• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 16 de maio de 2020

Covid-19 já chegou a 194 cidades da Bahia


A imagem pode conter: casa, céu e atividades ao ar livre
A pequena urucuça no Sul da Bahia, já registrou 6 mortes e 68 casos confirmados, segundo o boletim de hoje da vigilância sanitária da cidade
O novo coronavírus já chegou a quase metade das 417 cidades baianas. Até quinta-feira (14), 194 cidades do estado haviam confirmado ao menos um caso de infecção, o que equivale a 46,5% dos municípios. Os números mostram que o Sul merece especial preocupação do Governo do Estado. Como é possível ver no mapa e na tabela abaixo, 12 das 20 cidades com mais casos de covid-19 estão naquela região. 
Itabuna e Ilhéus aparecem logo atrás de Salvador no número de casos, e à frente de cidades bem maiores como Feira de Santana, Camaçari e Vitória da Conquista. Também são daquela região casos como o de Ipiaú, cidade com mais casos proporcionais, e Uruçuca, menor cidade com mais mortes.

Fonte:Correio da Bahia c/adaptações em 16/05/2020

Manaus: Suspeito de matar miss foi barrado ao tentar entrar na Venezuela, diz PC de Roraima

Kimberly Karen Mota
© Reprodução Redes Sociais Kimberly Karen Mota
Boa Vista - O delegado-geral da Polícia Civil de Roraima (PC-RR), Hebert Cardos, confirmou que o analista judiciário Rafael Fernandez Rodrigues, de 31 anos, tentou entrar na Venezuela durante a sua fuga, mas foi barrado pela guarda do país vizinho.A informações foi confirmada durante coletiva de imprensa concedida na manhã deste sábado (16), pelo delegado que deu mais detalhes sobre as investigações que levaram a captura de Rafael, suspeito da morte da Miss Manicoré Kimberly Karen Mota, de 22 anos, .
Cardoso destacou a importância do trabalho realizado pela força-tarefa que integrou  órgãos de segurança de Roraima e do Amazonas, em busca do principal suspeito da morte de miss.
“Após ser impedido de entrar na Venezuela, Rafael retornou para Pacaraima, onde foi escondido por venezuelanos. Recebemos várias denúncias e durante uma das abordagens, as equipes se depararam com seis venezuelanos que chegaram a tentar atacar os policiais com facões para que não chegássemos até o Rafael”, relatou a autoridade policial.
O delegado Cardoso disse que, após a prisão de Rafael na tarde de sexta-feira (16), acompanhado de dois venezuelanos, sendo um adolescente de 17 anos, e outro chamado Humberto Jose Reyes Martinez, de 24 anos, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Pacaraima. No lugar, os venezuelanos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e 
foto:reprodução Folha BV
Rafael
00:48Ad
[X] Close

O coronel Elias Santana, comandante-geral da Polícia Militar de Roraima disse que na sexta-feira (15), equipes da força-tarefa fizeram duas tentativas de captura até a prisão do analista judiciário. Rafael chegou a Boa Vista, por volta das 1h30 deste sábado e passou por exame de corpo de delito. 
O delegado Paulo Martins, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil do Amazonas, agradeceu o empenho das forças de Segurança Pública do Estado de Roraima pela parceria, que resultou na prisão do acusado. 
“Rafael estava sendo procurado por toda a polícia amazonense e assim que soubemos da fuga dele para Roraima pedimos apoio do delegado-geral e iniciamos uma força-tarefa conjunta. Foi um belo trabalho feito aqui no Estado”, elogiou Paulo Martins.
Durante a coletiva, as autoridades policiais roraimenses destacaram que Rafael chegou a prestar depoimento na Delegacia de Pacaraima sobre o favorecimento pessoal feito pelos venezuelanos.
As declarações oficiais sobre a morte de Kimberly deverão ser feitas no prédio da DEHS em Manaus, após a chegada de Rafael que está prevista para a noite deste sábado (16).
fonte:Em tempo - 16/05/2020 -20h:47min.

Justiça: Juízes do TRT da 5ª região se recusam a cancelar audiências, alerta OAB-BA


PF faz ação contra 5 desembargadores e suspeita de venda de ...
foto:reprodução



A prática da advocacia ficou de certa forma comprometida durante a pandemia do novo coronavírus. Porém, a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados da Bahia, através de seu presidente Adriano Batista, vem manifestando insatisfação com juízes do Tribunal Regional do Trabalho que continuam ouvindo testemunhas em audiências virtuais e negando o cancelamento, contrariando uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"O CNJ determinou na resolução 314, quando resolveu optar a volta dos prazos, ele estabeleceu que as audiências de instrução poderiam ser retomadas. Mas se alguma das partes não concordar com a realização da audiência, isso deve ser comunicado, e as audiências não serão realizadas. Isso deve nortear qualquer tribunal do Brasil", explicou ao Bahia Notícias.

