• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de agosto de 2018

Eleições 2018: Lula diz que é hora de Haddad e Manuela ir as ruas


Ricardo Stuckert/reprodução


Após reunião que durou cerca de quatro horas, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (10), a senadora Gleisi Hoffmann e o ex-presidente Lula, decidiram nova estratégia do PT. 

De acordo com a Folha, a presidente do Partido dos Trabalhadores afirmou que Lula determinou que chegou a hora de levar o bloco da campanha, com o ex-prefeito de SP, Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, às ruas.

Até então, o PT tinha optado por preservar Lula, esconder Haddad, temendo que o eleitorado da sigla passasse a não acreditar mais na viabilidade eleitoral de Lula.

fonte:BN

Eleições 2018: Confira os próximos debates dos candidatos ao Planalto na TV e no rádio


O debate da Band foi o primeiro confronto entre os candidatos à Presidência nas eleições 2018.
foto:reprodução
primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro e, se houver segundo turno, a votação será em 28 de outubro.
Confira as datas dos debates já confirmados:
  • 17 de agosto – Rede TV! - 22h
  • 27 de agosto – Rádio Jovem Pan - 19h
  • 9 de setembro – TV Gazeta/Estadão - 19h30
  • 18 de setembro – Revista Piauí/Poder 360/YouTube - 10h
  • 20 de setembro – TV Aparecida/CNBB - 21h30
  • 26 de setembro – SBT/UOL/Folha de S.Paulo - 18h20
  • 30 de setembro – TV Record - 22h
  • 4 de outubro – TV Globo - 21h30

Em caso de segundo turno:

  • 11 de outubro – Band - 22h
  • 14 de outubro – TV Gazeta/Estadão - 19h30
  • 15 de outubro – Rede TV! - 22h
  • 17 de outubro – SBT/Folha de S.Paulo - 18h20
  • 21 de outubro – TV Record - 22h
  • 26 de outubro – TV Globo - 21h30

Regras do debate

Lei 13.488/2017, que estabelece as regras da campanha, determina que as emissoras de rádio e TV são obrigadas a convidar para os debates os candidatos dos partidos que tiverem no mínimo 5 parlamentares no Congresso Nacional, entre deputados e senadores.
Quanto aos demais, as emissoras têm autonomia para convidar ou não.
fonte:   Equipe HuffPost /mSN C/ADAPTAÇÕES

Eleições 2018: Twitter divulga medidas para evitar fake news


[Twitter divulga medidas para evitar fake news nas eleições]
imagem:reprodução

Twitter divulgou nesta semana um comunicado com as medidas para as eleições deste ano. A plataforma, assim como Facebook, Google, Instagram e Whatsapp, vem buscando respostas em razão de preocupações com possíveis problemas e influências negativas no debate público, como a disseminação das chamadas notícias falsas ou de mensagens de ódio.
Na nota, a empresa afirmou que tem como objetivo “promover um ambiente cada vez mais saudável na plataforma”. Um dos focos será a verificação de contas de candidatos e partidos, de modo a coibir perfis falsos que possam divulgar informações e causar confusão nos eleitores.
Além dessa verificação, a própria rede social irá organizar sessões de perguntas e respostas com os candidatos, com o intuito de “facilitar o contato direto entre os candidatos e seus eleitores”. A companhia anunciou que firmou parceria com alguns veículos de mídia – como Band, RedeTV, Estadão, Rádio Jovem Pan, Revista Istoé e Catraca Livre – para a transmissão pela plataforma dos debates com os concorrentes à Presidência da República e aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Contas automatizadas

Uma das medidas destacadas pela empresa é o combate ao que a empresa chama de “contas automatizadas mal-intencionadas e/ou que disseminam spam”, perfis falsos ou os chamados robôs (ou bots, no termo em inglês popularizado). Os robôs são vistos como um dos meios de disseminação de notícias falsas e um dos problemas na rede social, embora estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) tenha apontado o grau de difusão de fake news por essas contas semelhante ao de humanos

Segundo a assessoria de empresa, também foram realizadas ações como o aprimoramento do processo de abertura de contas, auditorias em contas já existentes e a expansão de detecção de “comportamento mal-intencionado”. O número de contas contestadas mensalmente subiu de 2,5 milhões em setembro de 2017 para 10 milhões em maio de 2018. A média de denúncias de spam recebidas pela plataforma diminuiu de aproximadamente 25 mil por dia em março para cerca de 17 mil por dia em maio.
Levantamento

Segundo levantamento realizado pela empresa com seus usuários, 70% dos mais de dois mil entrevistados disseram usar a plataforma para se informar sobre política nessas eleições. Deste universo, 47% afirmaram fazê-lo frequentemente e 22% de vez em quando.

