• Praça do Feijão, Irecê - BA

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Irecê: ExpoAgri começou nesta quinta-feira(24) Veja a programação

 

                                         foto:reprodução/Aprir

 

A partir desta quinta-feira, 25 de abril, acontece a 23ª ExpoAgri, no Parque de Exposições de Irecê. O evento segue com atividades até o próximo domingo (28), com entrada franca todos os dias.

A estimativa é de que a exposição movimente cerca R$ 50 milhões em negócios e atraia 30.000 visitantes. A programação inclui shows, palestras, oficinas, exposições de animais, artesanato, máquinas e veículos, e um desfile da Garota Expoagri.

A organização é da Associação dos Pecuaristas da Região (Aprir), com o apoio dos governos estadual e estadual, da prefeitura, de entidades como Adab, Banco do Nordeste, Faeb/Senar e Sebrae, e de empresas locais.

Programação:

A abertura oficial está marcada para acontecer às 19h30. No entanto, a partir das 8h, começa a 11ª especializada da raça Mangalarga Marchador. Às 20h, terão início os shows com Neide Vital, Sela Vaqueira e Mila Sodré.

O evento segue na sexta-feira (26) com exposições, palestras, oficinas e outras atividades. A noite, a programação segue com Gil Vasconcelos, Kevi Jonny e Thiaguinho Brasil. No sábado (27) haverá julgamento dos melhores da raça da 11ª especializada e de caprinos e ovinos. Os shows serão com Dubiran, Allan Júnior e João Vitor.

Por fim, no domingo (28), continuam os julgamentos da especializada, e as exposições de animais, produtos, máquinas e implementos. O encerramento terá o desfile da Garota Country e os shows com Nil e Ângelo e Pablo Marques.

Agropecuária

Durante a 23ª ExpoAgri, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à pasta, vai realizar uma série de palestras e discussões envolvendo as cadeias produtivas presentes na região, a exemplo de uma reunião com produtores de leite para discutir a retomada da Câmara Setorial do Leite.

De acordo com a engenheira agrônoma e assessora técnica da Seagri, Keyla Soares, o objetivo é levar informações atualizadas sobre políticas públicas e outros temas aos produtores. Dessa forma, no dia 26 de abril de 2024, a programação incluirá palestras sobre o fim da vacinação contra a febre aftosa, a conscientização das ações em defesa sanitária animal, aspectos gerais da cultura da palma forrageira no Território de Identidade Irecê, e os impactos dos agrotóxicos e do controle biológico na saúde humana e no meio ambiente.

Para Wallison Tum, titular da Seagri, o apoio da pasta a eventos como a ExpoAgri é fundamental para fomentar o agronegócio baiano. 

Esses eventos são importantes para a economia local e regional, pois promovem o intercâmbio de conhecimentos, a apresentação de novas tecnologias e a realização de negócios que beneficiam o setor agropecuário.

Fonte: Agência Sertão c/adaptações - 24/04/2025

Região de Irecê: Zé Geraldo e Mariene de Castro estarão na 32ª Edicão da Cantoria de São Gabriel

 

                                                              imagem: reprodução


  • Fundação Culturarte vai realizar a 32ª edição da Cantoria de São Gabriel 2025, entre os  dias 25, 26 e 27 de abril na Praça Pedro Gama, em São Gabriel, Bahia.
  •  A programação inclui shows musicais, oficinas, cursos, exposição de artesanato, debates e manifestações culturais. A Cantoria conta com apoio do Governo do Estado da Bahia. 
  • As atividades contam com Shows, oficinas, cursos, exposição de artesanato, debates e manifestações culturais. E dentre as atrações anunciadas, é grande a expectativa para o show de  Zé Geraldo e a cantora Mariene de Castro.
  • Programação:
    • Sexta-feira, 25 de abril:
      • 19:00h: Apresentações de Reginaldo Manso, Querubins de São Gabriel, Veronica Bastos, Cleber Eduado, Ze Geraldo, e Mateus Moraes.
    • Sábado, 26 de abril:
      • 19:00h: Apresentações de @_babale, Daira Imperatriz, Coquisosa, Pereira da Viola, e Claudinho do Acordeon.
    • Domingo, 27 de abril:
      • 15:00h: Cortejo Cênico com a Filarmônica 19 de Setembro, Maestro Gerry Andrade, Liah de Itamaracá, Welton Gabriell, e Mariene de Castro. 
      A cidade de São Gabriel fica há na região de Irecê.