Resolução 314 do CNJ, assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli determina em seu parágrafo 3º que "... somente serão suspensos, se, durante a sua fluência, a parte informar ao juízo competente a impossibilidade de prática do ato, o prazo será considerado suspenso na data do protocolo da petição com essa informação". 

Adriano revelou que o TRT-BA editou uma norma que contempla exatamente o que tem na resolução do CNJ. Porém, segundo ele, alguns juízes estão despachando seus processos de forma diferente ao tribunal ao qual eles pertencem. 

"Tem juiz dizendo que não cabe ao advogado ou parte dizer que não vai participar da audiência, tem que ser uma negativa justificável. A norma é clara que basta a simples alegação do advogado ela deve ser cancelada", revelou o presidente.

Batista comentou que alguns juízes têm se aproveitando da situação, dizendo que "se você pedir o cancelamento da audiência, ela não acontecerá mais". "Ninguém garante que uma testemunha que está possivelmente em sua residência, está sozinha lá. Ninguém garante que ela não esteja recebendo informações. Ninguém pode garantir que ela não tenha recebido as informações. O advogado ou uma parte podem transmitir por uma ligação, o depoimento fica viciado", acrescentou.

Sem saber como seria feita a audiência de instrução (quando se juntam provas e depoimentos no processo), a Comissão explica que a testemunha poderia ficar "com uma câmera, com o telefone do lado, ouvindo ou lendo o que deve responder". "As audiências telepresenciais foram pensadas para serem feitas em ambiente judicial. Podemos ouvir alguém que está no Pará, mas desde que todos estão vendo que ela não está recebendo orientação. Você não pode garantir que ela esteja dentro de casa", disse.

Como exemplo, Adriano cita que o TRT de São Paulo já proibiu e as audiências de instrução não acontecerão. "Ela não é confiável e está suspeita, e me causa espanto que um juiz insista em fazer essas audiências. É um procedimento eivado de nulidade. Vai contra a lógica e contra a lei. O próprio Tribunal já determinou. Atitudes como essas de juízes que resolvem as coisas como eles pensam, é uma minoria", explicou. 

Representante da Comissão, Adriano comentou também que confia muito nas instituições, nos tribunais, autoridades. "Na corregedoria e na presidente do Tribunal do Trabalho. Eles vão fazer de tudo para que essas ideias não vinguem, que esses atos não se repitam por outros juízes. É preciso se hastear a bandeira do bom sendo e da legalidade", disse. 

"É uma minoria de juízes, em uma escala pequena, e infelizmente acabam aparecendo. Fico triste por outros juízes, que de uma forma temerária ignoram o que tem sido discutido. Tudo isso nos Tribunais superiores, como todas as pessoas, tem um trabalho enorme e um juiz diz que vai fazer a própria norma", finalizou.

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OAB-BA

Apesar da suspensão das atividades presenciais, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia vem divulgando canais de atendimento para os advogados caso queiram realizar reclamações caso as prerrogativas da profissão não sejam respeitadas.

Foto: Divulgação 

fonte:Bahia notícias - 15/05/2020

No Ceará: Avião que levava médico com Covid-19 para Teresina cai e deixa quatro mortos

Avião de pequeno porte cai em mata na cidade de São Bendito, no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal
foto: Avião de pequeno porte caiu em São Bendito, interior do Ceará

