• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de novembro de 2024

Vale do Jiquiriçá: IFBA de Jaguaquara inicia atividades com curso em Agroecologia


                                    Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no campus de Jaguaquara anunciou a abertura de um novo processo seletivo para o curso técnico em Agroecologia. O edital, que visa a seleção de 45 estudantes para ingresso em 2025, foi divulgado após o processo seletivo simplificado de outubro para contratação de professores substitutos, que será finalizado em dezembro.

 

Em entrevista ao Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, diretor Fernando Paixão, este é um marco importante para a unidade, que está prestes a iniciar seus cursos regulares.

 

"Estamos muito felizes, pois, finalmente, vamos dar início aos cursos no IFBA de Jaguaquara. Além do processo de contratação de docentes, que se encerrará em dezembro, estamos lançando o edital para o ingresso de estudantes, com 45 vagas para o curso de Agroecologia. É um curso técnico integrado, que oferece aulas regulares, com uma carga horária intensa, envolvendo também pesquisa e extensão", afirmou.

 

A implantação do curso de Agroecologia tem grande relevância para a formação de profissionais na região do Vale do Jiquiriçá, onde a agricultura é uma das principais atividades econômicas. A agroecologia, campo que combina práticas agrícolas com a sustentabilidade ambiental, visa oferecer alternativas que minimizem os impactos ambientais, promovendo uma utilização mais consciente dos recursos naturais.

 

Fernando também destacou que o IFBA de Jaguaquara ainda aguarda o ato inaugural, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2025, para o início formal das atividades do campus, que está preparado para acolher até 1.200 alunos.

 

"A inauguração oficial é fundamental para que possamos receber o orçamento necessário, novos servidores e expandir as ofertas de cursos, que incluirão desde capacitações até doutorados. No futuro, queremos ampliar as opções de cursos, incluindo Agronomia", explicou.

 

Além do curso de Agroecologia, o campus de Jaguaquara também oferece cursos nas áreas de Gestão e Tecnologia do Agronegócio, Licenciatura em Letras-Libras, e possui propostas para educação especial. A unidade está se preparando para iniciar seu funcionamento pleno no início de 2025, com a presença de representantes do Ministério da Educação e do IFBA.


Fonte: BN -30/11/2024

BOTAFOGO CONQUISTA TÍTULO INÉDITO DA LIBERTADORES; VEJA OS GOLS

                                           Alex Telles cobra com força para marcar o segundo do Botafogo foto:reprodução



                                             Vídeo: Commebol/Youtube 30/11/2024


Valendo a América, Atlético-MG e Botafogo se enfrentarm no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, neste sábado (30/11), na sexta final brasileira na história da Libertadores. Melhor para o Botafogo, que com um a menos, segurou o 3 x 1 no placar, conquistando o continente pela primeira vez.

Com a vantagem numérica, o Galo foi para cima do Glorioso. Aos 8 minutos, Hulk arriscou de fora da área, mas o chute parou no goleiro John.

Aos 10 minutos, o atacante do Atlético colocou John para trabalhar novamente. Recebendo pelo lado direito da área, Hulk bateu colocado para a defesa do arqueiro do Botafogo.

O time mineiro seguiu tomando as rédeas do jogo e aos 23 foi a vez de Deyverson assustador o Glorioso. Em bola recebida dentro da área, o atacante do Galo se livrou da marcação e bateu para fora próximo ao gol.

Mesmo com um jogador a menos, o Botafogo abriu o placar na primeira vez que chegou com perigo. Em lance dentro da área, a bola rebateu e sobrou para Luiz Henrique, que bateu forte para balançar o barbante aos 35 minutos.

O gol do Botafogo deixou o mental do Atlético abalado que, aos 41 minutos, viu a vida na decisão dificultar ainda mais. Arana e Everson se atrapalharam e Luiz Henrique sofreu o pênalti do goleiro atleticano.

Na cobrança, o lateral Alex Telles bateu forte para marcar o segundo gol do clube carioca.

A primeira etapa terminou com o time carioca na frente. 2 x 0 no placar.

E o segundo tempo já começou com a boa mexida de Gabriel Milito, que colocou Vargas em campo. Com menos de um minuto, o atacante chileno diminuiu o placar de cabeça.

O empate quase aconteceu com Deyverson. Hulk recebeu na intermediária e cruzou para o atacante, que acabou cabeceando para fora próximo ao gol.

