• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de abril de 2024

DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA: STF suspende reintegração em área ocupada por comunidade tradicional no oeste da Bahia

O ministro Flávio Dino concedeu a liminar em favor da comunidade tradicional



O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a ordem de reintegração de posse de uma área utilizada por uma comunidade tradicional de fundo e fecho de pasto, no oeste da Bahia. O termo é utilizado para designar comunidades tradicionais de áreas rurais do sertão baiano que vivem de pastoreio coletivo e colhem frutos nativos e ervas medicinais para subsistência. A decisão foi tomada em reclamação em favor da Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Entre Morros.

No STF, a Associação Comunitária de Defesa do Meio Ambiente dos Criadores do Fecho de Morrinhos, Entre Morros e Gado Bravo alegou que a ordem de reintegração de posse em favor da empresa Guiraponga Agropecuária Ltda. não observou as medidas fixadas pelo STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 828.

No precedente citado pela associação, a corte determinou que os tribunais instalem comissões de conflitos fundiários, que devem fazer inspeções judiciais e audiências de mediação como etapa prévia e necessária às ordens de desocupação coletiva. Em caso de remoções de vulneráveis, deve ser garantido o encaminhamento das pessoas a abrigos públicos ou adotada outra medida que garanta o direito à moradia, sem a separação dos membros de uma mesma família.

Dois séculos de história

A associação informou que a reintegração do imóvel de moradia coletiva comprometeria a subsistência de cerca de 52 famílias hipossuficientes. E alegou ainda que a comunidade tradicional desenvolve seu modo de vida na área em litígio há dois séculos, e que a legislação estadual reconhece o caráter tradicional das comunidades de fundo e fecho de pasto e prevê a regularização do território por meio de contrato de concessão de direito real de uso. No caso da área em questão, a associação sustentou que já houve a certificação e delimitação do território.

Ao deferir a liminar, o ministro Flávio Dino não constatou, na decisão questionada, fundamentação que autorize afastar o regime de transição determinado pelo STF na ADPF 828. Ele também verificou que a urgência para a concessão da medida está configurada, já que o cumprimento da ordem de reintegração resultaria na remoção dos moradores de forma imediata.

O relator determinou ainda que a Justiça estadual em Coribe (BA) profira outra decisão, observando o regime de transição imposto pelo Supremo.

A liminar está submetida a referendo da 1ª Turma na sessão virtual marcada para terminar no próximo dia 19. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão
RCL 66.779

Fonte: CONJUR -13/04/2024

Irã inicia ataque a Israel com drones após ameaçar retaliação

                                              Foto:CNN/reprodução

O Irã lançou dezenas de drones em direção a Israel neste sábado (13), de acordo com as forças de segurança de Tel Aviv. Segundo os militares israelenses, as aeronaves não tripuladas identificadas demoram horas para chegar a território israelense e são defensáveis.

 

Este é o primeiro ato de agressão do Irã ao território de Israel desde o início do conflito entre Tel Aviv e Hamas, grupo aliado de Teerã, na Faixa de Gaza, e a concretização das ameaças de retaliação ao ataque, atribuído a Israel, à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, que matou membros da Guarda Revolucionária do Irã.
 

Na TV estatal iraniana, a Guarda Revolucionária confirmou os ataques e afirma que a operação é retaliação pelo ataque à embaixada em Damasco. Em comunicado televisionado, a guarda diz ainda que "atacou alvos em Israel com dezenas de drones e mísseis". A declaração afirma ainda que o ataque foi ordenado pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e estava sob orientação do Estado-Maior do Exército de Teerã.
 

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, convocou reunião do gabinete de guerra em Tel Aviv. Duas pessoas ligadas à segurança no Iraque afirmaram à agência Reuters que dezenas de drones foram vistos sobre o Iraque em direção à Israel. O ministro dos Transportes de Bagdá afirmou que o país fechou seu espaço aéreo. O Líbano também fechou temporariamente seu espaço aéreo.
 

O Canal 12 israelense diz que Teerã lançou também mísseis de cruzeiro em direção a Israel —armamentos que atingiriam território israelense em menos tempo que os drones. As forças de Israel ainda não comentaram sobre outro tipo de munição além dos drones identificados.
 

A Jordânia declarou estado de emergência em meio aos alertas, de acordo com a mídia estatal, citada pela Reuters. Duas pessoas da área de segurança da Jordânia afirmam que o país está pronto para derrubar qualquer aeronave iraniana que viole seu espaço aéreo. O Exército de Amã monitora os drones, segundo essas pessoas.
 

