• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de novembro de 2009

Pelo Mundo: Imprensa convoca hondurenhos às urnas

Honduras passou o sábado em um ambiente de incerteza devido às eleições gerais deste domingo, ameaçadas de não serem reconhecidas por grande parte da comunidade internacional, enquanto a população não esconde a preocupação diante do temor de incidentes durante o processo. Sem supervisão de muitos organismos internacionais e com acusações de falta de garantias para serem realizadas, as eleições acontecerão na data marcada antes do início da crise política do país, enquanto o presidente deposto há cinco meses, Manuel Zelaya(foto), permanece na embaixada brasileira em Tegucigalpa e o presidente interino, Roberto Micheletti, licenciou-se do poder por uma semana para tentar afastar temores de que influenciaria o processo.
Os meios de comunicação que apoiam o governo interino fizeram constantes chamados para a população ir às urnas amanhã. Cerca de 4,6 milhões de hondurenhos --1 milhão deles residentes no exterior-- estão aptos a escolher um presidente, três vice-presidentes, 128 deputados e os integrantes de 298 corporações locais.
Grande parte da comunidade internacional, no entanto, disse que não reconhecerá os resultados das eleições pelo fato de a votação ocorrer em meio a uma ruptura constitucional, após a deposição Zelaya em 28 de junho.
"É preciso ver o que ocorre amanhã", advertiu neste sábado o embaixador dos Estados Unidos em Honduras, Hugo Llorens, em declarações à imprensa local nas quais lembrou que "ter eleições livres, transparentes, é uma condição necessária, não suficiente, mas uma condição necessária para restaurar a ordem democrática".
O embaixador americano disse que "parte do processo para normalizar a situação em Honduras, para restabelecer a ordem constitucional, requer definitivamente um processo eleitoral".
Os EUA fornecem auxílio técnico à votação e quebraram a posição inicialmente consensual no continente sobre Honduras. Embora ainda chamando de golpe a deposição de Zelaya --apesar do apoio do Congresso e da Suprema Corte à ação dos militares que tiraram Zelaya do poder e do país-- o governo americano defende que a votação é uma saída para a crise e argumenta que tanto a data da eleição quanto os candidatos haviam sido definidos antes da deposição.
Países como Colômbia, Canadá, Costa Rica e Panamá devem seguira posição americana, enquanto Brasil, Venezuela, e Nicarágua já manifestaram que não pretendem mudar se posicionamento de rechaçar uma votação sob o governo que consideram golpista.
As autoridades policiais informaram que um novo atentado com uma granada foi realizado contra uma rádio da capital ontem à noite e outras duas explosões ocorreram nas cidades de San Pedro Sula e Lempira, sem registro de feridos.
Os dois candidatos com mais chances para chegar à Presidência são de partidos de direita, Porfirio Lobo, do Partido Nacional (PN) e Elvin Santos, do Partido Liberal (PL), o mesmo de Zelaya e Micheletti.
Ambos repetiram apelos de última hora à reconciliação e para que se vire a página na crise política, afirmando estar convencidos de que as eleições são a solução para que a normalidade volte ao país.
Nicarágua e El Salvador decidiram neste sábado fechar suas fronteiras até o fim das eleições, conforme uma fonte oficial hondurenha, e em Honduras a lei seca está em vigor desde as 6h deste sábado (10h em Brasília).
Nas ruas de Tegucigalpa era possível ver neste sábado grande quantidade de propaganda eleitoral presa a semáforos e afixada em postes de luz, além de diversos pontos de informações eleitorais à população e outras opções para conferir a seção onde cada um deve votar amanhã.
Um anúncio anônimo diz: "Se você não votar, é que você vota para [Hugo] Chávez", em referência ao presidente venezuelano ao qual muitos hondurenhos atribuem a guinada à esquerda de Zelaya e sua tentativa de fazer alterações constitucionais, que foi o estopim para a deposição.
Mas a Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado em Honduras, conjunto de movimentos sindicais e sociais de apoio a Zelaya convocou um "toque de recolher popular" para este domingo, afirmando que as eleições são ilegítimas.
"A situação está tranquila, mas estou com medo de ir votar, ninguém sabe o que pode acontecer", disse José, vendedor em um mercado popular de Comayagüela, cidade vizinha de Tegucigalpa.
Segundo autoridades eleitorais, pelo menos 250 convidados chegaram ao país para cumprirem o papel de observadores, diante da recusa de organismos como a OEA (Organização dos Estados Americanos) de monitorar a votação.
Entre os convidados estão deputados europeus, representantes do Instituto Nacional Democrata (NDI, na sigla em inglês) e do Instituto Internacional Republicano (IRI, na sigla em inglês) (ambos receptores de fundos do Governo dos Estados Unidos) e ex-presidentes, e ainda 88 estrangeiros residentes no país agrupados em uma ONG.
Pela previsão, os colégios eleitorais devem abrir as portas às 7h no horário local (11h em Brasília), e fechar às 16h, embora o horário possa ser ampliado em uma hora por decisão do Tribunal Supremo Eleitoral ou pela própria mesa em caso de ocorrerem "dificuldades", informaram à fontes da autoridade eleitoral.
O órgão eleitoral pretende divulgar os primeiros resultados oficiais a partir das 18h (22h em Brasília), momento até o qual não é permitido divulgar pesquisas de boca-de-urna.
Incidente
Duas pessoas ficaram feridas em um tiroteio protagonizado por dois militares hondurenhos dentro da operação de segurança montada para as eleições deste domingo, e a Anistia Internacional pediu que essa ocorrência seja investigada.
A organização pediu ao Procurador de Direitos Humanos que investigue o incidente registrado na sexta-feira, quando um veículo foi atacado pelos militares causando ferimentos em duas pessoas, uma delas o motorista do veículo.
"Estamos sumamente preocupados com este caso, dado o histórico de ampla impunidade das violações dos direitos humanos cometidos pela polícia e os militares", afirmou Javier Zúñiga, chefe da delegação da Anistia Internacional em Honduras.
O porta-voz militar coronel Ramiro Archaga confirmou neste sábado o incidente, mas disse que o carro estava em "velocidade excessiva" e que os soldados dispararam porque o veículo cruzou o posto de controle em frente à sede das Forças Armadas.
Josefina Salomón, porta-voz da Anistia Internacional, que está em Tegucigalpa, disse que os tiros foram disparados sem uma prévia ordem para que o carro parasse ou diminuísse a velocidade e que uma pessoa está em estado grave no Hospital Escola de Tegucigalpa.
Segundo ela, nenhum dos feridos está relacionado com os movimentos políticos ou sociais de apoio ao presidente deposto.

