• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de abril de 2025

Alagoas: Justiça rejeita habeas corpus a advogado João Neto

                                      foto:reprodução

O advogado criminalista João Neto teve o pedido de habeas corpus liminar negado pela Justiça de Alagoas neste sábado (19). A solicitação, segundo o Portal Leo Dias, foi feita pela defesa do advogado e influenciador digital preso desde o início da semana, após ser detido em flagrante sob a acusação de agredir ex-namorada. O caso ocorreu em Maceió e vem repercutindo nacionalmente.

João Neto foi detido em 14 de abril, após, conforme registrado em vídeos, puxar a ex-companheira para fora do apartamento que dividiam, logo após o fim do relacionamento. A vítima indica que ela foi agredida fisicamente, o que levou à prisão em flagrante. 

A Justiça converteu a prisão em preventiva na última quarta-feira (16/4), considerando a gravidade do caso e os elementos apresentados no inquérito.

Fonte: BOCÃO NEWS -19/04/2025

Concurso: Aprovados do CNU começarão a ser convocados em maio

                                             foto:divulgação

Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começarão a ser convocados em maio. A previsão foi anunciada na segunda-feira (15) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após a sanção da sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministério publicará nos próximos dias uma portaria única que autoriza a convocação dos aprovados para 4.335 vagas de cargos que não exigem cursos de formação dos oito blocos temáticos 1 a 8, de nível superior e médio.

De acordo com a coordenadora-Geral de Concursos e Provimento do MGI, Queila Cândida Ferreira Morais, a futura portaria do MGI permitirá que os aprovados sejam nomeados mais rapidamente. “Essa autorização única para provimento dá celeridade ao trâmite e permite que os órgãos iniciem a convocação de forma mais coordenada”, afirmou em nota.

A partir desta autorização, o passo seguinte será dado pelos 16 órgãos e entidades federais participantes do certame, que deverão publicar os próprios atos de nomeação para dar posse aos aprovados.

Os aprovados começam a ser convocados em maio (Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasil)

A portaria autoriza o provimento de vagas do CNU dos seguintes órgãos:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic);
  • Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa);
  • Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra);
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
  • Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI);
  • Ministério da Saúde (MS);
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP);
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Advocacia-Geral da União (AGU);
  • Ministério dos Povos Indígenas (MPI);
  • Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO);
  • Ministério da Cultura (MinC).

De acordo com a coordenadora, a documentação técnica necessária para autorização da convocação dos 4.335 aprovados para vagas já foi enviada ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para confirmação de disponibilidade de recursos do orçamento da União para a nomeação dos aprovados.

Fonte:  Por Daniella Almeida – Agência BrasilICL NOTÍCIAS -18/04/2025

Economia: Renda do trabalho dos mais pobres cresceu 10,7%, em 2024


                                        foto:reprodução


Em 2024, a renda do trabalho dos 10% mais pobres do Brasil subiu 10,7%, ritmo 50% maior do que o verificado entre os mais ricos (6,7%). O resultado, divulgado em estudo da Fundação Getulio Vargas Social (FGV Social) com base na Pnad Contínua, marca a maior redução da desigualdade social dos últimos anos no país. No geral, a renda média do trabalho avançou 7,1% no período.

De acordo com o economista Marcelo Neri, responsável pela pesquisa, o avanço foi impulsionado pela geração de empregos formais e pela Regra de Proteção do Bolsa Família, que permite aos beneficiários manter o auxílio mesmo após entrarem no mercado de trabalho.


“Tivemos uma redução muito forte da desigualdade em 2024, especialmente na renda do trabalho”, destacou.

Reativado em 2023 com um aumento de 44% no valor médio por beneficiário, o Bolsa Família criou um “colchão de segurança” para famílias de baixa renda, garantindo que o crescimento econômico chegasse com mais força à base da pirâmide social. Dados do Caged e do Ministério do Desenvolvimento Social mostram que 75,5% das vagas formais criadas em 2024 foram ocupadas por beneficiários do programa, enquanto 98,8% foram preenchidas por cadastrados no Cadastro Único.