Mais de 60% avaliaram que a divulgação de mensagens pelos candidatos em seus perfis será importante para a decisão do voto. Entre os indecisos, 79% comentaram que vão conhecer as ideias dos concorrentes por suas contas para definir sua escolha.
Propagandas vetadas

Diferentemente do Facebook e do Google, o Twitter não irá veicular anúncio eleitoral. Este será o primeiro ano em que este tipo de propaganda eleitoral será permitida. A empresa anunciou a decisão em maio e justificou-a pelo fato de não ter os meios tecnológicos para atender às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua resolução sobre as eleições, o TSE estabeleceu que os anúncios só podem ser veiculados por candidatos ou partidos e que devem trazer a identificação de seus patrocinadores, bem como o CPF (no caso do concorrente) ou CNPJ (no caso da legenda).
fonte:Agência Brasil

Veículo do vice-prefeito de América Dourada é tomado de assalto e incendiado

foto:reprodução
Na manhã de ontem(11) por volta das 11:45hs, o sr Aleomar Francisco da Silva, conhecido por Mar de Assis,  vice-prefeito da cidade América Dourada, na região de Irecê, foi vítima de assalto juntamente com sete passageiros que conduzia em seu veículo VAN.
Segundo a Polícia Civil, o político seguia por uma estrada vicinal do município com o seu veículo Besta Est, Cor Prata, Placa CGR-3954,  momento em que foi abordado por dois homens que estavam fingindo corta uma cerca de quiabento na estrada.
Ainda de acordo com a polícia, a dupla interceptou o veículo e anunciou o assalto. Conforme a Polícia, um dos bandidos mandou o motorista ir para o banco do carona e passou a conduzir o carro até nas imediações de um povoado denominado Aristides, quando os assaltantes obrigaram todos os passageiros entregar aparelhos celulares, pertences e dinheiro.
Após saquear os ocupantes do veículo, a dupla fugiu com o automóvel. O carro do vice-prefeito foi encontrado incendido em um matagal na zona rural de João Dourado, município vizinho a América Dourada.
fonte:CN c/adaptações

Salvador: TJ-BA determina que servidores municipais encerrem a greve


O desembargador Maurício Kertzman Szporer, da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), determinou nesta sexta-feira, 10, que o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) suspenda a greve, e que os trabalhadores retornem imediatamente ao trabalho.
A decisão, em caráter liminar, atendeu a pedido da prefeitura de forma integral. Em caso de descumprimento, o Sindseps terá que arcar com multa diária no valor de R$ 100 mil.
O magistrado entendeu que “as paralisações no serviço público devem ser um último recurso, a fim de que não sejam violados outros direitos fundamentais, em especial os de caráter essencial da população, como no caso da saúde, e nem provoquem o desatendimento de necessidades inadiáveis da comunidade. Esse também é o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF)”, destacou o desembargador.
Na decisão, Kertzman Szporer determinou que o sindicato “se abstenha de praticar quaisquer atos que impossibilitem, paralisem ou interrompam todo e qualquer serviço público municipal, sob pena de multa diária também de R$ 100 mil”. O Sindseps, por meio de nota, informou que ainda não recebeu a notificação sobre a determinação judicial.
A categoria, em assembleia realizada nesta sexta, reduziu o reajuste salarial pedido de 23,5% para 5%. A decisão foi tomada no ginásio dos bancários, situado na Ladeira dos Aflitos. Os servidores reivindicam, além do reajuste salarial, o auxílio-alimentação dos funcionários inativos e aposentados e plano de carreira. Informações de atardeonline.
Categoria continua com a greve pelo menos até a próxima quarta, 15, quando haverá uma nova rodada de negociação (Foto: Divulgação)
Categoria continua com a greve pelo menos até a próxima quarta, 15, quando haverá uma nova rodada de negociação (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Motoristas relatam perigos e cobram conclusão da obra da BR-116 Sul;

