• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de novembro de 2019

Análise da Ufal indica que óleo veio de navio fantasma, não de embarcação grega


Empresa que detém navio grego suspeito de derramar petróleo no Brasil nega envol...
foto:reprodução
Uma nova análise da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) indica que o recente vazamento de óleo bruto na costa do Nordeste teria sido causado por um navio fantasma - e não por um petroleiro grego, como aponta o governo brasileiro. Neste sábado, 9, o óleo chegou a mais duas praias do Espírito Santo, mostrando que se espalha agora pelo Sudeste.

A partir desses dados, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) rastreou e analisou os trajetos dos cinco petroleiros de bandeira grega que navegaram pela costa brasileira no período próximo à chegada de óleo nas praias do Nordeste e que foram notificados pela Marinha do Brasil.A embarcação teria passado pela costa brasileira com o sistema de rastreamento por satélite, o transponder, desligado para não ser detectada pelas autoridades. Os dados de navegação usados na pesquisa são provenientes da plataforma Marine Traffic, provedora mundial de trajetórias de navios.

Autoridades brasileiras acreditam que uma das cinco embarcações (Maran Apollo, Maran Libra, Bouboulina, Minerva Alexandra e Cap. Pembroke) seria responsável pelo vazamento e apontou o Bouboulina como principal suspeito. A empresa Delta Tankers, responsável pela embarcação, negou a responsabilidade.
Na semana passada, o Lapis já havia contestado a versão da Marinha, que associava a origem das manchas de óleo ao trajeto do Bouboulina. O laboratório encontrou uma significativa imagem de óleo do satélite Sentinel-1ª, em 24 de julho, dois dias antes da passagem do navio grego pelo local. Agora, o laboratório ampliou a análise para as outras quatro embarcações de bandeira grega e chegou a conclusão semelhante.
"A partir da análise dos cinco navios gregos investigados pelas autoridades brasileiras, identificamos que há grande probabilidade de as rotas deles não terem relação com o derramamento de óleo no litoral do Nordeste", explicou o pesquisador Humberto Barbosa, coordenador do Lapis. "Algumas peças foram fundamentais para montar esse quebra-cabeças: as imagens de satélite, as informações de inteligência em navegação, a data do surgimento das manchas de óleo na região, a direção das correntes oceânicas e a procedência do petróleo."
De acordo com o Lapis, a imagem de satélite mais conclusiva da presença de óleo no litoral do Nordeste foi registrada no dia 24 de julho, na altura do Rio Grande do Norte. Ela identifica uma mancha de 86 quilômetros de extensão e um quilômetro de largura, a aproximadamente 40 quilômetros do município de São Miguel do Gostoso. A mancha varia de 40 a 1.200 metros de profundidade, dependendo do trecho. A mesma imagem registra também a presença de um navio, que não seria nenhum dos cinco petroleiros gregos.
"Na interpretação do sinal de óleo na imagem de satélite já foram descartados possíveis ruídos de fitoplâncton, topografia de fundo do oceano, correntes marítimas, nuvens ou brisas", explicou Barbosa. "A única interferência possível seria o rastro deixado pelo navio na água ter sido registrado pelo satélite. Porem, pela geometria, intensidade, espessura e tamanho da mancha, consideramos baixa essa possibilidade."
fonte:Estadão - 09/11/2019 -20h:06min.

Salvador: "Vou ter que abraçar um petista?", brinca Joice com José Eduardo Cardozo


[
A dep. Joyce e o ex- ministro da Justiça José Eduardo Cardoso - foto:reprodução

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) chegou toda simpática na sala da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã deste sábado (9). A parlamentar é convidada ilustre no Encontro Nacional do Avante.
No local, a ex-líder do governo Bolsonaro foi recebida por diversos aliados do grupo do governador Rui Costa, a exemplo do senador Otto Alencar (PSD) e do presidente da Alba, Nelson Leal (PP). No local, também estava o ex-ministro da Justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo.
"Vou ter que abraçar um petista? Isso vai dar problemas", ironizou, em tom de brincadeira.Informações do Bocão News.

