• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de março de 2019

SP: Barrados no shopping JK



Crianças pobres, entre elas negras, de escolas públicas quase são impedidas de visitar mostra sobre os 90 anos do Mickey. O motivo? O lugar é só para a “elite”


foto:Arquivo pessoal/Joseli Gonçalves/reprodução

“Esse é um espaço para pessoas da elite e vocês não estão nesse padrão. E não podem almoçar aqui também porque os restaurantes são caros e vocês não têm como pagar”.  Foi com essa frase que 120 alunos, pobres, alguns negros, de quatro escolas públicas da cidade paulista de Guaratinguetá, foram recebidos no mais sofisticado shopping do País, o JK Iguatemi, na capital paulista, depois de viajarem de ônibus por mais de cinco horas. Eles saíram cedo da cidade com destino ao shopping porque queriam ver a exposição em comemoração aos 90 anos de Mickey. 

Tinham ganhado a viagem como prêmio pelas boas notas. As crianças, com idades entre seis e dez anos, não contavam, no entanto, com a atitude de discriminação social e racial de uma das recepcionistas da exposição, de nome Beatriz, barrando a entrada sob o argumento de que o lugar “é de elite”.

Os educadores responsáveis pela excursão já tinham pedido autorização à organizadora do evento, a ong Orientavida, e separado o dinheiro para que cada um dos alunos escolhesse um kit de almoço em restaurante de fast food. 
Poucos não conseguiram pagar pelo passeio e, para esses, houve contribuição de pais de outras crianças. A princípio, não poder entrar no JK deixou os professores desnorteados. Foi somente depois da intercessão da Secretaria de Educação de Guaratinguetá que a entrada foi liberada e os alunos puderam lanchar e se divertir. “Passamos por uma situação de segregação”, afirma Jozeli Gonçalves, 37 anos, da direção da Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Caloi, que participou da excursão.
Na quinta-feira 21, a ong Orientavida anunciou que Beatriz foi demitida. Ela teve coragem de barrar as crianças, mas não a de falar à reportagem de ISTOÉ. A direção do shopping manifestou-se por meio de nota afirmando que “não compactua com a atitude da colaboradora da mostra.” 
Na verdade, o episódio traduz um pensamento arcaico enraizado na sociedade brasileira que insiste em separar as pessoas por classe social e cor da pele. Espera-se que, da próxima vez, o JK Iguatemi veja melhor a ong para a qual está cedendo espaço. E que a ong em questão não inclua gente preconceituosa em seu quadro de funcionários. As crianças e seus pais agradecem. O shopping e a ong dizerem que não compactuam com a discriminação é pouco diante da gravidade do fato. Preconceito é crime.


Foi somente depois de muita negociação que os estudantes conseguiram ver a exposição
fonte:ISTOéonline 23/03/19 acesso 13:29min/reprodução

Bolsonaro no Chile: "Defensores de ditadores não eram bem-vindos ao país", diz presidente do Senado



Marcos Correa - 1º.jan.19/Presidência da República/Reuters

Piñera convidou políticos do país para um jantar neste sábado em homenagem a Bolsonaro, mas opositores disseram que não vão. foto:Imagem: Marcos Correa - 1º.jan.19/Presidência da República/Reuters.

A visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro ao Chile tem causado controvérsias  ao país. O presidente do Senado Jaime Quintana do partido democrata ao ser convidado para participar de um jantar em homenagem ao presente brasileiro, afirmou que "defensores de ditadores não são bem-vindos ao país" recusando o convite do presidente Chileno. Confira a reportagem completa no link do site Uol.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/03/22/bolsonaro-no-chile-como-visita-de-presidente-do-brasil-esta-dividindo-pais.htm

Prisão de Temer fere a Constituição, diz Ciro Gomes

Podcast: são os mesmos que atravessaram a “ponte para o futuro”
Temer logo após assumir a presidência após Dilma ser derrubada no planalto.foto:reprodução
"Se tem alguém na política brasileira que sabe o quanto Michel Temer merece ser condenado e preso, acredito que sou eu. Me exasperei quando vi o lulopetismo colocá-lo na linha de sucessão brasileira por pura irresponsabilidade eleitoreira, denunciei publicamente muitas vezes, fui processado pelo mesmo Temer mais de uma vez . Cheguei a ser obrigado a pagar indenização por "dano moral" por esta parte estranha do judiciário brasileiro. Isto dito, minha consciência de cidadão e minha formação jurídica me obrigam a afirmar: esta prisão, da forma como foi feita não se sustenta. Afronta o melhor direito, fere a constituição".
Fonte:Conversa  Afiada/facebook/Ciro Gomes

