• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 26 de novembro de 2011

Bahia: Mais de 80 presos fogem do complexo em Barreiras

Foto:Miriam Hermes/ag.atarde/Barreiras

As Polícias Civil e Militar de Barreiras não conseguiram localizar nenhum dos 82 presos que fugiram do Complexo Policial da cidade nesta manhã de sábado (26).

De acordo com o responsável pela primeira delegacia de Barreiras, Joaquim Rodrigues, vizinhos do complexo ligaram alertando que estavam passando muitos homens em disparada, no sentido contrário do complexo.

“Estava chovendo muito na hora, e os plantonistas não ouviram barulho algum vindo da carceragem”, afirmou o delegado, esclarecendo que os presos saíram por um buraco aberto no teto de uma das celas. Depois de alcançarem a parte superior da detenção, eles pularam na parte externa do pátio e em seguida, o muro, para chegar à rua.

Das sete celas existentes no local, seis estavam com os cadeados arrebentados, destacou o delegado, dizendo que os presos que ficaram “disseram que só não saiu quem não quis”.

Apesar da fuga, ficaram 90 homens em um local construído para abrigar 28 presos. Entre os fugitivos estão latrocidas, homicidas, assaltantes, traficantes e acusados de outros crimes. Informações da sucursal de atarde de Barreiras.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RIO: Estudante é condenada pela morte de amante

Foto: Carlos Wrede-24.nov.11/Agência O Dia


Após 12 horas de julgamento, a estudante Verônica Verone de Paiva, 18, foi condenada a 15 anos de prisão pela morte do empresário Fábio Gabriel Rodrigues, 33, em um motel em Niterói (região metropolitana do Rio). O crime ocorreu dia 14 de maio deste ano.

A estudante Verônica Verone de Paiva, acusada de matar o namorado enforcado em um motel de Niterói, no Rio de Janeiro

A estudante foi condenada por homicídio triplamente qualificado --por motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

A decisão, anunciada por volta da 1h desta sexta-feira, também afirma que a estudante deverá cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

De acordo com o Ministério Público, a estudante agiu com intenção de matar.

Ela teria dado tranquilizantes e antidepressivos a Rodrigues, que já havia ingerido grande quantidade de bebida alcoólica.

Após deixá-lo inconsciente, Paiva teria enforcado o empresário com uma cinta.

Nesta quinta, durante o júri, a estudante perdeu o controle e gritou no plenário, suspendendo temporariamente a audiência. Informações da folhaonline.

Governo Dilma: Ministro das Cidades chora em evento em Salvador e admite entregar cargo

Mario chora em evento, a sua esquerda, o governador Wagner conversa com Luiz Caetano Prefeito de Camaçari
O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), chorou ao discursar durante evento nesta sexta-feira (25), em Salvador, e disse que pode deixar o cargo se sua permanência causar desconforto à presidente Dilma Rousseff.

O ministro baiano negou as irregularidades e atribuiu as denúncias ao fogo amigo de partidos aliados e também à discriminação contra nordestinos.

A pasta virou alvo de suspeitas de irregularidades no processo de mudança do modal de transporte de Cuiabá, uma das sedes da Copa de 2014.

Em MT, houve substituição de um parecer técnico favorável ao BRT (ônibus em corredores exclusivos) por outro defendendo o veículo leve sobre trilhos, o que encareceu o projeto, conforme noticiou ontem o jornal "O Estado de S. Paulo".

Durante evento do Minha Casa Minha Vida, em Salvador, ele recebeu apoio de políticos baianos e ficou com a voz embargada e lacrimejou ao citá-los no discurso.

"Não vou ficar de joelho para ninguém, não tenho apego a cargo, estou honrado em fazer esse trabalho. Se eu sentir que ela [a presidente] não me quer, vou lá e entrego o cargo, mas até agora nunca sinalizou", disse em entrevista à imprensa.

Ele contou que recebeu um telefonema do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) tranquilizando-o porque a presidente conhece os trâmites para a definição de projetos para obras da Copa.

Negromonte negou que haja irregularidades no projeto, que ainda nem foi licitado, e disse que mandou instaurar uma sindicância para apurar se os servidores agiram ilegalmente no processo de alteração do modal de Cuiabá.

