• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de outubro de 2009

Copa Sub-20: Brasil perde a final para Gana


A Seleção Brasileira Sub-20 decidiu a final do mundial do Egito na tarde desta sexta-feira e, na disputa de Pênaltis, perdeu para a seleção de Gana por 4 x 3 nas cobranças alternadas. Depois de uma partida sem gols nos dois tempos regulamentares, o Brasil perdeu três cobranças seguidas, anulando o mérito do goleiro Rafael, que havia defendido duas cobranças dos africanos.
Fonte:Bn
Foto:ag. Efe

Eleições 2010: Presidente Lula elogia Geddel

Mesmo com o clima de guerra eleitoral entre PT e PMDB na Bahia, mais uma vez o presidente Lula se utilizou do seu poder articulista para massagear o ego de um dos seus aliados. Nesta sexta-feira (16), durante a visita às obras de concretagem do Eixo Norte do Projeto São Francisco, em Cabrobó, no sertão pernambucano, ele fez questão de elogiar o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, responsável pela execução dos trabalhos. Tanto o líder nacional, quanto a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão do Palácio do Planalto, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que também pode disputar o cargo, destacaram o dinamismo do titular da pasta. O esforço de Lula tem sido no sentido de manter a união com o PMDB em todo o país, sobretudo nos estados onde há tensionamento, como a Bahia, para garantir a vitória no pleito. Geddel quer construir o segundo palanque para o candidato a presidente do PT no território baiano, enquanto o atual governador Jaques Wagner, que tentará a reeleição, quer uma interferência superior para demovê-lo da ideia. Enquanto as fichas de aposta puderem ser alçadas à mesa, o presidente tenta manter a sua equipe motivada. Só em 2010 veremos onde as articulações irão aportar.
Fonte:Bn
Foto:Divulgação

Curso de Pedagogia Uneb Irecê: 1º momento da Disciplina Avaliação em Educação

Quem Sou Eu?
1966, início do mês de abril, meus pais residiam no povoado chamado Eunápolis, hoje uma das próspera e perigosa cidade do extremo sul da Bahia. Meu pai trabalhava no DERBA- Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia, quando da construção da BR-101(litoral) que liga o Nordeste ao Sul do país. Sem hospital, posto de saúde, as crianças tinham que nascer mesmo era nos lares, e como o casal estavam esperando o 1º filho dos cinco que tiveram, e por estar longe dos familiares, meu pai muito preocupado se preveniu e com algum tempo de antecedência levou minha mãe para a cidade de Jequié - sudoeste do estado distante 400 km, e como a estrada era de chão, em dois dias de viagem num jipe foi quanto gastaram para chegar ao destino, ou seja na casa de uma irmã de minha mãe, chamada Janice,onde no ida 23 de abril nasci de parto normal na residência da mesma e com toda assistência possível para aquela época.
Criança: Lembranças da Primeira Avaliação:

