• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 20 de março de 2010

Eleições 2010: Campanha de Dilma ao Planalto terá estrutura jamais vista

Informações publicadas pela revista ISTOÉ, diz que emissários do PT, estão em plena negociação para o aluguel de quatro mansões no lago Sul de Brasília, onde em uma delas, será a futura casa da hoje pré-candidata do partido para suceder o presidente Lula.
O PT quer dar toda a estrutura jamais vista para uma campanha da ministra Dilma Rousseff ao palácio do Planalto.
Sabemos que uma campanha a presidência de nosso país não se faz sem dinheiro, a preocupação é independente de qualquer partido, quem vai pagar a conta do vencedor.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Educação: UNEB convoca candidatos em 4ª chamada

A Universidade do Estado da Bahia - UNEB, convoca os candidatos aprovados em chamada do seu processo seletivo vestibular 2010, presencial e EAD.
Os candidatos poderão conferir a lista através do site http://www.vestibular.uneb.br/.
As datas para matrícula serão nos dias 22 e 23.03.2010, nos respectivos departamentos, onde o candidato escolheu o seu curso.


Foto:Campus XVI-Irecê/Rodrigo Santos

São Paulo: Professores do Estado decidem manter a greve

Os professores da rede estadual do Estado de São Paulo, resolveram em assembleia realizada hoje(19) manter a paralisação iniciada em 08 demarço. Os professores sairam em passeata pela avenida paulista e segundo a PM eram cerca de 4 mil docentes presentes.
O impasse está mantido, tendo em vista que segundo o sindicato dos docentes, 60% aderiram a paralisação, enquanto o Governo do Estado diz que é apenas 1%.


Fonte:Portal Terra
Foto:Reinaldo Marques/Terra

Bahia: Prefeito de Uibaí fala sobre a recusa de verba do Ministério de Geddel

O prefeito de Uibaí, Pedro Rocha Filho (PT) municipio localizado no território de Irecê,concedeu entrevista a emisssora de radio TUDO FM, de Salvador no programa Bahia notícias comandado pelo jornalista Samuel Celestino, onde esclareceu sobre o episódio de ter recusado uma verba de R$10 milhões para obras de saneamento na cidade, dinheiro esse do Ministério da Integração Nacional, comandado pelo ministro Geddel Vieira Lima, Pré-candidato do PMDB ao governo do Estado. O presidente do PMDB regional Lúcio Vieira Lima, irmão do ministro, em contato com o site Bahia notícias, criticou o posicionamento do Prefeito e disse que Pedro Rocha não aceitou os recursos simplesmente por um "carpicho politico" e ainda afinetou o PT. O prefeito disse desconhecer a oferta e que o munícipio não é carente de intervenções de esgotamento sanitário, segundo o gestor, as prioridades do municipio são de "obras estruturantes", e que a principal carência é as estradas vicinais que ligam a sede do municipio aos distritos.
O certo é que esse episódio ainda vai render no meio politico regional, e por ser um ano de eleição, as mais diversas interpretações serão dadas, agora cabe ao povo da querida Uibaí saber discernir quem está falando a verdade.

Fonte:Bahianotícias
Foto:Google


EUA: Morreu o ator Fess Parcker, o "Daniel Boone"



Morreu ontem aos 85 anos o autor Fess Parcker,conhecido principalmente por representar os heróis folclóricos americanos Davy Crockett e "Daniel Boone". A morte foi anunciada pelo porta voz de sua família. Aposentado desde a década de 70, tornou-se cosntrutor imobiliário e proprietário de vinícola. A porta voz informou que seus filhos Eli e Ashley estavam ao seu lado em sua casa em Santa Barbara,na Califórnia e que a morte foi de causa natural.
No Brasil, o ator se tornou muito conhecido pela exibição do seriado Daniel Boone, e a turma da maturidade, assim como esse blogueiro, lembram bem do ator.
Fonte:Reuters
Foto:atardeonline

Eleições 2010 na Bahia: Presidente do PMDB diz lamentar atitude do prefeito de Uibaí

O presidente do PMDB na Bahia e pré-candidato a deputado federal, Lúcio Vieira Lima, em contato com o Bahia Notícias, lamentou a atitude do prefeito Pedro Rocha Filho (PT), de Uibaí, municipio localizado no território de Irecê. O prefeito que dispensou R$ 10 milhões em obras de saneamento, pelo Ministério da Integração Nacional, por questões políticas. “Como é que uma obra de saneamento básico não é prioridade? É saúde, implica no melhoramento do Índice de desenvolvimento humano, na queda da mortalidade infantil”, questionou. Para o peemedebista, com esta situação “cai por terra” a notícia “que o PT fica plantando” de que o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) privilegia os aliados na distribuição de verbas. “Essa é a prova de que não há beneficiamento, e sim o PT colocando questões menores da política acima dos interesses da população”, avaliou.

