• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de novembro de 2021

Riachão do Jacuípe: Casal vítima de trágico acidente na BR 324 é sepultado; As outras vítimas foram identificadas

Cinco pessoas morrem e duas ficam feridas em acidente com van na BR-324

Foto: Leitor/Acorda Cidade/reprodução

                                             

Foi sepultado no fim da tarde deste sábado, 13, no cemitério de Riachão do Jacuípe os corpos do casal Edcarlos Carneiro de Araújo, 50 anos, e Zilvania Luiza Carneiro de Araújo, 48, mortos vítima de acidente de trânsito por volta das 21h de sexta-feira, 12, na BR 324, no sentido Salvador – Feira de Santana, mais precisamente nas proximidades do acesso a cidade de Terra Nova quando a van conduzida por Edcarlos conhecido como Edinho Viagens colidiu no fundo de uma carreta carregada com um contêiner. Além do casal, outras três mulheres morreram e duas foram levadas para o Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana.

Multidão acompanhou o cortejo até o cemitério | Foto: Raimundo Mascarenhas

Os corpos do casal chegaram do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro em Riachão do Jacuípe no início da tarde e foi levado para o Clube Lira Oito de Setembro onde foram velados até por volta das 17h quando saíram para o sepultamento. Motoristas de van colegas de trabalho de Edinho saíram em fila para última homenagem e quando os caixões estavam sendo retirados dos carros da funerária ele realizaram o buzinaço de adeus.

Edinho e Zilvania

Edinho era irmão de Marcos Roberto que morreu vítima de acidente de moto em primeiro de agosto de 2020 em João Pessoa capital do estado da Paraíba (relembre).

Outras vítimas fatais foram identificadas

O Calila Notícias conseguiu identificar as outras três vítimas fatais, duas naturais de Riachão do Jacuípe, mas não foram sepultadas na cidade e outra de Salvador.

Grace Kelly da Silva, 30 anos, natural de Riachão do Jacuípe, era casada e morava em Salvador. Informações passadas a nossa redação por uma amiga dele dão conta que Kelly seguia para Feira de Santana passar o fim de semana com a mãe dela e que tinha uma programação para irem juntas para uma fazenda, mas seu destino não era Riachão, apenas até Feira de Santana.


Grace Kelly embora seja de Riachão, seu destino era Feira de Santana

Em conversa com o avó de Kelly ele estava muito abalado e disse que o sepultamento estava previsto para acontecer também na tarde deste sábado em Feira de Santana. Kelly deixa um filho de 14 anos.

A professora de língua portuguesa aposentada Maria Angélica Cunha, 70 anos, popularmente como Maria de Tino. Ela tinha uma casa em Riachão do Jacuípe e outra em Gavião onde residia na Praça Joaquim Pantaleão. Era solteira e residia com uma irmã. O sepultamento aconteceu em Gavião também no fim da tarde de hoje.

Professora aposentada foi sepultada em Gavião

Vale lembrar que Gavião pertenceu a Riachão do Jacuípe até sua emancipação em 19 de março de 1985, portanto, que nasceu e foi registrado antes disso aparece como natural de Riachão, é o caso da professora Maria Angélica.

A última vítima fatal identificada pelo Calila é a psicologa Antonieta de Jesus Santos, 43 anos, residente em Salvador e estava vindo passar o fim de semana com o namorado, pessoa bastante conhecida na cidade como Tchê Bahia, mestre de capoeira, ele que faz aniversário neste domingo, 14, segundo informou uma jovem que se apresentou como filha dele. Em contato com Tchê Bahia ele informou que o sepultamento da namorada vai acontecer na manhã deste domingo, 14, em Salvador.

Tânia fazia a segunda viagem para Riachão

Era a segunda viagem de Tânia como era conhecida a Riachão do Jacuípe e a primeira tinha sido também no carro de Edinho, segundo relato do namorado.

As outras duas pessoas feridas que foram socorridas para o Hospital Cleriston Andrade não tivemos informações sobre identidades e estado de saúde, apenas de que estavam fora de perigo.