Em busca do empate, o Atlético-MG seguiu ofensivo. Em jogada de Hulk, que cortou para esquerda e bateu colocado, John pulou para mandar a bola para escanteio.

Aos 40 minutos, Eduardo Vargas, autor do gol do Galo, perdeu a chance de empatar o duelo. Em bom lançamento de Mariano, o chileno infiltrou por trás dos zagueiros e desviou a bola por cima do gol.

Em seguida, o atacante teve outra chance clara. Sozinho de frente para o John, Vargas tentou encobrir John, mas acabou batendo por cima do gol.

O final do jogo ainda reservou o terceiro gol do Botafogo. Em jogadaça de Júnior Santos, artilheiro da competição com 10 gols, o Glorioso matou o jogo e conquistou a Libertadores de 2024.

Fonte: METRÓPOLES - 30/11/2024

Saúde: Nestlé recolhe lotes de produtos alimentares para bebês por alto nível de aflatoxina

                                             foto:reprodução

 A Nestlé anunciou nesta sexta-feira (29) o recolhimento de alguns lotes de alimentos infantis. Trata-se do Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, nos sabores morango e banana e laranja e banana. De acordo com a empresa, 20 lotes desses produtos tiveram sua comercialização e distribuição suspensas.

 

A decisão foi tomada após a identificação de níveis de aflatoxina acima do permitido pela autoridades sanitárias. Essa substância, produzida por fungos do gênero Aspergillus, pode estar presente em alimentos como milho, nozes, amendoim e frutas secas. O consumo prolongado e excessivo de aflatoxina representa riscos à saúde, especialmente ao fígado.
 

A Nestlé orientou os consumidores que tenham produtos dos lotes afetados a não os consumirem e a entrarem em contato com a empresa para efetuar a devolução e receber reembolso.
 

Ainda segundo a Nestlé, a quantidade de aflatoxina normalmente encontrada nos produtos da Muclilon está muito abaixo do nível necessário para causar efeitos imediatos ou intoxicações agudas.
 

"Para que ocorresse intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18 kg do produto (equivalente a 508 pacotes de 35 g) durante um período de 1 a 3 semanas", explicou a empresa em comunicado publicado em seu site.
 

A companhia também ressaltou que nenhum outro produto da linha Mucilon foi afetado pelo problema. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor dessa marca.
 

Essa não é a primeira vez que a Nestlé enfrenta questionamentos relacionados a seus produtos para bebês. Em abril deste ano, a ONG Public Eye acusou a empresa de adotar um duplo padrão. A denúncia apontou que alimentos infantis comercializados em países da Ásia, África e América Latina continham açúcar adicionado, prática não adotada em produtos semelhantes vendidos na Europa.
 

Na Suíça, onde fica a sede da empresa, e em outros países europeus, como Alemanha, França e Reino Unido, os cereais e leites em pó voltados para crianças são fabricados sem adição de açúcar.


Fonte: FOLHAPRESS - 30/11/2024

SP: Tribunal da OAB-SP proíbe advogados de conceder entrevistas com frequência


TED da OAB-SP recomendou que advogados limitem entrevistas a veículos de comunicação

OAB paulista diz que entrevistas frequentes são ‘despropositada promoção pessoal’ foto:divulgação


A 1ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) aprovou uma ementa em sua 685ª sessão de julgamento em que proíbe os advogados inscritos na entidade de conceder entrevistas aos meios de comunicação de forma frequente.




A determinação do colegiado foi a seguinte: 

É vedado ao advogado responder com habitualidade consultas sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, ainda que o faça como membro de Comissão da OAB. A presença habitual de advogados em programas de rádio, representará aos demais advogados que não tiveram a mesma oportunidade, despropositada promoção pessoal, desaguando na concorrência desleal, captação indevida de causas e clientes, maculando os preceitos éticos e estatutários vigentes.

Em resposta a questionamentos feitos pela revista eletrônica Consultor Jurídico, a seccional paulista da OAB informou que, apesar de a ementa citar especificamente as rádios, o veto se estende a todos os veículos de comunicação. Por outro lado, a entidade disse que não é possível precisar o que caracteriza “responder com habitualidade” — ou seja, a OAB-SP não sabe dizer quantas vezes um advogado pode conceder entrevistas sem violar o entendimento do TED. Cada caso será julgado de forma individual, a partir dos seus elementos concretos. 

