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sábado, 28 de setembro de 2013

Concursos: Conselho de Arquitetura e Urbanismo oferta 190 vagas para nível Superior e Médio

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) iniciou nesta sexta-feira (27) as inscrições do concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível superior e médio.

São 190 vagas para admissão imediata e 2.380 para cadastro de reserva nos Conselhos de Arquitetura de Brasília, Rio Branco, Maceió, Manaus, Macapá, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Campo Grande, Corumbá/MS, Coxim/MS, Dourados/MS e Três Lagoas/MS, Cuiabá, Belém, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Aracaju e Palmas. Os salários variam de  R$ 678 a R$ 7.286.

As vagas de nível superior são para advogado, contador, secretário executivo, analista de comunicação, analista de planejamento e gestão da estratégia, analista de documentação e protocolo, analista de processos, analista de eventos e passagens, analista de gestão de pessoas, analista de compras, contratos, convênios e licitações, analista de controladoria, analista de orçamento, analista de relações legislativas, analista de geotecnologia, analista de sistemas, analista de infraestrutura de tecnologia da informação, analista de ouvidoria, analista de relações institucionais, analista técnico de órgãos colegiados – ênfase em planejamento e administração, analista técnico de órgãos colegiados – ênfase em prática profissional, analista técnico de órgãos colegiados – ênfase em ensino, formação e relações internacionais, analista de fiscalização, assessor jurídico, gerente administrativo e financeiro, secretário geral, analista de informática, agente de fiscalização, contador, analista agente de fiscalização, analista arquiteto, analista financeiro-contábil, analista de finanças, analista de TI, analista técnico, analista de planejamento e finanças, analista de gestão de pessoas, patrimônio, compras e serviços, ouvidor, coordenador administrativo, analista jurídico e agente de fiscalização arquiteto e urbanista.


Os cargos de nível médio são os seguintes: assistente administrativo, assistente de informática, assistente de orçamento e finanças, assistente técnico contábil, assistente técnico administrativo, tesoureiro, assistente de atendimento, assistente de registro e atendimento, assistente de TI, secretário, assistente técnico, assistente de contabilidade, auxiliar administrativo, técnico em informática, assistente financeiro e auxiliar de serviços gerais.
As inscrições vão até 27 de outubro, pelo site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). A taxa de inscrição é de R$ 54 para nível superior e de R$ 42 para de nível médio. O concurso público consistirá de provas objetiva e discursiva marcadas para 24 de novembro.

Os candidatos aprovados e convocados para a assinatura do contrato de trabalho realizarão também procedimentos pré-admissionais e exames médicos complementares, de caráter unicamente eliminatório.

Brasília: Procuradoria vai investigar compra de imóvel do Presidente do Senado

                     
                                                             Foto:José Cruz/reprodução


A Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar a compra de um imóvel pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a R$ 2 milhões, por causa de "possível irregularidade" no negócio. Segundo o jornal O Globo, a procuradora Anna Carolina Resende Maia Gracia pediu a investigação após denúncia do periódico O Estado de S. Paulo de que o presidente do Senado teria pagado 50% a menos do valor de mercado - R$ 3 milhões - na casa no bairro nobre Lago Sul, em Brasília.


​O inquérito civil, segundo a portaria que o determinou, ainda vai apurar se Calheiros teria como comprar o imóvel, cujo valor, segundo a promotora, é "e incompatível com os seus rendimentos". Será investigado, ainda, se houve ato de improbidade administrativa. A investigação tem prazo de um ano, mas pode se prorrogada se houver justificada, segundo o jornal fluminense.

Economia: IPI de produtos da linha branca e móveis irá subir a partir de 01/10

O Ministério da Fazenda anunciou hoje (27) que as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca e móveis irão subir a partir do dia 1º de outubro. Segundo o secretário de Política Econômica do ministério, Márcio Holland, a recomposição foi tomada com base no atual desempenho da economia. “Estamos observando que a economia no segundo semestre está apresentando bom comportamento. Vendas estão indo bem nestes setores, a produção está regular e o nível de utilização da capacidade instalada está regular”, disse.

 A alíquota para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; do tanquinho, de 4,5% para 5%, da máquina de lavar, permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%. O secretário ressaltou que alíquotas valem até o dia 31 de dezembro. Informações da agência Brasil.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Economia: Confira a tabela do pagamento do PIS

A Caixa Econômica Federal começou na segunda-feira (23/9) a pagar o Programa de Integração Social (PIS) aos trabalhadores com direito ao saque do benefício no exercício 2013/2014. Ao todo, serão 45,9 milhões de trabalhadores com direito ao saque dos abonos e rendimentos do PIS. Os benefícios ficarão disponíveis até 30 de junho de 2014.

