• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de março de 2010

Eleições 2010 na Bahia: Indefinição na família de Félix Mendonça


Com o anúncio do Deputado Federal Félix Mendonça(PTB) de abandonar a vida pública, naturalmente o herdeiro de suas bases eleitorais seria o seu filho Félix Mendonça Filho(PDT), porém a sua filha Andreia Mendonça, vereadora pelo DEM na capital também pode ser candidata as próximas eleições à Câmera Federal.
Na cidade de Irecê, há 478 km de Salvador, o Vice-Prefeito, Paulo Freire(PDT) que também é empresário e líder de uma denominação religiosa na região, já manifestou através de entrevistas as emisssoras de rádio da cidade que irá apoiar Félix Junior para a Câmera. O vice-prefeito inclusive durante a campanha em 2008, era um dos mais ferrenhos defensor que a região de Irecê tivesse candidatos da terra, e foi questionando pelo radialistas o por que dessa mudança, o mesmo disse que tem uma proximidade muito grande com Félix Junior devido as questões empresariais, e que o mesmo é um emprendedor. Como o Prefeito de Irecê José das Virgens do PT irá apoiar outros candidatos a Câmera, o certo é que o reboliço eleitoral no território de Irecê já começou, tendo em vista que a região tem mais de 300 mil eleitores, e assim como na família Mendonça, muita coisa ainda pode acontecer até as definições das candidaturas.
Foto:Félix e Andréia publicado noBahianotícias

Concursos: Embasa divulga resultado



A Empresa Baiana de agua e Saneamento- Embasa, divulgou o resultado do último concurso público realizado pela empresa. Os candidatos poderão acessar o site www.cespe.unb.br/concursos/embasa2009 e conferir o seu desempenho.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Brasil: Ex-preso politico Cubano diz que fala de Lula foi um "insulto"



O presidente do Projeto dos Grandes Primatas (GAP) internacional, o microbiologista Pedro Ynterian, que foi preso em 1961 pelo regime de Fidel Castro em Cuba, reagiu à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a situação de presos políticos naquele país à de presos comuns no Brasil. Em carta aberta divulgada hoje com o título "Eu sou um bandido!", Ynterian diz que é um ex-prisioneiro político e considera "um insulto" comparar a condição dos criminosos que lotam as prisões paulistas com a de presos políticos como o cubano Orlando Zapata, que morreu após 85 dias de greve de fome.
A uma agência internacional, Lula disse que a greve de fome não pode ser utilizada como pretexto para libertar pessoas em nome dos direitos humanos, e que as determinações da Justiça e do governo de deter pessoas em nome da legislação de Cuba devem ser respeitadas.
Empresário naturalizado brasileiro, Ynterian está no País há mais de 35 anos, construiu e mantém em Sorocaba um santuário especializado em chimpanzés e se tornou um ambientalista respeitado internacionalmente. Ele sempre evitou falar de seu passado de lutas pela democracia em Cuba, mas, depois da declaração do presidente, disse que, se ficasse calado, estaria "traindo a memória" dos dissidentes cubanos que morreram lutando contra a ditadura castrista."Desde os 16 anos lutei contra a ditadura de Batista e anos depois tive que lutar contra a dos irmãos Castro, amigos fraternos do nosso presidente." Ele conta que, logo após a tentativa frustrada de invasão da Baía dos Porcos pelos exilados cubanos, numa ação organizada pelos Estados Unidos, Fidel Castro passou a perseguir e prender os opositores."Eu era secretário-geral da Federação de Estudantes Católicos de Cuba, com três universidades e dezenas de colégios. Todas as universidades e escolas foram fechadas e ocupadas pelo regime ditatorial e nunca mais o ensino privado existiu. Eu não peguei em armas, mas tinha opinião contrária ao que Fidel estava fazendo, e, para eles, isso bastava." Ynterian passou algumas semanas na prisão de Cabana, dirigida por Ernesto Che Guevara, e viu vários companheiros estudantes, muitos apenas garotos, serem mortos. "Também presenciei a morte do comandante Humberto Sori Marin, que redigiu a primeira lei de Reforma Agrária quando lutava na Serra Maestra, junto com os irmãos Castro, e depois lutou contra a ditadura implantada por eles. Todos aqueles fuzilados no Paredão da Cabana nunca tiveram um julgamento, um advogado de defesa, nem puderam falar sua verdade. Isso se repetiu centenas, milhares de vezes."




Fonte:ag. Estado
Imagem:Google

Brasil: OAB marca nova data para exame da ordem


Anulada após um candidato ter sido flagrado colando, a segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve acontecer no dia 18 de abril e não mais no dia 11, como havia sido cogitado inicialmente pela instituição. O motivo, segundo o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, é que o dia 11 coincide com diversos concursos públicos em todo o país. A confirmação deve ser anunciada na próxima segunda-feira. Cerca de 18,7 mil bacharéis terão de refazer as provas.
“A probabilidade de ser dia 18 é grande até por conta dos inúmeros pedidos de candidatos devido aos concursos do TRF”, afirmou Cavalcante ao G1.
Em relação ao custo de R$ 1,3 milhão para a reaplicação da prova, a OAB defende que o Cespe pague integralmente o valor. “Não vamos abrir mão de que o Cespe arque inicialmente com o custo. Se houver alguma decisão, a OAB devolveria depois o dinheiro”, disse.
A proposta do Cespe é que o valor seja dividido igualmente entre ele e as 27 seccionais. Se o inquérito da Polícia Federal, que apura a fraude, apontar a culpa de um órgão, haverá o ressarcimento. O 3.° Exame de Ordem de 2009, realizado nacionalmente, foi cancelado após um candidato de Osasco (SP) ter sido flagrado colando –as respostas estavas num papel manuscrito e também dentro do código de leis, que pode ser consultado durante o exame. Fraude Por uma questão de segurança, o Cespe propõe ainda que a aplicação da prova fica integralmente sob sua responsabilidade. Segundo o presidente da OAB, a participação do órgão na realização do exame é “mínima” e pouco mudará. Ele descarta que o vazamento da prova tenha sido feito por algum fiscal de sala, uma das tarefas em que a OAB colabora com o Cespe.
[A prova] Só poderia ter vazado antes [de um fiscal ter tido contato com o exame], mas só a Polícia Federal poderá avaliar no inquérito"
“Isso é impossível. Na leitura da Ordem, não há como fazer a impressão disso [da cola] dentro de um código, como se fosse página de um código. Não haveria tempo para elaborar as respostas antes da aplicação da prova. Isso só poderia ter vazado antes, mas só a Polícia Federal poderá avaliar no inquérito.”
Segundo ele, a PF não deu prazo para a conclusão da investigação.Além da indicação de fiscais de prova, que acompanham a aplicação do exame ao lado de fiscais do Cespe, a OAB aponta examinadores para escolher as questões. “São indicados dois ou três examinadores para escolher cerca de 10 questões. E o Cespe é quem escolhe as cinco finais e só ele sabe isso.”
Na avaliação dele, apesar do vazamento, a credibilidade do Exame de Ordem está mantida. “Ela só estaria manchada se não tivéssemos anulado a prova. Vários concursos no Brasil já foram anulados por conta de vazamento. Isso, infelizmente, pode acontecer. As pessoas querem uma forma fácil de ingressar seja na Magistratura, no Ministério Público ou na advocacia e acabam cometendo ilicitudes dessa natureza. E pode ter certeza de que ninguém vai entrar na OAB pela porta do crime.”


