• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de julho de 2018

Salvador: Incêndio na ALBA será investigado




Fogo na Assembleia atingiu 3° andar; curto-circuito será investigado
Foto: Divulgação / SSP-BA
O incêndio que atingiu o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde deste sábado (28) (ver aqui) ficou restrito ao terceiro andar da edificação. Segundo informou a assessoria da Assembleia ao Bahia Notícias, "em princípio nenhum documento foi perdido". O terceiro piso - dos cinco [e mais dois subsolos] - do prédio está em reforma, sendo afetado pelo fogo: maquinário, móveis e o teto, composto de fibra de vidro. A suspeita é que um curto-circuito gerou o fogo que se alastrou pelo andar. Uma perícia vai revelar o motivo. 

Como não havia ninguém no pavimento não há registro de feridos. Por volta das 16h50, boa parte das chamas tinham sido debeladas. Bombeiros continuam na área, já interdidata, para terminar o trabalho de contenção do fogo. As primeiras chamas começaram a ser percebidas por volta das 15h20. Em nota, a Assembleia informou que após a perícia vai contabilizar o prejuízo e estabelecer um plano de recuperação da área atingida. O prédio da Assembleia Legislativa fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB) próximo à Avenida Paralela, em Salvador. Informações do BN.

Confira resultado da Concorrência da concessão da Estrada do Feijão e Construção da Ponte sobre o Rio São Francisco


Resultado de imagem para rodovia ba- 052 estrada do feijão
foto:reprodução

A Seinfra divulgou hoje(28) o resultado da Concorrência nº 022/2018 para delegação por meio da parceria público-privada na modalidade de concessão da manutenção e revitalização da BA- 052 (Estrada do Feijão) e a Construção da Ponte sobre o Rio São Francisco entre os municípios de Xique-Xique e Barra. Confira o resultado abaixo:

RESULTADO - CONCORRÊNCIA Nº 022/2018 - SEINFRA

Objeto: Delegação, por meio de parceria público-privada na modalidade de concessão patrocinada, para a Operação, Manutenção e Revitalização do Sistema Viário BA-052, e a Construção de Ponte-Travessia sobre o Rio São Francisco entre os municípios de Xique-Xique e Barra. A Comissão Especial de Outorga, em conformidade com a Lei Estadual 9.433/05 e disposições do Edital da licitação em epígrafe, informa o resultado da Fase de Habilitação, na forma a seguir:

CONCORRENTE
Classificação
Habilitação
Consórcio Estrada do Feijão Bahia, formado pelas empresas SVC Construções Ltda e Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda
Classificada
Habilitada 

O processo encontra-se à disposição dos interessados. Salvador/BA, 27/07/2018. Alexinaldo Negreiros da Silva/Presidente da Comissão Especial de Outorga.

fonte: DOE 28/07/2018 executivo/secretaria de infraestrutura

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Eleições 2018: Ciro diz que PT coloca 'país à beira do abismo' ao insistir em Lula



fotpo:Ailton Freitas/Agência O Globo/20-07-2018/reprodução


O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta sexta-feira que o PT "faz o país dançar à beira do abismo" ao insistir na candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por ter sido condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o petista preenche os requisitos para ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

— O PT está fazendo uma estratégia que faz o país dançar à beira do abismo. Qual a lógica? Se o senso comum, e até que está muito fortemente dentro do PT, é que Lula não pode ser candidato por uma lei que o próprio Lula criou, a da Ficha Limpa, o que está em marcha no Brasil é uma fraude na escolha da liderança do país — criticou, em entrevista à rádio BandNews.

Ciro negou que tenha buscado flertar com o eleitorado petista ao dar a polêmica declaração de que Lula só teria “chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder”, no último dia 16 a uma TV do Maranhão. Justificou-se afirmando que quis dizer o “óbvio”, de que o Brasil vive um estado de anarquia.

— Quem acompanhou esse último domingo de solta Lula, volta Lula, tira Lula, volta Lula, cinco decisões estapafúrdias sobre a mesma norma, mesma lei, mesmo caso, não pode duvidar de que estamos em um estado de anarquia — disse. — É completamente surreal, e o que gera no coração do povo brasileiro: insegurança, um sentimento de desproteção — acrescentou.

