• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 21 de dezembro de 2019

Bahia: Confira os horários de funcionamento do SAC no Natal e Ano Novo


A Rede SAC possui 76 unidades de atendimento | Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE - Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE
imagem:reprodução

As unidades de atendimento da Rede SAC de toda a Bahia terão horário de funcionamento especial durante o feriado de Natal e Ano Novo.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), na próxima segunda-feira, 23, os postos de Salvador, região metropolitana e interior terão funcionamento normal. Já na terça, 24, os postos da capital e RMS seguem abertos até as 14h, exceto Simões Filho, que estará fechado, seguindo o horário do shopping.
Entre os postos do interior, o funcionamento é normal, exceto Conquista II, Feira II, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas, que atendem até as 14h.
Nos dias 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2020, toda a Rede SAC, incluindo os Pontos SAC, ficam fechados. Já na segunda, 30, o funcionamento é normal nos postos da capital, RMS e interior.
Os 36 Pontos SAC, unidades compactas da rede situadas em municípios que não possuem posto SAC, não funcionam nos dias 25 e 31 de dezembro e nem 1º de janeiro. Quanto aos outros dias, seguem determinações de decretos municipais sobre o funcionamento no período de festas de final de ano.

Monumento à Cidade de Salvador será reconstruído no mesmo local, diz fundação


[Monumento à Cidade de Salvador será reconstruído no mesmo local]
foto:reprodução
O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, afirmou ao BNews, na tarde deste sábado (21), que o Monumento à Cidade de Salvador, idealizado por Mário Cravo, será reconstruído. Guerreiro informou que a decisão do prefeito ACM Neto já foi comunicada.
Ele ainda lamentou o episódio. “É extremamente lamentável o ocorrido, pois é um monumento que está no consciente coletivo de todos. Já estamos tentando contato com a família de Mário Cravo para conseguir o projeto original, pois o prefeito ACM Neto já comunicou que vai reconstruir o monumento nos mesmos moldes e local”, asseverou.
O valor da obra e o prazo de início e término não foram apontados. “Só teremos uma avaliação melhor a partir da segunda-feira”, acrescentou Guerreiro.
Moradores de rua e usuários de drogas podem ter causado o incêndio no Monumento. Segundo o Corpo de Bombeiros, a alta temperatura na cidade pode ter contribuído para a rápida propagação das chamas.
fonte:BNews/21/12/19 - 17h:40min.

Salvador: Monumento à cidade sofre com incêndio neste sábado

Foto: Reprodução / Leitor BN
Um incêndio afeta neste sábado (21) o Monumento à Cidade de Salvador, que fica na praça Visconde de Cairu no bairro do Comércio. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe já está no local para apagar as chamas.

A obra de Mário Cravo é de 1970 e está localizada em frente ao 2º Distrito Naval de Salvador. Com 16 metros de altura a peça foi feita com fibra de vidro e metal. 

Os bombeiros não tem a informação de como o incêndio teve início,

Vídeo incorporado

fonte:BN

Bebianno diz que pessoa próxima a Bolsonaro tentou sequestrar jornalista do Globo

Bebianno.jpg
Gustavo Bebianno e Jair Bolsonaro, os ex-amigos, no estúdio do programa Roda Viva, da TV Cultura, em julho de 2018 (Reprodução: Instagram/Gustavo Bebianno)
Ex-bolsonarista de primeira hora, Gustavo Bebianno foi Secretário-Geral da Presidência entre janeiro e fevereiro deste ano. Antes isso, entre março e outubro de 2018, foi presidente nacional do PSL, o antigo partido de Jair Bolsonaro.
Ele rompeu com o governo Bolsonaro em 18/II. Pediu as contas após ser chamado de mentiroso pelo Carluxo, o filho 02 do Jair Messias.
Bebianno, agora, é tucano: filiou-se ao PSDB no dia 1o/XII, em cerimônia que contou com a presença de João Doria, o ex-prefake e ex-Bolsodoria.
Nesta sexta-feira 20/XII, Gustavo Bebianno concedeu entrevista à rádio Jovem Pan, de São Paulo.
O ex-ministro afirmou possuir um vasto material que pode prejudicar o presidente Jair Bolsonaro: "Se o presidente acha que eu tenho medo dele, ele está enganado. Eu sou tão ou mais homem que ele. Tenho um material, sim, e fora do Brasil".
Ele continuou: "o presidente é uma pessoa que tem muitos laços com policias bons e ruins do Rio de Janeiro. Me sinto vulnerável e sob risco constante".
Bebianno também disse que Bolsonaro "não tem equilíbrio mental para comandar um país""é um caso de insanidade mental gravíssimo, vou trabalhar pela interdição dele", afirmou
Em seguida, Bebianno fez uma acusação grave.
De acordo com o ex-ministro, uma pessoa próxima a Jair Bolsonaro tentou sequestrar o jornalista Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo.
"O presidente parece que escolhe a dedo pessoas perigosas. Há uma pessoa muito próxima a ele que recentemente tentou sequestrar um jornalista do Globo. Pegou o jornalista Lauro Jardim na saída de um restaurante em São Paulo e tentou enfiar o Lauro Jardim dentro de um automóvel, uma coisa meio forçada. O Lauro ficou muito nervoso, muito preocupado", disse Bebianno.
O ex-ministro, entretanto, não apresentou qualquer prova que sustente tal acusação - nem revelou quem seria o suposto sequestrador.
Assista:

Reprodução: Jovem Pan

Brasil: Dono da Havan critica obrigação de instalar piso tátil para cegos em loja

Dono da Havan critica obrigação de instalar piso tátil para cegos em loja
Foto: Reprodução
O empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, publicou um vídeo em suas redes sociais na madrugada desta sexta-feira (20) em que critica a obrigação de ter de colocar piso tátil e de disponibilizar cadeira de rodas automática em loja na cidade de Chapecó (SC).


Em um vídeo de 16 minutos, que foi visualizado 520 mil vezes na página do empresário no Facebook, Hang critica a exigência, que chama de burocracia. A Havan inaugurou sua terceira loja na cidade nesta sexta.



"A prefeitura de Chapecó conseguiu ultrapassar o ridículo. Olha só essa loja linda, maravilhosa. Cheguei aqui na porta e coloca isso aqui", afirmou, mostrando o piso tátil à câmera.



Segundo ele, o piso "leva o nada ao lugar nenhum". Em um trecho, o empresário aponta para o piso e diz: "olha que coisa feia. É a única loja do Brasil com essa porcaria que não vale nada."



O piso forma um retângulo logo na entrada da unidade da Havan. Para Hang, "é como se um cego ficasse andando em voltas, para lá e para cá, para lá e para cá".



"Agora, o cego tenho certeza que vai vir com alguém ou se chegar aqui nós vamos dar atenção para eles. Não precisa botar aquele negócio para ele ficar que nem uma galinha tonta. É um absurdo."



O empresário ainda criticou a exigência da colocação de placas indicativas para vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência.



"Em qualquer lugar do mundo tem vagas para deficiente. Aqui, os populistas aranjaram vaga para deficiente e para idoso. E aqui, em Chapecó, conseguiram piorar. Olha só que absurdo (...). Tenho que colocar essas placas aqui ó, de 2,5 metros [para sinalizar as vagas] na frente da loja. Em qualquer lugar do mundo, você faz uma vaga para deficiente e coloca uma marcação no solo."



No vídeo e, posteriormente, à reportagem, Hang afirmou que a exigência do piso tátil em calçadas foi aprovada por influência de um vendedor de pisos que conheceu em Porto União, no Paraná.



"Inaugurei a minha loja de Porto União e lá o vendedor de piso tátil disse que ele e mais um professor da PUC-PR colocaram a lei. Um vendedor de piso conseguiu aprovar uma lei para que fosse obrigado colocar essa porcaria que não leva nada a lugar nenhum."



As declarações despertaram manifestações de apoio e de crítica à postura de Hang. Entre os críticos, estão pessoas com deficiência que disseram considerar as manifestações desrespeitosas.



À reportagem, Hang afirmou que suas lojas são acessíveis e que as críticas foram a exigências burocráticas.



