• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de novembro de 2020

Concurso da PF em 2021 sairá com menos vagas do que o anunciado por Bolsonaro

                                   foto:reprodução

 O concurso da Polícia Federal em 2021 será com menos vagas do que o prometido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Serão 1,5 mil vagas, ao invés de 2 mil. As outras 500, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, ficaram para um novo concurso, que será realizado em 2022.

Mesmo sem ter a aprovação do Ministério da Economia, de Paulo Guedes, Bolsonaro vinha anunciando como se já estivesse tudo certo.

O desfecho é um meio termo entre o que defendia a Economia (1.000 vagas) e a promessa de Bolsonaro (2.000 vagas). Informações do Bahia.Ba.

Mundo: Presidente do Irã responsabiliza Israel por assassinato de cientista e aiatolá pede punição

 

Presidente do Irã responsabiliza Israel por assassinato de cientista e aiatolá pede punição
Foto: Reprodução / Twitter

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, responsabilizou neste sábado (28) Israel pelo assassinato do principal cientista por trás do projeto nuclear iraniano e acusou o país de agir como um "mercenário" dos Estados Unidos.

 

"Mais uma vez, as mãos malignas da arrogância global, com o regime usurpador como um mercenário, foram manchadas com o sangue de um filho desta nação", disse Rouhani em um comunicado postado em seu site oficial, referindo-se ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh de acordo com o G1.

 

O Irã geralmente usa o termo "arrogância global" para se referir aos EUA. Mohsen Fakhrizadeh foi morto na sexta-feira (27) em Damavand, na província de Teerã. 

 

Segundo o Ministério da Defesa do Irã, ele estava em um carro quando foi baleado. Testemunhas afirmam ter ouvido o barulho de uma explosão e em seguida o som de rajadas de metralhadoras. Já o líder supremo Ali Khamenei ordenou que as autoridades do país punissem os autores intelectuais do assassinato.

 

Em mensagem publicada em seu site oficial, o aiatolá informou aos diversos órgãos do poder do país que há "dois temas importantes que devem ser colocados na agenda".

 

“Em primeiro lugar, a investigação deste crime e a punição definitiva dos seus autores e de quem o ordenou; e, em segundo lugar, o acompanhamento dos esforços científicos e técnicos do mártir em todas as áreas em que atuou”, disse.

 

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, postou mensagem na qual afirmou que o assassinato foi "uma covardia" e um ato terrorista, e disse que há "sérias indicações do papel israelense".

 

"Terroristas assassinaram um eminente cientista iraniano hoje. Esta covardia - com sérias indicações do papel israelense - mostra uma guerra desesperada contra os perpetradores. O Irã apela à comunidade internacional - e especialmente à UE - para acabar com seus vergonhosos padrões duplos e condenar este ato de terror de Estado", escreveu Zarif.

 

Segundo o jornal "New York Times", o cientista era um dos maiores alvos da Mossad, o serviço de inteligência israelense.


fonte:FOLHAPRESS - 28/11/2020 21h:38min.

Judiciário: Presa há 1 ano, desembargadora recebe R$ 459 mil em salários e benefícios


A desembargadora Maria do Socorro, presa desde novembro do ano passado - Divulgação/Ascom/TJ-BA
A desembargadora Maria do Socorro, presa desde novembro do ano passado

CONFIRA A NOTÍCIA COMPLETA NO LINK ABAIXO DO SITE UOL DE HOJE(28):


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/11/28/desembargadora-maria-do-socorro-salario-presa.htm 

Líder de ataque ao TSE é preso em Portugal em operação da PF

Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

 

Uma operação da Polícia Federal prendeu neste sábado (28), em Portugal, o líder de um grupo suspeito de ter promovido os ataques aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no primeiro turno das eleições, realizado no último dia 15.

Segundo a PF, as investigações apontaram que o grupo de hackers era composto por brasileiros e portugueses. A operação cumpre ainda outros três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados em São Paulo e Minas Gerais.