Fonte: site Bahianotícias c/acréscimo do blogueiro


Foto Lúcio:Google

Futebol: Liga dos Campeões define jogos das quartas de final



O sorteio realizado nesta sexta-feira definiu os confrontos das quartas de final da Copa dos Campeões da Europa e colocou um difícil desafio para o Barcelona. A equipe espanhola terá pela frente o inglês Arsenal.
O Manchester United, outro forte candidato ao título, também não deve ter vida fácil. A equipe de Wayne Rooney vai encarar o Bayern de Munique, tradicional time alemão.
Já a Inter de Milão, do técnico José Mourinho, entrará em campo na condição de grande favorita para enfrentar o CSKA Moscou.
O outro jogo desta fase é um duelo francês: Lyon e Bordeaux, duas equipes que surpreenderam na atual edição da Copa dos Campeões.
De acordo com o sorteio da Uefa, o vencedor do duelo entre Manchester United e Bayern enfrentará o classificado do confronto francês nas semifinais.
A outra disputa por uma vaga na final terá o vencedor dos confrontos entre Barcelona e Arsenal contra o classificado da disputa entre Inter e CSKA.
As partidas de ida serão realizadas nos dias 30 e 31 de março e os jogos de volta, que determinarão os classificados, serão nos dias 6 e 7 de abril.


Fonte:Folhaonline c/France Presse
Imagem Messi:Folhaonline

Pará: Santos goleia Remo e elimina jogo da volta

Depois de ver a sua série invicta de 12 jogos ser encerrada por causa da derrota para o Palmeiras no último domingo, o Santos retomou o caminho das vitórias e das boas apresentações ao golear o Remo por 4 a 0, nesta quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. Para o técnico Dorival Júnior, o triunfo sobre os paraenses foi importante, mas não pode ser super valorizado.
Segundo o treinador santista, sua equipe fez uma boa partida no Mangueirão. Entretanto, sem dar espetáculo. "O Santos fez por merecer o placar. Jogamos com seriedade durante todo o tempo, impondo o nosso ritmo, atuando de maneira simples e eficiente. Foi dessa forma que conseguimos o resultado. No entanto, estivemos longe de dar show", ponderou.
Dorival destacou que a vitória sobre o Remo era importante para não deixar que o revés no clássico do último final de semana, no Campeonato Paulista, tomasse maiores dimensões. "Tudo é um aprendizado. O Santos aprendeu com aquela derrota e aconteceram fatos que irão proporcionar um crescimento para o nosso grupo, que é composto por vários jogadores jovens, que estão iniciando suas carreiras", afirmou.
"Nossa equipe ainda está em formação, está sendo montada dentro de uma competição tão difícil quando o Paulista, jogando paralelamente a Copa do Brasil, em que existe uma necessidade muito grande de você ganhar as partidas que tem pela frente. E, felizmente, tivemos uma boa apresentação, suficiente para retomarmos o nosso caminho", concluiu Dorival Júnior.
Fonte:Gazeta esportiva/portal terra
Foto Neymar: Antonio Cícero/futura press