Além da política social, outros fatores contribuíram para o cenário positivo, o aumento da escolaridade entre os mais pobres e a queda do desemprego para o menor patamar histórico 6,6%. “O crescimento da renda, somado à redução da desigualdade, elevou o bem-estar dos brasileiros em 10,2%”, explicou Neri.

Para o pesquisador, os números refletem uma mudança estrutural. “Não podemos naturalizar esse avanço. Houve prosperidade do trabalhador, com crescimento de 7,1%, e uma redução da desigualdade que vale 2,9 pontos no índice Gini”, afirmou.Além da política social, outros fatores contribuíram para o cenário positivo, o aumento da escolaridade entre os mais pobres e a queda do desemprego para o menor patamar histórico 6,6%. “O crescimento da renda, somado à redução da desigualdade, elevou o bem-estar dos brasileiros em 10,2%”, explicou Neri.

Para o pesquisador, os números refletem uma mudança estrutural. “Não podemos naturalizar esse avanço. Houve prosperidade do trabalhador, com crescimento de 7,1%, e uma redução da desigualdade que vale 2,9 pontos no índice Gini”, afirmou.

Os dados reforçam o impacto combinado de políticas públicas e recuperação do mercado de trabalho na melhoria de vida da população mais vulnerável — um avanço que, segundo a FGV, não era visto no país há anos.


Fonte: METRÓPOLES - 18/04/2025

 

 

 

 

 

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Salvador: BaianaSystem, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025


Nos 8 e 9 de novembro, em Salvador e já tinha confirmado a cantora britânica Jorja Smith.

Em mais um ano, o Festival Afropunk chega a Salvador para trazer muita música e diversão. O evento, que se consolida a cada edição, acaba de anunciar novos nomes que vão compor a grade de shows em 2025.


				
					BaianaSystem, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025
Baiana System, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025. Foto: Mariana Barreto
/Bahia FM

Para iniciar o aquecimento e deixar o público ainda mais ansioso, o Festival divulgou grandes nomes da música para esta edição. Entre os confirmados estão a banda BaianaSystem, que chega ao evento mais uma vez embalando público com suas letras de resistência, liberdade e igualdade. Outro nome confirmado é do cantor e compositor Péricles, que traz o bom do pagode romântico e o samba.


				
					BaianaSystem, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025
Baiana System, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025. Foto: Reprodução 
ELias Dantas

Além deles, outro grande nome foi divulgado: o da cantora Liniker, a primeira mulher trans brasileira a ganhar o Grammy Latino. A cantora esteve recentemente em Salvador com a "Caju tour" e lotou a Concha Acústica do TCA por três dias seguidos. No Afropunk, o público pode aguardar um show especial.


				
					BaianaSystem, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025
Baiana System, Péricles e Liniker são anunciados no Afropunk 2025. Foto: Reprodução / Twitter

Os novos nomes de unem à grade que já trazia a cantora britânica Jorja Smith, confirmada em novembro de 2024, além de BK; Àttoxxá; Budah; SJ Boneka; Núbia convida Muzenza; e DJ Umiranda.

Conheça mais sobre o Festival Afropunk

O Afropunk foi criado nos Estados Unidos, rompeu barreiras e chegou a Salvador. O evento reúne música e cultura.

O Afropunk é um movimento cultural que se destaca por ter a presença de influências da cultura negra na cena punk e alternativa. O espaço se tornou um local de resistência e celebração da cultura afrodescendente, com música, moda, arte e ativismo.

fonte: ibahia - 18/04/2025

Maceió: Advogado João Neto passou mal enquanto era transferido de presídio

                                  foto:reprodução/Redes Sociais

O advogado e influenciador João Neto passou mal ao ser transferido para um presídio em Maceió, capital de Alagoas. Neto foi conduzido a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na noite da última quinta-feira (17). O advogado está preso de forma preventiva após ser denunciado por violência doméstica.