Fonte:G1.com
Imagem:Google

Educação: Termina hoje prazo para matrícula na segunda etapa do PROUNI



Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para os candidatos pré-selecionados na segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni) comparecerem na instituição de ensino onde pretendem estudar e comprovar as informações declaradas na inscrição para efetuar a matrícula. A instituição poderá ainda aplicar um processo seletivo próprio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni.
Para as 85.155 bolsas - 34.661 integrais e 50.494 parciais - ofertadas em universidades particulares do país, somente 68.722 estudantes foram pré-selecionados. No total, houve 355.288 inscrições. Segundo o MEC, as bolsas que sobraram poderão ser aproveitadas pela instituição de ensino em uma seleção própria.
Os alunos beneficiados por essa seleção própria devem se enquadrar em todos os cirtérios do ProUni: ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral, ou até 3 salários mínimos para a parcial, ter cursado o ensino médio todo em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada e não ter concluído um curso superior.




fONTE:Redação Correio c/informações do G1
Imagem:Google

Grande São Paulo- Cartunista Glauco e filho são mortos em assalto

O cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira durante assalto a sua residência, no bairro de Santa Fé, em Osasco (SP). O filho de Glauco, Raoni Villas Boas, 25 anos, e o cartunista chegaram a ser encaminhados ao hospital Albert Sabin, mas não resistiram aos ferimentos.
A casa do cartunista foi invadida por dois homens armados, que tentaram levar vários pertences. Ao tentar convencer os marginais a desistir da ação, Glauco foi atingido por quatro tiros.
Glauco começou nos anos 70 no Diário da Manhã, de Ribeirão Preto (SP), com a tira Rei Magro e Dragolino. Em 1977, ano seguinte ao qual recebeu uma premiação no Salão de Humor de Piracicaba, estréia na Folha de S.Paulo com tiras esporádicas, ganhando espaço diário em 1984.
Na Folha, desenvolveu os personagens Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse. Fez parte do elenco de redatores da TV Pirata e de alguns quadros do programa infantil TV Colosso, ambos da Rede Globo.
Músico, também tocou em bandas de rock. Para o público infantil, leitor do suplemento semanal Folhinha criou o personagem Geraldinho, que é uma versão light (no traço e na temática) do seu personagem Geraldão.
Lançou ainda, em parceria com os cartunistas Angeli e Laerte, companheiros da revista Chiclete com Banana, os Los Três Amigos, personagens imorais e com histórias sarcásticas, que aparecem tanto na Folha quanto em publicações próprias.
Fonte:JBonline
/Terra
Foto:Divulgação

Mundo: Britânico diz que foi torturado no Iraque

O especialista em informática britânico Peter Moore, 36, revelou em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal "The Times" que foi torturado durante os mais de dois anos e meio que passou em cativeiro no Iraque. Morre conta ainda que passou por várias simulações de execução.
Moore foi sequestrado pouco tempo depois de chegar a Bagdá, capital do Iraque, em maio de 2007, junto aos guarda-costas de um edifício do Ministério de Finanças do Iraque. O grupo de criminosas contava com 50 homens vestidos com o uniforme das forças de segurança do país que viajavam em viaturas da polícia. Ele libertado em dezembro do ano passado.
Seus raptores estavam convencidos de que ele era membro da inteligência britânica e o questionaram por horas em busca de informação militar, conta Moore.
Três de seus guarda-costas foram mortos pelos sequestradores e o quarto desapareceu.
Moore disse ter passado por várias execuções simuladas, sob risos dos sequestradores, nos dois anos em que viveu em quartos sujos e vigiado por um grupo rotativo de insurgentes.
Ele conta ainda que, de tempos em tempos, era forçado a passar semanas deitado em um colchão, sentando apenas para comer e levantando apenas para ir ao banheiro.
Outras vezes, ele era acorrentado pelo tornozelo a uma grade na janela, algemado e vendado.
"Uma vez, eles me algemaram com as mãos nas costas, me colocaram em uma cadeira perto da porta, puseram minhas mãos no alto da porta, apoiado pelas algemas, e chutaram a cadeira. Foi muito doloroso", disse.
Em outra ocasião, uma pessoa apontou uma arma em sua cabeça e apertou o gatilho, enquanto outra disparava simultaneamente uma arma carregada.
"No primeiro momento pensei que estava morto, e a morte não era tão dolorosa como imaginava. Mas imediatamente entendi o que se passava, me dei conta de que seguia com as mãos amarradas e com os olhos vendados, e que as pessoas ao redor de mim riam", lembra Moore.
O britânico nega, contudo, as informações publicadas na imprensa de que ele teria sido imediatamente levado ao Irã como parte de um complô idealizado pela Guarda Revolucionária iraniana. "Ouvimos a passagem de um trem e muitas explosões de morteiros. Não era o Irã, de forma alguma", afirma.
Enquanto estava no cativeiro, Moore tentou conquistar simpatia dos sequestradores ao inventar que era casado com uma brasileira, Emma de Souza, doutora especialista em malária. Ele também fingiu ser católico.
O ex-refém acusa ainda o governo iraquiano de cumplicidade em seu sequestro. Segundo ele, pessoas dos Ministérios do Interior e de Finanças do Iraque deviam estar no grupo, devido à complexidade da operação.
"Eles eram resistência iraquiana. Eles tinham representação no governo", disse.
Durante todo o cativeiro, os sequestradores deixaram claro que queriam trocar cinco reféns britânicos por vários de seus dirigentes de seu grupo --A Liga dos Justos-- detidos pelas forças do Reino Unido no Iraque e que estavam sob controle dos americanos.
Vários dos líderes do grupo estavam entre os grupos de prisioneiros iraquianos libertados de prisões americanas e, eventualmente, em dezembro do ano passado, Moore foi levado a um local combinado com um político iraquiano para sua libertação.
Ele disse que não acreditou em sua soltura até que foi levado à Embaixada do Reino Unido no Iraque e só se sentiu seguro quando voltou ao Reino Unido.



