• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de janeiro de 2013

ENEM 2012: UNEB oferece 984 vagas para o 1º semestre no SiSu


Universidade do Estado da Bahia -UNEB estará ofertando 984 vagas em  diversos cursos  em 24 Departamentos para o ingresso no    primeiro semestre de 2013. Para conferir os cursos ofertados e o  Campus acesse  http://www.sisu.mec.gov.br/cursos

O  período de inscrições será de 07 a 11 de Janeiro de 2013. O site de isncrição do SiSu  é www.sisu.mec.gov.br



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vestibular: Local de provas da UNEB no próximo dia 08/01

A Universidade do Estado da Bahia - UNEB, vai divulgar no próximo dia 08/01(terça-feira) o local de  provas do seu Processo Seletivo Vestibular 2013.

As provas acontecerão nos dias 13 e 14/01 em Salvador e nas 24 cidades do interior do Estado, sede  dos Departamentos. A partir da próxima terça-feira, o candidato poderá acessar os seguintes sites  www.vestibular.uneb.br    ou  www.consultec.com.br   e  informar nº de inscrição ou CPF, e a data de nascimento.

Informações sobre o processo seletivo em Irecê poderão ser obtidas na Coordenação Local na sede do
Departamento ou pelos telefones (74) 3641-4532/3503 com a servidora Vera Lúcia e equipe.




 


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Bahia: Trilha de 76 km leva a chapada intimista

As pernas tremem e o coração parece saltar pela boca, enquanto os olhos... Estes encontram disposição, vagam por um penhasco de 280 m de altura e se perdem lá embaixo, seguindo o rabisco dourado do rio em meio ao verde da mata atlântica.
A caminhada por cima até o Cachoeirão, - que, nesta época do ano, se transforma em uma ducha gigantesca, com cerca de 20 quedas-d'água despencando de pontos difusos-, é apenas um dos inúmeros trajetos a percorrer nos cenários naturais do vale do Pati. Mais que uma aventura, ela constitui uma das melhores experiências sensoriais da chapada Diamantina, cravada no coração da Bahia.
Atravessá-la não é tarefa fácil. Durante cinco dias de trekking, são 76 km de trilhas a vencer do vale do Capão até a cidadezinha de Andaraí, no sentido noroeste-sudeste do parque nacional da Chapada Diamantina, quando o caminhante se depara com paisagens tão belas quanto ermas.

Chapada Diamantina

FOTOS: Roberto de Oliveira/Folhapress
 
COMIDA CASEIRA

Hospeda-se em casa de nativos -os chamados patizeiros. Parte dessas moradas perdeu o clima informal e se transformou em pousadas improvisadas, com refeitório e quartos coletivos.
Tal mudança ocupou demasiado os proprietários que eles mal conseguem arranjar tempo para jogar conversa fora com os turistas. Uma pena.
O banho, frio, é revigorante, com água que vem diretamente do rio. A energia solar abastece parcos pontos de luz, mas, com jeitinho, dá até para carregar a bateria da máquina fotográfica.
Nos quartos, as luzes vêm de velas. Não há sinal de celular, nem de rádio ou TV.
Geralmente, em frente às casas, há uma área reservada para barracas, que também é alugada -os europeus, em especial, adoram!
A comida, caseira, é simples, porém saborosíssima. No jantar, há opções de carnes, legumes, arroz, feijão, macarrão, salada e sobremesa. E sucos naturais.
Cerveja, refrigerante e água mineral (caso não queira consumir água potável das fontes) são vendidos à parte. É bom levar uma grana. De preferência, dinheiro trocado. De manhã, há bolos, pães quentinhos, frutas, café e leite, sempre em pó.
O regulamento manda ir cedo para cama e despertar tão logo os galos anunciem. Se eles falharem, fique tranquilo. O guia te despertará.

Roberto de Oliveira/Folhapress

Vista do vale do Pati, na chapada Diamantina (BA); local é alcançado após trilha que dura cinco dias
Vista do vale do Pati, na chapada Diamantina (BA); local é alcançado após trilha que dura cinco dias

Os dias costumam ser quentes, com o sol na cabeça. À noite, a temperatura cai um bocadinho. Portanto, mesmo no verão, leve um agasalho de garantia. E carregue sempre contigo uma boa capa de chuva.

CHAPADA DE TRILHA

Não só gringos de diferentes idades como também, cada vez mais, brasileiros percorrem aqueles caminhos. Calcula-se que existam cerca de 35 trilhas, abertas desde o século 19 por garimpeiros, caçadores e tropeiros.
O trekking no vale do Pati é considerado por guias especializados, tanto nacionais quanto estrangeiros, como o mais belo do Brasil. O terreno é bem diversificado. Sobe aqui, desce ali. Caminha-se sobre areia, terra e pedras, muitas e variadas.
Córregos, rios e corredeiras pipocam por todo canto. Bromélias, sempre-vivas, cactos e orquídeas vão colorindo o trajeto. Dona de uma flora riquíssima, a chapada fica em uma região de transição de biomas. Abrange áreas de cerrado, caatinga, mata atlântica e campos rupestres.
Se falta fôlego no sobe e desce dos seus verdes vales, sobra a cantoria de pássaros e o barulhinho bom e relaxante da água corrente, principalmente nesta época.
Às vezes, parece que o corpo não aguenta mover um dedinho sequer. O suor nos encharca da cabeça aos pés. A roupa pesa, o corpo se exaure. Aí, você cruza um túnel sombreado, esculpido por ipês-amarelos, e dá de cara com uma baita cachoeira. Pronto, amenizou geral.
O cansaço físico até que tenta nos derrubar, só que o cérebro, recarregado constantemente, está tão leve que logo arranjamos forças para encarar a trilhar novamente.


