• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de março de 2015

Bahia:Bandidos explodem agências bancárias e tocam terror em Miguel Calmon




Foto
Fotos:  Calmon notícias/reprodução


Por volta das 2:40h da madrugada deste sábado, 28 de março de 2015, cerca de 30 homens fortemente armados explodiram as agências do Banco do Brasil  e Bradesco da cidade de Miguel Calmom-Ba.
  
Os elementos usaram explosivos e armamento de grosso calibre, deixando as duas agencias completamente destruídas. De acordo com informações de moradores, parte da quadrilha ficou espalhada por ruas e bairros da cidade,  inclusive próximo à casa de policiais.

A população ficou  em pânico diante de todo o terror. Após o atentado contra as duas unidades, que durou cerca de 30 minutos, os suspeitos levaram um cofre de uma das agências e saíram atirando pra todos os lados, mas ninguém ficou ferido. Cápsulas de balas de grosso calibre foram encontradas em vários pontos da cidade.
 O estrago em uma das agência e a cápsulas na mão de um morador -foto:Calmon notícias



A vidraça do prédio da Prefeitura foi atingida no 1º and. foto:Calmon notícias/reprodução



Na fuga, os elementos incendiaram um veículo Amarok em uma estrada de acesso ao povoado de Mucambo dos Negros, a 3 Km de Miguel Calmon.

Fonte:Calmon notícias/reprodução

Gov. Rui entrega dois trechos da BA- 220 em Monte Santo

Rui Costa entrega trechos recuperados da rodovia BA-220 na cidade de Monte Santo
Foto: Manu Dias/GOVBA/reprodução
 
O governador Rui Costa entregou neste sábado (28) dois trechos recuperados da rodovia BA-220, nas proximidades da cidade de Monte Santo. Com investimento total de R$ 24,2 milhões, a estimativa é que as obras beneficiem 203 mil moradores da região. Foi pavimentado o trecho que liga a sede de Monte Santo ao povoado de Pedra Vermelha, na zona rural, além do trecho de 38 quilômetros entre a BA-220 e o município de Euclides da Cunha.
O governador reforçou que as obras vão trazer “mais qualidade, segurança, conforto e desenvolvimento regional para a população". Ainda em Monte Santo, ele visitou o Instituto de Educação Infantil Padre Roma, da rede municipal, e o Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, ouvindo dos estudantes, demandas das instituições de ensino. Informações do BN.

Amargosa: Polícia prende agiota com cerca de 200 cartões do Bolsa Família

                                                               Fotos:PC Amargosa/reprodução

Após 06 meses de investigação, a Polícia Civil de Amargosa deflagrou na tarde desta sexta-feira (27), a operação "Essa Bolsa É Minha", resultando na prisão em flagrante delito das pessoas José Geraldo Santos Almeida, 53 anos e sua companheira Iraildes dos Santos, 30 anos. O casal é acusado da prática de crime contra a economia popular e por reter cartão de benefício para pagamento de dívida, onde ofereciam empréstimo de dinheiro com juros abusivos e retinham os cartões de banco e cartões de bolsa família dos devedores.

A prisão ocorreu no momento em que o casal estava fazendo um saque com cartão magnético do benefício do Bolsa Família na agência da Caixa Econômica Federal do município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. O casal já tinha realizado neste mesmo dia saques no Bradesco e Banco do Brasil e tudo foi monitorado pelos policiais civis de Amargosa.



José Geraldo mantinha um escritório no bairro da Catiara, sem qualquer autorização legal, onde eram feitos os empréstimos a juros exorbitantes. O esquema tinha como alvo principal pessoas de baixa renda, portadores dos cartões do Bolsa Família (daí provém o nome da operação) e que passavam por dificuldades financeira. José Geraldo oferecia os empréstimo a juros de pelo menos 20% ao mês e exigia das vítimas a entrega do cartão de benefício do Bolsa Família ou Aposentadoria, acompanhados da senha.

No dia do pagamento, os golpistas sacavam o dinheiro, descontava os juros e entregava a vítima o restante do valor. Muitas vítimas estavam presas nesse emaranhado de dívidas há vários anos e não conseguiam se livrar do débito. A maioria das vítimas eram pessoas idosas.

"A agiotagem é prática mesquinha e aproveitadora, onde pessoas abusam da fragilidade e situação de vulnerabilidade de outras pessoas." argumentou o Delegado Dr. Adilson Freitas.

Foram apreendidos mais de 200 cartões com as respectivas senhas com o casal, em sua maioria do bolsa família. De acordo com a Polícia Civil, José Geraldo confessou que trabalha com agiotagem há mais de 10 (dez) anos, sendo que há 08 (oito) anos vive exclusivamente desta prática criminosa, a qual parece ser bastante lucrativa. Apenas para se ter uma ideia, no ano passado o José Geraldo adquiriu um veiculo Ford Ranger, ano 2014, pelo valor de R$ 150.000,00 a vista.

Foi apreendido ainda a importância de R$ 1.254,00 em espécie que estava em poder do José Geraldo.

A Polícia Civil pede a todos que tiveram seus cartões retidos pelos acusados, que compareçam na Delegacia de Polícia para fazer a retirada dos mesmos.

Os presos serão encaminhados para a carceragem de alguma cidade circunvizinha.

Fonte:Amargosa News/reprodução

Concurso: UFRB oferta 16 vagas para professor efetivo no CECULT




           
A UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abriu inscrições para Professor Efetivo,sendo 15 vagas  para Professor Adjunto A e 01 vaga para Professor Auxiliar no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - Cecult situado no Campus da cidade Santo Amaro da Purificação, conforme Edital nº 003/2015 publicado no Diário Oficial da União publicado no dia 26/03(quinta-feira) seção 3. As inscrições vão de 27/03 a 23 de maio de 2015.  Confira o Edital Completo no link abaixo
 
http://www.ufrb.edu.br/concursos/concursos-para-docentes/concursos-de-2015/280-professor-efetivo-edital-n-03-2015

Fonte:DOU 26/03/15 seção 3

sexta-feira, 27 de março de 2015

Região de Irecê: Presidente Dutra realiza caminhada pela Paz




Fotos:TV João Dourado/reprodução


A População do município de Presidente Dutra, situada no território de identidade de Irecê, realizou hoje(27) uma passeata  para pedir Paz na cidade que ultimamente vem sofrendo com o aumento do índice de violência.

