• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de dezembro de 2021

No Rio: Bolsonaro é hostilizado durante fala em evento militar; Vídeo

Reprodução/TV Brasil

Gritos foram ouvidos depois que o presidente disse que deixaria o Palácio do Planalto, segundo ele, "bem lá na frente"

Na manhã deste sábado (11/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi hostilizado durante discurso que fazia na cerimônia de declaração de guardas-marinha de 2021, no Rio de Janeiro.

O chefe do Executivo dizia que entregaria um país melhor “lá na frente, bem lá na frente”, quando gritos começaram a ser ouvidos. Veja o vídeo:

“Nada é fácil, mas com coragem, força e determinação, atingiremos nosso objetivo. Obrigado a Deus por vocês existirem, obrigado a Deus pela minha vida e também pela missão que desempenho no momento. Tenho certeza, cada vez mais, que lá na frente, bem lá na frente, deixaremos um Brasil, pra quem nos suceder, bem melhor do que aquele que recebemos no início de 2019”, disse Bolsonaro.


O presidente não reagiu ao protesto, mas continuou falando: “As cores da nossa bandeira sempre estarão presentes. Em momentos difíceis, qualquer um de nós pode atravessar. O que acontece no momento é comum do ser humano, demonstra é que nós, militares, somos exatamente iguais a qualquer um de vocês que estão nos assistindo nesse momento”, disse o mandatário.“Agradeçamos a Deus pela nossa pátria e tudo que nós temos. Agradeçamos pelas nossas vidas e pelo futuro da nossa nação. Que o Todo Poderoso abençoe todos vocês. Deus, pátria, família”, finalizou Bolsonaro.

Ainda neste sábado, depois da agenda no Rio, Bolsonaro volta à capital federal. Ele esteve em São Paulo, na sexta-feira (10/12), onde participou da cerimônia militar de declaração de aspirantes da Força Aérea Brasileira, e de lá, seguiu para o Rio de Janeiro.

Fonte: METROPOLES - 11/12/2021

Vale Jequiriçá: Casa é soterrada na zona rural após chuvas e família fica desaparecida em Amargosa

 

Amargosa: Casa é soterrada na zona rural após chuvas e família fica desaparecida
Foto: Marcos Cláudio

Uma casa ficou soterrada em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, durante as chuvas da madrugada deste sábado (11). Uma família que residia no imóvel ainda não foi localizada. Conforme o G1, o fato ocorreu na localidade de Ribeirão dos Caldeirões.

 

Segundo o prefeito Júlio Pinheiro, devido ao difícil acesso ao local, por conta da lama, equipes de infraestrutura municipal tiveram que trabalhar durante a manhã para liberar o acesso para o Corpo de Bombeiros. Atuam nas buscas, além dos militares, agentes da prefeitura e da Guarda Civil Municipal.  

 

Ainda neste sábado, o prefeito decretou situação de emergência em Amargosa. Diversas comunidades da zona rural estão ilhadas com estradas danificadas.

 

Ainda segundo Pinheiro, o volume de chuvas entre novembro e dezembro já é o maior dos últimos 50 anos em Amargosa.


Fonte: BN -11/12/2021 20h:25

Covid-19: Ministro determina passaporte da vacina obrigatório para quem chega ao Brasil

Ministro determina passaporte da vacina obrigatório para quem chega ao Brasil


                                      Foto: Reprodução / CNN

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou como obrigatório o comprovante de vacinação para viajantes estrangeiros que cheguem ao Brasil. A ordem foi dada neste sábado (11) após ação da Rede Sustentabilidade. Segundo o G1, a agremiação cobrava a adoção pelo governo de medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


O "passaporte da vacina" ou quarentena obrigatória serve para fiscalização dos voos que desembarcam no país. Pela decisão, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. Barroso declarou que a situação ficaria sem controle caso o país tivesse de monitorar a quarentena de milhares de viajantes.

 

A exceção, segundo o ministro, servirá apenas para viajantes que venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional. 


Fonte: BN -11/12/2021

“passando a boiada”: Garimpo ilegal de ouro avança e contamina água e solo na Amazônia

Dando prosseguimento a política do governo Bolsonaro de “passar a boiada”, o garimpo ilegal de ouro na Terra Indígena Sararé, que fica entre Pontes e Lacerda (MT), avançou nos últimos anos e isso pode alterar o ecossistema local.