"Não acho justo é obrigar um comerciante a comprar uma cadeira de rodas elétrica. É obrigatório em Chapecó. Sou contra piso tátil onde não tem necessidade de usar. As nossas lojas são as mais acessíveis do Brasil. Tenho 140 lojas e ninguém reclama delas. Essa, por exemplo [a unidade recém-inaugurada ], tem um andar só, tudo no nível da rua, com corredores de quatro metros."

fonte:Folhapress -21/12/19

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Mulungu do Morro: Bandidos explodem caixa-eletrônico e atiram em viatura da PM

Ao menos seis bandidos ligados a facção Bonde do Maluco (BDM) explodiram um caixa eletrônico de um terminal de autoatendimento do Bradesco de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, na madrugada desta quinta-feira (19).
Na fuga, os bandidos, que estavam numa caminhonete branca, atiraram em uma viatura da Polícia Militar estacionada nas proximidades do terminal, no centro da cidade. O ataque à viatura foi flagrado por uma câmera de segurança.
De acordo com o delegado Almir Fernandes, coordenador da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), sediada em Irecê e com abrangência em Mulungu do Morro, ainda não se sabe a quantia que os bandidos levaram.
Até o final da manhã desta sexta-feira ninguém havia sido preso. “Estamos com reforço policial na região e o Draco [Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado], em busca dos bandidos”, disse o delegado.
De acordo com a Polícia Civil, esse foi o único ataque a banco esse mês. No ano, segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, foram 31 ocorrências envolvendo bancos, entre explosões, sequestros, arrombamentos, assaltos e apedrejamentos.
Mulungu do Morro, cidade de quase 11 mil habitantes, é onde foi enterrado no dia 8 de dezembro o corpo do traficante José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, ex-líder da BDM, facção fundada por ele e com base de atuação em Salvador e Região Metropolitana.
Ele morreu no dia 4 de dezembro, em confronto com a polícia do Mato Grosso do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Zé de Lessa era procurado, sobretudo, por conta dos ataques a bancos, carros-fortes e transportadora de valores.
Agora, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, quem comanda a BDM é o traficante Cristiano da Silva Moreira, que tem base de atuação no bairro de Brotas, em Salvador.
Conhecido pelas alcunhas de Dignow, Maluco e Azuado, Cristiano passou a ser o traficante mais procurado da Bahia. No Baralho do Crime da SSP, atualizado esta semana, ele aparece como o As de Copas, posição antes ocupada por Zé de Lessa.
fonte:Correio da Bahia/ 20/12/19 - 22h:35min.

Liga Árabe condena abertura de escritório comercial do Brasil em Jerusalém

Liga Árabe condenou na quinta-feira 20 a abertura de um escritório comercial do Brasil na cidade de Jerusalém alertando que uma futura mudança da embaixada brasileira em Tel Aviv para a cidade sagrada “prejudicará seriamente as relações e os interesses árabes-brasileiro”.
“A Liga Árabe acredita que a decisão do Brasil é unilateral e ilegítima e considera que apoia políticas ilegais de ocupação israelense”, diz o comunicado da organização divulgado após uma reunião de emergência no Cairo a pedido da Palestina. A Liga Árabe é uma organização que reúne 22 Estados-membros no Oriente Médio e norte da África.
O escritório foi inaugurado no sábado 14 e teve a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Na ocasião, o deputado confirmou a intenção do governo brasileiro de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital do país.
Apesar do Ministério das Relações Exteriores ter emitido uma nota dizendo que a abertura do escritório comercial em Jerusalém se deve ao desejo de “priorizar as questões de inovação, tecnologia, parcerias estratégicas” não prejudicando “a importância e a qualidade” das relações diplomáticas e comerciais, a Liga Árabe disse que a mudança na política de Brasília “prejudicaria seriamente as relações e os interesses árabe-brasileiros”.
A Liga é uma organização de Estados árabes fundada em 1945 com o objetivo de reforçar e coordenar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre os seus integrantes. Atualmente possuí 22 Estados-membros, incluindo a Palestina.
A abertura de um escritório de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Comércio e Investimento (Apex) foi anunciado durante a visita de Jair Bolsonaro a Israel em abril. A iniciativa foi definida pelo presidente como o primeiro passo para a transferência da embaixada.
As declarações sobre a embaixada em Jerusalém causaram controvérsia no início do mandato presidencial de Bolsonaro. A representação diplomática só não foi transferida para Jerusalém devido à pressão feita por setores do agronegócio que, temendo represálias dos países árabes, conseguiram adiar a decisão do presidente.
A questão de Jerusalém é uma peça chave nos conflitos entre o governo israelense e o mundo árabe. Israel ocupou a parte oriental da cidade após a Guerra dos Seis Dias em 1967. O movimento não foi reconhecido pela comunidade internacional como legítimo.
As embaixadas de todos os países se instalaram em Tel Aviv para não interferir no conflito. Porém, em 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu fazer a mudança na representação diplomática. O único país a segui-lo foi a Guatemala.
FONTE:Veja.com/Com AFP)