Fonte: CALILA NOTÍCIAS c/ADAPTAÇÕES  -13/11/2021 

 

Segue a cartilha: Demitido da CNN, Alexandre Garcia mente na sua estreia na Jovem Pan

 

Alexandre Garcia em vídeo na CNN Brasil

Alexandre Garcia antes de ser demitido da CNN Brasil. Foto: Reprodução

                                      

Demitido da CNN Brasil por insistir em informações falsas sobre a Covid-19, o jornalista Alexandre Garcia volta a mentir em um veículo de comunicação, já na sua estreia no "Jornal Jovem Pan".

Ao comentar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu a portaria que proibia demissões de funcionários não vacinados contra a doença, Alexandre Garcia disse que ela era inconstitucional.

Na sequência, ele questiona a eficácia da vacina, apesar das evidências científicas que mostram a redução de internações e mortalidade desde o início da imunização no Brasil e em todo o mundo.

"Mais uma do Supremo legislando. Porque isso não está na CLT como causa de demissão por justa causa. Não seria um assunto para o tribunal constitucional. Seria assunto para o Congresso", diz.

"Mais uma do Supremo legislando. Porque isso não está na CLT como causa de demissão por justa causa. Não seria um assunto para o tribunal constitucional. Seria assunto para o Congresso", acrescenta.

No seu último dia na CNN, em 24 de setembro, o jornalista bolsonarista e com longa carreira na Rede Globo, defendeu o "tratamento precoce" contra o novo coronavírus. Ele foi rebatido no ar pela apresentadora Elisa Veeck, que reforçou a posição da emissora em prol da verdade.

"A CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia", disse a apresentadora na ocasião.

fonte:atarde online c/adaptações - 13/11/2021

Minas: Marília Mendonça morreu instantaneamente com a queda de avião

A cantora Marília Mendonça morreu instantaneamente sofrendo politraumatismo (fraturas de vários ossos do esqueleto, comprometendo órgãos internos) com a queda do avião em que seguia para um show em Caratinga, no Vale do Rio Doce, no dia 5 de novembro. Essa é uma das poucas informações divulgadas pelos legistas. A mesma razão se enquadra na causa da morte dos demais quatro ocupantes do voo, entre eles o piloto e o copiloto.

Equipes de resgate já encontraram todos os cinco ocupantes do bimotor da cantora Marília Mendonça mortos

© CBMMG/Divulgação Equipes de resgate já encontraram todos os cinco ocupantes do bimotor da cantora Marília Mendonça mortos

A informação é da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). De acordo com a instituição "o politraumatismo é consequência da queda do avião, mas a PCMG aguarda a finalização dos laudos para concluir eventuais outras condições que possam ter contribuído com o óbito. Mais informações serão repassadas em momento oportuno".

Um documento final deve sair em até 20 dias, emitido pelo Instituto Médico Legal em Belo Horizonte, onde estão sendo feitas análises neurológicas, cardíacas e toxicológicas da tripulação.

Segundo a medicina legal forense, o trauma é o resultado da ação vulnerante que possui energia capaz de produzir a lesão em um corpo.

Há três tipos de lesão avaliadas nesse tipo de laudo. Uma delas é a punctória, que identifica a pressão em um ponto, como a ferida de um prego, alfinete, agulha, furador de gelo, estilete. A incisa, que denota lesão deslizante maior que pressão, como cortes feitos por navalha, bisturi, lâminas, estilhaços de vidro, folha de papel e linha de cerol.

No caso de Marília Mendonça e dos ocupantes da aeronave, os ferimentos eram do tipo contusos, provocados por choque (pode haver ou não deslizamento) martelo, marreta, caibro, tonfa, cassetete, socoinglês, bastão, pedra ou, no caso colisão contra a cachoeira onde o avião terminou.

Esse diagnóstico, contudo, não ajuda a esclarecer a causa do acidente que só poderia ser elucidado por meio da perícia cadavérica caso os exames complementares para averiguar traços de substâncias tóxicas ou de hormônios possam indicar alguma alteração nas condições do piloto ou copiloto.