Autoridade do setor israelense também afirmou que o espaço aéreo do país fechou para voos internacionais entrando e saindo de Israel a partir das 19h30 (horário de Brasília). A companhia El Al de Israel cancelou voos marcados para este fim de semana.
 

A Casa Branca confirmou em seguida que o Irã iniciou um ataque aéreo contra Israel que deveria se desenrolar nas próximas horas. O governo americano diz ainda que os EUA continuam a apoiar Israel em sua defesa contra ameaças de Teerã. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reúne com conselheiros de segurança nesta tarde para discutir a crise no Oriente Médio, ainda de acordo com a Casa Branca.
 

Os primeiros relatos chegaram via imprensa israelense. Amos Yadlin, um general aposentado de Israel, disse ao Canal 12 que os drones estariam equipados com 20 quilos de explosivos cada um.
 

O porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, confirmou relatos da imprensa israelense de que o avião de Estado decolou de base-aérea no sul de Israel, mas disse apenas que se tratavam de questões operacionais, sem entrar em detalhes.
 

"O grupo de defesa aérea das Forças de Defesa de Israel [IDF] está em alto alerta, junto com caças e a embarcações da marinha israelense. As IDF monitora todos os alvos", dizem as forças de segurança de Israel em comunicado. As forças de Israel afirmam ainda que os drones forma lançados do território iraniano.
 

Mais cedo, um navio porta-contêineres de Israel foi apreendido por forças do Irã após um ataque por helicóptero próximo ao estreito de Hormuz, no Oriente Médio. A ação, confirmada pela agência de notícias iraniana Tasnim, também foi vista como retaliação a Israel pelo bombardeio contra a seção consular de sua embaixada em Damasco, capital da Síria.


Fonte: FOLHAPRESS - 13/04/2024

Em Bruxelas: Deputados bolsonaristas discursaram para sala vazia no Parlamento Europeu, revela jornalista

                                               foto:reprodução    

Uma comitiva de parlamentares bolsonaristas foi ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, capital da Bélgica, na última terça-feira (9), com o objetivo de "denunciar" às autoridades do Velho Continente o que chamam de "tirania" do governo Lula e vender a ideia fantasiosa de que há uma "ditadura" no Brasil. 

Estiveram no passeio pela Europa os deputados Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Bia Kicis e Julia Zanatta, todos do PL. Através das redes sociais, os parlamentares publicaram inúmeros vídeos e relatos dando conta de que a "missão" teria sido exitosa. 

O jornalista Jamil Chade, correspondente internacional que acompanhou o périplo dos bolsonaristas pelo Parlamento Europeu, revelou neste sábado (13), entretanto, que eles discursaram para uma plateia totalmente esvaziada

"Deixa eu contar uma história para vocês. Sabe o papo de que deputados bolsonaristas foram ao Parlamento Europeu denunciar a ditadura no Brasil? Então, a sala estava vazia. Presentes so poucos da extrema direita europeia herdeiros do ditador Franco e outros da mesma categoria", escreveu Chade. 

Na verdade, os bolsonaristas não participaram de uma sessão plenária do Parlamento Europeu, apenas de um encontro com parlamentares europeus de extrema direita. 

Eduardo Bolsonaro e o filho de nazista

Em turnê pela Europa com Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO) para denunciar a "ditadura" no Brasil, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou nesta terça-feira (9) com Hermann Tertsch, deputado espanhol do ultradireitista Vox no Parlamento Europeu.

Terstch filho do diplomata e jornalista austríaco Ekkehard Tertsch, que trabalhou com Josef Hans Lazar, que é considerado o porta-voz de Adolph Hitler durante a Ditadura do "caudillo" Francisco Franco, que durou de 1939 a 1975.

"Já chegamos em Bruxelas e já estamos no Parlamento Europeu bem acompanhados pelo  anfitrião Eurodeputado Hermann Tertsch do Vox. Hoje e amanhã falaremos por aqui", escreveu Eduardo Bolsonaro.

Poucas horas antes de encontrar o filho de Jair Bolsonaro (PL), Tertsch juntou-se à articulação internacional fascista, capitaneada pelo bilionário Elon Musk, contra a democracia brasileira, em ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Lula.