Família de Gugu acusa viúva de abandonar filhos nos EUA


[Família de Gugu acusa viúva de abandonar filhos nos EUA:
foto:reprodução
Em comunicado enviado à imprensa, nesta sexta-feira (20), a família de Gugu Liberato acusou a médica Rose Míriam de ter deixado os três filhos sozinhos nos Estados Unidos. A acusação ocorreu após a divulgação da entrevista cedida por Rose ao jornal Folha de S. Paulo, em que ela afirma que vai recorrer à Justiça para ser reconhecida como herdeira do apresentador.
No texto, a mãe o os irmãos de Gugu denunciaram que a viúva abandonou os filhos e veio ao Brasil.
“Nenhum familiar de Gugu sabia que Rose Miriam estava no Brasil. Para todos, ela estava em casa, ao lado dos filhos, oferecendo todo apoio necessário. O que causa extremo espanto à mãe e irmãos de Gugu, e é considerado o problema maior e inadmissível, é o fato dos três filhos terem ficado nos EUA sem a mãe ou qualquer parente, principalmente num momento como este quando, segundo a própria Rose Miriam declarou ‘as crianças estão muito abaladas porque eles viram o pai morrendo no chão. Foi trágico’”, diz o texto.
No comunicado, os familiares de Gugu ainda contam que os filhos – João Augusto, Marina e Sofia Liberato, não sabiam do paradeiro da mãe.
“Ainda mais sério e triste é o fato dos filhos de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia também desconhecerem o paradeiro da mãe. Rose Miriam saiu de casa na segunda-feira (16/12/2019) sem comunicar a ninguém sobre sua viagem, deixando apenas uma mensagem de WhatsApp, informando a um funcionário que iria para um retiro e retornaria na quarta-feira (18/12/2019). Até a presente data ela não voltou para casa”, informa o comunicado.
“Nossa prioridade é o bem-estar e segurança dos filho. Neste momento de extrema dor isso é absurdo. Qualquer informação sobre a herança dos filhos, deveria ser discutida somente com eles. Trata-se de um assunto familiar e existe sigilo judicial visando a proteção dos menores. Não temos nada mais a declarar”, conclui o comunicado.
O apresentador morreu, aos 60 anos, após sofrer um acidente doméstico em Orlando.

fonte:Ag.News/B.News

Rio: Após imagens,Karol Eller será indiciada por lesão corporal e denunciação caluniosa

Após imagens, youtuber será indiciada por lesão corporal e denunciação caluniosa
Foto: Reprodução / Instagram @karolelleroficial
Novos depoimentos e imagens captadas pelas câmeras contrariam a versão da youtuber Karol Eller de que teria sido vítima de homofobia durante uma briga na manhã de domingo (15), em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após ouvir três funcionários e o proprietário do quiosque Tia Augusta, a titular da 16ª Delegacia de Polícia, Adriana Belém, afirmou, nesta quinta-feira (19), que o acusado, Alexandre dos Silva, de 42 anos, não será mais investigado pelo crime de injúria por preconceito, mas por lesão corporal.

Além disso, Karol também passará a ser investigada na condição de agressora. Alexandre, por sua vez, também será tratado como vítima durante a investigação. Alexandre será autor e vítima. Karol será vítima e autora", explica a delegada. 

Segundo as cenas registradas pelas câmeras e as testemunhas, foi Karol quem deu início à briga. Alexandre já deixava o quiosque e estava na ciclovia da Orla da Barra quando Karol foi em sua direção para atacá-lo. Ainda de acordo com os depoimentos, Karol empunhou uma arma, a colocou na cintura e chegou a agredir a própria namorada pouco antes da confusão.

Além deles, ela também agrediu o agente penitenciário Carlos Guilherme de Oliveira, segundo as imagens.

Ao longo da briga, a youtuber chegou a cair durante a briga e, por isso, será submetida a novos exames para que seja descartada a hipótese de ter se machucado mais gravemente em consequência de uma queda.

Como prestaram depoimentos falsos à polícia, a youtuber e sua namorada, a policial civil Suellen Silva dos Santos, serão denunciadas por denunciação caluniosa.

fonte:Folhapress/20/12/19 - 16h:41min.