Nos três primeiros meses de  2015, seus moradores estão cada vez mais se sentindo inseguros frente a onda de assaltos e crimes ocorridos na cidade sem que nenhuma providência tenha sido tomada pelas autoridades da área de segurança pública.

Vestidos de branco, da criança ao idoso, portando cartazes,faixas chamando atenção de todos para a atual situação e esperam que seja tomada providências práticas para que a cidade volte a ter tranquilidade, tendo em vista ter um povo bom e pacato.




Fonte:TV João Dourado

Governo Dilma: Ex- diretor da Capes é o novo Ministro da Educação


Foto:Renato Janine/EBC)
O novo ministro da Educação foi anunciado pelo Planalto no início da noite desta sexta-feira (27/3)
o professor da Universidade de São Paulo (USP), o filósofo Renato Janine Ribeiro. 
O novo ministro, segundo adiantou o jornal Valor, assume o posto deixado por Cid Gomes (PROS),
que saiu após mal-estar com deputados federais e com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A posse deve ser no dia 6 de abril.
Renato Janine Ribeiro é professor titular de Ética e de Filosofia Política na USP. 
Colunista no Valor, foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 2004 e 2008.
Fonte:Diáriodopoder

Indonésia: Execução de brasileiro está mais próxima

(Janeiro) O porta-voz da Procuradoria, Tony Spontana, participa de uma entrevista coletiva em Jacarta
O porta voz da Procuradoria do governo indonésio fala sobre a decisão foto:reprodução/AFP
A execução na Indonésia de estrangeiros condenados à morte, incluindo um brasileiro, está próxima, anunciou a Procuradoria Geral, depois que a Suprema Corte rejeitou o recurso de uma filipina. O porta-voz da procuradoria, Tony Spontana, respondeu de maneira afirmativa ao ser questionado se a rejeição do recurso significava que as execuções estavam próximas.
"Claro que sim", disse, antes de destacar que "ainda existem procedimentos em curso". O porta-voz completou que a análise dos recursos apresentados por vários condenados acontece de maneira "bastante rápida".
"Esperamos o fim de todos os procedimentos de análise de recursos", afirmou Spontana.
Os estrangeiros no corredor da morte incluem o brasileiro Rodrigo Gularte, os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, o francês Serge Atlaoui e o nigeriano Raheen Agbaje Salami. Os pedidos de indulto foram rejeitados e as execuções podem acontecer nos próximos dias.
De acordo com Spontana, a Procuradoria Geral mantém o projeto de executar lista de condenados à morte ao mesmo tempo, apesar das pressões internacionais.Os condenados foram defendidos por personalidades como o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, a ex-chefe de Estado suíça Ruth Dreifuss e o fundador do grupo Virgin, Richard Branson, que pediram o indulto ao presidente indonésio Joko Widodo. O presidente, que assumiu o poder em outubro, rejeitou todos os pedidos de clemência dos condenados à morte por narcotráfico, demonstrando inflexibilidade na questão.
Pela primeira vez desde 2013, no dia 18 de janeiro foram executados na Indonésia seis condenados à morte, incluindo cinco estrangeiros, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira.
Fonte:MSN/estadão

quinta-feira, 26 de março de 2015

Inscrições no ProUni para bolsas remanescentes até 31/03


Começou segunda-feira(23) o prazo para inscrição às bolsas remanescentes do processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni). 
O prazo de inscrição vai até 31 de março para estudantes que ainda não estejam matriculados em instituições de ensino superior. Para os estudantes regularmente matriculados, mas sem a bolsa, o prazo vai até 31 de maio.
Para os estudantes que já fazem um curso de graduação, esta edição apresenta uma nova possibilidade. Caso não haja bolsa disponível no curso em que está matriculado, o estudante poderá se inscrever a bolsa em curso de área afim, para posterior transferência para o curso em que se encontra matriculado.
Nesta fase de inscrições, podem concorrer os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, e tenham obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Os professores em efetivo exercício da educação básica na rede pública de ensino, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, estão dispensados da exigência de participação no Enem.
As bolsas remanescentes, integrais e parciais de 50%, serão oferecidas para inscrição de candidatos por meio da página do ProUni na internet.  Após inscrição, o estudante deverá comparecer à instituição nos dois dias úteis subsequentes ao da sua inscrição para comprovar as informações prestadas.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral; para a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
O site para inscrições é   http://prouniremanescentes.mec.gov.br/
Fonte:Ascom/MEC/ c/ adptações

UFBA oferta 15 vagas para Mestrado Profissional em Artes


 


Está aberto o edital de acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA. A iniciativa tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública. O PROF-ARTES é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O programa é realizado em rede, coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a UFBA participa em conjunto com UNESP/UnB/UFC/UFMA/UFMG/UFPA/UFPB/UFRN/UFU.

A UFBA contará com 15 das 177 vagas disponíveis para todas as Instituições participantes. O PROF-ARTES propõe discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. O curso tem uma estrutura semi-presencial com a oferta de duas disciplinas de fundamentação à distância, três disciplinas obrigatórias e três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial.
O mestrado terá como área de concentração o Ensino de Artes e propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções. Foram definidas duas linhas de pesquisa: “Processos de ensino, aprendizagem e mediação em artes”, concentrando estudos que aproximam as práticas artísticas e os processos de ensino; “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes” com estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.

Para participar do PROF-ARTES os candidatos deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas.

As inscrições são feitas exclusivamente via internet no site www.ceart.udesc.br/profartes até o dia 30 de abril de 2015.