Equipes do Corpo de Bombeiros seguem com as buscas pelos 
corpos dos profissionais de saúde e do piloto que morreram na queda da aeronave 
Morreram na queda o piloto, comandante Paulo César Magalhães
 Costa, o médico infectologista Pedro José Ferreira de Meneses,
 que estava diagnosticado com Covid-19, e era transferido para 
Teresina, onde mora a família dele, Carlo Victor Rodrigues 
e Samara Aline Félix, da equipe  médica que acompanhavam
 Meneses.
A aeronave saiu de Sobral por volta das 18h15 e tinha a previsão de
 chegada na capital piauiense às 19h10. A queda da aeronave 
aconteceu em uma mata entre o Sítio Santa Tereza e o Sítio Meio do 
Topo. Houve uma explosão, os destroços do veículo pegaram fogo 
na mata e papéis ficaram espalhados no solo. Não há informações 
sobre as causas do acidente.
De acordo com o tenente- coronel Roberto Moraes, comandante 
da Companhia de Sobral, as buscas seguem no local da queda da 
aeronave, porém ainda há fumaça o que dificulta a operação. 
Segundo Moraes, a vasta vegetação também contribuem para
 o atraso da operação.
"Estamos com dificuldade de maiores informações devido ao local 
ser de difícil acesso e sem cobertura móvel", disse. Roberto Moraes
 também afirmou que os 10 agentes do Corpo de Bombeiros que 
trabalham no resgate utilizam equipamentos de proteção individual
 (EPIs) para evitar risco de contaminação da Covid-19. "Eles estão
 no local com EPIs, nas buscas, devido ao risco de contaminação. Equipamentos vieram de Fortaleza, disse.

Empresa aérea lamenta acidente

A empresa Top Line Táxi Aéreo publicou nota onde lamenta o acidente. 
"É com profundo pesar que a Top Line Táxi Aéreo informa novamente
 sobre o lamentável acidente com a aeronave bimotor PT- RMN, 
ocorrido na cidade de São Benedito-CE, no início da noite desta 
sexta-feira, 15.05.2020". Segundo a empresa, a aeronave envolvida
 no acidente prestava serviços de UTI aérea e partiu inicialmente 
de Teresina com destino à cidade de Sobral. Na ocasião do 
acidente fazia o percurso Sobral-Teresina.
A empresa afirmou também que dentro da aeronave estavam quatro 
ocupantes. O comandante Paulo César Magalhães Costa (piloto), dois funcionários da equipe médica, no caso, Carlo Victor Rodrigues
 e Samara Aline Félix, além do paciente o médico Pedro José Ferreira
 de Menezes. A empresa informou ainda que imediatamente após
 receber a notícia, encaminhou uma equipe até o local e 
acionou os órgãos competentes para que as primeiras providências
 pudessem ser tomadas.

Processo de investigação


Bombeiros seguem em busca de resgate de corpo de pessoas mortas em acidente de avião no Ceará — Foto: Maristela Gláucia/G1

Bombeiros seguem em busca de resgate de corpo de pessoas mortas em acidente de avião no Ceará — Foto: Maristela Gláucia/G1
Já o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica disse que 
investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação 
e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional
 do Centro de Investigação  e Prevenção de Acidentes 
Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados
para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.
De acordo com o órgão, os trabalhos iniciais consistem no
 processo de investigação e possui o objetivo de coletar 
dados como fotografar cenas, retirar partes da aeronave para
 análise, reunir documentos 
e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência
 de eventos.
A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir 
que novos acidentes com as mesmas características ocorram. 
Ainda segundo  órgão, a "necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes
 garante a liberdade de tempo para a investigação e que a conclusão
 de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor
 prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente".

No Piauí: Diretor de hospital desmente ministra Damares; 'não tem mostrado eficácia'


