• Praça do Feijão, Irecê - BA

segunda-feira, 1 de julho de 2024

PR: Polícia abre investigação contra filho de Olavo de Carvalho

Ana Clara, Calinka, Tales e Julia

foto:reprodução

 A Polícia Civil do Paraná decidiu abrir uma investigação para apurar as denúncias feitas por Calinka Padilha de Moura, ex-esposa do empresário Tales de Carvalho, filho do escritor Olavo de Carvalho, de estupros, tortura e violência psicológica. O anúncio foi feito pela polícia à coluna.


“Entre as primeiras medidas em andamento, estão a busca pelo contato da mulher, que chegou a registrar um Boletim de Ocorrência Online no Estado relatando ameaça”, afirmou a polícia em nota.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a investigação analisará eventuais outros crimes cometidos no Paraná e será coordenada pela delegada Luciana de Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada da corporação.

Calinka foi uma das seis mulheres localizadas pela coluna e que relataram episódios de violência física, sexual ou psicológica cometidos pelo extremista de direita. Das quatro ex-exposas de Tales de Carvalho encontradas pela coluna, duas aceitaram gravar entrevistas. Além delas, duas filhas do empresário, Julia e Ana Clara de Carvalho, corroboraram os relatos da mãe, Calinka, e acrescentaram terem visto vídeos de abusos sexuais infantis no computador do pai.

A pedofilia é um dos aspectos que será analisado pela Polícia Civil do Paraná. Segundo Calinka disse em sua entrevista, Tales de Carvalho costumava, durante as sessões de tortura impostas a ela e a outra de suas esposas – ele chegou a ter quatro ao mesmo tempo –, obrigá-las a assistir a vídeos de crianças de cerca de 2 anos sendo abusadas e, excitado, estuprava as duas.

Tales de Carvalho hoje vive com duas de suas filhas, de 10 e 14 anos, e com a única de suas esposas que não o deixou. Segundo o próprio empresário, ele está casado com essa mulher desde que ela era adolescente, aos 14. Calinka relata que ele a pediu em casamento aos 12. A moça é filha do ex-padrasto de Tales. Informações do Guilherme Amado do Metrópoles do Metrópoles em 01/07/2024.





Na Bahia: Lula inaugura obra, e anuncia investimento de R$ 7,2 bilhões no Estado



                                             Foto:Gabriel Lopes/BN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu fazer novas entregas na Bahia nos próximos meses. Em Salvador, nesta segunda-feira (1º), acompanhado de um time de ministros, o chefe do Executivo nacional fez uma série de anúncios nas áreas da cultura, saúde, educação, moradia, infraestrutura, entre outros. 


“Nós viemos aqui anunciar uma série de coisas. Não é a primeira vez, não. Eu vou vir mais vezes aqui porque tem mais coisa para anunciar”, disse Lula. 


Na ocasião, o presidente ainda brincou com a proximidade entre o governador Jerônimo Rodrigues e o chefe da Casa Civil Rui Costa. “Agora que eu tenho o Rui Costa na casa civil, o Jerônimo vai a sala do Rui Costa, e ele nem me procura mais. Quando eu venho, ele tá entrando na sala do Rui sem eu saber”, disse. 


Mais cedo, a comitiva esteve em Feira de Santana para inaugurar 40,3 km de duplicação da BR-116, assinar a ordem de serviço para duplicar de mais 53,2 km; anunciar o aviso de licitação para finalizar o contorno Leste, de Feira de Santana; e também a ordem de serviço para 137,4 km da FIOL 2, entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério. O investimento total anunciado para a Bahia foi de R$ 7,2 bilhões. 


fONTE; BN - 01/07/2024

SC: Casal dono de clube de tiro é preso em restaurante após disparar contra cobradores em Camboriú


                                            foto:reprodução

Um casal fundador do Clube de Caça & Tiro Camboriú, acusado de vender armas que nunca são entregues, foi cobrado em um restaurante e reagiu com disparos. O fato ocorreu na tarde deste domingo (30), no restaurante Distretto, conhecido local em Balneário Camboriú e causou pânico entre os frequentadores.

