• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de junho de 2022

Do Metrópoles: Desaparecidos no AM: testemunha revela nome de novo envolvido no caso

 

Divulgação

foto:reprodução

O depoimento de uma nova testemunha no caso do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips traz novos elementos para as investigações da Polícia Federal. Material exclusivo obtido pela Coluna Na Mira, do Metrópoles, insere no caso o nome de um ribeirinho conhecido na região como Dos Santos. Pelos relatos do homem, que acompanhou a jornada de Bruno e Dom Phillips, do dia 3 ao dia 5 de junho, Dos Santos teria entrado no barco de Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, com uma espingarda calibre 16.

De acordo com a testemunha, o indigenista e o jornalista britânico se deslocavam de barco entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte no mesmo momento em que ele fazia a viagem, que dura cerca de quatro horas. No meio do caminho, ele relatou ter sido ultrapassado pela “voadora” (voadeira é uma embarcação movida a motor com estrutura e casco de metal, composta com motor de popa) de Bruno e Dom.

Dois minutos depois, viu uma “voadora” de cor verde aparecer atrás dos dois. A testemunha logo identificou o barco verde como sendo de Pelado, pois já o conhecia.

O depoente continuou seguindo viagem para Atalaia do Norte quando foi parado por Dos Santos, nas proximidades de onde o ribeirinho mora, no Lago Ipuca. Dos Santos pediu ajuda ao depoente. “Me leva ali embaixo”, teria dito.

A testemunha levou o conhecido até um ponto do rio no qual avistaram a lancha de Pelado. Dos Santos, então, pediu para que o depoente o deixasse ali, pegou seu pequeno barco e foi remando ao encontro de Pelado. A testemunha percebeu que Dos Santos portava uma espingarda calibre 16 e uma cartucheira na cintura.

O homem não conseguiu ver dentro do barco de Pelado, mas relatou que ele estava sozinho até encontrar Dos Santos. De lá, os dois partiram para o lado oposto da testemunha, que foi para Atalaia do Norte. Quando chegou às margens do rio, já em Atalaia do Norte, no entanto, a família de Bruno o aguardava a fim de perguntar se ele sabia onde o indigenista estava. O depoente respondeu que o viu passar no rio.

Similaridades

O depoimento incluindo um novo nome na trama do desaparecimento tem elementos parecidos com o das demais testemunhas do caso. Outro relato, revelado e publicado pelo jornal O Globo na quinta-feira (9/6), aponta que Pelado carregava uma espingarda, um cinto de munições e cartuchos logo após a dupla deixar a comunidade ribeirinha São Rafael.

Desaparecidos no AM: PF encontra material humano próximo a rio

Pelado é conhecido por ser “muito perigoso” e havia prometido “acertar contas” e “trocar tiros” com Bruno Pereira. Amarildo está detido pela polícia. Na quinta-feira, a Polícia Federal encontrou vestígios de sangue na embarcação dele.

Os desaparecidos

Dom Phillips é um jornalista britânico de 57 anos. Ele estava na região do Vale do Javari (AM) realizando pesquisa para um livro que escreve sobre a região da Amazônia. Dom é colaborador do jornal The Guardian e tem larga experiência na cobertura da região.

Bruno Pereira, servidor de carreira da Fundação Nacional do Índio (Funai), estava de licença do órgão desde que foi exonerado, em 2019, e acompanhava Dom Phillips em um trabalho investigativo sobre pesca e extração de madeira ilegal na área.

Os dois desapareceram em 5 de junho, quando se deslocavam de barco entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

Fonte: Coluna na Mira/Metropoles/reprodução 11/06/2022

Salvador: Senador Otto Alencar é internado para tratar cálculo renal

                                            Senador Otto é do PSD  e um dos defensores do apoio do partido a Lula no 1º turno.foto:divulgação


O senador Otto Alencar (PSD-BA) passou por uma tomografia, na manhã deste 

sábado (11), para tratar um cálculo renal. O procedimento médico foi realizado

 no Hospital Aliança, em Salvador.

Segundo nota pública divulgada pela assessoria de Otto Alencar, o 

senador sentiu dores agudas causada por um cálculo renal, na 

noite de sexta-feira (10), o que o levou a procurar um médico urologista.

Ainda na nota, a assessoria detalhou que o procedimento foi realizado 

com total sucesso e que o político se encontra em boas condições de saúde.