Uma infância normal, como filho de um funcionário público e uma senhora do lar tive meu primeiro contato com as letras em 1971, na cidade de Ilhéus, sul da Bahia através de uma professora chamada Juscélia que ensinava, ou melhor, alfabetizava crianças na sua casa através de pagamentos mensais feitos pelos pais. 1972 fui alfabetizado pela mesma. Em 1973, meu pai se desligou do Derba e foi para a iniciativa privada e recorde-me que alguns dos seus colegas o chamaram de “Louco” por abandonar um emprego público com família para cuidar, já que nesse ano a família já tinha 04 filhos, mas o mesmo não deu ouvido e saiu, foi trabalhar numa empresa de Construção de Estradas chamada MM ROCHA, onde seu proprietário era o padrinho de minha irmã, e fomos para a cidade de Campo Grande, hoje capital do Mato Grosso do Sul, ficamos um ano, pois no início de 1974, fomos para o estado de Goiás, mais precisamente numa cidade chamada Cristalina, numa obra de construção de rodovia que ligava a cidade a capital do País, já que a cidade ficava mais perto de Brasília de que Goiânia, e devido essa proximidade pude conhecer com 08 anos a capital federal, sonho que muitos brasileiros ainda alimentam até os nossos dias. Mas em março de 1974 retornamos a Bahia, desta feita para a cidade de Itabuna e posteriormente a cidade de Ilhéus, no segundo semestre, fui para a escola chamada Grupo Escolar Estado do Ceará, numa homenagem ao professor fundador da mesma que era um Cearense muito respeitado na cidade de Ilhéus na época, e para dar continuidade aos estudos, teria que fazer um teste de leitura, já que na época tinha aquela “avaliação semestral”, se assim posso chamar de 1º ano forte/fraco.....para se mudar de série, e iniciei meu teste bem, começando bem a leitura, mas fiquei ansioso com aquela diretora professora Marize Ferraz, uma senhora com uma voz e personalidade forte, imagine a postura de uma diretora naquela época, e pedir no teste e fiquei na sala da 1ª série “fraco”, só que nos primeiros dias de aula, a professora Maria Helena, como posso esquecer aquela voz meiga,educada, falou com minha mãe que iria conversar com a diretora e dizer que eu lia muito bem, e não podia continuar no 1º ano “fraco” e fez isso e terminei o segundo semestre daquele ano no primeira “forte”, graças a professora Maria Helena. 1975 a 1976 fiz a segunda e terceira série no mesmo colégio.
Em 1977, mais uma mudança na vida da família, fomos morar na vizinha cidade de Itabuna, 30 minutos de Ilhéus, e ingressei na escola municipal do bairro de Fátima de Itabuna, e conclui a quarta série.
Vale registrar que como estamos num processo de formação, é preciso, e fui tentar descobrir, qual era o perfil do profissional, assim ESCOBAR (2006, pag. 01) afirma:

“ A lei de Diretrizes e Bases da Educação, Seção II, referindo-se à Educação Infantil, traz os artigos 29º,30º e 31º, serviu com o fundamento legal para a mudança no conceito de Educação Infantil, e para tal operacionalização, a formação da docência atingiu novos de qualificação. A escola, como “instituição”, enfrenta o desafio de lidar com este novo perfil de professores, num contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma”(ESCOBAR, 2006, pag.01)

A professora ainda afirma também que “é provável que as novas gerações nem possam dar-se conta, mas até recentemente a criança em nosso país não era encarada como cidadã, como um sujeito de direitos garantidos. Até o final da década de noventa, havia um discurso que falava da necessidade de creches e pré-escolas, mas o atendimento não era obrigatório por parte das instituições públicas”. Na consideração final de seu artigo ela diz:
“A história do atendimento à infância brasileira nos remete a um tempo em que trabalhar com criança era algo a ser feito de qualquer maneira, ou por qualquer profissional, desde que fosse mulher e tivesse um jeito para lidar com criança”. E foi esse perfil de profissional que fiz a primeira parte da educação básica em minha vida.
Nota: Atividade apresentada ao Prof.Mácio Machado, da Disciplina Avaliação em Educação do
4º semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia,Campus XVI-Irecê-Ba.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Brasil: Lula afirma que transposição foi pensada há 200 anos

Nesta quarta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso referente à obra de revitalização do Rio São Francisco, em Buritizeiro (MG), declarou, segundo ele, que a obra foi pensada “há 200 anos”. Estavam presentes também a ministra da Casa Civil, Dilma Russef e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. A maratona, que tem o intuito de vistoriar as cidades que serão beneficiadas com a obra, vai até o dia 16. “Essa obra foi pensada em 1847, ainda no tempo em que Dom Pedro era imperador brasileiro. Quase 200 anos depois, não conseguiu andar pra frente porque nós tivemos muitos governantes de duas caras, que prometiam fazer a obra em um estado e não faziam”, disse.
Fonte:Tiago Melo-Bn
Foto:Blog do Noblat