Na rede X, o deputado do Vox compartilhou publicação em que Musk indaga "como Alexandre de MOraes se tornou ditador no Brasi?". E responde: "ele tem Lula na coleira".

"Musk tem razão. O juiz Alexandre de Moraes montou toda a operação para tirar o criminoso Lula da prisão, condenado de forma justa e legal por duas sentenças definitivas, e permitir que ele volte a ser presidente de forma bastante irregular. O que muitos não sabiam então é que Moraes tem controle absoluto sobre Lula e hoje o juiz é o dono do Brasil que faz e desfaz, aprisiona e liberta, persegue e eleva quem ele quiser", disparou o filho do nazista.

Fonte: Revista Fórum - 13/05/2024

Economia: Governo Lula já abriu 105 novos mercados em 50 países para o agronegócio brasileiro

Carlos Fávaro, Rui Costa, Geraldo Alckmin e Lula

Carlos Fávaro, Rui Costa, Geraldo Alckmin e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


247 - Desde janeiro de 2023, o governo brasileiro tem conquistado importantes avanços no campo da diplomacia comercial, abrindo as portas para o agronegócio nacional em 105 novos mercados distribuídos em 50 países ao redor do mundo. Essa significativa expansão ocorreu sem o fechamento de nenhum mercado para o Brasil no mesmo período, informa o jornal O Globo.

Segundo Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esses novos mercados não apenas representam a ampliação do comércio, mas também incluem locais que antes não importavam produtos brasileiros. Perosa ressalta que a retomada de uma diplomacia eficaz facilita a abertura de novos mercados, e um dos trunfos do Brasil é sua excelência no controle fitossanitário, aspecto fundamental para a exportação de alimentos.

Entre as prioridades destacadas pelo secretário estão o Sudeste Asiático e os países africanos. Ele destaca que a volta do Brasil ao cenário internacional facilitou as negociações com parceiros estrangeiros, permitindo acesso a mercados de diferentes tamanhos. Perosa enfatizou especialmente a abertura do mercado mexicano para a carne suína brasileira, considerando-a uma vitória de grande relevância.

Dentre os produtos brasileiros que ganharam novos mercados estão o algodão para o Egito, carnes bovina e suína para Cingapura, suco de açaí para a Índia, frango para Israel e Argélia, mamão para o Chile, arroz para o Quênia, pescados para Austrália, Egito e África do Sul, ovos para a Rússia, e café verde para a Zâmbia.

Apesar da importância dessas conquistas, o impacto delas na balança comercial ainda não foi calculado, informou o secretário. No entanto, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior revelam que as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram o recorde de US$ 166,5 bilhões no ano passado, representando um aumento de US$ 7,7 bilhões em relação a 2022.

Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca a interação entre o setor privado e o governo na definição das prioridades de missões internacionais, o que tem sido fundamental para a abertura desses novos mercados. Santin lembra que o comércio internacional é um jogo de mão dupla e que é necessário permitir também que outros países exportem para o Brasil.

Em abril, três finais de semana com grandes eventos movimentam a Região de Irecê

 

                                            imagem: Divulgação

                                            Letícia Dourado, foi coroada como a Rainha da Pinha de 2024  foto:reprodução/facebook/prefeitura


A cidade de Presidente Dutra está comemorando 62 anos de emancipação política, e realiza mais uma vez a festa da "Rainha da Pinha", com grandes atrações musicais. A festa foi iniciada ontem (12) e segue até domingo (14).

Na abertura da festa foi realizada o concurso para escolha da Rainha da Pinha de 2024, tendo sido vencedora a jovem Letícia Dourado, da cidade de Ibititá.

A cidade de Presidente fica há 18 km da cidade de Irecê e possui uma população de um pouco mais de 15 mil habitantes, e é conhecida como a "a capital da pinha".


SÃO GABRIEL

                                        imagem:divulgação

Em um dos maiores eventos do país, a XXXI cantoria de São Gabriel é feita com graça e vigor e proporciona o viver da magia da cultura. Como nos outros anos, haverá shows musicais, atividades formativas, cortejo cênico, e muita celebração. É o encontro com as manifestações mais genuínas das culturas populares de São Gabriel.

O evento é uma realização da Fundação CulturArte da cidade com o apoio do Governo do Estado. de 19 a 21/04/2024, na praça Pedro Gama, centro da cidade.

A cidade de São Gabriel fica localizada tem uma população de um pouco mais de 18 mil habitantes, e fica há 9 km da cidade de Irecê.