Em comunicado, a PF informou que não foram identificados quaisquer elementos de que a ação do grupo tenha prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação do primeiro turno.

As medidas judiciais em território brasileiro foram decretadas pela 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal. Em Portugal, as ações se desenvolvem com a cooperação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica.

Segue a cartilha: Agência Brasil censurou notícias sobre assassinato de Beto Freitas em Porto Alegre

 

Foto: reprodução/redes sociais
Foto: reprodução/redes sociais

 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ordenou a Agência Brasil que ignorasse o assassinato de João Alberto Freitas nas postagens feitas em suas redes sociais.

Segundo o colunista Guilherme Amado, da revista ‘Época’, a ordem foi dada por escrito a funcionários da Agência Brasil no dia 20 de novembro, data seguinte ao assassinato do rapaz em uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, e Dia da Consciência Negra.

Com produção intensa nas redes sociais, na data 20 de novembro, a agência de notícias da estatal compartilhou apenas 1 publicação por hora, sendo quatro sobre futebol, e uma sobre uma agenda positiva do Itamaraty.Informações do Bahia.Ba.

Campanha eleitoral ajudou a aumentar casos da covid-19 no Brasil, diz médico sanitarista

                                           foto:reprodução

A campanha eleitoral no Brasil pode ser apontada como vilã na alta de contaminações por coronavírus, diz o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto. Segundo ele, o movimento de políticos nas ruas pedindo votos, aliado aos planos de relaxamento da quarentena definidos pelos governos, contribuíram para que os hospitais em todo o Brasil voltassem a registrar aumento de internações.

Vecina Neto, porém, faz questão de destacar que a eleição não pode ser demonizada. "O comportamento das pessoas, o exercício da eleição não teve grande problema. Os cuidados que foram tomados foram bastante adequados. Mas a forma como foram conduzidas as campanhas eleitorais e toda permissividade, isso sim eu acho complicado", destacou ele, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), professor da Universidade de São Paulo (USP) e colunista do Estadão.

A campanha eleitoral pode ser apontada como vilã na alta de contaminações?


Acho que sim, porque houve aglomeração, o é mortal. Quando se junta muita gente, facilita o trabalho do vírus e dificulta a dispersão de aerossóis. As gotículas que saem das nossas bocas se disseminam, são emitidas para outras pessoas. Como uma parte da campanha é feita no corpo a corpo, com certeza influenciou no aumento. Mas não é só isso. Houve também um relaxamento, com abertura de estabelecimentos que não deveriam abrir.

Seria melhor termos cancelado as eleições deste ano?


O comportamento das pessoas no exercício da eleição (dia da votação) não teve grande problema. Os cuidados tomados foram bastante adequados. Mas a forma como foram conduzidas as campanhas eleitorais e toda a permissividade, acho complicadas.

Em São Paulo, a revisão do Plano São Paulo (programa estadual de reabertura econômica) foi remarcada para o dia seguinte da eleição, em 30 de novembro. Para você foi uma definição política?


É uma pergunta que já está respondida. Foi para não perder votos Infelizmente foi o que movimentou os políticos.

Os governos relaxaram demais a quarentena?


Bares e restaurantes com poucas janelas e pouca ventilação não poderiam ter sido abertos. O ar-condicionado não adianta. Não há solução mágica para o vírus. O que existe é o que sabemos: a gente emite aerossóis, eles são respirados, encontram nossos olhos diretamente ou se depositam em cima de superfícies em que podemos colocar as mãos e depois levar aos olhos e boca. É dessa forma que a gente se infecta.

Em 2021 nós enfrentaremos os mesmos problemas?


