• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de setembro de 2012

Brasil: Ministério da Saúde deixa estragar 55 mil bolsas de sangue

A cada ano, o Ministério da Saúde gasta milhões em campanhas de incentivo à doação de sangue. Boa parte dessas doações é industrializada fora do País e retorna como hemoderivados, medicamentos essenciais no tratamento de hemofílicos. A matéria-prima desse processo é o plasma sanguíneo, um insumo tão cobiçado que um litro chega a custar US$ 120 no mercado internacional – tanto quanto um barril de petróleo. O Ministério da Saúde esconde em um depósito no Distrito Federal um carregamento de 55 mil bolsas de plasma humano, avaliado em US$ 1,6 milhão, mas cuja validade está vencida há pelo menos cinco anos. O segredo, que pode causar estragos às pretensões políticas dos ex-ministros da Saúde Humberto Costa e José Gomes Temporão, além do atual ministro, Alexandre Padilha, está trancado a 50 graus negativos numa câmara frigorífica vigiada por seguranças armados.
Chamada.jpg
foto:reprodução
Essa espécie de “túmulo do sangue”, como funcionários do ministério chamam o local, é apenas o fio de um novelo que está sendo deslindado em diferentes investigações pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União. Os processos, obtidos com exclusividade por ISTOÉ, atestam desvios recorrentes na produção e estocagem do plasma coletado e lançam suspeitas sobre a existência de uma nova modalidade de máfia dos vampiros, com conexões até na França. Os lotes vencidos foram coletados em 41 hemocentros e bancos de sangue de diversos Estados em 2003 e 2004, justamente o ano em que estourou o escândalo do comércio ilegal de hemoderivados, desbaratado pela Polícia Federal na Operação Vampiro. Então ministro, Costa chegou a ser indiciado por suspeita de participação no esquema. Em março de 2010, foi absolvido pela Justiça e conseguiu ser eleito senador. Agora, apenas dois anos depois, está dedicado a virar prefeito do Recife, numa estratégia para chegar ao governo de Pernambuco em 2014. Confira a reportagem completa no site da revista    www.istoe.com.br

Mesmo com liminar da Justiça,adolescente não consegue vaga na UTI e morre no Hospital Regional de Irecê

A adolescente que aguardava vaga em uma UTI do Hospital Regional de Irecê, cidade distante cerca de 474 km de Salvador, morreu na madrugada desta sexta-feira (31).
A garota, de 17 anos, estava internada com problemas no coração e nos pulmões. A família da adolescente já tinha conseguido uma liminar da Justiça para que ela fosse internada em uma UTI. O prazo para que o procedimento fosse realizado estava vencido, mas a transferência não chegou a ser feita.
A jovem será enterrada às 10h do sábado (1º) na cidade de Presidente Dutra, que fica a 500 km da capital baiana. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou, na quarta-feira (29), que os médicos do sistema de regulação tentavam viabilizar a transferência da jovem.
OMS
Atualmente, existem na Bahia cerca de 2.114 leitos de UTI, sendo que 1.310 são do Sistema Único Saúde (SUS). Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estado deveria ter o mínimo de 2.236 leitos de UTI. (G1)

Fonte:G1.com/reprodução

Bahia: Concurso para Soldado da PM será realizado pela Fundação Carlos Chagas(FCC)

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a empresa escolhida pelo governo do estado para realizar o concurso que visa o preenchimento de 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A dispensa de licitação, conforme anunciado nesta coluna, foi publicada ontem no Diário Oficial (DO). A assessoria de comunicação da Secretaria da Administração (Saeb) informou que o resumo do contrato deve sair até o próximo dia 6. "Na semana seguinte após essa publicação sair no DO, será marcada uma reunião de trabalho para estabelecer o cronograma do concurso, incluindo as datas do edital e da prova", informou.
Enquanto isso, o concurso com 300 vagas para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO), cujo edital foi cancelado, continua sem novidades. Além  de soldado da PM, outro concurso estadual está prestes a ser lançado. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) abrirá 179 postos, sendo 139 para o cargo de especialista e 40 para técnico. De acordo com a dispensa de licitação, também publicada no DO de ontem, a empresa contratada para realizar a seleção é a Fundação Universidade de Brasília (FUB).

