• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de julho de 2016

No Ceará: Senador do PMDB "vende segurança privada" diz Ciro Gomes

                                                         Ciro Gomes - foto:reprodução

O ex-ministro Ciro Gomes demonstrou, nesta sexta-feira (29), todo o ódio e ressentimento com a perspectiva de o irmão Ivo Gomes ser derrotado nas eleições para prefeito de Sobral, cidade natal dos Ferreira Gomes. Em entrevista à rádio Tupinambá AM, Ciro qualificou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como "assassino", por ter, segundo Ciro, determinado que os grevistas da Polícia Militar "fossem executados" durante greve ocorrida no Governo Tasso, há mais de 15 anos.
"Tasso, quando era governador, houve um motim da Polícia Militar, e eu estava junto com o Tasso quando ele mandou atirar nos grevistas. O coronel disse assim: 'mas governador, pode morrer gente'. E ele disse assim: 'Que morra'".
Contraditoriamente, Ciro denuncia que "seu amigo" Tasso faz parte hoje de uma "coalizão do ódio". Diz ainda que: "Tasso Jereissati, meu velho amigo, perdeu qualquer veleidade de espírito público, de amor ao povo, acho que ficou magoado com a derrota e agora é ódio só".

Wagner é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza contra o apadrinhado de Ciro, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT), e conta com o apoio das lideranças da oposição no Estado, o PMDB e o PSDB.Eleições Fortaleza
Em seguida, Ciro afirma ainda que o ex-governador Cid Gomes (PDT) deveria ter mandado prender, quando ainda era governador, o deputado estadual Capitão Wagner (PR). "Devia ter mando prender esse vagabundo. É mancomunado com tudo que não presta. Vive de explorar o terror, vive de emular a dificuldade. Participa ou pelo menos é conivente com essas milícias que estão entranhadas dentro da Polícia", voltou a atacar Ciro sem apresentar nenhum tipo de prova.

Eunício

Assumindo a função de metralhadora que vem exercendo há anos na família, Ciro atira ainda no senador Eunício Oliveira (PMDB). Ciro acusa o parlamentar de lucrar com a falta de segurança no Ceará. "Eunício vende segurança privada".

"Se você vivesse o seu negócio, a sua fortuna, o seu helicóptero, o seu jatinho, sua mansão com lago em Brasília, suas fortunas de apartamento em Nova Iorque, tudo você tira de vender segurança particular, se você acabar com a violência, acaba o negócio".
fonte:Diário do poder

Bahia:Ex-prefeito de Pedro Alexandre foi assassinado na feira livre

assassinato Petrônio Gomes Pedro Alexandre Bahia
                                    O ex- prefeito foi assassinado em frente ao mercado da feira livre  Foto: Reprodução / Redes Sociais
O município baiano de Pedro Alexandre, situado na divisa do Estado de Sergipe está em luto com o assassinato do ex-prefeito Petrônio Pereira Gomes de 50 anos.
O crime aconteceu por volta das 6:30min. da manhã deste sábado(30) onde é realizada a feira livre do município e o ex-prefeito encontrava-se na entrada do mercado da carne quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. Devido à gravidade dos ferimentos, ele evoluiu a óbito no local.
Petrônio Gomes era natural de Serra Talhada, município do Sertão de Pernambuco, e ocupou o cargo no executivo do município de Pedro Alexandre de 1997 a 2004.
Em 2014, Petrônio Gomes foi preso por sido condenado em regime aberto a cinco anos e seis meses de prisão pelos crimes de ameaça e extorsão contra o prefeito do município.