Fonte:Folhaconline c/ Reuters e Efe
Foto:Folhaonline

quinta-feira, 11 de março de 2010

Libertadores 2010: São Paulo vence e se recupera no Paraguai


O São Paulo não jogou bem, mas conseguiu passar pelo Nacional (PAR), nesta quinta-feira, por 2 a 0, pela 3.ª rodada do Grupo 2 da Copa Libertadores. Washington foi o salvador do time brasileiro ao marcar duas vezes no segundo tempo. O resultado deixou o São Paulo com seis pontos, um atrás do líder Once Caldas (COL).O Nacional é considerado o adversário mais fraco do grupo, e perdeu todos os três jogos disputados até o momento. O time paraguaio será outra vez o adversário do São Paulo na próxima rodada, no dia 18, no Morumbi. A vitória em casa será fundamental para a equipe brasileira seguir na briga pela vaga nas oitavas de final.No esquema 4-4-2, o São Paulo começou bem e até deu a impressão de que não teria muitas dificuldades para superar o Nacional. Logo aos 6 minutos, Richarlyson fez bela jogada, carregou até a entrada da área e soltou a bomba. A bola explodiu na trave direita do goleiro Caffa. Aos 12, Washington recebeu de Marcelinho e saiu na cara do gol. O atacante chutou mal e Caffa fez a defesa.No entanto, o São Paulo parou após os 15 minutos iniciais. Os jogadores passaram a cometer muitos erros e o Nacional começou a gostar da partida. Se não fosse por Rogério Ceni, o clube paraguaio até poderia ter virado a etapa inicial em vantagem. Aos 42, o goleiro tirou com o pé desvio de Bordón, que aproveitou falha de Miranda após cruzamento de Mazacotte.O São Paulo também não voltou bem na etapa final, e quase levou um gol aos 11 minutos, quando Bordón, livre, chutou por sobre o gol. Contudo, o clube brasileiro encontrou o gol aos 14, com Washington, que aproveitou falha da zaga. Na jogada, a defesa do Nacional parou para fazer linha de impedimento. Washington ficou livre, saiu na cara do gol, driblou Caffa e tocou para o fundo das redes.Depois de ficar à frente do marcador, o São Paulo se segurou e passou a jogar nos contra-ataques. Aos 45 minutos, Washington marcou o segundo e garantiu o triunfo ao aproveitar cruzamento de Fernandinho.
Ficha Técnica:Nacional-PAR 0 x 2 São Paulo
Nacional-PAR - Caffa; Ruiz Peralta (Arturo Aquino) (Bogado), Piris, Miranda e Mazacotte; Melgarejo (Beltran), Bordón, Marcos Riveros e Miers; Ramos e Victor Aquino. Técnico: Ever Almeida.
São Paulo - Rogério Ceni; Cicinho (Rodrigo Souto), Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Hernanes e Marcelinho Paraíba (Cleber Santana); Dagoberto (Fernandinho) e Washington.
Técnico: Ricardo Gomes.
Gols - Washington, aos 13 e aos 45 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Miranda, Marcos Riveros (Nacional); Dagoberto (São Paulo).
Árbitro - Enrique Osses (CHI)
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).


Fonte:Ag.Estado
Imagem:Google

CUBA: Dissidente em greve de fome é hospitalizado após novo desmaio

O dissidente cubano Guillermo Fariñas(foto), em greve de fome há 16 dias, foi hospitalizado novamente nesta quinta-feira após um novo desmaio. Há uma semana, ele havia sido levado ao hospital pela primeira vez, inconsciente e desidratado.
Fariñas, 48, é jornalista e psicólogo e esta é sua 23ª greve de fome. Fariñas considerava-se "um filho da revolução" --seu pai lutou com Che Guevara no Congo em 1965 e ele mesmo serviu na campanha de Angola, em 1981.
Dissidente cubano Guillermo Fariñas foi hospitalizado; ele está em greve de fome há 16 dias pela libertação de 26 presos. Ele diz ter se tornado opositor em 1989, depois que o então popular general Arnaldo Ochoa, condenado por corrupção e narcotráfico, foi fuzilado.
O psicólogo, que esteve na cadeia por 11 anos, recebeu visita de médicos do Estado e independentes durante a greve de fome e já havia alertado que só iria ao hospital quando perder a consciência. Havana diz que ele é responsável por sua sorte e que não aceitará chantagens.
"Ele perdeu a consciência às 14h e foi levado de carro ao hospital provincial Arnaldo Milián, onde entrou na sala de cuidados intensivos", disse seu porta-voz, Licet Zamora, à agência de notícias France Presse, de Santa Clara (280km ao leste de Havana), onde mora Fariñas.
O dissidente foi acompanhado por seu médico pessoal, Ismel Iglesias, que disse se tratar de um "choque glicêmico" semelhante ao que Fariñas sofreu no último dia 3.
Iglesias disse ainda que Fariñas acordou "totalmente deteriorado", com pressão baixa, taquicardias e sintomas visíveis de desidratação.
Pouco antes do desmaio, o diretor de uma clínica do sistema público de saúde visitou Fariñas, acompanhado de outros médicos, e pediu que ele lhe acompanhasse em uma ambulância até uma clínica para um check-up.
O dissidente agradeceu "profissionalismo e humanidade" com que os médicos o trataram, mas insistiu em não deixar sua casa.
Fariñas começou seu protesto há duas semanas para pedir a liberdade de 26 presos políticos cubanos doentes e em protesto pela morte do também dissidente Orlando Tamayo, após quase três meses de greve de fome.
Ele já fez 23 greves de fome desde 1995, uma das quais, em 2006, durou seis meses --com intervalos no qual era alimentado por via intravenosa no hospital. Na época, exigia o acesso sem restrições a Internet.

Fonte:Folhaonline
c/ Efe e France Presse
Foto: Rolando Pujol/EFE

Fortaleza: Menino de 11 anos é um dos responsáveis pela morte de empresária



Um menino de 11 anos é um dos responsáveis pela morte de uma empresária durante uma tentativa de assalto em Fortaleza.
Cinco pessoas teriam participado da morte da mulher, entre elas três menores de idade. Marcela Montenegro, de 34 anos, voltava para casa na noite de segunda-feira (8), depois de ir à igreja. O garoto de 11 anos se jogou na frente do carro para simular um acidente.
A motorista reduziu a velocidade e os adolescentes se aproximaram do carro. Ao perceber a movimentação dos bandidos, a empresária acelerou na tentativa de fugir e foi baleada na cabeça. A vítima perdeu o controle da direção e bateu em um poste. A empresária foi levada com traumatismo craniano para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A morte da vítima foi anunciada na manhã de ontem quarta-feira (10). Segundo a polícia, um adolescente de 16 anos assumiu ter feito os disparos contra a empresária.
O envolvimento de crianças com crimes violentos é uma das maiores preocupações para o juiz da Infância e da Juventude Darival Primo.
O problema é tão grave que as unidades de internação de menores no Ceará estão lotadas. Mas em muitos casos, os envolvidos não chegam às instituições. O menino de 11 anos envolvido na morte de empresária cearense não tem idade para ser apreendido. Ele foi liberado e ficará em casa, com os pais.


Fonte:G1.com
informações do Jornal Hoje
Imagem:Google

Educação: Não haverá duas provas do ENEM em 2010



O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou a aplicação de duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. No ano passado, o ministério havia divulgado que avaliava a possibilidade de realizar dois exames. O ministro visitou nesta quarta-feira (10) o campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a data do exame deverá ser marcada somente para o segundo semestre, mas será definida em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.
A novidade em relação à prova de 2009 é que o exame deste ano cobrará uma língua estrangeira, conforme já anunciado. O idioma cobrado, que pode ser inglês, francês e espanhol, também não foi divulgado.
O MEC estuda ainda realizar no meio do ano uma edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), usando as notas do Enem 2009. Segundo a pasta, a decisão depende do interesse das universidades em adotar esse sistema como ingresso.