O valor do abono corresponde a um salário mínimo e os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador.  Quando o trabalhador não saca os rendimentos do PIS, ele não perde o benefício, pois os valores retornam para a sua conta de participação. No caso do abono salarial, o valor não sacado dentro do prazo estipulado retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Confira o calendário de liberação do benefício
Nascidos em Recebem a partir de
Julho 13/08/2013
Agosto 15/08/2013
Setembro 20/08/2013
Outubro 22/08/2013
Novembro 12/09/2013
Dezembro 17/09/2013
Janeiro 19/09/2013
Fevereiro 24/09/2013
Março 10/10/2013
Abril 15/10/2013
Maio 17/10/2013
Junho 22/10/2013

Quem recebe

Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.

Para receber os rendimentos, o trabalhador deve ter sido cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e precisa ter saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

O saque do saldo de quotas da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei, como aposentadoria, invalidez permanente ou reforma militar, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV (SIDA/AIDS) ou de neoplasia malígna (câncer), morte do titular, ou ainda, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

Como consultar

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, opção “Consulta de Pagamentos”.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.

Fonte:CorreiodaBahia

Concursos: TRT (5ª região) prorroga mais uma vez as inscrições

Previstas para serem encerradas nesta sexta-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (5ª Região) prorrogou mais uma vez as inscrições do concurso público para nível médio e superior. O motivo, conforme foi divulgado no site do tribunal, foi a greve dos bancários e a data de encerramento ainda será divulgada.
As vagas de nível superior são para analista nas áreas de Direito, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Estatística, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Serviço Social, e Tecnologia da Informação.
Haverá oportunidades também para graduados em qualquer área, além de formação de cadastro reserva. A remuneração inicial varia de R$ 9.188,20 a R$ 7.566,42. Os cargos de nível médio são para técnico judiciário nas áreas administrativa e de apoio especializado. O salário é de R$ 4.635,03. Os aprovados ficarão sujeitos à jornada de trabalho de 40 horas semanais.


Os interessados devem se inscrever pelo site da FCC, organizadora do certame. A taxa é de R$ 75 para cargos de analista e R$ 65 para os cargos de técnico judiciário. A aplicação das provas objetivas e discursivas será em 03 de novembro, em Salvador. O edital de resultado das provas objetivas, discursiva, vista das provas e respostas dos recursos está previsto para 07 de janeiro de 2014.
Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e alterações posteriores) e demais normativos federais aplicáveis à Justiça do Trabalho, bem como regulamentação interna.


Matéria original: iBahia

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Eleições 2014: Rede lança campanha online para pressionar TSE

Sem alcançar o número de assinaturas exigido pela lei para a criação de um partido, a Rede Sustentabilidade lançou uma campanha na internet, nesta quinta-feira, 26, para mostrar que tem apoio popular. O grupo da ex-senadora Marina Silva pede que as pessoas publiquem um vídeo no You Tube, com a hashtag #EuAssinei, falando nome, Estado onde mora e afirmando que assinou a ficha de criação da Rede. Como protagonista da campanha, a Rede publicou um vídeo com o ator Marcos Palmeira, para servir de modelo para os demais apoiadores. “Meu nome é Marcos Palmeira, eu sou do Rio de Janeiro, e sou um dos 900 mil brasileiros que apoiaram a criação da Rede. Nós queremos a Rede participando da política brasileira em 2014″, diz o ator na gravação de dez segundos. Para poder participar das eleições do ano que vem, o pedido de registro da Rede deve ser julgado até o dia 5 de outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral. Até agora, porém, o grupo não apresentou o número de fichas de apoio exigido por lei. São necessárias no mínimo 492 mil assinaturas de eleitores. 

No último levantamento da Rede, os cartórios eleitorais haviam reconhecido cerca de 450 mil assinaturas. Para completar o número necessário, a Rede pede que o TSE considere 95 mil assinaturas que foram rejeitadas sem justificativa.

Em depoimento que também foi publicado na internet, a cantora Adriana Calcanhotto conta que teve a assinatura invalidada pelo cartório por não ter votado nas eleições de 2012. “Sou uma das 95 mil pessoas que tiverem o seu direito de voz na democracia negado por um motivo processual questionável”, diz. Esta semana, Marina começou um périplo pelos gabinetes dos ministros do TSE para tentar convencê-los de que cumpriu todos os requisitos exigidos para a criação de uma legenda. Na terça, se encontrou com o ministro Dias Toffoli. 