Otto Alencar é candidato à reeleição e preside a Comissão de

 Assuntos Econômicos do Senado Federal. Informações G1/Bahia.

Saúde: Mortes por Covid-19 deixam vazio que também abate economia

 

Mortes por Covid deixam vazio que também abate economia
Foto: Reprodução/ Flickr / Prefeitura de Manaus

Ao falar dos amigos mortos por consequência da Covid-19, é como se Sérgio Rosa, há 41 anos nos Demônios da Garoa, pedisse licença à tristeza --ao dizer uma frase mais dolorosa, ele logo parece compensar com uma outra de esperança.
 

A pandemia foi cruel com o grupo: nos últimos dois anos, eles perderam o companheiro Izael Caldeira, que tocava timba (instrumento de percussão), e o empresário, Odilon Cardoso.
 

"Izael morreu em consequência da Covid-19 em 2021, era nosso companheiro desde 1999 e foi uma grande presença na trajetória do grupo. A trajetória do artista é sempre cheia de altos e baixos, mas a gente prefere guardar os momentos bons", diz.
 

Odilon, morto em 2020, foi empresário do conjunto por quase 30 anos e é definido por Rosa como "a grande engrenagem do grupo". "A gente sabe que é difícil, ele também faz muita falta. Com a sua morte, a filha dele, Thaís, assumiu o posto."
 

Ele diz que, após os percalços, o grupo espera continuar retomando as atividades. "Infelizmente, não dá para voltar no tempo, mas somos todos operários da música e eles também se sentiam assim."
 

Na sexta-feira (10), o país atingiu a marca de 668.007 vidas perdidas e a 31.416.072 pessoas infectadas, de acordo com levantamento do consórcio dos veículos de imprensa. Os números melhoraram a partir da vacinação, mas as últimas semanas registraram um aumento de novos casos.
 

A perda substancial de vidas, além de enlutar famílias se traduz em menos rendimentos. De março de 2020 até março de 2022, a perda para o país em capital humano é de R$ 16,5 bilhões por ano, ao se considerar o rendimento mensal vindo do trabalho das vítimas que tinham até 69 anos e a renda dos idosos a partir dos 70 anos.
 

A conta foi feita pelos pesquisadores Claudio Considera e Juliana Trece, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) e estima quanto essas pessoas ganhariam em vida.
 

Para esses cálculos, foram usados dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e outras fontes, como a Síntese de Indicadores Sociais, também do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 

Não fosse a pandemia, esses trabalhadores que tiveram suas vidas abreviadas conseguiriam um rendimento total de R$ 285,9 bilhões ao longo de suas carreiras, considerando as projeções do IBGE para a expectativa de vida, ainda segundo os pesquisadores.
 

"Ele era o meu melhor amigo", diz o professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Paulo) Fábio Mariz Gonçalves, ao se lembrar do colega Silvio Macedo, que se foi em 2021. "Ele era um professor muito apaixonado pelo magistério, poderia ter se aposentado há 15 anos."
 

Referência no ensino do paisagismo no país, Macedo formou professores de outras universidades e ajudou a constituir uma rede de pesquisadores em sua área, começou a dar aulas em 1967. Vivia o cotidiano acadêmico com tanto fervor, que cuidou do projeto paisagístico da Praça do Relógio, no campus, nadava todos os dias na USP e conheceu sua mulher no coral da universidade.
 

"Em 2017, ele sofreu um AVC, que prejudicou sua mobilidade. Acabei assumindo a orientação de parte dos seus alunos. Mas ele seguiu dando aulas assim mesmo. Morreu cerca de um mês antes de poder receber a primeira dose da vacina e deixou um vazio que nunca vamos conseguir preencher."
 

"A forma como o Brasil lidou com a pandemia foi uma desgraça, quando se pensa que essa é uma doença que nos alcança facilmente e ainda não se sabe quais são todos os efeitos colaterais e de longo prazo", diz Considera, do Ibre.
 

Ele complementa que os cálculos levam em conta o rendimento que se perdeu com essas mortes, mas há outros aspectos importantes, como o conhecimento que cada pessoa deixará de passar, uma bagagem formada durante toda a vida.
 

"Uma amiga de 40 anos, especialista em estatísticas, morreu no início da pandemia, tinha boa saúde. Perdeu-se a renda de uma família e os ensinamentos que ela deixa de passar. Nós, que ficamos, não podemos mais contar com o conhecimento dela que era tão importante para o nosso trabalho."
 

