazeiras, onde houve maior número de deslizamentos de terra e alagamentos. O órgão não soube especificar, no entanto, quantas solicitações de cada tipo foi feita para esses dois bairros.Em toda a cidade, foram registrados também 56 ameaças de desabamento de imóvel, 24 avaliações de imóvel alagado, 19 alagamentos de área (principalmente em Cajazeiras, Sussuarana e São Cristóvão), 14 ameaças de deslizamento, 6 árvores caidas, 6 ameaças de desabamento de muro, 5 desabamentos de muro e 1 galho de árvore caido. Além desses, também foi feita uma solicitação para orientação técnica.A Codesal afirma que em nenhum caso houve registro de desaparecidos, mortos ou feridos. Em caso de emergência, o órgão pode ser solicitado pelo telefone 118. Mar - Com o mau tempo, o alerta emitido pela Capitania dos Portos sobre o risco de navegação neste período de chuva e vento fortes continua. Segue suspensa a travessia de veículos grandes através do ferry e de passageiros pelas lanchas. A assessoria de imprensa da TWB diz que as embarcações estão saindo com cerca de 20 minutos de atraso e a viagem está demorando 20 minutos além do normal. A demora é consequência da mudança de rota por conta do mau tempo.Mais transtornos - A chuva também atrapalha o transporte aéreo no aeroporto internacional de Salvador. Até as 14 horas, nove voos foram cancelados e dez chegaram com atraso. A Infraero informou que o Aeroporto Internacional de Salvador está operando por instrumentos e recomenda que o passageiro entre em contato com a empresa aérea para confirmar se a viagem será realizada.
Os moradores de Periperi ficaram sem energia por mais de 15 horas, entre quinta, 21, às 18h15, e esta sexta, 22, às 9h30. De acordo com a Coelba, um cabo da Linha de Transmissão rompeu, caindo dentro de uma lagoa, numa área de mata com difícil acesso. O problema atingiu 75 mil consumidores do bairro e regiões vizinhas.Clima - O fim de semana tem previsão de tempo chuvoso em Salvador, mas as chuvas devem ser moderadas e fracas. O mau tempo é provocado pelos ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico e provocam nebulosidade.Até quinta, 21, choveu 500,5 milímetros em maio em Salvador, sendo que a região em que mais choveu foi no Cabula, onde foi registrado o índice de 58 mm, o dobro do contabilizado no mesmo período de 2008.A temperatura na capital baiana deve variar entre 22º e 28º C e o vento deve atingir velocidade de 6.17 m/s, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As informações são da atardeonline.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anthony Garotinho: Mais um partido na carreira politica


Na quarta mudança de partido de sua carreira política, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho(foto) confirma que na próxima semana deixará o PMDB e o trocará pelo PR. A ação será feita em Brasília, para onde garotinho viajará para comunicar sua decisão diretamente ao presidente nacional – afastado – de seu atual partido, Michel Temer. Desde a última semana a conversa já estava marcada entre os dois, mas o carioca não havia precisado o motivo do pedido de audiência. Logo após deixar o PMDB, Garotinho anunciará publica e oficialmente seu ingresso no PR. Ele foi um dos fundadores do PT carioca, mas ainda nos anos 80 deixou a legenda para seguir PDT, onde ficou até 2000. Depois, foi para o PSB e, três anos depois, para o PMDB. As informações são do site Bahianotícias.

Mais da metade dos imóveis do estado estão ilegal

sec. Manoel Vitório



A constatação de que mais da metade dos 7,4 mil imóveis do governo baiano em todo o estado, entre prédios e terrenos, estão em situação ilegal – sem registro cartorial e/ou ocupados irregularmente – levou a Secretaria da Administração (Saeb) a começar um amplo trabalho de catalogação e regularização patrimonial que deve despejar inúmeros inquilinos que há mais de dez anos estão instalados nas propriedades sem pagar um centavo ao erário público. Há casos de terrenos do governo em áreas nobres da cidade como os bairros de Ondina, Rio Vermelho e Stiep, além da Av. Paralela, ocupados por casas, prédios e empresas. Alguns “inquilinos” já foram avisados que se instalaram em local inadequado e terão que sair. O secretário da Administração, Manoel Vitório, preferiu não revelar nesse primeiro momento o nome de pessoas ou empresas que ocuparam as propriedades do governo, pois muitas delas o fizeram em boa-fé, ou seja: adquiriram o imóvel de terceiros que apresentaram documento de propriedade falso. As informações são do jornal A Tarde.