Fonte:G1.com
Imagem:google

Economia: Empresário Brasileiro é 8º mais rico do mundo,diz Forbes


O empresário Eike Batista é o oitavo homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em US$ 27 bilhões, de acordo com o ranking de 2010 da revista Forbes divulgado ontem. Eike, que comanda o grupo EBX, ocupava a 61ª posição na lista de bilionários da Forbes do ano passado, com US$ 7,5 bilhões.
"Entrando este ano na lista dos 10 maiores bilionários está o brasileiro Eike Batista, cuja fortuna aumentou em US$ 19,5 bilhões desde o ano passado", segundo a Forbes.
A fortuna de Eike começou a ser construída no início da década dos anos 1980, com atividades de comércio de ouro e diamantes extraídos na região Amazônica.
Depois de uma diversificação dos negócios e de um processo de internacionalização na década seguinte, Eike redirecionou integralmente seus esforços para o Brasil, na crença de que o País "é um dos melhores lugares do mundo para se fazer negócio", nas palavras do próprio empresário.
Nos últimos anos, o grupo de Eike comprou direitos sobre blocos exploratórios de petróleo e gás e formou a OGX, ainda em fase pré-operacional como várias das empresas do grupo.
Outras empresas da EBX são a MMX (mineração), LLX (logística), MPX (energia) e OSX (estaleiros). Com exceção da holding e da OSX, a última em processo de abertura de capital, as demais já possuem ações negociadas na Bovespa
Todas as companhias de propriedade de Eike têm a letra "X" no nome em referência ao sinal matemático da multiplicação.
Carlos Slim supera Bill Gates
No topo da lista da Forbes, o mexicano Carlos Slim, dono da operadora de telecomunicações Telmex, superou Bill Gates, fundador da Microsoft . O primeiro aparece com fortuna de US$ 53,5 bilhões, US$ 500 milhões a mais que Gates. É a primeira vez desde 1994 que o número 1 da relação não é um bilionário americano.
Em terceiro está o megainvestidor americano Warren Buffett, proprietário da Berkshire Hathaway, com US$ 47 bilhões.
O número de bilionários no mundo subiu de 793 no ano passado para 1.011, segundo a Forbes, mas ainda abaixo dos 1.125 contabilizados em 2008.
"Atualmente, os bilionários do mundo têm em média US$ 3,5 bilhões", informou a revista, o que representa um aumento de US$ 500 milhões sobre o último ano.
O ranking da Forbes inclui 97 pessoas que entraram na tradicional lista anual de bilionários da revista pela primeira vez, incluindo 62 da Ásia que estão fazendo sua estréia. A região asiática viu forte recuperação das bolsas de valores e muitas ofertas de ações no ano passado.
A Ásia está agora mais perto da Europa em número de bilionários, com diferença de apenas 14.
A China, com 64 bilionários, apareceu pela primeira vez depois dos EUA, com 403 bilionários, na lista. A Rússia está em terceiro, com 62 bilionários, muitos deles retornando ao ranking após terem saído no último ano devido à queda nos preços das commodities.
Onze países têm ao menos o dobro de bilionários em relação ao que tinham em 2009, e houve um número recorde de 164 pessoas voltando à lista de bilionários em 2010.


Fonte:Reuters News/folhaonline
Foto:publicada na folhaonline

Bahia: Nomeação de novo Procurador -geral de MP enfrenta resistênca de entidades de classe

A Associação Nacional de Membros do Ministério Público (Conamp) classificou como uma “tragédia” a escolha do promotor de justiça Wellington Lima e Silva como novo chefe do Ministério Público da Bahia. “A conduta do governador da Bahia contrariou a democracia e prejudicará, também, o Ministério Público deste Estado”, comentou o presidente da entidade, José Carlos Cosenzo.
A Conamp, historicamente, defende a nomeação do membro mais votado na lista tríplice encaminhada aos governadores. A exceção está quando a diferença entre o primeiro e o segundo colocado é pequena, a exemplo da escolha recente em Minas Gerais, quando a diferença foi de apenas um voto. “Neste caso, o nome escolhido pelo governador da Bahia recebeu menos da metade dos votos da candidata mais votada”, lembrou Cosenzo. Para ele, o procurador-geral escolhido pelo governador tem legalidade para assumir o cargo, mas não legitimidade para ocupá-lo. Por isso, o presidente da Conamp disse que, apesar de já ter passagem comprada e reserva em hotel, não virá à cerimônia de posse, marcada para amanhã. “Sem qualquer referência à honra do nomeado, posso dizer que muitos outros colegas, em igual situação, optaram por não aceitar um ato que pudesse dar conotação de favorecimento, ou deixar dúvidas quanto à imparcialidade na atuação de uma pessoa que obteve apenas um terço dos votos de seus pares”, declarou.
Ao contrário disso, Cosenzo afirma que, durante a campanha, o então candidato Wellington Lima e Silva costumava declarar que, uma vez na lista tríplice, sua indicação pelo governador Jaques Wagner seria certa. “Com um posicionamento como este, o então candidato coloca o próprio governador em uma situação ruim e prejudica a credibilidade do Ministério Público”, declarou. Diante disso, a Conamp fiscalizará de perto a gestão do novo procurador-chefe da Bahia. “Se houver menor deslize, representaremos contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público”.
Em casa - Na Bahia, a reação contra a escolha do procurador-chefe não foi tão enfática. O presidente da Associação do Ministério Público da Bahia, que representa os promotores e procuradores de justiça do Estado, Jânio Braga, disse que, apesar de defender a escolha democrática, é hora de a categoria se unir para garantir a boa administração do procurador escolhido. “A escolha do governador é constitucional, a nomeação do doutor Wellington é um fato e, agora, cabe a nós preservarmos o bom funcionamento da instituição”, disse. Para os servidores, a escolha do procurador-geral representa a mudança administrativa. “Não explicitamos apoio a nenhum nome, até porque os servidores não votam, mas demos nossas considerações sobre as propostas de cada um deles”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Bahia (Sindsemp), Jairo Cruz Gomes.Dentre os três que estiveram na lista tríplice, os servidores só discordavam das propostas apresentadas pela procuradora Norma Angélica, a mais votada. “Defendemos a redução das pessoas contratadas nos 328 cargos de comissão”, destacou Gomes.