IRECÊ

Já nos próximos dias de 25 a 28/04, estará acontecendo no parque de exposições de Irecê, a

23ª Expoagri de 2024. O evento é realizado pela Associação dos Pecuaristas da Região (APRIR).

Além da exposição de animais, máquinas agrícolas, estão previstas oficinas, palestras e uma tratociata, com o intuito de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, como também o envolvimento de diversas empresas do território de Irecê  e de outras regiões do Estado estarão expondo seus produtos e fazendo negócios.


Pará: Vinte mortos em decomposição são encontrados num barco no Rio Caeté


Pescadores encontram corpos em barco no Pará
Pescadores encontram corpos em barco no Pará
Reprodução/Redes sociais

                                        vídeo: Youtube/Metrópoles

 Pelo menos 20 corpos em estado avançado de decomposição foram encontrados em uma embarcação à deriva no Rio Caeté neste sábado (13), em Bragança, no Pará. A cidade fica no nordeste do estado.

O barco, semelhante a uma grande canoa, foi encontrado por um grupo de pescadores durante o trabalho, próximo à praia de Ajurutea. 

Um vídeo gravado por eles mostra a embarcação com vários corpos submersos dentro.As imagens também mostram que havia coletes salva-vidas e roupas. 

Identidades e circustâncias da morte em investigação

Segundo informações da polícia, o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Castanhal foi acionado para recolher os corpos. O barco foi rebocado para terra firme.

A Polícia Civil do Pará investiga o caso. A Defesa Civil de Bragança também foi mobilizada, assim como o Corpo de Bombeiros.

Fonte:Band.com 13/04/2024

Administrador e representante do X no Brasil renuncia ao cargo

                                                foto:reprodução


 Documento da Junta Comercial de São Paulo demonstra que o representante e administrador do X no Brasil renunciou ao cargo em carta protocolada no último dia 8 de abril. O advogado Diego de Lima Gualda estava na função desde agosto de 2023, mas já fazia parte dos quadros da empresa.

Em seu perfil no LinkedIn, há também a informação de que a atuação dele na rede social acabou neste mês.

A saída de Gualda acontece em meio a uma guerra de decisões jurídicas e declarações sobre a atuação do X, ex-Twitter, no país. O dono da empresa, Elon Musk, ameaçou não cumprir ordens vindas do Supremo Tribunal Federal (STF) para que contas supostamente antidemocráticas fossem fechadas.

Enquanto o advogado pedia seu afastamento do cargo, o ministro Alexandre de Moraes negava pedido da rede social para responsabilizar apenas a X internacional, uma vez que não teria controle das decisões judiciais da empresa. Moraes destacou que o pedido do X no Brasil “beira a litigância de má-fé”.

No sábado da semana passada, Musk foi à rede social e ameaçou não cumprir determinações da Justiça brasileira. Além disso, criticou diretamente Moraes. Entre outras qualificações, chamou o magistrado de “ditador brutal”.

Fonte:Metrópoles 13/04/2024

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Eleições 2024: TSE faz alerta sobre fraude à cota de gênero

                                                Foto:reprodução/Hugo Barreto/Metrópoles
                            

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou jurisprudência sobre fraude à cota de gênero, com candidaturas falsas de mulheres, por exemplo, para preencher os 30% de presença feminina em legendas e coligações. 

Somente entre 2023 e 2024, 81 casos de fraude à cota foram julgados com condenações que levaram à cassação da chapa e inelegibilidade dos envolvidos. O alerta para as eleições de 2024 é de que a lei seja cumprida para evitar “enxurrada de anulações”.

Somente em 2023, nas sessões ordinárias presenciais, os ministros confirmaram a prática desse crime ao julgar 61 recursos. Em 2024, esse número chegou a 20, em três meses e 11 dias.

Em quase todos os casos analisados foram usadas candidaturas femininas fictícias para concorrer ao cargo de vereador. Como o partido não consegue atingir o mínimo exigido por lei para ser ocupado por cada gênero, comete a fraude para ter o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) deferido e, assim, concorrer nas eleições.

Segundo a Lei das Eleições, cada legenda ou federação deve indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30%, e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Punições

As decisões do TSE, ao julgar casos de comprovada fraude à cota de gênero, seguem um padrão, a chamada jurisprudência. Após o julgamento e a confirmação do crime, as legendas são punidas com a anulação dos votos recebidos para o cargo naquele pleito.