Fonte:  Reportagem reproduzida da Folhaonline pelo enviado especial  do jornal a Chapada Diamantina- Roberto Oliveira em 03.01.13

Economia: Governo do Peru também suspende importação da carne bovina brasileira


                                                               Foto: reprodução/google
O governo do Peru também suspendeu a importação de carne bovina brasileira, por temer contaminação do produto com o mal de vaca louca.
A embaixada do país confirmou a informação, nesta quinta-feira (3), e garantiu que a restrição se aplica ao comércio de animais vivos ou congelados de todo Brasil.
Em 7 de dezembro foi confirmada a ocorrência de um caso "não clássico" do mal de vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina, conhecida também como EEB) no Paraná.
Ontem, a secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, disse que o governo não descarta abrir contencioso na OMC (Organização Mundial do Comércio) para questionar as barreiras impostas à venda de carne bovina brasileira.
Segundo a secretária, as medidas são protecionistas.
"Se não há respaldo nas regras internacionais, que definem parâmetros sanitários para essa comercialização de carne bovina, essas barreiras são injustificáveis incompatíveis com normas da OMC e o governo avalia que medidas irá tomar."

RESTRIÇÕES

Nesta quinta-feira (3), o Ministério da Agricultura confirmou que adotam restrição contra a carne bovina brasileira o Japão, China, África do Sul, Arábia Saudita, Chile (apenas para farelos de osso e de carne), Jordânia (apenas carne do Paraná), Coreia do Sul e Taiwan.
Além destes países, o Líbano e o Peru também impuseram restrições. O governo brasileiro, no entanto, diz não ter recebido tais informações oficialmente.
No caso do Líbano, a restrição será apenas para produtos vindos do Paraná.
A restrição peruana será aplicada, inicialmente, por 90 dias, até que se prove que não há risco para este consumo. Informações da folhaonline. 

Irecê: Jornalista Daniel Pinto vai assumir a Comunicação do governo Luizinho Sobral


                                 O jornalista quando da entrega do prêmio em 2010 na Câmera Municipal de Salvador -Foto:Bocão News /reprodução


O jornalista Daniel Pinto será o secretario de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irecê.  Na atual estrutura, o setor de comunicação funciona como Departamento, mas o Prefeito Luizinho Sobral estará enviando projeto à Câmera Municipal dando status de secretaria. O jornalista  escolhido para secretario tem uma larga experiência, inclusive, já foi premiado pela Câmara Municipal de Salvador por melhor cobertura jornalística dos trabalhos da Casa, na  categoria internet,  quando trabalhava  pelo site Bocão News. Daniel Pinto recebeu o prêmio Jânio Lopo de Jornalismo, em sua 1ª edição, em 2010,  prêmio esse criado pelo Legislativo municipal em homenagem ao jornalista Jânio Lopo, morto em em 5 de março daquele ano, como forma de estimular a cobertura das atividades pela imprensa baiana.

Fonte:site do ex- vereador Théo Senna/Salvador

Bahia: Morre em Salvador o prof. Ubiratan Castro








Prof. Ubiratan Castro deixa um legado para a Bahia e o Brasil
O governador Jaques Wagner decretou luto oficial de três dias na Bahia a partir desta quinta-feira (3), pela Ubiratan Castro de Araújo. Ele morreu às 7h desta quinta-feira (3) em decorrência de uma infecção que se agravou nos últimos dias.

O professor, que exercia o cargo de diretor da Fundação Pedro Calmon, tinha 64 anos e era paciente renal crônico. Ele estava internado há dois meses no Hospital Espanhol, em Salvador. O velório ocorre na tarde desta quinta-feira (3), no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. O corpo será cremado na sexta-feira (4), às 10h, no cemitério Jardim da Saudade.

Em nota, o governador lamentou o falecimento do historiador: “Salvador e toda a Bahia perdem uma figura de grande importância para a cultura nacional. Ele nos deixa um legado inestimável de trabalho, dedicação e valorização da cultura baiana, tendo sido, também, um dos fundadores do Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO), ligado à Universidade Federal da Bahia”.

Ubiratan atuava no campo do ensino e da pesquisa em História, em especial da Bahia, e na área da gestão acadêmica e cultural, sempre atento às culturas negras. Ele era licenciado em história pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), mestre em história pela Universidade de Paris X - Nanterre, doutor em história pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, além de bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O professor assumiu a direção geral da Fundação Pedro Calmon em 2007. Ele lecionava na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e era membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a cadeira 33, cujo patrono é o poeta abolicionista Castro Alves. Ubiratan também foi presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN).

Em 2010, recebeu em Brasília a Comenda da Ordem Rio Branco - concedida a personalidades e autoridades que realizaram ações em benefício da sociedade. No primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o historiador trabalhou com o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, dirigindo a Fundação Cultural Palmares.