PERDAS DA PANDEMIA VÃO ALÉM DOS NÚMEROS
 

As marcas deixadas pela crise sanitária na economia são visíveis. Na última semana, um relatório da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) apontou que 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, um patamar maior do que há três décadas.
 

Também na semana passada, um levantamento do IBGE, que considera fontes de recursos além do trabalho, como benefícios de programas sociais, apontou que os 5% da população com menor renda tiveram queda de 33,9% no rendimento médio de 2020 para 2021.
 

O Ballet Manguinhos, criado há dez anos em uma comunidade do Rio de Janeiro, perdeu sua fundadora no ano passado, a educadora física Daiana Ferreira. Neste ano, termina o contrato com uma associação norte-americana firmado por ela, e o projeto agora busca um novo patrocinador para não fechar.
 

Em um cenário de distanciamento social e trabalho remoto como privilégios de parte da população, a Covid-19 matou mais de 90 defensores de direitos humanos apenas no primeiro ano da pandemia, segundo um levantamento da organização Justiça Global.
 

Entre eles, estavam pessoas que participavam na luta pela terra e por territórios, como o cacique Aritana Yawalapiti, e a ativista pelos direitos LGBTQIA+ Amanda Marfree, que se foi em 2020.
 

"Sabe aquelas perdas difíceis de entender? Perdemos uma profissional exemplar e uma pessoa fora do comum, que usava sua experiência de vida para mostrar a outras mulheres trans a possibilidade de vencer na vida", diz Marcella Montteiro, amiga de Amanda e que trabalhou com ela no CRD (Centro de Referência e Defesa da Diversidade).
 

Amanda e ela participaram da primeira turma do programa Transcidadania, de reintegração social e resgate da cidadania para travestis, mulheres e homens trans em situação de vulnerabilidade.
 

Com ela, o centro perdeu uma das pontes para se aproximar da comunidade, lembra Eduardo Barbosa, diretor do CRD. "Ela se tornou uma orientadora socioeducativa conhecida e ajudou várias pessoas durante a pandemia, mas acabou não sobrevivendo a esse momento terrível."
 

CAPITAL HUMANO LEVARÁ TEMPO PARA SER RECONSTRUÍDO
 

Os anos de pandemia também foram cruéis no cotidiano das empresas --sobretudo as de menor porte. A crise provocada pelo coronavírus chegou a afetar o faturamento de 89% dos pequenos negócios em 2021, segundo pesquisa FGV/Sebrae.
 

Para a cearense C.S., 34, a morte do noivo, Caio, se materializou quando a empresa de instalação de telas de segurança que ele criou fechou as portas. "Era o grande sonho dele, era dali que tirávamos os recursos para pagar a prestação da nossa festa de casamento, mas não deu tempo de nos casarmos."
 

Com a morte de Caio, no fim de 2020, o pai e o irmão dele chegaram a assumir o negócio, mas a falta de experiência dos dois pesou e a empresa fechou em alguns meses.
 

A marca de roupas e toalhas criada por André Luis, ativista da periferia da Grande São Paulo, escapou do mesmo destino. Com a morte dele, em janeiro deste ano, a Estilo Black e a Estilo Toalhas foram assumidas por sua mãe e irmã.
 

André também era cofundador da ONG Taboafro. Ele trabalhava no fortalecimento da população negra e das religiões de matrizes africanas em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ficaram a intensidade e a dedicação, conta outro fundador da organização, Clayton Luiz.
 

"Antes, a militância preta era sazonal, conseguimos instituir na cidade um calendário regular. O sonho dele, de montar uma casa de acolhimento para pessoas vulneráveis, sobretudo ligadas às causas que nós defendemos, virou nossa meta. E quando ela ficar pronta, vai levar o nome dele."
 

O nome de Ana Marangoni, entre os demais geógrafos da USP, costuma ser associado a termos como "erudita" e "amável". Talvez suas origens, no interior de São Paulo, ajudem a explicar o jeito carinhoso e humilde, apesar dos mais de 60 anos dedicados à profissão, arrisca o colega Yuri Tavares Rocha.
 

"Além de ter sido professora da universidade, ela tinha uma atuação grande no planejamento governamental, assessorou diversos municípios em seus planos diretores, atuou em prefeituras e órgãos. Era uma referência para todos nós", conta.
 