Os tiros provocaram uma grande correria, com crianças chorando e pessoas escondidas embaixo das mesas. A tragédia só não foi maior porque um agente Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Itajaí almoçava no local e conseguiu imobilizar a atiradora, que foi algemada até que chegasse a Polícia Militar e a DIC de Itajaí. O casal – Emanuel Claudino, conhecido como Portuga e a esposa Adriana – foi preso.A polícia informou que o casal, dono do clube de tiro, é conhecido por golpes milionários com vendas de armas na região. Uma das vítimas do golpe do casal, que estava em companhia do irmão, encontrou com eles no restaurante e foi tirar satisfações.

A confusão

Adriana sacou a arma e tentou matar os dois, mas teve o revólver desviado por uma das vítimas. Começou uma briga generalizada e o casal acabou apanhando de frequentadores do restaurante. Portuga teve os ossos da face quebrados e vai precisar passar por cirurgia. Ele mordeu o supercílio de uma das vítimas e arrancou um pedaço da sua sobrancelha.

Segundo a Polícia Civil, Portuga é acusado de estelionato e porte ilegal de arma de fogo.

O clube de tiro que pertencia ao casal está fechado desde o ano passado. Uma operação da Polícia Civil apreendeu, em setembro do ano passado, mais de 210 armas no local que eram mantidas em situação precária e sem monitoramento.

Fonte: Revista Fórum - 01/07/2024Com informações do Diarinho, de Santa Catarina



Em Feira de Santana: Lula pede para público cessar vaia contra prefeito Colbert Martins


                      

      FOTO:Reprodução  Canal GOV


Em evento lotado em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para o público parar de vaiar o atual prefeito do município, Colbert Martins Filho (MDB), nesta segunda-feira (1/7).

Há quatro anos, Colbert venceu o deputado federal Zé Neto (PT-BA), aliado de Lula, e se reelegeu prefeito. Presente no evento desta segunda, o petista, que é pré-candidato à liderança municipal, foi aplaudido pela plateia.

Na situação, Lula interrompeu as vaias: “Todas as pessoas que estão aqui foram convidadas. É muito desagradável a gente convidar uma autoridade municipal e ela ser tratada com vaias, não tem por que fazer isso”.

“Se não, não vou poder frequentar nenhum evento convocado por um governador de oposição”, completou. Colbert agradeceu à atitude do presidente. “Estive na sua base de governo em Brasília”, lembrou.

Confira o momento das vaias a Colbert: 

Tocador de vídeo
00:00
00:12

E o momento da fala de Lula: 

Tocador de vídeo
00:00
01:19

LULA EM FEIRA

Lula desembarcou em Feira para participar da entrega da duplicação de parte da BR-116, e para autorizar a contratação de empreendimentos habitacionais da nova seleção do “Minha Casa, Minha Vida”. Segundo o governo, serão, ao todo, 1.075 unidades habitacionais em Feira de Santana.

Em entrevista à rádio Princesa FM, ele se disse otimista com a pré-candidatura de Zé Neto para se tornar prefeito. “O dia de Zé Neto vai chegar”, afirmou. Essa é a sexta vez que o deputado concorre à liderança de Feira.

“Ele sabe que não é fácil, é preciso dedicação, muita andança. Um dia vai chegar. Chegou pra mim. A gente tem que teimar”, disse o presidente, que se candidatou quatro vezes antes de ser eleito presidente do Brasil, em 2002.

Fonte: ARATUONLINE - 01/07/20224

Política: "a direita que aceitar a pauta da extrema direita será engolida por ela", diz presidente Lula


                                              foto:Ricardo Stuckert

247 - Em entrevista ao jornal A Tarde, o presidente Lula (PT) afirmou não ver as eleições municipais deste ano como um "teste" para o governo federal. "As eleições para as prefeituras envolvem muito mais as questões e debates locais. As pessoas estão julgando as administrações dos seus prefeitos. Aliás, no governo federal, nós trabalhamos e fazemos parcerias institucionais com todos eles, independentemente de partido e de linha política".

