• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de dezembro de 2012

Futebol: Vitória é o 1º campeão da Copa do Brasil sub-20


                                        O meia Artur Maia   foi o grande destaque da campanha do rugro negro baiano- Foto:Tiago Melo/BN


O  Esporte Clube Vitória se tornou o campeão da primeira Copa do Brasil Sub-20. A derrota por 2 a 1 para o Atlético Mineiro neste sábado (15), no Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, deu susto na torcida, mas confirmou o favoritismo que já havia se estabelecido na partida de ida, no Barradão nesta terça-feira (11), quando o Leão devorou o Galo com triunfo de 4 a 1. A equipe para chegar ao segundo jogo da  final de hoje passou pelo América Mineiro,Vasco, Cruzeiro e Grêmio.

Fonte:Bahianotícias

Bahia: Soldado da PM é assassinado em Jequié

                                                   O soldado Edem é mais um PM morto assassinado na Bahia esse ano -Foto: Jequié repórter/reprodução



Um soldado da Polícia Militar (PM) foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (14) durante uma tentativa de assalto ao Posto de Gasolina Borda da Mata, localizado na avenida César Borges, centro do município de Jequié.

Segundo informações da 5ª Companhia pertencente ao 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Jequié), onde o soldado era lotado há 9 anos, a ação da dupla de bandidos aconteceu por volta das 22h30.

Edem Oliveira Sanches chegou ao posto para abastecer seu veículo quando um homem, ainda não identificado, e o adolescente Railson Correia Alves, de 17 anos, chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. O PM foi reconhecido pelo adolescente e acabou sendo atingido por disparos no peito.

O segurança do posto reagiu e atirou três vezes contra Railson. O soldado e o jovem  chegaram a ser socorridos para o Hospital Prado Valadares, mas eles não resistiram aos ferimentos e morreram durante o atendimento. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

A polícia está realizando diligências em busca do segundo assaltante que continua foragido. O sepultamento do soldado Edem será na tarde deste sábado no Cemitério São João Batista de Jequié.

Futebol: Tite confirma Jorge Henrique no time amanhã

                                        A torcida do Corinthians espera ver essa comemoração amanhã(16)-Foto: reprodução


O técnico Tite confirmou a mudança na escalação titular do Corinthians para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa. O treinador irá colocar o meio-campista Douglas no banco de reservas e irá promover a entrada do atacante Jorge Henrique, em opção por um time mais veloz no campo ofensivo, em formação que jamais atuou junta.
"Conversei com os atletas e projetei em relação ao treinamento que faremos na sequência. O Jorge Henrique entra no time como armador e ficamos com mais um jogador de velocidade, com o Danilo atuando mais por dentro. Sai o Douglas", disse Tite, em entrevista neste sábado no Estádio Nissan, em Yokohama.
Dessa forma, o time que entrará em campo para representar o clube do Parque São Jorge naquele que é um dos jogos mais importantes de sua história contará com: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique e Emerson; Guerrero.

Assim, o comandante escala uma formação que jamais atuou junta pelo Corinthians. Jorge Henrique fará a função de ala direita pelo setor ofensivo, atuando em uma linha de três ao lado de Danilo (central) e Emerson (pelo lado esquerdo), com Guerrero ficando mais centralizado na posição de centroavante.
"Essa mudança tem um componente. No primeiro jogo queríamos mais posse de bola e deixando que a equipe se construa. Temos que observar o desempenho do atleta e daquilo que a equipe possa produzir dentro de campo", explicou Tite, se referindo ao duelo da semifinal, contra o Al Ahly.

O Corinthians encara o Chelsea neste domingo, no Estádio Nissan, em Yokohama, a partir das 8h30 (de Brasília). Se vencer, se sagra campeão mundial pela segunda vez em sua história - já venceu a competição organizada pela Fifa no ano 2000.