STF nega habeas corpus a mulher que furtou caixas de chiclete


Nos últimos meses tem ganhado força do Supremo Tribunal Federal (STF) a tese de que crimes menores, como roubar galinhas ou açúcar, podem ser perdoados pelo princípio da insignificância. Mas nem todos os ministros pensam assim. Ontem, Marco Aurélio Mello (foto) negou um habeas corpus a uma mulher que foi condenada a dois anos de prisão por ter furtado caixas de chiclete que, juntas, somavam R$ 98,80. No despacho, o ministro reconheceu que o prejuízo causado pelo crime é de pequeno valor. No entanto, ponderou que não se tratava de "furto famélico" - ou seja, quando a pessoa toma para si alimentos para saciar a fome. Marco Aurélio também considerou a situação da ré, que já tinha sido condenada por crimes semelhantes. O caso dos chicletes ocorreu em Sete Lagoas, Minas Gerais, em 2007. As informações são do jornal O Globo.

Jornalista da BBC tira foto de "Fantasma"


O jornalista da BBC Chris Sandys diz ter capturado o que parece ser a imagem de um fantasma em uma foto que tirou no museu do cientista e cirurgião britânico Edward Jenner, em Gloucestershire, na Grã-Bretanha. Ele explica que a foto mostra o que parece ser um homem grande, sem camisa e usando calça azul, sentado entre duas camas. "Eu olhava para o quarto com meus próprios olhos, e olhava a foto, tentando decifrar o que poderia ter criado essa imagem", diz Chris. "Como empregado da BBC, eu não poderia nem pensar em alterar qualquer foto. Perderia meu emprego", afirma o jornalista. O museu foi a residência de Edward Jenner de 1785 a 1823. Foi ali que o cientista desenvolveu a vacina pioneira contra a varíola.
Fonte:Bahianotícias

Morre Wayne Allwine, a voz de Mickey Mouse

Foto: Divulgação



O ator Wayne Allwine, que fez a voz em inglês do Mickey Mouse por 32 anos, morreu na última terça-feira, aos 62 anos, segundo nota divulgada pela própria Walt Disney, ontem. Coincidentemente, a viúva de Wayne foi a voz da namorada de Mickey, a Minnie, desde 1986. O ator, que não teve as causas e o local da morte informadas, foi a terceira voz do personagem da Disney, desde sua criação em 1928. A primeira foi a do próprio Walt Disney. As informações são do site Bahianotícias.

Coordenadoria regional de combate à exploração do trabalho infantil realiza congresso em Salvador


Entre os dias 26 e 27 de maio, no Fiesta Bahia Hotel, a Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil e Adolescente do Ministério Público do Trabalho, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente da Bahia e a Organização Internacional do Trabalho/Programa de Eliminação e Combate ao Trabalho Infantil, realizam o Congresso “Trabalho Infantil e Adolescente no Estado da Bahia: Desafios e propostas para a formulação e implementação de políticas públicas”. Na oportunidade também será lançado o Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, do Combate a Exploração Sexual e de Inclusão Social na Ceasa Salvador e o Projeto-Piloto “Central da Esperança”, que será executado pelas Voluntárias Sociais do Estado da Bahia. Foram reservadas 245 vagas para o público externo. As inscrições podem ser feitas através do site da Escola Superior do Ministério Público da União. As informações são do site Bahianotícias.

Vereador do PT feirense questiona presença de João Henrique na cidade

Prefeito de Salvador João Henrique

A campanha “Abrace Salvador”, idealizada pela prefeitura de Feira de Santana, com o objetivo de arrecadar doações em prol das vítimas das chuvas na capital baiana, gerou muita polêmica entre os vereadores da Princesinha do Sertão. O vereador Marialvo Barreto (PT) questionou a presença do prefeito João Henrique (foto) do PMDB no município no dia 18 deste mês para receber os donativos arrecadados na campanha diretamente das mãos do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM). Além de classificar a campanha como “indústria da chuva”, o petista interpretou o acontecimento como uma manobra política. De acordo com o vereador, “fizeram aqui em Feira de Santana um grande palanque eleitoral, aproveitando-se da necessidade daqueles que estão desvalidos pelas chuvas de Salvador". As informações são do site Feira Hoje.

Divórcio direto no país está mais perto


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta a Proposta de Emenda à Consituição (PEC) que trata da criação do divórcio direto no Brasil, o que permitirá aos casais que estão se separando a evitar a separação judicial, acertando o final da união imediatamente por meio de um divórcio consensual ou litigioso. Ao todo, 375 votos foram favoráveis à PEC, que foi aprovada em primeiro turno e, para ser enviada ao Senado, ainda precisa de aprovação em segundo turno. De acordo com o deputado Sérgio barradas Carneiro (PT-BA) autor da proposta, o projeto permitirá que os brasileiros voltem a se casar mais cedo e também tenham uma considerável economia com os custos da separação que atualmente existem. “Eliminando etapa da separação, existem duas custas processuais e dois honorários advocatícios que podem ser economizados. Na tabela da OAB, apesar de variar de estado para estado, cada um pode custar entre R$ 1.500 e 3.700. Além disto, há o tempo de desgaste dos juízes e advogados que também será eliminado”, explicou.