Brasília: Médicos estão preocupados com saúde de Bolsonaro, diz jornalista

                                    foto:reprodução


O jornalista Leandro Demori apurou que médicos estão preocupados com a saúde de Jair Bolsonaro , já  que o intestino do ex-presidente deveria estar funcionando entre 3 e 6 dias após a cirurgia, mas isso ainda não aconteceu. De acordo com as informações, o quadro é delicado e, neste momento, não há muito mais o que fazer além de aguardar a reação do organismo de Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (24) a equipe médica que acompanha o ex-presidente informou que ele apresentou piora em seu quadro e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sem previsão de alta.

Segundo boletim divulgado pelo hospital DF Star, Bolsonaro “apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos”.

Ainda de acordo com os médicos, Bolsonaro segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Na nutrição parenteral é instalado um cateter e, por meio dele, o paciente recebe uma fórmula composta por glicose, lipídios, aminoácidos, eletrólitos, vitaminas e minerais. Dessa forma, a pessoa consegue absorver nutrientes direto na corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo.

Segundo o hospital, o ex-presidente também permanece com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

Um aliado de Bolsonaro disse à Folha, sob reserva, que a piora da situação de saúde do ex-presidente exige cuidados, mas não é preocupante. Ele teve variação na pressão arterial de sexta (18) para sábado (19), e a sobrecarga do fígado é comum em internações longas por causa da medicação.

Bolsonaro intimado na UTI

Nesta semana, o ex-presidente deu uma entrevista na segunda (21) por vídeo ao SBT Brasil, da cama de seu quarto de UTI, e na terça-feira (22) participou de live em que conversou com Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, seus filhos. O ex-piloto Nelson Piquet também participou, e o ex-presidente relatou a previsão de ter alta na próxima segunda-feira (28).

Também na terça (22), Bolsonaro recebeu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. No dia seguinte, foi a vez do pastor Silas Malafaia.

Depois da live, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, uma oficial de Justiça entrou no quarto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital nesta quarta-feira (23) para intimar Bolsonaro sobre o início do processo penal em que é acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
BOLSONARO

STF (Supremo Tribunal Federal) informou, em nota, que esperava uma “data adequada” para que a intimação pessoal fosse feita e que a divulgação da live “demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado”.

A oficial de Justiça chegou ao hospital nesta quarta por volta das 10h30, segundo pessoas próximas de Bolsonaro informaram à reportagem. Ela entrou no quarto de UTI às 12h45, entregou os documentos e coletou a assinatura do ex-presidente.

Mais tarde, Bolsonaro divulgou vídeo que mostra a entrada dela e o diálogo que travaram por cerca de 11 minutos.

“Ele [Moraes] acha que me prendendo ou me tirando da vida pública, acabou. Está tudo resolvido a questão do Brasil aqui. E não é assim”, disse.

Bolsonaro está internado desde 11 de abril por problemas decorrentes da facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Ele foi submetido a cirurgia abdominal no último dia 13 -a sexta intervenção cirúrgica desde o incidente de sete anos atrás.

Aliados do ex-presidente culparam a intimação pela piora em seu estado de saúde. A equipe médica de Bolsonaro não vinculou os dois fatos em seu boletim divulgado nesta quinta.

O ex-ministro Gilson Machado afirmou que o tratamento dado a Bolsonaro pelo STF é “desumano”. “Todos sabem que a questão psicológica, a pressão, influencia muito o estado de saúde de uma pessoa”, disse.

Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, disse que a piora no quadro de saúde “é muito bem definida em livro jurídico”. O deputado federal Osmar Terra disse que “coincidência ou não, é o primeiro boletim da equipe médica que relata piora do quadro clínico”.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 24/04/2025

STF: Moraes determina prisão de ex-presidente Fernando Collor

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / EBC

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Fernando Collor de Mello contra sua condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em um caso derivado da Operação Lava Jato. Em sua decisão nesta quinta-feira (24), Moraes considerou que os argumentos da defesa tinham caráter "meramente protelatório" e determinou o início imediato do cumprimento da pena.

 

A pedido de Moraes, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, convocou uma sessão em plenário virtual para esta sexta-feira (25), que ocorrerá das 11h às 23h59, para que os demais ministros analisem a decisão. Enquanto isso, a ordem de prisão contra Collor já está em vigor e pode ser executada a qualquer momento.

 

A condenação de Collor foi definida em 2023 por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O caso envolve o recebimento de R$ 29,9 milhões em propinas entre 2010 e 2014, relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, com a empresa UTC Engenharia para construção de bases de distribuição de combustíveis. Além de Collor, os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos também foram condenados.

 

Em novembro do ano passado, por 6 votos a 4, o STF já havia mantido a condenação do ex-presidente, rejeitando seus recursos. Agora, com a decisão de Moraes, Collor deve começar a cumprir a pena, marcando a primeira vez que o ex-presidente - que governou o Brasil entre 1990 e 1992 - será preso.

 

A defesa de Collor ainda pode apresentar novos recursos, mas a ordem de prisão já está válida e deve ser cumprida assim que comunicada às autoridades competentes. O juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal será responsável por emitir o "Atestado de Pena a Cumprir" do ex-presidente.



Fonte: BN - 24/04/2025

Salvador: Professora negra da Ufba é readmitida após vencer sentença que fere Lei de Cotas

                            foto:reprodução


A cantora e professora Irma Ferreira Santos, aprovada em processo seletivo realizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi readmitida como docente substituta da instituição após vencer entrave com a Justiça. Em dezembro do ano passado, uma decisão da 10ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia determinou o cancelamento da convocação da professora, aprovada de acordo com a Lei de Cotas, e a nomeação de candidata aprovada em ampla concorrência.

A notícia da vitória da docente foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), que interviu para a solução do caso. Irma Ferreira retorna às salas de aula na próxima segunda-feira (28).

“É muito bom estar voltando para a universidade, muito bom estar voltando para a Escola de Música pela porta da frente, trazida sobretudo pelos estudantes. Estar com o contrato assinado novamente significa uma batalha ganha em prol da Lei de Cotas. Porém, precisamos continuar observando e nos mobilizando”, destaca Irma Ferreira, através da Apub.

professora ufba

Professora celebra retorno à universidade e vitória da Lei de Cotas no caso (Foto: Reprodução/Sesc)

O caso ganhou repercussão no início de abril, após a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) dialogar com a professora sobre a decisão da Justiça. Em nota divulgada no dia 6 de abril, a Ufba repudiou o entendimento do juiz e defendeu a autonomia universitária, destacando a correta aplicação da Lei de Cotas. Esse também foi o entendimento da Apub, que, segundo Pedro Ferreira, assessor jurídico da entidade, interviu no caso para garantir o cumprimento da lei.

“A gente sempre identificou o culpado como a interpretação do Judiciário. Nós fazemos a defesa das cotas e enaltecemos o cumprimento da defesa das cotas pela universidade e pelo departamento”, destaca o advogado.

Bárbara Coêlho, vice-presidenta da Apub, reafirma o compromisso do sindicato em defender a política de cotas e aponta que a entidade segue mobilizada com o caso.

“Pretendemos promover uma grande discussão e nos mobilizar para enfrentar isso, expor essa interpretação do Judiciário de alguma forma”, salienta a professora.

Novo começo da professora

No dia 15 de abril, foi realizada uma reunião entre a Apub, Prodep, a direção e departamento da Escola de Música da Ufba e a Superintendência de Administração Acadêmica (Supac) para tratar do processo de readmissão da docente para o semestre 2025.1. Após assinatura do contrato de Irma Ferreira, foi construída uma proposta de oferta de disciplinas compatível com a carga horária da docente, que retorna às salas de aula no dia 28 de abril.