A cidade de Pedro Alexandre fica há 355 km de distância de Salvador e possui segundo o IBGE um pouco de 20 mil habitantes.

fonte:site Gilsondeoliveira c/acréscimo

Na Chapada: Espanhol continua desaparecido,Secretário e cônsul se reúnem com família

Secretário e cônsul se reúnem com família de espanhol desaparecido na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação/reprodução
O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, e o Consul da Espanha em Salvador, Gonzalo Fournier, se encontraram nesta sexta-feira (29) com os pais de Hugo Ferrara Tormo, de 28 anos, desaparecido na Chapada Diamantina há sete meses. 
Os familiares pediram apoio às autoridades para conseguir a quebra do sigilo telefônico do filho com o objetivo de acessar as últimas localizações do aparelho dele. Investigações apontam que Hugo entrou no Parque Nacional da Chapada Diamantina após o dia 20 de dezembro de 2015, na trilha que liga o Vale do Capão a Lençóis, município onde encontraria um amigo. 

A família do espanhol também pede a análise química de dois indícios encontrados por cães farejadores na trilha e que podem ter sido usados por ele: a aba de um boné e um cajado. Na semana que vem, Paola e Geovanni devem se encontrar com o diretor do Departamento de Polícia do Interior do Estado, Ricardo Esteves Brito Costa.


fonte:Texto e foto do BN.

Assine a petição pública para implantação do curso de Direito na UNEB - Irecê





Sede do Campus XVI- Irecê foto:Wender Marculino/blog do Campus XVI-Irecê

"Um curso de direito é bom para a educação, para justiça, para a economia e principalmente para o Progresso da cidade".  Com essa declaração, o serventuário da TJ- BA, lotado no fórum da cidade
de Irecê  deu inicio a uma petição pública com vistas a reunir o maior número de assinaturas possível com vistas a substanciar o projeto para implantação do Curso de Direito no Campus -XVI- Irecê na UNEB -Universidade do Estado da Bahia.

O diretor do Campus XVI Prof. Joabson Figueiredo após entendimentos com vários segmentos da sociedade, esteve ontem(29) na emissora de rádio Caraíbas FM juntamente com o presidente da OAB Subseção Irecê, o Dr. Jaques Douglas e o vice-presidente Dr. Vinicius Salum expondo como está o andamento do projeto e solicitando o apoio da sociedade regional para esse importante pleito que é de interesse de todo território, principalmente dos jovens estudantes egressos do Ensino Médio na rede pública e particular que teriam a oportunidade de fazer o curso de direito aqui em Irecê.

 

Para assinar, basta colocar nome e email. É rápido, fácil e seguro.
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR93262


sexta-feira, 29 de julho de 2016

Cursos Técnicos: Senai oferta 4,5 mil vagas em 9 cidades da Bahia

Até o próximo dia 31, o processo de seleção semestral do Senai-BA, uma das principais escolas técnicas do estado, está aberto, com 4,5 mil vagas para interessados em formações na área técnica. O diretor regional do Senai-BA, Luís Breda Mascarenhas, explica que a demanda na indústria é por uma quantidade muito pequena de profissionais com maior tempo de formação. “O maior volume dos profissionais que atuam na indústria é o profissional com nível técnico”, destaca Breda.
(Foto: Divulgação/reprodução)
O diretor do Senai-BA diz que o cenário econômico atual não deve desestimular o investimento em formação. Primeiro por se tratar de um “processo cíclico”, que vai passar. Depois porque os bons profissionais têm espaço, independente do momento da economia.
“Se a pessoa está bem preparada, se tem uma formação bem consistente vai conseguir trabalho, seja na indústria, na parte de serviços que dão suporte, ou se tiver que empreender. Há muito espaço”, ressalta.
“A duração máxima dos cursos é de dois anos, então o profissional consegue chegar mais rápido ao mercado de trabalho”, complementa.
fonte: Correio da Bahia

Em Morro do Chapéu: Adolescente é morto em assalto e suspeito é linchado por moradores