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Campus XVI da UNEB recebe a Reitoria Intinerante

Cumprindo uma agenda de trabalho no semiárido baiano, o Reitor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, profº. Lourisvaldo Valentim juntamente com alguns integrantes de sua equipe gestora, especificamente, a Vice-Reitora Profª. Adriana Mármori, O Pró-Reitor de Infraestrutura profº. Djalma Fiúza, O Pró-Reitor da PGDP Profº. Marcelo Ávila, o Coordenador da Proinfo Dilton e a Sec. da Reitoria, profª. Heloisa esteve ontem (30) na sede do Campus XVI-Irecê para conversar com a comunidade acadêmica do Departamento, que se fez presente, integrando um quadro de funcionários, docentes e discentes dos cursos de Graduação em Letras e Pedagogia, para saudar e dialogar sobre possíveis melhorias.

A chegada do Reitor as 13h, contou com a presença da Diretora em exercício profª. Hiderlândia Penha, o Coordenador do NUPEX profº. Joabson Figueiredo, a Diretora da DIREC-21 e professora licenciada do Campus, Profª. Maria Conceição Correia e integrantes do grupo gestor.

No intuído de validar e direcionar possíveis discursos posteriores iniciou-se uma visita às instalações do departamento e ao canteiro de obras, onde está sendo construído o anexo do Campus.


O  grupo gestor da UNEB foi recebido pela Diretora em exercício Profa. Hiderlândia Penha

Em segundo momento o Profº. Valentim ouviu atentamente as demandas de cada segmento pleiteado pela comunidade acadêmica presente no auditório. O Reitor enfatizou em sua fala o carinho que tem pelo Departamento e o compromisso com a Educação nesse território, onde salientou que existem demandas que precisam ser atendidas imediatamente, entretanto, não poderia deixar de citar os avanços ocorridos no Campus em Irecê durante todo o itinerário de lutas e conquistas, e mais uma vez se dispôs juntamente com toda sua equipe gestora, a elencar e fortalecer planejamentos futuros em parceira com a comunidade acadêmica do Campus XVI.

A visita foi encerrada às 17h, quando a comitiva se deslocou até a cidade de Xique-Xique para compromisso oficial.

Fonte:Site da UNEB-Irecê
Fotos:Hugo Eduão

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bahia: Laudo médico confirma estupro das adolescentes no caso da banda New Hit

Ainda não está disponível o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) sobre o caso dos integrantes da banda New Hit, que teriam estuprado duas meninas na cidade de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. No entanto, o laudo médico, assinado pela ginecologista Maria Verônica Simões, confirmou que as duas adolescentes foram mesmo violentadas e, conforme alegou a família de uma das jovens, ela era mesmo virgem. "A paciente sofreu violência sexual há dois dias (foi estuprada), foi examinada, onde foi comprovado o estupro (vulva apresenta fissura em intróito vaginal, o hímen apresenta rutura e hematoma no mesmo local)", diz o laudo documento, disponível no Conselho Tutelar da cidade.
 
"Levei ela (a filha) para a médica (ginecologista), na segunda-feira, e foi confirmado com exames que ela era virgem e havia sofrido a violência. A coisa foi tão brutal que ainda existiam hematomas nas partes íntimas dela", revelou a mãe de uma das adolescentes. Segundo o jornal Massa, as famílias das vítimas têm recebido ameaças. "Ligam constantemente. Uma mulher falou que viriam de Salvador matar as meninas, que eram responsáveis pela prisão dos bebês dela. Não estou trabalhando e meus filhos não vão para a escola", contou.
 
Fonte:Coluna holofote do site BN/reprodução

Presidenta cobra explicações a ministras sobre acordo com o Código Florestal

A presidenta Dilma Rousseff enviou um bilhete escrito à mão para as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente). A carta foi escrita nesta quinta-feira (30), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, para cobrar explicações sobre o acordo firmado ontem (29) pela comissão especial mista que analisa o Código Florestal. “Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal? Eu não sei de nada?”, escreveu a presidenta no bilhete, que foi entregue às ministras por um funcionário do cerimonial da presidência. O texto aprovado contraria as orientações dadas pelo governo no que diz respeito a recomposição de mata ciliar.