"Não vou prejulgar, não vou culpar ninguém antes de julgar. A sindicância vai apurar se houve falha ou erro. Não vou passar a mão na cabeça de ninguém", afirmou.

Negromonte atribuiu as denúncias ao fogo amigo de legendas aliadas que têm interesses contrariados pelo Ministério das Cidades.

"Aqui e acolá tem meia dúzia da bancada insatisfeitos. Partidos da base aliada que têm interesse no ministério. É um ministério que contraria muito interesse", disse, citando os R$ 230 bilhões que a pasta gere em seus principais programas.

Ele também afirmou que a imprensa busca "bater nos ministros para enfraquecer o governo" de Dilma Rousseff. "É uma mulher, existe discriminação. Também existe discriminação contra nordestino", disse.





Fonte: Graciliano Rocha da folha de São Paulo/Salvador

Foto:Antonio Saturnino/Correio da Bahia

Governo Dilma: Presidente quer Haddad mais um tempo no MEC

Presidente Dilma - Foto:reprodução

A presidente Dilma Rousseff disse não à pressão do PT para antecipar a reforma ministerial. O partido queria que ela liberasse ainda em dezembro o ministro da Educação, Fernando Haddad, já escolhido pela legenda para ser pré-candidato a prefeito de São Paulo no ano que vem.

O PT deseja começar a pré-campanha o mais rápido possível porque Haddad tem baixo índice de intenção de voto. O partido quer torná-lo mais conhecido na capital paulista.

Haddad conversou com Dilma ontem (24). Perguntou se poderia sair antes do Natal. Ela respondeu com uma indagação: "Você tem algum trabalho de Papai Noel?". A presidente pediu que ele aguardasse "um pouco mais".

A saída de Haddad poderia antecipar a reforma. Há pressão do PT para não perder o cargo. Mas Dilma resiste à possibilidade de incluir a Educação numa negociação meramente política. Aprova a gestão Haddad e quer continuidade.

A tendência, portanto, é a indicação de um nome da própria pasta para suceder o ministro. Nessa hipótese, o favorito hoje é José Henrique Paim Fernandes, o secretário-executivo e atual número dois da Educação. Menos cotado, Luiz Cláudio Costa, é outra opção caseira. Informações do jornalista Kennedy Alencar da folha de São Paulo.

Educação: Influência do apóstolo Paulo nas teorias filosóficas é o novo livro do prof. Jurandir Sá

Prof. Jurandir Sá -Foto:Eduardo Santos/Ascom



Aspectos filosóficos do pensamento do apóstolo Paulo. Esse é o título do livro que o professor Jurandir Antônio de Sá lança neste sábado (26), às 19h, na Livraria Saraiva MegaStore, no Shopping Salvador, na capital.


“A obra trata da influência do apóstolo Paulo nas teorias e linguagens filosóficas de sua época, que contribuiu para que ele desenvolvesse uma visão mais profunda do cristianismo”, observa o autor, que leciona no curso de direito do Campus I da UNEB, em Salvador.

O livro, publicado pela editora Fonte Editorial, será comercializado ao preço de R$ 40 em livrarias evangélicas e na Saraiva. A obra estará disponível para consulta na Biblioteca Professor Edivaldo Machado Boaventura (conhecida como Biblioteca Central) do campus.




Esta é a quarta obra do docente, autor ainda de Entre o ser e o dever ser (2003), sobre a teoria de Hans Kelsen; Raça e degeneração (2006), que analisa o processo de construção da imagem do homem negro e mestiço; e Introdução à história do direito (2008), publicação que aborda a natureza dessa área de conhecimento.

Jurandir é mestre em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), em ensino, história e filosofia da ciência pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em teologia do novo testamento pelo Seminário Batista Teológico do Nordeste (STBNe), além de doutor em estudos étnicos e africanos pela Ufba.