No Brasil: Dois ex-presidentes vão morrer em 2020, diz Robério de Ogum



Resultado de imagem para roberio de ogum

Aos 65 anos, o paulista Robério Alexandre Bavelone, o Robério de Ogum, é um dos mais influentes médiuns do País. Adepto do candomblé e com fortes conexões espíritas, ele diz que o Brasil e os brasileiros vão passar por um ano de 2020 turbulento na política e na economia, com a morte de dois ex-presidentes e de algumas grandes figuras da classe artística. Guiado por Ogum, entidade correlacionada com São Jorge no sincretismo brasileiro, seu dom mediúnico se manifesta por meio de previsões que lhe são comunicadas por entidades espirituais. Nos anos 1980, Robério previu a morte de Tancredo Neves. Em 2004, falou do falecimento do papa João Paulo II. E, no ano passado, disse que o Brasil perderia um grande comunicador em 2019. Gugu Liberato morreu em um acidente doméstico em novembro. Robério recebeu ISTOÉ no Ilê de Axé Megê, casa que coordena em Barueri, na Grande São Paulo. Ele também falou sobre como seus dons se manifestaram e as preocupações que lhe causam a intolerância e a tóxica mistura de política e fé no Brasil: “Quem monta bancada para sua religião não está falando de Deus”.
O que irá acontecer com o Brasil em 2020?
Teremos um ano cheio de sacrifícios para os brasileiros na economia. Será o verdadeiro ano da revolução e da cassação de poderes, com muito peso para as questões de justiça, conflitos entre as instituições e mudancas de comportamento na sociedade. Dois ex-presidentes vão morrer em 2020. A classe artística vai sofrer com a perda de quatro comunicadores que fizeram história, além de dois cantores e sete atores e atrizes muito queridos.
Como ficará o governo e o presidente Bolsonaro?
Um espírito tanto pode prejudicar uma família quanto um governante. Temos um presidente bem intencionado e honesto, mas espiritualmente agoniado e afoito. Ele puxa negatividades do nada. Vejo pessoas como o Marco Feliciano [pastor e deputado federal paulista] rezando sem sucesso. Se o presidente se equilibrasse, as coisas funcionariam. Mas ele sofre de muita falta de paz de espírito.
Mas alguma vez Bolsonaro foi calmo? Ele agride as pessoas quase sempre.
Eu não o vejo assim. Ele adota um escudo para se defender e está cercado de muita gente que brilha pela incompetência. Rezo para que ele tenha paz em suas decisões, pois preside o pobre e o rico, o branco e o preto, o católico, o evangélico, o budista e o espírita. Fico triste quando ouço sobre a bancada da bíblia e da bala. Balas e bíblias não combinam. Religioso não nasceu para ter cargo político. Veja o que está ocorrendo no Rio de Janeiro. Quem tem uma missão religiosa precisa trabalhar para o povo.
As entidades espirituais olham para o que ocorre na política?
Eu disse que 2016 seria um ano de Ogum, um ano voltado para a busca da justiça, e que veríamos muita gente importante presa, com políticos importantes cassados e que seria uma grande revolução. Como pudemos ver, foi o que ocorreu.
Mas questões de fé e de política podem se misturar?
Só se pode falar de fé onde não há negociatas, com leis e projetos favorecendo alguns. Quem pensa em montar bancada para sua religião não está falando de Deus. Isso me agonia.
Qual foi a previsão mais surpreendente de sua vida?
A mais inédita ocorreu em 1993. O Palmeiras perdeu o primeiro jogo da final do Paulistão para o Corinthians por 1 x 0, gol de Viola. Eu fui ao programa Faixa Nobre do Esporte, na Bandeirantes, com o Elia Júnior e o Juarez Soares. Eles me perguntaram quem seria o campeão. Tentei falar e não saiu. Ogum disse que o Palmeiras seria o campeão, com uma vitória de 3 x 0 no tempo normal. O título viria com o quarto gol na prorrogação e a expulsão de três corintianos. Quando voltei a mim, pensei: “Tô morto”. Como é que eu poderia acertar todos aqueles detalhes. Fui massacrado, mas acabei ganhando o respeito das torcidas.
Sua ligação com futebol é antiga. Quando começou?