Também é determinada a cassação do Drap e dos diplomas das candidaturas a ele vinculados. Em consequência, é necessário o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário (por se tratar de eleição pelo sistema proporcional). Além disso, em alguns casos, é declarada a inelegibilidade das pessoas envolvidas na fraude.

Jurisprudência

Em 2019, o julgamento do caso envolvendo candidaturas femininas fictícias nas eleições municipais de 2016 em Valença do Piauí (PI) estabeleceu definições relevantes sobre as decisões relativas ao tema.

Entre elas a de que a comprovação da fraude à cota de gênero derruba toda a coligação ou o partido, ou seja, compromete todo o Drap da legenda na localidade.

Em 2022, ao julgar recurso sobre o crime cometido em Jacobina (BA) nas eleições municipais de 2020, o Tribunal fixou critérios para a identificação da fraude à cota de gênero. São eles: a obtenção de votação zerada ou pífia pelas candidatas; a prestação de contas com idêntica movimentação financeira; e a ausência de atos efetivos de campanha.

Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes, então vice-presidente da Corte, se posicionava de forma enfática contra esse tipo de crime eleitoral a fim de assegurar a participação feminina efetiva nas eleições. “Nós precisamos, no TSE, como estamos fazendo em vários casos, ser duros contra essas candidaturas fictícias de mulheres, se quisermos realmente implementar a igualdade de gênero na política”, destacou.

Em agosto do ano passado, Moraes, como presidente do TSE, analisou que a Corte deve editar uma súmula sobre fraudes à cota de gênero. A declaração foi feita ao fim do julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra duas candidaturas femininas fictícias que concorreram ao cargo de vereador de Biritiba-Mirim (SP) em 2020.

Fonte: METRÓPOLES 12/04/2024

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Ator Vincent Martella, o Greg de "Todo Mundo Odeia o Chris", virá ao Brasil após viralizar

                                                         foto:reprodução


Vincent Martella, ator que interpretou o Greg em “Todo Mundo Odeia o Chris”, tinha um perfil similar ao de qualquer blogueiro comum no seu Instagram, possuindo menos de 400 mil seguidores, porém, isso mudou após uma postagem.

Após o ator norte-americano publicar uma foto utilizando uma camisa com uma frase em português com os seguintes dizeres: “Eu sou famoso no Brasil”. Ele viralizou rapidamente e, em poucos dias, ganhou milhões de seguidores.

O ator já está com 5,8 milhões de seguidores em seu Instagram. O mutirão para seguir o ator se aconteceu também como uma vingança ao ator Tyler James Williams (que interpreta Chris), pois ele vive reclamando do assédio brasileiro nas redes sociais.

Vincent Martella, o querido Greg, de “Todo Mundo Odeia o Chris”, é uma das atrações confirmadas na convenção de cultura pop Imagineland, que acontecerá em julho deste ano em João Pessoa, na Paraíba. O evento anunciou no último domingo (7) a vinda do ator, que visitará o Brasil pela primeira vez.

Fonte: Portal Terra c/adaptações

Brasil: Entidades pedem multa de R$ 1 bi ao X, de Elon Musk, por violação de direitos


                                            Foto:reprodução


 Em meio aos ataques do empresário sul-africano Elon Musk contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o Instituto Fiscalização e Controle e a associação Educafro ajuizaram, nessa quarta-feira (10), ação contra a rede social X, antigo Twitter, da qual Musk é dono. Entre outras punições, as entidades propõem multa de R$ 1 bilhão para reparação civil por danos morais coletivos e sociais, valor a ser revertido para a sociedade brasileira. 

Segundo o texto da ação, a rede social cometeu graves violações ao Estado Democrático de Direito Brasileiro, como.a incitação ao descumprimento de decisões judiciais, postagens desafiadoras às leis brasileiras, e ataques à ordem pública e democrática, especialmente envolvendo ações que dão voz a grupos que tentaram, recentemente, um golpe de Estado no Brasil.

Veja a íntegra da ação

Conforme as organizações, houve uma série de postagens em perfis do X, incluindo o de Elon Musk e os que representam a própria rede social, que “desafiam decisões judiciais brasileiras, subvertem o princípio da soberania e atentam contra a ordem pública e democrática, utilizando-se do poder econômico e dos meios de comunicação para desprezar as leis”. 