Lula chega a São Paulo em jatinho de Luciano Huck

foto:reprodução
Após ser solto por decisão da Justiça Federal, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã deste sábado a São Paulo, onde participa de um ato no sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo. O petista voou de Curitiba à capital paulista em um jatinho particular.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave de prefixo PP-HUC pertence à Icon Táxi Aéreo e à Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos, de propriedade do apresentador Luciano Huck e de sua esposa, a também apresentadora de TV Angélica.
A assessoria do apresentador nega que o avião tenha sido cedido. “A aeronave faz parte da frota da Icon Taxi aéreo e por meio da empresa foi contratada para o vôo pois estava disponível na data solicitada. A agenda de locação das aeronaves é de responsabilidade da Icon Taxi Aéreo. Detalhes sobre a operação com a empresa”, afirmou, em nota.Informações de Veja.com

Bahia: Tremor de terra é sentido em 7 cidades do interior


                                   




















foto:reprodução

Moradores de pelo menos sete cidades do interior baiano relatam ter sentido um tremor de terra na madrugada deste sábado (9). O fenômeno assustou habitantes de Mutuípe, Laje, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Ubaíra, Brejões e Amargosa.

O Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte confirmou a ocorrência do tremor às 04h31. Segundo informações do G1, o geofísico Eduardo Menezes pontua que o recôncavo baiano é uma região sismicamente ativa, o que explica a ocorrência frequente de tremores.

Mas esse fenômeno não está restrito ao recôncavo. Em janeiro, um tremor de 2,5 graus de magnitude assustou os moradores de Guaratinga, no sul do estado. Houve também um caso de grande repercussão em março de 2017, quando um tremor atingiu Salvador, Lauro de Freitas, Itaparica e outros municípios baianos. Informações do Bahia notícias.

Marinha confirma fragmentos de óleo em praia do Espírito Santo


Marinha: fragmentos de óleo chegaram a praia do Espírito Santo
foto:reprodução
A Marinha confirmou na sexta-feria (8) que foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no município de São Mateus, no Espírito Santo. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que confirmou ser o mesmo óleo encontrado na região Nordeste. É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste.
Um destacamento militar com 75 fuzileiros navais permanece em Conceição da Barra e em São Mateus, no norte do Espírito Santo, com ações de monitoramento, desde terça-feira (5). Os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas.

Algumas praias do Nordeste ainda estão com a operação de limpeza em andamento: Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas, Praia do Viral e Coroa do Meio, em Sergipe e mais recentemente Guriri, no Espírito Santo.
A Marinha confirmou que o porta-helicópteros Atlântico, o navio Bahia e a fragata Liberal que saíram do Rio de Janeiro, no dia (4), seguem em direção ao Nordeste com chegada prevista ao Porto de Suape, em Pernambuco, neste domingo (10). Cerca de 600 fuzileiros navais, além de mergulhadores e unidades de apoio, serão empregados em ações de limpeza em praias, mangues, estuários e arrecifes.

fonte:Acorda cidade - 09/11/2019 - 11h:52min.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Pré-candidato dos Democratas nos EUA e Prefeita de Paris celebram liberdade de Lula

Untitled-35.jpg
foto:Rede Brasil atual/reprodução
O senador Bernie Sanders, pré-candidato pelo Partido Democrata à Presidência dos EUA, comemorou nesta sexta-feira 8/XI a liberdade do presidente Lula, após 580 dias de uma prisão ilegítima.
"Como presidente, Lula fez mais do que ninguém para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores. Estou encantado por ele ter sido libertado da prisão, algo que nunca deveria ter acontecido em primeiro lugar", afirmou Sanders pelo Twitter.  Informações do site Conversa Afiada.
Outra personalidade internacional a celebrar a libertação de Lula é a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Disse ela nas redes sociais:
"É bom saber que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser libertado. Espero por ele o mais rápido possível em Paris, onde ele é Cidadão Honorário."
Heureuse de savoir que l’ancien président du Brésil Luiz Inacio « Lula » da Silva vient d’être libéré. Je l’attends au plus vite à Paris dont il est Citoyen d’Honneur. @LulaOficial
3.007 pessoas estão falando sobre isso

Bahia: Primeira cirurgia robótica pediátrica foi realizada com sucesso

Primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia foi realizada com sucesso
Equipe médica celebrou sucesso da cirurgia | Foto: Divulgação
A primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia foi realizada no Hospital Santa Izabel na última quarta-feira (6). A garota de apenas quatro anos foi a paciente de menor peso a ser submetida a uma cirurgia robótica no Norte-Nordeste desde a chegada do robô Da Vinci à região. 

