• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de outubro de 2012

Ibititá: Esposa de candidato a Vereador continua desaparecida



 
Foto:Divulgação rede social-reprodução
A jovem Gabriela Martins Barreto Alencar, 28 anos, está desaparecida desde a tarde da última quarta-feira (3). Ela é esposa do candidato a vereador no município de Ibititá, Ricardo de Renato. Gabriela sumiu após sair de casa para fazer pagamento em uma loja e estava sem seus documentos pessoais. A família desesperada publica fotos da jovem nas redes sociais na tentativa de localizá-la. Informações que levem ao paradeiro de Gabriela podem ser passadas à polícia de Irecê através dos telefones (74) 3641.8565, 3641.8567 e 3641. 8560.
 
Fonte:Irecê Repórter-reprodução
 

Brasileirão série B: Vitória volta a liderança e está a cinco pontos da série A



Foi um jogo bastante duro, mas o Vitória retoma a liderança-Foto:reprodução
 
O Vitória voltou a liderança da série B do Brasileirão de 2012. Com um triunfo sobre o ABC de Natal nesta tarde e noite no Barradão por 1x0 tento assinalado pelo artilheiro Elton aos 12 minutos do segundo tempo, onde Elton fez seu sétimo gol no campeonato.  A equipe chegou aos 60 pontos, ficando a cinco para garantir o acesso a série A em 2013.  O próximo jogo do rugro-negro baiano é contra o Paraná no próximo sábado no Dorival de Brito, às 16h.
 
 
Na série A, tivemos os seguintes resultados:
 
Náutico 2  x   1 Corinthians
 
Atlético-Go 0  x  1  Vasco
 
Santos 1  x  1  Internacional
 
São Paulo 3  x  0 Palmeiras

Eleições 2012: Resultado oficial até 22h, diz TSE


                                                  
A estimativa da Justiça Eleitoral é de que 100% dos prefeitos e vereadores eleitos de todo o Brasil sejam conhecidos até as 22h de domingo (7). A informação foi divulgada pelo secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Henrique Perpétuo Braga. Segundo ele, às 20h os eleitores já deverão saber o resultado em 90% das cidades, no caso de eleitos ou se haverá segundo turno. A votação ocorrerá das 8h às 17h do horário de Brasília, mas a apuração dos votos será iniciada às 19h, do horário de Brasília, em razão do fuso horário do Acre. Ainda segundo o secretário-geral, não é possível iniciar a apuração antes para não influenciar no pleito das cidades onde a votação ainda não terminou.
Os números da Bahia:

São 1.161 candidatos a prefeito e 33.742 a vereador, em 417 municípios.

Das 205 zonas eleitorais, 20 ficam em Salvador.

Os 123.012 mesários controlam a votação em 10.047 locais e 30.753 seções.

As urnas eletrônicas serão transportadas por 633 funcionários dos Correios, que usarão 341 carros, 95 motos, 6 lanchas e 3 aeronaves.

O voto de Wagner
O governador Jaques Wagner vota, no domingo (7/10), às 9 horas, na Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, distrito de Camaçari, no litoral norte baiano, seção 321.

Fonte:BN c|tribuna da Bahia.
Imagem:google

 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bahia: Governador quer manter horário de verão

O governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou que entrará, nesta sexta-feira (5), em contato com o Ministério de Minas e Energia para tratar da adesão ao Horário de Verão. A Bahia foi o único estado do Nordeste a adotar a medida no ano passado, após oito anos sem mudança. Wagner adiantou que o aumento de uma hora no relógio é uma tendência, já que, segundo defende, o estado é parte do Brasil e deve acompanhar o adotado nos grandes centros. "Do ponto de vista da energia, a economia não é tão grande. Mas eu acho uma maluquice não seguir, porque temos um horário só o ano inteiro e, de repente, você partilha o Brasil em dois. Televisão, bancos e até o governo são prejudicados", argumenta. Mesmo com a rejeição dos baianos à alteração, o governador disse desenvolver pesquisa para avaliar a opinião da população. “Tenho que ouvir a população, porque também não vou fazer uma coisa que todos achem que é ruim”, avaliou. O Horário de Verão começa à meia-noite do dia 21 de outubro deste ano e termina às 0h do dia 17 de fevereiro de 2013. Informações do Correio.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

enem 2012: Cartões a partir do dia 10/10(quarta-feira)




Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser entregues a partir da próxima quarta-feira (10). O documento contém o número de inscrição, data, hora e local das provas e a opção de língua estrangeira. A previsão é que, até o dia 25 de outubro, todos os inscritos recebam os seus cartões pelos Correios.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do sitedo Enem http://www.enem.inep.gov.br Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Em 2012, o Enem contará com o número recorde de 6,5 milhões de inscritos. As provas serão feitas nos dias 3 e 4 de novembro e serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Elas começarão às 13h.
As provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias ocorrerão no dia 3 de novembro, com término às 17h30. No dia 4 serão feitas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.

Os candidatos devem apresentar o cartão de identificação juntamente com um documento com foto. Certidões de nascimento e de casamento, título eleitoral, crachás, carteira de estudante, documentos danificados ou cópias autenticadas não serão aceitos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 7 de novembro no site http://www.inep.gov.br/enem. Até o final de dezembro, o Inep divulgará os resultados individuais do Enem 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br

Os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e os adultos submetidos a penas privativas de liberdade poderão fazer o exame nos dias 4 e 5 de dezembro. Para tanto, devem solicitar a sua inscrição nos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados. O período de inscrição vai de 15 de outubro até o dia 5 de novembro.
Além do acesso à educação superior, o Enem também avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do exame são usadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no país.

O exame também pode ser usado para a certificação no ensino médio. Os participantes maiores de 18 anos, que ainda não terminaram a escolarização básica, podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio em um dos órgãos relacionados ao programa – secretarias estaduais, institutos federais e centros federais de Educação. As informações são da Agência Brasil.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução
Imagem:reprodução

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições 2012: Confira o que é permitido ao eleitor no dia 07

Faltam apenas cinco dias para as eleições municipais deste ano. Todos devem ficar atentos ao que é e ao que não é permitido pela Legislação Eleitoral neste período eleitoral. Para respeitar o direito ao voto dos cidadãos e evitar crimes eleitorais, fique atento a essas dicas.

O iBahia reuniu as 10 principais dúvidas e regras determinadas para este período. Confira!

Posso manifestar minha preferência por algum partido, coligação ou candidato no dia da eleição?Pode, desde que a manifestação seja individual e silenciosa, revelada apenas através uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. A manifestação coletiva, caracterizada pela a aglomeração de pessoas portando estes instrumentos de propaganda e roupas padronizadas, com ou sem a utilização de veículos é proibida até o término do horário da votação.

É permitido levar equipamentos eletrônicos para a cabine de votação?
O eleitor é proibido de portar aparelho de telefonia celular, filmadoras, máquinas fotográficas, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto no recinto da cabine de votação. Enquanto o eleitor estiver votando, estes aparelhos devem ficar retidos na mesa receptora.

Quais as restrições para servidores da Justiça Eleitoral, mesários, escrutinadores (responsáveis pela apuração dos votos) e fiscais partidários?Os servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores não podem usar vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato no local das seções eleitorais e juntas apuradoras. Já os fiscais partidários não podem ter roupas padronizadas nos trabalhos de votação: apenas é permitido que haja o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam.

Posso levar o santinho com o número do meu candidato?Pode, desde que não o utilize para fazer propaganda. É uma forma de lembrar os números dos candidatos e agilizar o voto.
Posso fazer propaganda de partidos políticos ou candidatos no dia da votação?Não. A utilização de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de carreata ou comício, a propaganda boca-de-urna, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos e a arregimentação (aliciamento) de eleitor são crimes eleitorais. Estes podem ser punidos com detenção de seis meses a um ano - com a alternativa de prestação de serviços à comunidade por igual período - e com multa de 5 mil a 15 mil UFIR (de R$ 5320,50 a R$ 15.961,50).