Em relação à multa, o Instituto Fiscalização e Controle e a Educafro explicam na ação que a quantia não trará benefícios econômicos às entidades autoras, que atuam apenas como substitutas processuais de toda a sociedade brasileira ao ajuizar contra a empresa. 

“A decisão de Elon Musk de reduzir a moderação de conteúdo no Twitter no Brasil aumenta o risco de disseminação de discurso de ódio e racismo na plataforma, que já são problemas sérios em nosso país. É crucial que as empresas de tecnologia tenham responsabilidade social na gestão de suas plataformas. A moderação eficaz é essencial para proteger as comunidades vulneráveis”, alerta Jovita José Rosa, presidente do IFC. 

Além da multa, a ação pede a exclusão permanente das publicações ofensivas à ordem jurídica brasileira, a implantação de mecanismos de controle que impeçam a reiteração da conduta. De acordo com Frei David Santos, diretor executivo da Educafro, essa ação é fundamental para defender a democracia. 

“Este processo é crucial na luta pela democracia e igualdade em nossa sociedade, representa o esforço para garantir que plataformas digitais operem de forma responsável, respeitando as leis e promovendo um ambiente online seguro e respeitoso”, aponta. 

Para o advogado que coordenou a ação coletiva, Márlon Reis, o objetivo das entidades é confrontar e repelir as recentes manifestações de Elon Musk, proprietário da rede social X. Ele acrescenta que não só há desrespeito das instituições democráticas brasileiras e do Estado Democrático de Direito, como também há o incentivo e normalização do discurso de ódio no ambiente digital.


FONTE: BLOG DO SYLVIO  CONGRESSO EM  FOCO - 11/04/2024

Ativista recua e diz não ter provas de que Moraes ameaçou advogado do X


Michael Shellenberger - Imagem: Divulgação


CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO DO SITE UOL DE HOJE(11):

 https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/04/11/jornalista-admite-erro-ao-afirmar-que-moraes-quis-processar-advogado-do-x.htm

Ceará: Quatro jovens do interior que desapareceram são achados mortos


                                    foto:reprodução

Os corpos de quatro jovens que estavam desaparecidos nas cidades de Tianguá e Itarema, no interior do Ceará, foram encontrados com marcas de violência. Uma das vítimas foi encontrada na última sexta-feira (5/4) e os outros três nessa quarta-feira (10/4).

As vítimas são: Ana Vitória, cuja idade não foi revelada; Eveline Souza Mendes, de 18 anos; Marina Nascimento Souza, prima de Eveline, de 15 anos e Júlia Rafaela, de 17 anos.

Ana Vitória também desapareceu em Tinguá, no dia 23 de março. Segundo testemunhas, ela foi levada da casa do namorado por dois homens, segundo informações do G1.

O corpo encontrado na última sexta (5/4) estava sem a cabeça e apresentava lesões. O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Tianguá.

Eveline e Marina desapareceram no dia 1° de abril, em Tianguá, mas em cenários diferentes. Eveline teria sido abordada por um casal que a teria levado até um mototáxi. Já Marina sumiu após sair da casa do namorado, também em um mototáxi.

Jovens enterrados em cova na zona rural

Os corpos das primas foram encontrados juntos após nove dias de busca, enterrados em uma cova na zona rural de Tianguá. Elas tinham marcas de tortura e uma delas estava com com uma corda presa ao pescoço.

Dois adolescentes, de 15 anos, foram conduzidos para a Delegacia Regional de Tianguá, suspeitos de ato infracional análogo ao crime de homicídio.

No último domingo (7/4), a Júlia Rafaela, de 17 anos, foi à praia e não retornou para casa, no Loteamento Novo, em Itarema. O corpo foi encontrado na manhã de quarta-feira (10/4) com marcas de tiros.  A Delegacia Regional de Acaraú é responsável pelo caso.

Fonte:Metrópoles - 11/04/2024

Bahia: Inscrições para o Programa Mais Futuro nas 4 Universidades Estaduais vai até 8 de maio

                                                  imagem:Divulgação

O Programa Mais Futuro está com inscrições abertas, até o dia 8 de maio, para requerimento de auxílio permanência de estudantes do ensino superior, por meio de formulário online disponibilizado no endereço eletrônico http://maisfuturo2.educacao.ba.gov.br/acessoestudante 

e no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

De acordo com o edital, o projeto beneficia estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial nas quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB). com auxílio-permanência àqueles em condições de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de famílias cadastradas no CadÚnico e que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior nas quatro universidades públicas estaduais.