Digo que tenho mais de 20 títulos. Fiz previsões para o Flamengo de Cláudio Coutinho, lá no final dos anos 1970. Trabalhei com o Vanderlei Luxemburgo desde seus tempos de Bragantino, passando por Palmeiras e Corinthians. Antes, acompanhei o Santos vitorioso de Juary e de Nilton Batata.
Que previsões fora do mundo do futebol tiveram mais repercussão?
Em 1985, afirmei ao antigo jornal Notícias Populares que um grande político iria morrer, causando comoção nacional. Também disse que Paulo Maluf aceitaria a derrota no Colégio Eleitoral e manteria o PDS em pé. Registrei a previsão em cartório dizendo que Tancredo Neves iria falecer.
Quando começaram suas visões?
Eu havia acabado de entrar no seminário. Tinha uns 11 ou 12 anos. Estava no lavatório escovando os dentes. Quando ergui o rosto, vi no espelho um homem grisalho e de barba carregando um livro debaixo do braço. Me apavorei e, ao me virar, o vi bem diante de mim. Gritei. Foi um susto enorme. Quando vi aquele homem pela primeira vez, logo deixei de ter medo, pois ele me trazia paz. Ele me parecia uma pessoa real, usava um terno. Eu nunca o identifiquei exatamente, mas a realidade se mantinha ao meu redor. Essa cena se repetiu mais umas três vezes, sempre no lavatório.
Médiuns costumam manifestar seus dons na infância. Algo assim ocorreu com o senhor?
Em Itápolis [SP], na minha infância, tive um contato com o mundo espiritual, mas não entendi o episódio. Eu brincava na serraria do meu tio. Do nada uma serra ligou e me cortou fundo, perto da virilha. No desespero, vi uma mulher alta — que hoje sei que é Iansã. Ela jogava uma luz lilás no meu ferimento e pedia calma. Não senti dor. A seguir, veio um homem, Ogum, que fez o mesmo. Fui para o hospital, mas não havia médico. Eles tentavam me fazer dormir com medicamentos. Queriam fazer um enxerto de pele. Do meu lado, via Ogum fazendo sinal de não. Foram horas. Quando o médico chegou, dormi. Não precisei fazer os enxertos de pele. Daí até o seminário, nada mais aconteceu comigo.
Essas manifestações foram mudando com o tempo?
Eu sempre entendi tudo que as entidades me falavam, mas no início não conseguia responder. Felizmente, ao longo do tempo a comunicação ficou mais simples e fácil. Hoje, respondo como se estivesse falando com você. Antes, não havia diálogo. Só que eu não falo com eles de verdade. A coisa se dá em outro plano. Até a temperatura do meu corpo muda. Fica mais quente. O corpo físico não é mais sentido. Parece que estou leve e flutuando. O custo físico existiu só quando comecei, pois não tinha domínio sobre o meu corpo.
Qual é a missão de um médium?
É mostrar que existe uma vida além desse plano. Chico Xavier mostrou isso por meio de suas psicografias, Zé Arigó e Edson Cavalcante Queiroz o fizeram por meio de curas, enquanto Divaldo Franco recebe espíritos e faz palestras. No meu caso, faço previsões. A maior missão de um médium é proteger os seres humanos dos espíritos do mal. Somos alertados diariamente sobre isso e, daqui em diante, as coisas ficarão bem piores para todos.
O senhor sugere que o mundo corre perigo?
Sim. O mundo está muito mais repleto de lixos humanos do estava que antes. A fila para novas reencarnações é infinita. O ser humano logo vai chegar facilmente aos 100 anos de idade. Só que os carmas não serão cumpridos como antes, quando tínhamos menos tempo de vida. Isso quer dizer que as pessoas vão se tornar presas mais fáceis para os espíritos obsessores. Quando vemos um filho que mata seus pais e outros crimes bárbaros do cotidiano, saiba que é coisa de uma pessoa possuído e transformada em um lixo em forma de gente. A função de todo e qualquer médium é defender as pessoas desses perigosos ataques, não importa quem sejam.
Mas qual é o grande problema da humanidade?
Quando morremos, vamos para o mundo espiritual. Lá, dizem que erramos e temos que voltar para corrigir o que fizemos. Mas Deus, em sua infinita bondade, nos deu livre arbítrio para guiarmos nossos destinos, para mudarmos para melhor ou para pior. Além dessa opção, há o problema da maldição, que surge quando correntes obsessoras atacam. A vítima se torna aquilo que os espíritos querem que ela seja.