O jovem Felipe tinha apenas 16 anos-foto: blogbraga/reprodução











o bandido Filó foi morto por populares- foto:reprodução blogbraga
O estudante Felipe Magalhães Gama, de 16 anos, foi morto na noite desta quinta-feira (28) em um assalto na cidade de Morro do Chapéu,  que fica no Centro-Norte da Bahia. O suspeito, José Milton Carlos Semeão, 24, foi preso e levado para a delegacia. Revoltados com o crime, duas horas depois, os moradores do município invadiram a unidade e mataram o homem espancado.
Felipe voltava da escola e passava pela Rua Edgar Simões, por volta das 18h, quando foi abordado por José Milton. O adolescente reagiu e foi atingido por disparos no olho. Felipe chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O adolescente era filho de um empresário conhecido da região e causou comoção entre os moradores.
Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência. Em nota, a PM informou que os militares fizeram buscas pela cidade e conseguiram prender o autor dos disparos. José Semeão foi preso por volta das 19h e levado para delegacia da cidade, onde o caso foi registrado. Uma hora depois, moradores de Morro do Chapéu invadiram o local.
De acordo com a delegada titular, Lúcia Jansen, o homem foi morto na frente da delegacia. “Muitas pessoas chegaram e empurraram o portão, não tivemos como impedir. Ele foi levado e morto. As pessoas ficaram revoltadas porque, até então, não tínhamos esta situação aqui”, declarou. Ainda segundo a delegada, a invasão ocorreu por volta das 20h e, além dela, também estava no local um agente.

Após denúncia: Presidente do Bradesco não é ingênuo, diz procurador


foto:reprodução

O procurador Frederico Paiva, um dos responsáveis pela denúncia contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, afirmou que o executivo tinha pleno conhecimento de que seus subordinados negociavam pagamento de propina a uma organização criminosa e que Trabuco não é "ingênuo". 
Paiva argumentou que, embora não haja provas de contatos diretos do presidente do banco com lobistas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf ) e à Receita Federal, os diretores do Bradesco não discutiriam processos envolvendo milhões sem a anuência do comandante da instituição. 
"Para assumir a presidência do Bradesco, ingênuo Trabuco não é. Se não participava [das tratativas] o tempo todo, ele controlava o que estava acontecendo. A confiança entre presidente e diretores é outro forte indício de autoria", listou, rechaçando a tese de que ele pode ser sido enganado por seus funcionários. 
Outro procurador que assina a petição, Herbert Mesquita foi além: "As coisa se passaram na sua antessala, com seus diretores. Ele esteve presente em certos momentos das reuniões, foi mencionado diretamente pelos interlocutores, então a gente não tem a menor dúvida de que ele sabia", concluiu 
No total, dez pessoas foram denunciadas, entre elas Trabuco e outro três altos funcionários do banco: Mario da Silveira Teixeira Junior, membro do Conselho de Administração, o diretor vice-presidente, Domingos Figueiredo de Abreu, e diretor-gerente de relações com investidores, Luiz Carlos Angelotti. 
Para o Ministério Público e a Polícia Federal, Domingos Abreu, Mario Teixeira Junior e Luiz Carlos Angelotti eram os responsáveis por tratar os interesses do banco com os demais investigados. Eles são suspeitos de terem negociado pagamento de propina para livrar o Bradesco de dívidas ou recuperar créditos com a Receita Federal e o Carf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. 
Segundo os procuradores, a denúncia lista ao menos três frentes de negociação dos suspeitos, mas nenhuma delas chegou a ser concretizada, ou seja, não ocorreu o pagamento de vantagens indevidas. O procurador Herbert Mesquita esclareceu, porém, que a simples negociação de repasses ilícitos já configura crime. 
"O pagamento não é essencial para a configuração do crime, ele existe mesmo com a promessa de pagamento. Estão sendo processados porque prometeram pagar propina a agentes públicos", afirmou Mesquita. 
Ainda de acordo com os investigadores, os suspeitos interromperam todas as tratativas depois que a primeira etapa da Operação Zelotes foi deflagrada, no início do ano passado. 
Frederico Paiva revelou ainda o advogado Mario Pagnozzi, um dos intermediários entre o banco e os órgão públicos e também denunciado, teria indicado o nome de Trabuco para a presidência do Bradesco.