O pedista aproveitou a oportunidade para defender a Operação Lava Jato e explicar que, mesmo que quisesse, não teria “faculdade” para soltar o ex-presidente. Ao mesmo tempo que disse considerar a prisão do ex-presidente “injusta”, o pedetista esclareceu que não é por isso que está “bajulando o eleitorado petista".

Ciro já havia se justificado pela declaração polêmica da soltura de Lula nesta quinta-feira, após a convenção do PDT no estado de São Paulo, na capital paulista. Na ocasião, ele disse que não havia defendido a liberdade de Lula, especificamente, mas “a regularidade do império da lei”.

— O que disse é simples: a liberdade de Lula só será restaurada com a restauração do Estado de direito democrático, que hoje nós perdemos na esteira de um golpe — havia dito a jornalistas. — Esses jornalões acham que vão me intrigar porque uma parte grande do baronato que eles frenquetam é hostil ao Lula. E eu sou antagônico ao Lula também.

Na entrevista desta sexta-feira, Ciro aproveitou para explicar um pouco de seu conteúdo programático nas áreas política e econômica. Defendeu a realização de um plebiscito, ou de um referendo, para a reforma da Previdência, a taxação de lucros e dividendos, aumentar a taxa sobre heranças, além de uma reforma política e uma redução do gasto da União com o pagamento de juros da dívida pública.

fonte:O Globo

TCU lista agentes políticos com contas rejeitadas; tem gestor e ex-gestores da região de Irecê


Tribunal de Contas da União (TCU) lançou nesta semana uma lista de agentes públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. São 7.431 nomes, sendo que 483 estão na Bahia. 
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o objetivo é orientar a população, partidos, coligações, candidatos e o próprio Ministério Público a obter mais informações sobre os candidatos.
"É preciso deixar claro: só a presença na lista não significa que a pessoa seja considerada ficha-suja. É preciso que os requisitos da lei (da Ficha Limpa) sejam cumpridos também: dolo e irregularidade insanável”, destacou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, que participou do lançamento.

A Lei da Ficha Limpa torna inelegível quem tiver as contas rejeitadas por "irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa".
Na região de Irecê, aparecem nomes de ex- Gestores e Gestor atual de cidades que compõe o território. 

Confira aqui a lista do Estado da Bahia.


Os dados já estão disponíveis para todo e qualquer cidadão. O Tribunal disponibiliza o sistema de contas julgadas irregulares em tempo integral em sua página na internet.

A busca pode ser feita por nome, sobrenome, partes do nome ou CPF. Também há filtros por Estado e município. O resultado traz o nome completo do responsável e link para acessar a íntegra do acórdão relativo ao julgamento de suas contas irregulares. Também é possível exportar os dados. Outra forma de fazer a consulta é via Twitter.

Mas é preciso lembrar que somente a Justiça Eleitoral pode declarar a inelegibilidade de alguém. Mesmo assim é preciso que haja uma ação de impugnação de candidatura proposta pelo Ministério Público ou por partidos, coligações e candidatos.

O papel do TCU é julgar as contas de administradores públicos quanto à exatidão dos demonstrativos contábeis, à legalidade, à legitimidade e à economicidade dos atos de gestão praticados por esses agentes.



Fonte:Site do TCU e BNews c/adaptações

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Salvador: Intercâmbio apresenta cultura baiana para jovens colombianos


 Jovens colombianos conhecem o Ilê Ayê - Foto: Camila Souza/GOVBA
foto: Jovens Colombianos visitam o Ilê Aiyé  foto:Camila Alves/GOVBA


Um grupo formado por 10 jovens, de 10 a 16 anos, veio da cidade de Quibdó, na Colômbia, para conhecer Salvador. A capital baiana foi selecionada pelo Ministério das Relações Exteriores colombiano pelas semelhanças étnicas, sociais e culturais com o país. Na tarde desta quarta-feira (25), a música e a dança do Ilê Aiyê aproximaram os dois povos durante uma oficina de percussão na sede do bloco afro, no bairro do Curuzu. A banda Erê comandou a aula.
 
