• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 4 de abril de 2020

EUA: 'Não queremos outros conseguindo máscaras', diz Trump após críticas de países aliados



Av. em Nova York foto:reprodução
O presidente Donald Trump justificou neste sábado (4) as táticas agressivas usadas pelos EUA para comprar equipamentos médicos que têm sido duramente criticadas por países aliados.
"Precisamos das máscaras. Não queremos outros conseguindo máscaras. É por isso que estamos acionando a Lei de Defesa de Produção. Você pode até chamar de retaliação porque é isso mesmo. É uma retaliação. Se as empresas não derem o que precisamos para o nosso povo, nós seremos muito duros."
A legislação mencionada por Trump autoriza o governo a requisitar bens e serviços de empresas privadas dos EUA durante períodos de emergência.
Ainda neste sábado, o presidente disse aos americanos para se prepararem para um grande aumento nas mortes por coronavírus nos próximos dias, enquanto o país enfrenta o que ele chamou de as duas semanas mais difíceis da pandemia. "Haverá muita morte", disse.
Ele rebateu as críticas de que o governo federal não fez o suficiente para fornecer aos estados os ventiladores que muitos pacientes com com quadros graves da Covid-19 precisam para sobreviver, dizendo que alguns governadores estão pedindo mais máquinas do que precisarão.
"O medo da escassez levou a pedidos desnecessários", disse Trump sobre o pleito que seu governo recebeu para distribuir equipamentos do estoque estratégico nacional.
Os Estados Unidos têm o maior número mundial de casos conhecidos de COVID-19. Mais de 306 mil pessoas foram diagnosticadas no país e mais de 8.300 morreram, segundo um relatório da Reuters.
Os especialistas médicos da Casa Branca prevêem que entre 100 e 240 mil americanos podem morrer na pandemia, mesmo que as ordens de confinamento sejam cumpridas.
"Estamos chegando a um momento que será muito terrível", disse Trump na Casa Branca. "Provavelmente nunca vimos nada parecido com esse tipo de número [de mortes]. Talvez durante a guerra, durante a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, ou algo assim." 
fonte:(Reuters)

Covid-19: Ebserh abre contratações de arquitetos e engenheiros para Hospitais Universitários

Hospital Universitário, em Maceió, é furtado e prejuízo chega a R ...
Hu em Maceió - AL foto:reprodução G1


A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) terá um reforço importante no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Edital já publicado prevê a contratação de mais de 6 mil profissionais. São 100 vagas para engenheiros e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo coronavírus. 

A força de trabalho será direcionada para os 40 hospitais universitários federais que formam a Rede Ebserh.


O processo seletivo tem como objetivo suprir a Rede Ebserh com profissionais que atuarão na linha de frente de combate à Covid-19 e para reposição de trabalhadores que, por ventura, venham a se ausentar, por conta da doença. Essa seleção é de caráter urgente e temporária, apenas enquanto durar o estado de calamidade decretado pelo Governo, não impactando os concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.

A seleção será por meio de análise curricular e avaliação de títulos e experiência profissional.

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação no Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Covid-19: Mandetta participa de live de Xand Avião e insiste em isolamento social

Mandetta participa de live de Xand Avião e insiste em isolamento social
Foto: Reprodução / Instagram
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta participou de uma live do cantor Xand Avião, neste sábado (4). Por meio de um vídeo enviado para a produção do artista, o titular da pasta insistiu para a prática do isolamento social e agradeceu Xand e artistas como Jorge e Mateus pelas transmissões online. 

O alerta para que as pessoas fiquem em casa, medida defendido por Mandetta, tem contrariado o presidente Jair Bolsonaro, que já declarou que vai flexibilizar a abertura do comércio por meio de uma “canetada” em um decreto já pronto. 