Por outro lado, o presidente fez um apelo para que a população vote contra os "negacionistas". "O que espero é que os brasileiros valorizem seu voto e apoiem políticos que defendem a democracia e o diálogo e digam um sonoro não aos negacionistas da democracia e da ciência".

Perguntado sobre a polarização do PT e da centro-esquerda com a extrema direita, Lula disse que a tarefa é de todo o campo democrático, inclusive da direita democrática. "Não é apenas o PT e a centro esquerda que polarizam com a extrema direita. É o campo democrático, todos aqueles que lutam contra a mentira, a intolerância e o negacionismo. A direita que aceitar a pauta da extrema direita será engolida por ela".

"Não dá para achar normal a insanidade que foi o governo anterior, as centenas de milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas na pandemia. A não aceitação do resultado das eleições. Eu acho que temos que ter mais democracia, mais alianças entre os que defendem a democracia mesmo que de correntes políticas distintas, e democracia com resultados concretos para conquistarmos o apoio da maior parte da população e continuarmos derrotando a extrema direita, como fizemos nas eleições de 2022", finalizou. Informações do BRASIL 247 em 01/07/2024.


Eleições na França: população toma as ruas contra a extrema direita após primeiro turno

                                     FOTO:REPRODUÇÃO

Milhares de pessoas saíram em protesto pelas ruas da França, entre a noite deste domingo (30) e madrugada desta segunda-feira (1), contra a extrema direita do país após os resultados das eleições legislativas. As primeiras sondagens apontam vitória do Reunião Nacional (RN), legenda que reúne extremistas como Marine Le Pen. 

Apesar da extrema direita, em números absolutos, ter vencido no primeiro turno, não obteve maioria: o Reunião Nacional teve 34% dos votos; o Nova Frente Popular, bloco de esquerda, formado pelo Partido Socialista, Verdes e França Insubmissa, atingiu 28%; já o Renascimento, partido de centro liderado pelo presidente Emmanuel Macron, teve 20,8%

O bloco de esquerda e o liderado por Macron devem formar uma aliança que pode vencer o segundo turno das eleições legislativas no próximo domingo (7) e frear o avanço da extrema direita. Ainda assim, o partido Reunião Nacional e seus aliados do Partido Republicano devem eleger a maior bancada do parlamento francês: entre 230 e 280 parlamentares. 

A maior manifestação contra a extrema direita registrada neste domingo aconteceu na capital Paris. Milhares de pessoas marcharam pelas ruas da cidade aos gritos de "não passarão". Informações da Revista Fórum - 01/07/2024

Há 30 anos, Plano Real derrubava hiperinflação e estabilizava economia

                                       foto:reprodução

Um dos planos mais inovadores da economia mundial completa 30 anos nesta segunda-feira (1º). Há exatamente três décadas, o cruzeiro real, uma moeda corroída pela hiperinflação, dava lugar ao real, que estabilizou a economia brasileira. Uma aposta arriscada que envolveu uma espécie de engenharia social para desindexar a inflação após sucessivos planos econômicos fracassados.

Em meio a tantos indexadores criados para corrigir preços e salários, a equipe econômica do então governo Itamar Franco criou um superindexador: a Unidade Real de Valor (URV). Por três meses, todos os preços e salários foram discriminados em cruzeiros reais e em URV, cuja cotação variava diariamente e era mais ou menos atrelada ao dólar. Até o dia da criação do real, em que R$ 1 valia 1 URV, que, por sua vez, valia 2.750 cruzeiros reais.

“Tem uma expressão popular ótima, que é o engenheiro de obra feita. Depois que fez, dizia: ‘Ah bom, devia ter feito assim.’ Mas durante o processo... Vamos lembrar, foi um processo extraordinariamente arriscado, difícil, com percalços, podia ter dado errado em vários momentos”, relembrou o economista Persio Arida, um dos pais do Plano Real, em entrevista à TV Brasil, durante o lançamento em São Paulo do livro sobre os 30 anos do plano econômico.