Quando o senhor percebeu que sua missão era cuidar do aspecto espiritual das pessoas?
Sei disso desde os meus 14 anos. Até tentei mudar de vida, tocar uma empresa, ser pecuarista. Nunca deu certo. Queria uma vida mais tranquila, mais leve, pois o médium é um sofredor. Tenho uma missão, mas muita coisa não me faz bem. Quando prevejo uma tragédia, não me faz bem, já que não posso mudar nada. Ainda bem que os espíritos me dão paz. Eles me ajudam a carregar esse grande fardo.
O público só parece preocupado com a previsão de quem vai morrer no ano que vem. Isso não te frustra?
Lógico. Em 2004, quando afirmei que o papa João Paulo II iria morrer, também disse que desejava estar errado. Não estava. Muitas vezes eu pergunto para as entidades por qual razão tenho que lidar com coisas tão negativas.
O senhor disse que Silvio Santos morreria…
Jamais disse isso. Ano passado afirmei que ele teria muitos problemas, o que ocorreu. E que um grande comunicador iria nos deixar. Foi o caso do Gugu Liberato, infelizmente.
Qual sua opinião sobre o quadro satírico do Porta dos Fundos?
Acho que é preciso respeitar os ateus, mas eles também precisam respeitar os demais. Um diretor de TV não pode reinventar a história bíblica junto com meia dúzia de malucos. Qual prova eles têm de que Jesus era gay? O que fizeram com a figura de Maria foi um absurdo. O Fábio Porchat [humorista], que é ateu, e seus colegas do Porta dos Fundos, só querem aparecer ao mexer com os fiéis do maior país católico do mundo. Jesus dá ânimo e fé para mais de 90% dos brasileiros todos os dias.
Há alguns anos o senhor disse que o Brasil viveria uma guerra santa. Ela está ocorrendo?
Quando fiz essa afirmação, em 1995, duas semanas depois um pastor [Sérgio Von Helder] chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Houve muita indignação.
O Brasil está se tornando um País de intolerantes?
Eu nunca fui perseguido, mas alguns colegas foram. Eles iam rezar e chegava a polícia. Na hora de fazer um despacho, eram presos. No Rio, criminosos fanáticos destroem terreiros. Só que nos templos evangélicos, os pastores não está pregando. Estão é tirando espírito de corpos. Tem o dia da amarração, dia de desamarração, gente subindo no palco para o capeta sair. Resultado: nós, os espíritas, vamos sempre pagar por isso.
O que fazer para preservar sua fé?
Tentaram destruir nossa fé muitas vezes. Eu já fui negro em outras vidas. Foram os africanos que trouxeram o candomblé para o Brasil e sofreram o maior preconceito. Por isso, é uma religião de dor, que te prepara para a vida eterna. Na minha concepção, não somos humanos. O corpo é só uma carcaça. Nosso lado pensante só funciona aqui. Se eu morro, desencarno e reencarno. O que sobra é espírito. Jesus nos deu esse exemplo. Ele sabia o que iria sofrer, que seria traído e renegado. Nós não somos fortes como ele, mas podemos ser um pouco melhores do que somos.
Qual a origem dessa rejeição?
A religião virou venda de fé. O sujeito precisa ganhar milhões de reais para pagar o horário de TV. No espiritismo e no candomblé não há a pretensão de ser grande. Zé Arigó, Chico Xavier, Bezerra de Menezes e Allan Kardec não agiam desse jeito. Não acho que os outros estejam errados, mas é errado atacar outras religiões. Afinal, Deus é amor.
E quando chegar sua vez?
Tenho certeza que vou voltar. Deus me deu muitas oportunidades, mas acho que não me dediquei o suficiente. Em alguns momentos faltou humildade. Não fui o mensageiro que deveria ter sido, alguém como o Chico Xavier foi. Espero ter tempo para corrigir alguns dos meus erros.
É possível ser feliz de verdade?
Paz de espírito não significa felicidade. É algo que vem antes. Quem tem paz pode passar por dificuldades sem se abalar. A felicidade nasce da paz de espírito e não o contrário.
fonte:REVISTA ISTOÉ - 20/12/19 -ENTREVISTA/REPRODUÇÃO