Entre os prêmios e títulos que recebeu, destacam-se: a Medalha do Bicentenário da Restauração Portuguesa da Academia Portuguesa de História, o Troféu Clementina de Jesus da União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Salvador. Ubiratan é autor dos livros "A Guerra da Bahia", "Salvador Era Assim - Memórias da Cidade e Sete Histórias de Negro", e "Histórias de Negro".

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução
Foto:Acervo Correio

Politica: Gov. Wagner pode coordenar campanha da reeleição de Dilma, diz site

                                          O governador pode coordenar a campanha de Dilma  no Nordeste em 2014 - Foto:google/reprodução


O governador da Bahia Jaques Wagner foi convidado pela presidente Dilma para coordenar sua campanha da reeleição em 2014 no Nordeste, segundo o site do jornalista Claudio Humberto. A   notícia está publicada da seguinte maneira:  Coordenador Oficial, " Segundo lideranças partidárias, Dilma teria convidado o governador Jaques Wagner para coordenar sua campanha no Nordeste em 2014."

A Presidente Dilma que passou  o Ano Novo na Base Naval de Aratu  em Salvador, segundo o mesmo site teria dito ao governador que está  “pronta para batalha” em 2014.  Dilma disse ainda que está confiante sobre manter espaço político no Nordeste e avançar em SP. 

Se confirmando esse convite  em 2014, o governador Wagner provalvelmente vai ter que se licenciar do governo do Estado para tal missão, o que deve aumentar o clima político nos bastidores da base aliada de Wagner, que além de nomes do próprio PT, tem nomes nos partidos aliados  que também desejam suceder o governador em 2014.

Fonte:Site Claudio Humberto.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Irecê: Apoio a Luizinho Sobral causa racha no PV


                                 João  Gonçalves também é membro da Executiva Estadual do PV-Foto:Pascoal Ferreira /Irecêrepórter/reprodução 
Mal assumiu o mandato, o Prefeito de Irecê Luizinho Sobral já  aumentou sua base de apoio na Câmera Municipal,  causando um racha  no Partido Verde (PV). O prefeito Luizinho elegeu seis candidatos das  quinze vagas do legislativo, sendo que no último 31/12/12,  já na coletiva concedida para o anuncio dos secretarios o Vereador Luciano Pereira(PV) eleito na coligação do candidato José das Virgens(PT) estava  presente  no ato, se confirmando o que se comentava na cidade sobre o apoio do mesmo ao prefeito eleito. 

Ainda, ontem (1)  um dos líderes da agremiação municipal e membro da Executiva Estadual, o ex-secretario de Meio  Ambiente João Gonçalves postou uma  nota em uma rede social em que dizia   “Trata-se de uma decisão dolorosa, pois dediquei bons anos da minha vida à construção de um projeto político alternativo para Irecê, através do qual sonhei estabelecer a confiança na política partidária a partir da participação dos mais diferentes segmentos sociais, dando total transparência aos atos partidários. Esta minha decisão ocorre em respeito a todos e todas que confiaram nas nossas propostas, nos nossos sonhos”, ou seja a "decisão dolorosa" que João se refere é pelo fato de sua disposição de deixar o partido.

 Em entrevista a um  site local, ele disse estar descontente com a atitude do partido que, segundo ele, tomou decisões sem consultar a quem deveria. “As decisões ora em curso, não foram postas em análise pelo colegiado partidário. Até maio de 2010, todas as nossas decisões eram transparentemente debatidas pelo coletivo, envolvendo candidatos que disputaram eleições e a comissão provisória. Isso não está ocorrendo, o que considero por demais temerário”, afirmou João.

Presidência da Câmera

O presidente municipal do Partido Verde (PV), Neno  Eduão, em contato com o site  Irecê Repórter  informou que está abandonando o partido. O principal motivo seria uma traição do vereador Luciano Pereira da Silva (eleito com 568 votos), que teria fechado um "acordo misterioso" com o prefeito  para não votar no colega de partido Rogério Amorim (Figueiredo)  na disputa pela presidência da Câmera.

Com o apoio do Vereador Luciano Silva, a base do Prefeito fechava com  sete  vereadores, contra oito da oposição, mas o que aconteceu na votação para a presidência, foi  que  o Vereador Joilton Alves da base governista obteve nove votos  contra  seis da candidatura do vereador Figueiredo do PV, pois  também votaram em Joilton, Valdereis(PSD) Gilvaci Martins(PSB) que se elegeram na base do ex- Prefeito José das Virgens. 

Votaram para a Presidência da Câmera em Joilton Alves, os vereadores Leo da Unibel,Toinho do Judó,Paulinho do Destak,  Expedito Moreira, Margarida, Valdereis  e Gilvaci Matias ,Luciano. Já em Figueiredo,  votaram os vereadores Tertinho, Celso Cambuí, Daniel, Celma  e Pascoal.

Como podemos observar, o Prefeito Luizinho começou confirmando a fama de um excelente articulador político.