Fonte:portal terra

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bahia: Unifacs está na lista de universidades com suspeita de fraude no vestibular de medicina



A Universidade Salvador (Unifacs) é a única baiana entre as 54 universidades onde foi constatada a atuação de grupos criminosos que cobravam até R$ 80 mil de estudantes para garantir a aprovação nas seleções. As investigações da Polícia Federal detectaram fraudes no vestibular de medicina. Não há informações de quantos alunos participaram do esquema ilegal para ingressar na instituição. A instituição oferece 100 vagas para o curso. Os grupos criminosos tinham dois modos de operação. No primeiro, eles falsificavam documentos e enviavam um estudante de Medicina para realizar a prova de vestibular no lugar do candidato. No outro, um estudante se inscrevia no vestibular regularmente e respondia às questões com rapidez. Ao terminar a prova, ele passava o gabarito aos clientes através de escutas eletrônicas ou por celular. Ao todo, 54 instituições de ensino foram vítimas de quadrilhas, de acordo com a Operação Calouro realizada pela PF. Ao todo, 51 pessoas foram presas até agora, mas nenhuma na Bahia.

Fonte:Voz da Bahia

Salvador: Ex- Reitora da UNEB fará parte da equipe de ACM Neto

                                           ACM Neto e a equipe que irá iniciar a gestão em Salvador - -Foto:reprodução

O futuro prefeito de Salvador ACM  Neto anunciou hoje(14) os principais nomes que irão compor a sua equipe gestora de secretarios no inicio do próximo ano. Dentre eles se encontra o nome da ex-Reitora da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Ivete Sacramento que estará a frente da secretaria de reparação. Outros nomes bastante conhecidos da população como o de José Carlos Aleluia,vice-presidente nacional do DEM que irá assumir a secretaria de transporte e urbanismo.

Guilherme Bellintani (Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura) – Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS. Graduado em Direito pela UCSal,  é sócio, diretor-geral e professor da Faculdade Baiana de Direito. Foi um dos fundadores da JusPODIVM, a maior editora do Norte e Nordeste.
Ivanilson Gomes (Secretaria da Cidade Sustentável) – Graduado em Ciência Política pela UFBA, atualmente é membro titular da Fundação Verde Herbert Daniel e presidente do Diretório Estadual do Partido Verde na Bahia. Foi vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e integrante do Diretório Central dos Estudantes da UFBA.

Ivete Sacramento (Secretaria da Reparação) – Ex-reitora da UNEB, é mestre em Educação pela Université Du Quebec À Montréal. Graduada em Letras Vernáculas e Licenciatura em Português pela UFBA. Atualmente é Professora titular da UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

João Carlos Bacelar (Secretaria da Educação) -É formado em Administração de Empresas pela UFBA e possui mestrado em Administração Pública pela FGV. Foi Presidente do IPS, vereador e deputado estadual.

José Antonio Rodrigues Alves (Secretaria da Saúde) É graduado em Administração de Empresas pela UFBA e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo pela FGV/RJ. Foi secretário da saúde do Estado da Bahia, Consultor de Gestão em Saúde junto ao Setor Privado e atualmente atua como Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia/ Hospital Santa Izabel.

José Carlos Aleluia (Secretaria de Urbanismo e Transporte) – Graduado em Engenharia Elétrica pela UFBA e pós-graduado pela Escola Federal de Engenharia em Itajubá/MG. Foi presidente da Chesf, deputado Federal de 1991 a 2010. Professor da Escola Politécnica da UFBa, atualmente ocupa a vice-presidência Nacional do Democratas.

Maurício Gonçalves Trindade (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza) – Natural de Salvador, graduado em Odontologia pela UFBA e Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde. Foi vereador, deputado estadual e atualmente é deputado federal.

Mauro Ricardo Costa (Secretaria da Fazenda) – É administrador de empresas com pós-graduação em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Fiscal da Receita Federal, ocupou os cargos de secretário de Estado da Fazenda de São Paulo e secretário de finanças da Prefeitura de São Paulo, presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) do Ministério da Saúde e superintendente da Zona Franca de Manaus.

Paulo Fontana (Secretaria da Infraestrutura e Defesa Civil) – Natural de Belém/Pará. Graduado em Engenharia Civil pela UFBA. Mestre em Administração Pública pela Krannert School, Indiana (EUA), mestre em Planejamento de Transporte na Purdue University, Indiana (EUA).

Rosemma Burlacchini Maluf (Secretaria da Ordem Pública) – Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela UNIFACS, é empresária, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia. Casada, é diretora do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia. Integrante do Fórum Empresarial da Bahia.