Fonte:Bahianotícias

Ex-estudante de medicina tenta matar colega na PLB


Uma década depois de ser condenado a 120 anos e seis meses de reclusão, por ter disparado com uma submetralhadora 9mm num cinema do Morumbi Shopping (zona sul de São Paulo), matando três pessoas e ferindo outras quatro, o ex-estudante de medicina baiano Mateus da Costa Meira, 34, foi transferido da Penitenciária 2 de Tremembé (SP), em fevereiro, à Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador. Antes de completar três meses na unidade, ele tentou matar um interno no último dia 8. Condenado por tráfico de drogas, o espanhol Francisco Vidal Lopes, 68, foi atacado por volta das 10 horas, a golpes de tesoura na cabeça, objeto usado pelos presos na confecção de artesanato. A tentativa de homicídio ocorreu no Corpo 1 da PLB. A vítima foi levada à unidade médica da penitenciária, enquanto Meira era conduzido à 10ª CP (Delegacia do Pau da Lima). As informações são do jornal A Tarde.

Salvador será subsede do mundial em 2014,segundo deputado



O deputado José Rocha, ex-presidente do Vitória e atual presidente do Conselho do rubro-negro, confirmou em caráter extra-oficial, nesta quarta-feira, dia 20, durante a partida contra o Vasco, que Salvador será uma das 12 subsedes da Copa de 2014. O conselheiro trouxe a informação de Brasília, onde esteve reunido com Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. As informações são do site Bahianotícias.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Se confirma a saída da presidente da Conder


A superintendente da Conder, Maria Del Carmen, deixa a equipe do governo do Estado nesta quinta-feira (21), via Diário Oficial. O governador Jaques Wagner a exonera e nomeia, no seu lugar, o engenheiro Marcos Vilas-Boas, com perfil de tocador de obras. De há muito falava-se na mudança no comando da Conder, provavelmente desde novembro do ano passado. Maria Del Carmen é uma figura respeitável na vida pública baiana, mas para o comando da Conder exigia-se um superintendente menos político e mais técnico, de modo a conduzir a autarquia e exigir resultados. Um dos desafios que Vilas-Boas terá que enfrentar, de imediato, além de inúmeras questões da Conder, é a requalificação da Orla Marítima, cujas obras estão paralisadas à altura da Pituba. Maria foi indicada pelo atual secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. A escolha de Wagner agora é puramente técnica. As informações são do site Bahinotícias através do jornalista Samuel Celestino.

Ministro terá que justificar participação na "macha da maconha"


O ministro do Meio-ambiente Carlos Minc terá que justificar na Câmara Federal a participação na Marcha da Maconha no mês passado. A convocação foi aprovada nesta quarta-feira (20) por nove votos a um pela comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “É assegurado o livre direito de reunião com fins lícitos, porém a presença de um ministro de estado na Marcha da Maconha torna-o porta voz da apologia ao uso da droga, além de desmerecer o governo e toda a sociedade”, justificou o autor do requerimento, deputado Laerte Bessa (PMDB-DF). Para o parlamentar, a participação de Minc no evento é uma contradição às políticas públicas de combate ao consumo e comércio dos entorpecentes. “Os governos e as polícias lutam diariamente no combate ao tráfico e uso das drogas, enfrentam embates terríveis com criminosos de alta periculosidade, numa luta incessante para proteger a população. Daí, temos um ministro que se acha autorizado a ir às ruas e pregar a liberação da maconha. Nada mais justo do que nós, parlamentares da Segurança Pública, solicitarmos explicações do ministro”, defendeu. O titular do governo se disse indignado com o fato. As informações são do site Bahianotícias.


Jovem tem que "despendurar" da web e voltar para a TV, diz ministro Helio Costa

Jovem tem que "despendurar" da web e voltar para a TV, diz Hélio Costa
Depois que Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, pediu que os jovens desligassem seus computadores e experimentassem a "vida real", o ministro Hélio Costa (Comunicações) deu um conselho similar à juventude brasileira: deixar o PC e "voltar" para a TV e o rádio.
A declaração foi feita pelo ministro na noite desta terça-feira (19), durante a cerimônia de abertura do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, realizado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), em Brasília. "Essa juventude tem que parar de ficar só pendurada na internet. Tem que voltar a assistir TV e ouvir rádio", afirmou o ministro.
Roosewelt Pinheiro/ABr
Entretanto, na visão de Hélio Costa, as emissoras também precisam investir para resgatar o interesse dos jovens, já que, para o ministro, grande parte eles "fica ouvindo o iPod, em vez de ouvir rádio".
O ministro afirmou que o mercado de radiodifusão tem potencial para aumentar o seu faturamento --hoje, dos R$ 110 bilhões gerados pelo setor de comunicação, R$ 12 bilhões são referentes à TV e R$ 1 bilhão ao rádio. O restante fica com as telecomunicações.