Ao indexar toda a economia, a URV conseguiu realinhar o que os economistas chamam de preços relativos, que medem a quantidade de itens de bens e de serviços distintos que uma mesma quantia consegue comprar. Aliado a um câmbio fixo, no primeiro momento, e a juros altos, para atrair capital externo, o plano deu certo. Em junho de 1994, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tinha atingido 47,43%. O indicador caiu para 6,84% no mês seguinte e apenas 1,71% em dezembro de 1994.

Plano Larida

Batizada de Plano Larida, em homenagem aos economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, a ideia de uma moeda indexada atrelada à moeda oficial foi apresentada pela primeira vez em 1984. Em vez de simplesmente cortar gastos públicos para segurar a inflação, como preconiza a teoria econômica ortodoxa, o Plano Larida foi parcialmente inspirado numa experiência heterodoxa em Israel no início dos anos 1980.

No país do Oriente Médio, os preços e os salários foram temporariamente congelados para eliminar a inércia inflacionária, pela qual a inflação passada alimenta a inflação futura. Posteriormente, foi feito um pacto social para aumentar os preços o mínimo possível, e o congelamento foi retirado, reduzindo a inflação israelense.

Uma ideia semelhante chegou a vigorar no Plano Cruzado, em 1986. A estabilização, no entanto, naufragou porque o congelamento estendeu-se mais que o esperado e, temendo repercussões nas eleições parlamentares daquele ano, a primeira pós-ditadura, o governo José Sarney não implementou medidas de controle monetário (juros altos) e fiscal (saneamento das contas públicas). Na época, não existia a Secretaria do Tesouro Nacional para centralizar as contas do governo, e os gastos públicos eram parcialmente financiados pelo Banco Central e pelo Banco do Brasil.

Consenso político

O sucesso do Plano Real, no entanto, não se deve apenas à URV. Num momento raro de consenso político e de cansaço com a hiperinflação, o Congresso Nacional foi importante para aprovar medidas que saneavam as contas públicas. Uma delas, a criação do Fundo Social de Emergência, que desvinculou parte das receitas do governo e flexibilizou a execução do Orçamento ainda no segundo semestre de 1993.

Professora de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Virene Matesco diz que o entrosamento político foi essencial para o sucesso do Plano Real. “Houve uma ação política de um governo transitório, do presidente Itamar Franco. Desprovido de vaidade, que cedeu protagonismo ao presidente Fernando Henrique Cardoso [então ministro da Fazenda]. Houve uma perfeita harmonia entre a política e a economia para impactar no social, com um Congresso desorganizado após o impeachment do ex-presidente Collor”, ressalta.

Um dos criadores do Plano Real e presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco diz que o Plano Real envolveu a angariação de apoio político antes de ser posto em prática.

“O Plano Real é uma política pública que envolveu gente que entende do assunto, que conversa entre si e se organizou sob uma liderança política para explicar conceitos e arregimentar apoios políticos. Depois, entrou toda uma engenharia social de fazer acontecer um empreendimento coletivo tão importante, que precisa engajar todo um país. Isso não é simples”, destacou o economista no lançamento do livro dos 30 anos do plano.

Benefícios

Outro pai do Plano Real, o economista Edmar Bacha, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no início do governo Fernando Henrique, diz que o objetivo do plano era fundamentalmente acabar com a hiperinflação. Segundo ele, outras melhorias econômicas, como o aumento do poder de compra, vieram depois.

“Ao acabar com a hiperinflação, o plano deu poder de compra ao salário do trabalhador. O salário não derretia mais, e o trabalhador não tinha de correr para o supermercado no primeiro dia em que recebia o seu salário para chegar antes das maquininhas remarcadoras de preços. Todo esse pandemônio que era a vida do brasileiro com a inflação ficou para a história. Para imaginar o legado do plano, compara com a Argentina hoje, que está tentando fazer o que fizemos com sucesso há 30 anos”, diz Bacha.

Reconhecimento

Três décadas depois, economistas de diversas correntes reconhecem o sucesso do Plano Real em acabar com a hiperinflação.