Reinaldo Braga Filho ( Prefeitura – Bairro) -  Duas vezes prefeito de Xique-Xique, é formado em Administração de Empresas pela UNIFACS. Com 33 anos, é especialista em Gestão de Pessoas pela UFBA.

Isaac Edington ( Escritório da Copa do Mundo de 2014) -  É empresário, administrador de empresas com pós-graduação em Psicologia Organizacional, formação complementar em Estratégias de Negócios pela Sustentabilidade pela Stanford Business School/EUA e Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Fundador do EcoDesenvolvimento.org, hoje a maior plataforma brasileira de conteúdo especializado em sustentabilidade.

Luciana Rodrigues Vieira Lopes ( Procuradoria Geral do Município) -  Formada em Direito pela UFBA, é especialista em Direito Processual. Atuou na área cível, foi advogada da Agerba e Assistente Jurídica do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios. Procuradora do Município de Salvador desde 2007.

Pedro Luiz da Silva Godinho ( Assuntos Institucionais) -  Formado em Direito pela UFBA, foi presidente da Câmara Municipal de Salvador e vereador por cinco mandatos. Exerceu os cargos de secretário municipal dos Esportes e secretário da Articulação e Promoção à Cidadania.

João Inácio Ribeiro Roma Neto ( Chefe de Gabinete) -  Formado em Direito, tem 40 anos. Assessor do governo de Pernambuco (91/94), do Ministério da Administração (95/98), delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste (99/2002) e chefe do escritório da ANP em Salvador (2002/2004).

Roberto Messias ( Assessoria Geral de Comunicação ) -  Jornalista formado pela UFBa, trabalhou em A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Bahia, onde ocupou os cargos de editor e secretário de redação. Foi diretor de jornalismo da BTV, Brazilian Television Network, uma emissora de televisão da Flórida.

Fonte: CorreiodaBahia/reprodução

Mundo: Obama faz pronunciamento após o massacre que vitimou 20 crianças

                                          "A vida foi arrancada deles muito cedo", falou emocionado o presidente (Foto: AFP)O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento oficial ao vivo sobre o tiroteio ocorrido em uma escola infantil do país nesta sexta-feira (14). Acredita-se que pelo menos 27 pessoas, dentre elas 18 crianças, tenham morrido no incidente. Um dos atiradores, que foi identificado pela imprensa do país como "Ryan Lanza" teria se matado no local.

"Nossos corações estão partidos hoje", afirmou Obama, que se emocionou e quase chorou durante a transmissão televisiva. "A vida foi arrancada deles muito cedo. Como um país, já passamos por isso vezes demais. Vamos ter que tomar alguma ação apra evitar que esse tipo de tragédia aconteça", declarou, lembrando outros tiroteios ocorridos na história do país, como o do atirador que entrou numa sala de cinema na cidade de Aurora, Colorado, e matou doze pessoas.

Obama ainda fez questão de dizer que não reage à notícia dessas tragédias como o presidente do país, mas como um pai como outro qualquer. "Lindas crianças entre 5 e 10 anos que tinham uma vida toda pela frente: aniversários, formaturas, casamento, filhos. Eles queriam ter seus próprios filhos", disse, antes de fazer uma longa pausa para conter as lágrimas.

Muito abalado, ele sugeriu a todos os pais norte-americanos que abracem seus filho quando chegarem em casa à noite e digam a eles que os amam. "Vão ter famílias em Connecticut que não vão conseguir fazer isso. Que Deus abençoe a memória dessas vítimas", lembrou, logo antes de encerrar o pronunciamento oficial.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

PMDB de Minas quer cargo na mini-reforma do governo e ameaçam apoiar Aécio em 2014



De olho na minirreforma que Dilma deverá fazer em 2013, o presidente do PMDB de Minas, Antônio Andrade, e o deputado Leonardo Quintão apelaram a Michel Temer e ao ministro petista   Fernando     Pimentel (Desenvolvimento), dias atrás, por uma vaguinha no governo, durante café da manhã no Palácio Jaburu, residência oficial do vice-presidente. “A participação de Minas é crucial para reeleger Dilma”, diz Andrade.  Membros do PMDB-MG ameaçam apoiar Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014, caso Dilma lhes negue um cargo na Esplanada ou em estatal.