Desde 48 horas antes até 24 horas após a eleição, a veiculação de qualquer propaganda política na televisão ou no rádio, assim como a realização de reuniões públicas e de comícios, é proibida, exceto a propaganda veiculada gratuitamente na internet, seguindo as normas estabelecidas por lei.
Levar santinho pode, mas celular ou câmera não foto: ibahia\reprodução
Alguém pode impedir ou atrapalhar o meu voto? Não. Ninguém pode impedir, atrapalhar ou ameaçar o eleitor, que também não pode ter seu voto comprado. O presidente da mesa receptora ou o juiz eleitoral pode expedir um salvo-conduto, que pode levar à prisão por desobediência até 5 dias, em favor de quem sofrer violência física ou moral por ter votado ou na sua liberdade de votar. Esta determinação é válida desde esta quinta-feira (4) antes até 48 horas depois do pleito. Não é permitido promover a concentrações de eleitores, de qualquer maneira (incluindo o fornecimento gratuito de transporte coletivo ou de alimento), com a finalidade de fraudar, embaraçar ou impedir o exercício do voto. Isto é considerado um crime, com pena de reclusão de 4 a 6 anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa.
Sou um eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida. Posso ter ajuda de uma pessoa de confiança na hora de votar?
Sim. Este direito é garantido, mesmo que o eleitor não feito a solicitação anteriormente ao juiz eleitoral. O presidente da mesa receptora de votos é responsável por dar a autorização.

Quais as mudanças em relação às prisões?Desde 15 (quinze) dias antes da eleição (22 de setembro), os membros das mesas receptoras e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, e os candidatos não podem ser presos ou detidos, exceto em caso de flagrante delito.

Já os eleitores não podem ser presos ou detidos por nenhuma autoridade a partir desta terça-feira até 48 horas depois do encerramento da eleição. As exceções são flagrante delito, desrespeito a salvo-conduto ou por causa de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

Será permitido o consumo ou a venda de bebidas alcoólicas no dia do pleito?
Não haverá proibição, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), responsável pela decisão. O mesmo aconteceu nas últimas eleições, em 2010.

Onde posso denunciar irregularidades ligadas às eleições?
O cidadão pode preencher um formulário online de denúncia, procurar o promotor eleitoral do seu município ou entrar em contato com a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA). Em algumas cidades, há mais de um promotor, porque existe mais de uma zona eleitoral. A PRE-BA funciona na 1ª avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), nº 150
 
Fonte:Ibahia\correiodaBahia\reprodução.

Bahia: Estado vai ofertar 2.600 vagas para PM e Polícia Civil

 
 
 
O Governo do Estado publica no Diário Oficial desta quarta-feira (3/10) os editais de três dos quatro novos concursos públicos em curso na administração estadual.

A oferta total é de 2.809 vagas para o serviço público do Estado. Os concursos preencherão vagas para as secretarias do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento (Seplan) e Segurança Pública (SSP) - para a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado da Bahia.

Os três primeiros editais trazem a oferta de 2.209 vagas, sendo que destas, duas mil são para soldado e bombeiro da PM; 179 vagas para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); e 30 vagas para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Seplan.

As demais 600 vagas que compõem a oferta total anunciada são para cargos da Polícia Civil, cujo concurso está em fase de contratação de empresa para sua execução. A previsão é que o edital seja divulgado até o final deste ano.

O concurso da Polícia Militar será executado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O concurso da Sema/Inema conta com 139 vagas de nível superior e 40 para nível médio.

Os aprovados irão atuar junto à Secretaria do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia ligada à Sema, que cuida da execução de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, à Política Estadual de Recursos Hídricos, à Política Estadual sobre Mudança do Clima e à Política Estadual de Educação Ambiental. O certame da Sema será realizado pelo Cespe/UnB.