Motoristas relatam perigos e cobram conclusão da obra da BR-116 Sul
foto:reprodução Acorda Cidade
Moradores dos municípios de Santo Estevão e Antônio Cardoso estão reivindicando a conclusão de um trecho na BR-116 Sul. Segundo eles, o trecho está sem iluminação e não há acostamento, o que tem provocado diversos acidentes, entre eles, um grave, que deixou seis pessoas mortas no início deste mês.
O policial rodoviário federal, patrulheiro Brandão, afirmou que o trecho que compreende a cidade de Antônio Cardoso até Santo Estevão é um trecho de pista simples, onde as obras de duplicação foram iniciadas, mas não foram concluídas. Com isso, conforme observou, houve redução de acostamento em alguns pontos, a retirada total em outros, além de estreitamento da via.
“Não temos informações oficiais sobre os motivos pelos quais essa obra não foi concluída. Temos notícias apenas superficiais, como a falta de recursos. A gente sempre observa pequenos acidentes e até acidentes graves”, afirmou.
fonte:Acorda Cidade
O BLOG FIQUE INFORMADO JÁ PONTUOU SOBRE ESSE TRECHO EM 14/07/18

MG: Explosão em gasômetro da Usiminas deixa feridos em Ipatinga


Explosão em gasômetro da Usiminas deixa feridos no interior de MG
foto:reprodução
A Usiminas confirmou no início da tarde desta sexta-feira, 10, por meio de nota de sua assessoria de comunicação, que registrou uma explosão em um gasômetro da Usina de Ipatinga, na região leste do Estado de Minas Gerais.
De acordo com a empresa, até as 14h, não havia registro de vítimas, mas toda a área de risco da usina foi evacuada. A equipe de brigadistas da empresa está atuando no local e, segundo a assessoria, a canalização de gás já foi bloqueada e não há vazamento.
Os bombeiros em Ipatinga, no entanto, afirmam que há vítimas por causa da explosão, e que todas já foram levadas para o hospital. Funcionários da empresa foram retirados da unidade depois do incidente. Parte do centro da cidade também foi evacuada, de acordo com informações dos bombeiros.
Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga estavam no início da tarde desta sexta na portaria da planta em busca de informações sobre a explosão.
fonte:Estadão

Eleições 2018: “Rui era favorito até a gente entrar na parceria com Bolsonaro”, diz João Henrique


Resultado de imagem para joao henrique e bolsonaro
 O ex- prefeito de Salvador João Henrique ao lado do candidato a vice de Bolsonaro ,Gen. Mourão e correligionários  foto:reprodução

O ex-prefeito de salvador e candidato a governador pelo PRTB, João Henrique, mostrou entusiasmo com a aliança firmada com o PSL que tem como candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Segundo João, o favoritismo do governador Rui Costa (PT) acabou. “Ele (Rui Costa) era favorito até a gente entrar nesta parceria com Bolsonaro. Acho que não tem mais favorito, se tiver, somo nós”, disse ele em entrevista ao programa “Política na Mesa” da Rádio Câmara Salvador. JH garanta palanque para o presidenciável mesmo após Alberto Pimentel (PSL) ter desistido de ser seu candidato a vice.
Questionado sobre a capacidade de gerenciamento de Bolsonaro, João Henrique diz que nenhum candidato vai conseguir resolver os problemas em quatro anos, mas que medidas urgentes como a da segurança pública serão uma prioridade. “Bolsonaro terá uma plataforma de governo de curto prazo, ele não vai resolver o problema de tráfico de drogas, mas vai melhorar a segurança pública”, conclui.
O presidente estadual do PRTB, Rogério Tadeu da Luz, disse que mantém conversas com outros nomes para compor a vice, tanto do PSL, quanto do próprio PRTB. “Estamos fazendo novas reuniões e analisando alguns nomes. Tem gente do próprio PRTB. Estamos vendo qual nome seria”, declarou. Segundo ele, a decisão deve ser tomada o mais breve possível. Informações da Tribuna da Bahia.