Novos Prefeitos: Luizinho Sobral toma posse em Irecê


                                "Irecê terá orgulho do seu prefeito" disse Luizinho Sobral em seu discurso de posse ontem  - Foto:reprodução

O novo Prefeito de Irecê  Luiz Pimentel Sobral(Luizinho) 35 anos do PTN  e sua vice Isadora Lélis(PMDB)  tomaram posse ontem (1) na Câmera Municipal de Irecê que ficou lotada para a cerimônia. Em seu discurso,  Luizinho afirmou que Irecê  terá  "orgulho de seu prefeito". O prefeito disse ainda que que vai procurar o governo federal,estadual,deputados federais e estaduais, votados na região em busca de recursos para  o desenvolvimento  da cidade. Em sua fala final fez questão de citar os seus pais Luiz Sobral(falecido) que foi Prefeito e Deputado Estadual e sua mãe Ivone Sobral que chegou a ser candidata em 2000, perdendo a eleição à época para  Adalberto Lélis, que é esposo da recém empossada  vice-prefeita Isadora Lèlis. 

No último dia 31/12, Luizinho anunciou apenas os nomes de  4 secretarios para o inicio de sua gestão, para as secretarias de Saúde,Educação,Ação Social e Fazenda , onde afirmou que até o dia 07 anuncia o nome do secretario de infraestrutura e que as demais secretarias só após  oprojeto de  reforma adminsitrativa que enviará a Câmera municipal, com o objetivo de reduzir gastos da máquina pública.

Ausência

A ausência notada foi do Ex- Prefeito Adalberto Lélis, esposo da vice-prefeita Isadora Lélis, e como já era esperado não compareceram também os seis vereadores Celson Cambuí (PT), Daniel Araújo (PT), Pascoal Martins (PC do B), Celma  (PC do B), Tertinho (PTB), e Rogério Amorim (Figueiredo)do PV 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Novos Prefeitos: ACM Neto é empossado em Salvador




                                   ACM Neto(DEM) e profa. Celia Sacramento(PV) tomaram posse nessa  tarde para administrarem a 3ª capital do país -   

Eleitos em outubro de 2012 com mais de 700 mil votos, o prefeito ACM Neto (DEM) e a vice-prefeita, Célia Sacramento (PV), tomaram posse dos cargos em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Salvador, que ficou completamente lotada para o ato. O democrata substitui João Henrique (PP) depois de oito anos do pepista à frente da administração municipal.

Em seu discurso nas escadarias do Palácio Thomé de Souza, após assinar o termo de compromisso de posse na Câmara Municipal, o prefeito disse que não vai tolerar em hipótese alguma a corrupção. "Meu compromisso é com a transparência, com a ética e austeridade", disse para um público que lotou a Praça Municipal na tarde de hoje.
Como escreveu na carta aberta ao povo de Salvador nesta segunda-feira (31), o democrata destacou mais uma vez que vai precisar da participação da população para administrar a cidade. "Vou precisar do apoio de todos. Ninguém faz nada sozinho, muito menos administrar uma cidade do tamanho e da complexidade de Salvador".

Vereadores empossados

Além do prefeito e da vice, também foram empossados os 43 vereadores eleitos e reeleitos em 7 de outubro. A sessão solene na Câmara foi presidida pelo vereador reeleito Isnard Araújo (PR), que era o 2º vice-presidente da Câmara na última legislatura. A escolha obedece à hierarquia, já que os parlamentares que ocupavam a presidência e a vice-presidência da Casa até ontem, Pedro Godinho (PMDB) e Paulo Magalhães Junior (PSC), respectivamente, não conseguiram votos para a reeleição.
Dos 43 vereadores que tomaram posse hoje, 23 são estreantes na função. Apenas 19 dos atuais 41 membros da Câmara Municipal continuam no cargo. O petista Lessa completa o quadro. É que ele já havia sido vereador na década passada, quando militava no PSDB. Mesmo com a renovação da Casa, antigos vereadores conseguiram permanecer no cargo, como Odiosvaldo Vigas (PDT) e Alfredo Mangueira (PP), que serão empossados hoje pela sexta vez.
Veja o nome dos 43 vereadores que compõem a nova Câmara Muncipal:
A renovação da Câmara se reflete  no número de cadeiras que cada partido terá.  Cinco legendas das 20 que conseguiram colocar pelo menos um representante na Casa não tinham nenhum vereador no ano passado: Psol, DEM, PSL, PTB e PMN. O PTN aumentou sua cota, saltando de três para seis vereadores. O PMDB, que tinha seis cadeiras, só conseguiu duas. O PT permanece na liderança, com sete representantes.

PT
Waldir Pires
Suica
Arnando Lessa
Gilmar Santiago
J. Carlos Filho
Moisés Rocha
Henrique Carballal

PTN
Carlos Muniz
Alan Castro
Toinho Carolino
Geraldo Júnior
Kiki Bispo
Tiago Correia

PSB
Fabíola Mansur
Silvio Humberto

PV
Ana Rita Tavares
Marcell Moraes

PSC
Heber Santana
Alberto Braga

PMDB
Pedrinho Pepê
Alfredo Mangueira

PSD
Dr. David Rios
Duda Sanches

PRB
Tia Eron
Luiz Carlos

PSL
Trindade
Leandro Guerrilha

PP
Orlando Palhinha
Euvaldo Jorge

PCdoB
Aladilce de Souza
Everaldo Augusto

PSDB
Soldado Prisco
Paulo Câmara

Psol
Hilton Coelho

PR
Isnard Araújo

PRP
Alemão

PDT
Odiosvaldo Vigas

PPS
Joceval Rodrigues

PMN

Cátia Araújo

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução
Foto:reprodução/correiodaBahia