Por meio das redes sociais, os estudantes da Escola de Música, que realizaram ampla mobilização em torno do caso, celebraram a vitória e retorno da professora. Os discentes podem se matricular nos novos componentes curriculares lecionados por Irma Ferreira até esta quinta-feira (24).


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 24/04/2025 21h:35

Brasília: Advogado que comparou ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins com Jesus deixa o caso

                                         
  foto: Breno Esaki/Metrópoles


Após atuar com afinco na defesa de Filipe Martins e se envolver em polêmicas, o advogado e desembargador aposentado Sebastião Coelho deixou o caso.

 Ele atuava no caso em que Filipe Martins é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), após denúncia Procuradoria-Geral da República (PGR) por integrar do chamado núcleo 2 dos investigados por uma suposta trama golpista.

Neste ano, durante julgamento do núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Coelho chegou a ser detido após ser barrado na entrada da sala da Primeira Turma do STF.

Durante o julgamento que tornou o cliente réu, em 22 de abril, Coelho comparou Filipe Martins a Jesus Cristo: “Filipe Martins aguarda que esse tribunal, hoje, dê ouvidos à sua defesa e que aquele processo de crucificação que Jesus sofreu, e Filipe Martins está sofrendo desde 8 de fevereiro de 2024, tem de acabar hoje. Vossas excelências têm o poder para acabar com isso”, disse na Suprema Corte.

Ao Metrópoles Coelho afirmou que “precisa cuidar de dois assuntos pessoais com certa urgência”. Acrescentou que deseja “ficar livre para ajudar os oprimidos pelo STF”. Veja declaração nas redes sociais:



Atuação

  • Magistrado aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), onde atuou como corregedor, Sebastião Coelho chegou a pedir a prisão do ministro Alexandre de Moraes. Agora, atua como advogado.
  • Em novembro do ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por unanimidade, decidiu abrir processo administrativo disciplinar (PAD) contra o desembargador aposentado.
  • Coelho entrou na mira do CNJ após supostamente incitar atos golpistas enquanto ainda estava na ativa. Ele renunciou ao cargo de corregedor eleitoral em agosto de 2022, poucos dias antes de Moraes assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando que o ministro havia incitado uma “guerra” em seu discurso de posse.
  • O ex-desembargador foi visto no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, após as eleições de 2022 — isso motivou o pedido do CNJ para a quebra de sigilo bancário. No entanto, a Polícia Federal (PF) concluiu não haver evidências financeiras que liguem o ex-desembargador aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
  • As movimentações analisadas não o incriminam, pois envolvem apenas gastos pessoais, como compras no cartão, pagamentos de TV por assinatura e despesas com saúde.

Detenção


Após a confusão na porta da Primeira Turma, durante julgamento do núcleo de Bolsonaro, o desembargador foi retirado do local e foi detido pela Polícia Judicial do STF em flagrante por desacato e ofensas ao tribunal. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a lavratura de boletim de ocorrência e, em seguida, a liberação dele.

Segundo o STF, Sebastião não realizou o credenciamento prévio exigido para advogados que desejam acompanhar o julgamento presencialmente. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questiona a ação do STF.


Fonte: METRÓPOLES - 24/04/2025

Câmara: Presidente Hugo Motta e líderes decidem não pautar urgência da anistia

                                            
                                                            foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados



O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou nesta quinta-feira (24/4) que o requerimento de urgência do projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro não será pautado, pelo menos por ora.

O chefe da Casa se reuniu com os líderes, que decidiram “matar no peito” a responsabilidade pela trava à proposta, numa jogada para protegê-lo. “Especificamente sobre o tema da urgência da anistia, foi decidido pelo adiamento da pauta desse requerimento”, explicou Motta à imprensa.

“Isso não está dizendo que nós não seguiremos dialogando pela busca de uma solução para o problema. Tenho que, enquanto presidente, decidir a pauta. A pauta é um dever do presidente”, disse o deputado.