Mãos limpas

Em discurso, Costa também disse que a questão da multiprogramação na TV digital -- em que as emissoras podem transmitir até quatro programações diferentes no mesmo espectro-- é assunto para o Congresso. Em fevereiro, o Ministério das Comunicações baixou uma norma que proíbe a multiprogramação em TVs comerciais e públicas estaduais, restringindo a tecnologia à TV Brasil, TV Justiça, TV Senado e TV Câmara.
"Não pode ficar na responsabilidade do Ministério das Comunicações ou do presidente da República se pode ou não a multiprogramação. Isso tem que passar pelo Congresso Nacional", disse Costa. "Quem decide se vai poder transmitir em uma mesma cidade mais de uma vez é o Congresso Nacional."
Neste mês, ele assinou uma autorização para que a TV Cultura possa transmitir três programações simultaneamente. A autorização foi dada "em caráter científico e experimental" depois de longa polêmica que incluiu a ameaça de Costa de lacrar os transmissores da Cultura.

Lorenna Rodriguesda Folha Online, em Brasília

MS suspende incentivos para o PSF de 100 municipios baianos, Jussara e Mulungu do Morro estão na lista

Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos para as atividades dos Programas Saúde da Família (PSF), Saúde Bucal e Agentes Comunitários em 176 municípios brasileiros, por conta de irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), sendo que só no estado da Bahia, foram listadas quase 100 cidades, inclusive a capital baiana. Segundo publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), e a Portaria n.º 1.028, o repasse se refere ao mês abril, e 97 municípios baianos, tiveram os recursos suspensos por apresentar duplicidade no registro de profissionais. Também entrou na lista 28 municípios do estado do Ceará, 19 de Goiás, 20 do Espírito Santo, oito do Amazonas e de Alagoas, 4 do Amapá e 1 do Acre e do Maranhão.
Fonte:correiodabahia

UPB preocupada com cassações de prefeitos


As cassações dos prefeitos Frei Dílson (Itamaraju) e Jusmari Oliveira (Barreiras) foram motivo de preocupação para a União dos Municípios da Bahia (UPB). O presidente da entidade, Roberto Maia,(foto) acima sustenta que o afastamento de prefeitos em primeira instância prejudica, sobretudo, os municípios. “Ações como essas deveriam ser julgadas antes da posse dos eleitos. Uma decisão precipitada causa a descontinuidade da administração, traz transtornos aos funcionários públicos e cria um clima de instabilidade política na cidade que é prejudicial para todos”. As informações são de Daniel Pinto do Bahia notícias.


Ministra Dilma deixa hospital


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 13h40 desta quarta-feira (20) e logo depois deu uma entrevista coletiva aos jornalistas para falar de seu estado de saúde. Segundo ela, seu mal-estar estava relacionado à queda brusca na administração dos remédios que vem tomando para tratamento de um câncer linfático, e não por excesso de trabalho. “Comigo acontece diferente. Em alguns organismos, a reação ao remédio acontece imediatamente. Comigo, acontece mais depois. Agora o que os médicos devem fazer é administrar as doses do remédio que eu tomo será mais balanceada”, esclareceu. A ministra disse também que não sabe ainda quando retornará a Brasília – se ainda nesta quarta ou na manhã da quinta -, que não sente mais dores e que é provável que sua agenda neste fim de semana seja suspensa.
Fonte:Bahianotícias

Mais protestos de Estudantes, agora na UESB


Uma passeata liderada por estudantes de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi feita nas proximidades do campus florestal, localizado em Vitória da Conqusita, no sudoeste baiano. A exemplo dos protestos feitos pelos alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no mês retrasado, os alunos da Uesb exigem melhorias na estruta físicas do prédio e abertura de edital para contratação de novos professores para a universidade. O reconhecimento do curso também está na pauta, além da liberação dos livros já adquiridos ainda não catalogados pela biblioteca da universidade. As informações são da TV Sudoeste.

