• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 29 de setembro de 2012

Economia & Turismo: Salvador terá voo direto para Lisboa

A partir desta sexta-feira (28), a Bahia ganha um novo voo direto e regular partindo de Salvador para Lisboa. Operada pela companhia portuguesa SATA Linhas Aéreas, a aeronave Airbus 330 tem capacidade para 220 lugares.  A cerimônia de lançamento do voo aconteceu na quinta-feira (27), com a chegada da aeronave trazendo a bordo artistas, operadores de viagem, autoridades políticas de Portugal, além da diretoria da aviação. "Com este voo regular semanal, passamos para oito a frequência de voos diretos entre Lisboa e Salvador. O que é uma coisa rara, ter duas companhias aéreas de um mesmo país, operando para um mesmo destino. Isso fortalece ainda mais o nosso turismo e tende a tornar Salvador um hub (portão de entrada) do Nordeste", afirma o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.
De acordo com o presidente da SATA, Antônio Menezes, a operação para o Brasil, sobretudo para a Bahia é um passo importante na estratégia de crescimento da empresa, que já atua no mercado português há 65 anos. "A Sata é uma companhia séria, que oferece um bom produto e boas condições de preço para todos os seguimentos. Estamos muito satisfeitos com essa nova rota. Acreditamos ser muita promissora", declara Menezes.

Fonte:Voz da Bahia/reprodução

Brasil: Hebe Camargo morre aos 83 anos




Hebe  morre aos 83 anos - Foto: reprodução
Um dos maiores nomes da televisão brasileira,  a apresentadora Hebe Camargo, morreu aos 83 anos neste sábado (29), vítima de uma parada cardíaca.  A apresentadora, que teve seu retorno ao SBT confirmado nesta semana, lutava contra um câncer no  peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
O velório será realizado ainda neste sábado no Palácio dos Bandeirantes, edifício sede do Governo do Estado de São Paulo.
No dia 11 de março, Hebe foi submetida a uma cirurgia de emergência para retirada do tumor que causava obstrução intestinal. No dia 22 deste mesmo mês, a apresentadora Hebe Camargo deixou o Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.
Em junho, a apresentadora passou por uma cirurgia de emergência para retirada da vesícula biliar. No mês seguinte, ela ficou internada por cinco dias no Hospital Albert Einstein para exames de rotina para controle da pressão alta e diabetes.
Já em agosto, ela foi novamente para o hospital para receber "reforço alimentar". Em 2010, a apresentadora já havia enfrentado um tumor no peritônio, que não chegou a se espalhar pelo corpo.
Carreira
Hebe nasceu em Taubaté (SP), a 130 km da capital, e foi batizada como Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani. Ela começou a carreira cantando após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde fazia aparições nos programas como cantora. 
Mas foi como apresentadora que Hebe ganhou grande projeção nacional, em 1955, a frente de 'O Mundo é das Mulheres', na TV Carioca. Em 1966, ganhou um programa com seu nome na TV Record.
O programa lançou grandes nomes da Jovem Guarda. Para cuidar do filho, ficou  afastada da televisão por dez anos, até voltar para a TV Bandeirantes. Em 1985, foi para o SBT para comandar uma atração na emissora. O “Programa Hebe”, ficou no ar de março de 1986 até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.

Fonte: Matéria original: iBahia/reprodução

Incêndio atinge setor de emergência do Hospital Santos em Salvador




                                              Pacientes foram levados para fora do hospital (Foto: DanyBarretto/ Reprodução Twitter)
 
Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram de controlar um princípio de incêndio na emergência do Hospital Roberto Santos, no bairro do Cabula. O incêndio foi confirmado pelo posto policial da unidade médica. Pacientes e funcionários foram retirados da ala assim que as chamas tiveram início. Não há informação sobre feridos.