1º debate na Band: Presidenciáveis esboçam primeiras propostas em embate pulverizado


[Debate na Band: presidenciáveis esboçam primeiras propostas em embate pulverizado ]
foto:reprodução
Em um debate pulverizado, oito dos 13 presidenciáveis anunciaram suas propostas, nesta quinta-feira (9), na TV Bandeirantes, na largada dos embates até as eleições de outubro.
Participaram Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede). O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, foi impedido de comparecer. O programa foi mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.
Baseado em critério legal, todos os candidatos com coligações com mais de cinco congressistas têm direito de participar. 
Na primeira rodada de perguntas, os candidatos patinaram em responder de forma objetiva sobre medidas para superar a crise, gerar emprego e renda, mas de maneira geral sinalizaram a urgência em novas arrumações no modelo econômico do país.      
Já no segundo bloco, o ponto alto foi um questionamento feito por jornalistas sobre aborto que gerou confronto direto entre Boulos e Marina Silva.  
“Não somos a favor do aborto, somos a favor que as mulheres tenham direito de decidir [...] no nosso governo o aborto não vai ser tema do Código Penal, vai ser do SUS, é questão de saúde pública”.
Marina, por vez, considerou que o tema é “complexo” e que manteria o que está previsto atualmente em lei, podendo realizar plebiscito caso haja pleito no sentido de ampliar a legislação da matéria.
A partir do terceiro bloco, com nova rodada de embates diretos, os candidatos trouxeram à tona questões mais pontuais, como a operação Lava Jato, que passaria a ser institucionalizada conforme proposta de Álvaro Dias. “Uma tropa de elite contra a corrupção”, resumiu, ao citar que convidaria o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça.
Questionado por Meireles sobre posicionamento editorial do PSDB que tratou o Bolsa Família como “populismo rasteiro”, Geraldo Alckmin prometeu “ampliar” o alcance do programa.
Meireles, por sua vez, foi apontado por Guilherme Boulos como “candidato de Temer” e expandiu o ataque a outros adversários. “Aqui tem 50 tons de Temer”.
“Eu sou o candidato do emprego, da renda e do crescimento”, rebateu o postulante do MDB, acentuando que não trabalhou para Lula, nem para Temer, mas “trabalhou para o Brasil”.
Em tréplica, Boulos sustentou que Meireles é banqueiro e que milita por interesses diferentes dos da maioria da população. “É raposa cuidando do galinheiro”.
Já Ciro Gomes, anunciou que, se eleito, ajudará os brasileiros endividados a ficarem com o nome limpo.
Quando o tema em debate foi corrupção de agentes políticos em cargos públicos, o candidato Geraldo Alckmin disse que, em seu eventual governo, vai “escolher os melhores quadros da sociedade, não precisa ser de partido”. Ele declarou ainda que as “agências reguladoras ficarão a mil quilômetros de partidos políticos”.
“A forma como se ganha determina a forma como se governa”, ponderou Marina ao criticar a composição de Alckmin com partidos do grupo que ficou como Centrão, tornando, segundo ela, frágil a promessa do tucano

PM divulga nota sobre morte de Cabo na 47ª CIPM


[Morre Pfem baleada na cabeça dentro de Companhia no bairro de Pau da Lima]

A cabo Carina Santos Assis Carvalho, 40 anos, que foi atingida por um tiro na cabeça, na tarde desta quinta-feira (9), morreu no Hospital São Rafael. A Pfem era lotada na 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), onde o fato ocorreu. A informação é da Polícia Militar.
A Pfem foi socorrida por colegas para a unidade de saúde, mas ela não resistiu aos ferimentos.
O Coronel Anildo tinha informado ao BNews que o protocolo de verificação de morte cerebral tinha sido aberto um pouco mais cedo.
Leia a nota na íntegra:
É com imenso pesar que a Polícia Militar informa a morte da cabo Carina Santos Assis Carvalho, 40 anos, que cometeu um ato extremo contra a própria vida na sede da unidade onde era lotada, a 47ª CIPM, no bairro de Pau da Lima, na tarde desta quinta-feira (9), em Salvador.
Assim que foi atingida, a policial foi socorrida por colegas para o Hospital São Rafael, mas ela não resistiu aos ferimentos.
A Corporação agradece o esforço da equipe do hospital em tentar salvar a vida de Carina.
Neste momento, policiais militares e uma equipe do Departamento de Promoção Social (DCS) fazem o acompanhamento dos familiares da militar na unidade hospitalar.