Dep. Dayane Pimentel muda texto sobre fim das cotas em universidades federais


Resultado de imagem para dayane pimentel

Seis dias após requerer a revogação da lei geral de cotas, sancionada em 2012 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA) mudou o tom sobre a proposição e pediu arquivamento do Projeto de Lei 1443/2019, apresentado no dia 13 de março.
Na última terça-feira (19), porém, a aliada de Bolsonaro na Bahia protocolou novo texto (PL 1531/2019) em que pede alteração dos artigos 3º, 5º e 7º da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Com isso, ela mantém pedido pelo fim das cotas para ingresso de negros, pardos e indígenas em instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio.
Na justificativa da nova proposição Dayane Pimentel diz que “não cabe revogar a parte dessa norma legal que dispõe sobre subcotas sociais e para estudantes que são pessoas com deficiência”. A “cota social” continuaria a atender estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo per capita.  “Não há motivo para um aluno ter direito em detrimento de outro por causa da cor de sua pele”, argumenta a parlamentar.
Para a presidente do PSL na Bahia, o dispositivo legal que amplia o acesso ao ensino técnico e superior com percentual reservado a estudantes por classificação racial é “instrumento de divisão social” articulado pelos segmentos da esquerda.REPERCUSSÃO - Desde a apresentação do primeiro projeto de lei, políticos baianos criticaram duramente a investida de Dayane contra o direito firmado há pouco mais de seis anos. 
Alice Portugal, deputada federal pelo PCdoB e vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara, definiu a proposta como “abjeta [desprezível]” e bradou que a professora Dayanne Pimentel “desconhece a realidade do Brasil” a baiana no Congresso, afirmou que o projeto de lei de “está fora da realidade” e não vê chance de avanço na tramitação.
Do mesmo grupo de Dayane Pimentel em Salvador, o deputado estadual licenciado e secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Leo Prates (DEM), manifestou “mais absoluto apoio às cotas raciais” em defesa por políticas de reparação tem uma visão atrasada, elitista e aristocrática.

fonte: Bnews / c/adaptações 23/03/19 10:05min.



sexta-feira, 22 de março de 2019

Ex- presidente Temer fica em silêncio durante audiência com MPF


O presidente da República, Michel Temer, realiza pronunciamento em frente ao Pal...

foto: reprodução

O ex-presidente Michel Temer (MDB) ficou em silêncio durante depoimento aos procuradores do Ministério Público Federal na manhã desta sexta-feira, 22. 

A reportagem apurou que o emedebista invocou o direito constitucional de ficar calado e os integrantes do MPF não fizeram nenhuma pergunta.Também foram ouvidos nesta sexta pelo MPF o ex-ministro Moreira Franco e João Baptista Oliveira Sobrinho, o Coronel Lima, amigo do ex-presidente. Os depoimentos terminaram no início da tarde.

 Michel Temer está preso preventivamente na superintendência da Polícia Federal no RJ, após ser detido nesta quinta 21 em sua casa, em São Paulo. Além de Moreira Franco e Coronel Lima, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio determinou a prisão de mais sete pessoas.




Deltan e ministro Luiz Fux participaram de reuniões clandestinas com banqueiros, diz site





foto:reprodução

O Blog do jornalista Reinaldo Azevedo que é publicado pelo site Uol divulgou hoje(26) as novas mensagens obtidas pelo site o intercept Brasil em que aparece diálogos entre o Procurador chefe da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol, o ministro do STF Luiz Fux e banqueiros em reuniões clandestinas onde o tema era a operação Lava Jato e as eleições. Confira a publicação na íntegra no link abaixo.




https://reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/07/26/deltan-e-fux-em-reunioes-clandestinas-com-banqueiros-tema-lj-e-eleicoes/

Feira: Subtenente da PM é morto a tiros por outros dois policiais


Subtenente da Polícia Militar é morto a tiros em Feira de Santana e dois PMs têm prisão decretada