Na quarta, com Laurita Vaz, relatora do processo de criação da Rede. Nesta quinta e sexta, tem encontro marcado com Marco Aurélio Mello, João Otávio de Noronha e Luciana Lóssio. Nas audiências, a ex-senadora tem entregado aos ministros uma espécie de memorial da Rede, documento que traz um detalhado relato de como foi o processo de coleta de assinaturas da sigla Estado por Estado.

Fonte:Estadão

Copa 2014: FIFA veta Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentação de sorteio



                                                              Foto:reprodução


Uma decisão do Comitê Organizador Local (COL), que cuida dos preparativos para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, causou polêmica. Após os nomes dos atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga vetados para apresentar o evento de sorteio dos grupos da competição, internautas estão acusando a Fifa de racismo.


De acordo com um dos jornalistas da revista “Veja”, o COL negou as acusações e justificou a recusa alegando que tratava-se de um evento esportivo, não de uma novela global.

A entidade alega que a escolha por outros nomes não tem nenhuma ligação com questão racial e informou que prefere "um nome mundial mais forte", já que o sorteio dos grupos serão transmitidos para todo o mundo.
O fato, no entanto, gerou indignação nos internautas não apenas pela recusa dos dois atores globais, que são negros, mas pelo fato de a própria Fifa ter escolhido a apresentadora Glenda Kozlowski, também funcionária da Rede Globo, para apresentar o sorteio da Copa das Confederações, em 2012. Informações do Correio.

Quadrilha de modelo atuava em oito estados e DF


                                               A modelo usava a beleza para seduzir politicos -foto:reprodução

A quadrilha da qual a modelo Luciane Hoepers é acusada de fazer parte atuava no Distrito Federal e em 8 estados, segundo investigações da Polícia Federal. A Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU) instaurou investigação para apurar a conduta do procurador da Fazenda Nacional Manoel Felipe Rego Brandão, também apontado de ser um dos lobistas da quadrilha. O servidor pode ser demitido.  A informação é do Correio Braziliense. 

Entre 2003 e 2006 Brandão ocupou o cargo mais alto da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Segundo a PF, na época ele agia como intermediador de contratos entre membros de organizações criminosas e políticos.Brandão está licenciado da procuradoria desde 2006 por conta de "assuntos particulares". O afastamento foi prorrogado há 1 ano com autorização do ministro Guido Mantega.
A CGAU informou que está averiguando os fatos e enviou ofício à PF pedindo cópias de provas que envolvam Brandão no caso. 

Beleza abria portas

Brandão usava influência com contatos políticos a favor da quadrilha. Em uma ligação interceptada pela PF, Luciana aparece conversando com ele sobre a entrega de documentos para outras pessoas. “Você colocou aqui no documento que é aumento de alíquota e prestação de CRP. O que que é essa alíquota e o que que é esse CRP?”, pergunta Brandão.
Luciane é classificada pela PF de "pastinha", código para aliciadores de prefeitos no esquema. Ela mora em Brasília e usava sua beleza para tentar atrair gestores municipais. Com 1,75m, loira, olhos verdes e corpo definido, ela mesma admite que a beleza "abre portas".
Luciane teve a prisão decretada na semana passada, mas foi liberada ontem.
Segundo a PF, ela trabalhava para o doleiro Fayed Traboulsi. Em fevereiro, ela disse em uma entrevista que odeia ser chamada de “gostosa” e tem como sonho de consumouda, “porque abre portas”, e revela que seu sonho de consumo é  um apartamento em Miami. um apartamento em Miami. A parte do currículo capaz de matar de inveja uma mulher-fruta inclui bicos como assistente de palco da Rede TV, Mulher Bombeiro, Casa Bonita, participações no Zorra Total e Faustão, ensaios para revistas masculinas e o título de musa do time de futebol catarinense Avaí. Numa entrevista para o  portal Terra, antes de a operação da PF ser deflagrada, “Lu” diz que ser bonita aj

Nada que qualquer panicat não possa dizer. Mas em março, em entrevista à revista Mensch, Luciane revela sua outra face. Descrita como alguém que “trabalha no mercado financeiro com fundos de investimentos, cheia de atitude e segura de si”, ela diz encarar empresários, banqueiros e políticos com a mesma segurança de quem encara uma sessão de fotos. 

Dos 23 presos na operação Miqueias,  14 já foram soltos
Apenas nove das 23 pessoas presas pela Polícia Federal, na última quinta, por suposto envolvimento em lavagem de dinheiro e fraude em entidades previdenciárias, permanecem detidas. Segundo a PF, alguns suspeitos entraram com pedido de habeas-corpus, na semana passada, e o restante foi solto, ontem, porque expirou o prazo da prisão temporária.