Fonte:Thaís Rocha/ag.atarde
Imagem:google

Educação: Instituto de Quimíca da UFBA ainda sem a reforma

No próximo dia 21, se completa um ano do incêndio que destruiu o 5º andar do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ-Ufba) e não houve reforma da área atingida nem construção de anexo do prédio. O 5º andar, que foi totalmente destruído, permanece fechado e os alunos assistem a aulas de modo improvisado. Insatisfeitos com a situação, estudantes de química caminharam do IQ à reitoria em protesto na manhã desta quarta.
O vice-reitor, Francisco Mesquita, recebeu os manifestantes e informou que depende apenas da liberação de recursos, pelo Ministério da Educação (MEC), da ordem de R$ 14 milhões, para que as obras sejam iniciadas.
No dia 17 próximo, Mesquita terá uma reunião com o secretário-executivo do MEC, em Brasília, onde espera sair com a data da liberação da verba. Somente com a garantia dos recursos em conta, a Ufba abrirá a licitação para as obras. Segundo Mesquita, a reforma só deverá ser iniciada após uma média de 60 dias depois do início do processo licitatório.
“O que depende da Universidade Federal da Bahia já está encaminhado. Os projetos estão prontos, vamos a Brasília tentar agilizar”, afirmou Francisco Mesquita.
Ministério - A equipe de reportagem tentou falar com gestores do Ministério da Educação, por intermédio da assessoria de imprensa da pasta federal, para confirmar se há atrasos no repasse e os motivos, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.
Os alunos do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia afirmaram que permanecerão atentos e acompanharão o processo de negociação entre a Ufba e o Ministério da Educação.
“Queremos transparência e celeridade no processo. O vice-reitor prometeu uma reunião nossa com o ministro. Vamos continuar pressionando”, afirmou o estudante do sétimo semestre Alanjone Azevedo.
No próximo dia 22, os alunos da unidade prometem fazer uma nova manifestação pública para marcar a data (21 de março) de um ano do incêndio, sem obras.
Nas faixas e cartazes levados à reitoria pelos estudantes, ontem, eles chamavam a atenção da comunidade acadêmica, autoridades e a sociedade para a demora para as obras e sobre a importância de se formar profissionais de qualidade.
“O 5º andar do IQ está parado e o 4º andar da unidade está sem aula prática nos laboratórios de graduação”, lamentou o estudante do sexto semestre Vinícius Silva. Segundo ele, “já tivemos aula em locais onde foi preciso imaginar que o experimento estava acontecendo”.
Laboratórios - O incêndio no Instituto de Química da Ufba, no mês de março de 2009, começou nos laboratórios 517 e 519. Não houve vítimas.
As chamas consumiram dez laboratórios da unidade no Campus de Ondina da universidade, além de salas de professores dedicados às práticas científicas, vizinhas aos locais atingidos.
Houve prejuízos com perda de equipamentos, materiais e projetos de pesquisa atingidos pelo fogo. O prédio de Química, conforme anunciado na época pelo diretor da unidade, Dirceu Martins, apresenta uma estrutura caótica para abrigar os laboratórios, que devem, segundo o gestor da unidade, funcionar em um prédio anexo ao das salas de aula.
“O incêndio alertou para o perigo, mas o pessoal se acomodou. O prédio foi reaberto parcialmente, mas continua inseguro e sem condições de abrigar um Instituto de Química”, pontuou o estudante da pós-graduação André Rosa Martins.
Incêndio - A natureza da unidade, repleta de produtos explosivos e inflamáveis, agravou o acidente que destruiu grande parte do IQ. Os bombeiros precisaram da ajuda dos professores, que entraram no prédio para ceder máscaras e respiradores, pois a inalação dos produtos causaria asfixia e destruição das vias respiratórias.
Havia risco também de explosão de cilindros contendo hidrogênio e acetileno, produtos de forte potencial explosivo, chegando a 100 vezes mais que um botijão de gás de cozinha. Desesperados, professores e alunos choravam a perda de anos de pesquisas.
Há suspeitas de que um forno de alta temperatura ligado ou um curto-circuito tenham dado início à destruição. Ao todo, eram 50 laboratórios, antes muito requisitados por empresas como a Braskem, Ford e Petrobras, e responsáveis por um terço da produção científica da Bahia.
Fonte Texto: Danille Rebouças/ag.atarde
Foto:Lunaé Parracho/ag. atarde

quarta-feira, 10 de março de 2010

Brasília: Uma Proposta Radical para a PEC 300


Misture-se num mesmo Congresso um ano eleitoral que promete ser intenso, uma emenda constitucional que, se aprovada, terá altíssimo impacto orçamentário e uma fortíssima e organizada pressão de um segmento da sociedade. O resultado dessa mistura poderá ser uma manobra inédita e inusitada do governo para convencer o Legislativo a abrir mão de uma das suas prerrogativas e passar quase um ano sem analisar propostas de emenda à Constituição. A organizada pressão dos policiais e bombeiros para aprovar o piso salarial da categoria fez com que a grande maioria dos parlamentares não tenha coragem de se posicionar contra a medida. Por outro lado, o governo federal e os governos estaduais temem as consequências de terem de aumentar, de uma hora para outra, centenas de policiais que hoje ganham em torno de R$ 800 para R$ 3,5 mil, na melhor das hipóteses. Sem conseguir demover os deputados de votar a favor da PEC, incapazes de parar o lobby das corporações, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP) radicalizou: propôs que não se vote mais PEC alguma até depois das eleições de outubro.
Os líderes partidários se reunirão hoje (10) para decidir se acatarão ou não a sugestão de Vaccarezza. Para ele, os parlamentares cedem à pressão dos policiais e dos bombeiros com medo da reação que as corporações possam ter nas eleições. Em português claro: com medo de perder votos. É por essa razão que ele propôs o congelamento da apreciação das PECs, para que as propostas possam ser analisadas depois sem a contaminação do ambiente eleitoral. “O clima eleitoral não pode ser o motor principal para alterar a Constituição. Não podemos banalizar a discussão das PECs. Quanto menos constitucionalizarmos temas, melhor para o arcabouço jurídico”, defende Vaccarezza.
Embora existam outras PECs importantes em tramitação, a intenção da manobra governista é mesmo barrar a votação da PEC 300, que já foi aprovada em primeiro turno, ressalvados os destaques. A proposta estabelece o piso nacional para policiais e bombeiros e não tem o apoio do governo, porque fixa um valor salarial para o piso na Constituição, o que irá onerar os cofres públicos de imediato após a aprovação da PEC.
“A coisa da forma como estava acontecendo na Câmara, estava tendo um certo exagero. Se as pessoas não conseguiam determinadas conquistas para uma categoria, procuravam uma forma de fazer um contorno na lei apresentando uma PEC. A última que nós tivemos é uma que coloca na Constituição o valor de um piso para uma categoria. Isso não pode estar na Constituição”, diz Vaccarezza.
Inaceitável
Apenas três partidos – Psol, PDT e PPS – se posicionaram contra a paralisação das PECs no Congresso. O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), é enfático: “Nós não concordamos. O Parlamento não pode fechar uma sala com 10 ou 15 pessoas e decidir que não vota mais nada antes das eleições, só porque é ano eleitoral. Não se pode fechar o Congresso por acordo”.
A possibilidade de suspender a votação das PECs causou protestos entre parlamentares. “O governo petista não está suportando o peso da democracia. Essa decisão não é de hoje, já foi tomada desde a semana passada. O Brasil não está em uma situação de guerra para que as PECs não sejam votadas”, disse o deputado Major Fábio (DEM-PB).
Para o deputado Paes de Lira (PTC-SP), a tentativa de suspender a votação das PECs tem “o propósito único e exclusivo de demolir, torpedear e inviabilizar a PEC 300, que foi aprovada em primeiro turno com 393 votos, contra apenas duas abstenções”. “Isso é inaceitável, é antijurídico, antirregimental e até inconstitucional. E vamos utilizar todos os recursos para forçar a votação da proposta em segundo turno”, disse Paes de Lira, que é coronel da Polícia Militar.
Conveniências
Para o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), a paralisação das PECs significa literalmente o fechamento do Congresso. “Quando se verifica que o resultado não é satisfatório para alguns, aí para a votação? Isso não é democracia. Isso é um acordo de grupos de poder. É uma estranha cabeça política que se organizou no Brasil. Quando não é satisfatório o resultado, se interrompe a votação. Que democracia é essa?”, questionou o parlamentar fluminense.
Segundo Miro, os parlamentares favoráveis à matéria vão obstruir as votações caso a proposta do governo seja aprovada. “Isso é de uma gravidade ímpar. A Constituição determina como funciona o Parlamento. Ninguém pode dizer que essa matéria não pode ser votada e aquela pode. Eu estou pasmo.”
O pedetista ressalta que não há sustentação no argumento de que a pressão de policiais e bombeiros pela votação da matéria estaria incomodando os parlamentares. “O povo é bem-vindo e tem que vim fazer pressão sim. E se essa pressão contrariar os meus princípios, eu voto contrário. Isso aqui não pode virar uma Casa de conveniências.”
O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), afirma que a pressão em torno da votação das PECs no Congresso “está fora de controle”. O peemedebista diz que é favorável a suspender a votação de propostas de emenda à Constituição e que é necessário “encontrar uma forma de controle efetivo”.