Fonte:Folhaonline

Campeonato Brasileiro série A: ônibus do Palmeiras sofre emboscada na volta a SP

O ônibus que levava a delegação do Palmeiras de volta a São Paulo, após quatro dias treinando na cidade de Itu, sofreu uma emboscada neste sábado, por volta das 17h30, na saída da Rodovia Castelo Branco. O ônibus ficou danificado, mas ninguém sofreu ferimentos.
De acordo com o site oficial do clube paulistano, cerca de 15 pessoas, sem nenhuma identificação com clubes ou torcidas organizadas, atiraram pedras contra o veículo.
O clube ressaltou ainda que não registrou boletim de ocorrência devido à ausência de feridos.
"Foi só um susto, mas um fato lamentável", disse o gerente de futebol do clube, Toninho Cecílio, em entrevista ao Sportv.
O veículo que levava a delegação palmeirense não tinha nenhuma identificação do clube. Como a diretoria palmeirense já havia adiantado, o novo ônibus do Palmeiras, com desenhos, símbolos e cores alviverdes, só será utilizado em trajetos que não ofereçam riscos à delegação.
O Palmeiras volta a campo neste domingo, quando encara o Atlético-MG, às 17h (horário de Brasília), no Parque Antarctica. Sem vencer há quatro jogos, a equipe palmeirense despencou na tabela e hoje ocupa a quarta colocação, com 59 pontos --três a menos que o líder São Paulo.
O Atlético-MG, que ainda sonha com uma vaga na Taça Libertadores-2010, é o quinto colocado, com 56 pontos.
Folha:Folhaonline
Lancepress

Educação na Bahia: Renovação de matrícula na rede estadual começa dia 1º

Começa nesta terça-feira, 1°, o período de renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino que desejam continuar na mesma unidade em que estão matriculados. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) destaca que a renovação não é automática.Até o dia 4 de janeiro de 2010, o estudante deve comparecer à secretaria da própria escola para preencher e assinar um formulário. Em caso de menores de 18 anos, o formulário deverá ser assinado pelo pai ou responsável.O período de matrícula para os estudantes que desejam mudar de escola ocorre entre 15 e 18 de janeiro de 2010. Na sequência, os alunos novos se matriculam entre 19 e 22 de janeiro.