Economia: Taxas do Detran da Bahia estão mais caras em até 375%



                                          
O  Detran da Bahia  reabre amanhã(2) com novas taxas, até 375% mais caras que as praticadas em 2012. Esse é o caso de quem vai requerer reavaliação psicológica, por exemplo. O valor antigo era de R$ 20, mas amanhã já vai estar custando R$ 95. A selagem de placas quase também triplicou de preço: era R$ 8,10 e amanhã custará R$ 23. Os reajustes e a criação de novas taxas foram aprovados na Assembleia Legislativa no último dia 11 e, segundo o líder governista da Casa, José Neto (PT), a medida foi para recompor os cofres estaduais e equiparar os preços com outros estados do Nordeste. “A Bahia perdeu mais de R$ 750 milhões em função da política governamental da presidente Dilma, de desoneração de IPI, energia elétrica e por aí vai”, disse, na época.  Informações do Correio da Bahia.

Brasil: Aeroportos registram mais de 200 voos cancelados


                                       O aeroporto Antonio Carlos Jobim apresentou 10 cancelamentos-foto:reprodução

Passageiros de todo o Brasil começaram a retornar do feriado de Réveillon e, segundo Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 10h desta terça-feira, dos 786 voos domésticos programados, 31 (3,9%) sofreram atrasos e outros 194 (26,1%) foram cancelados. Entre os 68 voos internacionais em todo o País, dois (2,9%) sofreram atrasos e outros 13 (19,1%) foram cancelados. Ao todo, entre voos domésticos e internacionais, os aeroportos registram 207 cancelamentos.
Segundo o balanço divulgado pela Infraero, o aeroporto Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, apesentava 10 cancelamentos, o que representava 22,2% dos 45 voos programados. Já no aeroporto Santos Dumont, dos 50 voos programados, 24 (48%) foram cancelados e outros 6 (12%) estavam atrasados.

Em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas registrava 13 cancelamentos (21% dos 62 programados), e o de Guarulhos apresentava 12 (18,2% dos 66 previstos), além de dois (3%) voos atrasados. 
 
No interior de São Paulo, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, apresentou o maior número de voos cancelados segundo a Infraero. Até o horário, foram 27 partidas abortadas, o que representa 56,3% dos 48 voos programados.
 
Em Porto Alegre, o  Aeroporto Internacional Salgado Filho registrou nove cancelamentos, 30% dos 30 voos programados. 
 
Fonte:Portal terra

São Paulo: Cerca de 2 milhões acompanharam a virada de ano na Paulista

                                                               Foto: Eduardo Abizelli /reprodução folhapress

Cerca de 2 milhões de pessoas acompanharam o show da virada do ano na avenida Paulista em São Paulo. A estimativa é de Marcelo Flores, diretor da Playcorp, empresa responsável pela organização do evento.
O número inclui as pessoas que acompanham os shows e aquelas que ficaram apenas para assistir ao espetáculo dos fogos de artifício, segundo Flores. Muitas se aglomeraram até longe do palco, como nas avenidas Rebouças e Consolação.
De acordo com o organizador do evento, grande parte das pessoas começaram a chegar no evento às 19h e devem ficar na região até às 3h, quando os shows se encerram e a equipe de limpeza do evento entra em ação. A estimativa é que, com trabalho intenso, a avenida Paulista possa estar livre para trânsito normal às 8h desta terça-feira.
Flores também informou que o tema da virada do próximo ano será, provavelmente, a Copa do Mundo de 2014.

Fonte:Uol  notícias/reprodução

Brasil: Três apostas acertaram a Mega-Sena da Virada

Três apostas acertaram as seis dezenas do concurso 1.455 --a Mega-Sena da Virada, e vão dividir o prêmio recorde de R$ 244,7 milhões. Uma das apostas foi feita em Goiás e duas no Estado de São Paulo. Cada uma levará R$ 81.594.699,72.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, 1.368 bilhetes que acertaram a quina devem levar R$ 27.413,18 cada. Outras 113.258 apostas acertaram a quadra e levarão R$ 473,01 cada.
Os números sorteados na noite desta segunda (31) em São Paulo (SP) foram: 14 - 32 - 33 - 36 - 41 - 52.
As apostas começaram no dia 29 de novembro e foram encerradas às 14h de hoje. O prêmio, que é o maior já pago pelas loterias da Caixa em toda a sua história, ficou acima do valor esperado pela Caixa --de R$ 230 milhões.
Os bilhetes vendidos superaram as expectativas e arrecadaram R$ 640,5 milhões no total. São Paulo foi o Estado que teve maior arrecadação --R$ 202,5 milhões, seguido por Minas Gerais, que arrecadou R$ 76,1 milhões em apostas.

Fonte:uol notícias

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bahia: Estado reforça fama da "terra dos maiores absurdos" pelo jornalista Vitor Hugo Soares

Esse texto foi extraído do blog do jornalista Vitor Hugo Soares publicado no site do portal terra em 31/12/12. Vale a pena ler e refletir sobre o que o mesmo pontuou. Confira o texto.
 