Entenda o projeto

  • O PL nº 2.858/2022, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), visa conceder anistia a todos os envolvidos em manifestações entre 30 de outubro de 2022 (data do segundo turno das eleições presidenciais) e a data de entrada em vigor da lei.
  • Pelo texto original, seriam beneficiados: manifestantes, caminhoneiros, empresários, organizadores, financiadores e organizadores, além de quem apoiou, por meio das redes sociais, os atos.
  • Os crimes anistiados seriam políticos e eleitorais, além de ações judiciais relacionadas às eleições presidenciais de 2022, que culminou com a vitória de Lula.
  • Se fosse pautado e aprovado, o requerimento de urgência garantiria que o projeto fosse analisado diretamente no plenário da Câmara, sem necessidade de ser apreciado pelas comissões temáticas da Casa.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou o requerimento de urgência do projeto no sistema da Câmara no último dia 14.A proposta foi apresentada com 264 assinaturas, mas duas foram invalidadas, totalizando 262 apoios à urgência. Tanto a assinatura de Sóstenes quanto a do líder da oposição, Zucco (PL-RS), foram invalidadas, pois ambos assinaram o documento como líderes.

Fonte: METRÓPOLES C/ADAPTAÇÕES - 24/04/2025

Bahia: Imagem mostra que carteira de turista cai em Praia do Forte; mulher acusou baiana de receptivo de roubo


                                             foto:reprodução/Redes Sociais

Um vídeo mostra o exato momento em que a carteira da turista que acusou uma baiana de receptivo de roubo cai em uma rua de Praia do Forte, em Mata de São João, no Litoral Norte baiano. As imagens foram divulgadas pela TV Bahia nesta quarta-feira (23). O fato ocorreu no dia 28 de março passado e motivou que a turista argentina acusasse, sem provas, Jucione Manuele.

 

 

A baiana de receptivo teve de tirar a roupa, ficando apenas de calcinha e sutiã, para mostrar que não havia furtado a turista argentina.

 

No dia do ocorrido, a turista está sentada em um banco e quando sai, deixa cair a carteira no chão. Outra mulher que passa por ali, pega o acessório e leva até uma loja de roupas em frente ao local. Depois disso, a turista e o marido encontram a baiana de receptivo e pedem para tirar fotos. Foi neste momento que a mulher percebeu a falta do item e passou a acusar a baiana de receptivo.

 

O caso foi denunciado por Jucione como calúnia na delegacia de Praia do Forte. Segundo a Polícia Civil (PC), o inquérito sobre o caso já foi encaminhado para a Justiça, após todos os envolvidos serem ouvidos. Por conta do ocorrido, Jucione Manuele relatou que enfrenta dificuldades financeiras, porque não consegue mais trabalhar na região.


Fonte:BN - 24/04/2025

Interior: Adolescente apreendido por furtar motos em concessionária é assassinado um dia após ser solto


                                   foto:reprodução


Um dos dois adolescentes apreendidos pelo furto de duas motocicletas em uma concessionária de Capim Grosso, no norte da Bahia, foi assassinado a tiros na terça-feira (22), no município.

De acordo com a Polícia Civil, o rapaz, de 16 anos, estava em uma praça, no centro da cidade, quando foi alvejado por dois homens armados. Ele morreu ainda no local.


O homicídio aconteceu um dia após os dois adolescentes serem liberados pela polícia. Segundo a corporação, o ato infracional cometido por eles não é sujeito a internação em centros de detenção, pois "não representa riscos à sociedade".

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, para necropsia. O crime será investigado.

Furto

Na madrugada da última segunda-feira (21), câmeras de segurança de uma concessionária flagraram o momento em que o local foi invadido e duas motocicletas foram furtadas.

Nas imagens, é possível ver que a dupla utiliza paralelepípedos para quebrar a vidraça. Na sequência, os adolescentes correm, levando uma motocicleta cada, empurrando os veículos.

As motos foram recuperados na tarde do mesmo dia por agentes da Delegacia Territorial (DT) de Capim Grosso. Os adolescentes foram autuados em flagrante por ato infracional análogo ao crime de furto.