A solicitação aos bombeiros foi feita por volta das 15h30 deste sábado (29).  o fogo teria iniciado após um curto em um aparelho de ar condicionado.
Segundo funcionários da unidade médica, a fumaça se espalhou rapidamente. Pacientes que estavam nas macas foram retirados com a ajuda de enfermeiras e auxiliares de enfermagem.
Houve correria até a chegada dos bombeiros, por volta das 15h50. Não foi informado se houve danos provocados pelo fogo. Informações do Correio da Bahia.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ARTIGO: A Hora da Verdade


A poucos dias para a realização das eleições municipais, a movimentação é intensa em todo o país. Eleições que registram o envolvimento muito grande da população, em que, a cada pleito, o povo renova  a esperança  de dias melhores na qualidade de  vida em nossas cidades.
Na capital do nosso Estado, segundo as pesquisas eleitorais, teremos um segundo turno entre os Deputados Federais ACM Neto (DEM)  e Nelson Pellegrino (PT) na disputa de quem vai chegar ao Palácio Thomé de Souza para governar a 3ª  capital do país. Aliás, quando o ex-Presidente Lula esteve em Salvador no último dia 14 para impulsionar a candidatura de seu companheiro Pellegrino à prefeitura da capital, realizou essa visita com quatro anos de atraso. Explico: Em 2008, quando da disputa do segundo turno entre o Prefeito João Henrique, na época no PMDB, e o então candidato petista, o atual Senador Walter Pinheiro, o Presidente Lula, com uma popularidade em alta e sempre com ótima votação  em Salvador - em todas as eleições que disputou, diga-se de passagem - , simplesmente se omitiu  naquela disputa. Em nome da ”base aliada”, não quis contrariar o PMDB de Geddel e Michel Temer e essa omissão contribuiu para João Henrique continuar uma gestão desastrosa para os soteropolitanos e consequentemente para todo o Estado, tendo em vista que a Salvador de hoje é a expressão mais significativa de degradação e abandono.
 
Entendo que o grande vencedor dos pleitos municipais deste ano será o Vice-Governador Otto Alencar. Como homem de interior, com larga experiência na vida política, em uma secretaria estratégica  do Estado, como é o caso da Infraestrutura, o mesmo trouxe  para o seu partido, o PSD, inúmeros políticos  que em 2008 estavam no PMDB, DEM, PSDB e siglas menores. O PSD disputa, pela 1ª vez em dezenas de municípios, com candidatura própria ou compondo com outros partidos, de acordo com a realidade de cada cidade. Otto se credencia e torna-se um nome forte à única vaga da Bahia que será disputada ao Senado na eleição de 2014. Creio que o candidato de Wagner será do PT e a vaga do Vice-Governador na chapa majoritária será para abrigar uma candidatura de consenso entre os partidos aliados ao governo do Estado. 
No território de Irecê, mais uma vez perdemos a oportunidade de discutir propostas, projetos socioeconômicos consistentes, alternativas para  o gerenciamento de nossas cidades com aqueles que colocaram seus nomes à disposição, pois, cometemos o mesmo erro de eleições passadas, nos preocupamos em discutir “Quem colocou mais gente nas ruas da cidade, se tinha pessoas de outros municípios ou não, em qual manifestação havia mais veículos  automotores, se as  pesquisas realizadas eram verdadeiras ou falsas” em detrimento do que realmente interessava, que era identificar, nos  candidatos ao  executivo, se eles tinham alternativa para  diversos problemas que afligem a nossa população, principalmente no momento de tanta adversidade para esse território.  E na ausência desse debate, ouvimos denúncias do uso da máquina pública em favor de candidaturas, de ameaças e constrangimento a eleitores, da briga de profissionais da comunicação, utilizando os veículos em que trabalham em defesa de seus candidatos, ao ponto de ferirem a legislação eleitoral. Foi o que tivemos de fato nesta campanha.
Mesmo diante da ausência do debate, do conhecimento de propostas, da interação entre candidatos e eleitores, chegou a hora da verdade das urnas que expressam a vontade popular, em um recado claro a todos os candidatos envolvidos na disputa. Por isso, torcemos para que saibam interpretar os resultados das eleições, para com isso, se chegar ao que disse um dia o escritor Monteiro Lobato: “ Um governo deve sair do povo, como a fumaça de uma fogueira”.                                                                  

Irecê- Ba, 25/09/12
                                                                                                                                                          Jorge Luiz Rocha

Pedagogo

Irecê: Justiça suspende emissora Líder FM por 24 horas

 
 
 
 