Xand avião, vale lembrar, foi um dos famosos que foram diagnosticados com o novo coronavírus. O resultado do exame que comprovou a infecção do artista foi divulgado no dia de seu aniversário. Além dele, a esposa, Isabele Temoteo, testou positivo para a doença. O casal, inclusive, esteve em isolamento domiciliar durante todo o período de recuperação.

fonte:BN c/adaptações 04/04/2020

Bahia registra 8ª morte pelo covid-19; homem tinha 55 anos

Hospital confirma oitava morte por Covid-19 na Bahia; vítima tinha 55 anos
Foto: Reprodução
Chega a oito o número de mortos pelo novo coronavírus na Bahia. Segundo informações divulgadas pelo Hospital Aeroporto, neste sábado (4), um paciente de 55 anos não resistiu às complicações da doença e faleceu no período da tarde. 

A unidade hospitalar, que fica no município de Lauro de Freitas, também informou, na sexta-feira (3), que no local há outro dois pacientes internados com Covid-19. No final da tarde, a Sesab informou em seu último boletim que há 336 pessoas infectadas pelo coronavírus no estado e 63 delas já foram curadas

Eleições 2020: STF nega pedido para adiar prazos de filiação e desincompatibilização

Rosa Weber nega pedido do PP para adiar prazos de filiação e desincompatibilização
Foto: Divulgação / TSE
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, negou uma liminar do partido Progressistas que pedia o adiamento dos prazos de filiação partidária e desincompatibilização para as eleições deste ano, que terminam neste sábado (04).

Na decisão, a ministra argumentou que prazos como o de desincompatibilização “não são meras formalidades, pois visam assegurar a prevalência da isonomia na disputa eleitoral, e sua inobservância poderia afetar a legitimidade do pleito”.

Na avaliação de Rosa, “não foi demonstrado que a situação causada pelo combate à pandemia da Covid-19 viola os princípios do Estado Democrático de Direito, da soberania popular e da periodicidade do pleito previstos na Constituição Federal”. Informações do Bahia notícias.

Ministro da Educação usa Cebolinha da Turma da Mônica para fazer chacota de chineses

Weintraub usa Cebolinha da Turma da Mônica para fazer chacota de chineses
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em postagem numa rede social neste sábado (4), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, para fazer chacota da China.

"Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", escreveu o membro do gabinete do presidente Jair Bolsonaro, trocando a letra "r" por "l" nas palavras usadas, assim como na criação de Mauricio de Sousa.

A mudança das letras ridiculariza o sotaque de muitos asiáticos ao falar português. Junto à postagem, Weintraub colocou a capa de um dos gibis da Turma da Mônica cujo enredo se passa na China.

Esse não é o primeiro ataque de uma pessoa ligada a Bolsonaro contra o país onde se registrou o começo da pandemia e que, por isso, é acusada de ter gerado a crise mundial devido à Covid-19.

Na noite do dia 18 de março, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, fez duras críticas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, após o filho do presidente, também em uma rede social, comparar a pandemia do coronavírus ao acidente nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, em 1986.Informações da Folhapress.

Confira:

Brasil: Cônsul da China pergunta a Eduardo Bolsonaro se ele recebeu “lavagem cerebral” nos EUA


foto:Eduardo Bolsonaro (Reprodução/Flickr)

A polêmica do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com a China fez o cônsul-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Li Yang, publicar uma carta aberta na sexta-feira (3) destinada ao filho do presidente Jair Bolsonaro, que chamou o coronavírus de “vírus chinês”.
“Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico”, diz trecho da mensagem.