“O maior ganho do plano real foi trazer a inflação para níveis civilizados, de qualquer país com um sistema econômico minimamente normal. Hoje, a inflação está de 4% a 5% por ano. O mérito do Plano Real foi principalmente civilizatório. Do jeito que era no Brasil, quem mais sofria as consequências eram os mais pobres”, diz o economista Leandro Horie do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que critica o impacto da política de juros altos sobre a indústria.

Também crítica dos juros altos e da dependência da economia brasileira do agronegócio, a economista Leda Paulani diz que o fim da indexação dos preços foi o principal benefício do Plano Real. “Foi um grande sucesso do ponto de vista da estabilidade monetária e conseguiu dar estabilidade humanitária à economia brasileira. O Plano Real conseguiu criar um remédio especial para uma inflação muito especial que a gente tinha, que era uma inflação marcada pelo processo de indexação”, declara.

Economista-chefe da Way Investimentos e professor do Ibmec, Alexandre Espírito Santo classifica o Plano Real como o mais bem-sucedido plano de estabilização econômica na história global recente. “Foi muito bem elaborada a questão da URV, como você falou. O Plano Real usou tanto medidas ortodoxas, de ajuste fiscal e juros altos, para combater a inflação, como heterodoxo, que envolveu a criação de uma moeda paralela temporária”, relembra.

Virene Matesco, da FGV, diz que se emociona ao dar aulas sobre o Plano Real. “Se hoje a nossa vida é muito melhor, é graças aos nossos economistas que construíram um plano que fez muito pouco estrago na economia. Em qualquer sociedade do mundo, o combate à inflação é extremamente doloroso e causa grandes transtornos. O Plano Real acaba com a hiperinflação com quase nenhuma dor. Foi um plano extremamente transparente, feito por etapas e muito bem comunicado à população”, diz.

Fonte: Agência Brasil - *Colaborou Vanessa Casalino, da TV Brasil

domingo, 30 de junho de 2024

Lula critica interrupção de programas sociais em governos anteriores

                                  foto:Ricardo Stuckert/reprodução


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou neste domingo (30) a interrupção de programas sociais e obras públicas em governos anteriores. Ao participar da cerimônia de entrega de moradias populares de um programa habitacional da prefeitura do Rio de Janeiro, Lula lembrou que criou o Minha Casa, Minha Vida em 2009 e terminou o segundo mandato (2010) com 1 milhão de pessoas inscritas.

“Nós já conseguimos fazer 7,8 milhões de casas”, disse o presidente, para em seguida criticar a condução do programa em governos passados.

“Lamentavelmente houve um período conturbado neste país, e gente teve um governo que esqueceu de fazer as coisas do povo e passou a contar mentira para esse povo. Encontrei, quando voltei, 87 mil casas que tinham sido começadas em 2011, 2012 e 2013, totalmente abandonadas”, lamentou, sem citar nomes de ex-presidentes.

Lula contou que, há poucos dias, fez a entrega de moradias populares em Fortaleza, que deveriam ter sido entregues em 2018. “Não teve um governo com a decência de respeitar o povo e entregar aquelas casas”, disse.

O presidente afirmou ainda que, ao assumir o terceiro mandado, retomou uma série de obras públicas interrompidas. “Só de escola, eram quase 6 mil obras paralisadas nesse país. Na saúde, quase 3 mil. Esse país foi abandonado porque governar não é mentir, não é falar, governar é fazer.”

Ele também criticou a queda pela metade no número de profissionais do programa Mais Médicos. “Nós chegamos a ter 23 mil médicos. Quando voltei para a Presidência da República, a gente só tinha 12,5 mil médicos. Hoje nós temos 26,5 mil”, contextualizou.

“O povo mais humilde, o povo trabalhador, só é lembrado na época da eleição. Na época da eleição, o povo pobre é muito falado no palanque, todo mundo gosta de pobre, elogia pobre e fala mal de banqueiro e empresário, porque a maioria é pobre e a maioria tem voto. Depois da eleição, nunca mais essas pessoas se lembram do pobre”, criticou.