Fonte:atardeonline

Bahia: Governo suspende consumo de água em cidades da região sudoeste

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e a Secretaria de Saúde (Sesab) notificaram nesta sexta-feira (27) as Prefeituras Municipais de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora, na região Sudoeste do Estado, a suspenderem, preventivamente, o consumo de água de seis poços e mananciais superficiais que são utilizados por parte da população da zona rural destes municípios. De acordo com os resultados da última campanha de coleta de amostra de água na região, realizado no final de setembro pelo INGÁ, foi detectada a presença de radioatividade alfa e beta acima do permitido pela portaria 518/04 de potabilidade de água do Ministério da Saúde. Os seis pontos são: Torneira do Chafariz público do povoado de Maniaçu (Caetité); Caixa d’água da fazenda Paiol, próximo ao povoado de Lagoa de Timóteo (Livramento de Nossa Senhora) – propriedade particular cuja água é utilizada por um pequeno número de pessoas -; Caixa d’água da fazenda Goiabeira (Lagoa Real) – propriedade particular cuja água é utilizada por um pequeno número de pessoas; margem da Lagoa Grande (Lagoa Real) – que é utilizada para dessedentação (consumo) animal; cacimba em frente ao colégio Dom Eliseu, do povoado de Lagoa Grande, no município de Lagoa Real; e Açude Cachoeirinha “Tanque do Governo” (Caetité), utilizado para dessedentação (consumo) animal. Por medida de precaução, a recomendação do Governo da Bahia é de que as Prefeituras Municipais indiquem formas alternativas de abastecimento de água para a população destas regiões.
Fonte:Bahianotícias

Bahia: TCM rejeita mais uma conta de prefeitura no território de Irecê

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas de mais seis municípios baianos referentes ao exercício de 2008. Os ex-gestores foram multados por irregularidades e falhas na administração pública. Os ex-prefeitos são Jackson Lacerda, de Alcobaça, taxado em R$ 30 mil, Luciano Pereira, de Ibicoara, em R$ 5 mil, Rui Rei, de Jacobina, em R$ 3 mil e condenado a ressarcir R$ 1,4 mil aos cofres públicos, Romilson Aureliano, de Mulungu do Morro, multado em R$ 2,4 mil, Daniel Alves, de São José do Jacuípe, em R$ 30 mil, e Maria Íris Gomes, de Jacobina, taxada em R$ 5 mil e condenada a ressarcir R$ 8,8 mil aos cofres municipais. Todos ainda podem recorrer das decisões na Justiça.
Fonte:Bahianotícias

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Economia: Governo da Bahia assina termo de acordo com a Braskem

O governador Jaques Wagner assinou nesta segunda-feira (23) um termo de acordo com a Braskem para investimento de R$ 640 milhões na ampliação das linhas da empresa no Pólo Industrial de Camaçari. A medida foi possível graças à redução progressiva da tributação sobre a nafta, principal insumo do complexo, de 11,75% para 10% até março do próximo ano, 8% até setembro e 5,5% até março de 2011. “Isso é algo que pedimos há anos e repercute sobre todos os empresários, criando uma cadeia de segurança que torna este ato ainda mais importante do que o valor monetário em si”, destacou o chefe do Executivo.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Ascom/Uneb

