• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de dezembro de 2021

Jacobina: Uma das vítimas da tragédia na loja Verdes Mares é sepultada neste sábado


Vítima da tragédia, de atropelamento por um carro desgovernado na loja Verdes Mares,

 o corpo de Luís Carlos de Jesus Silva, 33 anos, conhecido como Nana, foi sepultado 

no final da tarde deste sábado, 25 de dezembro de 2021, no Cemitério Jardim da Saudade

 em Jacobina.

Outras duas pessoas também morreram, identificadas como Roque Ferreira da Silva, 68 anos, e

 Marcelo Messias da Costa Silva, 34 anos. Além dos 3 mortos, mais 5 pessoas oram lecionadas, 

um homem foi transferido do Hospital Municipal de Jacobina para Salvador, com fraturas, e uma

 jovem, a caixa da loja já recebeu alta médica.

O condutor do veículo Dodge Ram, o servidor público aposentado Petrônio Souza, 69 anos,

 que perdeu o controle da direção na Rua JJ Gouveia e invadiu a loja na Rua Cel Hermenegildo,

 segue preso, autuado em flagrante delito, por Homicídio Culposo e lesão corporal na direção

 de veículo automotor, com base na legislação de trânsito vigente, estando custodiado e à 

disposição da Justiça.

O acidente que ocorreu na véspera de Natal, comove toda a população, que emite mensagens

 de apoio aos familiares nas redes sociais e esperam que as mortes não fiquem impune, fato

 trágico que tirou a vida de três pessoas que estavam na loja realizando compras, planejando

 um final de semana de alergia.

Luís Carlos realizava compra de cimento para realizar o contrapiso de sua casa, 

em um mutirão neste feriado com amigos, sonhando concluí para morar ao sua 

esposa e três filhos.

Fonte: Augusto Urgente! em 25/12/2021

Natal: Paulo Leitão, militante da extrema direita e apoiador do nazismo, é encontrado morto

 

Paulo Leitão, defensor do nazismo, é encontrado morto/Foto: Reprodução/Brasil247


Paulo Leitão, consultor de musculação estética, militante da extrema direita e defensor das ideias do nazismo, foi encontrado morto neste sábado (25) em sua casa em Natal (RN). O homem tinha 48 anos.

A informação foi confirmada pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep). De acordo com as primeiras informações, a suspeita é que a morte tenha ocorrido por causas naturais.

O instrutor de ginástica era natural de Natal e teve a sua conta no Instagram deletada após publicações onde defendia os ideais nazistas e também por distorcer fatos históricos.

Em uma de suas postagens, Paulo Leitão postou que o diário escrito por Anne Frank, uma garota judia morta por nazistas no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha.

Posteriormente, Paulo Leitão fez uma postagem em suas redes incentivando as pessoas a desobedecerem às regras de isolamento social para conter o coronavírus.

Por conta da postagem contra as medidas sanitárias de isolamento social, Leitão foi autuado pela Polícia Civil do RN por suspeita de apologia contra as medidas sanitárias.

Em um vídeo, Paulo Leitão debochou dos mortos da Covid. “Eu estava errado e as pessoas que estavam certas. Existe realmente uma epidemia gigantesca, inclusive, eu vou pedir ao motorista aqui para desviar dos cadáveres. Tá cheio de cadáver na rua né por causa do coronavírus”, debochou.

Paulo Leitão teve seu perfil no Instagram removido por defender o nazismo/Foto: reprodução Brasil 247

Fonte: Revista Fórum -25/12/2021 21h32

Covid-19: Sociedade de Pediatria rebate Bolsonaro sobre morte de crianças

vacina criançaLuis Alvarez/Getty Images

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, número de mortes de crianças pelo coronavírus não está em patamares aceitáveis.


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou manifesto no qual rebate o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19. O titular da pasta e o presidente afirmaram que é baixo o número de mortes decorrentes do coronavírus nesse público e, por isso, não são necessárias “decisões emergenciais”.

“Estão morrendo crianças de 5 a 11 anos para justificar algo emergencial? É pai que decide, em primeiro lugar”, assinalou Bolsonaro, na sexta-feira (24/12), quando questionado sobre a aplicação do imunizante nessa faixa etária. O presidente tem uma filha de 11 anos — Laura.