O cônsul questiona se a reação de Eduardo é motivada por “ódio” e se ele recebeu uma “lavagem cerebral” dos Estados Unidos para atacar o país. “Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos e quer ir firmemente na esteira deles contra a China?”
“Os Estados Unidos eram realmente um país grande e glorioso. No entanto, neste ponto crítico do avanço da civilização humana, os EUA perderam sua posição histórica e o sentido de desenvolvimento, tornando-se quase totalmente causadores de problemas nos assuntos internacionais, e uma fonte de ameaça à paz e segurança mundiais. Os líderes atuais norte-americanos já se esqueceram dos ideais dos fundadores do país de assegurar a justiça”, completa.
O diplomata ainda afirma que a atitude de Eduardo pode causar problemas para o presidente. “Os seus comportamentos remam contra a maré e não só colocam você no lugar adverso do povo chinês de 1,4 bilhões, mas também deixam a maioria absoluta dos brasileiros com vergonha, bem como criam transtornos ao seu pai, que é o Presidente da República. É realmente uma prova de ignorância a respeito do tempo atual!”, afirma.
Leia a carta na íntegra:
Carta aberta a Eduardo Bolsonaro
Por Li Yang, cônsul-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro
Deputado Eduardo, no tuíte que você postou no dia 1º de abril, chamou o Covid-19 de “vírus chinês”, o que se trata de mais um insulto à China que você fez depois de ter postado tuítes em 18 de março para atacar maliciosamente a China. Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico.
A Organização Mundial da Saúde seguiu esta regra do direito internacional para chamar o novo coronavírus de “Covid-19”. Além disso, ainda está por confirmar a origem deste vírus. O surto de Covid-19 em Wuhan não significa necessariamente que Wuhan foi a fonte inquestionável do novo coronavírus. O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já reconheceu que, durante a chamada “epidemia de gripe” nos Estados Unidos, no ano passado, algumas pessoas teriam morrido por Covid-19. Isso justifica que, muito provavelmente, os Estados Unidos foram a fonte de Covid-19. Mas podemos batizar o Covid-19 como “vírus norte-americano”? Não! Do mesmo modo, ninguém no mundo pode chamar o Zika como “vírus brasileiro”, apesar do fato da epidemia de Zika ter acontecido e ainda acontecer casos frequentemente no Brasil.
É por causa do seu ódio à China que ataca frequentemente a China? Mas de onde vem esse ódio? A aproximação entre a China e o Brasil é resultado de um desenvolvimento histórico com alicerce natural. Tanto a China como o Brasil são grandes países emergentes com território e população gigantes, com culturas ricas e coloridas e povos simpáticos e amigos. Ambos os países possuem planos grandiosos para promover a prosperidade e riqueza nacionais, bem como ambição para salvaguardar a paz e justiça internacionais.
É ainda mais importante o fato de que não há divergências históricas, nem conflitos atuais entre os dois países que já se tornaram parceiros estratégicos globais. O povo chinês sempre abraça o povo brasileiro com sincera amizade, tratando o Brasil como nosso país irmão e parceiro. O respeito recíproco e a cooperação de ganhos mútuos de longo prazo entre os dois países trazem benefícios pragmáticos para os dois povos. Por dois anos consecutivos, dois terços do superávit do comércio exterior do Brasil vieram da China, o seu maior parceiro comercial!
É por isso que tanto a geração do seu pai como a da sua idade estão todos se dedicando a promover a cooperação amigável sino-brasileira. Em resumo, os seus comportamentos remam contra a maré e não só colocam você no lugar adverso do povo chinês de 1,4 bilhões, mas também deixam a maioria absoluta dos brasileiros com vergonha, bem como criam transtornos ao seu pai, que é o Presidente da República. É realmente uma prova de ignorância a respeito do tempo atual!
Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos e quer ir firmemente na esteira deles contra a China? Os Estados Unidos eram realmente um país grande e glorioso. No entanto, neste ponto crítico do avanço da civilização humana, os EUA perderam sua posição histórica e o sentido de desenvolvimento, tornando-se quase totalmente causadores de problemas nos assuntos internacionais, e uma fonte de ameaça à paz e segurança mundiais. Os líderes atuais norte-americanos já se esqueceram dos ideais dos fundadores do país de assegurar a justiça.
Ademais, tornaram-se monstros políticos cheios de preconceitos ideológicos contra os outros países e sem capacidade de governar, o que pode ser justificado pelo desempenho horrível no combate à pandemia de Covid-19 nos EUA. Por outro lado, sendo uma potência cheia de vitalidade e em ascensão, o Brasil deve e é capaz de fazer contribuições importantes para o progresso da civilização humana, desde que tenha sua própria visão estratégica, possua sua perspectiva correta sobre os assuntos internacionais e desempenhe seu próprio papel construtivo. O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país, senão o resultado seria uma derrota total num jogo com boas cartas, como diz um provérbio chinês.
Deputado Eduardo, há pelo menos uma semelhança entre a cultura confucionista chinesa e a cultura cristã brasileira que é a crença em que sempre existe a causalidade em tudo, razão pela qual temos que pensar nas consequências antes de fazer qualquer coisa. Como não é uma pessoa comum, você deveria entender melhor essa razão. O que é o mais importante para o Brasil agora? Sem dúvida, é salvaguardar a vida e a saúde de centenas de milhões de pessoas, e reduzir ao mínimo o impacto da pandemia na economia do Brasil, da China e do mundo, através da cooperação China-Brasil no combate ao Covid-19.
A China nunca quis e nem quer criar inimizades com nenhum país. No entanto, se algum país insistir em ser inimigo da China, nós seremos o seu inimigo mais qualificado! Felizmente, mesmo com todos os seus insultos à China, você não conseguirá tornar a China inimiga do Brasil, porque você realmente não pode representar o grande país que é o Brasil. Porém, como é um deputado federal, as suas palavras inevitavelmente causarão impactos negativos nas relações bilaterais. Isso seria uma grande pena! Contaminaria e poluiria totalmente o ambiente saudável que China e Brasil conquistaram até aqui.
Portanto, é melhor ser mais sábio e racional. Você pode não pensar na China, mas não pode deixar de pensar no Brasil. O demônio do Covid-19 chegou finalmente à maravilhosa terra brasileira. Neste momento crucial da cooperação bilateral no combate à pandemia de Covid-19, seria mais prudente não criar mais confusões. Ainda mais importante, seja um verdadeiro brasileiro responsável, ao invés de ser usado como arma pelos outros!