A iniciativa do Governo da Colômbia tem apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). “Eu acredito que seja uma experiência engrandecedora para esses jovens que vêm da Colômbia, que podem encontrar um estado que tem muitas características em comum na formação histórica, cultural, étnica, além de encontrar jovens que pertencem a uma mesma realidade que eles em termos sociais”, afirma Fernando Maltez, assessor técnico da Coordenação de Políticas para a Juventude, vinculada à SJDHDS. 
 
As atividades musicais no Ilê Aiyê continuam nesta quinta (25). “Eles vão estar conosco durante dois dias para fazer um intercâmbio cultural. Nós vamos conhecer um pouco da cultura deles e passar um pouco da nossa cultura e da nossa experiência no trabalho com jovens”, explica o diretor do Ilê Aiyê, Vivaldo Benvindo.
 
Os jovens aproveitaram a oficina e se soltaram na dança e na percussão. O grupo permanece em Salvador até o dia 30. “Para eles, é uma experiência inesquecível pelo fato de ter a possibilidade de conhecer outros lugares e desenvolver seus talentos. São jovens muito talentosos. Alguns deles viram o mar e pegaram avião pela primeira vez”, conta o secretário da Embaixada da Colômbia no Brasil, Yésio Romero.
 
fonte: Lina Magalí/GOV ESTADO 

Gov. Rui define composição final da chapa majoritária

                                foto:reprodução
O governador Rui Costa definiu, nesta quinta-feira (26), os nomes para as vagas da segunda suplência dos candidatos ao Senado da chapa majoritária. Foram escolhidas a ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras Dra. Luciana (PR) - para a segunda suplência de Jaques Wagner (PT) – e a advogada Dra. Silvia (PRP) como segunda suplente do pré-candidato Angelo Coronel (PSD).
Esta última é a segunda suplente do mandato do senador afastado e secretário de Educação na Bahia, Valter Pinheiro (sem partido). 
A confirmação aconteceu antes do último evento de Programa de Gestão Participativa (PGP) que o governador Rui Costa realiza nesta quinta no Wet'n Wild, na avenida Paralela, em Salvador. 
Com a confirmação das suplentes, Rui suaviza críticas que até então cobravam presença feminina no grupamento, sobretudo depois que a senadora Lídice da Mata (PSB) foi preterida.

Veja a composição completa da chapa:  
 
Governador – Rui Costa (PT)
Vice – João Leão (PP)
Senado – Jaques Wagner (PT) 
1° Suplente - Bebeto Galvão (PSB) 
2° Suplente – Dra Luciana (PR)
Senado – Angelo Coronel (PSD)
1° Suplente – Davidson (PCdoB)
2° Suplente - Dra Silvia (PRP)

fonte:BNews c/adaptações

Saúde: Anvisa suspende venda e uso de lote de remédio Melleril para esquizofrenia


Anvisa suspende venda e uso de lote de remédio para esquizofrenia
foto:reprodução
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso do lote 0000045 (Val Out/2019) do medicamento Melleril (cloridrato de tioridazina), drágeas 25mg e 100 mg, registrado pela empresa Valeant Farmacêutica do Brasil Ltda.
De acordo com a publicação, a empresa comunicou recolhimento voluntário do medicamento após constatar que drágeas de 100 mg do Melleril foram embaladas erroneamente nos cartuchos de drágeas de 25 mg do mesmo produto.
A resolução entra em vigor nesta quinta-feira (26). Informações da agência Brasil.