Bahia: Prefeito de Irecê é acusado de comprar testemunha


O prefeito do município Irecê (centro-norte baiano), Zé das Virgens (PT), é acusado pelo presidente do PSOL na cidade, João da Hora, de tentar corromper Valcelio dos Santos, testemunha da ação judicial que pede a cassação de seu mandato por compra de voto. Da Hora, em contato com o Bahia Notícias, revela que o assessor do gabinete do prefeito, Osvaldo Pereira, conhecido como “Osvaldinho”, teria negociado a nomeação na Prefeitura da irmã de Valcelio, que seria beneficiado também com materiais de construção. Em troca, Valcelio se manteria calado no dia do julgamento. O dirigente enviou três gravações de conversas telefônicas e um vídeo que aparentemente comprovam sua denúncia.
Na primeira conversa, Valcelio trata diretamente da contratação da irmã, de nome não citado, que passou no concurso público na Prefeitura, mas não foi nomeada: “Ajeita a galega. A bichinha tá parada, está precisando trabalhar. Mesmo você não me ajeitando, mas ajeitando ela, pra mim eu estou satisfeito”, disse, literalmente, Valcelio, que recebeu a garantia do assessor: “O que eu puder fazer por ela eu vou fazer”. O diálogo prossegue sobre a desistência das demais testemunhas em depor sobre o caso. Valcelio chega a intermediar o encontro entre o Osvaldo e Alessandro, de sobrenome não revelado, supostamente outra testemunha, “para você ouvir a proposta dele e você também fazer a sua”. Em certo ponto, o assessor filosofa: “Como diz Machado de Assim: ‘É dando que se recebe’. A vida hoje é assim, é conveniência. Não vá esperando tapinha nas costas”. Na conversa, os dois marcam um encontro para o dia seguinte.
PREFEITO É ACUSADO DE COMPRAR TESTEMUNHA II
Em outra gravação, a testemunha Valcelio dos Santos, chateado com a dificuldade de conseguir o material que lhe foi prometido, sugere a Osvaldo que a ele seja doada uma das casas populares que estavam em construção na cidade, pela Prefeitura. O assessor dá a solução: “Eu vou com você até Celso Cambuí e ele dá uma chave a você, e você entra lá”. Cambuí é Secretário da Ação Social de Irecê.
Na última escuta telefônica, Osvaldo revela que, em conversa com Alessandro, a testemunha teria divergido sobre a forma de entregar o material negociado, mas havia seguido as ordens de não comparecer ao julgamento contra o prefeito Zé das Virgens por compra de voto. “Ele disse ‘mas eu também não fui na audiência, não’. Aí eu disse: ‘Você não foi porque sabe que não dá nada”. Na mesma conversa, os dois voltam a tratar do material acertado como suborno: “Então quer dizer que Zé das Virgens liberou, está tudo certinho para pegar o material lá, não é?”, questiona a testemunha. “Zé disse que amanhã conversasse com você, explicasse direitinho, vamos conversar pessoalmente”, disse Osvaldo – eles marcaram um encontro às 9 horas do dia seguinte. Questionado sobre o emprego para a irmã, Osvaldo diz que “eu pedi a ele (Zé das Virgens) ao menos um contrário de diarista, ai ele mandou eu ver (sic) onde é que tinha um lugar. Eu já to vendo, para mim (sic) botar sua irmã”.
PREFEITO É ACUSADO DE COMPRAR TESTEMUNHA III
O vídeo, gravado de longe, mas com o áudio de uma escuta instalada no corpo de Valcelio dos Santos, registra o dia seguinte ao último diálogo. O assessor do prefeito Zé das Virgens é flagrando levando a testemunha Valcelio dos Santos até uma casa de materiais de construção. No local, o assessor demonstra intimidade com a comerciante, para quem pede que efetue uma compra de mil tijolos, cimento e um caminhão de areia fina, com nota fiscal emitida para a Prefeitura. A comerciante reclama da demora do Executivo municipal para realizar o pagamento: "A Prefeitura não tem jeito não. Ela sempre leva mais de um mês para pagar". Osvaldo, então, dá a solução: "O cimento eu lhe pago, porque você não pode vender na nota, e aí tira só a áreia fina, os mil blocos (...) você sabe como fazer a coisa". Durante o diálogo, o assessor cobra sigilo de Valcelio sobre a operação. “Você tenha cuidado. Ninguém pode nem sonhar que estamos te dando esse material”, disse. No final da gravação, é possível visualizar Osvaldo Pereira se dirigir ao veículo acompanhado de Valcelio dos Santos. Em entrevista ao Bahia Notícias, João da Hora, autor da denúncia, revela que vem sofrendo com constantes ameaças de morte depois que descobriu o esquema. Ele já prestou queixa à Polícia Civil.
ZÉ DAS VIRGENS ADMITE AÇÃO DE ASSESSOR

O prefeito de Irecê, Zé das Virgens (PT), em contato com o Bahia Notícias, minimiza as denúncias de que estaria tentando corromper uma testemunha de acusação na ação contra ele por compra de voto. “Isso é matéria requentada. Ele deveria ir ao Ministério Público e à Polícia Civil, e não ficar na imprensa requentando matéria”, disse, se referindo ao presidente do PSOL em Irecê, João da Hora, autor da denúncia. O prefeito nega que tenha negociado nomeações para beneficiar qualquer testemunha, contrariando o que disse o seu assessor nas gravações. “Ele não tem autorização nenhuma para falar em meu nome”, afirmou. O petista reconhece, entretanto, que as escutas podem ser verídicas. “Hoje em dia tudo que a gente fala está sujeito a ser gravado. E todo mundo erra. Eu não sou nenhum santo, porque sou homem”, admite. “Esse é um caso de polícia e não de política”, completa. O prefeito acusa João da Hora de lhe “perseguir” e atrapalhar a administração municipal, por exemplo, ao ocupar, com membros do movimento dos sem-teto, 300 casas populares que estavam sendo construídas pela Prefeitura. “Ele se autoproclamou a liderança oposicionista contra mim”, reclama.

Fonte:Transcrito do Blog Bahia notícias/19/03/2010
Rafael Rodrigues
Foto: Google

quinta-feira, 18 de março de 2010

Eleições 2010: José Dirceu diz que "a mídia não elege mais Presidente no Brasil"



Ao completar 64 anos, o ex-ministro e Deputado Federal José Dirceu(PT), diz que a mídia não elege mais Presidente do Brasil.
“Há uma manobra diversionista contra nós, mas não vamos nos desviar do nosso objetivo (...). Em 2002 e 2006 nós elegemos Lula e agora vamos eleger a continuidade do nosso projeto, que é a Dilma. A mídia não elege mais presidente no Brasil”, disse.
Á minsitra e pré-candidata do PT à presidência não compareceu a festa, mas o ex-Presidente e
Senador por Alagoas, Fernando Collor foi prestigiar a festa.
Imagem:Google

Economia: Corte no orçamentro da União será "prudente",afirma ministro


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, repetiu hoje, durante o programa "Bom Dia Ministro", transmitido pela NBR TV, que o corte no orçamento deste ano, que será divulgado à tarde, será "prudente" e "conservador". "Falou em corte, é sempre ruim para o governo", afirmou. Paulo Bernardo ressaltou que a base de cálculo para a redução das verbas foi a arrecadação do primeiro bimestre de 2010.