Fonte:Informações no blog do jornalista Claudio Humberto do dia 14/12/12.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Rede Social: Facebook tem novas configurações de privacidade, confira o que mudou




Tão certo como o nascer do sol, o Facebook vai continuar revisando as configurações de privacidade em uma tentativa de fazer todo mundo parar de reclamar. A partir de hoje, existe um novo método e ele está mais simples do que nunca. Mas tem alguns truques.
Atalhos fáceis
A primeira coisa que você vai perceber é uma explicação simples dos principais pontos de privacidade, agora acessíveis a partir de um ícone no canto superior direito do seu perfil.
  • Quem pode ver minhas coisas?
  • Quem pode falar comigo?
  • Como faço para alguém parar de me incomodar?
Essas são reclamações frequentes e agora existe um atalho para tentar resolver cada uma delas ao mudar para configurações pertinentes.
Permitir que apps usem suas informações (ou não) 

A próxima alteração é nas permissões de aplicativos – como o Instagram. Se você quiser conectar o Instagram à sua conta do Facebook, será presenteado com janelas pop-up, o que é um pouco antiquado e regressivo, mas vai fazer as mudanças que você está prestes a realizar mais óbvias.

Linha do tempo: agora menos confusa

Tem uma diferença entre tirar uma tag de uma foto e esconder algo da sua Linha do Tempo. Algumas vezes as pessoas fazem a segunda coisa e esperam que a foto ou o post desapareçam – em vez disso, fica mais difícil encontrá-lo, mas ele continua por lá. Agora a diferença fica bem clara quando você tenta fazer algo desaparecer.
    Agora uma notícia ruim, caso você seja introvertido ou paranoico: você não pode mais se esconder das buscas do Facebook. A opção de se manter escondido caso alguém procure por você foi eliminada. Isso pode perturbar um pouco, mas, por outro lado, é uma rede social e ter uma prova de que você está no Facebook assim como mais um bilhão de pessoas não é algo que vai prejudicar a sua vida social.

    Registro de atividades

    Facebook


    Essa é uma grande mudança: o registro que mostra literalmente tudo que você já fez no Facebook – fotos, status, músicas do Spotify – está mais simples de navegar. Tem uma linha do tempo cronológica no canto direito, que vai fazer com que você busque seu passado com mais facilidade. Você também vai conseguir classificar todo o seu histórico rapidamente, o que vai permitir, por exemplo, encontrar fotos que você foi marcado, mas que não aparecem em seu perfil. Fotos que você pode querer estar ciente, mas não está. O novo design também permite fazer mudanças em massa – por exemplo, desmarcar várias fotos de uma vez, ou apagar múltiplos posts.

    Onde está?

    A nova interface de privacidade começou a ser liberada hoje, e vai chegar a todo o bilhão de usuários nas próximas semanas. No geral, é algo bom que pode ajudar a reduzir a confusão e o horror que encontramos quando tentamos definir quem pode ver o que. 


    Fonte:Estadão/reprodução

Fim de Ano: Confira os horários de Shopping em Salvador



                                                Dia 24, o Iguatemi terá plantão(32 h) foto-Reprodução/google

A partir desta quinta-feira (13), para atender a demanda por conta das festas de final de ano, alguns estabelecimentos de Salvador terão um esquema especial de funcionamento. Confira os horários abaixo: 

Salvador Shopping:

 13 a 18 de dezembro – 9h às 23h, 19 a 23 de dezembro – 9h às 00h, 24 de dezembro – 9h às 19h, 26 de dezembro a 29 de dezembro – 9h às 22h, 30 de dezembro – 12h às 21h, 31 de dezembro – 9h às 17h, Dia 25 e dia 1º – 12h às 21h (Game Station e Cinemark seguem o horário de funcionamento. A praça de alimentação, o Boulevard dos Restaurantes e o Espaço Gourmet funcionam em horários independentes. Lojas, quiosques e Bompreço estarão fechados.

Shopping Barra:

 Dia 13 – das 9h às 22h, Dia 14 a 18 – das 9h às 23h, Dia 19 a 23 – das 9h às 0h, Dia 24 e 31 – das 9h às 18h, Dia 26 a 30 – das 9h às 22h, Dia 25 e dia 1º – não funciona, Os cinemas manterão a sua programação normal durante todo o mês de dezembro.