Atualmente existem três garimpos ilegais na região e que tem trazido danos ao meio ambiente. Além de produzir desmatamento, a ação polui o solo e a água dos rios.

Em entrevista ao G1, a pesquisadora Áurea Ignácio, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), afirma que a contaminação pode alterar o processo de reprodução dos peixes;

“Contamina a água, contamina o solo, contamina o sedimento, contamina os peixes e quem comer o peixe acaba se contaminando, pode alterar o processo reprodutivo, pode alterar o processo respiratório, são diferentes e bem prejudiciais os efeitos do mercúrio”, explicou a pesquisadora.

Hoje, aproximadamente 180 indígenas da etnia Nambikwara vivem na Terra Indígena Sararé.

Antes dos garimpeiros iniciares as atividades ilegais, a área foi cercada e os acessos bloqueados.

Ao longo desta semana, a Polícia Federal deflagrou uma operação contra os garimpos ilegais na região.

“Tudo que afeta esse meio ambiente, que afeta o rio, a natureza, afeta diretamente o povo indígena que depende dela. Os donos das máquinas vão responder por desmatamento, mineração ilegal e usurpação de bens da união e em alguns casos, também por posse ilegal de arma e organização criminosa”, declarou Edimar Kejejeu, da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso.


Fonte:Revista Fórum - 11/12/2021 Com  adaptações e  G1


No Rio: Bolsoanro insinua sem provas que vacinas de covid causam trombose e embolia


O presidente Jair Bolsonaro - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro - Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em um evento realizado ontem(10) na cidade do Rio de Janeiro o presidente brasileiro sem citar nenhuma evidência científica, insinuou que as vacinas contra a Covid-19 podem causar efeitos colaterais graves como trombose e embolia pulmonar. 

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO DO SITE UOL DE HOJE(11)

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/12/11/bolsonaro-insinua-sem-provas-que-vacinas-de-covid-causam-trombose-e-embolia.htm 

Bahia: Governador visita municípios afetados pela chuva no extremo sul

 


O governador Rui Costa sobrevoa e visita municípios afetados

 pelas fortes chuvas dos últimos dias no sul e extremo sul baianos

 ainda neste domingo, 11. Na última sexta-feira, 9, Rui chegou

 a programar a visita mas as condições do tempo não permitiram


"Graças a Deus, o tempo melhorou e estarei lá. Vou bem cedo para

 que haja tempo de visitar algumas cidades, lugares com maior 

destruição e impacto para a gente, já com o pessoal técnico, adotar

 as primeiras medidas reparadoras. Nossa equipe está trabalhando

 desde o primeiro dia", disse o governador se referindo 

à força-tarefa mobilizada pelo Governo do Estado e que atua

 na região desde as primeiras consequências dos temporais. 

O governo federal reconheceu o estado de emergência em 17 cidades

 baianas atingidas por fortes chuvas nesta semana. Os municípios 

baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência

 foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela,

 Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza,

 Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Segundo informações da governo da Bahia, cerca de 4.650 famílias

 em situação de vulnerabilidade. Com isso, na última quinta-feira

(9)foi autorizado o repasse de R$ 705.120 para 32

municípios do interior baiano que estão em situação de emergência

 por causa da forte chuva das últimas semanas.

Fonte:atardeonline c/adaptações -vídeo:reprodução


Em Buenos Aires: Lula diz que esquerda foi responsável por melhor período da América do Sul

 

Lula diz em Buenos Aires que esquerda foi responsável por melhor período da América do Sul
Foto: Reprodução / Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um elogio a ex-governantes de esquerda da América do Sul nesta sexta-feira (10), dizendo que foram responsáveis pelo melhor período já vivido pelo continente.
 

A declaração foi dada a uma praça de Maio lotada, em Buenos Aires, durante evento promovido pelo governo da Argentina para comemorar o dia dos direitos humanos.
 

Ele incluiu na lista de elogios o ditador venezuelano Hugo Chávez (morto em 2013) e ex-presidentes acusados de práticas autoritárias e antidemocráticas, como Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia).
 