Imagem:Google-reprodução
 
A Rádio Irecê Líder FM está fora do ar desde a 0h desta sexta-feira (28), após decisão da Justiça Eleitoral que determinou a suspensão pelo período de 24 horas. O juiz eleitoral Marcos Adriano Silva Lêdo acatou representação da coligação “Pra Seguir em Frente”, liderada pelo atual prefeito e candidato a reeleição, Zé das Virgens (PT). O prefeiturável acusou a emissora de “retaliação” em veiculação de propaganda gratuita”. O Ministério Público esteve nas dependências da Rádio Irecê Líder FM e confiscou todos os arquivos de áudio da emissora para a avaliação da perícia técnica, que de acordo com a decisão do magistrado, considerou procedente a manipulação da propaganda eleitoral. Durante o período da suspensão, a emissora ainda fica obrigada a divulgar, a cada 15 minutos, uma mensagem com afirmações que a programação está fora do ar porque “desobeceu lei eleitoral”.Informações do BN.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Eleições 2012: Quarta pesquisa do Ibope aponta liderança de Pellegrino

 
 
Foto:Editoria de arte do BN-reprodução
A quarta pesquisa Ibope/TV Bahia confirmou, nesta quinta-feira (27), o mesmo cenário de empate técnico na sucessão de Salvador apontado pelo Vox Populi/Band. Entretanto, de acordo com o levantamento estimulado, quando são oferecidos os nomes dos prefeituráveis, o candidato do DEM, ACM Neto, perdeu a liderança. Ele agora tem 31% das intenções de voto, contra 34% de Nelson Pelegrino (PT), o que ratifica a possibilidade de segundo turno demonstrada anteriormente. Na consulta realizada pelo mesmo instituto, no último dia 13, o democrata cravava 39% e o petista 27%. Mário Kertész (PMDB) aparece em terceiro com 7%, seguido de Márcio Marinho (PRB), com 4%, Hamilton Assis (PSOL), 2%, e Da Luz (PRTB), 1%. Brancos e nulos somam 15%, enquanto 6% dos entrevistados seguem indecisos. No quesito rejeição, Da Luz lidera, com 38%, seguido de Neto, com 35%, Pelegrino, com 30%, Kertész, com 28%, Assis, com 25%, e Marinho, com 24%. A amostragem ouviu 805 pessoas, entre os dias 22 e 27 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00236/2012. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.Informações do BN.

Copa 2014: FIFA define horários dos jogos, Brasil estreia em 12 de junho

Comitê Executivo da Fifa se reuniu nesta quinta-feira em Zurique, na Suíça, e aprovou todos os horários para as partidas do Mundial. O duelo de abertura, que terá a seleção brasileira e será disputado na Arena Corintihans, em São Paulo, começará às 17h (de Brasília), no dia 12 de junho.
Os jogos da fase de grupos serão às 13h, 17h, 18h, 19h e 21h, e os das oitavas e quartas de final, às 13h e às 17h. Já às semifinais serão realizadas às 17h, e a grande final, às 16h do dia 13 de julho de 2014.
Segundo a Fifa, os horários foram estipulados levando em conta vários critérios, como distribuição equitativa de todas as seleções; períodos de descanso equitativos para todas as equipes em um mesmo grupo; temperatura nas cidades-sede; fatores do mercado global de televisão; e logística de viagem da torcida (como horários de voos e alojamento).
Projeto arena corinthians maquete (Foto: Divulgação)Projeto da Arena Corinthians: estádio será o palco da abertura da Copa (Foto: Divulgação)
Sorteio da Copa
O encontro também definiu a data do sorteio da Copa do Mundo, que acontecerá no dia 6 de dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O Mundial será disputado por 32 seleções, dividas em oito chaves. O Brasil, como anfitrião, é o único já confirmado e estará no Grupo A, abrindo o Mundial no dia 12 de junho de 2014 no estádio do Corinthians, em São Paulo.
Data limite para convocações
Ficou definido ainda que o dia 19 de maio de 2014 será a data limite para que os técnicos informem os jogadores convocados para o torneio. Por fim, a Fifa determinou que entre 19 e 25 de maio não será disputada competição alguma, exceto a Liga dos Campeões da Europa, para que os jogadores tenham pelo menos uma semana de descanso antes de se apresentarem às seleções.
 