Fonte:Site IHAC/UFBA

Professores da UESB,UEFS e UESC aprovam estado de greve e paralisação dia 08/04

Uesb, Uefs e Uesc aprovam estado de greve e paralisação no dia 8 de abril
Foto: Blog do Anderson/reprodução
 
O corte de verbas de R$ 19 milhões para as Universidades Estaduais, de acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) é o motivo da paralisação das atividades na Uesb, Uefs e Uesc, anunciada nesta terça e quarta-feira (24 e 25). De acordo com a Adusb, a Uneb discutirá o tema no dia 31 de março.
 
Com a ausência das verbas, varias atividades nas instituições estão comprometidas – desde a compra de materiais de limpeza até o pagamento de funcionários terceirizados. Além do estado de greve, as Universidades aprovaram paralisação de atividades no dia 8 de abril para a construção de um ato público, em Salvador. “Os professores entendem que é necessário dar uma resposta dura ao governo, que não tem destinado verbas suficientes para as instituições, usurpa os direitos trabalhistas e se recusa a negociar com o movimento”, afirma a presidente da Associação dos Docentes da UESB, Márcia Lemos. 
 
Durante todo o ano de 2014, foram realizadas audiências públicas, paralisações, passagens nos gabinetes de deputados, reuniões com representantes governamentais, campanha de mídia e até mesmo ocupação da Assembleia Legislativa. No entanto, o governo não respondeu aos professores. A reivindicação da categoria é a destinação de no mínimo 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades Estaduais. O respeito aos direitos trabalhistas e a reposição integral da reposição inflacionária também fazem parte da pauta. Informações do BN.

França: Copiloto teria derrubado o avião da Germanwings,diz Promotor

Germanwings plane crash in the French Alps
foto: Modelo do avião que caiu nos Alpes Franceses -reprodução


O promotor Brice Robin disse nesta quinta-feira (26) que a hipótese mais provável é que o copiloto parece ter derrubado deliberadamente o avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses e matou 150 pessoas.
Robin disse em entrevista, segundo agência internacionais, que é forte a hipótese de que o copiloto tenha acionado o mecanismo de descida do avião enquanto o piloto permanecia do lado de fora da cabine.
O copiloto foi identificado pelos investigadores franceses como Andreas Lubitz, de nacionalidade alemã. Não havia suspeitas de terrorismo contra ele, segundo informações da agência EFE.


Processo Seletivo: SEC oferta vagas para professores formadores em Programas Estruturantes


Resultado de imagem para SEC DA BAHIA




EDITAL SEC / IAT Nº 001 /2015

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA ATUAREM COMO PROFESSORES FORMADORES, NOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES: GESTAR NA ESCOLA (GE), CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE), REDE ANÍSIO TEIXEIRA (RAT) E PACTO PELO ENSINO MÉDIO (PEM).

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), torna pública a abertura de processo seletivo interno para professores da rede pública estadual que desejam atuar como professores formadores, nos Programas Estruturantes: Gestar na Escola (GE), Ciência na Escola (PCE), Rede Anísio Teixeira (RAT) e Pacto pelo Ensino Médio (PEM), consoante as normas contidas neste Edital.

1  DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1     O presente edital destina-se à seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro de servidores efetivos do magistério da Rede Estadual de Ensino que não se encontram em período de estágio probatório.

1.2     O processo seletivo será realizado na cidade de Salvador, no Instituto Anísio Teixeira – IAT, sob a responsabilidade de uma Comissão Técnica de Avaliação composta por profissionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (gestores, coordenadores e professores formadores) constituída para este fim, publicada em Diário Oficial do Estado da Bahia.
1.3     A seleção dar-se-á em três etapas, de caráter eliminatório e classificatório: 

1.3.1) Etapa I – Análise Curricular;

            1.3.2)    Etapa II – Entrevista e Prova Didática;

            1.3.3)    Etapa III – Formação Interna/Qualitativa.

1.4     Cronograma das Etapas do Processo Seletivo Interno

DATA/PRAZO
ETAPAS
27/03 a 05/04/2015
Inscrições
06 a 08/04/2015
Etapa I Análise curricular
09/04/2015
Publicação e convocação dos candidatos selecionados para Etapa II Entrevista e Prova Didática (portal da SEC)
13, 14 e 15 de 04/2015
Etapa II – Entrevista e Prova Didática
17/04/2015
Publicação e convocação dos candidatos selecionados para Etapa III  Formação Interna/Qualitativa (portal da SEC)
20 a 24/04/2015
Etapa III – Formação Interna/Qualitativa
29/04/2015
Publicação de resultado (portal da SEC)
48h após a publicação do resultado
Prazo para interposição de recurso
04/05/2015
Prazo para publicação do resultado final (portal da SEC)


1.5 A jornada de trabalho dos profissionais selecionados será de 40 (quarenta) horas semanais.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO

2.1 Para participar do processo de seleção, o professor deve atender aos seguintes requisitos:

2.1.1  Ser integrante do Magistério Público do Estado da Bahia;

2.1.2  Não estar em estágio probatório;

2.1.3  Possuir vínculo de 40 (quarenta) horas semanais com esta Secretaria da Educação;

2.1.4  Comprovar formação exigida conforme a vaga de interesse disposta no Anexo II;

2.1.5  Ter conhecimentos básicos para o uso de computador, dispositivos móveis e internet;

2.1.6  Possuir habilidades, conhecimentos e disposição para trabalhar com mídias e tecnologias educacionais (softwares, vídeos, áudios, jogos, imagens, experimentos...).