A imagem que ele faz ao tentar calcular a perda da amiga, que se foi em 2021, é a de uma biblioteca que, de forma repentina, foi trancada e é como se ninguém soubesse como destrancá-la. "Ela tinha a preocupação de fazer com que os alunos pudessem aplicar o conhecimento na vida profissional. Essa lacuna não se preenche, mas ao menos ela pôde orientar muitas pessoas."
 

Pessoas são insubstituíveis e quando são indivíduos que tiveram formações peculiares, isso se torna ainda mais visível, diz Helena Nader, presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências).
 

Ela complementa que as equipes de pesquisadores, acadêmicos e cientistas do Brasil já são reduzidas e devem levar tempo para se recuperar desse baque. "Vamos ter de formar novos capitais humanos e para manter a ciência viva, apesar de todos os esforços recentes em contrário do governo brasileiro."
 

Na quinta-feira (9), ao lado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a Cúpulas das Américas, Bolsonaro voltou a culpar as medidas de distanciamento pelos problemas econômicos.
 

Especialistas, no entanto, reforçam que o governo investiu em um falso dilema entre salvar a economia ou preservar vidas. Ainda em março de 2021, mais de 1.500 economistas assinaram uma carta pedindo medidas de distanciamento e uma ação nacional coordenada. "A experiência mostrou que mesmo países que optaram inicialmente por evitar o lockdown terminaram por adotá-lo", dizia o texto.
 

O relatório da CPI da Covid, de outubro do ano passado, também apontou a falta de atuação do governo para organizar o combate da pandemia, dando destaque à demora na compra de imunizantes --segundo a CPI, "a mais grave omissão do governo federal foi o atraso deliberado na compra de vacinas".


Fonte: por Douglas Gavras /Folhapress - 11/06/2022

Economia: Desembargador do TJ-SP suspende decretação de falência da Ricardo Eletro

 Devido à possibilidade de danos irreversíveis, capazes de comprometer "a instrumentalidade recursal e o próprio direito das agravantes", o desembargador Maurício Pessoa, do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu os efeitos da decretação de falência do grupo empresarial varejista Máquina de Vendas — dono da marca Ricardo Eletro.

Justiça paulista havia decretado
falência do grupo empresarial varejistaDivulgação

A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo decretou a falência do grupo nesta semana. Porém, com a decisão do desembargador, o processo de recuperação judicial continuará até a 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ-SP julgar o recurso.

Após a conversão do processo de recuperação judicial em falência, a Máquina de Vendas recorreu, alegando que muitas medidas de reestruturação previstas no seu plano não puderam ser implementadas. Isso porque a homologação foi suspensa até o julgamento de 17 recursos sobre a legalidade de previsões do documento.

Apesar de mudar temporariamente a decisão, Pessoa lembrou que o grupo empresarial deveria ter esclarecido melhor a possibilidade de incremento de suas receitas, já que a administradora judicial havia constatado esvaziamento do estoque.

Ao serem questionadas pelo juízo de origem, as empresas apenas pediram a prorrogação do prazo duas vezes, com o argumento de que em breve seriam captados os recursos necessários para satisfazer parte das obrigações assumidas com seus credores.

O desembargador ressaltou que "a efetiva celebração das supostas operações de captação de recursos não era impeditiva do detalhamento das medidas que já estavam em curso e que dariam conta da regular atividade operacional das agravantes".

Por fim, o risco de decretação de falência já havia sido anunciado e, portanto, não poderia ser considerado inesperado ou improvável.

"De toda maneira, e independentemente de os fundamentos recursais não serem tão relevantes assim, não se pode perder de vista haver inequívoco e inafastável periculum in mora", destacou o magistrado ao fim de sua decisão.

Clique aqui para ler a decisão
2130404-42.2022.8.26.0000

Fonte: CONJUR -11/06/2022

Foragido do Brasil, blogueiro Allan dos Santos aparece em live de Bolsonaro nos EUA; Vídeo

 

Foragido da Justiça brasileira, Allan dos Santos participa de motociata com Bolsonaro nos EUAReprodução/Facebook

O foragido da Justiça brasileira Allan dos Santos apareceu em uma transmissão ao vivo pelo perfil do Facebook do presidente Jair Bolsonaro (PL) de uma motociata neste sábado (11/6). O presidente está em agenda nos Estados Unidos.