Bahia: Motorista atropela e mata 04 crianças na BR-110

O motorista que atropelou quatro crianças no último domingo, 22, no KM-186 da BR-110, próximo a Ribeira do Pombal, deve receber alta nessa segunda-feira, 23. Lourival Serapião de Matos, 58 anos, dirigia o veículo GM/Classic, placa JPR-7658, e foi internado no Hospital Geral Santa Tereza, com ferimentos leves.
As vítimas morreram no acidente e a mãe de uma das crianças, Terezinha de Jesus Santos, foi levada com gravidade para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
O acidente aconteceu na zona rural do município, a cerca de 150 metros da casa das vítimas. Lourival foi submetido ao teste do etilômetro, sendo detectado teor alcoólico de 0,39 dg/l de sangue (o limite máximo permitido é 0,29 dg/l). De acordo com o delegado titular da Polícia Cívil do município, Equibert Alves, o motorista será levado à delegacia assim que receber alta.
Sabe-se até o momento que o veículo saiu da estrada e capotou. Um garoto de 12 anos também estava no carro e recebeu alta do hospital no domingo. Lourival disse que o jovem era um sobrinho, mas o parentesco entre ambos ainda será investigado.
Morreram no local Lara Vitória Santos de Castro, de 11 meses, que estava no colo da mãe, Terezinha de Jesus, além de Yran Santos da Fonseca, 2 anos, Cínthia Karolayne Santos da Fonseca, 12 anos, e Maria Aline Santos da Fonseca, nove anos, filhos de Enedina de Jesus, que saiu sem ferimentos.
O grupo andava na beira da estrada à procura de um local com sinal para celular. O objetivo era ligar para parentes que moram em São Paulo, mas foram surpreendidos pelo veículo que vinha fora de controle.
Fonte:Glauco Wanderley/ag atarde
c/ redação Eder Luis Santana/atarde
Foto:Reginaldo Pereira/atarde

domingo, 22 de novembro de 2009

Brasil: Filme sobre Lula vira propaganda politica diz revista Veja

A revista Veja desta semana destaca como matéria de capa o filme "Lula, o Filho do Brasil". A revista afirma que o filme, que entrará no circuito comercial no início de 2010, faz parte de um projeto de "endeusamento" do presidente da República, e que na véspera das eleições se insere na categoria "propaganda política". "As centrais sindicais, como a CUT e a Força Sindical, planejam projetar a fita para espectadores das áreas mais pobres do país. Os trabalhadores sindicalizados poderão comprar ingressos subsidiados a 5 reais. As estimativas mais conservadoras indicam que, somente nas salas comerciais, 5 milhões de pessoas assistirão ao longa. É pouco diante do que se seguirá. O DVD do filme será lançado no dia 1º de maio, feriado do trabalhador. Em seguida, a Rede Globo levará a fita ao ar, editada como uma minissérie. Ao final, se essa ambiciosa estratégia de distribuição funcionar, Luiz Inácio, o homem que fez história, dará um salto rumo a Luiz Inácio, o mito. Esse mito paira acima do bem e do mal, mas estará dizendo o que é certo e o que é errado na campanha eleitoral de 2010. Por fazer parte de um projeto de beatificação do personagem com vista a servir de propaganda eleitoral disfarçada de entretenimento na próxima campanha, "Lula, o Filho do Brasil" parece coisa de marqueteiro, diz Veja.


Fonte:Bahianotícias

Salvador: Aluno do curso de oficial da PM é morto por bandidos

Um aluno do curso de Oficiais da Polícia Militar foi morto com três tiros na cabeça na avenida Regis Pacheco, no Uruguai, na manhã deste domingo (22). Segundo a polícia, Elton da Silva Mota, de 23 anos, foi morto por dois homens durante um assalto a um lava-jato quando esperava o irmão. De acordo com a polícia, ladrões teriam vasculhado o carro de Elton e descoberto que ele era oficial. Os bandidos mandaram que ele se deitasse no chão e o executaram com três tiros na cabeça. Ele foi socorrido até o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegou sem vida. Durante operações de busca realizadas por equipes da Rondesp e da Rotamo, um suspeito conhecido por Alemãozinho foi morto por policiais. Ele teria reagido à prisão e lutado contra um tenente que teve o ombro deslocado. Policiais da 3ª Delegacia continuam à procura de outros suspeitos. O enterro do jovem está marcado para 11h de segunda-feira (23) no cemitério Bosque da Paz.
Fonte:Bahianotícias