Justiça quer tirar Maisa do Ar


Demorou, mas, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, as últimas imagens divulgadas na internet com a pequena Maísa viraram caso de Justiça. O jornal informa que o Ministério Público de São Paulo, a Vara da Infância e da Juventude do Estado, e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente estudam medidas cabíveis para tirar a menina do ar. A criança chorando de medo de um monstro falso e depois de bater a cabeça em uma câmera no Programa Silvio Santos, nas duas últimas semanas, geraram representações públicas no MP, que vai avaliar as queixas e deve instaurar, nos próximos dias, procedimento contra o SBT. O MP alega que a menina de 6 anos sofre constrangimentos e violência psicológica no programa. Enquanto isso, o SBT não se pronuncia, já que ainda não foi citado judicialmente.
Fonte:Bahia notícias

Lula não quer abrir discussão pública sobre substituição de Dilma

Da China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou ontem a seus principais auxiliares que ficaram no Brasil que impeçam o PT de abrir qualquer discussão pública sobre a eventual substituição da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata ao Planalto. Lula também reforçou a determinação para minimizar o debate congressual sobre um eventual terceiro mandato. As recomendações do presidente foram transmitidas à cúpula do PT depois de ele se informar com auxiliares sobre o estado de saúde de Dilma, que se sentiu mal anteontem e teve de ser medicada em São Paulo. Lula quer evitar a discussão sobre um "Plano B", apesar de, nos bastidores, petistas e aliados, especialmente do PMDB, já terem começado a especular sobre nomes que poderiam substituir Dilma como candidata. Resumindo: o jogo continua com Dilma até Lula dizer o contrário. Na complicada hipótese de troca, o presidente tiraria o nome do bolso do colete.
Fonte:Bahianotícias

Petrobras já gastou 47 bi sem licitação


Desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras gastou cerca de R$ 47 bilhões em contratos feitos sem licitação, informa reportagem da Folha de S. Paulo de hoje. Amparada por decreto presidencial editado por Fernando Henrique Cardoso em 1998 e em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), a petroleira contratou sem licitação serviços como construção, aluguel e manutenção de prédios, vigilância, repasses a prefeituras, gastos com advogados e patrocínios culturais, entre outros. O valor corresponde a 36,4% do total de gastos com serviços (R$ 129 bilhões) da petroleira de janeiro de 2003 a abril de 2009. A prática não começou com Lula. Somente entre 2001 e 2002, sob a administração de Fernando Henrique (PSDB-SP), a petroleira contratou cerca de R$ 25 bilhões sem licitações, em valores não atualizados.

Escrito por James Martins
Bahianotícias

Policiais Civis voltam a paralisar atividades em todo o estado

Os policiais civis de todo o estado programam para a manhã desta quarta (20) uma paralisação nos trabalhos da categoria até às 8h do próximo sábado (23) em mais uma ação de protesto pela campanha salarial. Para respeitar a lei de greves, os civis deixarão apenas 30% do efetivo disponível nas delegacias, o que deverá prejudicar o registro de queixas e outros serviços deverão ficar bastante prejudicados. A paralisação não é a última programada para o mês, visto que outra acontecerá entre os dias 27 e 29 para pressionar o governo a refletir sobre a proposta de 100% de aumento pretendido pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sindipoc), além de melhorias nas condições de trabalho e fim da obrigação dos investigadores de atuarem como agentes carcerários. Caso o governo não ceda, as paralisações continuarão em junho.
Fonte:Bahianotícias

Wagner cobra posicionamento do PMDB de Geddel


Um dia depois de o PMDB realizar encontro com feição de comício para uma candidatura a governador do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), e de correligionários peemedebistas criticarem duramente o governo da Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) cobrou um posicionamento do aliado político sobre permanência ou não no seu projeto para 2010. “É fácil criticar estando dentro do governo, crítica todo mundo consegue alguma. Eu quero é saber qual a posição do PMDB”, enfatizou ontem Wagner, em entrevista ao jornal A Tarde. “Não me parece próprio dos aliados realizar um evento para fazer críticas públicas. Quem é aliado em geral tem outro tipo de forma”, disse. “Eu escolho aliado. Não escolho adversário. Estou vendo quem quer estar aliado a esse projeto. Quem quiser estará me acompanhando, quem não quiser que vá para a oposição”, acrescentou o governador.
fonte:Bahianotícias

Prefeita de Barreiras é cassada


A prefeita de Barreiras, Jurmari Oliveira (PR), teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (19) pelo juiz daquela comarca Eustáquio Ribeiro Boaventura. Ela é acusada de ter cometido uma série de irregularidades na última eleição, a exemplo de compra de votos, distribuição de combustível e transporte de eleitores. Segundo informações extra-oficias, Jusmari se deslocou dos extremo oeste do Estado para a capital do com o intuito de reverter a sentença junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).


Fonte:Bahianotícias

Petkovic de volta ao Flamengo


O grande ídolo da torcida do Vitória Petkovic acertou sua volta ao Flamengo. Em reunião na noite desta terça-feira (19), o presidente do Rubro-negro carioca, Delair Dumbrosck, fechou contrato com o veterano jogador até maio de 2010. Petkovic será apresentado na Gávea na próxima segunda-feira (25), como o mais novo reforço da equipe para o Campeonato Brasileiro.