fonte:BNews/reprodução

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Rio: Estrutura de loja do século XIX que vendia escravos é encontrada por arqueólogos

foto:Escavação. Operários trabalham no trecho da Rua Miguel Couto onde foram achados os alicerces de antiga loja de venda de escravos e um poço do século XIX - Divulgação/Oscar Liberal/IpHan



RIO - O anúncio "Vende-se um lote de lindos moleques de 10 a 20 annos, pretas moças e officiaes de ofícios, vindos do norte no último vapor, juntos ou separados, são todos sadios e sem defeito: na rua dos Ourives, 221", publicado em 10 de janeiro de 1863, no Jornal do Commercio, é de uma casa de venda de escravos que funcionou no século XIX no Centro do Rio. E que pode ter sido descoberta agora durante as escavações que preparam terreno para as obras de implantação do último trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
COMO OS ALICERCES DA LOJA DE ESCRAVOS
FORAM ENCONTRADOS
Pesquisadores compararam endereços de anúncios para venda de escravos, publicados em 1863, com um mapa atual da região. Com isso, conseguiram encontrar o sítio arqueológico
UM DOS ANÚNCIOS ANALISADOS
Jornal do Commercio mencionava em 9 de março de 1863 o
endereço da loja que vendia escravos na
Rua dos Ourives,
atual Miguel Couto
MAPA ANTIGO
Pesquisadores utilizaram um mapa de Gotto, de 1871, para identificar a loja que funcionava na Rua dos Ourives nº 221
LOCALIZAÇÃO ATUAL
Ao sobrepor o mapa antigo ao atual, foram achadas estruturas da loja de venda de escravos
Matriz de
Santa Rita
Local do
Sítio Arqueológico
Localização do poço da antiga loja
Candelaria
CENTRO
Praça Tiradentes
Fonte: VLT-Rio
.

Arqueólogos contratados pelo Consórcio VLT para realizar sondagens na região da Avenida Marechal Floriano acreditam ter encontrado na atual Rua Miguel Couto não só os alicerces desta antiga loja, mas também um conjunto de poços e uma bola de ferro, semelhante àquelas colocadas nas pernas de escravos para evitar fugas. Uma outra descoberta no trecho da Rua Marechal Floriano por onde passará o VLT indicou a possível existência de um cemitério de pretos novos junto ao Largo de Santa Rita. Por conta disso, as obras do “bonde moderno” na região ficaram paradas cinco meses, aguardando liberação dos órgãos de proteção ao patrimônio.

SP: Suzane von Richthofen deixa a prisão para saída temporária do Dia dos Pais

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por matar seus pais, deixou a Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP), nesta quinta-feira (9) para o Indulto de Dia dos Pais.
A saída temporária é um benefício concedido aos presos que mostram bom comportamento quando estão em regime semiaberto. Suzane obteve esse privilégio em outubro de 2015, quado saiu pôde sair do regime fechado para o semiaberto. Ela participou pela primeira vez dos indultos em março de 2016, graças ao feriado da Páscoa.
Presa há 17 anos, Suzane tenta a progressão para o regime aberto. Nesse caso, ela pode deixar a prisão e cumprir o restante de sua pena em liberdade, porém sob a supervisão do sistema prisional. O pedido corre na Justiça há cerca de um ano, mas não há prazo para que uma decisão seja tomada.
Suzane saiu da prisão às 8h10 desta quinta-feira (9). Ao deixar a prisão, foi recepcionada por seu namorado e, após isso, seguiu rapidamente até um carro e deixou o local. Ela deve retornar ao presídio na próxima segunda-feira (13).
Cerca de 3 mil detentos têm direito ao indulto no Vale do Paraíba. No ano, são cinco saídas temporárias, sendo, além desta de Dia dos Pais, no Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, Dia das Mães e Páscoa.

Suzane deixa a prisão em indultos desde 2016 - (Reprodução/Twitter)

Irecê: Prefeito Elmo Vaz diz que vai acionar juridicamente grupo de Comunicação

EMPRESA UBD ACUSADA DE VENDER TITULO A PREFEITOS, É A MESMA QUE PREMIOU O PREFEITO DE IRECÊ?