Para o advogado e doutor em Direito Ricardo Yamin, a decisão do TED da OAB-SP é equivocada por diversos motivos. “Primeiro, o advogado, assim como qualquer outro profissional, é um especialista, e é natural que seja consultado pela imprensa. Para comentar assuntos de saúde, o jornalista vai atrás de um médico, por exemplo. É o mesmo com o advogado. A advocacia tem de ser ouvida para ajudar a qualificar a informação que chega ao público. Ainda mais no momento em que estamos vivendo, em que o Judiciário está na mira de todo mundo, em que o Supremo é alvo de ataques quase diariamente”, opina ele.

De acordo com a entidade, o objetivo do veto é evitar que haja “despropositada promoção pessoal”, o que geraria concorrência desleal com os demais advogados. Para Yamin, porém, esse argumento não se sustenta. “Costumo conceder entrevistas quase todos os dias para falar sobre algum assunto da minha especialidade. E isso não me traz clientes.”

Além da limitação das entrevistas, o TED da OAB-SP também fez outras determinações, como não divulgar de forma massiva suas vitórias nos tribunais e não arrematar em leilão imóvel que tenha sido objeto de litígio em que tenha representado uma das partes.

Clique aqui para ler as recomendações do TED da OAB-SP

  • é repórter da revista Consultor Jurídico em 30/11/2024

Brasil: Escritor Itamar Junior recebe ligação de Lula após regularização de quilombo que inspirou livro 'Torto Arado'

Escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor do premiado livro Torto Arado, recebeu uma ligação do presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

O escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor do premiado livro ‘Torto Arado’, recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sexta-feira (29). O motivo? O  Quilombo de Iúna, localizado em Lençóis, no Sul baiano — que inspirou a obra — havia sido regularizado após a assinatura de um decreto presidencial.

Somente na Bahia foram regularizados quatro quilombos — incluindo o Quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) — onde a liderança quilombola mãe Bernadete foi assassinada, em 2023. Ao todo, 665 famílias quilombolas serão beneficiadas. A notícia foi recebida com bastante empolgação pelo escritor.

Que maravilha! Tantos anos de trabalho. Nosso povo merece muito. Hoje é um dia muito feliz para mim”, destacou Itamar Vieira Junior.

Confira o momento da ligação de Lula ao escritor baiano:

Logo após o telefonema de Lula, Itamar Vieira Junior foi às redes sociais para celebrar a notícia e agradecer ao presidente pela regularização dos territórios quilombolas.

O escritor baiano relembrou a época em que trabalhou nos quilombos de Jetimana e Boa Vista, que ficam em Camamu, no Sul baiano — que também foram regularizados pelo decreto.

Hoje foi um dia muito especial: três comunidades quilombolas onde trabalhei há mais de dez anos tiveram seus decretos de desapropriação, que regularizará seus territórios, assinados pelo Presidente Lula. Além dessas comunidades, outras 11 outras distribuídas pelo país também foram contempladas neste ato histórico que tenta reparar uma dívida imensa que o Brasil tem com suas comunidades quilombolas. Viva Zumbi dos Palmares! Viva Dandara! Viva dona Bernadete Pacífico! Viva dona Jovita Sacramento! Viva a todos os que lutaram por um Brasil mais justo! Obrigado, Presidente Lula, por seu compromisso com a nossa história e com a nossa gente!", publicou o escritor.

Confira todos os quilombos beneficiados com Decretos de Declaração de Interesse Social:

  • Pitanga de Palmares, em Simões Filho e Candeias (BA) – 536 famílias
  • Vicentes, em Xique-Xique (BA) – 29 famílias
  • Iúna, em Lençóis (BA) – 39 famílias
  • Jetimana e Boa Vista, em Camamu (BA) – 61 famílias
  • Depósito, em Brejo (MA) – 13 famílias
  • Marobá dos Teixeira, em Almenara (MG) – 79 famílias
  • Lagoa Grande, em Jenipapo de Minas, Novo Cruzeiro e Araçuaí (MG) – 29 famílias
  • Pitombeira, em Várzea (PB) – 91 famílias
  • Macacos, em São Miguel do Tapuio (PI) – 50 famílias
  • João Surá, em Adrianópolis (PR) – 34 famílias
  • Sacopã, em Rio de Janeiro (RJ) – 9 famílias
  • São Benedito, em São Fidélis (RJ) – 60 famílias
  • São Pedro, em Eldorado e Iporanga (SP) – 40 famílias
  • Galvão, em Eldorado e Iporanga (SP) – 29 famílias
  • Porto Velho, em Itaóca e Iporanga (SP) – 24 famílias
Fonte: BNEWS - 30/11/2024

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Saúde: Ministério divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo


Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo


Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulga aos consumidores o alerta de risco de sete novas marcas e lotes de café torrado que foram desclassificadas, após serem consideradas impróprias para o consumo.