Também mencionou os ex-presidentes socialistas chilenos Ricardo Lagos e Michele Bachelet, os uruguaios Tabaré Vázquez e Pepe Mujica, o paraguaio Fernando Lugo e os argentinos Néstor e Cristina Kirchner.
 

'Estes companheiros progressistas, socialistas, humanistas, fizeram parte do melhor momento de democracia da nossa pátria grande, a nossa querida América Latina", disse Lula, num discurso em portunhol bastante aplaudido pela multidão. Em alguns momentos, houve um coro de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula".
 

O ex-presidente também fez referências a instituições multilaterais criadas pelos governos de esquerda da região.
 

"De 2000 a 2012, governamos democraticamente todos os países da América do Sul, quando expulsamos a Alca [Alca de Livre Comércio das Américas], firmamos o Mercosul e criamos a Unasul [União de Nações Sul-Americanas] e a Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos]", disse ele.
 

Ao falar da Celac, ele disse ser "a melhor instituição", porque abrigava Cuba e excluía EUA e Canadá.
 

O petista também fez um agradecimento especial ao presidente argentino, Alberto Fernández, e a sua vice, Cristina, que mantêm uma relação tensa.
 

Ele comparou sua prisão no Brasil aos processos judiciais enfrentados por ela. ""Quero agradecer a solidariedade que prestaram a mim na Argentina quando eu fui preso no Brasil. A mesma perseguição que me colocou no cárcere é a que Cristina foi vítima", afirmou.
 

Sobre Fernández, lembrou que ele foi visitá-lo na cadeia quando ainda era candidato a presidente, em 2019. "Por isso, em qualquer situação, este sr. de 76 anos, mas com energia de um jovem de 20, estará ao seu lado", disse Lula, dirigindo-se ao presidente argentino.
 

Lula, que deve concorrer à Presidência no ano que vem, foi uma espécie de convidado especial de uma série de eventos promovidos pelo governo argentino com o tema dos direitos humanos.
 

O petista participou da entrega dos prêmios Azucena Villaflor, no Museu do Bicentenário, anexo à Casa Rosada.
 

Estiveram presentes a líder das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, o prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel, e ministros da gestão Fernández.
 

Foi anunciada a criação de um espaço para a memória no Campo de Mayo, onde funcionou um dos principais centros clandestinos de tortura durante a ditadura militar.
 

Esquivel disse, em seu discurso, que espera que "nosso companheiro Lula seja eleito no ano que vem no Brasil pelo bem da América Latina". Foi aplaudido pela plateia composta de funcionários do governo e representantes de associações de direitos humanos.
 

O evento teve grande participação da militância, que começou a chegar à praça de Maio por volta do meio-dia, para participar do festival "Democracia para Sempre", promovido pelo governo argentino para festejar o dia internacional da democracia e dos direitos humanos.
 

Envoltos em bandeiras da Argentina com imagens do ex-presidente Juan Domingo Perón e sua mulher Evita, carregando faixas de apoio ao governo de Fernández e Cristina, os apoiadores começaram a encher a praça onde foi montado um palco para shows.
 

Transformado em ato partidário, o evento também celebrou os dois anos da posse de Fernández. Foram convocadas diversas entidades de militantes de esquerda, de defesa de direitos humanos e sindicatos. O evento recebeu críticas de figuras da oposição, por usar o Estado para a propaganda política.
 

"A democracia argentina não é filha do peronismo, mas sim de todos os argentinos. Não é legítimo que queiram reescrever a história", disse o deputado Mario Negri (União Cívica Radical).
 

Apresentado como estrela do evento, Lula chegou a Buenos Aires no dia anterior, gravou um programa de televisão e jantou na residência de Olivos com Fernández e Cristina. Outro convidado do evento foi o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica.
 

O líder do movimento La Cámpora e filho de Cristina, o deputado Máximo Kirchner, pediu aos militantes que "arrebentem a Praça de Maio para abraçar a alguém que, assim como Cristina, sofreu perseguição da Justiça, e que voltará a ser presidente do Brasil".
 