“Os óbitos de crianças estão absolutamente dentro de um patamar que não implica decisões emergenciais. Ou seja, isso favorece que o ministério possa tomar uma decisão baseada na evidência científica de qualidade, na questão da segurança, na questão da eficácia e da efetividade”, afirmou o ministro, um dia antes.

No comunicado, a SBP contesta a versão do ministro e de Bolsonaro: “O número de hospitalizações e de mortes motivadas pela Covid-19 na população pediátrica, de forma geral, incluindo o grupo de crianças de 5 a 11 anos, não está em patamares aceitáveis. Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo”.

A entidade destaca que mais de 2,5 mil crianças de zero a 19 anos faleceram por Covid-19 no país. Mais de 300 tinham de 5 a 11 anos.

“A Covid-19 em crianças pode ainda ocasionar a chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica, um quadro grave de tratamento hospitalar e que se manifesta semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2. Também já foram confirmados mais de 1,4 mil casos desta síndrome em crianças no país, com mediana de idade de 5 anos, com efeito letal em pelo menos 85 crianças e sequelas neurológicas, cardiovasculares e respiratórias em muitas outras”, argumenta a nota.

“Ignorar este fato, minimizar sua importância e afirmar que elas são aceitáveis não são atitudes esperadas das autoridades. A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil”, conclui o comunicado.

Fonte: Metrópoles c/adaptações 25/12/2021


Alerta vermelho: Chuvas volta a destituir as rodovias no Sul da Bahia


Chuvas voltam a atingir o sul e extremo sul da Bahia com grande intensidade.Existe o alto risco de deslizamento e degradação de pistas, encostas e pontes. A chuva na região nos últimos dias deixou 63 municípios em situação de emergência.

Aos viajantes que cortam o trecho, muita atenção e cautela na condução veicular.

Fonte: Canal de Rodrigo Nogueira no Youtuber em 25/12/2021


Covid-19: Arcebispo de Aparecida ora pela vacinação de crianças em mais uma indireta a Bolsonaro; veja vídeo

Dom Orlando Brandes (Reprodução/TV Aparecida)



 Dom Orlando Brandes, o arcebispo de Aparecida, usou um momento da Missa do Galo, realizada na noite desta sexta-feira (24) no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), para, mais uma vez, fazer referência a um problema que envolve o governo Bolsonaro. Desta vez, o apelo do religioso foi com relação à vacinação contra a Covid em crianças.

“Dai força para as crianças sem afeto, sem amor, sem colo dos pais por tantos motivos. E menino Jesus, dá uma forcinha para que a vacina das crianças do Brasil chegue o quanto antes. Um grande presente de Natal à saúde de nossos filhos, de nossas crianças e de nossos netos”, declarou Brandes.

Assista.

A fala do arcebispo vem em meio às cobranças para que o governo Bolsonaro libere a vacinação em crianças de 5 a 11 anos. A imunização com doses de Pfizer neste público foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, insistem em não liberar a aplicação da vacina sob o falso argumento de que não há dados conclusivos sobre a vacinação para esta faixa etária.

Fonte:Revista Fórum - 25/12/2021 17h:47

Do Blog do Noblat: O feitiço volta-se contra o feiticeiro, mas Olavo de Carvalho não liga


                                       foto:reprodução/twitter

Há limites para tudo! Chamar de comunista o autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho, guru – ou a essa altura ex-guru – da família Bolsonaro, só depõe contra a inteligência dos que o fazem. E tem muita gente dizendo isso dele nas redes sociais desde que Olavo deu por perdida a reeleição do presidente Bolsonaro.

“Comunista? Vocês estão loucos?” – reagiu Abraham Weintraub, o ex-ministro da Educação que fugiu do país com medo de ser preso. Ele atacou os ministros do Supremo Tribunal Federal taxando-os de “vagabundos”. Recomendou a Bolsonaro que os prendesse. Foi premiado com uma diretoria no Banco Mundial, em Washington.

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), bolsonarista até o talo, acusou Olavo de desinformação. Ao jornal O Estado de S. Paulo Frederico d’Ávila (PSL-SP), deputado estadual, contemporizou: “Olavo está certo sobre 2022. Não podemos nos acomodar. Veja o Chile”. O Chile elegeu um presidente de esquerda.

Com desprezo, Bolsonaro chamou o presidente chileno Gabriel Boric de “um tal Boric”. Foi até delicado. No início do seu governo, chamou de feia a mulher do presidente francês, Emmanuel Macron. Com ele concordou Paulo Guedes, ministro da Economia. Olavo não liga para o que digam a seu respeito. Diverte-se.