A PF não detalhou os casos. A investigação começou há um ano e meio, para apurar lavagem de dinheiro por meio da utilização de contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas, abertas em nome de laranjas. Nos 18 meses de investigação, a polícia estima que a movimentação em 30 contas dessas empresas chegou a R$ 300 milhões. A estimativa é de que o prejuízo dos fundos de pensão seja de R$ 50 milhões. Cinco carros de luxo e uma lancha avaliada em R$ 5 milhões foram apreendidos.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ensino Superior: UESB oferta mais dois Mestrados: área de Agronomia e Linguística

A UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia divulgou hoje(25) no Diário Oficia do Estado dois Editais com ofertas de Cursos de Mestrado e Doutorado para a área de Agronomiaem Filotecnia,  e o mestrado em  Línguística.

Confira os Editais abaixo publicados na íntegra:



EDITAL Nº. 223/2013

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - uesb, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas às inscrições para a seleção de candidatos a Aluno Regular dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração em Fitotecnia, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 18/2008 e 81/2011 do CONSEPE.

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista, oferece os Cursos de Mestrado e Doutorado com Área de Concentração em Fitotecnia, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
1.2. Os Cursos são gratuitos com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e de 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado, com exigência de integralização de 26 e 48 créditos, respectivamente.
1.3. O Curso de Mestrado é destinado a Bacharéis em Agronomia ou Engenharia Agrícola ou Engenharia Florestal ou Graduados em Biologia, desde que seus currículos contenham disciplinas pertinentes à área de concentração.
1.4. O Curso de Doutorado é destinado a Bacharéis em Agronomia ou Engenharia Agrícola ou Engenharia Florestal ou Graduados em Biologia, com Mestrado em Agronomia ou áreas afins, conforme relação de Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da Grande Área de Ciências Agrárias I, recomendados e reconhecidos pela CAPES, desde que seus currículos contenham disciplinas pertinentes à área de concentração.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. do período E DO LOCAL

2.1.1. As inscrições estarão abertas no período de 01 de outubro a 14 de novembro de 2013 e deverão ser efetivadas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Campus de Vitória da Conquista, no horário das 08h30min às 12h00min e das 14h00 às 18h00.
2.1.2. As inscrições poderão ser feitas por meio dos Correios, desde que sejam postadas via sedex até o dia 08 de novembro e enviadas para o endereço abaixo, sendo que as inscrições postadas após aquela data serão devolvidas.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Módulo Administrativo Lindinalvo Cardoso Novato
Estrada do Bem Querer, Km 04 - Caixa Postal 95
CEP: 45031- 900, Vitória da Conquista, BA
e-mail: ppgagronomia@uesb.edu.br
Fone: (0xx77) 3425-9383
2.2. DO NÚMERO DE VAGAS
Para o Curso de Mestrado: até 15 vagas
Para o Curso de Doutorado: até 07 vagas
2.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a documentação abaixo, observando o Curso pretendido.
2.3.1. Para candidatos ao Mestrado, exigir-se-á:
a) Formulário de Inscrição preenchido e assinado (disponível na home-page www.uesb.br);
b) Cópia autenticada do Diploma do Curso de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso ou  Declaração de Previsão de Conclusão de Curso expedida pelo Colegiado do Curso;
c) Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
d) Curriculum vitae comprovado, organizado e encadernado para avaliação de acordo com os itens que constam no Anexo Único a este Edital, sendo que somente serão pontuados quesitos descritos no Curriculum e devidamente documentados;
e) Cópia da Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor e Carteira de Reservista;
f) Duas fotos 3 x 4;
g) Três cartas de referência (formulário disponível na home-page www.uesb.br), encaminhadas diretamente à Coordenação do Programa pelo informante;
h) Declaração do empregador liberando o candidato (formulário disponível na home-page www.uesb.br), apenas para candidatos com vínculo empregatício.
2.3.2. Para candidatos ao Doutorado, exigir-se-á:
a) Formulário de Inscrição preenchido e assinado (disponível na home-page www.uesb.br);
b) Cópia autenticada do Diploma do Curso de Graduação;
c) Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Mestrado ou Ata da Defesa da Dissertação assinada pela Coordenação do Programa;
Cópia do Histórico do Curso de Mestrado;
d) Curriculum vitae comprovado, organizado e encadernado para avaliação de acordo com os itens que constam no Anexo Único a este Edital, sendo que somente serão pontuados quesitos descritos no Curriculum e devidamente documentados;
e) Cópia da Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor e Carteira de reservista;
f) Duas fotos 3 x 4;
g) Três cartas de referência (formulário disponível na home-page www.uesb.br), encaminhadas  diretamente à Coordenação do Programa pelo informante;
h) Declaração do empregador liberando o candidato (formulário disponível na home-page www.uesb.br), apenas para candidatos com vínculo empregatício;
Comprovação de Proficiência em Língua Inglesa.
2.3.2.1. O candidato que apresentar, no ato de inscrição a Ata da Defesa de Dissertação de Mestrado  terá sua inscrição aceita condicionalmente, não podendo se matricular caso não apresente o certificado de conclusão e/ou diploma.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo seletivo será composto de 02 (duas) etapas:
3.1. Pré-seleção dos candidatos, no período de 18 a 22 de novembro de 2013, mediante análise do Curriculum vitae e do histórico, avaliação da experiência em pesquisa, avaliação da disponibilidade para dedicação aos estudos e cartas de referência. O resultado da pré-seleção será divulgado em 25 de novembro de 2013.
3.2. Entrevista presencial, a ser realizada no período de 02 a 06 de dezembro de 2013, com os candidatos pré-selecionados na etapa anterior.
3.3. Os critérios de seleção e respectivas pontuações constam no Anexo Único a este Edital.
4. DA publicação do resultado
4.1. A relação oficial dos candidatos classificados será divulgada através da internet – www.uesb.br - e publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE).
4.2. A divulgação do resultado final será feita até o dia 16 de dezembro de 2013, tendo direito à matrícula os candidatos seguindo a ordem de classificação.
5. DA MATRÍCULA
O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), junto à Secretaria Geral de Pós-Graduação no Campus de Vitória da Conquista, nos dias 10 e 11 de março de 2014 (das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00).
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação para o Mestrado e Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Mestrado (original e cópia) para o Doutorado;
d) Histórico Escolar da Graduação para o Mestrado e Histórico Escolar do curso de Mestrado para o Doutorado (original e cópia);
e) Comprovação de proficiência na Língua Inglesa para o Curso de Doutorado;
f) Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor e Carteira de reservista (original e cópia);
g) Duas fotos 3 x 4.
h) Comprovante de nada consta da Justiça Eleitoral.