Em entrevista publicada na sexta-feira pelo jornal Página12, Lula disse que "tanto o Brasil como a Argentina, a Bolívia e o Chile precisam de governos progressistas que envolvam os pobres na participação ativa da economia, para que possam ser consumidores e comprar coisas, assim como ter acesso à educação".
 

Segundo ele, a América Latina pode se recuperar. "Lamentavelmente, pessoas como Néstor Kirchner [Argentina] e Hugo Chávez [Venezuela] morreram, outras foram violentadas como Rafael Correa [Equador] e Dilma Rousseff, depois da violência do 'lawfare' contra mim, do golpe contra Fernando Lugo [Paraguai]. Os governos conservadores destruíram tudo o que construímos para o bem-estar social de nossos povos", afirmou.


Fonte:FOLHAPRESS - 11/12/2021 14H:50

Na cúpula da democracia: EUA pedem que Brasil amplie inclusão de negros e indígenas

 

EUA pedem ao final de Cúpula da Democracia que Brasil amplie inclusão de negros e indígenas
Foto: Reprodução / The Summit For Democracy

Ao final da primeira edição da Cúpula da Democracia, os Estados Unidos pediram ao governo brasileiro que amplie a inclusão democrática de negros e indígenas e expanda a aplicação da lei.
 

"Continuamos a encorajar o governo brasileiro a promover a inclusão social de toda a sua rica e diversa cultura, incluindo afrobrasileiros, povos indígenas e outros grupos por meio do desenvolvimento sustentável, proteção ambiental e expansão da aplicação da lei", disse Uzra Zeya, subsecretária de Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos do governo Joe Biden, em entrevista pouco após o encerramento do evento.
 

A cúpula foi realizada ao longo de três dias e teve a participação de representantes de cerca de cem países. Os líderes foram convidados a fazer compromissos para o próximo ano, de como melhorar a participação política e garantir eleições justas. As declarações foram exibidas em vídeos gravados, ao longo de quinta (9) e sexta (10).
 

Em seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou escândalos e disse que o país não registra casos de corrupção no governo federal há três anos. Bolsonaro afirmou ainda que o Brasil adotou "o mais ambicioso e abrangente plano anticorrupção da história do país" —o governo lançou na quinta um minipacote sobre o tema em evento em Brasília, que pretende regulamentar o lobby, aumentar a transparência da agenda pública de autoridades e garantir proteção ao servidor que denunciar irregularidades.
 

"O discurso de Bolsonaro é incompatível com a realidade política e social brasileira. Bolsonaro e seu governo continuam violando direitos de povos indígenas, por apoio a projetos de lei que podem culminar na tomada de terras indígenas e expansão do desmatamento", considera Iman Musa, diretora de advocacy da entidade Washington Brazil Office.
 

James Green, professor de história do Brasil da Universidade Brown, avalia que a presença do Brasil em cúpulas como esta é indispensável, pois eventos assim integram estratégias geopolíticas complexas. "Lidar com Bolsonaro, assim como foi lidar com Trump, em certa medida, requer pragmatismo por parte dos democratas. Por outro lado, vemos uma crescente preocupação com a democracia Brasileira por parte do Congresso dos EUA", considera Green, que também é um dos coordenadores da Rede nos EUA pela Democracia no Brasil (USNDB)
 

"O Brasil é a segunda maior democracia do hemisfério e a quarta maior do mundo. Então, o Brasil pode compartilhar uma perspectiva única sobre os desafios em fazer a democracia entregar [resultados] no Hemisfério Ocidental e no Sul Global", comentou Zeya.
 

A subsecretária disse que a cúpula funcionou como um ponto de partida, e que 2022 será "um ano de ação", no qual os países deverão colocar em prática as propostas feitas. Até a tarde desta sexta, o governo americano não havia divulgado uma lista dos compromissos feitos pelos governos estrangeiros, que deveriam ser relacionados ao combate à corrupção e ao autoritarismo e à proteção aos direitos humanos.
 

Assim, o final do encontro foi marcado por raros anúncios, sem uma declaração final conjunta. Na breve fala de encerramento, feita com meia hora de atraso, Biden repetiu frases que havia dito na quinta sobre a importância da democracia e deu como exemplo de acordo uma nova aliança formada por Panamá, Costa Rica e República Dominicana, para fortalecer suas instituições e ampliar a transparência. "Este é o tipo de compromisso e de parcerias que eu espero ver mais no próximo ano", comentou.
 