Fonte: Blog do Noblat/reprodução/Metrópoles 25/12/2021

SP: Teologia negra questiona história cristã escrita com tintas racistas

Danté Stewart fez o que pôde para ser palatável para a comunidade cristã ao seu redor, essencialmente branca, num estado dos EUA de passado escravocrata: Georgia. Até que começaram a pipocar no noticiário homens negros como ele, vítimas de racismo policial. Voltou-se à sua fé e se decepcionou.

"Muitas das pessoas brancas legais ao meu redor simplesmente pareciam não dar a mínima", conta o autor do recém-lançado "Shoutin' in the Fire: An American Epistle" (Gritando no Fogo: Uma Epístola Americana).

Aproximou-se das congregações evangélicas afroamericanas, num país onde essa demarcação racial costuma ser saliente. "Vi por que elas insistiam em dizer que Jesus é negro. Não estavam falando sobre a cor da sua pele durante seu ministério terreno, embora definitivamente ela não fosse branca. Estavam conversando sobre como Jesus sabe o que significa viver em um território ocupado, sabe o que significa ser de um povo oprimido."

A chamada teologia negra foi o que ajudou Stewart a devolver algum sentido à sua religiosidade. Também no Brasil é uma corrente que vem ganhando músculos ante uma narrativa que por muito tempo reinou absoluta.

Se é para falar de história, vamos lá: a figura de pele e cabeleira claras que aprendemos a associar a Jesus Cristo não faz muito sentido sob a perspectiva histórica, já que um homem desses não era exatamente o que se encontrava na Palestina daqueles tempos, berço do messias cristão.

"Por séculos, a 'teologia hegemônica', assim como a 'filosofia e as ciências sociais hegemônicas', só tinha um rosto (branco), um lugar de origem (a Europa) e um gênero (masculino)", diz o teólogo Ronilso Pacheco, que lançou em 2019 "Teologia Negra: O Sopro Antirracista do Espírito".

"Foram precisos muito apagamento e violência para universalizar uma única construção teológica. Não é por acaso que só no século 20 fomos capazes de conhecer perspectivas teológicas feministas, indígenas, gays, ecológicas e, obviamente, negras."

"O pressuposto básico é o seguinte: a Bíblia apresenta um Deus que se revela como Deus dos oprimidos", resume o pastor Henrique Vieira, do Esperançar, coletivo evangélico de tintas progressistas. "Então a melhor maneira de ler a Bíblia não é pela lente da casa-grande, é pela lente do quilombo. Não é pela lente da branquitude privilegiada, é pela lente do povo negro."

Para essa corrente, as Escrituras até podem ser instrumentalizadas para justificar a opressão aos povos de matriz africana, alvos de violências cotidianas derivadas do racismo. Isso vem sendo feito há séculos, e contra várias minorias. Mas só interpreta os livros sagrados do cristianismo dessa forma quem não entendeu nada de sua mensagem central.

Vieira extrai dois exemplos, do Antigo e do Novo Testamento: 1) o livro de Êxodo, no qual "Deus chama o povo escravizado para a liberdade e para terra de justiça e igualdade"; 2) o próprio Jesus, alguém "de um vilarejo periférico, Nazaré, que andou com o povão, se identificou com os pobres, foi alvo de perseguição, de estigma social, até ser torturado e executado".

Essa proposta de leitura bíblica tem pai: James Cone (1938-2018), um teólogo americano que percebia o ponto de vista negro como "uma missão para transformar os cristãos negros que odeiam a si mesmos em discípulos revolucionários do Cristo negro".

A teologia negra, portanto, questiona sobretudo o status quo que escreve a história com tintas racistas, diz Nilza Valéria Zacarias, coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito. "Se a Bíblia diz que somos feitos à imagem e semelhança de Deus, por que esses brancos dizem que nós não somos?"

Os escravos americanos, explica Zacarias, assimilaram a religiosidade dos senhores e puderam criar suas igrejas com seus próprios elementos. Daí as chamadas igrejas negras no evangelismo dos EUA, "sempre motivadas pela leitura do Êxodo, que narra a libertação do povo hebreu da escravidão".