Mandetta chama ex-ministro que defende fim do isolamento de “Osmar Trevas”


O ministro Mandetta não participou da reunião -foto:reprodução

Ao ser excluído da reunião em que o presidente Jair Bolsonaro realizou com médicos, na última quarta-feira (1), para debater o uso da cloroquina, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não só revelou sua indignação como também expôs a contrariedade com o fato de que o ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve sim nesse encontro.
Segundo revela o diário O Globo, Mandeta a situação se deu no grupo interno de Whatsapp do Democratas (seu partido). O ministro, que não se manifestava no grupo desde o início da crise, viu a notícia sobre a participação de Terra na reunião, e emendou: “Osmar Trevas”.
A reação de Mandetta deixa ainda mais em evidência a divisão que existe dentro do governo, justo diante de uma crise sanitária de proporções mundiais, com o presidente e o ministro da Saúde formando dois grupos em claro conflito.
A presença de Osmar Terra na reunião é estranha se considerado o fato de que ele já não forma parte do governo, mas faz sentido em termos de postura, já que o ex-ministro, assim como o presidente, considera a crise como um exagero, e chegou a comparar o covid-19 com a gripe H1N1.
A reunião da qual Mandetta foi excluído serviu para tratar sobre o uso da hidroxicloroquina em pacientes com covid-19. O medicamento tem sido citado frequentemente por Bolsonaro como cura da infecção, embora sua eficácia ainda não seja totalmente comprovada. Informações da revista fórum.

Futuro presidente do TSE é contra unificar eleições para 2022: 'seria desrespeito com eleitor'

Futuro presidente do TSE diz que unificar eleições seria desrespeito com eleitor
Foto: Carlos Moura / STF

Apesar de ter sugerido o adiamento das eleições de 2020 por conta da pandemia de coronavírus, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, é contra a unificação do pleito deste ano com o de 2022, quando serão eleitos governadores e prefeitos. Próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele afirma que a decisão é problemática no âmbito constitucional, institucional e gerencial.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, Barroso acredita que a mudança desrespeitaria o mandato dado pelo eleitor, de quatro anos, além de confundir a população ao colocar sete cargos ao mesmo tempo em votação. "Um verdadeiro inferno gerencial", avaliou, pontuando a dificuldade para dividir o tempo de televisão.

O magistrado destacou ainda que o precedente de mandatos na história do país ocorreu na ditadura militar. "Uma emenda constitucional estendeu até 1982 o mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 1976, e que deveria terminar em 1980", lembra.

Em sua avaliação, o melhor seria adiar o pleito apenas pelo tempo necessário para realizar as eleições com segurança para toda a população. 