Fonte: Textro Elisabeth Monteiro da ASCOM/UNEB

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brasil: 'Se seu negócio é amor com homossexual, assuma', diz Bolsonaro a Dilma

Foto: Dep.Bolsonaro - Alan Marques - 29.jun.2011/Folhapress/reprodução



Conhecido por suas declarações preconceituosas contra negros e homossexuais, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) protagonizou nesta quinta-feira (24) mais um discurso polêmico na tribuna da Câmara.

Durante a manhã, quando protestava contra a campanha elaborada pelo governo para combater o preconceito contra homossexuais nas escolas, em especial a divulgação de um "kit anti-homofobia" elaborado pelo Ministério da Educação, Bolsonaro afirmou que a presidente Dilma Rousseff deveria logo "assumir" se o seu negócio é "amor com homossexual".

"São 180 itens. O kit gay não foi sepultado ainda. Dilma Rousseff, pare de mentir! Se gosta de homossexual, assuma! Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma, mas não deixe que essa covardia entre nas escolas do primeiro grau! Tudo o que foi tratado ontem foi com a temática LGBT para os livros escolares. Criam aqui bolsa de estudo para jovem LGBT, estágio remunerado para lésbicas, gays, bissexuais etc.!"

E continuou: "Então, pessoal, é o presente de Natal que a Dilma Rousseff está propondo para as famílias pobres do Brasil. Ou seja, o dia em que a maioria da garotada nas escolas for homossexual, está resolvido o assunto... Será que o [Fernando] Haddad [ministro da Educação], como prefeito de São Paulo, vai implementar a cadeira de homossexualismo nas escolas do 1º Grau?".

Haddad foi lançado pelo PT como pré-candidato nas eleições de 2012. A reportagem já entrou em contato com a assessoria do Planalto para comentar o assunto e aguarda um retorno.

Bolsonaro afirma que a presidente Dilma Rousseff deveria logo "assumir" se o seu negócio é "amor com homossexual"

Mais tarde, procurado pela Folha, Bolsonaro negou ter feito questionamento sobre a sexualidade da presidente. Ele explica que quis dizer que ela "tinha um caso de amor com a causa homossexual".

"Quem sou eu para questionar a sexualidade dela? Não me interessa a opção dela, desde que seja com discrição", afirmou, reiterando que isso tem um lado positivo por trazer a polêmica sobre o kit gay à tona.

QUEBRA DE DECORO

Alfredo Sirkis (PV-RJ), que discursaria logo em seguida, reclamou da fala de Bolsonaro e disse que ela configurava quebra de decoro parlamentar.

"Eu acho que é admissível se debater se tal ou qual peça didática é correta ou não do ponto de vista didático, mas o que nós ouvimos aqui hoje foi novamente um discurso de ódio, de preconceito, um discurso inclusive que, se eu entendi direito, faltou com o decoro parlamentar ao fazer insinuações a respeito da própria Presidente da República, quando eu acho que a opção sexual de qualquer ser humano, Deputado, é uma questão de foro íntimo desse mesmo ser", afirmou.

O deputado Marcon (PT-RS) foi o responsável por pedir oficialmente que as notas taquigráficas do discurso de Bolsonaro fossem retiradas do site da Câmara. O que aconteceu logo em seguida por determinação de Domingos Dutra (MA), petista que presidia a sessão.

Segundo o setor de taquigrafia da Casa, o pedido de retirada de qualquer discurso é legítimo. O caso agora será encaminhado ao presidente Marco Maia (PT-RS) para ele decidir se a fala permanecerá fora do ar.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) pediu ao presidente da Câmara que tome providências para punir o deputado por falta de decoro parlamentar.

"Como mulher, como cidadã, como mãe, como senadora, como vice-presidente desta Casa, pedimos ao presidente da Câmara, deputado Maia, que tome enérgicas providências e limites, porque está sem um freio de arrumação. Sinto muito, a falta de decoro parlamentar desse deputado tem ofendido cidadãos comuns e agora até mesmo a Presidente da República", disse Marta.

Ela ressaltou que a falta de decoro de Bolsonaro não foi por dizer que a presidente Dilma possa ser homossexual, mas sim por fazer insinuações a respeito da sexualidade da própria presidente da República, quando a opção sexual de qualquer ser humano é uma questão de foro íntimo.

Pelo Twitter, a senadora disse ainda que Bolsonaro pode ter cometido crime de injúria pela afirmação.