Com o auxílio da tecnologia, a equipe capitaneada pelo urologista-cirurgião Nilo Jorge Leão retirou um tumor de seis centímetros localizado em uma área super delicada da glândula supra-renal da pequena paciente. A operação, que durou uma hora e meia, foi um sucesso e emocionou o médico, por diferentes razões.

“O caso mexeu muito comigo. Para começar, a garota linda e saudável tem a idade da minha filha mais velha”, declarou o urologista-cirurgião, coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR). O fato do tumor se localizar próximo à veia cava, a principal do corpo humano, preocupava a equipe médica. “Se o procedimento fosse feito da maneira convencional, seria necessário fazer uma grande abertura do tórax e do abdome, o que acarretaria um pós-operatório com muita dor e bastante risco de sangramento”, contou o médico. 

No entanto, com a plataforma robótica, apenas pequenas incisões foram feitas e, devido a todas as vantagens agregadas à plataforma robótica, a cirurgia de apenas uma hora e meia foi bem-sucedida. “Prova disso é que a alta foi dada com 24 horas”, celebrou Leão. 
 

Outro motivo que fez o caso ser especial para o médico está relacionado ao seu histórico familiar, já que o seu pai Nilo Leão, presente no procedimento, foi pioneiro na urologia pediátrica no Norte-Nordeste e o seu avô, Jorge Bahia, pioneiro na cirurgia pediátrica da Bahia, sendo diretor do Hospital Martagão Gesteira e um dos fundadores do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia. “Muito me orgulha a honra de carregar o nome de ambos e de ser o primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica pediátrica na Bahia. Tudo o que queria era curar aquela princesinha e deixá-la bem. Espero que sua recuperação seja muito rápida e sei que a utilização da técnica robótica em muito contribuirá para isso”, declarou Nilo Jorge Leão.



BENEFÍCIOS

Conhecida como Da Vinci, a ferramenta tecnológica utilizada pela primeira vez para tratar uma criança na Bahia funciona através de um console, com uma série de recursos que incluem a visão tridimensional e mais nítida, ampliada em dez vezes quando comparada à cirurgia convencional aberta. A filtragem de tremores das mãos dão ao médico mais precisão durante o procedimento. 


Além disso, a utilização do robô representa menos riscos de complicações, menores taxas de sangramento, menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida para o paciente. “A impressão que temos é a de que colocamos a cabeça dentro do corpo humano, o que nos permite enxergar todas as estruturas nobres de maneira precisa, amplificada e tridimensional”, detalhou Nilo Jorge Leão.

fonte:BN/reprodução

Lula solto: Presidente Bolsonaro adota silêncio e evita imprensa



Assessor mostra ao presidente a notícia da soltura de Lula -foto:Pedro Ladeira/folhapress/reprodução

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL/Folha de São Paulo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/apos-soltura-de-lula-bolsonaro-adota-o-silencio-e-planalto-se-divide.shtml

Em 1º discurso: Lula agradece a militância e critica governo e membros do judiciario

[Lula ataca Bolsonaro e quer Brasil
foto:reprodução



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou para militância em seu primeiro discurso após deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (8). O ex-presidente agradeceu as pessoas que trabalharam em sua defesa e que acamparam na vigília nos arredores do prédio da PF. “Vocês não tem dimensão do significado de eu estar aqui junto com vocês. Não pensei que no dia de hoje eu poderia estar aqui conversando com homens e mulheres que durante 580 dias se dedicaram a falar ‘bom dia, Lula’, ‘boa tarde, Lula’. Todo dia vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir”, falou o petista. 

Entre os agradecimentos, Lula também não deixou o discurso político de lado. O ex-presidente criticou o atual governo e culpabilizou o que chamou de “lado podre da sociedade brasileira” pela sua prisão. “Um lado podre da Justiça, um lado podre do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal tentaram criminalizar a esquerda, criminalizar o PT”, criticou o presidente ao também dirigir ataques ao ex-juiz Sergio Moro e o chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol. "Se baterem o Moro e o Dallagnol juntos não se consegue 10% da minha honestidade", argumentou. Informações do BNotícias.

Curitiba: Ex- Presidente Lula é solto; veja o vídeo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, às 17h43 desta sexta-feira (8/11), após obter um alvará de soltura com base 
 
foto:reprodução/youtube
Vestindo um blazer preto com camisa preta, o petista deixou a sede da corporação, onde estava preso há 580 dias, em meio a centenas de apoiadores. Integrantes da Vigília Lula Livre, acampamento montado nas proximidades da PF desde que ele foi encarcerado, hastearam bandeiras e entoaram gritos de apoio ao petista. A namorada de Lula, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, também estava na porta da Polícia Federal. Lula deu um beijo na namorada e um abraço na filha. Em seguida, estendeu a placa: "Lula é inocente." 