Ministra Damares foi ao Piauí e voltou relatando o ' milagre da cloroquina', mas diretor do hospital a desmente.
A ministra Damares Alves viajou ao Piauí e voltou relatando um "milagre da cloroquina" com protocolo usando o medicamento no Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade de Floriano, a cerca de 250 km da capital Teresina. Porém o diretor técnico do local, o médico Justino Moreira, afirmou ao Uol que a droga não tem mostrado eficácia. Ele é o responsável pela aplicação do protocolo, que continua usando o medicamento mesmo sem resultados comprovados. "Se (o paciente) não tiver usado (a cloroquina) ainda, a gente usa. Se tiver, a gente para", explica o médico.
Uma informação de que a cloroquina teria ajudado a esvaziar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital essa semana levou entusiasmo e fez muita informação sobre o local circular. Isso levou Damares, ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, até a cidade na quinta (14). Ela postou um vídeo chamando de milagrosa a estratégia usada ali.
"A gente veio ver o milagre do uso da cloroquina associado a outros medicamentos. E as pessoas estão sendo salvas aqui em Floriano. Extraordinário! Estou levando esse protocolo para o Brasil inteiro", afirma a ministra nas imagens. 
Moreira crê que uma fala sua sobre o esvaziamento da UTI foi mal interpretada e diz que ele não fez defesa da cloroquina. "Acho que fui mal interpretado. Eu não disse que a cloroquina, a hidroxicloroquina servisse. A gente até usa, em nível de atenção básica, numa fase precoce aqui no município. Com 48 horas de sintomas, o município usa cloroquina, azitromicina. Porém, isso não tem dado resultados, não se enxergam ainda resultados", explica.
Ele explica a tentativa que tem sido feita. "Aqui, o protocolo clínico até colocava cloroquina na fase dois, mas ela não teve nenhum efeito benéfico. Então se antecipou para fazer uso dela no início de sintomas na esperança realmente que ela ajudasse a pessoa a modular uma resposta inflamatória".
Atualmente, só pacientes que chegam em casos já mais avançados faem um uso conjunto de corticóides com a cloroquina. "O que realmente a gente tem visto ter feito é o corticoide injetável; isso quando o paciente não evolui com melhora na fase um. O certo era fazer o corticóide na fase dois, e a cloroquina fazer de um até sete dias", acredita.
Nesta fase dois, o paciente já sente falta de ar, geralmente com o pulmão já inflamado. Machado diz que pelo menos 15 casos foram tratados com protocolo de anti-inflamatórios no hospital e nenhum deles precisou de UTI.
"A gente pegou paciente com 75% de comprometimento, já, digamos, na porta da UTI. A partir do momento que a gente aplicou esse protocolo, eles passaram a não precisar mais de oxigênio, não precisar de UTI, e zerou morte. A resposta clínica foi muito rápida", afirma.
O protocolo usado no hospital veio de uma médica local, Mariana Bucar, que atuou na pandemia na Espanha. "Eles acertaram esse protocolo quase no final da pandemia deles, e reduziram a mortalidade de de 20% para em torno de 1% a 2%", diz. A médica fez a sugestão porque tem familiares na cidade e o hospital resolveu fazer o teste.
fonte:Correio da Bahia - 16/05/2020

Cultura: Bolsonaro exonera chefe de gabinete de Regina Duarte


Governo exonera chefe de gabinete de Regina Duarte
A atriz Regina Duarte  tem  passado por situações vexatórias após a ida pra o governo Bolsonaro -foto:reprodução
Um dos primeiros nomeados pela secretária nacional de Cultura do governo federal, Regina Duarte, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (15). Edição Extra do "Diário Oficial da União" traz a exoneração de Pedro José Vilar Godoy Horta do cargo de secretário especial adjunto da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Cidadania. A exoneração foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto. Ainda não foi escolhido um substituto.
No início de março, Regina Duarte nomeou os primeiros integrantes de sua equipe, entre eles o advogado Pedro Machado Mastrobuono, que assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e Godoy Horta, que passou a chefiar o gabinete dela. Na ocasião, Regina também nomeou, como secretário de Economia Criativa, o professor de gestão cultural Aldo Luiz Valentim; a chefe da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual , Alessandra da Silva Martins; e o chefe da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural, Caio Fagundes Kitade. 
Regina Duarte ainda não comentou a decisão do governo. (G1)

Celso de Mello manda oficial de Justiça comunicar Bolsonaro de ação sobre impeachment no Supremo

fornecido pelo Estadão/reprodução

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, despachou comunicado ao Palácio do Planalto nesta sexta, 15, para informar o presidente Jair Bolsonaro do processo em tramitação na Corte que envolve um pedido de impeachment apresentado contra ele. A determinação do decano também abre espaço para Bolsonaro se manifestar e contestar a ação, caso queira.
O processo foi apresentado pelos advogados José Rossini Campos e Thiago Santos Aguiar com o objetivo de cobrar, pela Justiça, que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), analise um pedido de afastamento protocolado por eles em março.
Após receber o caso, Celso de Mello pediu a inclusão de Bolsonaro no processo e 'prévias informações' a Maia sobre o pedido de impeachment questionado. Em resposta enviada nesta semana, o presidente da Câmara pediu a rejeição da casa ao avaliar que o afastamento é uma 'solução extrema' e pontuar que não há norma legal que fixe prazo para a avaliação dos pedidos protocolados no Congresso.

"O impeachment é uma solução extrema: o primeiro juiz das autoridades eleitas numa democracia deve ser sempre o voto popular. A Presidência da Câmara dos Deputados, ao despachar as denúncias contra o chefe do Poder Executivo, deve sopesar cuidadosamente os aspectos jurídicos e político-institucionais envolvidos. O tempo dessa decisão, contudo, pela própria natureza dela, não é objeto de qualquer norma legal ou regimental", frisou Maia.
A decisão pelo arquivamento ou não da ação cabe ao relator do caso, ministro Celso de Mello. Informações do Estadão.