Goste ou não goste, a maior parte do ano que vem será exatamente assim. Se a gente der moleza, o número de casos e de mortes vai continuar aumentando. Enquanto não conseguir ter acesso à vacina e vacinar um monte de gente, nós vamos ter problemas. Isso precisa ficar claro na cabeça das pessoas.

fonte:Correio da Bahia - 28/11/2020

Brasil é o único país a apoiar Trump na ONU contra a OMS



O governo dos Estados Unidos (EUA) propôs eliminar referências de apoio à Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) que sugeria um compromisso global para fortalecer a resposta contra a pandemia da covid-19. Entre todos os governos que fazem parte da ONU, o único país que apoiou a proposta americana foi o Brasil.

tendo anunciado sua ruptura com a OMS, o governo americano apresentou um projeto de emenda sugerindo que um parágrafo inteiro fosse eliminado do texto original. A Casa Branca queria que o texto que reconhecesse o papel central da agência de saúde fosse abolido.
Quando a proposta foi colocada à votação, 161 países votaram contra a emenda americana. Cinco países se abstiveram, entre eles nanicos da diplomacia internacional como Haiti, Lesoto e Tonga. Mas apenas um país em todo o mundo saiu em apoio ao governo Trump: o governo de Jair Bolsonaro. Cerca de outros 30 países não compareceram para o voto.
Nenhum outro aliado de Trump — incluindo Israel, Japão, Hungria, Polônia e outros — seguiu o caminho proposto pelos americanos.

fonte:Cultura&Realidade - 28/11/2020

Ufba mantém suspensão das aulas presenciais e semestre online para 2021.1

 

Ufba mantém suspensão das aulas presenciais e anuncia outro semestre online para 2021
Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) optou por manter a suspensão das atividades presenciais e anunciou, na última sexta-feira (27), que os alunos terão um novo semestre letivo majoritariamente online, “em formato semelhante ao do Semestre Letivo Suplementar (SLS) realizado neste ano”.

 

De acordo com a instituição de ensino, a decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), que se reuniu nos dias 23 e 27 de novembro.

 

A resolução definida pelo Consumi estabeleceu, para o próximo semestre, que os colegiados voltarão a ser responsáveis por definir a oferta de disciplinas – durante a pandemia, esta incumbência estava sob responsabilidade dos departamentos.

 

O próximo semestre letivo irá de 22 de fevereiro a 22 de junho e será registrado como 2021.1.


A exemplo do SLS, o semestre 2021.1 não contará para o tempo máximo de conclusão dos cursos, e será permitido o trancamento dos cursos a qualquer tempo, “tendo em vista que boa parte do corpo discente não reúne condições adequadas de estudo em casa”. 


fonte:BN - 28/11/2020

2º turno: Aglomeração e carreatas com Rui e ACM acontecem nos momentos finais em Feira

 


Feira: Aglomeração e carreatas com Rui e ACM acontecem nos momentos finais da campanha

Com a chegada do dia em que os eleitores do maior colegiado do interior do estado vão às urnas, as campanhas dos dois candidatos à prefeitura de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) e Zé Neto (PT) estão cada vez mais acirradas.


Nesta sexta-feira (27) grupos de apoiadores dos dois prefeituráveis se aglomeraram na entrada da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia onde aconteceu o primeiro debate televisionado do segundo turno das eleições municipais (confira aqui um resumo do que aconteceu). 

 

Foto: Reprodução / Leitor BN


Horas antes do encontro entre Zé e Colbert, uma carreata do emedebista percorreu as ruas da cidade e contou com a presença do prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM) e do atual gestor da capital baiana, ACM Neto (DEM).


Já Zé Neto realiza na manhã deste sábado (28) uma carreata com o governador Rui Costa (PT) pelas avenidas do Centro da cidade. Esse é o quinto encontro público que os dois realizam juntos desde o início do pleito eleitoral (veja aqui).
fonte: BN - 28/11/2020 12h;28min.


Fontes ligadas à aliados do grupo do emedebista Colbert Martins afirmaram ao Bahia Notícias que o grupo estaria reunido na manhã deste sábado por conta da vinda do governador do estado, Rui Costa (PT) à cidade.