fonte:folha press

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cursos técnicos: 63,7% das pessoas que se formam já saem com emprego

                           Luciano Lyra, operador líder, e Antonio Marques, técnico em manutenção (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
No Polo Industrial de Camaçari, 70% dos 15 mil postos de trabalho direto e dos 30 mil indiretos são ocupados por profissionais com formação em áreas técnicas, de acordo com estimativa do Comitê de Fomento ao Desenvolvimento Industrial de Camaçari (Cofic). E a participação dos técnicos chega a ser ainda maior nos casos de fabricantes de bens finais, como no complexo automotivo da Ford, que, segundo o Cofic, chega à casa dos 80% de profissionais técnicos no quadro.

A elevada demanda por profissionais com formações voltadas para as necessidades da indústria explica um dado que deve animar aqueles que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Em  2015, 39,8 mil pessoas se formaram em cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia (Senai-BA).
E a despeito das dificuldades enfrentadas pela economia do país, quase 25 mil alunos formados nos cursos, equivalente a 63,7%, conseguiram ingressar no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para profissionais com atribuições mais voltadas para a operação é alimentado tanto pelo desenvolvimento econômico - que demanda novos profissionais - quanto pela criação de novos processos de produção, e também pela rotatividade - funcionários que mudam de empresas ou se aposentam.
A disponibilidade de mão de obra qualificada é um fator considerado tão importante quanto a oferta de infraestrutura e a situação do mercado consumidor. “Quem faz opção por uma carreira técnica está buscando uma área que é muito valorizada por quem pensa em investir”, destaca o superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic, Érico Oliveira.
O superintendente do Cofic lembra que a carreira é necessária para a economia e promissora para os interessados. “A formação dá uma perspectiva de absorção no mercado de trabalho mais rápido e com crescimento rápido”, aponta. “No caso dos jovens, que enfrentam obstáculos maiores para o ingresso no mercado de trabalho, a formação técnica pode ajudar bastante”, acredita Oliveira.
Exemplo das dificuldades a que os mais novos estão sujeitos: a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador está em 24,8% da população, de acordo com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), atingindo um contingente de 441 mil pessoas. Mas no caso da população com idades entre 16 e 24 anos, o levantamento mostra que o índice de desempregados chega a 46,3%. Um em cada três desempregados na RMS está nesta faixa etária, mostra a PED.
Foi para fugir das estatísticas do desemprego que Luciano Lyra, 47 anos, recém-chegado de Lafaiete Coutinho, a 365 quilômetros de Salvador, optou pelo curso técnico em Eletrônica na antiga Escola Técnica da Bahia, atual Ifba.
“Escolhi o curso como uma opção para entrar no mercado de trabalho e garantir o meu sustento, já que estava vindo do interior”, lembra. O tempo mostrou que a opção foi acertada: 28 anos depois, Lyra é operador líder na Cristal Brasil e se diz orgulhoso de ser um dos responsáveis por operar uma unidade industrial.
A formação técnica apareceu como opção para “passar uma chuva” e acabou se tornando escolha de vida. “Eu vi dentro da empresa que poderia crescer e aprender com treinamentos internos e qualificações”, conta ele. Em 28 anos, conseguiu cinco promoções e hoje ganha o equivalente à remuneração de um profissional com curso superior de nível 2 dentro da empresa.
Com três meses de empresa, o técnico em mecânica de manutenção pelo CFTB Antônio Marques, 35 anos, sonha com uma trajetória parecida com a do colega. Ele já tinha experiência na indústria quando optou por trabalhar em manutenção. “Sempre fiz muitos cursos pelo Senai, na área de mecânica, porque é uma área em que quis trabalhar graças ao meu pai, que é deste ramo”, lembra. “A área técnica dá uma perspectiva profissional muito grande”, comemora.
Vagas abertas

Até o próximo dia 31, o processo de seleção semestral do Senai-BA, uma das principais escolas técnicas do estado, está aberto, com 4,5 mil vagas para interessados em formações na área técnica. O diretor regional do Senai-BA, Luís Breda Mascarenhas, explica que a demanda na indústria é por uma quantidade muito pequena de profissionais com maior tempo de formação. “O maior volume dos profissionais que atuam na indústria é o profissional com nível técnico”, destaca Breda.