Horários dos jogos de 2014 por cidade
Belo Horizonte: 13h e 17h
Brasília: 13h e 17h
Cuiabá: 16h e 18h (fuso com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília)
Curitiba: 13h, 16h, 17h e 19h
Fortaleza: 13h, 16h e 17h
Manaus: 15h, 16h e 21h (fuso com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília)
Natal: 13h e 19h
Porto Alegre: 13h, 16h e 17h
Recife: 13h, 17h e 19h
Rio de Janeiro: 13h, 16h, 17h e 19h
Salvador: 13h, 16h e 17h
São Paulo: 13h, 16h e 17h
 
Fonte:portal G1-reprodução

TCM reprova contas da Prefeitura de Cafarnaum de 2011

 
 
 
 
Foto:Jorge Calmon notícias-reprodução BN
 
O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da prefeitura de Cafarnaum, no centro-norte baiano, relativas ao exercício de 2011, de responsabilidade do prefeito Ivanilton Oliveira Novais. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor municipal em R$ 6 mil. Para a Corte, a despesa total com pessoal alcançou o montante de R$ 13.672.890,27, correspondente a 55,55% da receita corrente líquida de R$ 24.612.248,76, o que teria extrapolado o limite de 54% previsto em lei. O relatório técnico ainda elencou diversas irregularidades, entre elas as falhas técnicas na abertura e contabilização de créditos adicionais; apresentação de balanços e demonstrativos contábeis com irregularidades, e relação de valores e títulos da dívida ativa em desacordo ao disposto em resolução do TCM.Informações do BN.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bahia: Avião bimotor que decolou de Ilhéus continua desaparecido




Foto:reprodução
As buscas pelo avião bimotor que desapareceu depois de decolar de Ilhéus na noite da segunda-feira (24) foram suspensas no início da noite desta terça-feira (25) e serão retomadas na manhã de quarta, segundo informações da Aeronáutica.
O avião transportava o corpo de Carita de Souza Ramos, 61 anos, turista goiana que morreu em uma praia no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul baiano. O viúvo de Carita e um piloto não identificado estavam no avião, que transportava o corpo para sepultamento em Brasília, onde a vítima morava. O enterro seria na tarde desta terça e foi cancelado.
Segundo a Aeronáutica, as buscas percorreram área de 312 km² e foram feitas por duas lanchas da Marinha, um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Corpo de Bombeiros. A previsão é de que o trabalho de busca seja retomado a partir das 6h20 da quarta-feira.
O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, chegou a ficar fechado por duas horas nessa tarde por conta das buscas. De acordo com a Infraero, não há um posicionamento sobre se o aeroporto vai funcionar amanhã ou sofrerá algum tipo de interdição por conta das buscas.
De acordo com a Infraero, o bimotor Sêneca EBM-810 estava com a documentação em dia.
Perda de contato
A aeronave partiu de Ilhéus com destino à Brasília por volta das 23h15 e o voo deveria durar cerca de 3 horas. As buscas estão sendo coordenadas pela Aeronáutica em Brasília através do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
O helicóptero H34, da Aeronáutica, realiza sobrevoos sobre o mar da região, onde também estão duas embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus, em busca de sinais da aeronave ou das vítimas. Segundo a TV Bahia, moradores viram a aeronave diminuir a altitude a cerca de um quilômetro e meio da costa após o início do voo. Informações do Correio da Bahia.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Candidato de Lula no Recife pode ficar fora do 2º turno

                                               
                                                                                       Foto:divulgação/google /reprodução
Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (23) revela que o candidato do PT à prefeitura de Recife, Humberto Costa, perdeu espaço e foi ultrapassado pelo postulante do PSDB, Daniel Coelho, que poderá ir ao segundo turno com Geraldo Julio (PSB), que lidera com 39% das intenções de votos. O tucano tem 24% contra 16% do petista. De acordo com o jornal O Globo, desde a última consulta Ibope, do dia 3 de setembro, Costa caiu nove pontos e Coelho saltou de 15% para 24%. Ainda de acordo com periódico, Humberto Costa tem o maior índice de rejeição: 36%, seguido de Mendonça (28%), Edna Costa (23%, Jair Pedro (19%), Geraldo Julio (15%), Roberto Numeriano (13%) e Daniel Coelho (12%). A amostragem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número 00139/ 2012. A coleta de dados foi feita entre os dias 20 e 22 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 1.106 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Fonte:BN