Fonte: Renata Camargo e Rodolfo Torres
Colaborou Fábio Góis
do Congresso em Foco
Imagem:Google

Eleições 2010 na Bahia: Geddel confirma que será candidato ao governo

Está decidido, segundo Geddel: o PMDB não marchará com o PT, na Bahia, nas eleições para o governo do Estado, como insiste o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista a Terra Magazine, ontem à tarde, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, descartou a possibilidade de uma reaproximação com o governador Jaques Wagner, seu ex-aliado em 2006.
Geddel reafirmou a decisão de candidatar-se ao governo baiano, em outubro próximo, pondo um fim às especulações em torno de uma aliança com os petistas, depois do apelo público feito pelo presidente Lula, durante a inauguração do projeto Salitre, de irrigação, em Juazeiro (BA), na última sexta-feira.
"Estava ao lado do presidente Lula, quando ele manifestou o desejo de unidade. Mas, por vezes, essa unidade não será possível", disse Geddel, que é um dos principais articuladores da aliança entre o PMDB e o PT em torno da candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República.
O ministro que deixa a pasta da Integração Nacional, em 2 de abril próximo, prazo de desincompatibilização estabelecido pela Justiça Eleitoral, aproveitou para estocar mais uma vez o governador da Bahia, Jaques Wagner. Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, de Salvador, no domingo, Wagner afirmou que a saída do PMDB da administração estadual favoreceu o seu governo, pois gastava 30% do seu tempo resolvendo conflitos criados pelo partido.
"Se o governador pensava dessa forma, por que não demitiu os quadros do PMDB quando lá estavam?", questionou Geddel, acrescentando que a atitude de Wagner, neste caso, "foi de conivência ou incompetência".
Em clima de "bateu-levou", PMDB e PT, na Bahia, seguem às turras, para desgosto de Lula, que confessou publicamente sentir-se constrangido com as desavenças de seus aliados. O ministro, que está em compasso de espera sobre a definição da estratégia de campanha de Dilma Rousseff nos estados em que há conflito, já declarou que quer um tratamento igualitário da candidata em relação ao adversário petista, amigo pessoal do presidente da República, além de importante governador do partido.

Fonte:Rosane Santana
Terra Magazine
Imagem:Google

Território de Irecê: Embasa publica Edital de Concorrência para a ampliação do sistema Integrado de abastecimento de água de Irecê



AVISO DE CONVOCAÇÃO DE LICITAÇÃO

A EMBASA divulga, para conhecimento público, que está aberta a Licitação a seguir discriminada: 1) Modalidade: Concorrência Nacional n.º 015/2010, que será processada de acordo com as disposições da Lei Federal Nº. 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, Decreto Estadual nº 4832/95, Decreto Estadual nº 7795/00 e suas alterações no que couber.

1.1) Objeto: Execução das obras de implantação da primeira fase construtiva do reforço do Sistema Produtor, do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê, com fornecimento de materiais e equipamentos.

1.2) Recebimento de Propostas: 13/04/2010 às 09:00 horas.

1.3) Recursos Financeiros: Royalties.

1.4) Patrimônio Líquido: R$ 4.200.000,00.

1.5) Comissão Especial de Licitação:
Marília de Andrade Sampaio, Rita de Cássia França de Jesus, João Ferreira Cunha, Dione Maria Caribé Pinto, Alessandro Roberto Silva de Oliveira, Christiano Bressy Dutra Barbosa e Maria de Fátima Meira Pinto Coelho.

O Edital encontra-se disponível na PLC (Assessoria de Licitações e Contratação), no Edifício Sede da EMBASA - Centro Administrativo da Bahia e para download no site da EMBASA: www.embasa.ba.gov.br/licitacao. As propostas serão recebidas na sala de reuniões da PLC, no Edifício Sede da EMBASA - Centro Administrativo da Bahia. Informações complementares poderão ser adquiridas através dos Fax’s n.º (71) 3372-4638/4735 ou pelo e-mail: plc@embasa.ba.gov.br. Salvador, 03 de março de 2010.
Marília de Andrade Sampaio. Presidente da Comissão.




Fonte:D.o.Estado -04/03/2010
Imagem:Google

Educação: MEC divulga resultado da segunda etapa do PROUNI



O Ministério da Educação (MEC) já está divulgando, desde 6h desta quarta-feira (10), o resultado da segunda etapa de inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). No total, foram recebidas 355.288 inscrições. Os candidatos devem acessar o site do ProUni.

Quem tiver sido pré-selecionado precisará comparecer, até sexta-feira (12), na instituição de ensino onde pretende estudar e comprovar as informações declaradas na inscrição. A instituição poderá ainda aplicar um processo seletivo próprio.

Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. No entanto, pode acontecer de, eventualmente, outro documento ser exigido.Nesta etapa, foram oferecidas 85.155 bolsas de estudo, sendo 34.661 bolsas integrais e 50.494 bolsas parciais – de 50% da mensalidade – em 1,4 mil instituições de ensino superior. Participaram do ProUni estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.
Fonte:G1.com
Imagem:Google

terça-feira, 9 de março de 2010

Estrada: Professora da UESC morre em acidente na BR-101


Uma professora universitária morreu na manhã desta terça-feira, 9, às 6h30, na BR-101, km 567, próximo ao entroncamento da cidade de Arataca.
De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ana Marta Santos Homem Del Rei, 41 anos, que ensina na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), perdeu o controle do veículo na curva Rio Branco, uma das cinco mais perigosas do trecho sul da BR.
Desgovernado, o automóvel de Ana Marta colidiu com um caminhão-tanque, que vinha no sentido contrário. Os dois veículos saíram da pista e foram parar no matagal ao lado da rodovia.
A professora morreu no local e o motorista do caminhão ficou ferido. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.