OUTRAS POLÊMICAS

Em março deste ano, durante o programa "CQC", da TV Band, ele foi acusado de racismo ao responder uma pergunta feita pela cantora Preta Gil.

Ao ser questionado qual seria a reação dele se seu filho se apaixonasse por uma negra, o parlamentar respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".

Outro fato polêmico foi a briga entre ele e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em maio.

Após a retirada do projeto que criminaliza a homofobia da pauta de votação, enquanto a relatora da proposta, Marta Suplicy, concedia entrevista à imprensa, Bolsonaro exibiu um panfleto contra a ampliação dos direitos dos homossexuais, o que irritou Marinor, que chegou a bater na mão do deputado.

Marinor tentou impedir que Bolsonaro exibisse o panfleto e o chamou de homofóbico, o que resultou em discussão. Informações de MARIA CLARA CABRAL MÁRCIO FALCÃO DE BRASÍLIA e TATHIANA BARBAR DE SÃO PAULO da folhaonline.

Bahia: Meningite tipo C faz mais uma vítima no Estado, desta vez em Amargosa

Um morador de Amargosa, no centro-sul do estado, morreu vítima de meningite meningocócica tipo C, a forma mais grave da doença. O homem de 34 anos deu entrada no Hospital Municipal, na segunda-feira (21), e morreu horas depois. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (24) que um amigo dele, de 32 anos, também contraiu a doença na cidade. Ele deu entrada na unidade de saúde no sábado (19) e no mesmo dia foi encaminhado para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, onde está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo a Sesab, as duas vítimas trabalhavam em uma propriedade rural. Ainda nesta quinta-feira (24), a secretaria confirmou que uma mulher de 33 anos morreu do mesmo tipo da doença, no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, a Bahia registrou até 08 de outubro um total de 138 casos da enfermidade. Informações do BN.

Bahia: Estado concederá reajuste aos professores retroativo a Janeiro/11




Foi aprovado nesta quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa da Bahia, por unanimidade, o projeto de lei que concede reajuste salarial de 7,29%, este ano, para os professores da rede pública estadual. Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, o reajuste será retroativo a janeiro de 2011, garantindo assim o piso salarial nacional, aprovado pela Câmara Federal e Senado, a todos os docentes da rede estadual.

O projeto ainda prevê o cumprimento de novos reajustes que venham a incidir sobre a remuneração da categoria, garantindo ganhos reais de 10,64% até 2014, e foi resultado do acordo assinado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação e da Administração, com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato). O reajuste este ano vai representar um impacto de R$ 83 milhões no orçamento estadual.

De acordo com o projeto aprovado, fica estabelecido o valor de R$ 1.953,56 como menor remuneração para o cargo de professor de ensino médio com licenciatura, com atuação de 40 horas semanais. Este grupo, que representa 84% do total de docentes da rede, já recebia salários acima do piso nacional. Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, a menor remuneração será de R$ 1.558,39, com atuação de 40 horas semanais. Informações da redação de atarde.


Fonte Imagem:google

Economia: Inflação sobe em Salvador segundo o IPC-S

Foto:Google
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) aumentou em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), entre as semanas de 15 de novembro e do dia 22. O maior aumento da taxa foi percebido na cidade do Rio de Janeiro: 0,18 ponto percentual, ao passar de 0,22% no dia 15 para 0,40% no dia 22.

Outras cidades que tiveram aumento da taxa no período foram Brasília (0,06 ponto percentual, ao passar de 0,35% para 0,41%), Porto Alegre (0,06 ponto percentual, ao passar de 0,64% para 0,70%) e Salvador (0,01 ponto percentual, ao passar de 0,17% para 0,18%).

São Paulo manteve a taxa de 0,46%. Já Belo Horizonte, com uma queda de 0,05 ponto percentual (ao passar de 0,52% para 0,47%), e Recife, com um decréscimo de 0,01 ponto percentual (ao passar de 0,46% para 0,45%), tiveram reduções em suas taxas de inflação.