A dois meses do 1º Enem digital, governo não fechou contrato de aplicação

 

A dois meses do 1º Enem digital, governo não fechou contrato de aplicação
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

A pouco mais de dois meses da primeira edição digital do Enem, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) não fechou contrato para a aplicação em computador. Não estão definidos os custos e detalhes do sistema tecnológico em que os participantes farão a prova.

A demora na definição causa apreensão em técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, não tem tido envolvimento também com essa questão.

Ao anunciar o exame digital, em julho de 2019, o governo informou que o projeto-piloto do Enem no computador custaria R$ 20 milhões, para 50 mil candidatos. O Inep aceitou, no entanto, a inscrição de 96.086 pessoas para essa versão, o que deve ampliar os gastos.

Com base na projeção do ano passado, o gasto no Enem digital seria de R$ 400 por inscrito. O valor é quase quatro vezes superior ao custo por estudante na prova em papel (R$ 105,52 em 2019). O governo recebeu 5,8 milhões de inscrições para o exame tradicional.

O projeto-piloto foi mantido mesmo em meio à pandemia de coronavírus, ao adiamento das provas e em cenário de reduções de gastos por parte do MEC.

O Enem ocorreria neste mês caso não tivesse sido adiado para janeiro e fevereiro de 2021 por pressão de secretários e parlamentares, preocupados com o fechamento de escolas na pandemia. As provas digitais estão agendadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro; a versão tradicional ocorre em 17 e 24 de janeiro.

O Inep decidiu que a Fundação Cesgranrio, que aplica o Enem em papel, também será a responsável pelo exame digital. Em resposta a pedido de informação à agência Fiquem Sabendo, via Lei de Acesso à Informação, o Inep declarou que ainda faria um termo aditivo ao contrato vigente com a Cesgranrio --o que não ocorreu até agora.

Questionado pela reportagem, o Inep confirmou que tem a definição de custos da edição digital e que o contrato está em fase de finalização. A própria Cesgranrio desenvolverá software onde os alunos farão a prova, como também informado à Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso.

O governo tem um contrato de 2017 com a Cesgranrio para a aplicação do Enem, firmado por dispensa de licitação. Esse contrato pode ser renovado anualmente até 2022, o que tem ocorrido até agora, e envolve, por exemplo, toda a logística de coordenação dos locais de prova e contratação de equipes (com exceção de transporte, serviços gráficos e segurança).

Para o Enem em papel, o Inep publicou ainda em julho, no Diário Oficial da União, o extrato do termo de aditamento para a aplicação deste ano, em valor estimado em R$ 559 milhões. Esse contrato não envolve a versão digital e não foi divulgada até agora --a reportagem questionou sobre o documento mas não obteve resposta.

Os desafios da edição digital incluem, entre outras coisas, um sistema tecnológico que seja seguro contra vazamentos, além das condições de infraestrutura para que as provas ocorram em computadores. Não há informações sobre o desenvolvimento dessa tecnologia.

O Inep garante que as questões da prova digital já estão garantidas. Itens para esse exame foram pré-testados em computador, ainda no ano passado, para garantir a comparabilidade com o restante do exame.

O Enem é elaborado a partir de um modelo matemático que, em tese, garante o mesmo nível de dificuldade de provas diferentes --por isso, as questões são pré-testadas (um grupo de pessoas responde aos itens). Dessa forma, o governo pode realizar provas diferentes no mesmo processo seletivo e garantir comparabilidade de resultados.

O governo abriu, em agosto, prazo de credenciamento de locais de aplicação digital que previa o cadastro de locais com no mínimo duas salas com dez máquinas cada uma. Não há informações sobre quantos locais foram cadastrados e sob quais condições.

Mesmo quem fizer a prova digital deverá escrever a redação em papel. Os participantes terão que comparecer com máscaras e o Inep promete disponibilizar álcool em gel aos participantes dos dois modelos de prova.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público do país. É também usado para acesso ao ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil).