A imagem pode conter: 1 pessoa

Imagem:repodução do site 
Líder notícias
Nos últimos dias, a cidade de Irecê tem presenciado um embate político entre o prefeito da cidade Elmo Vaz (PSB) e o grupo de comunicação de propriedade do empresário Jota Sidney que agrega a emissora FM Líder FM e o site denominado Líder Notícias entre outras emissoras FM.
Ambos se acusam de perseguição política e ontem houve mais capítulo. O prefeito Elmo Vaz através de sua página pessoal no facebook, publicou uma nota, onde se diz indignado pela maneira que o site do grupo de comunicação publicou uma notícia com o título: “Empresa UBD acusada de vender titulo a prefeitos, é a mesma que premiou o prefeito de Irecê?”  O prefeito afirmou que em momento algum o seu governo teve vínculo com a referida empresa e que a associação de seu nome com a empresa comprova o caráter sensacionalista e perseguidor adotado pela emissora de rádio.
Até a manhã de hoje(9) a publicação de Elmo Vaz tinha mais de 40 compartilhamentos e centenas de curtidas e dezenas de comentários no facebook.
Vamos aguardar para ver o desfecho e as consequências  desse  embate. 

Confira a publicação abaixo do Prefeito no Facebook de 08/08/18

Foi com enorme indignação que li hoje a notícia “Empresa UBD acusada de vender titulo a prefeitos, é a mesma que premiou o prefeito de Irecê?” (http://www.lidernoticias.com/…/empresa-ubd-acusada-de-vende…) publicado pelo site Lider Notícias. O título da matéria me associa de maneira irresponsável à empresa UBD, acusada de vender premiações a diversos prefeitos do Brasil, e que não tem e JAMAIS TEVE qualquer vínculo com a atual gestão da Prefeitura de Irecê.
Seguindo a linha editorial do mau jornalismo, o texto ressalta apenas no final que não tenho qualquer envolvimento com a questão (“Em momento algum o nome do atual prefeito da cidade de Irecê é citado na matéria dos 26 prefeitos investigados. É importante deixar ressaltado! Porém a duvida quanto a credibilidade desta premiação fica no mínimo no território da dúvida, já que a UBD perdeu um pouco sua credibilidade frente os fatos expostos”). Quero reforçar que o Governo Terra do Coração da Gente em momento algum teve qualquer tipo de vínculo com a empresa UBD, tão pouco divulgou a suposta premiação. A simples associação do meu nome com a empresa - de maneira mal intencionada e dando a entender que tenho qualquer envolvimento com a mesma - comprova o caráter sensacionalista e perseguidor adotado pela emissora de rádio, que me acusa de perseguição, quando, na verdade, adota práticas que levam ao questionamento da credibilidade do referido meio de comunicação, que de isento e objetivo - como preza o manual do verdadeiro jornalismo - não tem nada. Diante dos fatos adotarei providências jurídicas.
Elmo Vaz

O grupo J. Sidney também divulgou uma nota de Esclarecimento em sua página no Facebook. Confira abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Por prezar pela verdade e responsabilidade dos fatos, nosso site Líder Notícias busca sempre apurar todas as informações e fontes.
Fomos surpreendidos nesta noite com uma publicação do prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), acusando o site de sensacionalismo e de notícias inverídicas.
Nesta quarta-feira, 8, o site Líder Notícias esteve apurando as informações a cerca dos gastos da casa dos estudantes, bem como ouvindo o depoimento com as denúncias dos alunos, que, alegam falta de diálogo e mudança arbitrária da residência sem levar em consideração a vontade dos mesmos.
Os universitários recusam-se a mudar da atual residência para uma que não tenha condições adequadas para acolhê-los com conforto, segurança e acessibilidade. Tais fatos, demonstram, reiteradamente, o claro e evidente objetivo de perseguição a imprensa e interesse proposital de retirar o foco de um assunto tão pertinente que é a casa dos estudantes e colocar a sociedade contra os meios de comunicações por defender a luta estudantil.
Ressaltamos nosso compromisso em defesa da sociedade da nossa microrregião e com a informação dentro dos padrões éticos e dos princípios que norteiam o jornalismo.
Mais uma vez, diante dos últimos acontecimentos divulgados na imprensa estadual e motivo de repúdio pela Associação Bahiana de Imprensa, comprova-se a tentativa de censura e repressão aos meios de comunicações pela defesa que tem empenhado perante a sociedade.
A notícia que foi publicada que questiona premiação “Empresa UBD acusada de vender título de prefeitos, é a mesma que premiou o prefeito de Irecê?” foi reproduzida de outro site e deixa claro todas as fontes de informações, além disso, em nenhum momento busca ofender a personalidade da gestão, apenas questiona um ranking amplamente divulgados em sites baianos.
Salienta-se que em nenhum momento, não houve qualquer publicação lesiva ou ofensiva a personalidade da gestão, a quem inclusive, convidamos para que venha apresentar sua versão dos fatos e dar esclarecimentos a sociedade.
No mais, reiteramos nosso compromisso de continuar informando a sociedade com a mesma perseverança, coragem e profissionalismo mantidos durante todos esses anos, zelando sempre pela credibilidade e veracidade dos fatos.