Eliminatórias Copa 2010: Brasil fica no empate com a Venezuela

A Seleção Brasileira não conseguiu passar de um empate sem gols com a eliminada Venezuela nesta quarta-feira, 14, em sua última partida nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, completando a segunda partida consecutiva sem vitória.
Já classificada por antecipação, a equipe do técnico Dunga teve um primeiro tempo morno no jogo disputado em Campo Grande (MS) e parou na trave em duas oportunidades na etapa final, com Gilberto Silva após cobrança de escanteio e Kaká em linda jogada individual nos últimos minutos.
Quando o zagueiro Miranda foi expulso aos 12 minutos da etapa final, por acertar uma cotovelada em Maldonado numa disputa de bola, o Brasil ficou ainda mais distante de conseguir movimentar o marcador, apesar de algumas finalizações perigosas de Luis Fabiano.
O resultado representa o segundo tropeço consecutivo da Seleção, que no fim de semana foi derrotada por 2 x 1 pela Bolívia na altitude de La Paz, encerrando uma invencibilidade que durava 19 jogos.
Com o empate, o Brasil chegou aos 34 pontos em 18 jogos (9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas) e assegurou o primeiro lugar da América do Sul, ante 33 do Paraguai (terceiro colocado), que perdeu por 2 a 0 para a eliminada Colômbia, em casa.
O Chile também já estava classificado, bateu o Equador por 1 a 0 e ficou em segundo, enquanto a Argentina ficou com a última vaga direta ao vencer o Uruguai por 1 x 0 fora de casa. Os uruguaios vão para a repescagem contra a Costa Rica, quarta colocada do hexagonal final da Concacaf.
O empate sem gols do Brasil relembrou o pior momento encarado pela Seleção Brasileira nas eliminatórias, no ano passado, quando empatou três partidas seguidas em casa por 0 x 0 contra Argentina, Colômbia e Bolívia.
No entanto, a sorte da equipe mudou este ano e a vaga na Copa da África do Sul foi conquistada com três rodadas de antecedência, graças à vitória por 3 x 1 contra a Argentina, fora de casa, no mês passado.
O jogo - Contra os venezuelanos, o Brasil passou o primeiro tempo inteiro praticamente sem conseguir ameaçar o gol adversário, em parte porque Kaká ficou sobrecarregado na armação de jogadas em um meio-campo formado por três volantes - Gilberto Silva, Lucas e Ramires.
Na etapa final, com Ramires ajudando mais no ataque, surgiram as melhores chances do Brasil, especialmente com Luis Fabiano, mas o goleiro Renny Vega não chegou a ser realmente ameaçado.
Ainda antes da expulsão de Miranda, Gilberto Silva subiu mais que a marcação numa cobrança de escanteio e acertou o pé da trave esquerda numa cabeçada firme. A melhor oportunidade saiu já nos acréscimos, numa bonita jogada individual de Kaká pela esquerda em que ele acertou a trave num chute cruzado.
Por outro lado, a Venezuela não ameaçou, apesar de ter jogador boa parte da etapa final com um jogador a mais depois do cartão vermelho recebido por Miranda, que estará suspenso do primeiro jogo do Brasil do Mundial de 2010 caso seja convocado.

BRASIL 0 X 0 VENEZUELA


Brasil - Júlio César; Maicon, Luisão, Miranda e Filipe Luis (Alex); Gilberto Silva, Lucas, Ramires (Elano) e Kaká; Nilmar e Luis Fabiano (Diego Tardelli). Técnico: Dunga.
Venezuela - Vega; Chacón, Vizcarrondo, Rey e Granados; Lucena, Di Giorgi, Rincón (Seijas) e Arango (Fedor); Moreno (Rondón) e Maldonado. Técnico: César Farías.
Local: Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande (MS).Árbitro: Victor Carrillo (Peru).Assistentes: César Escano e Luis Abaddie (Peru).
Público: 23.746 pagantes.Renda: R$ 2.562.925,00.
Cartões amarelos: Luis Fabiano e Luisão (Brasil)
Chacon, Granados e Vizcarrondo (Venezuela).
Cartão vermelho: Miranda (Brasil).