A ideia do MEC é abandonar o papel de forma escalonada, migrando o Enem totalmente para o computador em 2026. A exclusão digital da parcela mais pobre da população é vista como entrave para esse processo.

Quase duas (18%) em cada dez escolas públicas de ensino médio do país não têm laboratório de informática. Ao lado de Kosovo e do Marrocos, o Brasil tem a pior proporção de computadores por aluno entre os 79 países e territórios avaliados pelo último Pisa (avaliação internacional).

Quase metade das 141 mil escolas do país não contava com internet banda larga em 2018. A situação é mais precária nas regiões Norte e Nordeste. O governo Bolsonaro ainda patina no apoio à implementação de conexão nas escolas.

Em nota, o Inep afirma que a logística do Enem digital está definida e "não há preocupação com os prazos" para operacionalização das atividades. "O processo [para assinatura do contrato] segue os trâmites e prazos processuais necessários ao pleito", diz a pasta.

Ainda de acordo com a nota, a solução tecnológica será alinhada aos requisitos estabelecidos pela Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep.


fonte:FOLHAPRESS - 2811/2020 -09H:33MIN.

Cultura: Chefe da Fundação Palmares agradece Alvim, destituído por apologia ao nazismo

 O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, fez, por meio de uma publicação no Twitter, 1 agradecimento a Roberto Alvim, destituído do cargo de secretário da Cultura por fazer apologia ao nazismo.

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares© Sérgio Lima/Poder360 Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares

Comemoro nesta 6ª feira [27.nov.2020], 1 ano de nomeação na Fundação Palmares. Agradeço à Juliana Galdino e Roberto Alvim pela oportunidade”, diz o post. Ele também agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro.

Em 1 vídeo de 6 minutos de duração publicado em janeiro deste ano, Alvim fez citações a palavras do ministro de Propaganda de Adolf Hitler, que aparecem no livro “Joseph Goebbels, uma biografia”, do historiador alemão Peter Longerich.

O episódio culminou na demissão de Alvim da Secretaria.

Em fevereiro deste ano, Sérgio Camargo havia afirmado que seguiria na Fundação Palmares “a linha do secretário Alvim”. Uma das decisões que tomou foi a demissão de 5 pessoas de cargos de diretoria, entre eles Sionei Leão, da DPA ( Diretoria de proteção Afro-brasileira); Clóvis André da Silva, da DEP (Diretoria de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira); e Kátia Martins, do Cenirp (Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra).

Camargo justificou que precisava “montar uma nova equipe de extrema direita”.

Após o episódio, a Fundação Palmares divulgou uma nota, que diz que ele “no direito e exercício de sua função se organiza para trazer a sua equipe tendo como objetivo o cumprimento da missão institucional”.

Curitiba: Jovem transmite coronavírus para 18 familiares; três morreram

 A cidade tem mais de 12 mil e 900 moradores com potencial de transmissão









A cidade tem mais de 12 mil e 900 moradores com potencial de transmissão
A cidade tem mais de 12 mil e 900 moradores com potencial de transmissão
Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba
Sozinha, uma jovem de Curitiba transmitiu o coronavírus para 18 parentes. Três deles morreram. As informações são de Cléverson Bravo, da BandNews FM.
A Secretária Municipal da Saúde da capital paranaense revelou o mapeamento do caso nesta sexta-feira, 27, quando anunciava o aumento da restrição aos serviços não essenciais em Curitiba.  

A cidade tem mais de 12 mil e 900 moradores com potencial de transmissão. Considerando a taxa de replicação, esse grupo pode infectar mais de 15 mil e 800 pessoas. Informações do Band News.
  • covid 19
  • coronavírus
  • curitiba
  • curitiba coronavírus

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Congresso: STF começa a julgar processo de ‘rachadinha’ do líder da bancada evangélica Silas Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira (27) um processo que envolve o crime conhecido como “rachadinha” e que pode ter impacto no caso do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

O tema será analisado no plenário virtual, a partir de uma ação penal aberta contra o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), líder da bancada evangélica na Câmara dos Deputados. Por ser virtual, os ministros têm de hoje até o dia 4 de dezembro para apresentar os votos. 