Já as 30 vagas do concurso da Seplan são para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais e todas de nível superior. Os candidatos aprovados irão atuar junto à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que é órgão responsável por elaborar estudos e projetos, base de dados e informações estatísticas e geográficas do Estado, visando a formulação e avaliação de políticas públicas, planos e programas de desenvolvimento. O certame está a cargo do Cespe/UnB.

O concurso da Polícia Civil, que está em fase de contratação de empresa, ofertará o total de 600 vagas, distribuídas entre os cargos de Delegado (100), Investigador (400) e Escrivão de Polícia (100).
Desde 2007, a atual gestão já contratou, via concurso público, um total de 26.730 servidores públicos, com prioridade para as áreas diretamente voltadas para o desenvolvimento das políticas públicas de Saúde, Segurança e Educação. “É um processo focado na renovação e qualificação do serviço público baiano, com ênfase nas áreas finalísticas de atuação do Estado”, avaliou o secretário da Administração, Manoel Vitório.

A área de Segurança, que registrou um total de 10.391 novos servidores, corresponde a 38,87% das contratações. Com isso, a atual gestão está promovendo a recomposição do efetivo policial para ampliar as ações de segurança pública, sobretudo por intermédio do programa Pacto pela Vida.

Foram 8.234 novos soldados para a Polícia Militar, que ao todo registrou o ingresso de 9.049 novos policiais. A esses números somam-se 1.342 novos policiais civis.
 
Fonte:DOE 03.10.12
Imagem:google

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bahia: Estado ainda não pagou o reajuste da GAP aos Oficiais da PM,diz associação

 
 
                                                             Foto:Tiago Melo/Bahia notícias/reprodução
 
O tenente coronel Edmilson Tavares, presidente da Força Invicta, Associação dos Oficiais da Policia Militar da Bahia (AOPMBA), disse nesta terça-feira (2) que os policiais ainda não receberam o reajuste da Gratificação por Atividade Policial (GAP) estabelecida após uma ação judicial do ano de 2007. Tavares conta que “nada foi pago” e que não foi informado pelo governo estadual sobre quando o pagamento aconteceria. “Para nossa surpresa, a Saeb [Secretaria de Administração do Estado da Bahia], seguindo orientação da PGE [Procuradoria Geral do Estado], apenas implementou o reajuste a um grupo de associados, isto é, estabeleceram que só pagariam aos associados que estavam na PM entre janeiro de 2004 até agosto de 2007, contrariando a sentença e deixando de fora uma parcela considerável de nossos associados”, contou o tenente coronel ao programa Acorda Pra vida, da Rede Tudo 102,5 FM. Segundo ele, o motivo de trazer o problema a público neste momento não tem cunho eleitora. Em resposta, a Saeb diz que foi pago, em setembro deste ano, o reajuste da GAP dos oficiais da PM e que foram beneficiados, em cumprimento à decisão judicial, todos que eram vinculados à associação dos oficiais na época da ação, em 2003. O órgão ainda rebate a associação e conta que o governo estadual “sempre cumpriu e continuará cumprindo” as decisões da Justiça.