 
 
 
Pode parecer óbvio ou repetitivo, mas diante de "Sua Excelência, o Fato" (sábia expressão cunhada por Ulysses Guimarães), não custa repetir: sei por experiência própria, pessoal e profissionalmente em décadas de jornalismo, que a Bahia é a terra dos absurdos mais inimagináveis, como dizia o antigo ex-governador e filósofo da política e da administração pública no Brasil, Octávio Mangabeira. Os anos passam e esta verdade não envelhece. Ao contrário, fica mais nítida a cada dia.
 
Um exemplo tão atual quanto emblemático: nesta última semana de 2012, a Folha de S.Paulo publicou reportagem na qual se revela que o prédio do Arquivo Público do Estado da Bahia, um dos mais importantes locais de pesquisa de documentos históricos sobre fatos e pessoas do Brasil, Portugal, África e América Latina (frequentado por estudiosos do mundo inteiro), está sem luz elétrica há quase três anos. Os pesquisadores disputam mesas próximas às janelas para aproveitar a luz natural e assim realizar suas pesquisas.
 
O texto é assinado pelo jovem correspondente Nelson Barros Neto, que em boa hora o diário paulista incumbiu de fazer a cobertura jornalística dos fatos relevantes na terra de Mangabeira. A reportagem da Folha é destas de causar estarrecimento se originária de outro lugar (foi tema de enorme interesse e causa de estupefação nas redes sociais, no Twitter principalmente).
 
Na terra do Descobrimento, no entanto, o mostrado na reportagem tem sido encarado como coisa rotineira. Sem importância ou motivo para preocupação. Isso a julgar pelo silêncio da “mídia baiana” diante do fato, e pela omissão e desinteresse das autoridades do governo do Estado e da prefeitura de Salvador, comandados respectivamente por Jaques Wagner (PT) e João Henrique de Barradas Carneiro. Este último, nos derradeiros dias de uma das administrações mais predatórias e desastrosas (contas reprovadas, denúncias e suspeitas de toda parte) na história da mais antiga capital do País.
 
Nos dias finais de 2012, vale transcrever, neste artigo semanal informativo e de opinião, um trecho expressivo da reportagem. Isso para que leitores e sociedade (e as autoridades federais responsáveis pela administração pública nas áreas de cultura e memória, igualmente omissas até aqui)  possam romper a escuridão e enxergar mais de perto o tamanho do absurdo e do desdém, diante da situação atual do Arquivo Público da Bahia, patrimônio valioso do Brasil:
 
"Hoje só há energia na sala de consulta – reduzida a nove mesas – e na direção. O arquivo ainda convive com goteiras, infiltrações e forro comprometido pela umidade, entre outros problemas constatados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em novembro".
 
"Construído no século 16, para ser morada de jesuítas, o espaço é tombado desde 1949. Guarda a memória da primeira capital brasileira, com o equivalente a 23 quilômetros de papéis e documentos raros, contemplados com o Diploma de Memória do Mundo pela Unesco (braço da ONU para a educação)."
 
"O arquivo, diz o historiador norte-americano Richard Graham, usuário do acervo, contém a 'base fundamental' da economia, da política e da sociedade brasileira nos últimos séculos. De acordo com o historiador João José Reis, o arquivo que serve de referência até para especialistas em história da África 'está morrendo de morte lenta, com perigo de morte súbita'".
 
 "As condições são as piores possíveis, até constrangedoras para a própria direção e pesquisadores estrangeiros, em lugares como o toalete'', diz Consuelo Sampaio (historiadora baiana), chefe do Centro de Memória da Bahia de 2003 a 2011. Segundo Sampaio, as inadequações já causaram perda de material, tanto que a instituição precisou recorrer à Universidade de Chicago (EUA) para obter cópia de documento do século 19 de seu próprio acervo".
 
Seria bom que a presidente Dilma Rousseff, que na sexta-feira (28) desembarcou na Base Naval de Aratu para descanso de fim de ano na magnífica e privativa praia baiana de Inema, tomasse conhecimento de mais este inqualificável e demorado "apagão".
 
 
Quer mais?
 
Quarta-Feira, 26, na última sessão do ano da Assembleia Legislativa da Bahia, Mesa Diretora e Plenário completos de parlamentares de todos os partidos – igualmente silenciosos ou cúmplices diante do descaso e escárnio sem tamanhos neste caso do Arquivo Público – resolveram contribuir com destaque digno de nota para a galeria de absurdos baianos em 2012.
 
Os deputados da ALBA votaram sonolenta e docilmente, durante a noite, um empréstimo de mais de R$ 1 bilhão para o governo petista de Jaques Wagner. Em seguida, aprovaram uma enxurrada de concessão de títulos de Cidadão Baiano, homenageando entre outros o deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) – de méritos contestáveis e pouco menos que um ilustre desconhecido da maioria da gente da terrinha, como diria Malvina, contestadora e digna personagem do romance Gabriela, de Jorge Amado, recentemente teledramatizado com sucesso pela TV Globo, com sucesso nacional.
 
Finalmente (há sempre um finalmente), os parlamentares, em inusitado “rasgo de coragem e independência”, votaram em maioria avassaladora contra uma proposta do deputado Luciano Simões (PMDB): a concessão de honra da cidadania baiana “por serviços prestados ao estado e ao País”, ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, relator do processo do Mensalão, negro como a maioria dos habitantes da capital da Bahia.
 