O subtenente da Polícia Militar Juceny Rodrigues da Fonseca Otoni, 48 anos, foi morto a tiros por volta das 18h50 de quinta-feira (21), na Rua El Salvador, no conjunto Feira VII, em Feira de Santana. Além dele, um outro policial militar e uma terceira pessoa também foram baleados.
O subtenente estava em uma motocicleta quando foi alvejado na barriga, braço direito e costas. Ele não estava fardado.
Conforme uma nota de esclarecimento divulgada pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), houve um confronto envolvendo o subtenente e mais dois policiais militares sob circunstâncias ainda não esclarecidas. Na ação o subtenente morreu no local, um dos soldados envolvidos recebeu um tiro na perna e um transeunte foi baleado de raspão na cabeça. Ambos não correm risco de morte.
As imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que supostamente o subtenente passa em uma motocicleta, para o veículo e em seguida chegam duas motocicletas com três homens, um deles desce armado, aponta a arma e atira.
Veja o vídeo:



quinta-feira, 21 de março de 2019

Dep. Jorge Solla denuncia substituta de Moro ao CNJ por homologar fundo de R$ 2,5 bi

Petista baiano denuncia substituta de Moro ao CNJ por homologar fundo de R$ 2,5 bi
Foto: Divulgação/REPRODUÇÃO
O deputado federal baiano Jorge Solla (PT) denunciou, nesta quinta-feira (21), a juíza federal substituta da 13ª Vara de Curitiba, Gabriela Hardt, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por homologar o acordo do Ministério Público Federal (MPF) com a Petrobras, que cria um fundo de R$ 2,5 bilhões.

O acordo foi suspenso pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Para Solla, Hardt não tinha competência para homologar o acordo. "Faz-se indagar como não fora percebido as arbitrariedades e ilegalidades incutidas na referida transação, pondo em dúvida a atuação imparcial e impessoal que deveria ter a magistrada", diz Solla, na representação. 

Hardt ganhou notoriedade por substituir o juiz Sergio Moro no julgamento dos processos da Operação Lava Jato. Entre outras atuações, ela foi responsável por condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia (SP) e por autorizar a prisão de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, suposto operador de propinas do PSDB.


fonte:BN 21/03/2019

Operação da PF seria contra-ataque de Moro a Maia, diz colunista

Maia e Moro
© Reprodução Maia e Moro
A prisão do ex-presidente Michel Temer, comandada por uma força-tarefa da Lava Jato, seria uma retaliação do ministro da Justiça Sérgio Moro ao  presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). As informações são do colunista Tales Faria, do UOL.
Além de Temer, mandados de buscas foram emitidos aos ex-ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, todos baseados na delação premiada de Lúcio Funaro, operador financeiro do MDB e ligado a Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara. 
Deputados próximos destacaram ao colunista Tales Faria o fato das prisões serem feitas um dia depois de Rodrigo Maia atacar Moro por ter tentado apressar a votação do pacote de segurança no Congresso.
Na quarta-feira (20), Maia suspendeu a tramitação do pacote de segurança para priorizar a votação da reforma da Previdência. Ele ainda afirmou que Moro “está confundindo as bolas” e que copiou o projeto de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
fonte:Istoé/21/03/19 -18:16min.

Camaçari: Jovem é resgatada pelo pai após ser mantida em cárcere privado por 6 meses

Garota é resgatada pelo pai após ser mantida em cárcere privado por 6 meses; namorado é suspeito
Foto: Victor Silveira/TV Bahia/reprodução
Uma estudante de 18 anos foi mantida em cárcere privado por seis meses, dentro da casa onde morava com o namorado, na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
A jovem, que prefere não ser identificada, contou que era mantida com os pés e mãos amarrados e era agredida constantemente. Ela aponta o namorado, que tem 25 anos, como suspeito.