Galeria Imagens da graphic novel 'King' Trabalho do quadrinista Ho Che Anderson sobre Martin Luther King chega pela primeira vez ao Brasil https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1708909670925599-imagens-da-graphic-novel-king *** Se injetou algum ânimo aos escravizados, essa compreensão depois sinalizaria caminhos para as lutas, "até chegarmos aos movimentos de direitos civis, o black power", afirma. O batista Martin Luther King (1929-1968), inspiração máxima para Cone, surge desse caldo.

Zacarias enxerga desafios para essa escola teológica avançar no século 21. "Apesar de julgar muito necessário e redentor que leiamos a Bíblia sob o nosso olhar, o olhar de quem sabe que o sangue dessa terra está repleto do sangue dos nossos ancestrais, conseguiremos dialogar com todos os negros pobres por meio de uma teologia negra? Os brancos, que se tomaram de donos das igrejas, vão deixar?"

O fato de a versão branqueada da fé cristã ter prevalecido até aqui não espanta Jackson Antunes, integrante do Movimento Negro Evangélico e criador do canal Afrocrente. "A teologia negra não predominou na narrativa histórica porque, enquanto os brancos estavam construindo seus seminários, formando seus teólogos e decidindo o que era teologia ou não, o povo negro estava orando para viver no outro dia."

Para Ronilso Pacheco, "a Bíblia sofreu um 'sequestro hermenêutico', que a tornou um livro apático, sem pessoas reais com dilemas reais, sem conflitos que não fossem apenas espirituais, mas também étnicos, geopolíticos, geracionais, econômicos".

Então, sim, a Bíblia diz muita coisa sobre raça. Os conflitos estão ali, embora "hoje pareça 'forçado', como se fosse alheio", ousar dizer uma sentença dessas, afirma. "Como disse [a escritora] Toni Morrison, não racializar a leitura da Bíblia, ou negar a questão racial na Bíblia, já é uma forma de racializar a Bíblia. Nesse caso, em benefício dos brancos."

Fonte:FOLHAPRESS - 25/12/2021 11h

Cartão de Natal de secretários de Saúde contra Queiroga tinha versão original mais dura


                                foto:reprodução
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O cartão de Natal a crianças elaborado pelo Conass, o conselho de secretários estaduais de Saúde, chegou a ter uma versão mais dura contra Marcelo Queiroga. Eles decidiram diminuir o tom por ser um texto, em tese, destinado para menores.

Em resumo, o documento original falava em pessoas que publicam mentiras, criam barreiras e atrapalham o Sistema Único de Saúde. Para gestores, o ministro não tem condições de permanecer no cargo e só quer holofotes.

A versão final do cartão chama a autorização da vacina de presente de Natal para as crianças e lembra que 400 mil pessoas viraram "estrelinha" só neste ano por causa do coronavírus.

O texto foi feito para avisar que os estados não vão cumprir a recomendação do Ministério da Saúde, de pedir prescrição médica para aplicar o imunizante.

Entre secretários, a leitura é que Queiroga há muito tempo abandonou qualquer compromisso com a ciência e atua apenas para agradar à base bolsonarista.

O presidente do conselho, Carlos Lula, chegou a dizer em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em outubro, que o ministro tinha perdido as condições de gerir o ministério.

fonte:FOLHA S. PAULO - 25/12/2021

Bahia: Médico e mãe morrem em acidente na BR-135 entre Barreiras e São Desidério


                                             

     

Um médico e a mãe dele morreram após uma batida entre dois carros, na BR-135, entre os municípios de Barreiras e São Desidério, no oeste da Bahia.

O caso aconteceu na quinta-feira (23), no km 193. As vítimas foram identificadas como Bruno Lima de Sá Novais, de 43 anos, natural de Salvador e a mãe dele, Enalva Lima Novais.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia bastante na hora do acidente, que aconteceu próximo à entrada do povoado do Mucambo, em Barreiras.

O órgão registrou a batida e bombeiros do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17°GBM/Barreiras) atuaram para retirar as vítimas dos carros.

Não há detalhes sobre o estado de saúde da pessoa que estava no outro veículo. Os corpos de Bruno e Enalva foram encaminhados para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

Horas antes, uma batida entre dois carros deixou duas mulheres mortas e outras seis pessoas feridas, na BR-349, na cidade de Correntina, também no oeste da Bahia. Conforme a PRF, as vítimas são mãe e filha.