Voto de Barroso

O relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso, votou para condenar o parlamentar em uma pena de cinco anos e três meses de reclusão, além da perda do mandato.

Segundo Barroso, os elementos probatórios produzidos na instrução processual demonstraram que o réu, valendo-se do cargo de deputado federal, desviou recursos públicos destinados ao pagamento de assessores parlamentares, em proveito próprio.

Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF)
Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF)
Foto: Marcello Casal Jr. - 19.ago.2020 / Agência Brasil


“Também devem ser valoradas negativamente as circunstâncias em que cometido o delito. O acusado não simplesmente desviou valores a que teve acesso em razão de sua condição funcional. Ele montou um esquema de desvio de dinheiro público destinado ao pagamento dos salários dos servidores do seu gabinete, vários dos quais pessoas simples, com pouca instrução, que acabavam ficando com quantias irrisórias ao fim de cada mês”, disse. 

Voto de Fachin

O ministro Edson Fachin também já votou e acompanhou Barroso. Para ele, no período da ocorrência dos fatos descritos na denúncia, é possível verificar a existência periódica de inúmeros depósitos não identificados (alguns, inclusive, realizados no mesmo dia e nos mesmos valores), a transferências de valores ou a realização de depósitos feitos por seus próprios secretários parlamentares em datas próximas ao recebimento das respectivas remunerações e os subsequentes saques. 

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM)
O deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM)
Foto: Reprodução / Silas Câmara via Instagram

O deputado Silas Câmara foi denunciado no STF por peculato, sob a acusação de empregar em seu gabinete "funcionários fantasmas" e de ter retido parte ou a totalidade dos salários de secretários parlamentares. Os crimes teriam ocorrido entre 2000 e 2011, totalizando um desvio de quase R$ 145 mil, em valores da época.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Silas nomeou 18 servidores em cargos comissionados para atuar em seu escritório de representação estadual e no gabinete na Câmara dos Deputados.

No entanto, conforme depoimento do funcionário Raimundo da Silva Gomes, considerado o operador financeiro do esquema, o parlamentar exigia constantemente que os secretários parlamentares entregassem parte, ou até mesmo o total da remuneração.

Salvador: Servidores da Saúde contratados via Reda terão contrato renovado, diz prefeito ACM Neto

 

Servidores da Saúde contratados via Reda terão contrato renovado, anuncia ACM Neto
O vice prefeito Bruno Reis -Jade Coelho foto:Jade Coelho/ Bahia Notícias

Para garantir que a estrutura da Saúde se mantenha completa durante a pandemia, o prefeito ACM Neto (DEM) autorizou a renovação dos contratos de servidores do setor. "Nós contratamos colaboradores para consistir as equipes da saúde (...) e esses contratos seriam encerrados no dia 31 de dezembro", disse Neto.

 

De acordo com Neto, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), eleito para gerir Salvador a partir do próximo ano, concordou com a medida. "Portanto, se amanhã ou depois, a coisa piorar, nós já teremos toda a equipe mobilizada e preparada para tomar as providências", ressaltou o prefeito. Informações do BN c/adaptações.

SC: Governador afastado é absolvido e retorna ao cargo

 

Governador da Santa Catarina é absolvido em processo de impeachment e retorna ao cargo
Foto: Divulgação/GOV-SC

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), foi absolvido do processo de impeachment pelo tribunal especial de julgamento nesta sexta-feira (27).  Com isso, ele retorna ao cargo. O julgamento ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Santana Catarina, em Florianópolis.

 

O chefe do executivo foi julgado por crime de responsabilidade no aumento salarial dado aos procuradores do estado. Ele foi absolvido por seis votos a três, com uma abstenção.