5.3. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito à vaga e ingresso no Curso.
5.4. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos aprovados, respeitando-se a ordem de classificação.
6. DO INÍCIO DOS CURSOS
6.1. Os Cursos terão início no dia 12 de março de 2014.
6.2. Todo discente matriculado terá que satisfazer a exigência de língua estrangeira, mediante aprovação com exame de proficiência na língua inglesa para o Mestrado, além de outro idioma para o Doutorado, a ser realizado durante o período dos Cursos pelo Programa, observando o disposto no art. 30 da Resolução CONSEPE nº 81/2011.
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
7.2. De acordo com o artigo 113 de Regimento Geral da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, é vedado ao candidato matricular-se em dois cursos de Pós-Graduação simultaneamente.
7.3. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
7.4. Os documentos entregues, quando da inscrição, por candidatos cujas inscrições não sejam homologadas, reprovados e desistentes, estarão à disposição dos mesmos até 1 (um) ano  a partir da data de divulgação dos resultados, e findo o prazo serão incinerados.
Vitória da Conquista, 24 de setembro de 2013.

PAULO ROBERTO PINTO SANTOS - REITOR

ANEXO ÚNICO AO EDITAL Nº 223/2013

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM AGRONOMIA, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM FITOTECNIA

A seleção de candidatos é feita pela Comissão de Seleção e submetida à aprovação pelo Colegiado do Programa.

O processo de seleção será realizado em 02 (duas) etapas: pré-seleção e avaliação final. Na pré-seleção serão avaliados o Curriculum vitae e o Histórico dos candidatos. Os candidatos que melhor ficarem classificados nessa etapa serão convocados para a entrevista, a partir da qual será obtida a classificação final.
Os quesitos adotados no processo seletivo e os respectivos pesos encontram-se relacionados abaixo:

Quesito

Pontuação Máxima

Peso

Curriculum vitae

10

4,0

Histórico

10

3,0

Entrevista

10

3,0


I. HISTÓRICO

Para o curso de Mestrado, só serão aceitos diplomas e históricos escolares de Bacharéis em Agronomia ou Engenharia Agrícola ou Engenharia Florestal e de Graduação em Biologia.

Para o curso de Doutorado, só serão aceitos diplomas e históricos escolares de Bacharéis em Agronomia ou Engenharia Agrícola ou Engenharia Florestal ou de Graduação em Biologia com Mestrado em Agronomia ou áreas afins conforme relação de Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da Grande Área de Ciências Agrárias I, recomendados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

A avaliação do histórico será feita com base na média geral das notas das disciplinas cursadas na Graduação para os candidatos ao Mestrado e no Mestrado para os candidatos ao Doutorado.

Quando a avaliação na instituição de origem for feita por conceito, haverá a transformação para nota, na escala de 0 a 10 pontos (A=9,5; B=8,0; C=6,5; D=5,5).
II. CURRICULUM VITAE

O Curriculum deverá ser organizado e encadernado para avaliação de acordo com os itens relacionados a seguir.