O diretor do Senai-BA diz que o cenário econômico atual não deve desestimular o investimento em formação. Primeiro por se tratar de um “processo cíclico”, que vai passar. Depois porque os bons profissionais têm espaço, independente do momento da economia. “Se a pessoa está bem preparada, se tem uma formação bem consistente vai conseguir trabalho, seja na indústria, na parte de serviços que dão suporte, ou se tiver que empreender. Há muito espaço”, ressalta.
“A duração máxima dos cursos é de dois anos, então o profissional consegue chegar mais rápido ao mercado de trabalho”, complementa.
fonte:CorreiodaBahia

Mundo:Regime turco fecha 45 jornais e 16 emissoras de TV



Resultado de imagem para conflitos na turquia
foto:reprodução

O governo turco anunciou nesta quarta (27) o fechamento de 45 jornais e 16 estações de TV do país, segundo a agência estatal Anadolu, e a Justiça local emitiu ordem de prisão contra 47 jornalistas. 
 
Entre eles está o respeitado colunista e cientista político Sahin Alpay, detido em sua casa pela manhã. 
 
Na segunda-feira (25), as autoridades do país já haviam anunciado a detenção de 42 jornalistas, parte dos expurgos contra suspeitos de participar da tentativa fracassada de golpe no país. 
 
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusa o clérigo Fethullah Gülen, em auto-exílio nos Estados Unidos desde os anos 1990, de criar um "Estado paralelo" e instigar o golpe de Estado. 
 
Gülen nega envolvimento. 
 
Desde a tentativa de golpe em 15 de julho, o governo turco suspendeu ou deteve mais de 60 mil soldados, juízes, policiais, professores e jornalistas acusados de terem ligações com Gülen. Dentre esses, mais de 15 mil estão presos. 
 
Sahin Alpay era colunista do "Zaman", maior jornal do país até ser interditado em março. A publicação era ligada a Gülen. Mas Alpay era um conhecido ativista de esquerda e secular, sem ligação clara com o clérigo, e era ex-integrante do CHP, o principal partido de oposição secular. 
 
"Essas prisões são uma caça às bruxas, uma tentativa de criminalizar opiniões críticas ao governo", disse à Folha o turco Timur Kuran, professor de economia, ciência política e estudos islâmicos da Universidade Duke. 
 
"Alpay simplesmente trabalhava em um jornal ligado ao movimento de Gülen e simpatizava com as atividades de caridade do movimento, não tem nenhuma ligação com terrorismo ou tentativa de derrubar o governo." 
 
Alpay e os outros jornalistas foram presos pela divisão antiterrorismo do governo, acusados de "participação em organização terrorista" e "tentativa de dissolver o governo da República turca". 
 
Segundo Kuran, há indícios de que o movimento de Gülen, aliado a outros grupos, estaria envolvido na tentativa de golpe. "Mas a repressão que veio com o contragolpe, com a prisão imediata de milhares de dissidentes, muitos dos quais não têm nada a ver com Gülen, são apenas opositores de direita ou esquerda, mostra que o governo buscava apenas de um pretexto para prender pessoas." 
 
A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) condenou as ordens de prisão desta quarta. 
 
"Criticar o governo ou trabalhar para veículos de mídia que apoiam o movimento Gülen não são prova de envolvimento no golpe fracassado. Se as autoridades não conseguirem apresentar indícios mais concretos, serão culpadas de perseguir as pessoas por causa das opiniões delas, e isso é inaceitável", disse Johann Bihr, chefe do RSF para Europa do leste e Ásia central. 
 
A Turquia está em 151 lugar no ranking de Liberdade de Imprensa no Mundo, que avalia 180 países. 
 