Covid-19: Sociedade de Infectologia recomenda lockdown na Região Metropolitana de Maceió

Município na região metropolitana de Maceió abre vagas para ...
foto:Maceió, cidade-sede da Região Metropolitana de Maceió, da qual o município de Pilar faz parte. Crédito: Wikimedia/Commons                 
Em um documento de seis páginas (ver link no final do post), com tabelas, análises detalhadas da situação do estado, ocupação de leitos para a covid-19, ressalvas de toda ordem, entre outras informações técnicas importantes, a Sociedade Alagoana de Infectologia  recomenda a adoção do lockdown na região Metropolitana de Maceió.
O texto é, na verdade, uma resposta a uma consulta feita pela Defensoria Pública Estadual, que tem se destacado nas ações que visam a prevenção e o tratamento da covid-19.
Mas a medida – reconhecida como a mais radical no que  se refere ao isolamento social e a mais difícil de ser efetivada – deve vir acompanhada de várias outras, necessárias e indispensáveis, que busquem:  a melhoria do fluxo e do atendimento dos pacientes em potencial; a otimização das ações de biossegurança para os profissionais de saúde que atuam no sistema; além da transparência nas informações dos órgãos estaduais e municipais envolvidos com aquele que é o maior problema de Saúde Pública enfrentado pelo mundo nos últimos cem anos.
Eis a conclusão do documento assinado pelo presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, Fernando Maia:
“concluímos a partir das análises acima descritas, que há um possível benefício da aplicação de lockdow na região Metropolitana de Maceió, que compreende 13 municípios. Mas que este seja aplicado pelo menor tempo possível, e que neste intervalo todas as medidas para ajustes de protocolos e fluxos de assistência sejam adotadas, conforme recomendações anteriores desta sociedade. Que sejam ajustados disponibilidade de transporte (ambulâncias), ambulatórios especializados para atendimento inicial, unidades para pronto atendimento (UPAs e pelo menos dois prontoatendimentos em hospitais com leitos para covid-19), ampliação de leitos de enfermaria e UTI, emissão diária de relatórios fidedignos de ocupação de leitos, tanto contratualizados pelo SUS quanto privados, que se aperfeiçoe a regulação dos leitos, que se faça diuturna e ininterruptamente o monitoramento in loco da ocupação dos leitos pelas secretarias municipais de saúde. Que se intensifique as medidas de biossegurança para profissionais de saúde e que se aplique medidas de triagem sorológica destes profissionais, com a melhor técnica disponível, para detectar aqueles que já foram infectados previamente, e assim se reduza a ociosidade de leitos e déficits de atendimento por falta de recursos humanos, além de escalas de substitutos nos setores essenciais para caso de adoecimento (pronto-atendimentos, UPAs, enfermarias e UTIs, ambulatórios especializados/sentinela de síndrome gripal.
Outro aspecto de grande relevância, especialmente durante a adoção de medidas mais duras de mitigação da epidemia é a comunicação de risco público clara, ampla e eficaz, para permitir que a população-alvo tome decisões baseada em informações pertinentes à sua comunidade e do ponto de vista pessoal. A comunicação eficaz de riscos inclui o compartilhamento oportuno e transparente de todas as informações relevantes, em linguagem clara e acessível à todos, por meio de campanhas publicitárias específicas, além de comunicação rotineira institucional realizada por técnicos, especialistas e gestores, primando pela da construção de confiança e empatia com a população”.
O documento já foi encaminhado pelo defensor-geral Ricardo Melro ao secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres, e o titular da pasta na capital, José Thomaz Nonô, para que eles se manifestem sobre o seu teor até a próxima-terça-feira.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Oscar Schmidt admite arrependimento com Bolsonaro: “Despreparo danado para um posto tão importante”