A) Experiência e Formação Profissional (3,0 pontos)
Só serão contabilizadas atividades dos últimos 03 (três) anos.

1. Docência


1.1 Na área de Agronomia, por semestre


Pós-Graduação Lato sensu

0,90

Ensino Superior

0,60

1.2 Em áreas afins, por semestre


Pós-Graduação Lato Sensu

0,45

Ensino Superior

0,30

2. Monitoria em disciplinas (para o Curso de Mestrado)


2.1 Na área de Agronomia

0,30

2.2 Em áreas afins

0,15



B) Produção Científica e Tecnológica (7,0 pontos)
Só serão aceitas as produções dos últimos 03 (três) anos.

1. Resumo Simples Publicado em Anais de Evento


1.1 Na Área de Agronomia

0,10

1.2 Em áreas afins

0,05

2. Resumo Expandido Publicado em Anais de Evento


2.1 Na Área de Agronomia

0,50

2.2 Em áreas afins

0,25

3. Artigo Completo em Periódico (NO PRELO) na Área de Ciências Agrárias I, conforme


 estrato da lista Qualis da CAPES:


                     A1

2,00

                     A2

1,85

                     B1

1,70

                     B2

1,60

                     B3

1,50

                     B4

1,30

                     B5

1,10


4. Artigo Completo PUBLICADO em Periódico na Área de Ciências Agrárias I, conforme


 estrato da lista Qualis da CAPES:


                     A1

3,00

                     A2

2,70

                     B1

2,40

                     B2

2,20

                     B3

2,00

                     B4

1,60

                     B5

1,20

5. Livro com Conselho Editorial, NO PRELO


5.1 Na área de Agronomia

2,00

5.2 Em áreas afins

1,00

6. Livro com Conselho Editorial, PUBLICADO


6.1 Na área de Agronomia

3,00

6.2 Em áreas afins

1,50

7. Capítulo de Livro com Conselho Editorial, NO PRELO


7.1 Na área de Agronomia

1,00

7.2 Em áreas afins

0,50

8. Capítulo de Livro com Conselho Editorial , PUBLICADO


8.1 Na área de Agronomia

2,00

8.2 Em áreas afins

1,00


III. ENTREVISTA

O candidato pré-selecionado fará uma entrevista com a comissão de seleção composta por três docentes do Programa.
A pontuação será atribuída de acordo com:
Conhecimento técnico;
Aptidão e disponibilidade do candidato para com as atividades de pesquisa.
IV. PONTUAÇÃO FINAL

Dentro de cada quesito, o candidato obterá a nota máxima de 10 pontos. Observando o peso de cada quesito, será calculada a pontuação final do candidato. Dessa forma, o candidato poderá obter nota final máxima de 100 pontos. Em todos os cálculos serão considerados dois dígitos após a vírgula. A pontuação excedente será utilizada como critério de desempate.

V. CLASSIFICAÇÃO FINAL

a) Os candidatos serão selecionados de acordo com a pontuação final;
b) O número de discentes a ser admitido será definido pelo Colegiado do Programa;
c) Não serão admitidos discentes sem disponibilidade de orientador;
d) A publicação do resultado final ocorrerá após consulta e aceite dos professores orientadores, levando-se em conta a distribuição dos candidatos nas linhas de pesquisa do Programa.

Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Área de Concentração em Fitot.





 EM LINGUÍSTICA  -EDITAL Nº. 224/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos(as) ao Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com área de concentração em Linguística, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando-se as Resoluções 81/2011 e 31/2010 do CONSEPE.