Fonte:Site Claudio humberto.com /reprodução

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bahia vence o Santos na estreia de Jorginho

A expectativa em torno do futuro do Bahia sob o comando de Jorginho, o mais novo técnico do clube, ganhou na noite desta quarta-feira, 29, um motivo para ser das melhores: no jogo que marcou a estreia do treinador, o tricolor jogou muita bola e bateu o Santos por 3 a 1, de virada, na Vila Belmiro.
Regular durante toda a partida, o Bahia saiu atrás do placar aos 14 minutos da primeira etapa, quando André aproveitou cruzamento de Neymar e marcou, de cabeça. Mas o tricolor não se abateu e, embora estivesse escalado com três volantes em seu meio campo, seguiu a marcar fortemente a saída de bola do time santista e partiu para o ataque.
Se, no primeiro tempo, equilibrou as ações da partida, na segunda etapa, o Esquadrão voltou a campo ainda melhor e foi merecedor do resultado positivo. O tento de empate saiu logo aos 14 minutos, com Souza, que aproveitou cruzamento de Neto e, oportunista, mandou no canto direito de Rafael. Três minutos depois, em cobrança perfeita de falta, Neto virou o placar. E Gabriel, em jogada de contra-ataque, fechou a conta, aos 27 minutos.
O triunfo, o terceiro do Bahia fora dos seus domínios, levou o time baiano aos 20 pontos ganhos. Embora não possa mais ser ultrapassado nesta 20ª rodada, o tricolor segue apenas na 16ª colocação, já que o Coritiba, que era o primeiro clube à sua frente, bateu o Internacional por 1 a 0 e chegou aos 22 pontos.
Para buscar uma sequência de vitórias e se distanciar de uma vez da zona de descenso, o tricolor volta a campo no próximo domingo, 2, contra o São Paulo, em Pituaçu; o Santos vai até a Ilha do Retiro para enfrentar o Sport, no mesmo dia e no mesmo horário.
Início equilibrado - Pela primeira vez sob o comando do técnico Jorginho, o Bahia começou o primeiro tempo de jogo na Vila Belmiro com uma postura diferente da apresentada quando sob o comando de Caio Júnior: embora estivesse com três volantes em sua formação, adiantou a sua marcação e criou boas chances para balançar as redes do goleiro Rafael.
O Santos, por sua vez, valorizou o toque de bola e forçou pouco as jogadas de ataque. O time da Vila, no entanto, foi mais feliz e saiu na frente do placar. O Peixe garantiu o resultado em seu favor por intermédio da genialidade de Neymar, que cruzou com perfeição para André marcar de cabeça, aos 14 minutos: 1 a 0.
Antes, aos oito minutos, André já havia desperdiçado a melhor chance do time santista no jogo: livre, de frente para Omar, tentou marcar com uma cavadinha e pegou mal na bola. Aos 13, Adriano pegou sobra na intermediária e bateu forte; Omar mandou para escanteio. Quatro minutos depois, Ganso chegou perto de marcar o segundo, mas o seu remate colocado passou à direita da meta do goleiro do Esquadrão.
Daí em diante, o tricolor, com os seus alas adiantados, partiu em busca do gol de empate. Aos 22 minutos, Souza bateu cruzado pelo lado esquerdo e Gabriel por pouco não marcou. Seis minutos depois, aconteceu o inverso: após disparo cruzado do meia, Souza também não empurrou para as redes por pouco. Aos 35, Zé Roberto fez boa jogada individual pelo lado esquerdo, mas mandou longe do gol. A melhor chance do time baiano aconteceu três minutos depois: em contra-ataque, Hélder recebeu passe de Souza e mandou uma bomba da intermediária; a bola explodiu no travessão.
Impetuosidade tricolor - Jorginho devolveu o Bahia para o segundo tempo sem nenhuma modificação na sua formação. Contudo, o Esquadrão voltou ainda mais impetuoso. Indiferente às qualidades do time santista, o tricolor corrigiu a sua marcação e, em tendo encarado o jogo destemidamente, mereceu a virada no escore.
A sua primeira chegada aconteceu logo aos dois minutos: Gabriel cruzou bola pelo lado direito e serviu Souza, mas o atacante, embora estivesse livre na grande área, tocou por cima do gol. Mas o "Caveirão" se redimiu 12 minutos depois: aproveitou cruzamento de Neto e, frio, dominou e tocou no canto direito de Rafael. 1 a 1!
O gol deixou o time baiano ainda mais ligado e a virada não demorou a acontecer: aos 17 minutos, Gabriel sofreu falta na entrada da área e Neto, na cobrança, com perfeição, colocou a bola à meia altura no canto direito. Rafael ainda tocou nela, mas não conseguiu evitar o 2 a 1 em favor do Bahia no placar. Pressionado pela sua própria torcida, o Santos, que outrora cadenciava o jogo, viu a posse de bola ser invertida.
Foi assim, com a bola no chão que, após troca de passes em jogada de contra-ataque, o tricolor chegou ao terceiro tento, aos 27 minutos: Souza recebeu passe na área e rolou para trás, onde Gabriel, da entrada da área, bateu colocado no canto esquerdo da meta santista, sem chances para Rafael. 3 a 1 que reacende a chama e instala a esperança de que os tropeços se transformem apenas em lembranças remotas do primeiro turno.