Bahia: Gov. diz que implantará sistema de reconhecimento facial para auxiliar na segurança pública


A situação do presídio de Feira de Santana, que está impedido de receber novos detentos, e uso de tecnologia para auxílio na segurança pública do estado da Bahia foram assuntos abordados pelo governador Rui Costa durante entrevista na manhã desta quarta-feira (25) no programa Acorda Cidade. Ele afirmou que o número de homicídios em todo o estado é alto e que a maioria dos crimes são motivados pelo tráfico e uso de drogas, de forma direta ou indireta.
“Estamos tomando medidas para reduzir o número de homicídios, estamos conseguindo isso ao longo dos 3 anos e meio. Esse ano, por exemplo, estamos com a redução expressiva no estado da Bahia do percentual de homicídios, comparando com 2017. Então temos conseguido progressivamente uma redução. O número ainda é muito alto, mas vamos continuar trabalhando”, destacou.
Rui Costa disse que entre as medidas para reduzir o número de crimes no estado está o uso da tecnologia. Segundo ele, a grande novidade é a implantação de um projeto piloto de rastreamento e monitoramento das cidades, além da implantação de um sistema de identificação das pessoas através da leitura facial.
“Vamos intensificar o uso da tecnologia. Queremos implantar isso em todo o estado. Quero ver se até setembro a gente apresenta a imprensa. Isso ocorre em vários países do mundo, onde as câmeras de monitoramento podem identificar o rosto de todos e fazer a identificação de quem cometeu algum crime ou tem mandado de prisão em aberto. Além disso, se em qualquer câmera aparecer a imagem de uma arma, de uma briga, poderemos identificar as pessoas envolvidas”, afirmou.
Fonte:Acorda cidade c/adaptações

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Gov. Rui nega que o Estado esteja restringindo recursos a Uefs "Se trata de gestão, nós temos que melhorar a gestão para poder atender as demandas”.



                               foto:edson Barboza/reprodução

O governador Rui Costa negou, nesta quarta-feira (25), que o governo do estado esteja restringindo o repasse de recursos para a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele afirmou que o que o governo tem feito é melhorar a gestão para conseguir atender as demandas.
De acordo com ele, a instituição de ensino é a que tem o maior orçamento dentre as quatro universidades estaduais. “Nós não temos feito restrição orçamentária às universidades. Como um governador responsável, não posso gastar muito mais do que eu arrecado porque senão vai falir o estado. Então, nós temos repassado às universidades o orçamento na proporção que a gente arrecada, sem fazer cortes. Se trata de gestão, nós temos que melhorar a gestão para poder atender as demandas”.
O governador afirmou ainda que, com relação à construção de um ambulatório na universidade, a administração da instituição tem condições de fazê-lo, desde que também melhore a gestão dos seus recursos.
“Eu vi a demanda do ambulatório. Nós temos nas outras três universidades ambulatórios funcionando com o orçamento próprio de cada instituição. Circulou uma informação falsa de que precisaria da autorização da Sesab para o ambulatório funcionar, o que não é verdade. A universidade pode colocar seu ambulatório, com seu orçamento para funcionar, sem precisar da Sesab. Tem muita notícia falsa. É só melhorar a qualidade de gestão”, reiterou em entrevista ao Acorda Cidade.
Aprovados em concurso
O governador Rui Costa destacou ainda que o governo ainda não realizou a convocação dos 132 professores aprovados em concurso da universidade e dos aprovados para atuar no ensino médio, pois está aguardando um parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), uma vez que restam apenas 180 dias do fim do mandato, e o número total de convocações pode esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Quando fui assinar a convocação desses professores de segundo grau e das universidades, apareceu uma polêmica com o parecer da PGE, porque alguns membros entendiam que a gente podia fazer e outros achavam que a gente não podia fazer porque nós estamos a 180 dias do fim do mandato e a lei de responsabilidade não permitiria convocar esses professores, só no mês de janeiro. 
Então, diante dessa polêmica, eu resolvi formalizar a quem vai dar o parecer sobre nossas contas, ao Tribunal de Contas do Estado. Formalizei por escrito, dei o processo e perguntei quantos eu posso convocar e se posso convocar esses professores, tanto da rede municipal, quanto das universidades. Estou aguardando que o Tribunal de Contas se manifeste e estamos na expectativa que até a próxima semana a gente já tenha um posicionamento de quantos poderemos chamar, pra que o meu ato esteja coberto pela legalidade e não haja questionamento”, salientou.
Em resposta às declarações do governador Rui Costa, o reitor da Uefs, Evandro Nascimento, pontuou que no último ano houve remanejamento de recursos do orçamento da universidade para outras instituições e órgãos, ficando com o terceiro orçamento, entre as quatro universidades estaduais. 
Ele assegurou ainda que a administração da Uefs nos últimos anos tem feito um trabalho para uma gestão responsável, dentro do quadro que é colocado para a universidade.
“Um decreto de contingenciamento, publicado em novembro de 2015, requeria 15% de redução de despesas com terceirizados, e nós fomos além e reduzimos em 22%. No entanto, na prática, o orçamento de custeio da universidade, que é o que está ao alcance da gestão, estagnou nos últimos três anos, e os recursos de investimentos têm sido os mais contingenciados. Este ano, por exemplo, temos orçamento para investimento R$ 6,5 milhões, e recebemos até agora apenas R$ 1 milhão. Se nós estivéssemos recebendo, poderíamos ter comprado e equipado o ambulatório e estaria funcionando”, afirmou ao Acorda Cidade.
A reitoria
Evandro Nascimento disse que a questão do ambulatório, houve em 2014 um convênio que foi firmado e um diálogo para que o estabelecimento fosse feito em parceria com a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia). “Nós estamos trabalhando nesse momento para que possamos contar com o apoio da Sesab, tendo em vista que o governador tem pedido às universidades para trabalharem mais em parceria com a Secretaria de Saúde e é isso que nós estamos fazendo”.
O reitor informou também que, em relação à questão dos concursados, a universidade está cumprindo o seu papel, buscando condições para fazer essas nomeações. “Estamos inclusive fazendo interlocuções com secretarias de estado, a PGE e o Tribunal de Contas do Estado, pois acreditamos que é necessário termos as condições jurídicas para isso”.
fonte:Acorda Cidade