1. Das DISPOSIçÕES GERAIS

1.1. O Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística constitui-se com a área de concentração Linguística e abriga três linhas de pesquisa: (1) Descrição e Análise de Línguas Naturais, (2) Aquisição e Patologias de Linguagem, (3) Sentido e Discurso. O mestrado em linguística visa à preparação de pessoal de alta qualificação, na sua área de concentração, para o desenvolvimento da pesquisa e o exercício do ensino superior. O Curso integra o sistema de Pós-Graduação do País e foi aprovado e recomendado pelo Comitê Técnico Científico –CTC- da CAPES em 2010 que lhe atribui a nota 3.
1.2. Os prazos máximo e mínimo para a integralização do Curso são, respectivamente, 24 (vinte e quatro) e 12 (doze) meses.
1.3. As atividades do Curso de Mestrado Acadêmico são desenvolvidas em regime de tempo integral.
1.4. Poderão submeter-se ao processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística candidatos(as) portadores(as) de diploma de curso superior, outorgado por Instituições de Ensino Superior, credenciadas pela legislação federal pertinente, não importando a área na qual obtiveram seu diploma.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. período E LOCAL
2.1.1. As inscrições estarão abertas no período de 1o. a 31 de outubro de 2013 e deverão ser efetivadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Campus de Vitória da Conquista, no horário das 09:00 às 17:00 horas.
2.1.2. As inscrições poderão ser feitas por meio dos Correios, desde que sejam postadas por sedex até o dia 25 de outubro de 2013 e enviadas para o endereço abaixo. As inscrições postadas após essa data serão invalidadas.
Endereço Postal
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Linguística.
Seleção Mestrado Acadêmico 2013
Estrada do Bem Querer, Km 04 - Caixa Postal 95
CEP: 45083-900 - Vitória da Conquista – BA
2.1.3. As informações poderão ser obtidas:
Site:  www.uesb.br/ppglin
E-mail: ppglinguistica.uesb@gmail.com
Fone: (0xx77) 3425-9395 e 3425-9390