 Shopping Iguatemi:

 Dia 14 a 22 – das 9h as 24h, Dia 23 – das 9h às 17h do dia 24 (plantão 32h), Dia 25 – não funciona, Dia 26 a 30 – das 9h as 22h, Dia 31 – das 9h as 17h. 

Shopping Itaigara:

 Dia 20 a 22 – das 9h às 22h, Dia 23 e dia 29 – das 9h as 20h, Dia 24 – das 9h às 18h, Dia 26 a 28 – das 9h as 21h, Dia 31 – das 9h as 17h, Dia 25, 30 e dia 1º – não funciona.

Shopping Paralela:

 Dia 13 a 18 – das 9h às 23h, Dia 19 a 23 – das 9h à 0h, Dia 24 – das 9h às 18h, Dia 26 a 29 – das 9h às 22h, Dia 30 – das 9h às 22h, Dia 31 – das 9h às 18h, Dia 25 e dia 1º – As lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação abre das 12h às 20h (opcional). 

Shopping Salvador Norte:

 Dia 16 – das 9h às 22 h, Dia 19 a 23 – das 9h às 0h, Dia 24 – das 9h às 18h, Dia 25 e dia 1º – das 12h às 21h (Game Station, das 12h às 21 horas; o Cinema acompanha a programação; Lojas e quiosques estarão fechados. Praça de alimentação: abertura opcional; e Bompreço não funcionará. Dia 30 – das 9h às 22h, Dia 31 – das 9 às 17h. 

Violência: Mais um PM é assassinado em Salvador

                                                                       Imagem:Reprodução /google

A equipe médica do Hospital Robertou Santos abriu um protocolo para confirmar a morte cerebral do soldado Carlos Torres dos Santos, baleado na cabeça em uma tentativa de assalto na tarde desta quarta-feira (12) no bairro de Sussuarana. O resultado deve sair em 24 horas, quando a família poderá decidir por doar os órgãos do policial, caso seja confirmada a morte cerebral.
Em nota enviada à imprensa, a Polícia Militar confirmou a morte do policial, lotado na 48ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), e disse que a esposa da vítima já declarou que fará a doação dos órgãos do soldado.
Marcos Torres foi atingido por dois tiros na cabeça após deixar a agência do Bradesco localizada na rua Direta de Sussuarana em frente ao Fórum Teixeira de Freitas, ainda segundo informações da Polícia Militar.
O crime aconteceu por volta das 15 horas quando ele estava dentro de um carro acompanhado de outra pessoa. A vítima estava de folga e não utilizava a farda da corporação. Segundo a PM, os bandidos não conseguiram levar nada do soldado, e a suspeita inicial é que ele tenha sido vítima de uma tentativa de saidinha bancária.
O delegado Sérgio Schlang, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), está no Hospital Roberto Santos, e deve dar início às investigações. Ninguém foi preso por participação no crime até o momento.Informações do Correio.

Copa 2014: Romário diz que "propinas" definiram cidades sedes do mundial


                                     Apesar da gravidade das denúncias, o Dep. não apresentou nenhuma documentação -Foto:reprodução/google


O deputado federal Romário (PSB-RJ) voltou a disparar contra a CBF. Integrante da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, ele disse nesta terça, durante audiência pública que debatia a situação dos estados que não foram escolhidos para sediar a Copa do Mundo, que as doze cidade-sedes escolhidas foram fruto de corrupção.
"Os que mais pagaram propinas ao ex-presidente da CBF (Ricardo Teixeira, à época da escolha ainda à frente da entidade) ficaram com a sede. É assim que acontece no Brasil e foi assim a Copa do Mundo, se tratando do Ricardo Teixeira sempre foi com propina, que paga mais, leva", afirmou o deputado.
Romário e outros integrantes da comissão ficaram decepcionados porque a CBF, mais uma vez, não enviou nenhum representante para esclarecer questionamentos dos deputados.
O mesmo já havia acontecido no mês passado, quando Romário convidou diretores da entidade para explicarem na Comissão a denúncia de que o patrocínio da Tam para a Seleção era depositado na conta de um amigo de Ricardo Teixeira.
Apesar da grave denúncia, o deputado não apresentou documentação referente às supostas propinas na audiência pública. Romário também luta na Câmara para que seja instaurada uma CPI para investigar a CBF.