O caso foi registrado nesta quarta-feira (20), na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). O namorado da vítima é procurado pela polícia.
“De uma hora para outra ele endoidou e pegou a faca e me ameaçou. A partir de então, ele me deixou trancada dentro de casa. Não deixava eu sair, não deixava eu conversar com ninguém”, contou a jovem.
A vítima mostrou marcas pelo corpo provocadas pelas agressões do namorado. “Isso aqui foi uma tesourada que ele deu na minha perna. Isso aqui foi um pedaço de madeira que ele estourou na minha perna”, mostrou.
A vítima foi resgatada pelo pai na terça-feira (19). O homem contou que desconfiou que alguma coisa errada estava acontecendo com a jovem após tentar falar com a filha algumas vezes e não conseguir. Ele diz que era o namorado da garota que atendia o celular sempre que ligava, e inventava desculpas para ele não falar com a jovem.
“Sempre que eu falava que vinha aqui na casa, para ver ela, ele dizia que estava de saída ou as vezes dizia que não estava aqui, estava em Salvador. Cuidando de uma suposta avó, que ele inventou que tinha uma avó doente, e que ela estaria lá cuidando dessa avó”, falou o pai da jovem.
O casal estava junto há oito meses e morava em uma casa que pertence ao pai da vítima, no bairro Phoc II. Os avós da jovem moram em uma residência em cima do imóvel, mas não desconfiaram da situação. O caso só foi descoberto depois que o pai da menina resolveu ir ao local.
O homem conta que, ao chegar no imóvel, começou a chamar pela filha, que pediu socorro. O suspeito não estava na casa no momento do resgate. O homem entrou na residência e achou a filha amarrada, no quarto, com marcas de agressões no corpo.
“[Ao ouvir o pedido de socorro] foi quando eu entrei em desespero, “meti” o pé na porta. Quando eu cheguei aqui entrei, a minha filha estava amarrada, sem força para levanta", contou o homem.
"Assim que meu pai me resgatou, que meu pai arrombou a porta de casa e me achou lá amarrada, toda ferida, eu peguei e falei: 'Eu vou esquecer disso. E eu realmente esqueci e eu não consigo nem lembrar muito como é o rosto dele'", disse a jovem, emocionada.
fonte:Acorda cidade c/adaptações 21/03/19 -13:07min.

Nos EUA: Governo constatou menor desenvolvimento intelectual em 'filhos do Bolsa Família', diz Bolsonaro

Jair Bolsonaro participa de live ao lado do filho Eduardo nos Estados Unidos
foto:© Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro participa de live ao lado do filho Eduardo nos Estados Unidos
Trechos da transmissão ao vivo realizada pelo presidente Jair Bolsonaro ao lado do filho Eduardo em Washington, na segunda, 18, voltaram a ganhar repercussão nesta quinta, 21. Internautas destacaram o momento em que o presidente cita um suposto estudo feito pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra.
O estudo, de acordo com o presidente, mostraria que crianças de 0 a 3 anos, filhos de beneficiários do Bolsa Família, teriam "desenvolvimento intelectual" em média 1/3 mais lento que a média mundial. No vídeo, Bolsonaro não dá mais detalhes sobre o estudo. O Estado solicitou informações à pasta de Osmar Terra na manhã desta quinta, mas ainda não obteve retorno.
"Um dado inacreditável: nosso ministro da Cidadania fez um levantamento de 3 mil famílias que recebem Bolsa Família. Pegou a garotada de zero a três anos. Essa garotada foi acompanhada por um tempo. Chegou-se à conclusão que o desenvolvimento intelectual dessa garotada, filhos de Bolsa Família, equivalia a 1/3 da média mundial", diz Bolsonaro.
Para ele, "é difícil" que essas crianças tenham uma boa formação se tornem um bom profissional. "Realmente, fica até difícil até com boas escolas fazer com que essa garotada, que começa errado lá atrás, tenha capacidade de fazer uma boa escola, uma boa universidade e ser um bom profissional lá na frente. São os problemas, as heranças que temos por aí e temos que começar a mudar."
No trecho da transmissão, o presidente falava sobre educação. Defende escolas militares e cita o trecho da Bíblia que costuma utilizar em seus discursos, João 8:32: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
"É isso que temos que incutir na cabeça da garotada. A verdade, o amor à Pátria. Dizer que ele só vai ser feliz lá na frente na parte econômica se ralar, se estudar agora. Não fica esperando do Estado. Leve-se em conta a meritocracia."
fonte:Estadãoonline/21/03/19 -12:51min.