O jornalista Yavuz Baydar, que também está na mira do governo, saiu do país e não pretende voltar para a Turquia enquanto vigorar o estado de emergência decretado na quinta-feira (21). Com o decreto de emergência, os dias de prisão preventiva legal passaram de quatro a 30 e mais de 2.000 instituições foram dissolvidas. 
 
Baydar conversou com Alpay há quatro dias. Ele disse estar preocupado, porque Alpay tem 72 anos e problemas respiratórios. "Disse que ele deveria ir para a Grécia ou algum outro lugar esperar a situação se acalmar. Ele me disse: 'Estou muito velho para isso, vou esperar meu destino aqui mesmo'." 
 
Governos ocidentais e grupos de direitos humanos, ao mesmo tempo em que condenaram a tentativa de golpe que resultou em 246 mortos e cerca de 2.000 feridos, expressaram preocupação com a reação de Erdogan, sugerindo que o presidente turco esteja usando a tentativa de golpe para reprimir opositores e aumentar seu poder.

fonte:Folhapress

Vice de Neto:PMDB e PRB disputam acirradamente a indicação



Em quase duas horas de reunião, regada a quitutes na casa do ministro do Desenvolvimento e presidente nacional licenciado do PRB, Marcos Pereira, a deputada federal Tia Eron e João Roma, ex-chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, o partido disse ao prefeito que não quer ser intransigente, mas também não aceita intransigência.
Nada de PMDB dizer que é grande e achar que esse discurso basta para que Neto escolha Bruno Reis para compor a chapa como convidado a vice.
Neto afirmou que vai conversar com os demais envolvidos e na próxima semana resolverá a pendência. É bom lembrar que o dia 5 é a data limite para as chapas estarem prontas para a disputa.
Em conversa com o Bocão News, João Roma, nome do PRB para disputar a vice, contou que a conversa foi tranquila. "Serviu para distensionar. Mas pode haver uma terceira opção. Não se trata de veto ao PMDB ou ao nome de Bruno Reis, mas, de repente, o PRB lança outro nome para a vice ou o próprio PMDB ou, ainda, pode surgir um nome de consenso dos demais partidos que apoiam o prefeito", disse Roma.
Após encontro com o PRB, Neto se reuniu com o presidente interino Michel Temer (PMDB), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Mais, e o ministro da Educação, Mendonca Filhos, ambos do DEM. 
fonte: Bocão News c/adaptações

Bahia:Fórum de Reitores das Estaduais divulga nota de repúdio a editorial de O Globo

forum reitores_timbre_2

NOTA DE REPÚDIO

Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia vem a público repudiar o editorial do jornal O Globo, publicado em 24/07/2016, intitulado “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito”.

O texto sugere, como solução inovadora de reequilíbrio dos cofres públicos no contexto da atual crise econômica do país, “acabar com o ensino superior gratuito”, sob a alegação de que as universidades públicas representam um grande ônus do ponto de vista orçamentário. Ainda de acordo com o editorial, as universidades funcionam como forma de manutenção de injustiça social, uma vez que a maioria dos ingressantes é oriunda de classe social mais alta. O texto indica como medida de ingresso, no que passaria a ser um “ensino superior público pago”, a fórmula “pagará quem puder, receberá bolsas quem não tiver condições para tal”.

A argumentação falaciosa que sustenta esse editorial reflete todo um sistema ideológico orientado, propositalmente, por uma perspectiva descontextualizada historicamente, imediatista, pontual e limitada, portanto, a ser combatida. Esse combate precisa se dar na firme e cotidiana defesa das universidades públicas brasileiras, asseguradas constitucionalmente em prol da educação superior pública, gratuita e de qualidade e por tudo o que tal educação representa na construção do país e em suas potências de transformação estrutural do cenário atual.