Nelas foram detectadas presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido na Portaria 570/2022, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado, por isso estes produtos foram considerados impróprios ao consumo.

Matérias estranhas são detritos de qualquer natureza, sem relação com o café, tais como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas são elementos provenientes do cafeeiro como cascas e paus.

As apreensões de lotes de cafés impróprios para consumo fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), e visam diminuir a ocorrência de fraudes e a promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal. A coordenação compete ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Após análise dos laudos laboratoriais e notificação das empresas responsáveis, o Mapa divulga os dados e determinará o recolhimento dos produtos inadequados.

O Ministério orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromper o consumo e solicitar a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias podem ser feitas pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço da compra.

É importante ressaltar a interpretação correta dos critérios específicos que fundamentam a lista a fim de evitar equívocos e interpretações injustas. Os lotes desclassificados resultam do cruzamento de dados como marca, lote, empresa responsável, unidade federativa do embalador, presença de registro no CGC/MAPA e tipos específicos de irregularidades, que podem variar entre problemas de composição e questões administrativas.

Confira a lista:

Tabela
Tabela

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br - 29/11/2024

Ataque a democracia: Saiba quem é o Tenente-Coronel do exército acusado de ter pendrive detalhando plano de golpe

tenente-coronel, Hélio Ferreira Lima  foi um dos indiciados pela Polícia Federal
Reprodução - tenente-coronel, Hélio Ferreira Lima foi um dos indiciados pela Polícia Federal

O  tenente-coronel Hélio Ferreira Lima , 46 anos, foi um dos indiciados pela Polícia Federal no inquérito que investiga a tentativa de golpe em 2022 . Ele foi preso na semana passada e foi flagrado com documentos que detalham um plano para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro ( PL ) no poder.  

Lima é tenente-coronel da ativa do Exército Brasileiro , com uma carreira marcada por especialização em segurança e operações especiais. Ele estava escalado para a missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro quando foi preso no Comando Militar do Leste.

  Conhecido como "kid preto", termo usado para integrantes de elite do Exército treinados em operações de guerra irregular, Lima é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), possui MBA em Segurança pela Faculdade Unyleya e especialização em Defesa Nacional. Ele também participou de cursos de elite na França e Colômbia.  

O militar comandou a 3ª Companhia de Forças Especiais na Amazônia até fevereiro de 2024, quando foi exonerado após ter seu nome ligado a reuniões com teor golpista.  

Os documentos apreendidos  

Entre os materiais apreendidos com Lima, estavam os arquivos "Operação Luneta" e "Operação Pacificação Nacional". Ambos detalhavam ações para anular as eleições de 2022, prender ministros do STF e convocar as Forças Armadas para assegurar o controle do governo.  

De acordo com a PF, Lima participou ativamente de reuniões estratégicas que visavam deslegitimar as eleições e monitorar opositores políticos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes.  

Uma dessas reuniões teria ocorrido em novembro de 2022, na casa do general Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro. Segundo a PF, Lima apresentou planos detalhados para ações clandestinas que garantissem a permanência de Bolsonaro no poder.  

Os documentos apreendidos reforçam o papel de Lima nos planos investigados, indicando estratégias para a implementação de um golpe no país. 

Fonte: PORTAL IG - 29/11/2024

Universidades dos EUA pedem a estudantes estrangeiros retornarem antes da posse de Trump

 Professora da Universidade do Colorado afirmou que os estudantes estão preocupados neste momento

iStock - Professora da Universidade do Colorado afirmou que os estudantes estão preocupados neste momento.

Universidades americanas estão aconselhando estudantes e funcionários estrangeiros a voltarem aos campus antes da posse de Donald Trump , em 20 de janeiro. As instituições temem que as promessas de deportação em massa feitas durante a campanha do presidente eleito possam prejudicar os alunos.  

"Todos os estudantes estrangeiros estão preocupados neste momento", afirmou Chloe East , professora da Universidade do Colorado em Denver , à BBC.

  Mais de 400 mil estudantes sem documentação estão matriculados no ensino superior nos Estados Unidos, de acordo com o Portal de Imigração de Educação Superior. Autoridades ligadas ao governo de Trump sugeriram a construção de grandes instalações para deter imigrantes sem documentos enquanto aguardam deportação.  