Além disso, foi acrescida à conta uma margem de erro. "Ao longo do ano, vamos fazendo a liberação, se estivermos folgados, mas vamos fazer isso preservando algumas áreas", disse. Entre estas áreas estão saúde, educação e investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Programa Nacional de Agricultura Familiar e do Bolsa Família.

"O restante terá cortes proporcionais ao tamanho do orçamento dos ministérios", disse.O ministro explicou que o Executivo enviará amanhã um relatório para Congresso Nacional com a limitação do volume de gastos. O prazo para envio vai até o dia 20 deste mês. Mas como a data limite cai no sábado, a entrega será feita amanhã.

Juros

O ministro avaliou ainda que a decisão de ontem do Comitê de Política Monetária (Copom), de manter a taxa básica de juros em 8,75% ao ano, foi "absolutamente normal" e mostra o bom trabalho que o Banco Central (BC) tem feito. "Não diria que surpreendeu, achamos absolutamente normal e adequado", disse o ministro.

"Parece que (a decisão do Copom) surpreendeu os que estavam apostando ou pressionando publicamente a alta dos juros", completou.Paulo Bernardo ressaltou que há cinco reuniões seguidas o comitê trabalha com a taxa de juros em 8,75% ao ano.

"Parece que fica claro que o Banco Central não se deixa pressionar e que faz seu trabalho olhando os dados que tem", disse.

Ele lembrou que o principal alvo da autoridade monetária é a taxa de inflação. "Quando (a inflação) ameaça subir, o Banco Central analisa e mexe na taxa (de juros) para cima."O ministro apresentou prognósticos positivos para a inflação deste mês. "Em janeiro e fevereiro, tivemos pressões sazonais, muito por causa da chuvarada, mas tudo indica que em março teremos índices mais confortáveis", estimou. "A previsão para a inflação está boa para este ano e não tem essa pressão toda para subir juro. O BC está fazendo bom trabalho e assim deve continuar", afirmou.

Fonte:Ag.Estado/atardeonline

Imagem:Google

Bahia: Bird quer implementação de projetos voltados a comunidade Quilombolas

Ao participar da abertura do II Encontro Interestadual de Projetos Quilombolas, ontem(17), no Forte Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, a representante do Banco Mundial (Bird), Judith Lisansky, afirmou que “os projetos estão avançando, se organizando, com uma equipe forte. Esperamos implementar, com êxito, as atividades na Bahia”.Ela considerou o encontro importante para os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará porque, sobretudo, “é uma oportunidade de trocar experiências e cumprimos nossa missão de supervisão”.
O evento, organizado pela Coordenação de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), foi aberto pela superintendente técnica da empresa, Maria Lúcia Carvalho, que acompanhou a exposição das atividades e ações desenvolvidas em prol das comunidades quilombolas.
Em seguida, a representante de Pernambuco, Maria José Monteiro Filha, detalhou o trabalho desenvolvido pelo Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural Pernambuco), desde a escolha e visitas às comunidades até a elaboração de orçamentos dos projetos, construção do Manual de Operação e articulação com projetos de inclusão digital, entre outros aspectos.
O coordenador do Projeto Quilombolas na Bahia, Antônio Fernando Silva, também destacou as ações que vêm sendo empreendidas no estado, por meio da CAR, com a atuação em comunidades quilombolas dos Territórios de Irecê, do Piemonte Norte do Itapicuru e do Baixo Sul e Extremo Sul.“Temos trabalhado com essas comunidades e chama a atenção os problemas relacionados às questões de saúde, habitação, abastecimento de água e de infra-estrutura. Temos um universo de 100 comunidades a serem atendidas e a CAR vem trabalhando para fortalecer essa população”, disse Silva.A programação acontece até quinta-feira (18), quando serão vistas as proposições de atividades para 2010 e as estratégias e pendências para a execução do Projeto Quilombolas.
Estiveram presentes também ao encontro, técnicos da CAR, representantes do Bird, do Ceará e de Pernambuco e das secretariasestaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Cultura (Secult)e da Agricultura (Seagri).O projeto tem como meta, a inclusão das comunidades quilombolas e integra uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Bird, pelo governo japonês e governos estaduais da região Nordeste do Brasil. Os recursos são da ordem de US$ 877,6 mil e vão priorizar comunidades localizadas nos Territórios de Cidadania como o Baixo Sul, Litoral Sul, Chapada e Velho Chico. Estão também previstas ações nos Territórios de Identidade do Recôncavo e Bacia do Rio Corrente.

Fonte:TribunadaBahiaonline
Imagem:Google

Saúde: Estado é obrigado a custear remédios caros, diz STF



Em decisão unânime, o STF reconheceu o direito dos brasileiros de recorrer ao Judiciário para obter remédios e tratamentos sonegados pelo SUS.

Mais: deliberou-se que é obrigação do Estado custear remédios e tratamentos de alto custo a portadores de doenças graves.

O tribunal manteve de pé nove liminares concedidas a pacientes. A União e os Estados afetados pediam que fossem revogadas.

O relator do processo foi Gilmar Mendes. O voto dele foi acompanhado por todos os demais ministros.