No Maranhão: "Lula só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder", diz Ciro


Resultado de imagem para ciro gomes
foto:TribunadoCeará/reprodução
"Lula Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político". A declaração é do candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), em entrevista à TV Difusora, no Maranhão, no último dia 16.
Condenado em segunda instância na Lava Jato e preso desde abril, Lula tem seu nome colocado pelo PT como pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Para Ciro, está claro que o petista não será candidato: “Estão cansados de saber que eles não vão deixar o Lula ser candidato, pela Lei da Ficha Limpa que o próprio Lula botou pra valer (...)”.
Para o pedetista, a estratégia do PT é fazer com que Lula indique o candidato no decorrer da campanha eleitoral. Informações do BNews.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Governo brasileiro cobra respostas da Nicarágua sobre morte de estudante em Manágua

A estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima, que cursava Medicina na Universidade Americana (UAM), em Manágua, na Nicarágua. Ela foi morta com um tiro no coração, provavelmente disparado por paramilitares que apoiam o governo de Ortega (Reprodução/Facebook)
A embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorena del Carmen Martínez, foi convocada pelo Ministério das Relações Exteriores para dar esclarecimentos sobre o assassinato da estudante Raynéia Gabrielle Lima em Manágua.
A brasileira, de 31 anos, estava no sexto ano de Medicina na Universidade Americana (UAM) e morreu na noite de segunda-feira, 23, após levar um tiro no peito dentro de seu próprio carro.
  O assassinato ocorre em meio a uma crise política no país, instaurada desde abril, quando começaram as manifestações contra o governo do presidente Daniel Ortega.
Martínez foi recebida pelo embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, subsecretário de América Latina e Caribe do Itamaraty.
Na reunião, que durou quase duas horas, o governo brasileiro demostrou sua indignação com o ocorrido e pressionou a Nicarágua para tomar as medidas policiais e judiciais para elucidar o caso e punir os responsáveis, segundo confirmou o próprio Itamaraty.
Da África do Sul, o ministro de Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira também determinou que o embaixador do Brasil na Nicarágua, Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos, fosse chamado de volta a Brasília para consultas. No meio diplomático esse é o primeiro sinal de insatisfação de um governo.
Ainda não está previsto quando o embaixador deve voltar ao Brasil. Em sua ausência, a embaixada brasileira será conduzida pela encarregada de negócios Maria Ercília Moracani.
Nesta terça, a polícia da Nicarágua negou que um grupo de paramilitares tenha assassinado Raynéia, como havia informado o reitor da UAM, Ernesto Medina.
“Um vigilante de segurança privada, em circunstâncias ainda não determinadas, realizou disparos com arma de fogo, um dos quais a impactou e causou ferimentos”, informou a Polícia Nacional, que não identificou o autor dos tiros.
Horas antes, Medina culpou grupos paramilitares que estavam nas redondezas de onde a estudante morava, ao sul da capital nicaraguense, pelo crime.