Não causa estranheza que, diante de todas as reformas sociais estruturais a serem implantadas, o editorial tenha escolhido como medida de reequilíbrio dos cofres públicos a extinção da universidade pública gratuita. São as universidades públicas e gratuitas que têm atuado, em coerência com seu histórico papel de formação e de produção de conhecimentos, como sentinelas na vigília e ampla divulgação dos mecanismos de desmonte do Estado democrático de direito, que interessa à lógica sobre a qual está assentado o oligopólio midiático brasileiro.
A essa lógica interessa refrear o processo de crescimento e consolidação das universidades públicas e gratuitas, em substituição a um modelo instrumental de ensino cuja primazia da pesquisa se orienta para fins que buscam resultados orientados pela dinâmica do “mercado de trabalho” e em um cenário em que a extensão se esvazia de sentido ao assumir uma pragmática assistencialista. Trata-se, assim, de adaptar a educação superior brasileira de modo a favorecer a sustentação da perspectiva neoliberal, que dissolve os princípios da formação em troca de informações como mercadoria, em conformidade com a lógica de autorregulação do capital.

De modo óbvio e perverso, essa argumentação escamoteia as razões estruturais dos problemas brasileiros e converte a solução na causa dos problemas. É desse modo que, mesmo tendo-se conhecimento, se pretende ignorar que o investimento na educação básica e a implementação de reformas importantes na educação são vias de ampliação de ingresso dos mais pobres nas universidades públicas. Também se ignora que reformas fundamentais, como a política, e a revisão dos investimentos públicos são causas de não se eleger a educação como via prioritária de desenvolvimento – portanto, causas, essas sim, de manutenção do statu quo. São essas as questões que inviabilizam as universidades públicas e gratuitas de cumprirem a contento com sua missão de inclusão e formação ampla.

Esse mecanismo discursivo que toma a superfície como o todo e que desconsidera quaisquer contextos é compatível com a lógica fetichista do capital, que esconde os processos de produção como forma de camuflar os seus efeitos de alienação estruturante. À luz desse pensamento, as universidades públicas passam a ser vistas como despesas; os salários dos servidores são considerados exorbitantes, pois são vistos pela métrica do “custo x benefício”, e a noção de desenvolvimento é vista basicamente pelo prisma do crescimento econômico.
O Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia reafirma, assim, o seu repúdio a esse editorial por entender, de acordo com seus princípios, o papel emancipatório da educação superior, que possibilita a formação de cidadãos e a sua ascensão, não somente na dimensão econômica, mas pela participação política e atuação social.

Este Fórum entende que o caminho é a via oposta à orientação simplista desse editorial, o que significa investimento na educação básica, fundamental e na educação superior, qualificação dos seus servidores, aprimoramentos infraestruturais e de equipamentos, consolidação da pesquisa, revisão contextualizada e constante dos currículos, melhoria das condições para uma extensão que torne a universidade organicamente social e a ampliação das condições para que as universidades se tornem populares, inclusivas e de qualidade.

O Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia defende esses princípios e, na crença da educação superior como caminho de transformação social, continuará atuando e se manifestando em prol do fortalecimento da UNIVERSIDADE PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA.  

                                                                         Adélia Maria Carvalho Pinheiro
Presidente do Fórum de Reitores
Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Paulo Roberto Pinto Santos
Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
José Bites de Carvalho
Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Evandro do Nascimento Silva
Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

fonte:Site da UNEB

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Podem ficar Inelegíveis,confira a lista que o TCM entregou ao TRE da Bahia


Confira a  lista dos gestores municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) nos últimos oito anos. Dessa maneira, ambos ficam à princípio enquadrados na Lei de Ficha Limpa, e consequentemente podem se tornar inelegíveis para o certame eleitoral do próximo mês de outubro.