A média nacional do IPC-S, que é medido semanalmente e verifica a variação de preços ao consumidor no período de um mês, ficou em 0,43% na semana de 22 de novembro, 0,05 ponto percentual acima da verificada na semana anterior. Informações do agência Brasil.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bahia: Estado tem 06 cursos de Direito entre os melhores do país, diz OAB



A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta quarta-feira (23), durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, os resultados do Selo OAB de 2011, que examina a qualidade de todos os cursos de Direito do país. Do total de 1.210 cursos existentes, o Conselho Federal da OAB, responsável pela avaliação, recomendou apenas 90, o equivalente a apenas 7,4% das faculdades.

Na Bahia, seis universidades aparecem na lista: Universidade Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Somente a UCSAL pertence à rede particular de ensino.

Os cursos das universidades baianas, que se destacaram dentro dos critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade, receberão premiação da Ordem. A Comissão formada por professores, por especialistas em educação jurídica e também por advogados tomou como pré-requisito as faculdades que participaram, como pelo menos 20 alunos inscritos, dos três últimos Exame de Ordem unificados. Em seguida, a equipe cruzou os dados dos índices obtidos pelos centros de ensino nos Exames (2010.2, 2010.3 e 2011.1) com o conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.

De todos os 27 Estados brasileiros, apenas o Acre e o Mato Grosso não tiveram nenhuma faculdade recomendada pela OAB. De acordo com o presidente da instituição, Ophir Cavalcante, os cursos dessas duas unidades da federação não atingiram a nota mínima dos critérios de avaliação ou estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC). A OAB, para finalizar os resultados, também considerou os possíveis pareceres desfavoráveis da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação dos cursos. Informações do Correio da Bahia.


Fonte imagem:Google

Rio: facção protege traficantes fugidos da Rocinha

Soldado patrulha uma das saída da Rochinha-Foto:google/reprodução

RIO - Traficantes da favela da Rocinha, em São Conrado, na zona sul do Rio, escolheram as favelas dominadas pela facção Amigos dos Amigos (ADA) como refúgio, de acordo com informações de agentes da Inteligência da Polícia Civil. O Disque-Denúncia já acumula 925 ligações sobre o paradeiro dos procurados pela Justiça.

Segundo denúncias, Danúbia Rangel, mulher de Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe da Rocinha preso na semana passada, estaria escondida em um prédio com vários seguranças no Morro do Urubu, em Pilares, zona norte. Não há mandado de prisão, mas ela deve ser chamada para prestar esclarecimentos na Polícia Federal no inquérito que apura lavagem de dinheiro do tráfico. Ontem, até as 17h, o serviço de denúncia anônima recebeu 47 informações sobre os criminosos. Estima-se que 200 homens faziam parte do tráfico na Rocinha.

Moradores do Morro do Urubu estão preocupados com a movimentação intensa de homens armados desconhecidos. No dia 15, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou uma operação na favela, mas ninguém foi encontrado.

O primeiro lugar que a quadrilha procurou abrigo foi na favela de Vila Vintém, em Padre Miguel, na zona oeste da cidade. No dia 11, uma operação da polícia prendeu no local o segurança de Nem, Jurandir Silva dos Santos, o Jura ou Pará, de 38 anos, com mais seis fugitivos da Rocinha.

O Complexo da Pedreira, composto pelas favelas da Pedreira, Lagartixa e Quitanda, em Costa Barros, na zona norte do Rio, foi apontado pela Polícia Civil como um dos mais prováveis refúgios para traficantes da Rocinha. Até a noite de ontem, porém, nenhuma operação havia sido feita na área para localizar os criminosos. Rastros dos traficantes foram encontrados até fora da região metropolitana. Ontem, a PM apreendeu um fuzil com a inscrição da facção ADA na Favela da Linha, em São Gonçalo.

Entre os foragidos da Rocinha, os traficantes do Morro do São Carlos, na zona norte, são os que mais preocupam as autoridades, por causa do perfil violento. Marcílio Cherú de Oliveira, o Menor Cherú, e Luiz Ricardo Votorino da Silva, o Menor do Grotão, atuavam no Morro do São Carlos até a ocupação da favela pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em maio. Depois, foram para a Rocinha. Eles respondem por homicídio qualificado e, segundo o Ministério Público, são responsáveis por execuções.