Lula participou da entrega de unidades populares do programa Morar Carioca. Neste domingo, foram entregues os primeiros 16 dos 704 apartamentos de um conjunto habitacional. Ao todo, serão 44 prédios, cada um com 16 apartamentos. Outros quatro estão em fase de fundação. A previsão é concluir as entregas até 2026, quando cerca de 4 mil pessoas terão sido beneficiadas.

O condomínio fica na comunidade do Aço, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, a cerca de uma hora e meia de carro do centro da cidade. A favela foi criada no fim da década de 1960, quando moradores afetados por enchentes foram realocados em moradias improvisadas que deveriam ter sido temporárias.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, explicou que, à medida que as famílias forem sendo transferidas para os novos imóveis, as casas antigas serão demolidas e darão espaço a prédios novos.

O investimento da prefeitura é de R$ 243 milhões, sendo R$ 45 milhões financiados pelo Banco do Brasil.

O presidente Lula criticou alguns projetos de moradia popular em que os apartamentos não têm características como varanda e espaço para mesa para refeição.

“Vamos parar de preconceito contra as pessoas mais humildes. O cara que levanta às 5h da manhã para trabalhar, anda duas horas de ônibus e depois volta para casa para chegar às 8h da noite, esse cara precisa ter respeito, [tem que] tratar esse cara com decência”, disse o presidente.

À plateia de moradores da região, Lula relembrou a época em que vivia em moradias precárias, com apenas um banheiro para muitas pessoas.

“Quando saí de Pernambuco para São Paulo, a primeira casa em que eu fui morar era um quarto e cozinha no fundo de um bar, em que o banheiro que a minha família usava – minha mãe e oito filhos – era o banheiro que as pessoas que bebiam no bar iam utilizar”, lembrou, para depois contar que morou em uma casa de 33 metros quadrados.

“Eu conto isso para vocês saberem que vocês não têm como presidente da República um estranho no ninho”, declarou.

“Nós não queremos tirar nada de ninguém, [que] ninguém que seja rico tenha medo de nós. A gente quer que os empresários produzam, que os empresários ganhem dinheiro, porque, se eles estiverem produzindo e ganharem dinheiro, vão contratar trabalhador, vão pagar salário, o trabalhador vai virar consumidor. Quando o trabalhador virar consumidor, ele vai na loja, vai comprar uma coisa, a loja vai contratar mais um comerciário, a loja vai contratar coisa da empresa e assim a roda da economia começa a girar e todos participam”, destacou.

“Muito dinheiro na mão de poucas pessoas significa pobreza, analfabetismo, mortalidade infantil, fome, miséria, porque é muito dinheiro na mão de poucos, é concentração de riqueza. Mas pouco dinheiro na mão de muitos muda o jogo, todo mundo vai poder comprar um pouquinho, poder comer melhor, todo mundo vai na padaria, vai tomar um café, e a economia gira”, avaliou.

“Quem quiser dinheiro do governo federal, não faça discurso. Apresenta projeto, porque se o projeto for bem apresentado e uma coisa possível de ser feita, não tem por que o presidente da República deixar de passar dinheiro.”

Fonte: Agência Brasil - 30/06/2024

Gilberto Gil anuncia despedida dos palcos em 2025 após turnê


                                               FOTO:REPRODUÇÃO

O lendário cantor e compositor Gilberto Gil, de 82 anos, deixará os palcos em 2025. A confirmação veio através de sua assessoria de imprensa ao Estadão, neste sábado (29). A equipe de Gil revelou que ele planeja uma turnê de despedida abrangendo o Brasil, Estados Unidos e Europa antes de encerrar sua carreira de apresentações ao vivo.

Gilberto, ícone da Música Popular Brasileira (MPB), iniciou sua trajetória musical na Bahia, nos anos 1960. Com mais de seis décadas de contribuição à música, ele foi um dos principais nomes do movimento Tropicalista e ganhou destaque nacional em 1965, por meio dos festivais de música.

Ao longo de sua carreira, Gil lançou álbuns emblemáticos como “Expresso 2222”, “Refavela”, “Refazenda” e “Realce”. Seu último álbum de músicas inéditas, “Ok, Ok, Ok”, estreou em 2018. Com uma fusão de ritmos brasileiros e influências africanas e caribenhas, além de rock, disco e funk, ele acumulou diversos prêmios, incluindo um Grammy e um Grammy Latino.