Fonte:Ana Cristina Oliveira sucursal atarde
c/redação de Paula Pitta
Foto:Luiz Tito/ag.atarde

São Paulo: Promotor calcula em R$100 milhões desvio em Cooperativa ligada ao PT



Pode ultrapassar R$ 100 milhões o total do desvio de recursos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), calcula o promotor de Justiça José Carlos Blat, da 1ª Promotoria Criminal da Capital. "A movimentação sob suspeita indica que o rombo supera R$ 100 milhões", disse Blat, após análise parcial de 8,5 mil extratos bancários da cooperativa, relativos ao período de 2001 a 2008.Blat está convencido de que uma fatia do montante foi destinada a campanhas eleitorais do PT - ele não aponta valores exatos que teriam tomado esse rumo porque, alega, depende de investigações complementares.Na sexta-feira, o promotor requereu a quebra do sigilo bancário e fiscal de João Vaccari Neto, que presidiu a cooperativa até fevereiro, quando deixou o cargo para assumir o posto de tesoureiro do PT. Também foi pedida uma devassa nos investimentos de dois ex-diretores da entidade, Ana Maria Érnica e Tomás Edson Botelho Fraga. O promotor quer o bloqueio das contas da Bancoop."Que houve desvio eu não tenho mais dúvida alguma", diz o promotor, após dois anos e meio de apuração. "Os dirigentes da cooperativa transformaram-na em negócio lucrativo, utilizando os benefícios da lei para lesar milhares de cooperados que aderiram através de contratos para a construção de moradias. Uma parte desse dinheiro foi para o PT, outra parte para o enriquecimento ilícito de ex-dirigentes da Bancoop."Ele identificou "milhares de movimentações financeiras fraudulentas visando a ludibriar os cooperados". O promotor identificou "operações inusitadas, obviamente para mascarar o desvio de dinheiro para caixa 2 de campanhas eleitorais".
REPASSE
O inquérito revela que um ex-presidente da cooperativa, Luiz Eduardo Malheiro, tinha participações como sócio-cotista da Germany Comercial e Empreiteira de Obras Ltda, responsável pela construção dos empreendimentos da Bancoop. Malheiro fazia parte da diretoria da Mirante Artefatos Ltda, contratada da Bancoop para fornecimento de concreto. Ele morreu em novembro de 2004, em acidente de carro em Petrolina (PE). Ao Ministério Público, seu irmão, Hélio Malheiro, afirmou que "muitas vezes se via obrigado a entregar valores de grande monta" para o PT.O rastreamento bancário aponta repasses da Germany para o partido. "A doação efetuada pela Germany para o comitê financeiro do Partido dos Trabalhadores tem apenas aparência lícita, pois foi uma forma fraudulenta de burlar a legislação eleitoral que os dirigentes da Bancoop, que pertencem a referido partido político, encontraram para beneficiar seus candidatos", diz Blat."Os dirigentes da Bancoop, através de empresa de fachada, operaram esquema de caixa 2 para fomentar campanhas eleitorais", afirma. "O exame dos documentos bancários indica que a cooperativa emitia cheques, valendo-se do expediente de saques na boca do caixa, sem indicar o destinatário e tampouco constando a identificação dos portadores. Cerca de 40% da movimentação das contas da Bancoop teve os recursos sacados em dinheiro."
REAÇÃO
Vaccari lançou um desafio. "Blat tinha que colocar o que diz nos autos. O fato é que não existe nenhum processo contra dirigentes da Bancoop na época, nem contra mim, nem contra outros. Ele faz agitação eleitoral, mas não coloca nada nos autos. É inalienável o direito de defesa de qualquer cidadão."Para o advogado da Bancoop, Pedro Dallari, "é maluquice" a estimativa dos R$ 100 milhões. "Eu não sei nem de onde ele tirou isso. Hoje a cooperativa é credora, ela tem a receber dos cooperados." Dallari aponta "erro infantil" no exame dos cheques. "Ignoraram o que é movimentação interbancária." "A cooperativa é sujeita a controles e auditoria permanente. Todos os balanços e as demonstrações financeiras são verificadas. É evidente que não poderia haver uma única transferência para o PT que não fosse transparente", diz o criminalista.
Fonte:Fausto Macedo e Clarissa Oliveira do Estadão
Imagem:Google

segunda-feira, 8 de março de 2010

Bahia: Prefeito demite concursados em Ibicaraí

Segundo informações do blog do Gusmão, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana (PT), se tornou o principal inimigo dos próprios servidores. O gestor exonerou 155 funcionários concursados, escolhidos a dedo, e manteve na folha de pagamento os contratados por portaria (cargos de confiança). O comentário é que a medida, mais do que despropositada, se deu por perseguições políticas. Resta saber se os meios jurídicos estão antenados a essa decisão do administrador.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Bahianotícias

Brasileirão 2010: Vitória estréia contra Palmeiras

A CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela do Campeonato Brasileiro-2010, que será disputado entre os dias 8 de maio e 5 de dezembro. A competição terá a mesma forma de disputa da temporada passada.
As novidades serão os quatros clubes que conquistaram o acesso para a Série A: Vasco, Ceará, Atlético-GO e Guarani. Eles substituem Sport, Náutico, Santo André e Coritiba, que foram rebaixados para a Série B.
Atual campeão, o Flamengo encara o São Paulo, terceiro colocado na edição de 2009, no dia 9 de maio, no Maracanã. O Corinthians também estreia no dia 9, quando recebe o Atlético-PR.
Um dia antes, a competição terá início com a realização de três jogos, todos às 18h30. O Botafogo recebe o Santos, no Engenhão, o Atlético-GO encara o Grêmio, no Serra Dourada, enquanto o Palmeiras pega o Vitória, no Parque Antartica.
Por causa da Copa do Mundo-2010, o Campeonato Brasileiro será paralisado no dia 6 de junho e será retomado no dia 14 de julho.
Veja os jogos da primeira rodada
Sábado (8 de maio)Botafogo x SantosAtlético-GO x GrêmioPalmeiras x Vitória
Domingo (9 de maio)Flamengo x São PauloAtlético-MG x VascoInternacional x CruzeiroCorinthians x Atlético-PRCeará x Fluminense Guarani x GoiásAvaí x Barueri
Fonte:TribunadaBahia
Imagem:Google

Bahia: Ex-deputado é encontrado morto em São Domingos

A polícia investiga nesta segunda-feira, 8, a morte do ex-deputado estadual Florisvaldo Carneiro da Cunha, 71 anos, encontrado morto no último domingo, na sua fazenda de nome "Pai Inácio", no município de São Domingos, 250 km de Salvador.
O caso é cercado de mistério, já que o ex-deputado foi encontrado caído no pasto a cerca de 150 metros de seu carro com hematomas pelo corpo e rosto, mas sem marcas de ferimentos de arma branca ou de fogo.
O delegado João Jorge Umbelino, titular da Delegacia de Valente e interino de São Domingos, acha estranho o fato de os pertences de Florisvaldo – dinheiro, relógio, celular e talão de cheque – não terem sido levados. Todos os objetos foram espalhados no chão entre o corpo e o carro.
Umberlino não descarta a possibilidade de latrocínio (matar para roubar), mas também levanta a suspeita de homicídio ou morte natural, pois não há indícios de morte de violenta, como sangue espalhado pelo chão. No entanto, alguns galhos estavam quebrados no chão, o que dá a impressão de que houve briga no local.
Morte – O ex-deputado, atual empresário do ramo de sisal, saiu de casa no sábado, 6, e foi para a fazenda, onde conversou com um funcionário e disse que iria “fazer uns serviços”. A família estranhou seu sumiço e informou a polícia.
Florisvaldo foi deputado estadual por dois mandatos entre 1983 e 1990, vereador três vezes e prefeito do município de Valente. O atual prefeito da cidade, Baldino Amaral, decretou luto por três dias.
O corpo do ex-deputado será enterrado no Cemitério de São Domingos na tarde desta segunda.
Fonte:Alean Rodrigues/sucursal Feira de Santana
*Com redação de Paula Pitta A TARDE ON Line