 

Moisés estava afastado do cargo de governador desde 27 de outubro. Isso ocorreu porque o tribunal especial, em sessão de 24 de outubro, decidiu aceitar a denúncia contra ele e rejeitar a parte referente à vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido). Por causa disso, ela assumiu como governadora interina desde que Moisés foi afastado. Informações do BN.

Governo Bolsonaro: Ex-ministro Moro diz à PF que Carlos Bolsonaro é ligado ao ‘gabinete do ódio’


Foto: Evaristo sa/AFP
Foto: Evaristo Sa/AFP

 Em depoimento à Polícia Federal (PF), no último dia 12, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que ouviu de ministros do Palácio do Planalto que o filho do presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), é ligado ao “gabinete do ódio”, grupo de assessores bolsonaristas que usa as redes sociais para atacar adversários políticos do presidente,.

Segundo o portal IG, o ex-ministro disse ainda que foi alvo de ataques desse grupo após ter deixado o cargo no governo. O depoimento prestado por Moro faz parte do inquérito sobre a organização de atos antidemocráticos. Ele afirmou que a ligação de Carlos Bolsonaro com o “gabinete do ódio” é comentada por ministros do Palácio do Planalto e indicou que esses ministros poderiam dar maiores esclarecimentos à PF.

Ainda segundo o portal, os investigadores da PF questionaram Moro se, durante seu período como ministro da Justiça, ele tomou conhecimento da existência de uma estrutura dentro do governo federal montada para atacar autoridades públicas dos outros Poderes, como parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal.

Moro, no entanto, disse que só tomou conhecimento desses ataques por meio das próprias redes sociais, e citou que existia uma “animosidade” entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e que sabia dos ataques ao parlamentar. Informações do Bahia.Ba.

Mourão diz que investigação de interferência de Bolsonaro na PF vai dá em nada

 

Não dá em nada, diz Mourão sobre investigação de interferência de Bolsonaro na PF
Foto: Romério Cunha/VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o inquérito aberto para apurar interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Polícia Federal é o "tipo de negócio que não dá em nada" A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (27), ao chegar ao Palácio do Planalto. O vice-presidente foi questionado por jornalistas sobre a decisão do presidente Bolsonaro de não depor no inquérito instaurado para apurar as acusações de interferência no comando da PF.

 

"Isso aí é um assunto que está afeto ao presidente, é um assunto que não passa por mim", respondeu inicialmente o vice-presidente.

 

Mourão em seguida foi questionado se concordava com a alegação da AGU de que as ilações de interferência do presidente na PF seriam infundadas. "Também concordo. É o tipo de negócio que não dá em nada", afirmou Mourão.

 

A decisão do presidente de não prestar depoimento foi comunicada nesta quinta-feira (26) ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo advogado-geral da União, José Levi do Amaral Júnior. A palavra final sobre a realização da oitiva, no entanto, cabe ao relator da apuração, ministro Alexandre de Moraes. Na condição de investigado, o presidente pode faltar ao compromisso caso Moraes determine que a PF marque o depoimento.

 

"O peticionante [Bolsonaro] vem, respeitosamente, à presença de V.Exa., declinar do meio de defesa que lhe foi oportunizado unicamente por meio presencial", afirmou Levi.

 

O inquérito foi aberto no STF para apurar as acusações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro de que o presidente da República tentou interferir na autonomia da PF para proteger familiares e aliados. Moro fez as acusações ao deixar o ministério, em abril.

 

Moraes assumiu a relatoria do caso após a aposentadoria do ministro Celso de Mello no mês de setembro. Em um dos últimos atos no tribunal, Celso determinou que Bolsonaro prestasse depoimento presencial e autorizou a defesa de Moro a acompanhar o interrogatório.

 

O chefe do Executivo, em sua comunicação ao STF, pede ainda ao relator que os autos do inquérito sejam encaminhados à Polícia Federal para "elaboração de relatório final" a ser submetido ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem compete apresentar denúncia ou pedir o arquivamento da apuração.