Além de sua prolífica carreira musical, o baiano também atuou como ministro da Cultura durante os dois primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 2003 a 2008. Em 2021, ele foi empossado na cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Fonte: AlôAlôBahia 30/06/2024

GO: “Médico das celebridades” explodiu iate para receber seguro de R$ 1 mi

 


                                    foto:reprodução

O cirurgião plástico Wilian Pires (foto em destaque) foi sentenciado pela Justiça do Distrito Federal a dois anos de reclusão e 10 dias-multa por associação criminosa e estelionato. Ao médico, contudo, foi ofertada pena restritiva de direitos no lugar da pena restritiva de liberdade. Além disso, ele poderá recorrer em liberdade. A assessoria diz que o médico está em viagem ao Canadá e ainda não foi notificado da decisão judicial.
O especialista é conhecido por arrematar jantares e almoços em leilões beneficentes com celebridades, como Virginia Fonseca, Ronaldo Fenômeno e Sabrina Sato. Com 322 mil seguidores nas redes sociais, o goiano se identifica como “cirurgião plástico das estrelas”.

Em 2020, Wilian Pires se tornou alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos no âmbito da Operação Navio Fantasma, desencadeada pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) da PCDF.

O médico, segundo as investigações, forjou o incêndio que destruiu um barco de luxo de 50 pés. A lancha foi incendiada em 11 de dezembro de 2019, por volta das 20h, às margens do Lago Corumbá, em Caldas Novas (GO).

O cirurgião teria assinado o seguro do barco e se intitulou dono do bem. Em seguida, com suposta ajuda de comparsas, teria simulado o incêndio para receber o dinheiro do 




seguro. Os valores chegariam a mais de R$ 1 milhão.

5 imagens
Wilian Pires comemorou um dos aniversários em Fernando de Noronha (PE)
Ele também esteve no Egito
E passeou por outros países africanos
Wilian Pires estava entre alvos de mandado de busca cumprido pela PCDF

Os investigadores da DRF foram ao apartamento do médico, na 403 Norte, em Brasília, mas não o encontraram. À época, ele estaria em Goiânia, onde atendia pacientes interessados em passar por procedimentos estéticos.

Nas redes sociais, Wilian Pires se apresentava como especialista em lipoaspiração de alta definição e fazia questão de ostentar a rotina de luxo, com muitas viagens ao exterior.

Indiciamento

A Operação Navio Fantasma desarticulou uma quadrilha especializada em forjar acidentes automobilísticos e receber altos valores pagos pelas seguradoras. O médico acabou indiciado por estelionato e associação criminosa.

Os investigados agiram nos dois anos anteriores à operação, segundo as diligências da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri), e forjaram dezenas de acidentes com carros de luxo, como BMW, Porsche, entre outros. Ao todo, o grupo destruiu 10 veículos.

8 imagens
BMW sofreu perda total
Bandidos forjavam acidentes de carro
Quadrilha teria faturado cerca de R$ 2 milhões com golpes nas seguradoras
Lancha foi usada pelos criminosos para receber dinheiro do seguro
Embarcação foi incendiada em Corumbá (GO)

As apurações da DRF revelaram que os acidentes forjados ocorreram no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), em Brasília, e na DF-140, próximo ao Complexo Penitenciário da Papuda, sempre durante a madrugada. Em todos, houve choque proposital da coluna central dos veículos, dano estrutural que leva, necessariamente, à perda total.

O outro lado

A assessoria de imprensa do médico informou, por meio de nota, que “Wilian Pires ainda não foi notificado oficialmente da decisão judicial que o condena por prática de associação criminosa e estelionato, no caso do incêndio de uma lancha em 2019 no Lago Corumbá, em Caldas Novas. A equipe jurídica do médico deve recorrer e prestar todos os esclarecimentos à Justiça. Apaixonado por viagens, Wilian Pires está em viagem com os pais no Canadá, onde também aproveita para trocar experiências com outros cirurgiões plásticos”, diz o texto.

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?