Fonte:Calila Notícias em 25/12/2021

Em Tucano: Cientista é ameaçado de morte após reclamar de som alto de vizinho

(Foto: Reprodução)


O cientista baiano Gustavo Cabral (@gcabral.miranda) divulgou neste sábado (25) em suas redes sociais uma série de vídeos e publicações onde revela que foi ameaçado de morte após reclamar de som alto na casa de vizinhos da sua família na cidade de Tucano no interior da Bahia. A confusão aconteceu por volta das 4h30. 

Líder de pesquisa em vacinas na Universidade de São Paulo (USP), Gustavo publicou o vídeo onde diz que chegou a ligar para a polícia para auxiliar no cumprimento da lei do silêncio, que não permite som alto em área residencial a partir de 22 horas. 





"4h30 da manhã e ninguém consegue dormir. E AINDA SOU AMEAÇADO DE MORTE, DE TOMAR UM TIRO! Vou reclamar e RESPONDERAM QUE COM QUEM TEM DINHEIRO NÃO SE RECLAMA! Começo a filmar e sou ameaçado de tomar um tiro. Isso tudo depois de ligar para polícia! Que não fez nada! Afinal de contas, a justiça existe para quem? O que acontece aqui em Tucano-Bahia, que ninguém pode reclamar dessa tal festa? Tão famosa por ostentação! TODOS OS DIAS SÃO ASSIM, TODOS OS DIAS QUE DEVERÍAMOS DESCANSAR COM A FAMÍLIA!  Afinal, temos que viver sob essa constante ameaça?
QUEM SÃO ESSAS PESSOAS? O QUE ELAS FAZEM PARA TER ESSE TIPO DE DINHEIRO/"PODER"?  QueNatal/vida é essa que as pessoas tem que viver sob esse tipo de ameaça?!?!", escreveu o cientista.

 

Gustavo destacou ainda, por volta das 7h em nova postagem nas suas redes sociais, que af esta ainda continuava e que o cantor da comemoração seria o secretário de Cultura da cidade. "Estou revoltado com tudo isso, pois é coisa recorrente e não fazem nada para controlar",desabafou. O CORREIO tentou contato coma polícia e a secretaria de cultura de Tucano mas não obteve retorno até o momento desta publicação.  

Fonte: Correio da Bahia - 25/12/2021 10h:37 

 

Sul do Estado: Famílias são resgatadas em barcos em Itororó; Rio subiu em Dario Meira

 

Itororó: Famílias são resgatadas em barcos e prefeitura decreta estado de emergência
Fotos: Redes Sociais

A intensidade das chuvas que atingiram o município de Itororó, no Centro Sul da Bahia, na madrugada deste sábado (25), alagou casas e desabrigou famílias na região. Nas redes sociais, a prefeitura municipal registrou alguns resgates e fez apelo à população. 

 

“Eu tô aqui na agonia, sofrendo como vocês, lutando, procurando solução para os problemas. Já acionei o corpo de bombeiros, acionei a Defesa Civil, o corpo de bombeiro de Vitória da Conquista está vindo pra cá”, disse o prefeito Paulo Rios.

 

A prefeitura do município pediu colaboração dos moradores. “Quem tiver disponível em casa colchões, cobertores, alimentos e tudo que possa servir para ajudar e tiver como levar em um dos colégios mais próximos dos que já estão abertos irá ajudar muito”, diz o anúncio. 

 

Fotos: Redes Sociais

 

De acordo com a prefeitura, os colégios Naomar Alcântara e Carlos Santana, além da Primeira Igreja Batista, estão disponíveis e abertos. Nesta manhã (25), a prefeitura decretou estado de emergência no município.

 



                                      


DARIO MEIRA

Dário Meira: Nível de rio sobe e águas invadem ruas e casas  
Foto: Redes Sociais

A forte chuva que também atingiu o município de Dário Meira na noite de ontem (24), elevou o nível do Riacho do Meio e provocou alagamentos em várias casas da região. O Rio Gongogi, que passa ao lado da cidade, também teve o nível elevado e as águas chegaram a alagar algumas ruas.

 

Nas redes sociais a prefeitura municipal alertou a população para a ocorrência de chuvas e informou que as equipes seguem em regime de plantão para minimizar os efeitos. Em casos de urgência, os moradores devem procurar uma escola pública.