Barroso não está isolado nesta ideia, mas a discussão inclui muitos atores políticos que rechaçam a decisão sobre um adiamento agora ou aproveitam para endossar o coro pela unificação.

fonte:BN c/adaptações em 04/04/2020 às 16h:57min.

Covid-19: Boletim do MS traça um cenário crítico: País está sem médicos e equipamentos

Image
Ministro Mandetta da Saúde - foto:reprodução


Boletim do Ministério da Saúde concluído, ontem (3), sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus traça um cenário crítico da situação da saúde no País para lidar com o pico das contaminações, previsto para ocorrer entre o fim de abril e início de maio.

O documento elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde afirma que a capacidade laboratorial do Brasil ainda é insuficiente para dar resposta a essa fase da epidemia. A Rede Nacional de Laboratório é semi-automatizada, composta pelos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs), Instituto Evandro Chagas e todas as unidades da Fundação Oswaldo Cruz que juntas, em carga máxima, são capazes de processar aproximadamente 6.700 testes por dia.

"Para o momento mais crítico da emergência, será necessária uma ampliação para realização de 30 a 50 mil testes de RT-PCR por dia", afirma o boletim.

O Ministério alerta que "não há escala de produção nos principais fornecedores para suprimento de kits laboratoriais para pronta entrega nos próximos 15 dias". Além disso, afirma que há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem para lidar com pacientes graves de Covid-19.

Outro ponto frágil são os locais de atendimento a casos críticos. "Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia", afirma o relatório.

O Ministério da Saúde está buscando parceria público-privada com grandes redes de laboratórios e ampliando a capacidade dos LACENs, Fiocruz e Instituto Evandro Chagas.

Após 37 dias desde o primeiro caso de contaminação, o Brasil acumula um total de 9.056 casos e 359 óbitos. “De acordo com padrão epidemiológico observado por esses primeiros casos, constata-se que a transmissão ainda está na fase inicial em todos os Estados e Distrito Federal”, diz o ministério.

Considerando as fases epidêmicas (epidemia localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle), na maior parte dos municípios a transmissão está ocorrendo de modo restrito.

No entanto, informa o boletim, considerando o coeficiente de incidência nacional de 4,3 casos por 100 mil habitantes, é preocupante a situação do Distrito Federal (13,2/100 mil) e dos Estados de São Paulo (9,7/100 mil), Ceará (6,8/100 mil), Rio de Janeiro e Amazonas (6,2/100 mil) que apresentam os maiores coeficientes. “Nesses locais, a fase da epidemia pode estar na transição para fase de aceleração descontrolada”, afirma.

fonte: O Estado de Minas - 04/04/2020

Ex- ministro Rubens Ricupero diz que Bolsonaro está colhendo o que semeou com a China


foto:reprodução site UOL

O ex- ministro da Fazenda e Meio Ambiente Rubens Ricupero  afirmou em entrevista exclusiva ao jornalista Jamil Chade do site UOL de hoje(4) que o presidente Bolsonaro está colhendo o que plantou com a China.

Confira a entrevista n link do site UOL abaixo:

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/04/04/bolsonaro-esta-colhendo-o-que-semeou-com-a-china-diz-ricupero.htm

Coronavírus: DF pode entrar em fase de aceleração descontrolada, diz MS


Brasília vira cidade praticamente deserta durante quarentena; veja ...
Grande avenida de Brasília praticamente deserta -foto:reprodução


O Ministério da Saúde divulgou, neste sábado (4/4), um novo boletim epidemiológico informando que a transmissão por Covid-19 ainda está na fase inicial em todos os estados. No entanto, o vírus pode estar em transição para a fase de aceleração descontrolada. 

Considerando o número de doentes de acordo com o total de habitantes, o ministério também coloca nessa lista São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas. O texto não informa quando isso pode ocorrer.
 
“Considerando o Coeficiente de Incidência nacional de 4,3 casos por 100.000 habitantes, é preocupante a situação do Distrito Federal (13,2/100 mil) e dos Estados de São Paulo (9,7/100 mil), Ceará (6,8/100 mil), Rio de Janeiro e Amazonas (6,2/100 mil) que apresentam os maiores coeficientes. Nesses locais, a fase da epidemia pode estar na transição para fase de aceleração descontrolada”, diz um trecho do documento.