Fonte:Bahianotícias

terça-feira, 19 de maio de 2009

Ventos fortes atingem Salvador nesta terça



O dia começou com forte ventania e pouca chuva em Salvador, nesta terça-feira, 19. O temporal, que no início da manhã, ameaçou cair com força semelhante aos dias anteriores, diminuiu de intensidade dando uma trégua à população.
A velocidade dos ventos envergou coqueiros da orla, rasgou uma das lonas do Circo Picolino, em Pituaçu, e encheu a praia de sargaço (algas marinhas comuns em regiões tropicais).
Por causa da força dos ventos, que devem produzir ondas de até 2,5 metros, a Capitania dos Portos da Bahia emitiu um alerta para que as embarcações evitem sair até a próxima quarta-feira, 20. O aviso é baseado em laudo do Centro de Hidrografia da Marinha e atinge todo o litoral do estado, incluindo a Baía de Todos-os-Santos.
O trânsito segue comprometido por interdições em várias vias da cidade, resultado do aguaceiro de domingo e segunda-feira. Um deslizamento de terra provocou interdição da Avenida Centenário, sentido Canela e de uma faixa da Avenida Dorival Caymmi, que foi bloqueada por causa de um buraco na pista próximo a Sereia de Itapuã.
Também há interdições parciais na avenida Ogunjá, na avenida Vasco da Gama próximo ao Crea, e na avenida Paralela em direção ao aeroporto, na região do estádio de Pituaçu.Até às 9h15, aproximadamente, a Codesal registrou 31 solicitações, sendo 17 deslizamentos de terra, uma avaliação de imóvel alagado, uma árvore caída, na Federação, 4 ameaças de deslizamento, 7 ameaças de desabamento, um alagamento de área, no Alto da Terezinha.


Fonte: atarde

Ministra Dilma continua internada em São Paulo


O último boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, atestou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, segue em condição estável no local. Os médicos que cuidam da petista explicaram que o problema apresentado teria sido uma inflamação dos músculos dos membros inferiores, uma reação do corpo de Dilma ao tratamento de quimioterapia contra um câncer linfático. A ministra segue tomando analgésicos e não tem previsão de alta do hospital, apesar de estar em condição de saúde satisfatória. O boletim foi assinado pelo Doutor Antônio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico hospitalar, e pelo Doutor Riad Younes, diretor clínico. As informações são so site Bahianotícias.


Micro-região de Irecê: Policia apreende mais de uma tonelada de maconha



Os resultados da Operação Arena, deflagrada pela Polícia Civil nos últimos dias nos municípios de Xique-Xique, Irecê e Barra Grande renderam a apreensão de mais de uma tonelada de maconha que iria ser distribuída em Salvador, além da prisão de três traficantes. As prisões ocorreram após um período de investigações e todos os acusados serão apresentados pela polícia no Centro de Operações Especiais, no Aeroporto Internacional de Salvador. As informações são do site Bahianotícias.

PT também irá realizar encontros visando 2010



Depois do PMDB, o PT também programa a realização de encontros para discutir 2010. A executiva estadual petista está convocando os presidentes dos diretórios municipais para encontros que acontecerão nos dias 6 e 7 de junho, no auditório do Instituto Federal da Bahia (antigo Cefet), no Barbalho, para tratar da sucessão do governador Jaques Wagner e do presidente Lula. O convite vale apenas para os presidentes do PT nos municípios baianos. A aliança com o PMDB estará na pauta. As informações são do site bahianotícias.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ministra Dilma Passa mal e é levada para São Paulo

A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, está se deslocando neste momento,(22:26:55 em um jatinho, para São Paulo. Ela irá direto para o Hospital Sírio Libanês, onde a aguardam os médicos que cuidam dela desde a descoberta de um nódulo linfático debaixo da axila do braço esquerdo. O nódulo foi retirado. Dilma estava bem e trabalhou normalmente no Palácio do Planalto. Pouco antes do meio-dia, começou a sentir dores em uma das pernas e seus auxiliares temem que ela tenha tido uma trombose. As informações são do site Bahianotícias.

Mais de 150 mil presos ilegalmente


Estão presos indevidamente 30% da população carcerária do Brasil, a maioria porque já cumpriu pena ou nem sequer foi sentenciado; dos 450 mil detidos no sistema penitenciário, 150 mil estão presos ilegalmente. O próprio ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, é o autor da afirmação/confissão. Ele lidera um grande esforço no País para pôr fim a irregularidades desse tipo. Ministros do STF estão impressionados com a informação de que, em Alagoas, mais de 500 homicídios nem sequer têm inquéritos instaurados. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apurou que no Piauí, durante um ano inteiro, apenas nove acusados de homicídios foram a júri popular.