De acordo com o ex-candidato à Presidência Guilherme Boulos, Lula deve participar de um evento no Sindicato dos Metalúrgicos, no ABC Paulista, neste sábado (9/11). É o mesmo local em que o petista se entregou para a PF, quando foi preso, em abril do ano passado. O petista também prepara um "discurso à Nação".

Lula foi condenado a oito anos e 10 meses de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que confirmou, com redução de pena, a condenação imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele poderá ficar em liberdade até que o processo tramite nas instâncias superiores, ou caso o Supremo atenda a um pedido para anular a ação penal, apresentado pela defesa e que será apreciado pelo tribunal.




fonte:Correio Braziliense

Concursos: Ebserh oferta 2,4 mil vagas para Nível Superior e Médio

Resultado de imagem para Ebserh - hospitais universitários
imagem:reprodução/google

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abriu 2.464 vagas nas áreas médica, administrativa e de assistência social. São dois concursos públicos com salários que variam de R$ 2.451,00 a R$ 10.350,00.
Um dos concursos é para o preenchimento de vagas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). A oferta é de 804 vagas para a unidade. O outro é nacional, que prevê 1.660 vagas para 39 unidades hospitalares nas cinco regiões do país, além da administração central da instituição, em Brasília (DF).
“Essa é uma iniciativa voltada para a absorção de talentos em uma rede de fundamental importância para dois segmentos sensíveis para a sociedade brasileira: a educação e a saúde”, diz o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh, Rodrigo Barbosa.
Para se inscrever no certame, o candidato deve, após o preenchimento da ficha de inscrição, imprimir o boleto bancário e pagá-lo. A inscrição só se efetiva com o pagamento.
“Os concursos serão realizados por bancas organizadoras diferentes. As provas para o concurso nacional ocorrerão em 2 de fevereiro e as provas para o HC-UFU, no dia 9 do mesmo mês. Como as datas são diferentes, os interessados em fazer os dois concursos poderão se inscrever em ambos”, explica o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh, Rodrigo Barbosa.
Uberlândia – Para o HC-UFU, são 216 vagas para médicos em 58 especialidades, 475 vagas para a área assistencial e 113 para a administrativa. As inscrições podem ser realizadas até 10 de dezembro, exclusivamente pelo site da Vunesp, instituição que organiza o concurso. O edital está disponível no portal da Rede Ebserh, no site da Vunesp e também podem ser acompanhados pelo Diário Oficial da União (DOU) de 4 de novembro.
Concurso nacional – No caso do concurso nacional, são 533 vagas para médicos em 63 especialidades, 998 vagas para a área assistencial e 129 para a área administrativa. As inscrições têm início na quarta-feira, 6 de novembro, e vão até 10 de dezembro, exclusivamente pelo site do IBFC, banca organizadora do concurso. O edital está disponível no portal da Rede Ebserh, no site do IBFC e DOU.
“Nesse concurso nacional, no momento da inscrição, o candidato poderá escolher o local de trabalho e ainda onde quer fazer a prova, dentre as cidades que possuem unidades da Rede Ebserh”, ressalta Barbosa.
Ebserh – A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh

Após STF decidir: Defesa de Lula pede para ex-presidente deixar prisão

foto:reprodução Carta Capital
A defesa do ex-presidente do República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à Justiça, nesta sexta-feira (8), que ele deixe a prisão, de acordo com o G1. O advogado Cristiano Zanin se reuniu com o petista na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

O pedido ocorre um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a prisão de condenados em segunda instância.

A maioria dos ministros decidiu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência. O STF, inclusive, divulgou no fim da manhã a ata da sessão.Informações do BNotícias.