Devido a essa situação, o boletim ressalta o pedido do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandettapara o uso de máscaras faciais para todos. "No entanto, diante da insuficiência de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no próprio domicílio", diz a pasta no boletim.

Além das máscaras, o documento diz que o único controle possível, até o momento, é manter o isolamento social. "Esse
fato, por si só, demonstra a gravidade da situação e a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social ampliada que foi adotada por diversos gestores estaduais e municipais", ressalta.

O Ministério da Saúde do Brasil diz que avalia o risco nacional como muito alto para o novo coronavírus. "Deste modo, as Unidades da Federação que implementaram medidas de distanciamento social ampliado devem manter essas medidas até que o suprimento de equipamentos (leitos, EPI, respiradores e testes laboratoriais) e equipes de saúde (médicos, enfermeiros, demais profissionaisde saúde e outros) estejam disponíveis em quantitativo suficiente, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo", destca.

Outro ponto destacado é que os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia. "Apesar de alguns medicamentos serem promissores, como a Cloroquina associada à Azitromicina, ainda não há evidência robusta de que essa metodologia possa ser ampliada para população em geral, sem uma análise de risco individual e coletivo. Nunca foi utilizada dessa maneira em larga escala. Precisa-se de mais duas a três semanas para que os resultados sejam efetivamente robustos e apoiem a adoção dessa medida", afirma.

fonte:Correio Braziliense c/adaptações






























































Covid-19: Registros e falta de autópsia indicam mais mortos que índice oficial no Brasil


Freepik
imagem:freepink/reprodução

O Site UOL de hoje(4) traz uma reportagem sobre a dimensão do covid-19 no Brasil, onde elencou sete motivos que fazem com que esses números oficias de contaminação e mortes não são a realidade do país.

Confira a reportagem completa no link abaixo assinada pelos jornalistas Carolina Marins, Felipe Amorim e Rodrigo Mattos do UOL, em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro
04/04/2020 04h00

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/04/coronavirus-subnotificacao-mortes.htm

'eu nunca cometi nenhuma violência sexual contra ninguém, sou inocente', diz ex-BBB Felipe Prior


Ex-BBB gravou um vídeo de pronunciamento no Instagram | Foto: Reprodução | Instagram - Foto: Reprodução | Instagram
foto:reprodução
Após ter sido acusado por três mulheres de ter cometido dois estupros , além de uma tentativa, entre os anos de 2014 e 2018, o arquiteto Felipe Prior usou as redes sociais para se pronunciar pela primeira vez sobre os casos. Em vídeo divulgado no Instagram, na noite desta sexta-feira, 3, o ex-BBB negou todas as acusações e afirmou que era inocente.
“Ontem cheguei em casa e recebi todo o carinho dos fãs. Eu estou muito chateado, eu nunca cometi nenhuma violência sexual contra ninguém, sou inocente. O que me deixa mais chateado é saber, que depois que entrei na casa, as pessoas apresentaram uma denúncia pesada contra mim”, disse o arquiteto, ao questionar o motivo das denúncias só serem feitas após a sua participação no Big Brother Brasil (BBB).
“Gostaria de dizer ao público todo carinho que eles estão me passando, está me tornando muito mais forte”, continuou Felipe, ao agradecer os fãs que comentaram a postagem com frases de apoio.
Na legenda, a assessoria do ex-BB diz que ele “estará à disposição das autoridades para qualquer tipo de questionamento, e adotará todas as medidas necessárias contra os que investem contra a sua civilidade”.
Confira a publicação na íntegra 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma publicação compartilhada por Felipe Prior (@felipeprior) em 
Repercussão negativa
Décimo primeiro eliminado do Big Brother Brasil (BBB20), Prior dividiu opiniões no reality, chegando a ocupar, em alguns momentos, o favoritismo ao prêmio. Após um paredão acirrado contra a cantora Manu Gavassi e a influencer Mari Gonzalez, Felipe acabou eliminado, mas ganhou diversas homenagens de fãs, seguidores e famosos como Anitta, Gabriel Medina, Neymar e Bruna Marquezine.
Depois das acusações divulgadas em reportagem da revista Marie Claire, o ex-BBB foi alvo de críticas por anônimos e famosos em diversas redes sociais. A hashtag #priorestuprador foi a terceira mais comentada no twitter. A participação que ele faria no programa global Fantástico neste domingo, 5, foi cancelada.

fonte:atardeonline - 04/04/2020 -11h:22min.