"Jogamos luz sobre a importância da liberdade de imprensa e em como o avanço da situação de mulheres e garotas é um investimento no sucesso de nossas democracias", disse o presidente.
 

Até agora, entre medidas práticas do encontro, o governo dos EUA anunciou um pacote de US$ 424 milhões para iniciativas em cinco áreas: apoiar a imprensa independente, combater a corrupção, reforçar reformas democráticas, adotar novas tecnologias e defender a realização de eleições. A destinação exata dessas verbas, no entanto, ainda será definida nos próximos meses.
 

Além disso, foi lançada uma iniciativa para conter o mau uso da tecnologia por governos, como mecanismos para espionar cidadãos e censurar conteúdo. A proposta foi endossada só por Canadá, França, Holanda e Reino Unido.
 

Já o Departamento de Estado dos EUA criou uma Coordenação Anticorrupção Global, para integrar e ampliar ações e colocar em prática estratégias para dificultar a circulação de dinheiro público roubado pelo mundo, como ampliar a transparência sobre empresas de fachada e a compra de imóveis em solo americano usando dinheiro vivo.
 

"Reconhecer que a corrupção se trata de um problema global, que não pode ser resolvida apenas por um país por ter uma natureza internacional, é uma questão importante que emerge da cúpula", avalia Robert Herrera, senior fellow da ONG Freedom House, que monitora a democracia pelo mundo. Ele considera que houve debates de bom nível ao longo do evento, que teve mesas virtuais entre autoridades, ativistas e pesquisadores.
 

A cúpula teve pouco espaço na imprensa americana. CNN e MSNBC, canais de notícias que costumam transmitir quase todos os pronunciamentos de Biden, cortaram a exibição do discurso de abertura do evento pela metade e voltaram a exibir o noticiário local, por exemplo.
 

O encontro foi marcado também pelo debate sobre a falta de precisão nos critérios para chamar alguns países e não outros. China e Rússia, que não foram convidadas por terem regimes autoritários, acusaram os EUA de usar a cúpula para gerar divisão no mundo e defenderam que o modelo americano não pode ser considerado a única forma válida de democracia.
 

"Esta cúpula não foi direcionada contra nenhum país. Foi sobre uma agenda afirmativa sobre defesa da democracia. Os Estados Unidos não são um árbitro que diz quem é e quem não é uma democracia. Isso é uma questão de legitimidade que cabe, ao final, a cada cidadão desses países", disse Zeya.
 

A subsecretária disse que a lista de convidados buscou ser inclusiva e representativa em relação a cada região do mundo. "A não inclusão de um país não pretende ser uma marca de desaprovação. Pelo contrário. Esta é uma agenda global para os EUA", completou.


Fonte: FOLHAPRESS - 11/12/2021 13H:17

RS: Para familiares de vítimas da Kiss, condenação de réus fez justiça

 

Para familiares de vítimas da Kiss, condenação de réus fez justiça
Foto: Reprodução / TJ-RS

Depois de quase nove anos de espera, por volta das 17h45 desta sexta-feira (10), familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia da boate Kiss, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos, ouviram o juiz Orlando Faccini Neto anunciar a condenação dos quatro réus acusados por homicídios e tentativa de homicídios simples por dolo eventual.
 

Eles acompanharam em silêncio a leitura da sentença, na qual o juiz reconheceu a dor das famílias e citou a conta feita pela jornalista Daniela Arbex, no livro "Todo dia a mesma noite" (Ed. Intrínseca), de que cerca de 9.000 anos em vidas foram perdidos na tragédia de Santa Maria (RS).
 

"Eu me senti aliviada, com dever cumprido. Tinha que dar justiça, não podia dar outra coisa. Errou, pagou. Matou, pagou. Eles mataram nossos filhos. Cada um de uma maneira, mas mataram nossos filhos", disse Maria Aparecida Neves, mãe de Augusto Cezar, que tinha 19 anos.
 