 

O depoimento de Bolsonaro, segundo os investigadores encarregados do caso, é apontado como uma das providências finais da apuração. O presidente afirmou ainda ao STF que a divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril "demonstrou completamente infundadas quaisquer das ilações que deram ensejo ao presente inquérito". Anexada ao inquérito, a gravação foi apontada por Moro como uma das provas de que Bolsonaro tentou interferir na polícia.



fonte:FOLHAPRESS - 27/11/2020

Salvador: ACM Neto confirma suspensão do Carnaval em fevereiro

         Praça Castro Alves- Centro de Salvador -foto:reprodução facebook/ACM Neto

 Em decisão já esperada, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), confirmou nesta sexta-feira (27) que o Carnaval na capital baiana não vai acontecer em fevereiro. “Neste momento está suspenso”, anunciou em entrevista coletiva na Praça Municipal. 

O prefeito ainda disse que a realização da folia em outro momento do próximo ano está condicionada a existência de uma vacina contra a Covid-19.

 

“Pode acontecer em outro momento? Tudo vai depender de ter ou não vacina acessível a todos no Brasil. Não há prazo neste momento  estabelecido. Caso exista vacina, os prefeitos das maiores cidades se unem para, juntamente, decidir um eventual calendário e possibilidade de realização em outro momento. Agora nem eu, Bruno, nem ninguém pode estabelecer uma data”, enfatizou. 

Neto vinha conversando com prefeitos de outras capitais sobre a possibilidade de realizar a folia no segundo semestre do próximo ano, sendo julho o mês mais provável.Entretanto, o gestor ponderou ser irresponsável fixar alguma data. 

 

O Prefeito eleito, Bruno Reis (DEM) se comprometeu a, havendo vacina acessível em 2021, retomar as articulações pela realização do Carnaval em outro mês. “Tendo a vacina, eu farei as articulações, seja com o Congresso Nacional para, quando possível, estabelecer uma data nacional para o Carnaval, seja com os prefeitos de outras capitais para, se possível, fazermos um momento único de Carnaval em todo o Brasil”, disse.


FONTE: BN - 27/11/202011h:34min.c/adaptações

Governo: Jair Renan, filho '04' de Bolsonaro, atua como lobista no Planalto

Representantes do grupo capixaba Gramazini Granitos e Mármores em audiência com Rogério Marinho e Renan Bolsonaro (Reprodução)

Reportagem de Thiago Bronzatto, na edição da revista Veja divulgada nesta sexta-feira (27), revela que os negócios privados de Jair Renan Bolsonaro se interlaçam 

e são levados ao Planalto para apreciação de assessores do pai, Jair Bolsonaro, que ocupa a presidência da República.

De acordo com o texto, o filho 04 de Bolsonaro atua como lobista de empresas que investem em seus negócios privados junto ao governo federal.

Um mês após doar um carro elétrico para a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, empresa criada pelo Zero Quatro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o grupo capixaba Gramazini Granitos e Mármores, conseguiu uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e assessores do Planalto para apresentar um projeto de casas populares construídas com pedras. Jair Renan participou da reunião.

“O Renan começou tudo, levou para Brasília. O projeto foi enviado para o pai dele, que o encaminhou para o Ministério do Desenvolvimento Regional”, confessou John Lucas, presidente da empresa.

A Bolsonaro Jr foi aberta com capital de R$ 105 mil, R$ 100 mil deles doados pelo empresário e advogado Luis Felipe Belmonte, vice-presidente do Aliança Pelo Brasil, partido de Bolsonaro que ainda não saiu do papel.

Jogos eletrônicos
Viciado em jogos de computador, Jair Renan também atua como lobista do setor de games.

Em agosto, ele se reuniu com o secretário de Cultura, Mario Frias, para discutir uma possível parceria em um projeto para promover competições de jogos eletrônicos.

fonte:Revista Fórum - 27/11/2020 11h:19min.