De acordo com o relato dos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), assim que se iniciou a operação de busca e salvamento aos acidentados do avião bimotor da cantora, acidentado no meio da cachoeira, já se identificou que todos os ocupantes estavam mortos, o que corrobora a tese de morte instantânea pela batida nos rochedos da queda d'água.

A cantora, que tinha 26 anos, viajava para realizar shows em Caratinga e também em Ouro Branco. Morreram ela, o tio e assessor, Abiceli Silveira Dias Filho, de 43, o produtor musical, Henrique Ribeiro, de 32, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior, de 56 e o copiloto Tarciso Pessoa Viana, 37.

Fonte: ESTADO DE MINAS.com  -13/11/2021

Europa: Futuro chanceler alemão diz ter ficado encantado com Lula e que espera manter diálogo com ex-presidente

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-chanceler da Alemanha, Olaf Scholz

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-chanceler da Alemanha, Olaf Scholz (Foto: Stuckert | Reuters)

Atual vice-chanceler e vencedor da eleição parlamentar de setembro na Alemanha, Olaf Scholz disse ter ficado encantado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem teve um encontro no país europeu. "Estou muito satisfeito com nossas boas discussões e espero continuar nosso diálogo!", disse Scholz, que atualmente negocia a formação de um governo para suceder Angela Merkel.

Scholz é filiado ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD, ou Sozialdemokratische Partei Deutschlands, em alemão).

Os principais jornais da mídia corporativa brasileira, Folha de S.Paulo, O Globo e Estado de S.Paulo, ignoraram o encontro entre Lula e Olaf Scholz, futuro chanceler alemão, que irá liderar uma das maiores economias do mundo e um dos maiores parceiros comerciais do Brasil.

Em sua turnê no exterior, o petista, líder em todas as pesquisas eleitorais no Brasil, encontrou-se na véspera com o presidente da Friedrich-Ebert-Stiftung eV (FES), Martin Schulz, que presidiu o Parlamento Europeu e também é membro do SPD.

Eduardo Bolsonaro ataca o jornal The New York Times: “Soma-se aos esquerdistas”

                                o deputado Eduardo Bolsonaro -foto:reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez neste sábado (13.nov.2021) uma série de publicações no Twitter para criticar o The New York Times. Segundo o congressista, o jornal estadunidense “soma-se aos esquerdistas Folha, Globo e Estadão para criar a narrativa pré-eleição 2022, para que não se possa sequer contestar um processo eleitoral”. 

O filho do presidente deu a declaração ao comentar sobre um artigo publicado pelo The New York Times na 5ª feira (11.nov.2021) assinado pelo jornalista Jack Nicas. O texto afirma que a ligação entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ex-presidente Donald Trump por meio de redes sociais conservadoras pode ameaçar as eleições do ano que vem. 

“Nunca vi tantas mentiras num só artigo de revista estrangeira. É tanta desinformação que é impossível rebater todas num só post. Por isso deixo aqui só uma imagem do “presidente impopular” na maior manifestação já feita a favor de um político na história do Brasil, em 7/SET/2021”, escreveu Eduardo ao compartilhar uma foto do ato em apoio ao seu governo no feriado de Independência. 

O deputado disse que o artigo do Times o lembrou os artigos publicados pela Folha de S.Paulo ou pelo jornal O Globo antes das eleições de 2018. “De tão mentirosos eram facilmente desmascarados através de uma nova ferramenta chamada internet”. 

O político citou o ex-presidente Lula (PT), dizendo que ele defende a regulamentação da comunicação no país. “Talvez por isso a censura, mascarada de “regulamentação da mídia”, seja meta prioritária num eventual governo Lula da Silva”. Disse que a imprensa ataca Bolsonaro presidente e esquecer Lula.

“Justo ele, o maior corrupto da história do Brasil, mas que esta mesma imprensa “esquece” de criticar, pois a doença ideológica que contaminou as redações de jornais defende que vale mais um país ser estuprado por um corrupto, desde que este corrupto seja ideologicamente igual a mim”. 