Fonte:Bahia notícias/reprodução

Brasil: Revalidação de diploma de Medicina estrangeiro vira cabo de guerra


                                                      
A validação de diplomas de medicina obtidos no exterior é considerada difícil no Brasil. Na edição 2011 do exame lançado um ano antes em caráter de teste, menos de 10% conseguiram aprovação. O governo estuda agora facilitar o processo e já lançou um plano para aumentar o número de médicos no País. No entanto, entidades que regulam a profissão reagiram contra as medidas. A categoria argumenta que o problema brasileiro não é a falta, mas sim a má distribuição de médicos no território nacional.
  Os atrativos para quem quer estudar medicina fora são muitos. Custo de vida baixo, mensalidades que correspondem a um décimo do valor praticado no Brasil, facilidade com o idioma e para ingressar nas faculdades, entre outros. Além disso, desde a década de 1970, quem se formava em países latinos e caribenhos tinha o diploma automaticamente reconhecido pelo Brasil, que era signatário de um acordo de cooperação acadêmica que valeu até 1999. Contudo, a partir de então a validação passou a ser realizada por universidades públicas em um processo "moroso e não padronizado", segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), já que cada instituição adotava regras próprias.
"MEC já aplicou o Revalida dois anos e os resultados foram catastróficos. Como permitir que exerçam a profissão?"
Claudio Franzen, médico
  Para tentar padronizar isso, o governo institui em 2010 o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras, chamado Revalida, que passou a ser uma alternativa mais uniforme para o processo. Entretanto, o teste é considerado excessivamente rigoroso. Na edição de 2011, dos 677 participantes, apenas 65 conseguiram aprovação - 31 brasileiros, seis colombianos, seis argentinos, quatro bolivianos, três cubanos, três equatorianos, três venezuelanos, três peruanos, dois nicaraguenses, um alemão, um cabo-verdense, um francês e um dominicano.
  O Ministério da Educação admite aplicar mudanças que facilitariam o Revalida. Junto a isso, ao menos dois projetos tramitam no Senado: um do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que propõe o reconhecimento automático do diploma estrangeiro, e outro da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que visa a simplificar o processo de validação.
  As entidades médicas reagiram duramente contra as propostas do governo, avaliando-as como "falácias que tentam desviar a sociedade das medidas que, efetivamente, podem colaborar para o fim da desigualdade na assistência em saúde". De acordo com o médico Claudio Franzen, do Conselho Federal de Medicina (CFM), as exigências existem para comprovar que as pessoas graduadas fora do País possuem a formação necessária para atender a população. "O MEC já aplicou o Revalida dois anos seguidos e os resultados foram catastróficos. Como podemos permitir que essas pessoas exerçam a profissão sem nenhum controle?", questiona.
  Franzen diz ainda que a medicina praticada no Brasil é muito mais avançada do que em outros países da América Latina, que formam centenas de brasileiros todos os anos. "Temos muitos estudantes que vão para Cuba, por exemplo, por intermédio de partidos políticos e movimentos sociais. Não posso fazer avaliação genérica, porque aqui no Brasil também temos faculdades precárias, mas o curso lá não é completo, é voltado para a medicina básica, para atender a população de forma preventiva. Eles não recebem o aprofundamento para sair fazendo cirurgias.