Ficou assentado que, excetuando-se os tratamentos experimentais, cuja eficácia ainda não tenha sido atestada, o Estado é obrigado a atender às demandas da clientela.

Eis o que anotou Gilmar Mendes“O direito à saúde representa um pressuposto de quase todos os demais direitos...”

“...É essencial que se preserve esse estado de bem-estar físico e psíquico em favor da população, que é titular desse direito público subjetivo de estatura constitucional”.

Um dos casos analisados envolve uma paciente de 21 anos. Mora em Fortaleza (CE). É portadora de patologia rara: Niemann-Pick Tipo C.

Os médicos receitaram uma droga chamada Zavesca. O SUS negou-se a fornecer. E a família da moça pediu socorro ao Judiciário.

Alegou que não tinha condições de bancar o tratamento, estimado em R$ 52 mil por mês. Obrigado a fornecer o remédio, o governo recorreu.

Argumentou que a eficácia do Zavesca era coisa ainda pendente de aferição científica. De resto, a droga não dispunha de registro na Anvisa.

Gilmar Mendes disse que, de fato, na época em que a ação começara a tramitar, o Zavesca não possuía registro. O ministro fez, porém, uma visita ao sítio da Anvisa na Web.

Constatou que, hoje, o medicamento já consta da lista de drogas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Porém, embora comercializado legalmente no Brasil, o Zavesca não foi incluído nos protocolos e diretrizes terapêuticas do SUS.

O ministro anotou: “Há necessidade de revisão periódica dos protocolos existentes e de elaboração de novos protocolos...”

“...Não se pode afirmar que os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas dos SUS são inquestionáveis, o que permite sua contestação judicial”.

Afora as informações disponíveis no processo, Gilmar serviu-se de dados recolhidos em audiência pública promovida pelo STF em abril do ano passado.

Fora a debate a crescente “judicialização” da saúde no Brasil. Um fenômeno que, segundo o governo, afeta o equilíbrio do orçamento do SUS.

Levada aos tribunais, a encrenca costuma desaguar no STF. Gilmar informou que há na presidência do Supremo “diversos pedidos” de suspensão de condenações.

Envolvem “o fornecimento de remédios, suplementos alimentares, órteses e próteses...”

Tratam da “...criação de vagas de UTIs e de leitos hospitalares, realização de cirurgias e exames, custeio de tratamento fora do domicílio e inclusive no exterior”.

Ao indeferir os nove recursos ajuizados pelo Estado, o STF sinalizou: desatendida nos guichês do SUS, a platéia deve, sim, recorrer ao Judiciário.





Fonte:Blog do Jornalista Josias de Souza/folhaonline
Imagem:Google

Salvador: Cantor baiano pede ajuda para se livrar do vício do crack

Cantor revelação do Carnaval de 2009, com a banda Bué da Fixe, Allan Spínola, 26 anos, vive hoje refém do crack. O vício, que o persegue há 5 anos, traz sofrimento para ele e familiares, que não sabem mais o que fazer.
Vendo a angústia da mãe, Cristiane Spínola, e depois do uso excessivo da droga, Allan pediu socorro a um programa de TV para se recuperar. “Luto há três dias para não usar nada, mas é muito difícil. Como ato de desespero, resolvi tornar minha história pública, na esperança de ser ajudado. Quero ficar livre deste vício”, diz o cantor, que contou com a ajuda da mãe para ficar “limpo” nos últimos dias, quando resolveu parar.
A alternativa encontrada por ela foi dopar Allan com a utilização de calmantes. “Dou remédio para que ele durma e não saia como um louco para usar crack. Não quero ver meu filho nesta vida, não quero perdê-lo”, emociona-se Cristiane, que nesta quarta completou 46 anos, desejando que o filho “largue de vez as drogas e volte a ser o menino talentoso de sempre”.
O ponto de maior angústia para a família de Allan foi quando a banda Bué da Fixe encerrou as atividades por falta de patrocínio. “Neste período, que foi agora em janeiro, ele começou a consumir a pedra diariamente. Ficou até três dias usando direto sem parar. Ele fugia de casa e só voltava quando não tinha mais nada”, conta a mãe, lamentando tê-lo visto, por várias vezes, “parecido com um morador de rua”.
Para sustentar o vício, o cantor roubava a mãe e vendia tudo que tinha em casa, como aparelho de som, TV, celular e roupas. “Já cheguei a vender um celular caro por cinco pedras de crack, que custavam R$ 50”, conta ele.
Nesta quarta, Allan e a mãe foram ao programa para o qual ele mandou um e-mail pedindo ajuda. “Nos disseram que conseguiram marcar consulta gratuita para que Allan possa fazer avaliação, no dia 24 deste mês. Só depois é que vamos saber se ele será internado. Mas, caso isso aconteça, não teremos como arcar com os custos”, diz a mãe.
Ambiente - Antonio Nery, coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad-Ufba), em evento promovido por A TARDE para debater o problema das drogas, em novembro, destacou que a relação entre usuário, drogas e ambiente não pode ser esquecida: são fatores que influenciam o indivíduo.
Allan nasceu e foi criado na Cidade Nova, próximo a pontos de tráfico. A influência foi decisiva. Ele conta que aos 15 anos teve o primeiro contato com a maconha. “Fumava com amigos de infância, que ofereciam. Depois, eles me apresentaram o pitilho (cigarro de maconha com crack). Fui em busca do crack, que mantinha o efeito por mais tempo”.
Fonte:Juracy dos Anjos de atarde
Foto:Fernando Vivas/atarde