Fonte:Portal Terra

Mensalão: Em Paris,ex-Presidente Lula diz que é "mentira" as acusações de Marcos Valério


                   Ex-Presidente Lula está em Paris juntamente com a Presidente Dilma onde  recebeu a solidariedade da mesma  -Foto:reprodução

“Isso é mentira“, disse Lula ao ser questionado sobre o depoimento prestado por Marcos Valério à Procuradoria Geral da República. Rodeado de seguranças e assessores, Lula saía de um seminário, em Paris. Perguntaram-lhe se poderia ouvir mais perguntas sobre o caso. E ele, mantendo a marcha: “Hoje, nem duas.”
Assim, as três horas e meia de depoimento de Valério, as 13 laudas consumidas pela transcrição, a acusação de que a verba suja do mensalão bancou despesas pessoais de Lula, a denúncia de que o ex-presidente deu seu ‘Ok’ para os empréstimos de fancaria do esquema, tudo isso foi rebatido com um comentário reles. Uma frase que qualquer formiguinha atravessaria com água pela canela: “Isso é mentira.”
Poderia ter sido pior. Mais cedo, Lula mandara a assessoria informar que não comentaria as declarações de Valério. Por mal dos pecados, o compromisso público deixou-o exposto ao assédio dos repórteres, essas criaturas inoportunas. Tudo isso em Paris. A mesma cidade em que, numa entrevista de 2005, Lula dissera que o PT não fizera no mensalão nada além do que todos os partidos historicamente fazem no Brasil.
Por ironia, acompanhava o ex-soberano no seminário parisiense o amigo Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula. O mesmo Okamotto que Valério disse à Procuradoria tê-lo procurado para fazer ameaças de morte. Também presente, Dilma Rousseff foi questionada sobre o depoimento de Valério.
“É sabida a minha admiração, o meu respeito e minha amizade pelo presidente Lula. Portanto, eu repudio todas as tentativas –e esta não será a primeira vez— de tentar destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”, disse.
Acrescentou: “Essa é uma questão que eu devo responder no Brasil, mas eu não poderia deixar de assinalar que acho lamentável essas tentativas de desgastar a imagem do ex-presidente Lula. Eu acho lamentável.”
A indagação sobre Valério chegou a Dilma num momento constrangedor. Ela concedida entrevista coletiva ao lado do presidente francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu. O anfitrião solidarizou-se com Lula, que verá na hora do jantar. Ele dispõe de “imagem considerável”, disse.

Blog:Blog Josias de Souza

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Concursos: Confira o gabarito do concurso da PM da Bahia




Os candidatos que fizeram as provas objetivas e discursivas do concurso público da Polícia Militar do Estado da Bahia no último domingo já podem acessar o gabarito. Ele foi disponibilizado pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Fundação Carlos Chagas (FCC) no site www.concursosfcc.com.br.

A abstenção ao concurso foi de 7,09%. Dos quase 75 mil candidatos inscritos, 5.295 deixaram de comparecer ao processo seletivo.

O resultado das provas objetivas e discursivas, que compõem a 1ª e 2ª etapas do concurso, e o resultado final do concurso serão divulgados pela Saeb e pelo Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia no Diário Oficial do Estado (DOE). A homologação do concurso se dará no prazo máximo de 20 dias, contados a partir da divulgação do resultado final.

O cronograma completo do concurso da PM no Portal do Servidor e no site da FCC.

Fonte:Correio

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Economia: Rússia pode suspender importações de carne brasileira


                                             A Rússia é   o principal  importador da carne brasileira-Foto:google/reprodução
A Rússia está considerando suspender as importações de carne bovina do Brasil, devido a temores relacionados à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), afirmou o órgão de fiscalização de saúde animal e vegetal russo, Rosselkhoznadzor. "Nós estamos considerando", disse Alexei Alekseenko, porta-voz do órgão em uma mensagem de texto, evitando fazer qualquer comentário adicional.
O Brasil, tradicionalmente o maior exportador global de carne bovina, forneceu 43% da carne importada pela Rússia de janeiro a setembro deste ano. O Japão, que praticamente não compra carne bovina brasileira, anunciou uma suspensão de suas importações após o Brasil notificar a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) sobre a descoberta de uma proteína que seria responsável por causar a EBB, conhedia como "mal da vaca louca".