2.2. NÚMERO DE VAGAS
Até 30 (trinta) vagas, distribuídas dentre as 03 (três) linhas de pesquisa, conforme abaixo:
- até 10 (dez) vagas para linha 1 - Descrição e Análise de Línguas Naturais;
- até 12 (doze) vagas para a linha 2 - Aquisição e Patologias de Linguagem;
- até 8 (oito) vagas para a linha 3 - Sentido e Discurso).
2.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação:
I. requerimento de inscrição preenchido e assinado (formulário próprio do Curso, Anexo I deste Edital);
II. 03 (três) cópias do anteprojeto de pesquisa (elaborado de acordo com as normas apresentadas no Anexo II deste Edital), a ser julgado, indicando a linha de pesquisa do Programa e o projeto temático ao qual será vinculado, ver descrição das três linhas de pesquisa do Programa na página www.uesb.br/ppglin, e lista dos projetos temáticos com vagas para 2014 no Anexo III deste Edital;
III. cópia autenticada do diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso reconhecido pelo MEC, e respectivo histórico escolar. Para os possíveis formandos, em substituição ao diploma, aceitar-se-á, documento comprobatório de conclusão de curso reconhecido pelo MEC emitido pelo órgão competente de sua instituição de ensino; (caso o candidato seja aprovado o documento comprobatório, diferente de diploma, deverá ser substituído posteriormente em tempo determinado pelo processo de matrícula);
IV. cópia autenticada de documento de identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira de reservista;
V. cópia curriculum vitae (formato Lattes), comprovado;
VI. declaração de proficiência em Língua Portuguesa emitida por embaixada ou consulado brasileiro no país de origem, no caso de candidato(a) estrangeiro(a).
2.4. RESULTADO DAS INSCRIÇÕES Homologadas
O resultado das inscrições homologadas será divulgado no dia 05 de novembro de 2013, na página www.uesb.br/ppglin.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1. O processo seletivo será composto de 03 (três) etapas.
3.1.1. Primeira etapa (eliminatória), constituída de:
I. Avaliação do anteprojeto de pesquisa em que o(a) candidato(a) deverá demonstrar capacidade de delimitar e propor ou formular com clareza um problema de pesquisa sobre o fenômeno ligado a um dos projetos temáticos, listados no Anexo III deste Edital, bem como revelar amadurecimento intelectual e aptidão necessária para o trabalho científico no campo da Linguística . Período: 06 e 07 de novembro de 2013;
II. Avaliação de conhecimentos gerais da área de concentração do Curso, no dia 08 de novembro de 2013, das 09:00 às 12:00 horas (referências bibliográficas indicadas no Anexo IV deste Edital). Não será permitido uso de material de consulta. As provas serão corrigidas, de forma anônima, por bancas de até 03 (três) docentes;
3.1.1.1. A nota da primeira etapa do processo seletivo atribuída a cada candidato(a) será a média aritmética ponderada, calculada por meio da seguinte fórmula:
R1= (P x 6) + (C x 4) /10
R1 = Resultado da 1ª etapa
P = Nota do Projeto;
C = Nota da prova de conhecimento.
3.1.1.2. O resultado dos(as) candidatos(as) aprovados na primeira etapa será divulgado no dia 13 de novembro de 2013.
3.1.2. Segunda etapa (eliminatória), constituída de:
I. Avaliação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) na primeira etapa, mediante análise do curriculum vitae e do histórico escolar; experiência em pesquisa e disponibilidade para dedicação aos estudos, no dia 14 e 18 de novembro de 2013;
II. Entrevista com os(as) candidatos(as), no período de 19 novembro de 2013, seguindo ordem e horários que serão estabelecidos pela Comissão de Avaliação.
3.1.2.1. A nota da segunda etapa do processo seletivo atribuída a cada candidato(a) será a média aritmética ponderada, calculada por meio da seguinte fórmula:
R2= (Ent x 5) + (CV x 5)/10
R2 = Resultado da 2ª etapa;
Ent = Entrevista;
CV = Curriculum vitae.
3.1.2.2. O resultado dos(as) candidatos(as) aprovados na segunda etapa será divulgado no dia 26 de novembro de 2013.
3.1.3. Terceira etapa (eliminatória), constituída de: Avaliação da capacidade de leitura e compreensão em 01 (uma) língua estrangeira (Inglês), no dia 29 de novembro de 2013, das 09:00 às 12:00 horas. Todos(as) os(as) candidatos(as) deverão fazer a prova de língua estrangeira (inglês), pois não será aceito nenhum tipo de certificado de proficiência. Será permitido o uso de dicionário durante a prova, cujas questões deverão ser respondidas em português. O(a) candidato(a) será também avaliado quanto a sua capacidade de expressão escrita. A prova constará de 02 (duas) partes: tradução e interpretação de texto. Os textos da prova (Inglês) terão temas relacionados à Linguística. As provas serão corrigidas, de forma anônima, por bancas de até 03 (três) docentes.
3.1.3.1. Todos os(as) candidatos(as) deverão obter,  na prova de língua estrangeira, nota mínima 5,0 (cinco inteiros), para que possam ser considerados aprovados na terceira etapa do processo seletivo.
3.2. A nota final do processo seletivo atribuída a cada candidato(a), aprovado(a) nas 03 (três) etapas, será a média aritmética ponderada, calculada por meio da seguinte fórmula:
MG= R1 x 6+ R2 x 2 + R3 x 2/10
MG = Média Geral
R1 = Resultado da 1ª etapa;
R2 = Resultado da 2ª etapa;
R3 = Resultado da 3ª etapa.
3.3. A classificação final dos(as) candidatos(as) aprovados(as) nas 03 (três) etapas se dará por ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos, após avaliação do desempenho dos(as) candidatos(as), conforme critérios estabelecidos em barema próprio.
4. DA publicação do resultado
4.1. Não haverá comunicação pessoal aos(às) candidatos(as) dos resultados parciais e finais do processo de seleção. Os(as) candidato(as) deverão consultar o site do Programa para obter informações sobre os resultados de todas as etapas do Processo Seletivo para o mestrado acadêmico.
4.2. A lista de aprovados na etapa final será divulgada segundo a ordem de classificação dos candidatos no Diário Oficial do Estado e nos sites www.uesb.br e www.uesb.br/ppglin. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2013. Terão direito à matrícula os(as) candidatos(as) aprovados(as), seguindo a ordem de classificação.
4.3. Só serão divulgadas e disponibilizadas as listas do resultado parcial e do resultado final. As provas e respectivas notas não serão disponibilizadas e os documentos apresentados no ato da inscrição não serão devolvidos.
5. DA MATRÍCULA
5.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração, junto à Secretaria Geral de Pós-Graduação no Campus de Vitória da Conquista, no período de 17 a 18 de dezembro de 2013.
5.2. No ato da matrícula, o(a) candidato(a) deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (formulário próprio da UESB);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);
d) Histórico da graduação (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);
e) Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor com o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, e Carteira de reservista (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);
f) 02 (duas) fotos 3 x 4.
5.3. O(a) candidato(a) que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito a vaga e ingresso no Curso.
5.4. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos(as) candidatos(as) aprovados(as), respeitando-se a ordem de classificação.
6. DO INÍCIO DO CURSO
As aulas terão início no dia 10 de março de 2014.
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. Eventuais alterações no calendário serão informadas pelo site do Programa de Pós-Graduação em Linguística.
7.2. A avaliação da capacidade de leitura e compreensão em Língua Inglesa de que trata este edital só terá validade para o processo seletivo 2014. O Programa de Pós-Graduação em Linguística não emitirá certificados de proficiência.
7.3. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o(a) candidato(a) conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
7.4. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza, que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o(a) candidato(a) da Seleção. E, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
7.5. Os Anexos encontram-se disponível no site da UESB (www.uesb.br), tornando-se parte integrante do presente Edital. 7.6. Os documentos entregues, quando da inscrição, por candidatos cujas inscrições não sejam homologadas, reprovados e desistentes, estarão à disposição dos mesmos até 06 meses a partir da data de divulgação dos resultados, e findo o prazo serão incinerados.
7.7. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão do processo seletivo.

Vitória da Conquista, 24 de setembro de 2013.

PAULO ROBERTO PINTO SANTOS - REITOR