Neto estava no presídio militar desde a prisão em flagrante na segunda-feira (14), porém, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris) afirmou que a transferência ocorreu pois não houve comprovação de que o registro militar apresentado por Neto era válido.

O advogado se autoafirma como ex-policial militar nas redes, mas foi desligado do curso de formação de soldados da Polícia Militar da Bahia após ser flagrado usando meios irregulares para responder uma avaliação. O caso ocorreu há 15 anos.
João Neto foi transferido para o presídio Baldomero Cavalcante, para um módulo especial destinado a quem tem curso superior.

Em nota, a defesa do advogado afirmou que ele está bem e se recuperando na UPA. João sofre de um problema no coração. Sobre o processo, a defesa afirma que "este escritório tem adotado todas as medidas cabíveis, estando o referido processo sob segredo de justiça".

Fonte: BOCÃO NEWS - 18/04/2025

EUA: Mulher diz que Elon Musk ofereceu R$ 88 milhões para guardar segredo

                                   Ashley St Clair afirma que Elon Musk é o pai de seu filhocrédito: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, está no centro de uma nova polêmica envolvendo sua vida pessoal. De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, ele teria oferecido US$ 15 milhões (R$ 87 milhões) à influenciadora conservadora Ashley St Clair, de 26 anos, para manter em segredo o nascimento de um suposto filho dos dois. Além da quantia inicial, o acordo previa o pagamento de US$ 100 mil (R$ 580 mil) mensais até que a criança completasse 21 anos, com cláusulas rígidas de confidencialidade.

Segundo os documentos revelados pelo jornal, Jared Birchall, assessor de confiança de Musk, teria informado a St Clair que o acordo proposto era semelhante aos firmados com outras mães dos filhos do bilionário. A proposta incluía exigências incomuns, como o parto por cesariana - supostamente para favorecer o desenvolvimento cerebral do bebê - e a ausência do nome do pai na certidão de nascimento.

A mulher, que já trabalhou no site satírico conservador The Babylon Bee, afirma ter aceitado inicialmente as condições, mas decidiu entrar na Justiça após o nascimento do bebê, que atualmente tem cinco meses.

Ela alega que Musk é o pai da criança e que não manteve relações com nenhum outro homem durante o período da concepção. Um teste de DNA indicou 99,9999% de probabilidade de paternidade.

Acordos "necessários"

Em dezembro, Birchall teria dito a St Clair, por telefone, que acordos como esse eram "necessários" para evitar problemas com pessoas "mentalmente instáveis", que poderiam voltar atrás em promessas após receberem grandes quantias.

Além desse caso, a reportagem menciona outra suposta tentativa do CEO de expandir sua família. Ele teria convidado St Clair a se mudar para um "complexo" em Austin, Texas, onde desejava reunir seus filhos.

O bilionário, que tem pelo menos 14 filhos com quatro mulheres diferentes, teria confirmado em março o nascimento de mais um filho, Seldon Lycurgus, seu quarto com a executiva Shivon Zilis, da Neuralink.

Outro episódio citado envolve a influenciadora de criptomoedas Tiffany Fong, no qual ele teria enviado uma mensagem direta perguntando se ela gostaria de ter um filho com ele. Ao recusar, Fong afirma que seus ganhos na plataforma X, onde havia começado a lucrar com engajamento, despencaram drasticamente. O empresário teria deixado de segui-la após descobrir que ela havia contado a terceiros sobre a proposta.

No mês passado, Elon Musk comentou o caso publicamente, dizendo: "Não sei se a criança é minha ou não, mas não sou contra descobrir. Nenhuma ordem judicial é necessária".

Fonte: Sofia Maia/*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino do Estado de Minas em 18/04/2025.