Completou: “Mas não se engane, nada é por acaso. O The New York Times soma-se aos esquerdistas Folha, Globo e Estadão para criar a narrativa pré-eleição 2022, para que não se possa sequer contestar um processo eleitoral. Lembro: apenas em democracias eleições podem ser contestadas”. 

Em certa parte, Eduardo Bolsonaro voltou a colocar em xeque as urnas. Disse que a “tática” da esquerda é um processo eleitoral eletrônico sem chances de auditoria. 

Por fim, desafiou o Times a mostrar vídeos de Bolsonaro e Lula andando nas ruas, “permitindo assim que o leitor confie em seus olhos e não naquilo que imprensa, pesquisas e especialistas lhes contam”.  Informações do Poder 360.

CONFIRA O SEU LOCAL DE PROVA NO ENEM 2021

                                   imagem:reproducão

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (03), o local de prova e o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem2021.

Com o cartão de confirmação do Enem, os candidatos inscritos podem consultar o local de prova determinado pelo órgão responsável pela prova e conferir outras informações.

Neste ano, o Enem Impresso e o Enem Digital serão aplicados nas mesmas datas, dias 21 e 28 de novembro. Já a aplicação para os novos inscritos e o Enem PPL ocorrerão nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Como consultar o local de prova do Enem 2021?

Para descobrir qual é o seu local de prova nessa edição, veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça o login pela sua conta no Gov.Br;
  • Clique em "Aplicação";
  • Clique em "Local de Prova";
  • Após isso, um personagem interativo da Página do Participante irá te enviar um botão escrito "Local de Prova". Clique nesse botão e tenha acesso ao seu Cartão de Confirmação, em que constará onde você fará o Enem.
  • fonte:Portal Quero Bolsa c/adaptações 03/11/2021

Cinco pessoas morrem em acidente com van na BR-324(trecho de Terra Nova)


Cinco pessoas morrem e duas ficam feridas em acidente com van na BR-324

Foto: Leitor/Acorda Cidade

 Cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas na noite de sexta-feira (12), após um grave acidente no Km 558, da BR-324, sentido Salvador-Feira de Santana, na altura de Terra Nova.

Foto: Leitor/Acorda Cidade

Uma van com sete pessoas colidiu no fundo de uma carreta, por volta das 21h,  e ficou totalmente destruída. As pessoas que ficaram feridas foram socorridas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Morreram no local, quatro mulheres e um homem. Os corpos ficaram presos nas ferragens. Segundo informações, as vítimas seguiam de Salvador para Riachão do Jacuípe.  O socorro foi prestado por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e ViaBahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local.

Fonte: Acorda Cidade - 13/11/2021 08h35

Covid-19: Pfizer entra com pedido na Anvisa para vacinar crianças

 

Covid-19: Pfizer entra com pedido na Anvisa para vacinar crianças
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O consórcio Pfizer/BioNTech entrou com o pedido de autorização juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que sua vacina contra a Covid-19, a Comirnaty, possa ser aplicada em crianças com idades entre 5 e 11 anos. As informações são da Agência Brasil.

 

A Anvisa terá até 30 dias para analisar a documentação e os estudos entregues pelas farmacêuticas e avaliar aspectos como segurança e eficácia do imunizante no público pretendido.

 

As farmacêuticas já haviam anunciado no mês passado que entrariam com a solicitação. A ampliação da imunização para esse público foi submetida e aprovada pela autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), em outubro.

 

Segundo informado pela Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação.

 

A vacina da Pfizer-BioNTech já havia obtido a autorização para aplicação em adolescentes, razão pela qual é a marca que vem sendo utilizada nesse público pelas autoridades de saúde no Brasil.