O caso

A VEJA, a mãe de Raynéia, a aposentada Maria José da Costa, afirmou que a estudante saiu do hospital onde fazia residência na noite de segunda e foi até a casa de uma amiga. No caminho de volta para sua casa, foi atingida por um tiro de grosso calibre e bateu o carro em seguida.
Ela estava sozinha em seu carro, mas seu namorado a acompanhava em seu próprio veículo logo atrás. Ele a levou para o Hospital Militar, mas a estudante não resistiu e morreu duas horas depois.
Raynéia se mudou para a Nicarágua em 2013 com seu marido e os sogros. Ela se divorciou depois de aproximadamente 3 anos no país, segundo seu pai, Ridevando Pereira, explicou a Veja.
Os pais ficaram sabendo da morte da filha na manhã desta terça-feira, 24, por meio dos ex-sogros. “Desde então, entrei em desespero e só consigo chorar”, diz Maria José. “Ela tinha um sonho de ser médica, que agora acabou. Acabou o meu sonho também.”
Segundo a enfermeira aposentada, Raynéia voltaria ao Brasil assim que terminasse sua residência, em maio de 2019. “Minha filha era pacata, só estudava, estudava para salvar vidas. E agora tiraram a vida dela”, disse.
fonte:Veja

Vestibular 2018.2: Uefs divulga a 2ª Chamada

                              foto:Edvan Barboza/reprodução
A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informou, nesta terça-feira (24), que já está disponível a lista de candidatos selecionados em 2ª chamada no Vestibular 2018.2.
As matrículas deverão ser efetuadas no dia 2 de agosto (quinta-feira), no Auditório Central da Universidade.

Operação Ciranda de Pedra: ex-prefeita de Maiquinique está entre os alvos da PF


foto:reprodução
A ex-prefeita de Maiquinique, Maria Aparecida Lacerda Campos, conhecida na cidade como "Minininha", está entre os alvos de mandados de busca e apreensão da Operação Ciranda de Pedradeflagrada nesta terça-feira (24) pela Polícia Federal.
De acordo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que participou da força tarefa, a ex-gestora integrava o grupo que atuava no direcionamento de processos licitatórios para empresas específicas. A operação tenta desarticular a organização responsável por fraude em licitações e desvio de recursos destinados à execução de obras de infraestrutura no município de Maiquinique.
Segundo a CGU, a fraude consistia na inexecução ou execução parcial dos objetos dos convênios firmados com o Ministério das Cidades; pagamento por serviços não realizados; e repasse de valores a funcionários públicos municipais ou pessoas a eles relacionadas.
Alguns casos tinham seguinte modus operandi: rescisão contratual por inexecução do objeto e realização de nova licitação para contratação de outra empresa do esquema, com vistas à execução dos mesmos serviços. Algumas das empresas serviam apenas de “fachada” e eram compostas por sócios “laranjas”. Informações do BNews.
As empresas receberam, entre 2012 e 2017, pagamentos no valor total de R$ 3.428.183,03. O valor de potencial prejuízo ao erário é de R$ 1.587.619,76, sendo que o montante efetivamente desviado será devidamente calculado no decorrer da apuração.
Na operação, foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação nas localidades baianas de Vitória da Conquista, Jequié, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Maiquinique, Macarani, Itapetinga e Mirante.