Bahia:Urânio de Caetité será extraído de mina subterrânea

Uma mina com 1.136 metros de rampa e 19 metros de altura é a nova aposta das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para extração de urânio em Caetité, a 757 km de Salvador. A exploração a céu aberto, como é feita atualmente, durará mais três anos. A nova mina deve entrar em operação em 2011, com investimento de R$ 17, 5 milhões.
Segundo o gerente de produção da INB, Hilton Mantovani Lima, o objetivo é atender ao novo Programa Nuclear Brasileiro (PNB), que demandará, em média, 1.770 toneladas/ ano de urânio. Sete usinas nucleares estão previstas para serem instaladas no País até 2030.
De acordo com o gerente, o aumento do custo para exploração a céu aberto determinou a opção pela operação subterrânea. “No início das atividades, era necessário extrair duas toneladas de estéril para cada uma de minério. Com o aprofundamento da jazida essa relação aumentou, sendo necessário retirar mais de três toneladas de estéril para uma de urânio”, informou.
Com produção anual em torno de 400 toneladas, a única mina de urânio da América Latina deve acrescer a esse volume mais 600 ton/ano, em seis anos de atividade. A produção atual da INB é suficiente para atender às usinas Angra I e II, que geram 2 mil MW (mega watts) de energia elétrica – quase a metade do consumo do Rio de Janeiro ou 7% da eletricidade consumida na Região Sudeste.
Segundo o diretor, as obras foram suspensas até a renovação da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A mina começou a ser construída, em outubro de 2008. Na semana passada, após treinamento de segurança, a equipe de A TARDE teve acesso ao local. Tal qual uma gruta visitada por fiéis e peregrinos, a da INB tem uma imagem de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. A semelhança para por aí, pois, no lado oposto, um dispositivo luminoso, com duas lâmpadas indica a movimentação de veículos no local. A luz verde informa que estão adentrando à mina, e a vermelha, a saída.


Fonte:Juscelino Souza de Caetité
Foto:Nilton Gonzada/ag. atarde

Brasil: Camarote desaba em show do Chiclete com Banana

Dezessete pessoas continuam internadas e duas estão em estado grave após o desabamento de um camarote hoje, às 0h45, durante show do Chiclete com Banana em São José dos Campos (SP). Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. A empresa MKR Eventos divulgou, esta tarde, nota oficial em que informa que foram realizados todos os procedimentos para a realização do evento São José Folia.Dos feridos, dez foram encaminhados para Hospital Clínica Sul, todos eles já liberados, enquanto os demais foram atendidos no Pronto Socorro Municipal da Vila Industrial, sendo que 17 continuam internados, dois em estado grave.Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma das vítimas foi transferida para o Hospital Albert Einstein, devendo passar por cirurgia ainda hoje, e uma outra para outro hospital de São Paulo, ambas com trauma na coluna. Duas vítimas com fraturas no calcanhar continuam internadas no PSM da Vila Industrial.A empresa MKR Eventos, uma das promotoras da micareta, afirma que "foram atendidas todas as normas exigidas pelas autoridades visando a segurança do público, tendo sido concedidos ao evento todos os alvarás e autorizações pelos órgãos competentes".A nota oficial da MKR Eventos afirma também que os peritos da Polícia Científica e Corpo de Bombeiros já estiveram no local para avaliar as causas do incidente. O laudo técnico ficará pronto em 15 dias.Os organizadores ressaltam que a Universidade do Vale do Paraíba apenas cedeu o espaço e promete mais informações sobre o fato, somente a partir de quarta-feira.
Os shows das bandas Eva e Tomate programados para a noite de hoje, na micareta São José Folia, não serão realizados devido ao acidente, segundo afirma a empresa.
Fonte:Ag estado

Campeonato Brasileiro série A: Rugro negro baiano volta a vencer

O Vitória conseguiu um importante resultado na noite deste domingo, 22, ao superar o Barueri por 2 a 1, no Barradão, em Salvador. Com o resultado, o leão chegou a 47 pontos e praticamente afastou de vez a possibilidade de rebaixamento. Isso porque Fluminense, que ocupa a 16ª colocação, tem 5 pontos menos e restam apenas seis para serem disputados. Já o Barueri permaneceu com 48 pontos, na 11ª colocação.
O resultado também deixou o Vitória mais perto da classificação para a Copa Sul-Americana. O leão está apenas a 1 ponto do Santos, ocupante da última vaga que dá acesso à copa, com 42 pontos.
Leandro Domingues, aos 2 min do segundo tempo, e Roger, oito minutos depois, fizeram os gols do rubro-negro. Val Baiano, aos 45min da segunda etapa, diminuiu para os visitantes.
O Vitória volta a campo no próximo domingo, 29, quando encara o Fluminense, no Maracanã. O Barueri, por sua vez, vai a Porto Alegre, onde enfrenta o Grêmio.
Fonte:atardeonline
Foto:Lúcio Távora/ag atarde