FONTE: BN -25/12/2021 10h:57


No Rio: Ex- ministro Eduardo Pazuello sofre acidente de moto

 

Eduardo Pazuello - Mentiu pelo menos 14 vezes. Em uma delas, disse que Bolsonaro nunca lhe deu ordens diretas para nada Jefferson Rudy© Jefferson Rudy Eduardo Pazuello - Mentiu pelo menos 14 vezes. Em uma delas, disse que Bolsonaro nunca lhe deu ordens diretas para nada Jefferson O ex-ministro da Saúde e general do Exército Eduardo Pazuello, de 58 anos, sofreu acidente de moto no Rio na noite desta sexta-feira (24). Segundo ocorrência do Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu na Avenida Paulo de Frontin, na altura da Praça da Bandeira, próximo ao acesso ao elevado, na Zona Norte da cidade.

Equipes do Quartel Central dos Bombeiros, na Praça da Bandeira, prestaram o atendimento. Pazuello foi encaminhado para o Hospital Central do Exército. Em nota, o Exército confirmou que Pazuello sofreu "fratura na clavícula direita e em arco costal". O militar segue em observação e tem quadro estável de saúde.

Ex-ministro da Saúde

O general do Exército Eduardo Pazuello é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, como Oficial de Intendência. Nesta patente, o qual alcançou em 2014, atuou como coordenador logístico das tropas do Exército que deram apoio durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Especializado em tarefas administrativas ou logísticas, também no Rio comandou um batalhão de paraquedistas e foi diretor do Depósito Central de Munição. Antes de integrar o Ministério da Saúde, Pazuello estava à frente da 12ª Região Militar da Amazônia, em Manaus, no Amazonas.

O militar foi o terceiro a assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro e em meio à pandemia de Covid-19. Primeiro como interino em 15 de maio de 2020, após o médico Nelson Teich pedir para deixar o cargo pouco antes de completar um mês na função. Em 16 de setembro do mesmo ano, Pazuello assumiu a pasta federal oficialmente, no qual passou a traçar estratégias de acordo com as ideias do presidente Jair Bolsonaro, incluindo a defesa do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.

Pazuello deixou o cargo de Ministro da Saúde em 15 de março deste ano. O general foi um dos que depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Fonte:Jornal o Extraonline - 25/12/2021





sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Região de Irecê: Chuva deixa famílias desabrigadas, derruba casas e interdita acesso a povoado em Ibipeba

 

                                 Povoado de Serra Grande de Ibipeba - foto:reprodução


A forte chuva que atingiu a cidade de Ibipeba, município localizado na região de Irecê, nessa quinta-feira (23), causou muitos transtornos para os moradores do povoado de Serra Grande, que fica a aproximadamente 20 quilômetros da sede do município.

A equipe de reportagem do Central Notícia entrou em contato com o Secretário de Finanças de Ibipeba, Carlos Eduardo Amorim Barreto que informou o impacto da chuva no município.

“Os danos aqui foram enormes, o povoado foi totalmente atingido, a sede do município também, muitas casas foram atingidas, estamos aqui no povoado que estava sem acesso, pois não tinha como chegar. Chegamos aqui e verificamos que tem 26 casas caídas, tirando somente o que pode mesmo. Estamos trazendo comida, verificando quem quer ir para a sede do município, estamos utilizando um colégio para acolher os abrigados, mas graças a Deus sem vítimas fatais até agora, e como as previsões são de muita chuva a gente está com medo, então é retirar o pessoal das áreas de risco, retirar o que eles tem de valor, alimentar e acolher a todos”, informou.

Morador da comunidade de Iguitú, o comerciante de banana Sávio Malaquias entrou em contato com a redação deste veículo e contou um pouco do drama vivido pela população em Ibipeba.

“A chuva teve início na noite do dia 22 para o dia 23 de dezembro, em Ibipeba. Foi um volume de chuva superior a 200 milímetros. Ibipeba fica na parte de cima e aqui é o baixio, e as águas que correm de lá, correm para cá. A água desceu para Lagoa Grande, inundou algumas casas, ela desceu com muita força e altura em direção ao povoado de Serra Grande. O pessoal foi pego de surpresa, o nível da água subiu muito rápido, a umidade pegou nas casas e acabou derrubando, outras foi a correnteza que destruiu tudo pela frente”, contou.

Ainda segundo o comerciante que pertence ao Grupo SM, as estradas estão interditadas e todos os produtores de banana da região estão impossibilitados de escoar a produção. As bananas estão amadurecendo e o prejuízo é imenso, cerca de 300 toneladas podem ser perdidas. A preocupação é que se continuar chovendo, os moradores vão ficar ilhados. 