quarta-feira, 17 de março de 2010

Educação: Universidades Federais não completam vagas via ENEM


Ao menos sete universidades que selecionaram calouros pelo Enem não preencheram todas as vagas. A expectativa é que 6.000 vagas não tenham sido preenchidas -- pouco mais de 10% do total. O Ministério da Educação divulga balanço hoje, informa a reportagem de Fábio Takahashi, Patrícia Gomes e Ricardo Gallo publicada nesta quarta-feira pela Folha.
A ociosidade é mais um problema do sistema implementado no fim do ano passado pelo governo Lula. Houve vazamento da prova, divulgação de gabaritos errados e cancelamento do exame do meio do ano.
No domingo passado, estudantes apareceram na internet como aprovados, mas, depois, saíram da lista. Segundo o Ministério da Educação, isso ocorreu porque alguns alunos conseguiram, judicialmente, a inclusão como aprovados.
A sobra de vagas só não foi maior porque o MEC decidiu fazer uma chamada extra de calouros. Inicialmente, seriam três, mas houve a criação de uma lista de espera, cujas matrículas acabaram ontem.
Ainda assim, segundo levantamento feito pela Folha, estão com vagas ociosas as federais de SP (Unifesp), uma das mais importantes do país; do Pampa; tecnológica do PR; do Vale do São Francisco; do Recôncavo Baiano; de Lavras; e de MT. Elas já decidiram que farão novas chamadas, com base nas notas dos alunos no Enem.




Fonte:Folhaonline
Imagem:Google

São Paulo: Mãe desesperada acorrenta filho de 13 anos por causa do crack


Desesperada ao ver o filho de 13 anos viciado em crack em Piracicaba, no interior de São Paulo, uma mãe decidiu acorrentar o garoto em casa para impedir que ele fuja para consumir a droga. “Ele já tentou fugir pelo teto e fica muito nervoso quando acorda", diz a mãe do garoto. Ela justifica a posição de acorrentar o adolescente como a única forma de tentar tirar o menino do vício. “Eu não aguento mais esta situação. Eu quero que alguém me ajude”, afirma. O garoto ainda pratica furtos para sustentar o vício do crack.
A mãe do adolescente diz que nunca conseguiu um tratamento na rede pública de saúde do município. A Secretaria de Saúde, por meio da assessoria, diz que nunca foi negado atendimento ao adolescente. Existe um registro de procura de atendimento de um ano atrás, mas o tratamento não foi dada sequência porque o garoto fugia de casa e faltava às consultas. Segundo a assessoria, a mãe dele pode procurar assistência no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga no bairro Campestre ou no Ambulatório de Saúde Mental da Vila Cristina. O Conselho Tutelar levou o adolescente para uma avaliação clínica no pronto-socorro nesta terça-feira (16). A mãe foi levada para a delegacia para depoimento.
Fonte:G1.com/São Paulo
Foto:Reprodução/ EPTV

terça-feira, 16 de março de 2010

São Paulo: FHC volta a defender discriminalização da maconha


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a defender a discriminalização da maconha em palestra realizada no Colégio Santa Cruz, em São Paulo. FHC defendeu a descriminalização da posse da maconha para o consumo pessoal. Disse que o consumo pode ser reduzido com informação e prevenção. Cerca de mil pais de alunos presentes no evento aplaudiram de pé as idéias do tucano.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Divulgação

Pernambuco: Ex-Sogra de turista Alemã morta é presa no Recife


Polícia investiga possível envolvimento da mulher no assassinato.Viúvo e ex-sogro da vítima também são suspeitos e já estão presos.
Foi presa na tarde desta terça-feira (16) a ex-sogra da turista alemã morta em Pernambuco. A Polícia Civil não divulgou o motivo da prisão, mas investiga um possível envolvimento da mulher no crime. O viúvo e o ex-sogro da vítima já estão presos por suspeita de participação no assassinato da jovem. A turista, de 23 anos, foi encontrada morta, com quatro tiros no peito, em 17 de fevereiro, na rodovia BR-408, em São Lourenço da Mata (PE).
Na noite de segunda-feira (15), um ex-detento se apresentou à Polícia Civil e afirmou ter sido contratado pela ex-sogra da jovem para assumir o crime. De acordo com a polícia, ele disse que receberia R$ 20 mil. O G1 entrou em contato com o advogado de defesa da família dos suspeitos, mas não obteve resposta.
O motivo do assassinato da turista alemã não foi divulgado pela polícia para não atrapalhar o curso da investigação. "Há indícios da participação do marido da alemã e do padrasto dele no crime", disse o delegado Joselito Amaral, do DHPP. A polícia investiga a hipótese de crime passional. O inquérito deve ser concluído até 22 de março.
A versão da família, segundo a polícia, era de que a alemã teria sido vítima de um assalto. "Analisamos dados do GPS do carro da família e confrontamos com o depoimento dos dois presos. Percebemos divergências e isso sustentou o pedido de prisão temporária. Além disso, caracterizamos o crime como hediondo e por essa razão eles vão ficar presos até o fim da investigação", afirmou o delegado. A vítima era casada havia cinco anos com um pernambucano que tem naturalidade italiana. Eles viviam na Itália e visitavam parentes dele no Recife. A viagem de volta para a Europa estava marcada para o dia 20 de março.