Fonte:Bahia notícias

domingo, 17 de maio de 2009

Reitor da UFBA fala sobre o novo Enem



Na última quarta-feira (13), pró-reitores e reitores representantes da regiões do país discutiram das 9 da manhã às 7 da noite os rumos da educação básica e seleção para ensino superior nacional. A Comissão de Governança aprovou, no fim da reunião com o Ministério da Educação (MEC), o aguardado programa de conteúdos do Enem 2009. As promessas em torno das matrizes e habilidades eram muitas: sepultar o decoreba e forçar o currículo de ensino médio de volta aos trilhos, longe da artificialidade inócua dos preparatórios pré-vestibular. Aos estudantes, foi dado mais um instrumento para conhecer uma prova da qual quase nada conhecem, bem diferente daquilo para que foram treinados a vida toda. Sobre o impacto que o ideal de estudante exigido pelo Enem terá nos candidatos baianos, a repórter Mirela Portugal conversou com o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida Filho, representante do Nordeste na comissão responsável por definir os parâmetros do novo projeto.

Quais as diferenças entre programa aprovado e o tradicional adotado pela Ufba?
A diferença é mínima em relação ao nosso anterior. Ambos seguem estritamente as orientação curricular de ensino médio. A maior novidade é que fundamentalmente vai se cobraras habilidades e competências do aluno, em detrimento do conteúdo. Isso inverte a situação do vestibular, puro medidor de conhecimento. E nossa primeira fase já abordava a interdisciplinaridade. Um aluno que se preparava para a federal tem plenas condições de ir bem na prova.
Em que termos a ufba adota o novo enem? Ela vai aderir ao Sistema de Seleção Unificado?
Não,por enquanto, para os Bacharelados Interdisciplinares, o Conselho Universitário aprovou a entrada no Sistema de Seleção Unificado, o que permite ao inscrito escolher até cinco cursos em cinco universidades diferentes. Para os cursos de progressão linear se mantém o vestibular tradicional.
Algo vai mudar no calendário de seleção?
Não, o calendário de seleção foi mantido, com provas nos dias 3 e 4 de outubro pro BI. Em relação aos cursos de progressão linear, as datas serão divulgadas com o lançamento do edital 2010, em agosto.- Os alunos passaram a vida escolar se preparando para um certo tipo de avaliação.
As mudanças de parâmetros não representam uma desvantagem?
Não, porque a mudança total é apenas para o BI. E os alunos do BI têm outro perfil, estão procurando um tipo diferente de universidade. Esse exame criado é totalmente compatível para o projeto Universidade Nova, que já previa uma mudança de seleção. E mesmo nos cursos de progressão linear o caráter interdisciplinar era forte.- Ainda assim, o projeto foi apresentado em março e já será implantado, sem maiores repercussões com a sociedade.NA- Bom, a mudança não está sendo bursca na Ufba, estamos fazendo em etapas. Novo Enem por enquanto só em BI, e talvez, depois como primeira fase. De qualquer maneira este formato é uma evolução em relação aos formatos anteriores, e não tem porque ele se manter só porque os alunos estão acostumados.- Mas na Bahia há uma conjuntura negativa específica, como o problema dos estudantes da rede estadual que ficaram meses sem aula desde o começo deste ano letivo. A prova se aproxima, daqui a seis meses.
Não seria melhor manter o processo tradicional por enquanto?
Não, a conjuntura desfavorável já estava vigente ainda no sistema antigo. Mas esse que está sendo aberto está mais aproximado da realidade da escola pública, menos ligado às toneladas de conteúdo. Alunos de escolas publicas têm vantagem patente por se exigir menos da memorização. Sabemos que o que faz a diferença na educação é que aqueles com mais dinheiro podem pagar preparatórios mais treinadores na entrada na universidade. Além do que o sistema aprova e confirma as cotas.
O senhor espera uma mudança no perfil do aluno da federal?
Não, eu acredito que de imediato não, mas à longo prazo o sistema de educação vai buscar a preparação de alunos para soluções de questões, antes de querer estudantes voltados para a competição e exposição de conteúdos acumulados. À longo prazo o perfil mudara porque o ensino médio terá mudado.
Fonte:Mirela Portugal do jornal atarde.