Bahia: Coreto desaba e mata pessoas em C. do Coité


Ao menos quatro pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas quando o teto de um coreto desabou na Praça da Matriz de Conceição do Coité (a 234 km de Salvador), neste domingo, 7.
A única morte confirmada foi a de Laurimar Carneiro, de 71 anos, que sofreu traumatismo craniano e já chegou ao Hospital Municipal Almir Passos sem vida.
As vítimas estavam entre as três mil pessoas que participavam de um bingo. Elas haviam procurado abrigo no coreto quando começou a chover e ventar forte.
Os feridos foram levados aos hospitais Regional de Conceição e Almir Passos. Houve confusão no atendimento. Cinco pessoas gravemente feridas foram transferidas para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Apagão - Em Salvador, as fortes chuvas, ventania e raios causaram transtornos no início da noite deste domingo. A Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 14 ocorrências, sendo as mais graves dois desabamentos parciais de imóvel – um na Boca do Rio e outro na Liberdade – ambos sem feridos ou vítimas.
O temporal interrompeu o fornecimento de energia em ruas do Imbuí, Acupe de Brotas, Calçada, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Cidade Jardim, Pituba e Itaigara, além do município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. De acordo com o gerente de operações da Coelba, Sérgio Melo, a forte incidência de raios nos fios de eletricidade causaram o transtorno.
Na Avenida Antonio Carlos Magalhães, Itaigara, ônibus da empresa Transol (JQZ-3925) que fazia a linha Pero Vaz / Itaigara caiu em uma cratera de aproximadamente cinco metros de cumprimento e três de largura, que ficou aberta em função das obras de macrodrenagem feitas pela prefeitura da capital e pelo Ministério da Integração Nacional. O motorista Pedro José Fonseca disse que “abriram a avenida mas não puseram placa de sinalização”
Na Rótula do Abacaxi, o casal de aposentados Valfredo Santos da Cruz e Adalgisa Ferreira da Cruz tiveram sorte. Dentro do Fiat Palio (HEW-2903) eles aguardavam a sinaleira abrir quando um bate estaca caiu em cima do capô



Fonte:Valmar Hupsel Filho l A TARDE
Colaboraram Salvatore Carrozzo e Karina Costa l A TARDE
Foto:Alexandre Reis-Divulgação

domingo, 7 de março de 2010

Futebol 2010: Confira os principais resultado do domingo nos Estaduais








Taça Rio:
Vasco 1 x o Boa Vista
Fluminense 2 x 1 Botafogo

Paulista:
Corinthians 1 x 0 São Caetano
Santos 1 x 1 Portuguesa
São Paulo 2 x 0 Ponte Preta

Baiano:
Bahia 3 x 1 Colo - Colo
Vitória 3 x 1 Camaçari
Mineiro:
Atlético 1 x 0 Democrata
Cruzeiro 2 x Tupi

Gaúcho:
Grêmio 1 x 0 Porto Alegre

Eleições 2010: Marina Silva diz que pré-campanha de Dilma extrapola

A senadora e ex-ministra Marina Silva, pré-candidata à presidência da República pelo Partido Verde, criticou neste sábado (6), durante encontro de sua sigla no Rio de Janeiro, o emprego da máquina pública por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para promover a sua candidata a sucessão, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Marina ainda disse discordar da recuperação BR 119, rodovia que liga Porto Velho a Manaus. Orçada em R$ 700 milhões, a obra é uma das principais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região Norte. Sobre a visita do presidente Lula e da ministra Dilma ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (8) para vistoriar obras, a senadora afirmou que “existe um certo extrapolar” na pré-campanha da candidata do governo. Com informações do Portal Terra.
Fonte:bahianotícias
Imagem:Google

Bahia: Criança de 09 anos é assassinada em Tremendal

Uma menina de 9 anos foi assassinada com vários golpes de facão por volta das 11h15 deste domingo (07). O crime aconteceu no povoado de Tremendal, município a 558 km de Salvador. De acordo com o Correio a vítima foi assassinada pelo vizinho Roberto de Jesus, de 27 anos. Segundo testemunhas, a garota, acompanhada por duas crianças, foi a propriedade vizinha, quando o proprietário Roberto apareceu com um facão para atacar o grupo. A sobrinha do assassino, de 15 anos, conseguiu salvar as outras duas crianças. Roberto foi preso pela Polícia Militar da cidade, e no momento da prisão ainda feriu o policial Janilton Fernandes Sousa com golpes de foice. O criminoso está preso na delegacia de Tremendal e o corpo da criança foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.
Fonte:Bahianotícias
Imagem: Google

EUA: Obama destaca a "coragem" dos Iraquianos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou neste domingo a "coragem" dos iraquianos que "desafiaram as ameaças para fazer com que sua democracia avance" ao votar nas eleições legislativas, marcadas por ataques que deixaram 38 mortos e mais de 100 feridos.
"Felicito o povo do Iraque por ter votado durante estas importantes eleições parlamentares. Tenho um grande respeito pelos milhões de iraquianos que não se deixaram intimidar pela violência e exerceram o seu direito de votar hoje", indicou o presidente americano em um comunicado.
"Lamentamos as trágicas perdas de vidas humanas hoje e saudamos a coragem e a vontade dos iraquianos que desafiaram as ameaças para fazer com que sua democracia avance", acrescentou, considerando que "sua participação mostra que o povo iraquiano escolheu construir o seu futuro pelo caminho do processo político".
Disparos de obuses de morteiro e de foguetes e vários atentados a bomba mataram 38 pessoas e deixaram 110 feridos, mas não impediram a formação de longas filas nos centros de votação.
Estas eleições são consideradas cruciais para a estabilidade do país a seis meses do início da retirada das tropas americanas e a menos de dois anos da retirada total.
Fonte:AFP/Isto é
Foto:Google

Eleições 2010: Lula vai apoiar candidato do PMDB ao governo de Minas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou os petistas mineiros que irá apoiar a candidatura do ministro Hélio Costa (Comunicações), pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PMDB, informa Valdo Cruz em reportagem publicada neste domingo na Folha. O objetivo de Lula é conseguir o apoio do PMDB no Estado para fazer a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) sua sucessora.
A decisão do presidente coloca em xeque as duas pré-candidaturas do PT ao governo mineiro: a do ex-prefeito Fernando Pimentel e a do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
Segundo a reportagem, Lula pediu aos dois petistas que busquem uma estratégia de composição na chapa do PMDB. A proposta do presidente é que o PT indique o candidato a vice-governador.


Fonte:Folhaonline
Imagem:Google