Fonte:G1.com
Imagem:Google

Violência: Policia prende acusado de atirar no ator Gerson Brenner

A polícia prendeu no final da tarde desta segunda-feira, 15, o açougueiro Luzimar Sabino dos Santos na zona leste de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança pública (SSP), ele é acusado de ter atirado contra o ator Gerson Brenner na madrugada de 17 de agosto de 1998, na Rodovia Presidente Dutra, durante uma tentativa de assalto.
Luzimar era procurado da Justiça, após fugir em janeiro deste ano da penitenciária de Itirapina, no interior paulista, onde cumpria pena de regime semi-aberto.
A bala que feriu o ator durante o roubo atravessou o lado esquerdo do cérebro. Houve perda de massa encefálica e funções importantes, como fala e locomoção, foram comprometidas. No dia do crime, Brenner seguia para o Rio de Janeiro para uma gravação na TV Globo. Ele tinha na época 42 anos.
Fonte:Ag.Estado/atardeonline
Foto:Divulgação Tv.Globo

Brasil: Deputado Ibsen Pinheiro vai apresentar nova proposta sobre Royalties do Pré-Sal

Autor da emenda que retira R$ 7 bilhões por ano da economia do Rio de Janeiro, devido a nova divisão dos recursos dos royalties do petróleo, o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) apresentará nesta terça-feira uma proposta para que a União banque os prejuízos que a nova divisão pode trazer para os estados produtores.
Apesar da reação fluminense, Ibsen nega que a nova proposta seja um mea-culpa pela emenda aprovada na Câmara na semana passada. O recuo do deputado, aliás, não satisfaz as autoridades fluminenses. O governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou segunda-feira que a sugestão de Ibsen não muda o fato da emenda do pré-sal ser inconstitucional. E a Assembleia Legislativa votará uma proposta de retirar do deputado que agora "é inimigo do Rio" a medalha Pedro Ernesto, maior Comenda da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que Ibsen recebeu em 1993.

O senhor vai apresentar uma proposta para que a União banque o prejuízo dos estados produtores. Essa nova proposta é uma admissão de que a outra emenda está equivocada?
Não. Esta é a complementação do outro projeto. Eu sustentei esta posição desde o começo. Propus ao líder do PMDB, ao líder do PT, e ao ministro Padilha, que esse texto fosse negociado por todos os deputados. E sempre defendi uma transição para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Esta nova emenda permitirá que a emenda aprovada na Câmara se aplique integralmente e que os estados afetados com uma queda brusca de receita tenham um mecanismo transitório para atravessar o período. Bancado por quem? Por quem criou todo esse problema, que foi a União Federal. A compensação só é possível com a mudança no modelo. A emenda podia ter sido feita na Câmara se os líderes que conduziram a matéria não tivessem imaginado que não precisavam de negociar com todas as bancadas. Então é uma complementação lógica, e acho que o Rio de Janeiro não criou esta situação anômala ¿ foi a União que criou.
O senhor está arrependido de ter apresentado a emenda?
Não sei por que. A emenda foi um sucesso.
O senhor esperava uma reação tão intensa do Rio?
Acho normal a reação, a perda é muito grande. Eu até pensei que a emenda que estou apresentando agora algum deputado carioca apresentaria.
Por essa nova proposta, quanto que a União vai ter que abrir mão para o Rio não ser prejudicado?
A União tem uma parcela dos royalties que é o dobro daquilo que o Rio de Janeiro e o Espírito Santo recebem. Então a União pode abrir mão de uma parcela desses royalties e compensar, durante algum tempo, os estados perdedores, porque rapidamente a receita vai se recompor com a exploração do pré-sal. Então, acredito que é uma solução transitória adequada, que só é possível porque a emenda original foi aprovada.
Como o senhor está vendo as críticas à nova proposta?
Não vi nenhuma ainda.
E o fato de não poder mudar o que já está contratado?
Isso é uma crítica velha à emenda aprovada na Câmara. Os contratos não são afetados. A proposta aprovada na Câmara não mexe nos contratos, nem na formação dos royalties. Só dá novo destino ao royaltie que não é matéria contratual, é matéria legal. Não há violação de contrato. Tanto que os dois projetos ¿ o meu e o do relator ¿ faziam a mesma coisa: redestinação de royalties. Então não há nenhuma ilegalidade nem inconstitucionalidade. A única coisa razoável que eu ouço dizer é que o Rio de Janeiro sofre uma perda grande e isso me preocupou desde o começo.
A emenda não é eleitoreira?
Qual é o ano que não é eleitoral em um país que tem eleição de dois em dois anos? Um ano é eleitoral, o outro é véspera de eleição. E não está proibido que uma posição justa e correta dê bons resultados eleitorais. Até acredito que essa quase unanimidade, na maioria dos estados, é porque a emenda é simpática, mas além disso, é justa. Ela só não é eleitoral, isso eu tenho certeza, para mim, porque não sou candidato este ano.