2.1.7  Ter sido selecionado (a) em todas as etapas do processo seletivo;

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVIDOR SELECIONADO

3.1 Gestar na Escola (GE)

3.1.1  Participar das ações de implementação do Programa nas unidades da rede;

3.1.2  Subsidiar a unidade escolar a construção do Projeto Político Pedagógico com fundamentos teóricos e metodológicos;

3.1.3  Contribuir com os professores na elaboração de planos de trabalho para a regência de classe observando-se os conteúdos da disciplina;

3.1.4  Construir com os professores na elaboração de proposição de planos de trabalhos para a regência de classe observando-se os conteúdos da disciplina;
3.1.5  Elaborar as atividades complementares e avaliação/rede;

3.1.6  Propor os planos de intervenção e estratégias nos resultados de aprendizagem (dispositivos de avaliação e monitoramento em atendimento às demandas do PROGRAMA);

3.1.7  Planejar e ministrar as atividades de formação continuada;

3.1.8  Ministrar aulas e oficinas programadas na Escola;

3.1.9  Promover dinâmicas e atividades de interação entre escola e comunidade;

3.1.10     Orientar e apoiar a escola nos processos de produção didática de seus professores;

3.1.11     Mediar a execução de atividades na escola, como as avaliações;

3.1.12     Realizar os encontros presenciais com os professores promovendo a articulação das propostas pedagógicas em horários de AC – atividade complementar;

3.1.13     Fazer plantão de apoio à escola (público-alvo: alunos, professores e coordenadores pedagógicos);

3.1.14     Apropriar-se dos conteúdos dos relatórios mensais e demais extratos da Unidade de     Acompanhamento e Avaliação com vistas à reflexão – ação intervenção para a sala de aula;

3.1.15     Realizar seminários e oficinas temáticas;

3.1.16     Participar de encontros pedagógicos com coordenadores de educação básica;

3.1.17     Elaborar relatórios, atas e afins;

3.1.18     Elaborar, orientar e revisar materiais e produções didáticas;

3.1.19     Promover discussões sobre os temas do currículo educacional / GESTAR;

3.1.20     Promover estudos e adequações de conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografias no desenvolvimento da formação continuada;

3.1.21     Prestar tutoria no AVA (assistência pedagógica à distância) Apresentar Workshops – conteúdos Programa GESTAR;

3.1.21     Apresentar disponibilidade para realizar viagens periódicas, visitas às unidades escolares, participar de reuniões, formações, eventos e de demais programações extraordinárias;

3.1.22     Participar das ações de produção de material didático a serviço de sua rede educacional para fins de uso patrimonial pela Secretaria Estadual de Educação.

3.2 Ciência na Escola (PCE)

3.2.1  Estabelecer o compromisso de acompanhamento e atendimento especializado a, ao número de Unidades Escolares (UE) indicado pela coordenação do Programa, durante cada mês;

3.2.2  Promover a utilização efetiva dos materiais didáticos utilizados pelo Programa como disparadores de aprendizagens prioritárias para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos;

3.2.3  Avaliar juntamente com a equipe escolar a possibilidade de dar continuidade a Projetos de Pesquisa em andamento pela UE ou iniciar a construção de um novo tema de pesquisa;

3.2.4  Discutir com professores e estudantes, possíveis problemas de natureza sociocientífica ou socioambiental que emergem do entorno das Unidades Escolares que possam ser investigados como tema do Projeto de Pesquisa para a submissão na Feira de Ciências;

3.2.5  Orientar e promover a criação de Clubes de Ciências nas Unidades Escolares acompanhadas em comum acordo com a equipe gestora e professores com o objetivo de promover grupos de estudo e pesquisa científica;

3.2.6  Mobilizar a participação de estudantes de outras Unidades Escolares, nos Clubes de Ciências no mesmo município, engajados nos processos de investigação científica;

3.2.7  Participar como mediador das atividades do Clube de Ciências, a cada mês, motivando os estudantes para a investigação científica;

3.2.8  Promover, em parceria com as UE e NRE, Caravanas Científicas com professores de determinada região, para sítios de investigação científica que possam oferecer elementos para a pesquisa em andamento, sugerindo a ampliação da proposta para os estudantes;

3.2.9  Acompanhar e orientar a construção do Projeto de Pesquisa, seguindo os documentos exigidos pela Feira de Ciências e Matemática da Bahia (FECIBA);
3.2.10     Orientar a realização de Feiras de Ciências escolares, participando ativamente do processo de construção da proposta;
3.2.11     Orientar as UE para o envio do Termo de Adesão e a  submeterem os seus Projetos de Pesquisa para V FECIBA;
3.2.12     Mobilizar a UE para submeter seus projetos de pesquisa a agencias de financiamento e fomento a popularização de ciências;
3.2.13     Outras atividades designadas pela Coordenação do Programa.

3.3 Rede Anísio Teixeira (RAT)

3.3.1  Atuar na formação de professores e estudantes para uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres em escolas e localidades da capital e do interior; 

3.3.2  Atuar na produção de mídias e tecnologias educacionais livres em escolas e localidades da capital e do interior;

3.3.3  Atuar na pesquisa, catalogação e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres;

3.3.4  Atuar na produção de material didático de apoio e orientação ao uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres;

3.3.5  Atuar na organização de eventos que busquem estimular o uso, a produção e o compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres em escolas e localidades da capital e do interior;

3.3.6  Participar da autogestão de projetos de formação, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres;

3.3.7  Apresentar disponibilidade para realizar viagens periódicas, visitas às unidades escolares, participar de reuniões, formações, eventos e de demais programações extraordinárias;

3.3.8  Participar das ações de produção de material didático a serviço de sua rede educacional para fins de uso patrimonial pela Secretaria Estadual de Educação.