Cida, como ela é chamada pelos outros pais que integram a AVTSM (Associação das Famílias de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), diz que, apesar de ter ouvido durante todos esses anos que buscava vingança, nunca foi essa a luta de quem perdeu alguém na madrugada de 27 de janeiro de 2013. "Queríamos apenas justiça", afirma.
 

O júri pelas mortes da Kiss se tornou o maior do Judiciário gaúcho. Presente nos dez dias de duração, ela foi uma das mães que se retirou algumas vezes do plenário para evitar se manifestar e colocar o julgamento em risco. Foram registrados 60 atendimentos médicos, segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
 

"A nossa união, a união da associação, isso que nos fez aguentar. Quando uma desabava, a gente levava lá para baixo, dava água, dava um chá, saía para a rua, ia para a tenda. Nossos filhos fizeram nós nos unirmos e essa família vai continuar", diz.
 

A tenda é uma barraca de lona armada em um estacionamento próximo ao prédio do Foro Central onde ocorreu o julgamento em Porto Alegre. As famílias fizeram campanha de financiamento coletivo e conseguiram apoios para hospedagem e transporte para acompanhar de perto o processo.
 

O caso foi desaforado de Santa Maria para a capital gaúcha depois de pedidos de três defesas, questionando se a cidade onde ocorreu a tragédia poderia ter um júri imparcial.
 

Nesta sexta, familiares e sobreviventes voltaram a formar o círculo, em pé, de mãos dadas, que fizeram algumas vezes para se apoiarem. Eles aplaudiram e abraçaram os promotores David Medina da Silva e Lúcia Helena Callegari pelo resultado.
 

Foram condenados pelos homicídios os sócios-proprietários da boate, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que acendeu um artefato pirotécnico durante o show, Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista) e Luciano Bonilha Leão (assistente). Spohr teve a maior pena, 22 anos e 6 meses, enquanto os profissionais da banda receberam 18 anos.
 

Callegari afirmou que vai recorrer da decisão para pedir um aumento da pena.
 

Pouco depois da leitura da sentença, o juiz Faccini Neto, saiu do espaço do plenário, e foi abraçado por familiares. Ele citou no texto a música "Pedaço de Mim", de Chico Buarque, também trazida pelo Ministério Público em debate, e disse em um trecho que a pena criminal comunicava aos familiares em luto o respeito do Estado.
 

Durante o interrogatório de Spohr, ele questionou se alguma vez o sócio da Kiss havia feito manifestação pública de condolências ou algo nesse sentido, em relação aos familiares. Na sentença, como no dia, ele voltou a citar o caso de um dos condenados por outra tragédia vinda de um incêndio, na boate The Station, nos Estados Unidos, onde um dos réus escreveu cartas a mão para todas as vítimas. "Isso não aconteceu aqui", afirmou na decisão desta sexta.
 

Dias antes do início do julgamento, Flávio Silva, que perdeu a filha no incêndio e preside a AVTSM, divulgou um vídeo em que relata que teve problemas de saúde depois de descobrir que poderia ser arrolado como testemunha de defesa de Spohr.
 

Durante os debates, quando os advogados defenderam teses pela desclassificação do crime doloso ou a absolvição dos clientes, seu nome foi citado por alguns deles em sinal de respeito, mas também trazendo vídeos ou falas antigas suas.
 

Enquanto o juiz lia a sentença, ele foi abraçado pela mulher, Ligiane Righi da Silva, e pela filha Gabrielle. A camiseta que vestia, com a foto da filha que perdeu na tragédia, dizia: "Fui me divertir e paguei com a minha vida".
 

"Chegado o dia que a gente alcançou a justiça pelo assassinato dos nossos filhos. Valeu a pena essa luta no sentido de que a gente vai proteger muitas vidas daqui por diante, é a nossa intenção. Esse resultado de hoje não vai trazer nossos filhos de volta, mas vai conseguir evitar que novas famílias percam filhos e filhas nessas tragédias", disse a jornalistas.
 

Questionado sobre o que vem a seguir, ele disse que devem descansar para ter fôlego para a próxima etapa da luta, que não terminou com a condenação.