Rio: Polícia prende ex-PM suspeito de matar a vereadora Marielle

Marielle.jpg
foto:Marielle Franco em ato no centro do Rio, agosto de 2016 (Créditos: Mídia Ninja/Wikimedia Commons)



A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) prendeu, na manhã desta terça-feira, um ex-PM acusado de ser um dos ocupantes do carro em que estavam os executores da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A prisão do policial militar reformado Alan de Morais Nogueira, conhecido como Cachorro Louco, aconteceu por causa de um outro caso. Além dele, também foi preso o ex-bombeiro Luis Cláudio Ferreira Barbosa. Os dois são suspeitos de integrar a quadrilha de milicianos chefiada pelo ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando da Curicica.

Eles foram presos por serem acusados da autoria dos homicídios de um PM e um ex-PM no sítio de Orlando, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, em fevereiro do ano passado, a mando do chefe da quadrilha de milicianos. A informação sobre o envolvimento dos dois partiu do mesmo delator que apontou que o ex-PM Alan Nogueira estava no carro dos executores.

(...) Com essas novas prisões, a estratégia dos investigadores é justamente a de desestruturar o bando de Orlando da Curicica e elucidar o crime contra a parlamentar. Preso, Alan passa a ser uma peça importante nessa quebra-cabeça que virou o caso Marielle. A expectativa da polícia é que, preso e com as informações do delator contra ele, ele ajude a elucidar o que aconteceu na noite do crime.

No depoimento do delator, (...) a testemunha disse ter ouvido uma conversa de Orlando com o vereador Marcello Siciliano (PHS), num restaurante, no Recreio, em junho do ano passado. Na conversa, o vereador teria falado alto: “Tem que ver a situação da Marielle. A mulher está me atrapalhando”. (...) Depois, olhando para o ex-PM, disse: “Precisamos resolver isso logo”. (...)

fonte:BLog Conversa Afiada

Eleições 2018: Empresário Josué Gomes diz que não será vice de Alckmin

Josué Gomes: Em nota, Josué Gomes agradeceu indicação do Centrão de seu nome como candidato a vice.
Oempresário Josué Gomes (PR), filho do ex-vice-presidente José Alencar, avisou ao ex-governador Geraldo Alckmindo PSDBnão será seu candidato a vice nas eleições de 2018. O apoio do PR segue mantido e a escolha do companheiro de chapa do tucano voltará a ser discutida pelo Centrão. A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pelo Estadão/Broadcast.
Na segunda-feira, Alckmin e Josué se encontram duas vezes. O primeiro ocorreu pela manhã e o segundo à tarde. No último encontro, Josué afirmou a Alckmin que ele poderia se sentir a vontade de buscar um novo nome e comunicou que não aceitaria a indicação do seu partido.
Josué tem uma conversa com petistas, nesta terça, sobre a disputa presidencial. O PT quer convencê-lo a disputar a vice na chapa de Fernando Pimentel ao governo de Minas Gerais. Os dois devem se encontrar à tarde. 
Gilberto Kassab, ACM Neto e Geraldo Alckmin participam do lançamento da chapa de João Doria e Rodrigo Garcia ao governo de SP© Pedro Venceslau / Estadão Gilberto Kassab, ACM Neto e Geraldo Alckmin participam do lançamento da chapa de João Doria e Rodrigo Garcia ao governo de Sp

Indicação

Na semana passada, Josué foi indicado pelo líder do PR, Valdemar Costa Neto, como possível vice de Alckmin após o Centrão decidir apoiar o tucano. Em viagem ao exterior, o empresário divulgou nota na qual evitou se comprometer com a candidatura e avisou que tomaria uma decisão quando voltasse ao País.
“Tomei conhecimento da decisão do Partido da República, ao qual sou filiado, de, juntamente com DEM, PP, PRB e Solidariedade, de apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República, sugerindo o meu nome como possível vice da chapa. Relembro o meu saudoso pai, que dizia que o importante na chapa é quem a encabeça.” E acrescentou: “Vice não manda nada e deve evitar atrapalhar”. Informações do Estadão.