As plantações foram cobertas por água. Canos, mangueiras e animais foram levados pela correnteza, falou Eliane José dos Santos, que mora no povoado de Serra Grande.

Outra reclamação de quem vive na região é com relação ao Riacho do Bandeira no povoado de Lagoa Grande, de acordo com o comerciante, uma ponte resolveria a situação, mas até o momento nada.

Fonte:Central Notícias - 24/12/2021 19h

Bahia não exigirá prescrição médica para vacinar crianças contra Covid-19

Bahia não exigirá prescrição médica para vacinar crianças contra Covid-19


                                         Foto: Reprodução / Sesab



O governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) anunciou, na tarde desta sexta-feira (24) que  não exigirá prescrição médica como elemento obrigatório para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no estado.

 

No comunicado, a secretária de saúde da Bahia, Tereza Paim, criticou a decisão contrária adotada pelo governo federal e defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. “A medida contraria a recomendação do Ministério da Saúde por ela ser descabida, tendo em vista que a segurança da vacina da Pfizer foi atestada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que o imunizante já foi aplicado em mais de 7 milhões de crianças no mundo”, disse. 

 

Ainda de acordo com a titular, “não podemos exigir que, neste momento, com tantos agravos da saúde, em meio a uma pandemia, a surtos de H3N2, enchentes em algumas regiões do Brasil, incluindo a nossa Bahia, crianças não possam ter acesso ao imunobiológico”, afirmou Tereza Paim em nota publicada no site da pasta. Informações do Bahia Notícias em 24/12/2021

Bahia: Quadrilha que ameaçou matar policial civil é presa em Condeúba

 

Condeúba: Quadrilha que ameaçou matar policial civil é presa
Foto: Ascom PC

Dois homens e duas mulheres foram flagrados com porções de cocaína e maconha, em Condeúba, na última quinta-feira (23), durante ação da Delegacia Territorial (DT) da cidade, com o apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Vitória da Conquista e da Polícia Militar.

    
Autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico, a quadrilha é investigada por ameaçar de morte um policial civil, lotado na DT/Condeúba, e por planejar o sequestro de um comerciante do município de Cordeiros.

    
Outros integrantes da quadrilha, liderada por traficantes que estão no sistema prisional, já tiveram os mandados cumpridos e estão à disposição da Justiça. O grupo terá o flagrante convertido em prisão preventiva. A droga apreendida seguiu para a perícia.  Informações do Bahia Notícias em 24/12/2021

Em Salvador: Confira o que abre e o que fecha no feriado de Natal

                                   foto:Michele Rocha


| Shoppings |

Shopping Bela Vista - No dia 21,  até a próxima quinta-feira, 23, o shopping abre das 9h à 0h. Na véspera do Natal, 24, funcionará  das 9h às 18h e, no Natal, 25, abrirá apenas a Praça de Alimentação, das 12h às 21h. 

Shopping da Bahia - No dia 21,  ficará aberto das 9h às 00h.  O shopping fará plantão de 32h, começando às 09h do dia 23,  indo até às 18h do dia 24, incluindo uma programação de lazer com paradas de Natal e atrações musicais. No sábado, 25, as lojas estarão fechadas, mas as operações de lazer e alimentação funcionarão entre 12h e 21h.

Salvador Shopping - No dia 21, o horário será das 9h às 23h, e na quarta, 22, e quinta, 23, das 9h à 00h. Na sexta-feira, 24, o shopping abrirá das 9h às 18h e, no Natal, 25, apenas o serviços de lazer e alimentação estarão funcionando das 12h às 21h.

Salvador Norte Shopping -  Do dia 21, até a próxima quinta-feira, 23, funcionará das 9h às 23h. Na sexta-feira, 24, véspera de Natal, o centro funcionará das 9h às 18h, e no sábado, 25, a Praça de Alimentação funcionará das 12h às 21h. As demais lojas e quiosques estarão fechados.

Shopping Barra - Nesta terça-feira, 21, funcionará das 9h às 23h, e nos dias  22 e 23, das 9h às 00h. Na sexta-feira, 24, o shopping abrirá das 9h às 18h. 

Shopping Itaigara - No dia 22, abre das 09h às 21h, na véspera de Natal, 24, funcionará das 09h às 17h. No sábado, 25, estará fechado. 