Fonte:Facebook do grupo J.Sidney e Elmo Vaz

Rio: Justiça mantém condenação a jornalista que xingou Chico Buarque

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, tocando um instrumento musical e noite
foto:facebook pessoal/reprodução
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do antiquário e jornalista João Pedrosa, que deverá indenizar o cantor e compostor Chico Buarque, a atriz Marieta Severo e três de suas filhas em R$ 25 mil cada. Também caberá ao réu a publicação da sentença em dois grandes jornais de circulação nacional e em sua página pessoal no Instagram.
A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou novo recurso do jornalista. Em dezembro do ano passado, Pedrosa comentou “família de canalhas. Que orgulho de ser ladrão” em uma foto no perfil do Instagram de Chico em que o cantor aparece com Marieta e as filhas, datada de 1974.
A decisão mantém a sentença proferida em 6 fevereiro deste ano pela desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes, que afirmou que a  liberdade de expressão deve ser respeitada, “mas pode ensejar a responsabilização posterior da pessoa em caso de violação à dignidade humana”.
Quintes entendeu que o comentário de Pedrosa “se encontra desprovido de qualquer base probatória ou mesmo de notícia a respeito do tema, configurando ofensa e violação à honra daquela família”. Ela considerou que “o xingamento injurioso” configura “exercício abusivo do direito à livre expressão do pensamento, atacando diretamente à honra e à imagem dos fotografados”.
fonte:Revista fórum
foto: no facebook: Léo Aversa/reprodução

Irecê terá nova casa de estudantes em Salvador


     foto: A nova casa fica no bairro do Campo da Pólvora -foto:reprodução ASCOM/PMI


O município de Irecê passará a ter, em breve, uma nova casa de estudantes em Salvador. Localizado no bairro Jardim Baiano, nas imediações do Campo da Pólvora, o espaço vai receber os estudantes universitários de Irecê que residem em Salvador e optaram por continuar na residência.

Segundo o prefeito Elmo Vaz, a Prefeitura gastava cerca de R$30 mil por mês com a antiga casa, incluindo despesas de aluguel, IPTU, energia e água. “Agora, com esse novo espaço, conseguimos reduzir esse valor para cerca de R$13 mil mensais, ou seja, uma economia anual de R$150 mil, e sem deixar de oferecer uma excelente infraestrutura”, explicou. “Com a criação do Programa Municipal de Assistência Estudantil (Promae) o município passou a apoiar no primeiro ano 150 estudantes em 25 cidades do país, e essa redução de gastos vai ajudar a custear a bolsa integral de 40 dos 150 beneficiados”, completou.
“A nova casa possui uma estrutura excelente e está muito bem localizada, com nove quartos, alguns com suíte, além de três cozinhas”, conta o coordenador do Promae, Eduardo Almeida. “A casa fica localizada a menos de 100 metros da Estação de Metrô do Campo da Pólvora”, finalizou.

Segundo o secretário de Assistência Social, Erício Batista, o Promae atualmente apoia cerca de 150 famílias para manter seus filhos que fazem curso superior. “Nosso objetivo é beneficiar 300 até o final de 2019, com bolsa de R$300 mensais, chegando a um investimento de cerca de R$1 milhão ao ano”, explica. “Temos orgulho em afirmar que Irecê possui um dos melhores programas de apoio à estudantes universitários da Bahia”, finalizou.

fonte;ASCOM/PMI