 Fonte:BOCÃO NEWS- 24/04/2025

Brasília: Michelle fez apelo à servidora do STF que intimou Bolsonaro na UTI após live do ex-presidente


                                          foto:reprodução

Antes de Bolsonaro receber uma oficial de Justiça no leito de Unidade de Terapia Intensiva, no Hospital DF Star, Michelle fez um apelo à servidora. A ex-primeira-dama ponderou que o marido se recupera de uma cirurgia delicada e questionou se a intimação do STF não poderia ser assinada posteriormente, com o ex-presidente fora da UTI.

Educada, a oficial de Justiça respondeu: “Isso não depende da minha vontade. Estou aqui só cumprindo ordens. Não posso fazer nada”. Momentos depois, após persistir, a servidora conseguiu entrar na UTI para colher a assinatura de Bolsonaro. Assim, teve início o prazo de 5 dias para o ex-presidente apresentar sua defesa prévia na ação penal em que é acusado de tentativa de golpe de Estado.

Michelle relatou a interlocutores que a pressão arterial de Bolsonaro, que geralmente é de 13 por 8, teve um pico e chegou a 18 por 9 com a visita da oficial do STF. A ex-primeira-dama, que guarda em seu celular fotos da cirurgia do marido, chegou a mostrá-las a pessoas próximas para reforçar a complexidade do procedimento médico.

Entre aliados próximos de Bolsonaro, há quem defenda que o episódio da intimação seja levado a cortes internacionais para reforçar a tese de que o ministro Alexandre de Moraes, relator do “inquérito do golpe” no STF, estaria violando direitos humanos. O Supremo, por sua vez, argumentou que, se o ex-presidente estava na condição de participar de lives, também estaria em condições de assinar o documento levado pela oficial de Justiça.


Fonte:Paulo Cappelli/Metrópoles - 24/04/2025

Economia: Ligação rodoviária entre Brasil e Chile reduzirá preço da carne e salmão, diz ministra Tebet

                                              foto: Divulgação/MS


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a conclusão do “Corredor Bioceânico”, ligação rodoviária entre Brasil e o Chile, irá reduzir o preço dos alimentos comercializados nos dois países. A declaração foi dada nesta quarta-feira (23), durante o Fórum Empresarial Brasil-Chile, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, com a presença do presidente do Chile, Gabriel Boric, e o ministro da Economia do governo chileno, Nicolas Grau.

 

A travessia está em fase de construção e, segundo Tebet, será concluída em maio de 2026. Outros 200 km de pavimentação estão em andamento no território paraguaio e deverão estar asfaltados até dezembro do ano que vem, embora a pavimentação tenha previsão de ser concluída antes disso.

 

A nova rota rodoviária será viabilizada a partir de uma série de estradas que já existem, além de trechos que passam por obras de melhorias e pequenos traçados em fase de pavimentação. O traçado sai do Brasil, atravessando o Paraguai e a Argentina, até chegar ao Chile. Uma ponte, que conectará Porto Murtinho (MS), no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, é a principal obra do projeto, e está sendo realizada pela Itaipu Binacional, em acordo com o Paraguai.

 

O Brasil é grande exportador de carne bovina para os chilenos, enquanto o vizinho latino vende boa parte dos pescados importados. Hoje, caminhões com carnes e grãos que saem de Mato Grosso do Sul precisam descer até o Rio Grande do Sul para, a partir de lá, seguir até o Chile, num percurso muito maior.

 

"Essa redução de viagem deve resultar em uma queda de 24% no preço da carne para o consumidor chileno. Nós também seremos beneficiados, porque o salmão, por exemplo, também terá que reduzir seu preço. Tenho certeza de que as compras de pescado do Chile ficarão mais baratas", disse Simone Tebet.

 

Conforme publicação da Folha de São Paulo, Gabriel Boric celebrou o acordo, que é prometido há décadas, e disse que o turismo também deve se beneficiar. "Esse corredor é uma das melhores experiências e exemplos de ações colocadas em prática, não é só retórica", comentou. "Vamos interligar o pantanal e o deserto do Atacama, dois sistemas únicos no mundo. Isso não é só comércio, isso também é turismo. Vai ser uma via não só de transporte, mas de encontro dos povos", comentou.