Shopping Paseo -  Do dia 21 até o dia 25,  lojas, praça de alimentação e serviços funcionam normalmente das 9h às 21h.

Shopping Paralela - Nos dias 21 e 22, o shopping abrirá das 09h às 23h. No dia 23, funcionará das 09h às 00h e na véspera do Natal, 24, das 08h às 18h. No dia 25, apenas alimentação e lazer, de modo opcional, funcionará das 12h às 21h.

Shopping Piedade - No dia 22, funcionará  das 08h às 22h, na véspera do Natal, 24, abrirá das 08h às 18h. No sábado, 25, estará fechado. 

Shopping Cajazeiras - No dia 24, as lojas abrem das 9h às 16h e a praça de alimentação, das 10h às 16h. No dia, 25, empreendimento ficará fechado.

Boulevard Shopping Camaçari As lojas funcionam nos dias 22 e 23, das das 9h às 23h; no dia 24, das 8h às 18h; no dia 25 eestarão fechadas; no dia 26, as lojas âncoras (C&A, Renner, Riachuelo, Le Biscuit e Americanas) funcionam das 13h às 21h, e as demais abrem das 14h às 21h. Já a Praça de Alimentação funciona nos dias 22 e 23, das 11h às 23h; no dia 24, das 11h às 18h/ no dia 25, das 12h às 20h; e no dia 26, das 12h às 21h.

| Mercados Municipais |

Ceasa

Segundas, quartas e sextas, das 3h às 17h

Terças, quintas e sábados, das 5h as 17h

Não funciona nos dias 25/12 e 1º/01

Mercado do Ogunjá

Segunda a sábado, das 6h às 18h

Domingo, das 6h às 14h

Não funciona nos dias 25/12 e 1º/01

Mercado de Paripe

Segunda a sábado, das 6h às 19h

Nos dias 25 e 26/12 e 2/01, das 6h às 14h 

Não funciona no dia 1º/01

Mercado do Rio Vermelho

Segunda a sábado, das 7h às 18h

Nos dias 24 e 31/12, das 7h às 16h

Não funciona nos dias 25/12 e 1º/01

Mercado das Sete Portas

Segunda a sábado, das 6h às 17h

Domingo, das 6h às 13h

| Serviços |

Ferry-boat - Funciona normalmente tanto no feriado quanto na véspera. Estarão disponíveis seis embarcações para o traslado entre Salvador e Ilha de Itaparica:  Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Pinheiro. Além das saídas de hora em hora, o sistema fará viagens extras sempre que a demanda aumentar.

Salvador Card - Na segunda, 24, posto da Estação da Lapa funciona de 7h às 15h. Já os localizados nas estações Mussurunga, Pirajá e Acesso Norte abrem das 6h às 18h. O do Comércio fica fechado. No feriado de Natal, postos da estação da Lapa e Comércio estarão fechados. Os pertencentes às estações Mussurunga, Pirajá e Acesso Norte permanecem funcionando das 6h às 18h.

Bancos - Na véspera, expediente das agências bancárias ocorre mais cedo, das 8h às 10h. No dia 25, não haverá atendimento.

Serviço de atendimento ao consumidor (SAC) - No dia 24, o atendimento será suspenso em toda a Rede SAC no Estado, com exceção para as três carretas do SAC Móvel que estão em Medeiros Neto, Itamaraju e Prado, no extremo sul da Bahia, que funcionarão normalmente das 08h às 17h. Já no dia 25, todos os postos SAC de Salvador e interior ficam fechados, incluindo as carretas do SAC Móvel.

|TELEFONES ÚTEIS|

Samu - 192

Corpo de Bombeiros - 193

Polícia Militar - 190

Polícia Civil - 197

Defesa Civil - 199

Hemoba - (71) 3116-5664

Coelba - 0800-0710800

Embasa - 0800-555195

Transalvador - 156

Centro Antiveneno da Bahia - (71) 3387-4343

Sucom (denúncias de poluição sonora) - (71) 2201-6900

|HOSPITAIS|

Roberto Santos - (71) 3117-7500

Geral do Estado - (HGE) 3356-2299

Ernesto Simões - (71) 3117-1661 | 3117-1668

São Jorge - (71) 3316- 8600

Geral de Itaparica - (71) 3631-1224

Manoel Vitorino (obstetrícia) - (71) 3117-1410 | 3117-1

Fonte: Portalatarde/reprodução - 24/12/2021