Como vamos liberar o ingresso desses médicos? Isso é muito preocupante", afirmou.
  Segundo estudo feito pelo CFM, o problema do País também não é a falta de médicos, mas sim a má distribuição pelo território nacional. "Não é correto, portanto, afirmar que há falta generalizada de médicos no Brasil. São as desigualdades de distribuição que conduzem a focos de escassez de profissionais em determinadas localidades, em determinadas redes e serviços de saúde e em determinadas especialidades médicas", aponta o estudo.
  De acordo com a pesquisa, o Brasil possui 1,9 médico para cada 1 mil habitantes, proporção menor que a de países como Argentina (3), Uruguai (3,7) e Cuba (6,7). Mas outro olhar sobre os números revela duas realidades distintas no País: enquanto no Interior a taxa de distribuição é semelhante à de países africanos, nos grandes centros urbanos ela é maior do que em países europeus.
  Em março deste ano, o governo federal anunciou medidas para estimular a formação de novos médicos com a criação de vagas em instituições públicas e visando a levar estes profissionais para o interior do País. A meta é elevar, até 2020, o número de médicos a 2,5 para cada 1 mil habitantes.
Reserva de mercado
  Estudantes que obtiveram diplomas de medicina no exterior consideram que o grau de dificuldade do Revalida serve para "barrar mão de obra qualificada por uma questão de reserva de mercado". O argumento é que "pessoas que estudam no Brasil também não seriam aprovadas se submetidas a esta prova", segundo relata o deputado federal Raul Lima (PSD-RR). Para ele, as entidades não podem impor barreiras sem conhecer a realidade. "Temos ótimos exemplos de faculdades na América latina, mas nós não temos o monopólio do conhecimento de qualidade".
  Para Claudio Franzen, o Revalida segue o padrão de exigência do ensino da medicina praticado no Brasil. Ele ainda argumenta que é uma "falácia" dizer que a liberação do ingresso de médicos formados em outros países aumentaria a oferta nas regiões em que o serviço de saúde ainda é precário. "Depois de terem o título, eles trabalham onde quiserem. O problema para a falta de médicos é a ausência de um plano de cargos. O governo federal deveria propor o mesmo que faz com as carreiras do Judiciário. Um juiz entra em uma comarca pequena e depois vai subindo até chegar à capital. Isso não existe na medicina", completa.
"Não temos o monopólio do conhecimento de qualidade"
Raul Lima, deputado federal
  Além do Revalida, estudantes de todas as áreas de conhecimento podem fazer o reconhecimento de diploma em alguma universidade pública brasileira que possua curso igual ou similar reconhecido pelo governo. Cada instituição de ensino cria as próprias regras e, na análise, que leva seis meses, em média, podem ser solicitados estudos complementares.
  Já o Revalida é fruto de uma ação conjunta entre os ministérios da Saúde e da Educação, visando a padronizar o processo. O exame estabelece níveis de desempenho esperados para habilidades específicas de cada área, com testes teóricos e práticos. Dos 65 aprovados no ano passado, 31 eram brasileiros, quatro bolivianos, seis colombianos, seis argentinos, três peruanos, um alemão, três cubanos, três equatorianos, três venezuelanos, dois nicaraguenses, um cabo-verdiano, um francês e um dominicano.