ENEM 2009: MEC divulga conteúdos cobrados

Estudantes e candidatos, separados por menos de cinco meses da prova do Enem, já podem guiar seus roteiros de estudo pelo programa do Exame Nacional do Ensino Médio 2009. As matrizes que regulam o conteúdo foram divulgadas ontem, após aprovação na quarta-feira (12) pela Comissão de Governança formada por reitores e secretários das universidades federais, responsáveis pela definição das diretrizes da avaliação.
A relação de conteúdos está disponível no site do MEC www.mec.gov.br e mostra uma tentativa de abordagem mais orgânica e analítica do programa escolar, como propunha o projeto de unificação das provas apresentado pelo ministro da educação, Fernando Haddad, em março deste ano.
Inicialmente, assuntos como química orgânica e óptica [física] serão cobrados em menor profundidade enquanto conteúdos como números complexos [matemática] saem de cena. Em contrapartida, o foco em linguagens e português define o caráter interpretativo da prova, de resto baseada nos parâmetros curriculares tradicionais do ensino médio.
A mudança é positiva, mas exige cuidados, para o professor de química em cursinhos pré-vestibular, Fábio Oisiovici. É mais justo por exemplo para um candidato de administração não dominar os meandros de química avançada, diz . Só que tornar tudo genérico demais pode ser perigoso para algo que inicialmente é feito para selecionar. "É preciso sim cobrar conteúdo, ou fica difícil separar os alunos por qualidade“, contrapõe. Nisso, a prova da Ufba, para ele, é irretocável. Mas Oisiovici concorda caso o Enem seja adotado no lugar da primeira fase tradicional. "A segunda fase serviria para equilibrar".
A forma de perguntar é maior novidade que os assuntos abordados, na opinião do coordenador do pré-vestibular Sartre Coc e professor de geografia, Ronaldo Lopes [GG]. “Até assuntos considerados mais decorebas pelos alunos, como cartografia, continuam no programa. A diferença está no foco da aplicabilidade cotidiana“.
UFBA - A mudança terá pouco impacto nos estudantes, na opinião do reitor da Ufba Naomar Almeida. Representante do Nordeste na Comissão de Governança, o reitor apóia as questões focadas nas habilidades e competências do estudante em detrimento do conteudismo. “Nossa primeira fase já adotava perguntas interdisciplinares. O candidato que se preparava para a Ufba tem tudo para ir bem“.
É permitido então aos estudantes se despedirem das emblemáticas,por enquanto, apenas para quem vai fazer Bacharelado Interdisciplinar, candidatos que Naomar definine como "aqueles que procuram tipo diferente de universidade". O Conselho Universitário aprovou o uso do Enem como seleção dos BI's ainda este ano. Aos cursos de progressão linear - as carreiras tradicionais de engenharia, pedagogia, música, enfermagem - nada muda até março de 2010, quando será votado se o novo Enem vai ser a primeira fase da seleção.
Na quinta-feira passada (7), o Conselho Universitário aprovou a entrada da instituição no Sistema de Seleção Unificado, permitindo ao candidatodo BI utilizar a mesma nota por até três anos. Ele também pode optar por até cinco cursos de cinco diferentes universidades cadastradas.

REFORMA - A pouco menos de cinco meses para a prova, agendada para os dias 3 e 4 de outubro, a justiça pernambucana convocou na terça-feira (12) os reitores das Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco para dar explicações sobre a mudança nas provas. A iniciativa partiu do partido Democratas (DEM), que abriu processo tentando adiar o projeto, alegando curto tempo de debate e adaptação.
Para o reitor da Ufba, a implantação não é brusca. “Estamos fazendo tudo em etapas. Esse formato é uma evolução em relação aos anterior, e não pode ser mantido só porque os alunos estão ainda acostumados com o modelo antigo“.
Até agora, 21 das 55 universidades federais já declaram adotar o Enem no lugar do vestibular ainda este ano.
Fonte:Mirela Portugal de atarde

A volta da politica café com leite?


De acordo com matéria da Folha de S. Paulo deste domingo, os governadores de São Paulo e Minas Gerais, José Serra e Aécio Neves, teriam fechado esta semana um acordo que permitiria não haver prévias para a escolha da chapa do PSDB para as eleições de 2010, encaminhando o paulista como candidato a presidente e o mineiro como vice. A reportagem afirma que o anúncio oficial deverá sair entre agosto e setembro próximos, mas que por hora as negativas dos dois lados serão freqüentes e aparentemente contundentes. A principal resistência à articulação era exatamente de Aécio, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria convencido o mineiro com base em argumentos provando a importância de seu colégio eleitoral na influência negativa que poderia exercer caso não apoiasse a candidatura de Serra.

MST invade fazenda da EBDA em Feira

De acordo com informações da TV Subaé, no sábado (16), cerca de 300 famílias do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda Cruzeiro do Mocó, a nove quilômetros de Feira de Santana, onde funciona a Estação Experimental da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), onde são feitos projetos de melhoramento genético de bovinos e caprinos. Segundo o MST, até segunda-feira (18) são esperadas mais 500 famílias cadastradas pelo movimento, que considera a Fazenda do Mocó improdutiva.