3.4 Pacto pelo Ensino Médio (PEM)

3.4.1  Dedicar-se às ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e atuar na Formação na qualidade de formador dos orientadores de estudo e de gestor das ações;

3.4.2  Cadastrar os orientadores de estudo, e os professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio no SisMédio e no SGB;

3.4.3  Monitorar a realização dos encontros presenciais ministrados pelos orientadores de estudo junto aos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;

3.4.4  Apoiar as IES na organização do calendário acadêmico, na definição dos pólos de formação e na adequação das instalações físicas para a realização dos encontros presenciais;

3.4.5  Assegurar, junto à Secretaria de Educação, as condições de deslocamento e hospedagem para participação nos encontros presenciais dos orientadores de estudo, dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, sempre que necessário;

3.4.6  Articular-se com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos visando ao fortalecimento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio;

3.4.7  Organizar e coordenar os encontros de formação dos orientadores de estudo em seu âmbito de atuação;

3.4.8  Manter canal de comunicação permanente com o Conselho Estadual de Educação e com os conselhos escolares, visando disseminar as ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, prestar os esclarecimentos necessários e encaminhar eventuais demandas junto à secretaria de Educação e à SEB/MEC; 

3.4.9  Reunir-se constantemente com o titular da secretaria de Educação para avaliar a implementação das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e implantar as medidas corretivas eventualmente necessárias;

3.4.10   Participar dos encontros presenciais junto às IES, alcançando no mínimo 75% de presença;

3.4.11   Ministrar a formação aos orientadores de estudo em sua área de atuação;

3.4.12   Planejar e avaliar, junto aos orientadores de estudo, os encontros de formação dos professores e coordenadores pedagógicos;

3.4.13   Acompanhar a prática pedagógica dos orientadores, dos professores e dos coordenadores pedagógicos do ensino médio;

3.4.14   Avaliar os orientadores de estudo cursistas quanto à frequência, à participação e ao acompanhamento dos professores, registrando as informações no SisMédio;


3.4.15   Efetuar e manter atualizados os dados cadastrais dos orientadores de estudo, bem como professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;

3.4.16   Analisar os relatórios das turmas de orientadores de estudo e orientar os encaminhamentos;

3.4.17   Analisar e aprovar o plano de atividades dos orientadores de estudo;

3.4.18   Avaliar, no SisMédio, a atuação dos formadores, dos coordenadores das IES e das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no estado e do suporte dado pelas IES;

3.4.19   Apresentar à IES formadora os relatórios das atividades referentes à formação dos orientadores;

3.4.20   Analisar os relatórios das atividades dos orientadores de estudo e encaminhar o resultado da análise para as IES e homologar os cadastros dos orientadores de estudo, dos professores e dos coordenadores pedagógicos de ensino médio nos sistemas disponibilizados pelo MEC;

3.4.21   Realizar o acompanhamento pedagógico aos orientadores de estudo no Ambiente Virtual;

3.4.22      Apresentar disponibilidade para realizar viagens periódicas, visitas às unidades escolares, participar de reuniões, formações, eventos e de demais programações extraordinárias;

3.2.23      Participar das ações de produção de material didático a serviço de sua rede educacional para fins de uso patrimonial pela Secretaria Estadual de Educação.

4. DAS VAGAS

4.1 O Quantitativo de vagas do processo seletivo está disposto no Anexo II.
4.2 O preenchimento atenderá prioritariamente às vagas imediatas, seguindo-se ao preenchimento das vagas de cadastro reserva conforme ordem de classificação.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no período de 27 de março a 05 de abril de 2015.

5.2 O candidato deve preencher Ficha de Inscrição (Anexo I), disponibilizada online no portal eletrônico da SEC (www.educacao.ba.gov.br), e encaminhá-la, com a documentação exigida, para o e-mail do Programa registrando-se no assunto do e-mail as informações seguindo o formato: Programa_DISCIPLINA/ÁREA_sobrenome do candidato. Por exemplo: PCE_CIENCIAS_Silva ou GE_MATEMATICA_Lobo ou RAT_GEOGRAFIA_Silva ou PEM_BIOLOGIA_Costa.

5.2.1  Os endereços de envio são:

a) Gestar na Escola – selecaogestar2015@educacao.ba.gov.br 

b)   Pacto pelo Ensino Médio – selecaopem2015@educacao.ba.gov.br 

c) Programa Ciência na Escola –selecaopce2015@educacao.ba.gov.br 

d)   Rede Anísio Teixeira – selecaoredeat2015@educacao.ba.gov.br

5.3 O candidato só poderá efetivar inscrição para o processo seletivo de 01 (um) Programa Estruturante.

5.4 As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se a Secretaria da Educação o direito de, a qualquer tempo, excluir do processo seletivo aquele que não preencher os requisitos contidos neste edital e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

5.5 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

6. DA DOCUMENTAÇÃO

6.1 No ato da inscrição, o candidato deve enviar para o endereço eletrônico do Programa que deseja concorrer os seguintes documentos em formato digital (obrigatoriamente em PDF).

a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida (Anexo I);

b)   Declaração, validada pelo chefe imediato, atestando o exercício de suas atribuições;

c) Cópia dos diplomas e certificados, que comprovam a formação acadêmica e a experiência assinaladas na Ficha de Inscrição;

6.1.1  A não entrega de qualquer dos documentos exigidos, ou se qualquer documento entregue não comprovar as exigências básicas deste Edital, implicará a imediata exclusão do candidato.

7. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

7.1 A seleção será realizada em três etapas, de caráter eliminatório e classificatório, a saber:

7.1.1  Primeira Etapa:

Validação da documentação e análise curricular ocorrerá no período de 06 a 08/04/2015, conforme os requisitos e critérios estabelecidos no Barema (Anexo III). Por ordem de classificação e considerando o limite máximo de 3 (três) vezes o número de vagas, os selecionados nesta etapa serão convocados, pelo e-mail constante na Ficha de Inscrição, a participar da segunda etapa.  O resultado desta etapa será publicado até 09/04/2015, no portal eletrônico da SEC (www.educacao.ba.gov.br).

7.1.2  Segunda Etapa:

Os candidatos passarão por entrevista e prova didática, conforme critérios estabelecidos no Anexo IV, a ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de 04/2015.  Por ordem de classificação e considerando o limite máximo de 2 (duas) vezes o número de vagas, os selecionados nesta etapa serão convocados, pelo e-mail constante na Ficha de Inscrição, a participar da terceira etapa.