Fonte: 
Daniel Favero
Angela Chagas

   p/ portal terra/reprodução
Imagem:Google/reprodução

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Governador de Sergipe Marcelo Deda está com câncer,diz hospital

                                                                  Marcelo Deda está com 52 anos-Foto:reprodução
                                                          
 
Internado desde a última quinta-feira (27), o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), de 52 anos, teve diagnosticado um câncer no sistema digestivo, informou nesta segunda (1º) o hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Segundo comunicado da unidade médica, exames confirmaram uma “neoplasia gastrointestinal”. Déda será submetido a tratamento por quimioterapia por um período ainda não definido pela equipe médica. Devido às circunstâncias, o governador não votará nas eleições do próximo domingo, de acordo com a nota do hospital. Há duas semanas, Déda sentiu uma indisposição na região do abdome, em meio a uma agenda intensa de audiências públicas e atividades eleitorais. Realizados em Sergipe, os primeiros exames apontaram uma inflamação no cólon. Logo após o primeiro diagnóstico, o governador suspendeu suas atividades e seu posto foi assumido interinamente pelo vice-governador, Jackson Barreto (PMDB). Informações da Folha.
 
 
Folha:BN

domingo, 30 de setembro de 2012

Bahia: 78 municipios terão reforço da PM para eleições dia 07


                                                   
O plano de ações da Polícia para o pleito foi apresentado em reunião, realizada na tarde de quarta-feira (26), entre a Presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Brito, o Diretor-Geral do Tribunal, André Beserra, e o Comandante-Geral da PM, o Coronel PM Alfredo Braga de Castro. Participaram ainda o Tenente-Coronel PM Kerjean, do Comando-Geral da PM, o Major Souto (Comando de Operações), e o Coronel Albérico (Departamento de Pessoal). Na reunião, realizada no Gabinete da Presidência, foram apresentados também alguns dos oficiais PM que atuarão como interlocutores com o TRE-BA.
Os 78 municípios selecionados para receber os primeiros deslocamentos foram escolhidos por conta de seus históricos em outras eleições e pelas localizações geográficas. Estão em áreas que irão permitir o deslocamento com agilidade de militares para outras regiões vizinhas. Entre as cidades estão aquelas cujas zonas eleitorais já haviam solicitado segurança ao TRE.
Outras cidades
Além da base no TRE, o Comando da instituição informou ter designado, até o momento, 124 oficiais para atuar como coordenadores de policiamento nas cidades do interior. Conforme informado pela PM, serão empregados ao todo 31.512 policiais e bombeiros militares que cobrirão todo o Estado. O esquema de segurança da PM foi iniciado com o policiamento durante a campanha eleitoral, nos comícios, shows e eventos realizados, e seguirá também com a escolta do transporte das urnas eleitorais entre os locais de votação e de sua guarda.
“O TRE tem mandado as solicitações e nós estamos incluindo no plano de ações. Não vão ficar apenas essas 78 cidades, outras surgirão no decorrer da semana, a depender da demanda de cada município”, explicou o Tenente-Coronel PM Kerjean.
Policiais parentes de candidatos
Conforme informações passadas pela PM, a Corregedoria da corporação estará acompanhando, com maior atenção, os casos de policiais que atuarão nas eleições e têm parentes que são candidatos. O objetivo é realocá-los para locais que não sejam aqueles onde os seus familiares disputam mandatos eletivos. A Ouvidoria da PM estará de prontidão durante todo o período eleitoral atendendo ao cidadão por meio do 0800 284 0011 e do site institucional http://www.pm.ba.gov.br/.

Veja abaixo a lista completa dos municípios cujos juízes das zonas pediram reforço à Presidência do TRE-BA.
Zona > Município > Observação
 17 Salvador
30 Nazaré
31 Valença – o reforço foi pedido para Cairu e Presidente Tancredo Neves
38 Ubaíra
42 Itaberaba
49 Rio Real
51 Jeremoabo – o reforço foi pedido para Coronel João Sá e Pedro Alexandre
52 Paripiranga
61 Coribe
64 Guanambi  – o reforço foi pedido para Candiba
68 Xique-Xique
71 Bom Jesus da Lapa
75 Santa Inês
76 Jaguaquara
77 Barra
78 Camamu
79 Nova Soure
81 Olindina
82 Cícero Dantas
83 Uauá
84 Paulo Afonso
87 Ruy Barbosa – o reforço foi pedido para Macajuba
91 Macarani
99 Santana
105 Piatã
110 Ribeira do Pombal
111 Paramirim – o reforço foi pedido para Rio do Pires
114 Riachão do Jacuípe
119 Andaraí  – o reforço foi pedido para Nova Redenção
120 Valente
122 Porto Seguro
124 Correntina
125 Carinhanha
131 Muritiba
132 Conceição do Coité
137 Itororó
143 Santo Estevão
148 Itanhém
149 Itiúba
150 Serrinha (o reforço foi pedido para Barrocas e Biritinga)
151 Gandu
152 Encruzilhada
160 Santa Bárbara
167 Jacobina
170/171 Camaçari
174 Canarana
178 Santo Amaro
189 Itabela
190 Serra Dourada
191 Capim Grosso
193 Iaçu
194 Serra Preta

Fonte:Calila notícias/reprodução
Imagem:Google

Bahia: Professores do Estado vão paralisar dia 03/10(quarta-feira)

 
O sindicato que representa os professores da Bahia (APLB) divulgou nota em que anuncia paralisação das atividades nesta quarta-feira (3), em cobrança “ao cumprimento da Lei do Piso e de todas as reivindicações da categoria”. Segundo a entidade de classe, a decisão foi tomada durante assembleia realizada em 18 de setembro. Os representantes da categoria prometem realizar manifestações na Praça da Piedade, às 9h e “outras atividades” na capital e interior do estado. Nova assembleia deve acontecer na segunda quinzena de outubro. Informações do BN.