© Fornecido por Torcedores.com/reprodução
O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, um dos principais nomes do esporte na história do Brasil, não poupou críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pela forma como ele tem conduzido a pandemia do novo coronavírus no país. Em entrevista ao UOL Esporte, o ‘Mão Santa’ lamentou a confiança depositada em Bolsonaro e afirmou que o presidente deveria ser exemplo para a população.
“Eu votei no Bolsonaro, tinha um otimismo danado nele, muito mais que a maioria das pessoas. Mas todos os dias o cara dá chance pro azar. Eu achei que seria diferente. Confiei e me arrependi. Ele tem mostrado ser outra pessoa, com um despreparo danado para ocupar um posto tão importante. É muito triste durante uma pandemia a gente ainda ter que se preocupar com política. Esse vírus não tem partido, ele pode matar qualquer um. E pra quem ainda chama isso de gripezinha, isso me deixa louco”, desabafou Oscar.
“Eu acho que falta humildade dos políticos brasileiros. Falta humildade porque tem gente morrendo e eles querem discutir posições ideológicas. Como o presidente vai a pé do Planalto até o Supremo, fala para mim? Como ele se enfia no meio de uma manifestação? Ninguém aprova isso. Você é exemplo, tem que ser exemplo, meu amigo. Usa a máscara, troca a roupa, deixa o sapato fora de casa. Meu ídolo é o Moro. Como você tira ele do Governo, me diz?”, disse o ex-jogador de basquete.
Oscar ainda voltou a falar sobre o exemplo que Bolsonaro deveria dar para as pessoas durante a pandemia. “Nas ruas, muita gente sem máscara. Claro, né? Se a população ouve o presidente dizendo que não precisa de máscaras, pra que usar?”, ironizou.
fonte:Torcedores.com -15/05/2020

Menino de 9 anos é primeira vítima de nova doença inflamatória vinculada à Covid-19 na França

foto:© AFP - ERIC CABANIS/reprodução
A França registrou a primeira morte de uma criança com os sintomas da doença inflamatória similar à síndrome de Kawasaki que médicos têm vinculado ao novo coronavírus. A vítima é um menino de 9 anos, morador de Marselha (sul), que sofria de uma patologia que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor.

O garoto morreu no sábado (9), mas o caso foi revelado apenas nesta sexta-feira (15). O menor foi levado para o hospital depois de sofrer uma parada cardíaca em casa. Apesar de ter ficado durante uma semana em cuidados intensivos, ele não resistiu à inflamação no músculo cardíaco (miocardite) e morreu.
"Ele sofreu danos neurológicos relacionados com a parada cardíaca e teve teste sorológico que mostrou contato com o coronavírus, mas não desenvolveu os sintomas da Covid-19", explicou o professor Fabrice Michel, chefe da UTI pediátrica do Hospital La Timone, em Marselha, onde a criança ficou hospitalizada durante sete dias.
De 1° de março a 12 de maio, a França registrou 125 casos de crianças e adolescentes com os sintomas da doença inflamatória, que é rara, informou a agência de saúde pública. A doença se manifestaria entre quatro e seis semanas após a exposição ao coronavírus, segundo os especialistas.
Na França, um terço dos pacientes atingidos tem entre 5 e 9 anos de idade. Pouco mais de um quarto tem entre 10 e 14 anos e um quarto eram menores com idades de 1 a 4 anos. Mais da metade dos casos surgiram na região Île de France, onde fica Paris e onde o vírus circulou ativamente entre fevereiro e março.
Os sintomas da nova doença são: febre alta mal tolerada, dor abdominal e distúrbios digestivos, erupção cutânea, conjuntivite e a língua que fica avermelhada, inchada e com a aparência de uma framboesa. São aspectos bem similares aos da doença de Kawasaki, que causa inflamação dos vasos sanguíneos, mas com a diferença de provocar um dano cardíaco muito mais acentuado quando a criança teve contato com o coronavírus.
Alguns pediatras também observaram que o quadro de febre alta, no início da doença, lembra o da escarlatina. Os especialistas advertem que havendo temperatura elevada e distúrbios digestivos, a criança deve consultar um médico.


Vários países afetados
Vários países afetados pela pandemia registram casos semelhantes. No Brasil, cinco crianças já morreram apenas no estado de São Paulo. Nos Estados Unidos, mais de cem menores foram diagnosticados com a nova síndrome multi-inflamatória em crianças (MIS-C), e pelo menos três mortes relatadas em Nova York.
 Segundo a infectologista Véronique Hentgen, pediatra do centro hospitalar de Versalhes, os médicos ainda estão diante de um "fenômeno muito raro". "Existe uma ligação epidemiológica entre a Covid-19 e essa forma de doença de Kawasaki, que se manifesta depois da criança ter tido contato com o coronavírus".
Os 125 casos notificados na França surgiram depois do pico da epidemia, e em 70 crianças examinadas os testes sorológicos revelaram anticorpos para a Covid-19. "Estamos tentando entender como o vírus em certas crianças pode desencadear essa forma específica de doença", disse a infectologista ao canal de TV LCI.
fonte: RFI 15/05/2020