Fonte: atardeonline

Governo Dilma: MP da Seca é aprovada no Senado

 
 
 
 
 
                                                                                             Foto:Victor Soares/reprodução
O Projeto de Lei de Conversão (PLC 20/2012), decorrente da MP da Seca (MP 565/2012), que cria linhas de créditos especiais para atender aos setores rural, industrial, comercial e de serviços em municípios atingidos por secas e enchentes foi aprovado no plenário do Senado nesta terça-feira (28). Antes, a MP foi aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta foi relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Com o decreto, os produtores atingidos por desastres climáticos terão a possibilidade de renegociação das dívidas com limite de até R$ 200 mil reais e R$ 100 mil, cujos contratos tenham sido feitos até 2006, com prazo para pagamento em 10 anos. “A MP garante nova negociação de dívidas agrícolas e a suspensão imediata da execução das execuções judiciais principalmente daqueles que tanto sofrem com a forte seca no país, que terão agora prazo de dez anos para se programarem”, disse Pinheiro. De acordo com o parlamentar, as medidas contidas na MP vão beneficiar cerca de 500 mil produtores, entre eles 125 mil no Nordeste, já estão na fase de execução e terão as cobranças suspensas, assim que se tornar lei.Informações do BN.

Bahia: PM cancela concurso para Oficial

O comando da PM da Bahia  através da portaria 078/12 cancelou o concurso público   para oficial da  corporação. Confira a portaria que cancelou o certame. 


PORTARIA N.º 78, DE 27 DE AGOSTO DE 2012/COMANDO-GERAL
O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Cancelar o Concurso Público de Provas para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar – CFOPM/2012, conforme Edital de Abertura de inscrições n.º 001-CG/2012, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 02 de Agosto de 2012, Ano. XCVI. N.º 20.914, em decorrência da necessidade de nova efetivação de estudo sistêmico, a ser realizado pela Administração Pública Estadual, com vistas a estabelecer critérios e orientações para o referido certame.
ALFREDO BRAGA DE CASTRO – Cel PM Comandante-Geral
De ordem da Coordenação do CPS

Fonte:DOE/

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bahia: PM é suspeito de conivência no caso do estupro de duas adolescentes em Rui Barbosa

Um policial militar é suspeito de conivência no caso do estupro de duas adolescentes na cidade de Ruy Barbosa, distante cerca de 300 km de Salvador. O PM e nove integrantes da banda de pagode New Hit foram presos após denúncia das jovens, que foram ver uma apresentação do grupo em uma micareta da localidade na madrugada de domingo (25).
Em nota enviada nesta segunda-feira (27), a Polícia Militar informa que o policial envolvido no caso é um soldado que trabalha na 47ª CIPM, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A PM informou que o policial foi transferido da delegacia de Ruy Barbosa e está custodiado na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP) da corporação, localizada no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

"A preocupação maior  é com relação ao crime. Posteriormente será analisado o âmbito administrativo", afirmou capitão Pita, assessor de comunicação da PM. Segundo ele, a polícia está investigando se o soldado preso atuava como segurança da banda de pagode. O regulamento da PM não permite este tipo de vínculo empregatício.

Mapa cidade de Ruy Barbosa, Bahia (Foto: Arte G1)
"Entravam de dois em dois"No departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 110 km de Salvador, uma das meninas que diz ter sido estuprada por dez integrantes da banda de pagode New Hit contou como tudo aconteceu. As vítimas passaram por exame de corpo de delito na Polícia Técnica de Feira de Santana. Elas estavam acompanhadas de um representante do Conselho Tutelar.