Durma-se com absurdos como estes, capazes de revirar na tumba os restos mortais de Octávio Mangabeira.
 
Ainda assim, votos de Feliz Ano Novo para todos.
 
Fonte:Vitor Hugo Soares é jornalista. E-mail: vitor_soares1@terra.com.br
publicado na portal terra   em 31/12/2012

Irecê: Incêndio destrói fabrica de estofados



                                    
                                                 fotos:Maria  Betânia /jornal informa -reprodução:facebook


Um incêndio em uma fábrica de estofados no início dessa segunda(31) em Irecê assustou  a população  da cidade nessa véspera de Ano Novo. O  fogo se  propagou a partir das 13h, atingindo residências vizinhas onde os moradores conseguiram retirar pertences as pressas. O galpão fica localizado na rua Nova Zelândia na periferia da cidade. Não se tem registro de nenhum ferido, a dificuldade maior para combater as chamas é que a cidade não tem uma unidade do Corpo de Bombeiros e com isso a  PM  e os moradores  foram que tiveram de combater as chamas que poderia serem vistas de vários pontos da cidade.

As causas do incêndio na fábrica só após a realização do trabalho da perícia técnica.

ENEM 2012: Nota mínima será de 450 pontos para o PROUNI



O MEC (Ministério da Educação) subiu a nota mínima necessária para obtenção de uma bolsa no Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece vagas em instituições particulares de ensino superior.
Para garantir o benefício, o candidato deverá marcar ao menos 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na média das cinco notas --até então, a nota de corte era de 400 pontos. Além disso, é obrigatório tirar nota diferente de zero na redação.
A mudança foi anunciada na portaria que regulamentará o processo seletivo no primeiro semestre de 2013, publicada no Diário Oficial hoje.
O processo de seleção do ProUni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. O estudante poderá fazer até duas opções de curso e de instituição no ato da inscrição.
O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Fonte:folhaonline/reprodução
imagem:google

Irecê: Luizinho Sobral anuncia apenas 4 secretarios


                    
           Kátia já foi secretaria na gestão do ex-prefeito Joaci Dourado e exerceu a mesma função em Eunapólis e Porto Seguro  no extremo sul do Estado - foto:reprodução/google               
                                                                              
Após muita especulação  de nomes que iriam compor o futuro governo municipal, o prefeito eleito de Irecê Luiz Pimentel Sobral (Luizinho)  anunciou nessa segunda-feira(31) os nomes dos secretarios que irão iniciar o seu governo, o anuncio foi feito na presença de cinco  vereadores eleitos pela coligação e correligionários. Luizinho disse que  há necessidade da redução de secretarias para a máquina funcionar  melhor. A novidade politica foi a presença do vereador eleito pelo PV Luciano(que apoiou Zé das |Virgens na campanha)  que antes mesmo de assumir o mandato vai para a base do Prefeito Luizinho. Os 4  nomes anunciados são:


Sec. Educação: Cynthia Salum Dourado

Sec. Saúde:  Kátia Nunes Barreto

Sec. Fazenda: Lúcio Gomes Barros

Desenvolvimento Social:  Auridete Lima Barreto

Insfraestrutura: Vai ser divulgado até a próxima segunda, disse Luizinho.


O prefeito eleito anunciou  que enviará a Câmera de Vereadores projeto de reforma administrativa para  permitir a redução de secretarias e outras medidas necessárias a gestão segundo o mesmo.

A posse do  novo Prefeito será realizada  amanhã(1) na Câmera de Vereadores às 15h.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Bahia: Acidente mata 02 funcionários da UESB e uma criança na BR -101

                                                             Foto:Ubaitaba urgente/reprodução
Um acidente entre três veículos na BR-101 resultou na morte de três pessoas no município de Aurelino Leal, no sul baiano, na manhã deste sábado (29). Entre as vítimas estava uma criança. As outras duas pessoas, Dalva Oliveira Santos e  Fábio Sebadelhe dos Santos eram funcionários da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) Campus Jequié e se dirigiam a Porto Seguro. De acordo com informações do Blog do Anderson, o velório foi realizado no Auditório Wally Salomão, no campus de Jequié, e os corpos foram enterrados na tarde deste domingo (30). A instituição educacional decretou luto oficial de três dias.

Fonte:BN c/ correções

Bahia: Agências bancárias que foram assaltadas no interior continuam sem atendimento ao público



                             A agência do BB de Uibaí(36 km) de  Irecê também foi alvo de bandidos no início da madrugada do dia 28/12(sexta-feira)-Foto:reprodução

A população de oito municípios baianos está sem serviços bancários depois que ladrões roubaram agências ou postos de atendimentos. Na última semana, o CORREIO ligou para 20 cidades que tiveram bancos roubados este ano e identificou onde os serviços bancários foram suspensos após os assaltos.

Um dos casos é o distrito de Salobro, em Canarana, a 477 quilômetros de Salvador, onde a agência foi roubada em fevereiro. Dez meses depois, o serviço bancário da cidade de 25 mil habitantes ainda não foi reestabelecido.

Com o fechamento das agências, os moradores precisam se deslocar para cidades vizinhas para realizar atividades simples, como saques e depósitos. Em Canarana, além da agência do distrito de Salobro, o posto de atendimento bancário do centro da cidade também está fechado. O local tinha sido assaltado em agosto e em novembro deixou de fazer o atendimento após ter um funcionário feito refém em outro assalto.