7.1.2.1  A prova didática consiste na apresentação de uma aula de 15 (quinze) minutos com tema relacionado ao currículo da área de conhecimento ou disciplina pleiteada. O resultado desta etapa será publicado até 17/04/2015, no portal eletrônico da SEC www.educacao.ba.gov.br

7.1.3  Terceira Etapa:

7.1.3.1  Consiste na participação da formação interna pela qual o candidato passará por avaliação qualitativa, devendo revelar a sua capacidade de gerenciamento pedagógico e administrativo das atividades previstas para a função em cada programa;

7.1.3.2  Cabe a coordenação geral de cada programa emitir parecer sobre a avaliação qualitativa     dos candidatos;

7.1.3.3  Caso o número de vagas não seja preenchido, serão convocados por ordem de classificação os candidatos selecionados na segunda etapa;

7.1.3.4  Vencendo-se o não preenchimento das vagas, por ordem de classificação e considerando o limite máximo de 2 (duas) vezes o número de vagas retornar-se-á aos procedimentos da primeira etapa;

7.1.3.5  O período de realização desta etapa ocorrerá de 20 a 24/04/2015. O resultado desta etapa será publicado até 29/04/2015, no portal eletrônico da SEC (www.educacao.ba.gov.br).

8. DOS RESULTADOS

8.1 Ocorrendo empate entre os candidatos, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) Maior titulação acadêmica;

b)   Maior tempo de serviço público, como professor na disciplina/área pleiteada considerando dia, mês e ano;

c) Experiência comprovada de atuação em atividades de formação;

d)   Curso de aperfeiçoamento ou especialização em ensino da área de atuação;

e) Experiência em programas educacionais (Programa de Iniciação a Docência - PIBID, Projetos de pesquisa etc);

f) Pertencer a grupo de pesquisa, cadastrados no CNPq.

8.2 A aprovação no processo não gera para o candidato à vaga reserva, direito adquirido ao ingresso no Programa.
.
9  DO RESULTADO FINAL

9.1 A relação oficial dos candidatos aprovados será disponibilizada até 04/05/2015, no portal eletrônico www.educacao.ba.gov.br


10  DO RECURSO

10.1 O prazo para impetrar recurso é de até 48 horas a contar da data da divulgação dos candidatos aprovados, devendo o interessado encaminhar o recurso para o e-mail disponibilizado por cada Programa conforme item 5.3.1 deste edital.

10.2 Não será aceito recurso:

a. Sem identificação (nome) do requerente;

b.   Sem os dados do candidato;

b)   Apresentado em conjunto com outros candidatos, isto é, recursos de forma coletiva;

c) Encaminhado por outra forma diferente do email do Programa disponibilizado para a seleção;

d)   Enviado fora do prazo.

10.3 A Comissão Técnica de Avaliação divulgará os resultados dos recursos interpostos e divulgará na data prevista no portal eletrônico www.educacao.ba.gov.br.

11  DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1   A Secretaria da Educação do Estado da Bahia não se responsabiliza por erros cometidos pelo candidato no ato de preenchimento da ficha de inscrição, bem como por requerimentos de inscrição não efetivados por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação ou outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados.

11.2   O candidato deverá manter atualizados seu endereço, e-mail e telefone junto à Secretaria da Educação, enquanto estiver participando do processo seletivo.

11.3   Após aprovação e preenchidos todos os requisitos do processo seletivo, os candidatos deverão apresentar-se para o exercício imediato da função.

11.4   O candidato aprovado para composição de cadastro reserva serão requisitados conforme necessidade até o término do período letivo 2015.

11.5   Os casos omissos serão resolvidos pela Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira, com apoio da Comissão Técnica de Avaliação.

Salvador, 25 de março de 2015.

OSVALDO BARRETO FILHO
Secretário da Educação

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

Atenção: Caso necessário insira ou duplique linhas e elimine as linhas não utilizadas. Padronize o tamanho e tipo de letra e procure que toda informação caiba, no máximo, em duas páginas. Coloque apenas as informações que tem documento comprobatório.

Programa:                         Disciplina/Área do Conhecimento:
Categoria que está concorrendo: (    ) Professor Formador
Nome:
Cadastro:
CPF:
Data, mês e ano de ingresso na rede estadual, constante no contracheque:
Unidade escolar em que atua:
Endereço (residencial):
Município de atuação:
Telefone fixo: (  )                                               
Telefone celular: (  )
E-mail:



Formação acadêmica  
Nível
Nome do curso
Instituição, sigla
Especialização na área


Especialização em área correlata


Mestrado na área


Mestrado em área correlata


Doutorado na área/ correlata




Curso de extensão ou aperfeiçoamento
CH
Nome do curso
Instituição, sigla
na área (disciplina pleiteada):
41-80


na área (disciplina pleiteada):
81-120


na área (disciplina pleiteada):
121 ou mais


área correlata:
41-80


área correlata:
81-120


área correlata:
121 ou mais




Experiência na área (em anos)
Instituição, sigla
Duração em anos
Professor na disciplina pleiteada


Professor em disciplina correlata


Supervisor de PIBID


Professor-pesquisador


Articulador de área do PROEMI




Outras atividades (em anos)
Instituição, sigla
Duração em anos
Participante em grupo de pesquisa cadastrado no CNPq


Orientador de feira de ciências, matemática


Experiência com softwares educacionais




Este quadro é para o preenchimento exclusivo das(os) professoras(es) que farão seleção para o Programa Rede Anísio Teixeira, todas as informações apresentadas devem ser comprovadas no momento da inscrição eletrônica, por meio do envio de documentos, links ou outras formas de comprovação.
Ficha de Inscrição Complementar -  Mídias e Tecnologias Educacionais
Experiência/Formação
Descrição
Formação na área de Educação e Tecnologia (Possuí pós-graduação na área: especialização, mestrado ou doutorado? Descreva quais, informando o nome da instituição e do curso)

Formação Técnica em Produção Multimídia (vídeo, software, áudio, site, blog, fotografia, imagem, etc...) (Descreva os cursos e oficinas, informando o nome da instituição, do curso e a duração)