O blogueiro aparece na garupa de um homem, a poucos metros da moto do mandatário brasileiro. Santos está à esquerda do vídeo.

Veja:

Mais cedo, em uma fala à imprensa, em Orlando (Flórida), Bolsonaro não negou que poderia encontrá-lo. “Se estiver presente, eu falo com ele. É um cidadão. Falo com ele, sem problema nenhum. É um cidadão brasileiro. Se expressou, se foi bem ou mal, sua pena jamais poderia ser ameaça de prisão”, disse Bolsonaro, segundo O Globo.

No Instagram, Allan dos Santos ironizou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes: “O Xandão [em referência ao ministro Alexandre de Moraes] não queria que eu participasse de motociata no Brasil, hein. Aí o que Deus faz? Trás a motociata pra cá”, disse.

Pedido de prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido da Polícia Federal e determinou a prisão de Allan dos Santos, no início de outubro do ano passado. O militante, que era dono do extinto site Terça Livre, é investigado em dois inquéritos na Suprema Corte: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.

Na decisão sobre a prisão, o ministro do Supremo afirma que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

Ainda segundo Moraes, medidas decretadas anteriormente foram inúteis, pois “o investigado continua a incorrer nas mesmas condutas investigadas, ou seja, permanece a divulgar conteúdo criminoso, por meio de redes sociais, com objetivo de atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização; gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de outros crimes, e com a finalidade principal de arrecadar valores”.

Demora no processo

Apesar de Moraes ter determinado também a inclusão de Allan dos Santos na lista de procurados da Interpol e sua extradição, o processo, que depende da atuação do Ministério da Justiça brasileiro, se arrasta.

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão do Ministério da Justiça que pediu a extradição do ativista bolsonarista Allan dos Santos, está sem um chefe formal desde o início de novembro do ano passado, quando o governo federal exonerou a delegada Silvia Amelia da chefia do DRCI por ter encaminhado o pedido de extradição do militante.

O governo brasileiro nega estar dificultando o processo de extradição.

Fonte:Metropoles - 11/06/2022 14h:30

EUA: "Aqui é retrato de parte sadia do povo brasileiro" diz Bolsonaro em Orlando

                                   foto:reprodução

Na inauguração do vice-consulado brasileiro em Orlando, nos EUA, na manhã deste sábado (11), Jair Bolsonaro (PL) mostrou toda a submissão ao país da América do Norte, rasgou elogios e afirmou que os brasileiros que são sadios buscam oportunidades por lá.

"Aqui é um retrato da grande parte sadia do povo brasileiro que busca oportunidades, que não conseguem em seu país, ou acompanham parentes", disse durante seu discurso na abertura do vice-consulado, que não teve os gastos revelados pelo governo.

Ao lado de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e do prefeito de Miami, o republicano Francis Suarez, Bolsonaro disse ainda que "confessou a Joe Biden [presidente dos EUA] que, desde criança, admirei o povo americano". 

"Temos muita identidade, em especial, na questão de valores, no tocante à liberdade de religião. Essa liberdade também é o bem maior que qualquer povo pode ter, a liberdade de expressão, na sua forma mais ampla possível”, emendou.

Fonte: Revista Fórum  c/adaptações - 11/06/2022 13h:20

Irecê: Cidade já registra incremento no comércio com o São João

Av. Adolfo Moitinho - sentido Rodoviária-Centro fotos:Blog Fique Informado
 

A cidade de Irecê , no Centro Norte do Estado, já começa a colher os frutos do período junino após dois anos sem a realização do São João devido a pandemia da Covid-19.

Neste sábado(11) véspera do dia dos namorados também, o comércio estava bastante movimento num fluxo muito grande de pessoas  em várias lojas, todas com os enfeites alusivos a data, bem como o aumento de veículos transitando nas áreas central da cidade.

FERIADO S. JOÃO

O prefeito Elmo Vaz(PSB) anunciou a mudança do feriado de S.João do dia 24(sexta-feira) para o dia 27/06(segunda) conforme o decreto nº 290, publicado nesta sexta-feira (10), pela Prefeitura. A Feira Livre Municipal também teve sua data alterada, será no dia 28 de junho (terça-feira).

Segundo o prefeito, grande parte do comércio pediu essa mudança, visto que comércio precisa aproveitar este período, disse o prefeito em entrevista concedida a emissora Líder FM.