As autoridades brasileiras afirmaram que a ocorrência, de dois anos atrás, foi um caso "atípico" que não oferece riscos. A Rússia é o principal importador de carne bovina do Brasil, tendo comprado 230 mil t de um total de 1,02 milhão de t das exportações brasileiras entre janeiro e outubro, de acordo com os últimos dados publicados pelo Ministério da Agricultura do país.

Fonte:Reuters/portal Terra

domingo, 9 de dezembro de 2012

Operação Porto Seguro: Quadrilha operava na Bahia,diz site

                              Rose respondia pelo Gabinete da Presidência em SP desde o governo Lula-Foto:reprodução
Intercepções da Polícia Federal, na operação Porto Seguro, mostraram que a Bahia era um dos principais locais de atuação da quadrilha.
A ex-chefe da Secretaria do Patrimônio da União na Bahia Ana Lúcia Vilas Boas, atual secretária estadual do Meio-Ambiente, contou com a ajuda de Luis Inácio Adams (Advocacia Geral da União) e do braço direito José Weber Holanda para voltar ao cargo. Sua demissão, após denúncia de improbidade, acabou revogada em razão de parecer de Holanda, avalizado por Adams – que, claro, dirá que foi enganado.
O parecer de José Weber Holanda, que sumiu na AGU, alterou o juízo do Ministério do Planejamento, contrário a Ana Lúcia Villas Boas.


Fonte:Site do  jornalista Claudio humberto.com 09/12/12  

Educação: Colégio no interior do Piauí desbanca 5 mil instituições no país no ENEM de 2011


Hoje ele considera que saiu da lama. Filho de agricultores sem renda fixa, praticamente semianalfabetos e moradores da zona rural de Cocal dos Alves – um dos municípios mais pobres do interior do Piauí, a 260 km de Teresina –, Vitaliano Amaral, de 29 anos, nadou contra a corrente das adversidades. O trabalho árduo na roça e o antigo sonho de ser vigia deu lugar à carreira de pesquisador no mestrado em Matemática da Universidade Federal do Piauí.
Mas essa guinada não teria ocorrido se ele não tivesse concluído os estudos na Escola Estadual Augustinho Brandão. Única do município, é considerada a instituição de maior performance no ensino médio no País – ela coloca alunos com grande defasagem educacional no mesmo patamar daqueles que têm melhores condições de aprendizagem por pertencerem a famílias com condições financeiras e culturais privilegiadas.
Entre as escolas que atendem só alunos mais pobres, com renda familiar de até 1 salário mínimo, a Augustinho Brandão foi a que teve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Sua média, superior à nacional, desbancou mais de 5 mil instituições públicas e privadas. O número representa 55% do total das escolas que tiveram o resultado no exame divulgado pelo Ministério da Educação, em novembro. O desempenho da Augustinho Brandão ultrapassou o de 32 escolas do País que têm os alunos mais ricos (renda familiar de mais de 12 salários mínimos).
No ranking nacional, com 10.076 escolas (com alunos de todos os níveis socioeconômicos), ela fica na posição 4.260. No Estado, é a melhor instituição pública estadual e, considerando as 198 do Piauí, é a 56.ª mais bem classificada.
Para chegar a esses dados, o Estado solicitou à Meritt Informação Educacional o cruzamento das informações do MEC com um estudo feito recentemente pelos pesquisadores Maria Teresa Gonzaga Alves e José Francisco Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles traçaram o perfil socioeconômico dos alunos das escolas brasileiras.
“Só a gente acreditava no nosso trabalho”, conta a diretora e supervisora da Augustinho, Kuerly Brito, de 34 anos. “Com a grande aprovação nos vestibulares, temos ex-estudantes que hoje são psicólogos, fisioterapeutas e professores. Temos dois alunos cursando pós-graduação em Teresina e Fortaleza.”
Para Soares, da UFMG, Cocal dos Alves é “um exemplo de que, mesmo sendo forte, o determinismo social pode ser vencido”. “É o efeito da escola – e não da família – que gera esse resultado excepcional. É o oposto do que acontece, por exemplo, numa escola de elite em São Paulo”, diz.
Criada em 2003, a escola ganhou em 2011 uma nova sede, com instalações modernas. A mudança transformou a Augustinho Brandão na construção mais bonita da cidade, frequentada por alunos em todos os turnos.
E se a estrutura ajuda, a gestão contribui ainda mais. Os resultados estão fazendo com que o modelo seja referência. “Estamos desenvolvendo um projeto para que o modelo de gestão seja seguido por unidades de ensino de dez municípios”, diz o secretário estadual de Educação, Átila Freitas Lira.