Bahia: Lacen vai divulgar mais resultados de exames de coronavírus por dia


Lacen vai divulgar mais resultados de exames de coronavírus por dia, diz secretário de Saúde
Secretário de Saúde Fabio Vilas-Boas da Bahia foto:divulgação
O secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse, na sexta-feira (3), que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vai aumentar o número de resultados de testes para coronavírus analisados por dia.
"O Lacen tem capacidade de fazer 500 exames ao dia. Eventualmente não se consegue fazer 500, porque é preciso fazer, às vezes, repetição de exames, e isso acaba atrasando. A média de resultados que nós estamos conseguindo soltar hoje é em torno de 350 laudos por dia. A partir da segunda (6), nós agregaremos uma capacidade de 467 exames por dia, o que, nessa fase, será o suficiente", disse o secretário.


De acordo com o secretário de saúde, o Lacen da Bahia foi o primeiro a adquirir testes reagentes.
"É preciso destacar que nós temos, nós fomos o primeiro Lacen a adquirir esses testes reagentes, nós estamos conseguindo dar vazão à necessidade da Bahia, diferente de vários estados, que precisam remeter para laboratórios centrais ou estão dependendo da descentralização dos reagentes, que é absolutamente insuficiente para a quantidade de exames necessários", contou Fábio Vilas-Boas.
Número de leitos na Bahia
Conforme Fábio Vilas-Boas, a Bahia tem 1.600 leitos de terapia intensiva, sendo 1.200 da rede pública e 400 da rede privada.
"Dependendo do hospital, alguns trabalham com uma relação de 0.7 respiradores por leito. Então, uma UTI de 10 leitos tem 7 respiradores. Outros trabalham até com cinco respiradores para 10 leitos. A RBC (Rede Brasileira de Calibração), que regulamenta isso, preconiza cinco respiradores para 10 leitos", disse.
"Os hospitais do Governo do Estado, em função de trabalharem com uma quantidade grande de pacientes com traumatismo crânio encefálico, grandes cirurgias, trabalha em geral com 1 para 1. Até mais, porque a taxa de conserto, a velocidade do reparo, acaba sendo lento. Então a gente acaba trabalhando com mais do que 1 para 1 de respiradores, tendo sempre reserva".
Até a manhã deste sábado (4), a Bahia registrou 290 casos confirmados e seis óbitos.
"Óbitos são inevitáveis, uma vez que a população está mais suscetível a esse vírus, a população que corre o maior risco de morrer, são exatamente aquelas pessoas mais frágeis. As pessoas mais idosas e as pessoas que possuem doenças concomitantes, que a gente chama de comorbidades", disse Fábio Vilas-Boas.
"Nós estamos trabalhando para que não ocorram óbitos evitáveis. A gente não quer que a pessoa morra porque não teve acesso a um ventilador, um respirador, um leito de UTI. É isso que a gente quer garantir. Se esse esforço todo nosso resultar numa sobra de leitos de UTI, que sobre. O que a gente não quer é que a pessoa deixe de ter o tratamento adequando. Deixe de ter a chance de ser tratada porque faltou investimento por parte dos governos".
O secretário estadual de Saúde da Bahia também falou, na sexta-feira, que os novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China vão chegar ao estado pela Argentina. A primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento.
"Nós estamos agora em um processo novo de aquisição de equipamentos com prazo de chegada para o dia 20 de abril, de 600 novos respiradores. Também da China, e vão chegar através de uma rota que vai passar pela Argentina, e deverá chegar aqui na Bahia em meados do mês de abril", disse o secretário.
Fonte: G1- 04/04/2020