Atracões

A festa será realizada no período de 22 a 26/06, no estádio Douradão tendo como as atrações:


                                            imagem:divulgação/PMI


A cidade possui uma população de mais de 73 mil habitantes, localizada há 480 km da capital com potencial econômico muito grande, e sede uma microregião composta por 19 municípios. Com uma rede hoteleira grande e toda a infraestrutura de prestação de serviços em todas as áreas.

Transporte Intermunicipal/Intra estadual

A empresa que tem detém a linha para a região com destino a capital e Feira de Santana é a Cidade Sol.

Já várias empresas também linhas para outras cidades como as cidades do oeste da Bahia e de outros Estados, como é o caso da Emtram diariamente.


Salvador: Três homens morrem após confronto com a polícia na Boca do Rio


(Foto: Divulgação SSP)


Três suspeitos de assalto morreram em confronto com a Polícia Militar na noite desta sexta-feira (10). Além de recuperar seis celulares roubados, localizados por equipes da Operação Acauã, do Comando de Policiamento Regional Atlântico, uma pistola, revólveres e munições foram apreendidos com os suspeitos por policiais da Operação Apolo e da Rondesp Atlântico.

Os assaltantes roubaram os celulares na Rua Goiás, na Pituba, e fugiram pela Avenida Octávio Mangabeira, com um carro modelo Honda Fit (placa FLG-8B83). 

Já na região da Boca do Rio, enquanto tentava fugir dos militares, o trio fez manobras em alta velocidade e acabou colidindo o veículo. Os suspeitos teriam descido do carro atirando e, no confronto, foram feridos. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, eles foram socorridos, mas não resistiram.Com eles, foram apreendidos utensílios como uma pistola calibre 380, dois revólveres calibre 38, carregador, munições e duas porções de maconha. Os celulares foram devolvidos às vítimas, onde foi formalizada a ocorrência.

Fonte>Correio da Bahia - 11/06/2022

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Bahia tem 4.908 vagas disponíveis em 6 instituições para o SiSu 2022.2

                                             imagem:reprodução


As vagas para o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2022.2 foram divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo Portal Nacional da Educação. Ao todo são 4.908 mil vagas na Bahia. O edital do Ministério da Educação (MEC) foi publicado em Diário Oficial.

As inscrições começam no dia 28 de junho e seguem até o dia 1º de julho.

A maior parte das vagas no estado é para a Universidade Federal da Bahia. 


Vagas do SiSU

InstituiçãoTotal de vagas
Universidade Federal da Bahia1.556
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia1.061
Instituto Federal Baiano20
Universidade Estadual de Feira de Santana1.080
Universidade do Estado da Bahia860
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia331
4.908

STF: Barroso dá cinco dias para Bolsonaro explicar buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips

                                            foto:reprodução

 Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu um prazo de cinco dias para receber informações do governo de Jair Bolsonaro (PL) sobre as providências tomadas em relação às buscas pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, desaparecidos desde domingo (5) na Amazônia

Além do prazo, Barroso fixou multa diária de R$ 100 mil caso a determinação seja descumprida. O governo demonstrou lentidão em adotar medidas que intensifiquem à procura pelos dois.

A intimação foi endereçada à União; ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; ao diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira; e ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier.

“Sem uma atuação efetiva e determinada do Estado brasileiro, a Amazônia vai cair, progressivamente, em situação de anomia, de terra sem lei. É preciso reordenar as prioridades do país nessa matéria”, destacou o ministro na decisão.

Barroso ordenou à União e seus órgãos que adotem, imediatamente, “todas as providências necessárias à localização de ambos os desaparecidos, utilizando-se de todos os meios e forças cabíveis” e que assegurem a segurança na região das buscas, além de apuração e punição dos responsáveis pelo desaparecimento de ambos, de acordo com reportagem de Marcelo Rocha, na Folha de S.Paulo.

A decisão atende pedido apresentado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)

As buscas se concentram, agora, em uma área abaixo da “Comunidade Cachoeira”, em Atalaia do Norte, nesta sexta-feira (10). Voluntários afirmaram às equipes responsáveis pela localização que encontraram sinais de escavação às margens do Rio Itaquaí, local onde Bruno e Dom foram vistos navegando.

Fonte:Revista Fórum - 10/06/2022