 

Brasil exportou um total de R$ 38 bilhões para o Chile em 2024, enquanto importou R$ 28,27 bilhões do país vizinho. O saldo positivo da balança comercial, portanto, foi de quase R$ 10 bilhões, enquanto o fluxo total de negócios somou mais de R$ 66 bilhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

 

O produto brasileiro mais comprado pelos chilenos é o petróleo, com 29% de participação nas vendas totais. Em seguida aparecem as vendas de carnes bovinas (7,9%) e veículos (4,7%). Já o produto chileno mais comprado pelo Brasil é o cobre, que representa 46% das importações, seguido por pescados (19%) e minérios em geral (5,9%).


fONTE:

No DF: A máfia do bisturi: Como uma cooperativa dominou a anestesia

                                            foto:TJSP/reprodução


Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal revelou o funcionamento de um esquema monopolista que há décadas controla o mercado de anestesiologia na capital do país. 

No centro da trama está a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do DF (Coopanest-DF), acusada de estabelecer um sistema fechado e excludente de atuação em hospitais privados, pressionando clínicas, planos de saúde e até mesmo órgãos públicos.

De acordo com a apuração, a cooperativa atua por meio de grupos exclusivos de anestesistas, filiados à Coopanest, que detêm o monopólio dos procedimentos anestésicos em diferentes unidades hospitalares. Cada hospital funciona como um feudo, onde apenas o grupo dominante pode atuar. Médicos de fora não têm acesso aos plantões, a menos que sejam aceitos pela cooperativa e pelo grupo local.

Depoimentos colhidos na investigação apontam que profissionais autônomos são barrados sistematicamente, e mesmo anestesistas recém-chegados ao DF só conseguem atuar na rede privada se forem integrados a um grupo já estabelecido — e, para isso, precisam da chancela da cooperativa.

Tabela da chantagem

Ainda de acordo com as apurações, a posição dominante da Coopanest-DF é reforçada por sua exclusividade junto aos convênios médicos. Todos os procedimentos anestésicos realizados na rede privada são faturados pela própria cooperativa, que retém parte do valor e repassa o restante aos grupos. Para os hospitais e operadoras de saúde, resta aceitar os termos — ou enfrentar boicotes.

Esse poder se materializa na chamada “tabela da Coopanest”, criada unilateralmente pela cooperativa, com valores até sete vezes maiores que os das tabelas de referência do mercado, como a CBHPM e a AMBR.

A tabela é imposta a hospitais e convênios, que não têm margem de negociação. Em caso de resistência, entram em cena retaliações e obstruções de atendimento, como foi identificado em mais de um caso analisado pela Polícia Civil.

Um convênio ligado à Força Aérea Brasileira foi descredenciado após contestar os valores da tabela. Clínicas privadas, como uma unidade de radioterapia, também relataram a recusa de anestesistas em atuar após discordâncias contratuais, o que inviabilizou a continuidade dos atendimentos. As tentativas de buscar profissionais fora da cooperativa esbarraram na mesma barreira: todos os anestesistas do DF estariam vinculados à Coopanest, direta ou indiretamente.

Boicote

O caso mais emblemático ocorreu quando um hospital de grande porte decidiu romper com a clínica afiliada à cooperativa. O episódio provocou uma reação coordenada de boicote.

Cirurgias foram canceladas, anestesistas foram pressionados a abandonar os plantões e houve até ameaças veladas contra médicos que aceitaram trabalhar na unidade. O hospital chegou a operar com apenas quatro anestesistas disponíveis para toda a demanda, forçando a suspensão de centenas de procedimentos.

A estrutura hierárquica da cooperativa também foi alvo da apuração. Médicos que não fazem parte da sociedade majoritária dos grupos são conhecidos informalmente como “bagres” e ficam responsáveis pelos plantões mais pesados — noturnos, fins de semana e procedimentos de maior risco — recebendo valores fixos por hora trabalhada. Já os lucros reais são concentrados nas mãos dos sócios, que organizam as escalas e controlam os contratos.