Experiência em produção multimídia (vídeo, software, áudio, site, blog, fotografia, imagem, etc...) (Descreva atividades e produções realizadas, informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)

Experiência em produção de mídias e tecnologias com fins educacionais (vídeo, software, áudio, site, blog, fotografia, imagem, etc...) (Descreva atividades e produções realizadas, informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)

Experiência em formação de professores (Descreva atividades realizadas, informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)

Experiência em gestão de projetos educacionais de apropriação tecnológica em escolas (Descreva atividades e produções realizadas, informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)

Experiência em formação, produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias  com estudantes nas escolas(Descreva atividades e produções realizadas, , informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)

Experiência em projetos de arte-educação (Descreva atividades e produções realizadas, , informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)

Experiência em uso de licenças livres e softwares livres (Descreva atividades e produções realizadas, informando duração e quantidades. Caso esteja publicado na internet, informe o link)



DECLARAÇÃO
Declaro, para os devidos fins, veracidade das informações contidas na Ficha de Inscrição. Declaro ainda, estar ciente de que meu registro de inscrição não garante ser convocado(a) para seleção, vez que esta é condicionada às necessidades de provimento dos Programas.

Concordo

Não concordo


Local/Data: ____________________, _____/_____/_____.

ANEXO II
QUADROS DE VAGAS


Programa

Área do Conhecimento

Formação exigida


Número de Vagas

Número Vagas Cadastro Reserva
Polo de atuação


Rede Anísio Teixeira

Ciências Humanas e suas tecnologias
Licenciatura ou bacharelado em Geografia
1
1
Todas as vagas são para atuação no Instituto Anísio Teixeira em Salvador, havendo a necessidade de viagens para a realização de atividades no interior do estado.
Licenciatura ou bacharelado em História
0
1
Licenciatura ou bacharelado em Filosofia
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Sociologia
1
1
Linguagens e suas tecnologias
Licenciatura ou bacharelado em Letras
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Língua Estrangeira
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Educação Física
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Artes
1
1

Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias
Licenciatura ou bacharelado em Matemática
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Física
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Química
1
1
Licenciatura ou bacharelado em Biologia
1
1
   Pedagogia
Licenciatura em Pedagogia e/ou pós graduação na área de Educação
1
1
LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)
 Especialização ou formação técnica em LIBRAS
1
1


Programa
Disciplina
Formação exigida
Número
de Vagas
Número Vagas Cadastro Reserva

Polo de atuação
Pacto
 pelo Ensino Médio
Pedagogia

Licenciado em Pedagogia
02
02
Todas as vagas são para atuação na Secretaria da Educação em Salvador, havendo a necessidade de viagens para a realização de atividades no interior do estado.
Matemática

Licenciado em Matemática
02
02
História

Licenciado em História
02
02
Ed. Física
Licenciado em Educação Física
02
02
Biologia
Licenciado em Biologia
02
02


Programa
Área do Conhecimento
Formação exigida
Número
 de
vagas
Número Vagas Cadastro Reserva
Polo de atuação
Ciência
 na
Escola

Ciências da Natureza e Ciências Humanas


Licenciatura em Pedagogia, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Ciências Naturais
03
03
NRE 01 – IRECÊ
02
02
NRE 02 – BOM JESUS DA LAPA
03
03
NRE 03 – SEABRA
03
03
NRE 04 – SERRINHA
01
01
NRE 05 – ITABUNA
03
03
NRE 06 – VALENÇA
03
03
NRE 07 – TEIXEIRA DE FREITAS
02
02
NRE 08 – ITAPETINGA
03
03
NRE 09 – AMARGOSA
03
03
NRE 10 – JUAZEIRO
02
02
NRE 11 – BARREIRAS
02
02
NRE 12 – MACAUBAS
02
02
NRE 13 – CAETITÉ
02
02
NRE 14 – ITABERABA
02
02
NRE 15 – IPIRÁ
01
01
NRE 16 – JACOBINA
02
02
NRE 17 – RIBEIRA DO POMBAL
01
01
NRE 18 – ALAGOINHAS
03
03
NRE 19 – FEIRA DE SANTANA
03
03
NRE 20 – VITÓRIA DA CONQUISTA
02
02
NRE 21 – SANTO ANTONIO DE JESUS
02
02
NRE 22 – JEQUIÉ
02
02
NRE 23 – SANTA MARIA A VITÓRIA
02
02
NRE 25 – SENHOR DO BONFIM
08
08
NRE 26 – SALVADOR
02
02
NRE 27 – EUNAPÓLIS


Programa
Número de vagas
Número Vagas Cadastro Reserva
Polo de atuação
FORMAÇÂO EXIGIDA (licenciatura)
FORMAÇÂO EXIGIDA (licenciatura)
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA


Gestar
na
Escola
0
0
2
2
NRE 01 - IRECÊ
0
0
2
2
NRE 02 - BOM JESUS DA LAPA
0
0
2
2
NRE 03 - SEABRA
0
1
2
2
NRE 04 - SERRINHA
0
0
2
2
NRE 05 - ITABUNA
0
1
2
2
NRE 06 - VALENÇA
0
0

2

2
NRE 07 - TEIXEIRA DE FREITAS
0
0
2
2
NRE 08 - ITAPETINGA
0
0
2
2
NRE 09 - AMARGOSA
0
1
2
2
NRE 10 - JUAZEIRO
0
1
2
2
NRE 11 - BARREIRAS
0
0
2
2
NRE 12 - MACAÚBAS
0
0
2
2
NRE 13 - CAETITÉ
0
0
2
2
NRE 14 - ITABERABA
0
0
2
2
NRE 15 - IPIRÁ
0
0
2
2
NRE 16 - JACOBINA
0
1
2
2
NRE 17 - RIBEIRA DO POMBAL
0
1
2
2
NRE 18 - ALAGOINHAS
0
1
2
2
NRE 19 - FEIRA DE SANTANA
2
0
2
2
NRE 20 - VITÓRIA DA CONQUISTA
0
1
2
2
NRE 21 - SANTO ANTÔNO DE JESUS
0
1
2
2
NRE 22 - JEQUIÉ
0