Brasil: Ex- presidente Michel Temer é preso pela PF


© Foto: Eraldo Peres/AP/reprodução
O ex-presidente Michel Temer foi preso nesta quinta-feira, 21, pela Operação Lava Jato do Rio. A ordem de prisão é do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio. O ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) também foi preso.
A Polícia Federal cumpre um total de oito mandados de prisão preventiva e um de custódia temporária. O coronel reformado da Polícia Militar João Batista Lima Filho também é alvo de mandado de prisão.
A ação de hoje é decorrente da Operação Radioatividade, investigação que apurou crimes de formação de cartel e prévio ajustamento de licitações, além do pagamento de propina a empregados da Eletronuclear. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, o caso foi desmembrado e remetido à Justiça Federal do Rio de Janeiro.
O inquérito que mira Temer e seus aliados tem como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix, e do corretor Lucio Funaro.
De acordo com a Polícia Federal, Sobrinho fala em seu acordo sobre "pagamentos indevidos que somam R$ 1,1 milhão, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho e pelo ministro Moreira Franco, com anuência do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer, no contexto do contrato da AF Consult Brasil com a Eletronuclear". Os valores, segundo o delator, teriam sido depositados em conta corrente em nome da empresa PDA Projeto, que tem o coronel Lima, amigo de Temer, e sua esposa, Maria Rita Fratezi, por meio de um contrato simulado com a Alumi Publicidade.
A Justiça do Rio de Janeiro recebeu o inquérito solicitado pelo delegado Cleyber Malta ao denunciar Temer no âmbito do inquérito dos Portos. A investigação tinha como objeto apurar as afirmações de José Antunes Sobrinho.
Em seu acordo de colaboração, Sobrinho fala sobre "pagamentos indevidos que somam 1,1 milhão de reais, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho e pelo ministro Moreira Franco, com anuência do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer, no contexto do contrato da AF Consult Brasil com a Eletronuclear". Os valores, segundo o delator, teriam sido depositados em conta corrente em nome da empresa PDA Projeto, que tem o coronel Lima, amigo de Temer, e sua esposa, Maria Rita Fratezi, por meio de um contrato simulado com a Alumi Publicidade.
Em sua delação, no ano passado, Funaro entregou à Procuradoria-Geral da República informações complementares do seu acordo de colaboração premiada. Entre os documentos apresentados estão planilhas que, segundo o delator, revelam o caminho de parte dos R$ 10 milhões repassados pela Odebrecht ao MDB na campanha de 2014.
COM A PALAVRA, O ADVOGADO EDUARDO CARNELÓS, QUE DEFENDE MICHEL TEMER
O advogado Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, afirmou que a prisão do ex-presidente 'é uma barbaridade'.
fonte:Estadãoonline/reprodução

quarta-feira, 20 de março de 2019

Bahia: Prorrogadas as inscrições para seleção dos Consórcios Interfederativos de Saúde; 6 cidades do interior


Previsão é que provas sejam aplicadas a partir do dia 7 de abril - Foto: Reprodução | FHGV
imagem:reprodução
Foram prorrogadas até o próximo domingo, 24, as inscrições para os processos seletivos dos Consórcios Interfederativos de Saúde das regiões de Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Itapetinga.
Estão sendo oferecidas 264 vagas, com salários que variam de R$ 1.188,13 a R$ 5 mil. Os candidatos podem se inscrever pelo site da Fundação Cefet Bahia, onde também é possível ter acesso aos editais.
Previstas para acontecerem a partir do dia 7 de abril, as provas serão compostas por questões objetivas, mas, a depender do cargo, também haverá avaliação de títulos.

" O Brasil não poderia ter tido essa guinada tão violenta à ignorância", diz Jô Soares

Jô Soares na edição Prêmio Shell 2019
© Alex Silva/Estadão Jô Soares na edição Prêmio Shell 2019
A chuva que sempre atinge a Estação São Paulo marcou a edição Prêmio Shell 2019. O evento celebrou os melhores do teatro Paulista em 2019 e ainda homenageou Jô Soares. "O Brasil não poderia ter tido essa guinada tão violenta à ignorância", disse o homenageado.
Na premiação, os artistas ressaltaram a importância do trabalho artístico no Brasil."Não somos enfeite", disse a equipe de Os Três Mundos, vencedores na categoria Cenário.
Para o diretor Zé Henrique de Paula, o teatro precisa "olhar para os menos privilegiados." Ele foi contemplado pela encenação de Um panorama visto da ponte. "Hoje eu poderia encerrar meu trabalho por já ter trabalhado com Sergio Mamberti", comentou.
Confira a lista de ganhadores:
Iluminação
Domingo Quintiliano por Casa de bonecas parte 2
Figurino
Jorge Farjalla por Senhora dos Afogados
Música
Babaya e Marco França por Estado de Sítio
Cenário
Os Três Mundos por Coletivo Bijari
Inovação
Instituto Paideia
Dramaturgia
Marcos damasceno por Homem ao Vento
Direção
Zé henrique de Paula por Panorama Visto da Ponte
Ator
Gilberto gawronski por A Ira de Narciso
Atriz
Cris Couto por A milionária
fonte:Estadão/20.03.19 -12:06min.