A relação de nomes foi entregue pelo presidente da Corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, na tarde desta quarta-feira (27) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello. Confira a lista completa no link abaixo: 

http://www.bahianoticias.com.br/ckfinder/userfiles/files/Lista%20de%20Prefeitos%20TCM.pdf


fonte:BN

Congresso: Jovem acusa Senador Telmário de espancá-la até desmaiar

foto:agência Senado/reprodução

Uma jovem de 19 anos, identificada como Maria Aparecida Nery de Melo, registrou ocorrência contra o senador Telmário Mota (PDT). No boletim, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), ela disse que foi espancada com chutes e socos com tanta violência que chegou a desmaiar.
A jovem diz que viveu com o suposto agressor um "caso" e que nos últimos três anos e meio estava sofrendo ameaças de morte. E pediu providências à delegada. O caso foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (27).
A delegada da Deam, Verlânia Silva, disse à reportagem que ficou caracterizada "violência contra a mulher" e que as agressões foram confirmadas pelo exame de corpo de delito, que apontou "múltiplas lesões". O laudo apontou lesões na cabeça, boca, orelha esquerda, região dorsal, braço direito e joelho esquerdo.
O senador negou ter agredido a garota e ter mandito relacionamento amoroso com ela. "Não teve negócio de agressão, não existe isso, até porque não tenho nada com ela", disse à Folha.
Como o parlamentar tem foro privilegiado, a delegada enviou o inquérito em 31 de maio à Procuradoria da República de Roraima. Rodrigo Janot, da Procuradoria-Geral da República, recebeu os autos logo depois e abriu procedimento preliminar interno. A PGR já intimou a defesa de Telmário Mota, em 22 de junho.
fonte:DiáriodoPoder

No Senado:"vou lutar até o fim para ganhar" diz Dilma

A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, se esquivou de responsabilidades sobre a denúncia de caixa 2 na sua campanha de 2010 e deu a entender que o problema é do PT em entrevista para a Rádio Educadora, de Uberlândia (MG), na manhã desta quarta-feira, 27.
O publicitário João Santana e sua mulher e sócia, Mônica Moura, alegaram na semana passada que US$ 4,5 milhões recebidos em uma conta na Suíça tiveram como origem caixa 2 da campanha de Dilma. O casal foi interrogado em Curitiba pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância.
"Se ele recebeu US$ 4,5 milhões, não foi da organização da minha campanha, porque ele diz que recebeu isso em 2013. A campanha começa em 2010 e, até o fim do ano, antes da diplomação, ela é encerrada. Tudo que ficou pendente sobre pagamentos da campanha passa a ser responsabilidade do partido. Minha campanha não tem a menor responsabilidade sobre em que condições pagou-se dívida remanescente da campanha de 2010. Não é a mim que você tem de perguntar isso. Ele (João Santana) tratou essa questão com a tesouraria do PT", afirmou Dilma.
© Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/reprodução
Disposição
Questionada sobre informações divulgadas pela imprensa, de que ela teria dito ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), querer "acabar logo com essa agonia" do impeachment, Dilma disse que essa história é uma invenção. "Eu não estive com ele (Renan) na semana passada nem retrasada. Há uma tentativa sistemática da mídia de querer passar uma imagem de que eu estou disposta a renunciar, que estou cansada. Eu não estou cansada, estou plenamente disposta a lutar até o último minuto pelos meus direitos", afirmou categoricamente.
Dilma disse não ser verdade existirem perspectivas desfavoráveis a ela sobre a futura votação no Senado. Segundo a presidente afastada, à medida que se aproxima o dia do julgamento do mérito pelos senadores, haverá uma "guerra de informação", com um lado dizendo que tem os votos necessários e o outro desmentindo. "É que nem jogo de futebol, que se joga até o fim da partida. Eu vou lutar até o fim para ganhar e fazer com que a democracia ganhe".
Segundo ela, sua defesa será entregue até amanhã para a Comissão Especial do Impeachment. Ontem, a comissão concedeu mais um dia de prazo, após os advogados de Dilma alegarem que não conseguiram acessar o site do Senado para obter documentos do processo. "Nossa defesa está praticamente pronta e será entregue amanhã, isso é algo trivial", comentou.
Fonte:MSN/estadão