Acusados pela polícia por participação no homicídio da modelo Luana Rodrigues e da amiga dela, Andressa de Oliveira, Thiago de Souza Cherú, o Dorei, e Rodrigo Belo Ferreira, o Rodrigão, são os únicos foragidos da Rocinha que respondem pelo assassinato. Pelo mesmo crime, são acusados Nem, Ronaldo Patrício da Silva, o Ronaldinho, e Anderson Rosa Mendonça, o Coelho. Informações do estadão.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

São Paulo: Assembleia Legislativa aprova lei que proibe garupa em moto

Imagem:reprodução/google

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que proíbe garupas em motocicletas nos dias úteis da semana. De autoria do deputado Jooji Hato (PMDB), o texto também obriga o uso de capacetes e coletes com o número da placa da motocicleta afixado na parte de trás, em cor fluorescente.

Se sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, a medida passará a vigorar nos municípios do Estado com população superior a um milhão de habitantes.

O descumprimento da lei pode acarretar multa no valor de R$ 130 a cada infração cometida. O valor será atualizado anualmente pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Além do objetivo de reduzir acidentes com motocicletas, o projeto visa coibir assaltos realizados por duplas criminosas em motocicletas.

Bahia: Projeto de lei que altera a estrutura remuneratória dos cargos de professor e coordenador pedagógico do Estado já está na AL


Projeto de lei do Executivo que “altera a estrutura remuneratória dos cargos de professor e coordenador pedagógico” de ensino fundamental e médio do estado e equipara os valores da categoria ao piso nacional chegou, na noite desta terça-feira (22), à Assembleia Legislativa da Bahia. A matéria foi feita após reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB) com o governador Jaques Wagner e, segundo o da maioria entre os deputados estaduais, Zé Neto (PT), pode ser votada já na próxima semana, se houver acordo com a oposição. “O governo fez o acordo até 2014, o que dá para respirar com mais tranquilidade nos próximos anos no relacionamento com a categoria e garantir que o piso deles esteja em andamento com o piso nacional”, explicou o petista, em entrevista ao Bahia Notícias. O documento, agora, será enviado para as lideranças do Legislativo baiano em busca de um consenso em sua apreciação. “Eu acho possível que tenhamos um acordo, já que o projeto de lei é fruto de uma negociação do governo com a categoria e a própria oposição reclamava a favor da categoria. Então, estou otimista quanto a isso”, assegurou Zé Neto. Confira abaixo o projeto de Lei. Informações do BN