O Mais Futuro concede três tipos de auxílio-permanência. São R$ 300 para o Perfil Básico, direcionado a estudantes que moram nos mesmos locais onde estudam, e R$ 600 voltados ao Perfil Moradia, para aqueles que moram a uma distância superior a 100 km da universidade onde fazem a graduação. 

Há ainda o Perfil Complementar, que contempla estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições estaduais de Ensino Superior ou de entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico ou Moradia.

O crédito do programa ocorrerá durante oito meses do ano para o estudante beneficiário do Perfil Básico e durante 12 meses do ano para o beneficiário enquadrado no Perfil Moradia. Poderá, excepcionalmente, ser acrescido o crédito de até quatro meses do ano ao estudante beneficiário do Perfil Básico, desde que comprovada uma situação de ameaça à sua permanência na universidade, nos termos do Inciso III do Art. 6º da Lei nº 13.458/2015, alterado pela Lei nº 14.360 de 1° de setembro de 2021.

De acordo com o cronograma divulgado no edital, a publicação da lista final de homologados deverá ser divulgada no dia 7 de junho de 2024.

Veja Edital do Programa Mais Futuro

Acesse aqui para realizar inscrição no Programa Mais Futuro


Fonte:Ascom da UNEB em 11/04/2024 c/adaptações

Concurso: BNDES vai ofertar 150 vagas para Nível Superior em 13 áreas: Confira

                                            Imagem:Fernando Frazão/ag. Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que vai divulgar no segundo semestre deste ano edital para 150 vagas de preenchimento imediato, além de formação de cadastro de reserva.

Os empregados admitidos no concurso ingressarão em novo Plano de Cargos e Salários, no cargo de analista, que exige formação em nível superior, com salário inicial de R$ 20.900.

Depois de 11 anos sem concurso, serão oferecidas vagas somente para nível universitário nas seguintes áreas de conhecimento: 

administração; 

análise de sistemas - desenvolvimento; 

análise de sistemas - suporte;

análise de sistemas - cibersegurança;

arquitetura e urbanismo;

arquivologia digital;

ciências contábeis;

 ciência de dados;

 comunicação social;

direito;

economia;

 engenharia;

psicologia organizacional.

Devido ao avanço da transformação digital e da inteligência artificial, será a primeira seleção pública do BNDES a contemplar a área de ciência de dados e cibersegurança. Especificamente em relação à ciência de dados, candidatos com diploma de qualquer graduação poderão concorrer. De acordo com a diretora de Recursos Humanos e da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, Helena Tenório, “por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em ciência de dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”.

Em linha com os objetivos institucionais do BNDES e do governo Lula de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo, o próximo concurso vai reservar 30% das vagas para candidatos negros e pelo menos 10% para pessoas com deficiência (PCDs).

Em relação à banca organizadora, o BNDES avalia propostas de instituições com experiência em concurso público similar. 

As informações oficiais serão divulgadas nas próximas semanas no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e no Portal do BNDES.

Edição: Graça Adjuto/agência Brasil  c/adaptações 11/04/2024


EUA: Ator Will Smith publica foto ao som do cantor baiano Silvanno Salles

                                             foto:reprodução/instagram

 ator norte americano Will Smith publicou uma foto em seu Instagram ao lado de sua família. Poderia ser uma publicação comum, se a trilha sonora não fosse uma canção do cantor apaixonado, Silvanno Salles. A música em questão é “Romance”, uma regravação feita pelo artista baiano do sucesso da dupla Humberto e Ronaldo, que voltou a viralizar nas redes sociais.

 

 

O registro do eterno 'Maluco no Pedaço', levou os fãs baianos do ator a loucura nos comentários da publicação. “Oxe, e você Silvanno Salles? Explodiu”, comentou o cantor Léo Santana. “Silvanno Salles, the lover singer”, brincou o humorista João Seu Pimenta fazendo uma referência ao slogan do artista.

 

O também humorista Jhordan Matheus celebrou o alcance o simõesfilhense: “Silvanno Salles é do mundo”. “ Igual quando a gente coloca uma música em inglês pra uma foto bem meiga só por conta da melodia e a letra só fala de putaria e drogas”, brincou uma seguidora do artista.


Fonte: Ana Clara Pires/ Bianca Andrade/BN -  11/04/2024