2
2
NRE 23 - SANTA MARIA DA VITÓRIA
0
0
2
2
NRE 24 - PAULO AFONSO
0
0
2
2
NRE 25 - SENHOR BO BONFIM
6
5
6
5
NRE 26 - SALVADOR
0
0
2
2
NRE 27 - EUNÁPOLIS


ANEXO III
BAREMA PARA ANÁLISE CURRICULAR DOS PROGRAMAS GESTAR NA ESCOLA, CIÊNCIA NA ESCOLA E PACTO PELO ENSINO MÉDIO
Formação acadêmica
Pontuação por item
Quantidade máxima
Pontuação obtida
Especialização na área
1,0
3

Especialização em área correlata
0,5
2

Mestrado na área
2,0
2

Mestrado em área correlata
1,0
1

Doutorado na área
3,0
1

Doutorado em  correlata
2,0
1

Sub-total1


Nome do curso de aperfeiçoamento
CH
Pontuação por item
Quantidade máxima
Pontuação obtida
na área (disciplina pleiteada)
41-80
0,7
4

na área (disciplina pleiteada)
81-120
0,8
6

na área (disciplina pleiteada)
121 ou mais
0,9
3

área correlata
41-80
0,4
5

área correlata
81-120
0,4
3

área correlata
121 ou mais
0,5
3

Sub-total2


Experiência na área (em anos)
Duração em anos
Pontuação por ano
Quantidade máxima
Pontuação obtida
Professor na disciplina pleiteada

1
6

Professor em disciplina correlata

0,5
4

Professor com experiência Programas de Formação Continuada 

1
4

Supervisor de PIBID

1
4

Professor-pesquisador

1
4

Articulador de área do PROEMI

0,5
4

Sub-total3


Outras atividades (em anos)
Duração em anos
Pontuação por ano
Quantidade máxima
Pontuação obtida
Participante em grupo de pesquisa cadastrado no CNPq

1
4

Experiência com softwares educacionais

1
4

Sub-total4


Pontuação
Sub-total1
Sub-total2
Sub-total3
Sub-total4
Total







ANEXO III.1 – BAREMA PARA ANÁLISE CURRICULAR DO PROGRAMA REDE ANÍSIO TEIXEIRA
Barema – Análise Curricular - Mídias e Tecnologias Educacionais
Experiência/Formação
Pontuação por item
Qtd. máxima
Pontuação obtida
Formação Acadêmica
 Especialização (2); Mestrado (4); Doutorado(6).
6

Formação na área de Educação e Tecnologia
Especialização (2); Mestrado (3); Doutorado (4).
4

Formação Técnica em Produção Multimídia (vídeo, softwares, áudio, site, blog, fotografia, imagem,etc...)
1 ponto para cada curso comprovado
6

Experiência em produção multimídia (vídeo, softwares, áudio, site, blog, fotografia, imagem,etc...)
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por produção comprovada
6

Experiência em produção de mídias e tecnologias com fins educacionais (vídeo, softwares, áudio, site, blog, fotografia, imagem, etc...)
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por produção comprovada
4

Experiência em formação de professores
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por atividade formativa realizada comprovada
6

Experiência em gestão de projetos educacionais de apropriação tecnológica em escolas
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por produção comprovada ou por atividade formativa realizada comprovada
4

Experiência em formação, produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias com estudantes nas escolas
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por produção comprovada ou por atividade formativa realizada comprovada
10

Experiência em projetos de arte-educação
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por obra realizada  ou por atividade formativa realizada comprovada
4

Experiência em uso de licenças livres e softwares livres
1 ponto por ano de experiência comprovada ou por produção comprovada ou por atividade formativa realizada comprovada
4

Aderência ao Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual - Rede Anísio Teixeira
Demonstrou conhecimento sobre o programa, os projetos e as mídias da Rede Anísio Teixeira (3); Utiliza as mídias e tecnologias da Rede Anísio Teixeira(6).
6

TOTAL DE PONTOS 60


ANEXO IV
BAREMA – ENTREVISTA E PROVA DIDÁTICA PARA TODOS OS PROGRAMAS ESTRUTURANTES
ENTREVISTA
INDICADORES
Pontuação máxima
Pontuação obtida
Acessibilidade ao local/horário de trabalho
1,0

Oralidade (Dicção clara e audível)
1,2

Entusiasmo na exposição dos assuntos
0,8

Motivação
1,0

Empatia
0,8

Interpessoalidade
0,8

Segurança emocional nas respostas dirigidas
1,0

Postura corporal (expressão e contenção de movimentos repetitivos involuntários)
1,0

Entendimento da política de formação de professores do Estado da Bahia
1,2

Entendimento do programa estruturante para o qual se candidatou
1,2

TOTAL
10,0

PROVA DIDÁTICA
INDICADORES
Pontuação máxima
Pontuação obtida
Apresentação inicial – pessoal/profissional, empatia, anúncio do tema
1,2

Utilização adequada dos recursos tecnológicos
1,2

Segurança na exposição do tema
4,2

Conhecimento sobre formação continuada de professores
3,0

Conhecimento dos pressupostos metodológicos do Programa
2,0

Abordagem temática que contemple o currículo do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio
3,6

Abordagem com Indicação bibliográfica
1,5

Articulação, objetividade, clareza, sequência e domínio de conteúdos
2,4

Inflexão (capacidade de alternar sons graves e agudos, tonalidades e volume)
1,0

Velocidade da fala (ritmo, pausas longas ou curtas, respiração)
1,5

Adequação à norma linguística em contexto
2,0

Postura gestual (desenvoltura)
1,5

Entusiasmo e motivação
3,0

Relação tempo/conteúdo
1,9

Total
30


FONTE:DOE 26/03/15-PÁGINA DA EDUCAÇÃO