Na ocasião, a vítima foi libertada com o pagamento do resgate. “Hoje, o banco não faz nenhuma atividade que envolve numerário. Fazemos apenas a entrega de cartões e senhas dos clientes”, declara um funcionário da agência.

Diante da situação, André Luís Nascimento Motta, gerente de uma concessionária de motos, acompanha mensalmente o pai, de 68 anos, a cidades próximas. “Tem aumentado, e muito, o número de pessoas assaltadas no trajeto para outras cidades. Os idosos são o alvo preferencial dos bandidos. Eles sabem que a maioria das pessoas com mais idade é responsável pelo sustento de algumas famílias”.

Riscos
Em Barra do Mendes, a 630 quilômetros da capital, bandidos chegaram estourando a tiros os vidros da agência, levando pânico aos funcionários e clientes, no dia 3 deste mês. Depois, esvaziaram os caixas e os terminais eletrônicos. Na fuga, colocaram um dos reféns amarrados no capô de um dos veículos usados pelos assaltantes.

“Nós temos que recorrer às agências de Irecê e de Ibititá se quisermos fazer saques ou depósitos em dinheiro. Nesse trajeto, corremos o risco de sermos assaltados. Isso porque os bandidos dessas regiões sabem que o fluxo de saques no final do mês quase que triplica”, conta a estudante Verônica Braga e Silva, 27.

Os comerciantes das cidades que estão sem os serviços bancários reclamam dos prejuízos. “Anteriormente, tínhamos um comércio frenético, que nem parava na hora do almoço. Hoje, as lojas fecham às 11h e reabrem às 14h”, declara Hilderlei Martins, 30, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salobro, distrito de Canarana.

Segundo ele, sem a agência bancária, o comércio local enfraqueceu de tal forma que muitos estabelecimentos demitiram nos últimos meses, em vez de contratar para o final de ano. “A queda no faturamento foi muito grande. De 30% a 50%”, declara.

Bancos
Na sexta-feira, o  Banco do Brasil de Iraquara, na Chapada Diamantina, foi reaberto nove meses depois que ladrões destruíram a agência com tiros. A de São Miguel das Matas, no Recôncavo, foi reaberta na quarta passada, oito dias após o assalto.

Das oito agências assaltadas que ainda estão fechadas, sete  são do Banco do Brasil e uma do Bradesco. O BB disse, em nota, que “em parceria com as prefeituras municipais e as autoridades policiais, vem buscando viabilizar as condições necessárias para a reabertura e funcionamento das agências de forma a garantir a segurança dos clientes e funcionários”.

O Banco do Brasil informa, porém, que o posto de atendimento eletrônico de Salobro não será mais reaberto. Além disso, não há  previsão de abertura das outras  unidades  bancárias nas outras cidades. Nelas, o BB recomenda que os clientes utilizem o Banco Postal (nos Correios) e casas  lotéricas, além de agências nas cidades vizinhas. 

Já o Bradesco garante que o posto de atendimento de Itaguaçu deve ser reaberto até o final do mês de janeiro.
Agências inoperantes

Mundo Novo
Banco do Brasil, fechada desde 4/12; foi atacada por homens fortemente armados.
Itaguaçu
Banco Bradesco, fechado desde 24/12, quando ladrões explodiram os caixas eletrônicos.

Santa Bárbara
Banco do Brasil, fechada desde 5/9,  quando o bando de assaltantes incendiou a agência após o roubo.

Barra do Mendes
Banco do Brasil, fechada desde 3/12, quando cinco ladrões roubaram a agência.

Ibirapitanga
Banco do Brasil, fechada desde 29/11 , quando 12 homens atacaram o banco.

Cafarnaum

Banco do Brasil, fechada desde  30/4, quando seis ladrões explodiram  o caixa eletrônico.

Canarana
Banco do Brasil, fechada desde 5/11 depois que um funcionário foi sequestrado.
Salobro  Banco do Brasil, fechada desde 8/2.
Polícia diz que bancos não têm interesse em reforçar segurança

O coronel Antônio Ferreira Fontes, comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, reconhece que o efetivo atual da corporação no interior do estado é insuficiente para garantir a proteção da população, mas pontua que os bancos não têm interesse de reforçar a segurança.

“Os bancos alegam que para colocar à disposição uma quantia menor de dinheiro terão que reabastecer mais vezes e isso tem um custo pra eles. O gerente tem acesso ao dinheiro do cofre de meia em meia hora. É por isso que os bandidos estão fazendo refém o gerente na porta de casa”, declara o coronel.

Segundo Fontes, a PM trabalha desenvolvendo operações diárias, que são intensificadas entre os dia 25 e o dia 10 de todo mês.

Já o coordenador do Grupo de Apoio ao Combate a Crimes contra Instituições Financeiras (Gacif) da Polícia Civil, delegado Daniel Pinheiro, disse que, no início do ano que vem, o grupo será estendido para cidades como Jacobina, Seabra, Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana. De acordo com ele, o Gacif já prendeu 86 integrantes de quadrilhas de assaltantes de bancos; outros 31 foram mortos em confronto; 11 bandos desarticulados, além de apreendidas 484 unidades de explosivos e 74 armas.

Fonte:CorreiodaBahia/ reprodução