Fonte: FOLHAPRESS - 11/12/2021

Alagoas: Editais de concursos da Segurança serão publicados até 20/12, com convocação imediata, diz Seplag

foto:reprodução

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) confirmou nesta sexta-feira, 10, que os novos editais dos concursos cancelados da Segurança Pública deverão ser publicados até o dia 20 de Dezembro.

O titular da pasta, Fabrício Marques Santos, realizou uma live na qual reforçou a decisão de cancelamento dos três certames e informou que os trâmites burocráticos para a aplicação de nova prova estão em andamento junto à banca realizadora do concurso.

“Estamos trabalhando muito nesse último mês e meio para publicar oficialmente as novas datas. Só que tem trâmite do governo para refazer essas provas, temos relação contratual com o Cebraspe, precisamos ter isso muito bem estruturado contratualmente. É um conjunto de variáveis novas que precisamos atender a todos, para que não traga eventualmente na reaplicação dessas provas, minimize eventuais conflitos de provas nacionais ou outros estados. Estamos muito dedicados a terminar logo esse processo e publicar oficialmente essas datas. Depende um pouco da Cebraspe e da gente. Esperamos publicar oficialmente essas datas até no máximo dia 20 de dezembro”, disse o secretário.

O gestor esclareceu ainda que as datas de reaplicação das provas – que ocorrerá exclusivamente em Alagoas, nas cidades de Maceió e Arapiraca – ainda não foram confirmadas, mas devem ser anunciadas na segunda quinzena de dezembro. E reforçou que os candidatos que no ato da inscrição atendiam ao limite de idade de 30 anos, continuarão aptos a assumir a vaga após aprovação.

Outra dúvida recorrente esclarecida durante a transmissão foi sobre a manutenção da cláusula de barreira, mecanismo adotado pelo Estado que limita a convocação de candidatos dentro do número de vagas previstas no edital, mas que visa garantir maior previsibilidade na convocação dos aprovados e, assim, possibilitar a realização de concursos regulares.

“Desde o início, tomamos uma decisão que é ter uma cláusula de barreira nos concursos. Temos um número de vagas e só permitimos o ingresso dos candidatos que passarem dentro desse número de vagas. Mas ao mesmo tempo nós garantimos que vamos convocar todos os candidatos aprovados”, explicou o gestor.

Marques disse também que vai convocar todos os aprovados do concurso “de maneira imediata, ao contrário de governos anteriores”. Ele reforçou que não há possibilidade de revogar a anulação das provas e que a pasta analisou todos os fatores para não ser uma decisão precipitada.

A decisão de cancelamento dos três certames foi tomada após resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil, que revelou, dada a extensão da fraude, a impossibilidade da plena identificação de todos os que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital.

A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuam as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados.

Fonte: ALAGOAS24H  - 11/12/2021

Sul do Estado: Tráfego de veículos é liberado na ponte do Rio Buranhém na BR-101 trecho de Eunápolis


                                            vídeo: Youtube/radar64

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) liberou totalmente, por volta das 10h30 deste sábado (11), o tráfego de veículos sobre a ponte do Rio Buranhém, na BR-101, saída sul da cidade de Eunápolis.

Incialmente, os engenheiros do Dnit permitiram apenas a passagem de veículos leves, pois eles avaliavam se a ponte sofreu algum dano estrutural. Após a análise, eles liberaram o trânsito de caminhões, carretas e ônibus.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acesso funciona em “para e siga”, sistema que permite melhor organização do trânsito, pois há um volume muito grande de veículos na estrada.

Depois que o nível da água baixou, na madrugada deste sábado, técnicos do Dnit retiraram galhos de árvore, lama e outros entulhos que estavam sobre o vão da ponte, que tem 12 metros de altura.


ponte foi completamente tomada por água há mais de 24 horas, depois de um ciclone que provocou 450 mm de chuva em único dia em municípios do Extremo Sul da Bahia.


OUTRO BLOQUEIO – No Extremo Sul baiano, a BR-101 está bloqueada parcialmente na cidade de Itamaraju, a cerca de 100 quilômetros de Eunápolis. Devido a rachaduras em uma ponte, só está sendo permitida a passagem de veículos de pequeno porte ou de serviços de emergência.


fonte: RADAR64 - 11/12/2021