Concursos: PETROBRAS oferece 350 vagas para nível superior e médio


A Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS realizará Processo Seletivo Público para provimento de 350 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível superior e de nível médio, executado pela Fundação Cesgranrio.
Dos Cargos:
  • Nível Superior: Geofísico Júnior - Geologia (76);
  • Nível Médio: Técnico de Contabilidade Júnior (35), Técnico de Estabilidade Júnior (36), Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geodésia (3), Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geologia (26), Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Informática (7), Técnico de Logística de Transporte Júnior - Operação (12), Técnico de Manutenção Júnior - Caldeiraria (26), Técnico de Perfuração e Poços Júnior (96), Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Elétrica (2), Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Estruturas Navais (7), Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Mecânica (4), Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Elétrica (3), Técnico de Telecomunicações Júnior (11), Técnico Químico de Petróleo Júnior (6).
Das Inscrições:
A inscrição deverá ser efetuada somente via Internet, no período da 0h do dia 24 de novembro até às 23h59min do dia 13 de dezembro de 2011, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), observado o horário oficial de Brasília-DF.
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, a Fundação Cesgranrio disponibilizará, nos dias úteis, locais de inscrição credenciados com computadores, no período de 24 de novembro a 13 de dezembro de 2011, entre às 9h e 16h, horário oficial de Brasília.
O recolhimento da taxa de inscrição, expressa em reais, será nos valores de R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
Da Confirmação de Inscrição:
Os candidatos devem verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 18 de janeiro de 2012, na página da Fundação Cesgranrio e são responsáveis por imprimi-la.
É obrigação do candidato conferir o nome; número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Estado emitente; CPF; data de nascimento; sexo; cargo/polo de trabalho em que se inscreveu; e, quando for o caso, a informação de tratar-se de pessoa com deficiência que demande condição diferenciada para a realização das provas e/ou esteja concorrendo às vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Das Etapas:
O Processo Seletivo Público será constituído de avaliação da qualificação técnica dos candidatos, representada por habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de provas objetivas (para todos os cargos), sendo as provas de conhecimentos básicos de caráter eliminatório e as provas de conhecimentos específicos de caracteres eliminatório e classificatório e de exame de capacitação física somente para o cargo de Técnico de Perfuração e Poços Júnior, de caráter eliminatório.
As provas objetivas para o cargo de nível superior terão duração de 4h30min e para nível médio terão duração de 4h serão realizadas nas cidades de Aracaju-SE, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campinas-SP, Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macaé-RJ, Maceió-AL, Manaus-AM, Mauá-SP, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Santos-SP, São José dos Campos-SP, São Luís-MA, São Paulo-SP e Vitória-ES.
O exame de capacitação física (exclusivamente para o cargo de Técnico de Perfuração e Poços Júnior) será realizado na cidade de Macaé-RJ.
O candidato deverá chegar ao local das provas e dos exames com uma hora de antecedência do início dos mesmos, munido de Cartão de Confirmação de Inscrição, recebido via postal ou impresso da página da Fundação Cesgranrio na Internet; do documento de identidade original válido (não vencido) com o qual se inscreveu e de caneta esferográfica transparente de tinta preta.
O resultado final deste Processo Seletivo Público será homologado, publicado no Diário Oficial da União e divulgado nos endereços eletrônicos.
O prazo de validade deste Processo Seletivo Público esgotar-se-á em seis meses, a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

Fonte:republicado do site  pciconcursos.com.br

Governo Dilma: Salário mínimo vai para R$ 622,73 em 2012

O Ministério do Planejamento enviou ao Congresso hoje o novo valor para o salário mínimo de 2012, elevando de R$ 619,21 para R$ 622,73. O ofício enviado pela ministra Miriam Belchior atualiza os parâmetros econômicos utilizados na elaboração da proposta orçamentária do próximo ano. A mudança ocorreu por conta da revisão do INPC deste ano, índice usado no reajuste do mínimo.
Imagem: reprodução/google
A previsão de INPC constante da proposta orçamentária enviada originalmente foi de 5,7%. Pela regra do reajuste, o número mais a taxa de 7,5% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, significou o valor de R$ 619,21 para o mínimo, o equivalente a um aumento de 13,6%. Com a atualização, a inflação subiu para 6,65% e o aumento foi para 14,26% para o mínimo atual de R$ 545.Informações do Estadão.

domingo, 20 de novembro de 2011

Rio: Morre o ator Adriano Reys, vítima de câncer

 
 
 
O ator tinha 78 anos -foto:divulgação/rede record
O ator Adriano Reys morreu na manhã deste domingo (20), vítima de câncer de fígado. Ele tinha 78 anos e estava internado no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio.
Com um câncer classificado como agressivo, Adriano Reys foi submetido a quimioterapia há três anos, mas vinha enfrentando problemas de saúde e chegou a ser internado, em outubro deste ano, com pneumonia.
O ator participou de novelas como Selva de pedra, Vale tudo e Mulheres de areia, que está sendo reexibida atualmente. Ainda não há informações sobre o velório do ator.
Carreira
Ator completo, Adriano Reys apostava em teatro, cinema e televisão. Na telona, começou sua carreira em 1953, no filme Três Recrutas, e na TV, se lançou na trama Adeus às armas, da TV Tupi, em 1961.
Durante seus mais de 50 anos de carreira, participou de mais de 50 novelas e 20 longa-metragens. Entre seus trabalhos notáveis está o personagem Renato Filipelli, da novela Vale Tudo. Seu último trabalho foi em 2009, na Rede Record, na trama de Mutantes - Promessas de Amor.
Nos palcos, participou de peças como Laços Eternos, A Elizabeth Taylor do Brasil e Jornada de um Poema. Informações do portal Terra.