Fonte:atardeonline
Foto:EFE

Em Salvador: Governo lança edital para a nova Fonte Nova

O Governo da Bahia concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira (15) para apresentar o Edital de Licitação para contratação da empresa que fará a reconstrução do Estádio Octavio Mangabeira. A nova Fonte Nova será erguida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, que também será responsável pela gestão da operação e manutenção. O Aviso de Concorrência Internacional será publicado nesta quinta nos diários oficiais do Estado e União.
Fonte:Bahianotícias
Foto:BN

Economia: Ministro diz que restituições do IR serão pagas ainda esse ano

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que determinou que todas as restituições de Imposto de Renda Pessoa Física 2009 (IRPF-2009) sejam pagas este ano. Segundo ele, o lote de dezembro será reforçado para que ninguém que esteja sem pendências fique sem receber os recursos pagos a mais ao Fisco no ano passado. Segundo Mantega, o reforço no último lote do IRPF ocorrerá porque o governo espera que as receitas se recuperem no fim do ano. O ministro disse que já há sinais de melhora na arrecadação neste mês de outubro. Mantega disse ainda que, para 2010, ficarão retidas apenas declarações pegas na malha fina ou com alguma pendência. Antes, o governo planejava pagar no ano que vem parte das restituições, mesmo que não houvesse qualquer problema na declaração. Mantega disse que não houve represamento de restituições e, sim, um ajuste dos pagamentos à disponibilidade de receitas, que caíram por conta da crise internacional. "O governo não ganha nada em segurar as restituições, já que paga a taxa Selic (taxa básica de juros da economia) para os contribuintes. O que ocorreu foi uma diminuição das disponibilidades em 2009", afirmou o ministro. Ele não considera que houve um erro político por parte da equipe econômica ao segurar as liberações do IRPF.
Fonte:ag.estado
Foto:BN

domingo, 11 de outubro de 2009

Bahia: Previsão de chuvas para todo o estado no feriado

Quem esperava curtir muito sol neste feriadão, pode esquecer a ideia. A previsão do Instituto Nacional de Metereologia (INMET) para toda a Bahia nos próximos dois dias é de chuva. Segundo dados do orgão, o tempo em Salvador neste domingo (11) deve ser nublado com pancadas de chuva. Condições semelhantes são previstas na região Cacaueira, na Chapada e na região do São Francisco, onde são aguardadas chuva e trovoada. No Oeste do estado e no Recôncavo, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva. Em Salvador, já foram registradas 23 solicitações pela Defesa Civil (Codesal), entre desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra. A Transalvador já registrou 25 acidentes até o momento.
Fonte:Bahianotícias
Foto:atarde

ENEM 2009: Acusado de roubar provas diz que "ajudou os alunos"



O corretor de imóveis Felipe Pradella, apontado pela Polícia Federal como o mentor do furto da prova do Enem, disse à revista Época desta semana que "ajudou os alunos" ao provocar o cancelamento das provas, que foram remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. "Eu ajudei os alunos. Se fosse depois da prova, do que ia adiantar? Um monte de gente ia passar por uma fraude. Mas não foi esse mérito que eu ganhei", afirmou. Ele aproveitou a oportunidade para acusar a organização do exame de não oferecer uma segurança rígida o suficiente em torno dos arquivos das provas. Segundo Felipe, que foi contratado temporariamente como conferente das provas por uma das empresas responsáveis pela produção e aplicação do Enem, "todo mundo" tinha acesso às provas. "A instrução é que não podia entrar com celular. E muitas vezes eu mesmo esqueci e entrei, atendia lá dentro, normal. Às vezes, eu até falava [para colegas] que não era para ficar atendendo celular toda hora", declarou.
Fonte:Bahianotícias