Deputado do PSL ameaça STF: ‘Se precisar de um cabo, estou à disposição’

Daniel Silveira e Rodrigo Amorim, ambos do PSL, exibem placa quebrada com nome de Marielle
© Reprodução/Facebook Daniel Silveira e Rodrigo Amorim, ambos do PSL, exibem placa quebrada com nome de Marielle
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) fez uma ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a decisão da corte de vetar as prisões em segunda instância na noite de quinta-feira 7. “Se precisar de um cabo, estou a [sic] disposição”, escreveu o deputado, que integrava a Polícia Militar do Rio de Janeiro antes do mandato como parlamentar.
Aliado da família Bolsonaro, Silveira é conhecido por ter, durante a campanha eleitoral, quebrado uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março de 2018.
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado da família Bolsonaro, se ofereceu para intervir militarmente no Supremo Tribunal Federal (STF) por não concordar com a decisão sobre as prisões em segunda instância na noite desta quinta-feira, 7. “Se precisar de um cabo, estou a [sic] disposição”, escreveu o deputado, que integrava a Polícia Militar do Rio de Janeiro antes do mandato como parlamentar.
–
© Redes Sociais/Reprodução 

O tuíte do parlamentar faz referência a uma declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que veio a público na campanha de 2018. “Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo”, afirmou o filho do presidente em um vídeo. “Tira a poder da caneta da mão de um ministro do STF, o que ele é na rua?”, ironizou. Na época, Eduardo pediu desculpas pela fala.

O deputado federal postou uma série de tuítes desde o parecer do presidente da Corte Dias Toffoli, que deu o voto decisivo pelo fim da prisão em segunda instância, depois que o placar chegou a ele empatado em 5 a 5. Silveira afirmou que “as interpretações do STF deixam cristalinas suas intenções” e chamou a corte de “vergonha do Brasil”.Em outro post, Silveira publicou uma foto como policial militar, carregando um fuzil, ao lado de mais dois colegas, durante uma operação na favela da Rocinha, no Sul do Rio, e criticou a decisão do Supremo. “Nesta época, tirei muitos vagabundos das ruas, apreendi, prendi, garanti viagens ao inferno… sempre dentro da legalidade, é claro… agora vem o STF e joga meu trabalho e de todos os outros policiais no lixo e envergonha o Brasil.”

fonte:Veja.com - 08/11/2019

Bahia: Confira os novos valores do Pedágio na BA -099 (Estrada do Coco)


Resultado de imagem para pedágio estrada do côco"
foto:reprodução/google
As tarifas básicas do pedágio da BA-099, dividida entre a Estrada do Coco e Linha Verde, sofrerão um aumento a partir desta segunda-feira (11). O reajuste é de 5,73% e corresponde à readequação tarifária anual prevista no contrato de concessão.
Na praça de pedágio da BA-099, administrada pela Concessionária Litoral Norte (CLN), a tarifa aplicada para automóveis, caminhonetes e furgão passará de R$ 6,60 para R$ 7 em dias úteis e de R$ 10 para R$ 10,50 aos finais de semana e feriados.
Já para as outras categorias de veículos, como caminhões, ônibus e motocicletas o preço também vai subir. A mudança de valores foi readequada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para cada categoria de veículo, conforme tabela a seguir.
A via começa em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e segue o litoral norte baiano, fazendo divisa com Sergipe. A praça de pedágio fica na altura de Camaçari. 
O trecho administrado pela CLN tem 217 km de extensão e dá acesso a localidades como Arembepe, Praia do Forte, Porto de Sauípe, Baixios/Palame, Subaúma e Conde. Informações do site do Correio da Bahia.
Confira os novos valores das tarifas de pedágio:
 CATEGORIAS
TIPO DE VEÍCULO
Nº DE EIXOS
TARIFA
DIAS ÚTEIS
TARIFA
FERIADOS E FINAIS DE SEMANA
1
automóvel, caminhonetes e furgão
2
R$ 7,00
R$ 10,50
2
caminhão leve, ônibus, caminhão trator e furgão
2
R$ 14,00
R$ 21,10
3
automóvel c/semi-reboque e caminhonete c/semi-reboque
3
R$ 10,50
R$ 15,80
4
caminhão, caminhão trator, caminhão trator c/semi-reboque e ônibus
3
R$ 21,10
R$ 31,60
5
automóvel c/ reboque e caminhonete c/ reboque
4
R$ 14,00
R$21,10
6
caminhão c/ reboque e caminhão trator c/ semi-reboque
4
R$ 28,10
R$ 42,10
7
caminhão c/ reboque e caminhão trator c/ semi-reboque
5
R$ 35,10
R$52,60
8
caminhão c/ reboque e caminhão trator c/ semi-reboque
6
R$ 42,10
R$ 63,20
9
motocicleta, motoneta e bicicleta a motor
2
R$ 3,50