Desafios

Por trás da fama da escola – que tem 10 professores, 1 coordenador e 1 diretora para 135 alunos – está um árduo trabalho. “Primeiro fizemos, trouxemos resultados. Depois, pressionamos a secretaria para que a infraestrutura melhorasse”, afirma a professora de português, Aurilene Brito. Ela destaca, porém, que a improvisação das instalações antes da reforma nunca impediu o trabalho dos professores. “No início, tínhamos apenas duas salas de aula e um pátio minúsculo. Usávamos a cantina para ter outro lugar para dar aula.” Mesmo com as melhorias, os alunos comem em pé, pois não há refeitório. Também faltam quadra de esportes e laboratório de ciências. Mas o principal problema é a instabilidade da energia. O fornecimento, que nunca foi regular, piorou desde junho. Quedas de energia chegam a ocorrer até três vezes em um minuto. A moderna sala de informática não é usada para evitar a queima dos equipamentos.
Segundo a secretaria, em janeiro será construída uma subestação de energia para atender a escola. Sobre a ausência de quadra, laboratório e refeitório, a secretaria informou que serão construídos até junho de 2013.

Fo nte:estadão/reprodução
Vídeo:reprodução/estadão

Mundo: Presidente Hugo Chávez diz que o câncer voltou


                                               "Existem risco. Quem pode negar isso" disse Chávez -Foto:reprodução/google

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltará para Cuba neste domingo para fazer uma nova cirurgia contra o câncer nos próximos dias. Em um pronunciamento televisionado na noite de sábado, Chávez anunciou que a doença voltou, mesmo após duas operações anteriores e tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
No discurso, o presidente venezuelano reconheceu a gravidade de sua situação e disse pela primeira vez que se houver complicações o vice-presidente do país, Nicolas Maduro, deverá assumir seu lugar como líder e dar sequência ao movimento socialista. “Existem riscos. Quem pode negar isso?”, disse Chávez, sentado ao lado de Maduro e outros aliados. “Em qualquer circunstância, devemos garantir o avanço da Revolução Bolivariana”, acrescentou.
Chávez, que acabou de chegar de Cuba, na sexta-feira, disse que os testes descobriram a volta de “algumas células malignas” na mesma área onde tumores foram removidos anteriormente. Especialistas médicos independentes afirmam que, com base no relato de Chávez sobre sua condição, ele está enfrentando uma luta muito difícil contra um tipo agressivo de câncer. O presidente contou que os médicos recomendaram que ele fizesse a cirurgia imediatamente, mas ele quis voltar à Venezuela primeiro. A rápida viagem de Chávez à Venezuela aparentemente teve como objetivo enviar uma clara ordem à cúpula do governo de que Maduro é sua escolha para a sucessão. Se tudo seguir como programado, Chávez assumirá um novo mandato de seis anos no dia 10 de janeiro. Maduro, que durante anos foi ministro de Relações Exteriores do país, foi nomeado vice-presidente três dias depois da reeleição de Chávez, em outubro. Nos últimos anos, Maduro demonstrou lealdade e se tornou o principal porta-voz do líder socialista.
Chávez afirmou que se houver complicações e novas eleições forem realizadas, seu candidato será Maduro. Nesse cenário, que, de acordo com a Constituição, exigirá que eleições presidenciais sejam realizadas novamente, vocês devem eleger Nicolas Maduro como presidente”, disse. “Eu peço isso a vocês do fundo do meu coração”, acrescentou.
Essa será a terceira operação de Chávez, de 58 anos, para remover tecidos cancerígenos. A primeira delas foi feita em junho de 2011. A Constituição venezuelana determina que, caso um presidente morra antes de assumir o cargo, uma nova eleição deve ser realizada dentro de 30 dias e, enquanto isso não acontece, o presidente da Assembleia Nacional, atualmente Diosdado Cabello, fica encarregado do governo.

Fonte:CorreiodaBahia