SP: Estudante da USP que sumiu em terminal de ônibus é encontrada morta

                                        foto:reprodução/instagram

São Paulo — A estudante Bruna Oliveira da Silva, de 28 anos, foi encontrada morta nessa quinta-feira (17/4), nos fundos de um estacionamento, na Avenida Miguel Ignácio Curi, região da Vila Carmosina, na zona leste de São Paulo.

 A mestranda da Universidade de São Paulo (USP) estava desaparecida desde domingo (13/4) e foi vista pela última vez em um terminal de ônibus da estação de metrô Itaquera.

O Metrópoles confirmou a identificação do corpo com a família da vítima. A Polícia Civil investiga o caso, mas a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que aguarda laudos de exames requisitados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a suspeita de que o corpo encontrado seja o de Bruna.

De acordo com a amiga Karina Amorim, na noite de domingo, Bruna desapareceu no trajeto da casa do namorado, no Butantã, à casa onde mora com os pais, em Itaquera. No terminal, ela precisou carregar o celular em uma banca de jornal. Nesse momento, chegou a mandar uma mensagem para o namorado pedindo dinheiro para voltar para casa por carro de aplicativo, porque já estava tarde.

O homem chegou a transferir o valor, mas o celular da estudante descarregou e não se teve mais contato com ela. Ela estava on-line no WhatsApp até as 22h21, de acordo com o relato da amiga publicado em uma rede social.

“Eu não quero acreditar que mataram minha amiga. Que dor, meu Deus”, escreveu Karina Amorim no Instagram.

O caso foi registrado como morte suspeita no 24° Distrito Policial (Ponte Rasa). “As investigações estão em andamento visando o total esclarecimento dos fatos”, diz a nota.

Bruna era formada em turismo pela USP e fazia mestrado em Mudança Social e Participação Política na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). Ela deixa um filho de 7 anos.

Fonte: Metrópoles - 18/04/2025

RIO: Quem são os policiais da PRF que morreram em trágico acidente na Av. Brasil

 


        foto:TV GLOBO/REPRODUÇÃO


A coluna apurou que os três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que perderam a vida na madrugada desta sexta-feira (18/4), em um trágico acidente na Avenida Brasil, na zona norte do Rio de Janeiro, são Diego Figueiredo, Rodrigo Pizetta e Carlos Mariath.

Segundo a PRF, Figueiredo ingressou na instituição em janeiro de 2022 e estava lotado na Delegacia do Rio de Janeiro (RJ). Tinha 47 anos, era casado e deixa um filho.

Já Mariath ingressou na PRF em 21 de fevereiro de 2017 com lotação na Delegacia de Duque de Caxias (RJ). Tinha 41 anos, era casado e deixa dois filhos. O PRF Pizetta integrava a instituição desde setembro de 2012 e também atuava na Delegacia de Duque de Caxias (RJ). Tinha 47 anos, era casado e deixa uma filha.

O acidente ocorreu durante perseguição a dois motociclistas que fugiram de uma blitz. A viatura da PRF, com quatro policiais a bordo, seguia em alta velocidade quando entrou na pista lateral da via. Devido a ondulações no asfalto, o veículo teria “saltado” antes de colidir violentamente com um carro de passeio.

Com o impacto, os quatro agentes foram arremessados para fora da viatura. Três morreram no local. O quarto policial foi socorrido e encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.

5 imagens
Maria José dos Campos estava no carro de passeio

No carro de passeio estavam três pessoas: o motorista, a esposa e a filha. Apesar da violência da colisão, todos sofreram apenas ferimentos leves. O motorista também foi arremessado para fora do veículo, mas passa bem.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil foram acionados imediatamente após o acidente. A ocorrência foi registrada na 38ª DP (Brás de Pina), que já iniciou a perícia no local. Segundo a corporação, os agentes buscam imagens de câmeras de segurança e realizam diligências para apurar as circunstâncias exatas da tragédia.

Os motociclistas perseguidos conseguiram escapar e seguem foragidos.

fonte:Mirelle Pinheiro/Reprodução 17/04/2025