Fonte:Entrevista a Luciana Abade/JBonline/portal Terra
Foto:Google

segunda-feira, 15 de março de 2010

Brasil: Preso suspeito de matar o Cartunista e o filho em Foz de Iguaçu

O suspeito de matar o cartunista Glauco e seu filho Raoni na madrugada de sexta-feira, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, foi preso às 23h do domingo na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), fronteira com o Paraguai, segundo a Polícia Federal. Nunes, 24 anos, tentava atravessar a Ponte da Amizade para chegar ao Paraguai com um carro roubado quando foi preso. O carro roubado é um Fiesta preto, com placa de São Paulo.
De acordo com os policiais, Nunes reagiu com tiros à fiscalização de rotina da Polícia Federal (PF), na fronteira. Após o confronto, um dos policiais ficou ferido com um tiro no braço, mas sem gravidade. O suspeito foi rendido. Na delegacia, segundo a Polícia Federal de Foz do Iguaçu, Nunes confessou o assassinato de Glauco e o filho. Além disso, ainda segundo as autoridades, disse que ficou foragido por três dias preparando sua fuga para o Paraguai.
Ele também teria confessado que estava com a arma do crime, uma pistola .765, que, segundo a PF, é o mesmo calibre da pistola usada nos PF de Foz do Iguaçu.
De acordo com a PF, o destino do suspeito agora depende de ordem judicial, que pode determinar que ele seja transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, também no Paraná, ou até para a Cadeia Pública de Foz do Iguaçu, antes de ser levado para São Paulo. Por enquanto, ele fica na delegacia da PF.
Motorista depôs nesse domingo Felipe de Oliveira Iasi, dono do carro que teria sido usado para transportar o suspeito de matar o cartunista Glauco Villas Boas e o filho Raoni ao local do crime, deixou a delegacia seccional de Osasco na noite deste domingo. Segundo seu advogado, Cássio Paoletti, ele prestou depoimento à polícia na condição de vítima e testemunha do crime.
Conforme relato do advogado, Felipe recebeu um telefonema de Cadu para um programa "normal de jovens" na madrugada da sexta-feira e foi buscá-lo, sem saber das intenções do suspeito . "Depois que entrou no carro e andaram um pouco, Cadu apontou uma arma para Felipe e o obrigou ele a levá-lo até a residência de Glauco", disse. O suspeito estaria bastante agitado e aparentemente drogado, segundo ao advogado.
Em seu depoimento, Felipe disse que chegando lá a enteada de Glauco foi rendida e Cadu a obrigou a chamar a mulher do cartunista também. "Ele falava coisas desconexas, dizendo que era Jesus", disse o advogado, que ainda confirmou que Felipe sentou no sofá da casa junto à família rendida.
O defensor de Felipe disse que todos foram mantidos sob a mira da arma de Cadu e que Glauco tentava acalmá-lo, dizendo que iria com ele para a casa de sua mãe. Raoni chegou e a discussão foi reavivada. "Nesse momento Felipe viu a oportunidade de fugir, correu, entrou no carro e foi embora", disse Paulete.
Viúva contesta versão
A viúva do cartunista Glauco Villas Boas contrariou o depoimento prestado pelo o motorista do carro usado no crime à polícia, em entrevista ao Fantástico. De acordo com Beatriz, Felipe assistiu tudo sentado no sofá e ajudou o suspeito Carlos Eduardo na fuga.
De acordo com Beatriz, Cadu teria torturado ela e Glauco com coronhadas, além de xingar o cartunista; depois, teria executado o pai e o filho com frieza. "Foram cinco tiros em Raoni e quatro no rosto de Glauco", disse ela, afirmando que ele demonstrava ódio.
Entenda o caso
O cartunista Glauco e seu filho, Raoni Villas Boas, 25 anos, foram mortos na madrugada de sexta-feira, dia 12 de março, com quatro tiros cada, na residência da família, em Osasco (SP). Os dois chegaram a ser levados para o Hospital Albert Sabin, mas não resistiram aos ferimentos.
Glauco começou sua trajetória como cartunista nos anos 70, no Diário da Manhã, de Ribeirão Preto (SP). Ele publicou suas tiras também na Folha de S.Paulo e na revista Chiclete com Banana. O cartunista é famoso por ter criado personagens como Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse.
Na casa de Glauco, eram realizados cultos da Igreja Céu de Maria, que segue a filosofia do Santo Daime, prática religiosa cristã, ecumênica, que repudia todas as formas de intolerância religiosa. Os seguidores tomam o chá conhecido por esse nome. Para eles, a bebida amplia a capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento, elevando a consciência do ser humano.

Fonte:Redação Terra
Foto:Reprodução