"A gente pediu para o produtor da banda para irmos para o trio para tirarmos foto com eles. Quando a gente chegou em cima do trio, eles falaram que não dava para tirar foto lá, porque era muita gente, que era para irmos para dentro do ônibus. Quando a gente chegou dentro do ônibus, eles falaram que era para irmos para o fundo do ônibus porque lá tinha mais luz. Quando chegamos no fundo do ônibus, dois deles já me empurraram para dentro do banheiro, levantaram minha saia e já começaram a praticar o ato sexual. Eu pedia para eles pararem, para eles me deixarem ir embora. Eles tamparam minha boca e começaram a me bater, para não deixar eu sair. Dez homens me estupraram, entravam de dois em dois", disse uma das vítimas.

Fonte:G1 Bahia/reprodução

Seis jovens morrem em acidente na BR- 242 - Barreiras

 
 
                                                                   O carro virou um monte de ferro retrocido-Foto:reprodução
Seis jovens morreram na noite deste domingo (26) após o veículo que ocupavam bater de frente com uma carreta carregada de garrafas na BR 242, próximo a Barreiras, no oeste baiano. Cicero Dias, 23 anos; Gildeane Alcantara dos Santos, de 19 anos; Munique Franca de Oliveira, de 20 anos; Marilene de Souza Santos, de 25 anos; Maria Izabel de Souza Santos e Jainara Lima, ambas com 19 anos morreram na hora. Por conta da violência da batida, as vítimas ficaram presas às ferragens e o resgate dos corpos contou com a participação de homens do Corpo de Bombeiros, do Exército, além de polícias civil, militares e rodoviários federais. Familiares das vítimas estiveram no local do acidente, mas não puderam se aproximar, já que a polícia isolou toda a área para realização dos trabalhos de resgate. Um longo congestionamento se formou na rodovia, que só foi liberada por volta das 23h. A polícia investiga as circusntâncias do acidente.

Fonte:BN/reprodução

Economia: INSS começa a pagar metade do 13º salário de aposentados e pensionistas






A antecipação da metade do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até um salário mínimo (R$ 622) começa nesta segunda-feira (27/8).
O pagamento será feito de acordo com o número do benefício, sem o dígito, ou com o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
Nesta segunda-feira começam os depósitos aos beneficiários cuja identificação tem final 1.
Os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo receberão a primeira metade do décimo terceiro a partir de 3 de setembro. Esses pagamentos não ocorrerão no dia 7 de setembro, devido ao feriado.
Até o dia 10 de setembro, todos os beneficiados já deverão ter recebido o valor devido.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a antecipação do décimo terceiro atingirá mais de 25 milhões de beneficiários. Estima-se que sejam injetados na economia aproximadamente R$ 11,2 bilhões.
O Imposto de Renda sobre esse benefício só será cobrado em dezembro, quando é feito o pagamento da segunda metade do salário.
Quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não tem direito ao décimo terceiro sobre o valor desses benefícios.
Dúvidas em relação ao pagamento podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento da Previdência, no número 135.

Fonte:TribunadaBahia

Salvador: Jovem Universitária morre ao capotar veículo em frente à UFBA


                                                       

Milla era natural de Campo Formoso -Foto:Acervo pessoal/reprodução
Uma jovem de 18 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (27) depois de capotar o carro na avenida Adhemar de Barros, em frente à Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro de Ondina, em Salvador. O acidente aconteceu por volta das 3h.

Milla Laís Galvão, 18 anos, era estudante do 2º semestre de Arquitetura da Faculdade Ruy Barbosa. Segundo testemunhas, a jovem estava no carro que subiu no canteiro e capotou em frente ao portão de acesso ao campus de Ondina da Ufba. A jovem foi projetada para fora do veículo e morreu na hora.

Familiares contaram que Milla estava sem o cinto de segurança e não tinha carteira de habilitação. O carro, um Ágile branco que ficou completamente destruído no capotamento, era de um amigo da vítima.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram enviadas ao local do acidente. Porém, ao chegar o local, constaram a morte da jovem.O corpo da estudante foi enviado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde vai ser periciado e, em seguida, liberado para o sepultamento.

Milla Laís era natural de Campo Formoso e se mudou há um ano e meio para Salvador para cursar a faculdade. O sepultamento da jovem será realizado nesta terça-feira (28) na sua cidade natal. O colégio onde Milla estudou, Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, suspendeu as aulas hoje em luto à morte da jovem.