A investigação revelou ainda que o domínio da Coopanest-DF atinge também o setor público. Hospitais como o da Criança de Brasília e até a Secretaria de Saúde do DF relataram dificuldades em contratar anestesistas devido aos valores elevados exigidos pela cooperativa. Um levantamento citado aponta que mais de 1.300 cirurgias gerais, sendo 500 pediátricas, deixaram de ser realizadas por inviabilidade financeira.

Operação Toque de Midaz

Essas práticas são alvo da Operação Toque de Midaz, deflagrada em abril pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do DF. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão contra anestesiologistas e dirigentes da cooperativa suspeitos de liderar um esquema criminoso com características de cartel, formação de organização criminosa, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz alusão ao rei Midas, símbolo da ganância, e ao Midazolam, sedativo amplamente utilizado em anestesias — uma referência direta ao setor envolvido no esquema.

Em nota, a Coopanest-DF negou qualquer irregularidade e afirmou que “nunca houve e não há cartel” ou ilegalidade em sua atuação. A cooperativa também declarou manter compromisso ético com seus cooperados há mais de 40 anos.

Fonte:Mirelle Pinheiro/Metrópoles - 24/04/2025 07:30

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Anvisa aprova primeiro medicamento para tratar doença de Alzheimer


                            Foto: reprodução

(Folhapress) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira (22) o primeiro medicamento indicado para tratamento de comprometimento cognitivo leve ou demência leve associados à doença de Alzheimer sintomática inicial.

O Kisunla (donanemabe), fabricado pela farmacêutica Eli Lilly, é um anticorpo monoclonal que se liga à proteína beta-amiloide. Na doença de Alzheimer, aglomerados de proteína beta-amiloide formam placas no cérebro e o medicamento atua ligando-se a esses aglomerados e reduzindo-os, prometendo um retardamento da progressão da doença.

Um estudo feito em oito países com 1.736 pacientes em estágio inicial mostrou que, com a posologia de 700 miligramas do medicamento a cada quatro semanas nas três primeiras doses e, depois, com 1.400 miligramas a cada quatro semanas, na 76ª semana, os pacientes tratados com donanemabe apresentaram progressão clínica menor e estatisticamente significativa na doença de Alzheimer em comparação aos pacientes tratados com placebo.

medicamento

O medicamento promete atrasaro avanço do Alzheimer. (Foto: Divulgação / Ely Lilly)

Medicamento é contraindicado para quem usa anticoagulantes

O produto injetável, administrado uma vez por mês, será comercializado em embalagem de ampola com doses de 20 mililitros sob prescrição médica e não é recomendado para pacientes de Alzheimer portadores do gene da apolipoproteína.

Existe ainda a contraindicação do medicamento para pacientes que estejam tomando anticoagulantes (incluindo varfarina) ou que tenham sido diagnosticados com angiopatia amiloide cerebral.

As reações mais comuns do medicamento são relacionadas à infusão, como febre e sintomas semelhantes aos da gripe, e dores de cabeça.

O donanemabe foi aprovado em julho do ano passado nos Estados Unidos, um ano após o Laqembi (lecanemabe), também destinado ao tratamento de Alzheimer. Os dois, no entanto, são alvos de controvérsias na comunidade médica. Alguns especialistas dizem que, embora sejam os medicamentos mais eficazes até agora contra a doença, é uma eficácia ainda muito limitada.

Na última semana, a Comissão Europeia aprovou o uso de lecanemabe para o tratamento de Alzheimer.

Contudo, em março deste ano, a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) recomendou a recusa do uso de donanemabe para mesma finalidade.

No Brasil, a Anvisa publicou que irá monitorar a segurança e efetividade do donemabe sobre rigorosa análise.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença costuma evoluir de forma lenta e irreversível. A sobrevida média das pessoas com Alzheimer oscila entre 8 e 10 anos e o quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios.

O primeiro, a forma inicial da doença, causa alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais. Foi nesse estágio da doença que estavam os pacientes participantes do estudo com donanemabe.

O segundo, provoca dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia também são comuns nesta fase.

Já o estágio três é a forma grave de Alzheimer, com resistência do paciente à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer e deficiência motora progressiva.

O último estágio da doença é o terminal, com restrição ao leito, dor à deglutição e infecções intercorrentes do paciente.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 23/04/2025