Fonte: BN -13/11/2021

Governo Bolsonaro já puniu ou demitiu 18 delegados da PF em retaliação

Jair BolsonaroHugo Barreto/Metrópoles

A delegada da PF Silvia Amélia foi a 18ª da carreira a ser punida por atingir os interesses do presidente Bolsonaro ao fazer o seu trabalho. Ela chefiava a Diretoria de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI), órgão do Ministério da Justiça que é responsável por pedidos de extradição, e formalizou a solicitação para que os Estados Unidos prendam e extraditem o ativista bolsonarista Allan dos Santos, próximo da família presidencial, cuja ordem de prisão foi ordenada pelo STF. Ato contínuo, foi removida da função. 

Houve outros 17 casos em que isso ocorreu ao longo do governo.

– Ricardo Saadi. Vítima da intriga de policiais bolsonaristas no RJ. Ele era superintendente da PF no RJ, e sua troca foi anunciada na portaria do Palácio do Alvorada, em agosto de 2019.

– Maurício Valeixo. Ex-diretor-geral da PF, entrou no radar bolsonarista quando defendeu Saadi e contradisse Bolsonaro dizendo o desejo de Bolsonaro demiti-lo não era por produtividade, como havia alegado o presidente.

– Rolando de Souza. Ex-diretor que substituiu Valeixo, resistiu à pressão de Bolsonaro, que queria trocar alguns cargos na PF.

– Denisse Ribeiro. Bolsonaro tentou tirar dela o inquérito dos atos antidemocráticos, que só voltou para suas mãos depois de decisão judicial.

– Bernardo Guidali Amaral. Delegado do Serviço de Inquéritos Especiais, pediu a abertura de um inquérito para investigar Dias Toffoli, acusado de receber propina de R$ 4 milhões em troca de uma decisão do TSE. Foi rifado em um gesto de aproximação de Bolsonaro com o magistrado


– Felipe Leal. Delegado que era responsável pelo inquérito que apura a interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Questionou a cúpula da instituição sobre afastamentos de delegados no âmbito do inquérito que investigava a intervenção de Bolsonaro na PF.

– Hugo Correia. Ex-superintendente do DF, acusado de dar liberdade demasiada para seus subordinados que investigavam o círculo bolsonarista.

– Alexandre Saraiva. Delegado no Amazonas, investigou Ricardo Salles na operação que o relacionou com um grupo que exportava madeira da Amazônia ilegalmente.

– Thiago Leão. Delegado responsável pela operação Handroanthus, responsável pela maior apreensão de madeira ilegal da história da PF e que também investigava Ricardo Salles.

– Max Eduardo Pinheiro. Teve uma promoção no Amapá negada porque teria autorizado Alexandre Saraiva a dar entrevista sobre investigação sobre Salles.

– Franco Perazzoni. A sua ida para a chefia do combate ao crime organizado no Distrito Federal foi vetada depois que negou acesso à cúpula da PF acesso ao inquérito que investigava Salles.

– Rubens Lopes da Silva. Delegado da Operação Akuanduba, que investiga corrupção no contrabando de madeira da Amazônia para o exterior e envolvia Ricardo Salles. Perdeu a chefia da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, que tocava a investigação.

– Rodrigo Fernandes. Delegado que investigou o atentado contra Bolsonaro. Ele concluiu que não foi um complô da esquerda e, por isso, teve sua promoção negada.

– Graziela Costa e Silva. A delegada coordenou um abaixo-assinado em apoio a Felipe Leal. Ela também teve uma promoção negada.

– Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha. Ela foi removida da chefia da Superintendência de Pernambuco porque apoiadores do presidente apontavam supostas ligações da delegada com o governo do estado, do PSB.

– Daniel Grangeiro. Trabalhando em Maceió (AL), atingiu dois aliados de Bolsonaro, o presidente da Câmara Arthur Lira por rachadinha e um desembargador próximo a Humberto Martins, do STJ.

– Antonio Marcos Lourenço Teixeira. Comandava a segurança de Bolsonaro na eleição. Na ocasião, brigou com um motorista que destravou a porta do carro onde Bolsonaro estava a pedido do então candidato, que queria abraçar a multidão. Foi o suficiente para virar desafeto. Neste ano, foi afastado da chefia do Comando de Operações Táticas.

Fonte:Guilherme Amado/Metróples - 13/11/2021