Tom Homan, nomeado " czar da fronteira ", declarou que a prioridade será deportar criminosos violentos e aqueles que representem ameaças à segurança nacional. Apesar disso, o setor educacional continua apreensivo.  

"Os estudantes estão muito preocupados e estressados devido à incerteza em torno da imigração. Eles estão preocupados com seus vistos e com a possibilidade de continuar seus estudos”, disse.

 Alertas de viagem  

A Universidade de Massachusetts emitiu um alerta de viagem para que estudantes e professores estrangeiros "considerem seriamente" retornar antes da posse. A medida é baseada em experiências anteriores, como as proibições de viagem decretadas por Trump em 2017, que barraram cidadãos de vários países predominantemente muçulmanos, além da Coreia do Norte e Venezuela.  

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Wesleyana também emitiram alertas semelhantes. Em Yale, o Escritório de Estudantes e Acadêmicos Estrangeiros organizou um seminário online para abordar as preocupações sobre possíveis mudanças nas políticas de imigração.  

política de Ação Diferida para Chegadas na Infância (DACA), que protege mais de meio milhão de imigrantes que chegaram aos EUA ainda crianças, também está em risco. Trump já tentou encerrar o programa durante seu primeiro mandato.  

Clima de incerteza  

Estudantes asiáticos, especialmente chineses, temem os impactos nas relações entre EUA e China. Aoi Maeda, estudante japonesa do Earlham College, disse que tem apreensão sobre o novo governo,

"Estou planejando me formar em maio de 2026, mas agora que o governo vai se tornar um pouco mais perigoso, tenho menos esperanças de que as coisas deem certo", afirmou. 

Maeda destacou a preocupação com mudanças frequentes nas regras: "Sinto que estudantes estrangeiros com visto podem ser afetados e será mais fácil nos deportarem”, disse.

Fonte: PORTAL IG - 29/11/2024

Bolsonaro tinha em cofre recibo de depósitos de R$ 6,8 milhões a advogados




A Polícia Federal encontrou dois comprovantes de transferências bancárias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com pagamentos milionários a seus advogados. Cada um tinha o valor de R$ 3.383.331,45, totalizando R$ 6,8 milhões em despesas de honorários.

Confira a reportagem no link abaixo do site UOL de hoje (29) e análise dos colunistas Josias de Souza e Tales Faria no vídeo acima.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/11/29/pf-bolsonaro-guardava-em-cofre-recibos-de-teds-de-r-67-mi-para-advogados.htm

Mundo: Mais dois mercenários do Brasil são dados como mortos na Ucrânia

                                            foto:reprodução

Mais dois brasileiros que se juntaram às fileiras da Ucrânia para atuarem como mercenários na guerra contra a Rússia foram dados como mortos no Leste Europeu. Não está claro quando eles morreram em combate.

A informação foi divulgada inicialmente pelo canal de Telegram ligado ao Kremlin “TrackAMerc”, que desde o início do conflito publica informações sobre combatentes estrangeiros que foram lutar pela Ucrânia.

Os dois brasileiros foram identificados como Carlos Henrique Morais e Tiago Nunes Silva.

Já Tiago, de 19 anos, entrou na guerra em outubro deste ano. O jovem era natural do Pará, e praticava artes marciais, como jiu-jitsu e boxe. Sua morte foi anunciada pela prefeitura de Rurópolis, município no sudoeste do estado onde o combatente nasceu.

“É com muito pesar que a Prefeitura Municipal de Rurópolis lamenta a triste notícia da morte do jovem ruropolense morto em combate na Guerra da Ucrânia. Tiago Nunes tinha 19 anos e morreu na quinta-feira (28), enquanto servia como voluntário no conflito contra a Rússia. Neste momento de profunda tristeza e dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências”, disse a prefeitura em uma nota.

As mortes dos dois brasileiros se somam a de outros mercenários, que deixaram o Brasil para lutar contra a Rússia no conflito que se estende por mais de dois anos.

O caso mais recente aconteceu no último dia 17 de novembro, quando o brasileiro Júlio César Sales Soeiro, de 23 anos, teve sua morte confirmada pela família.

Fonte: 

Brasília: Na frente de Tarcísio e Nunes, ministro Rui Costa crítica trama golpista e afirma que Lula “não se abalou um milímetro”


                                             Foto: reprodução


O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (29), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não se abala um milímetro”, em frente às informações sobre o suposto plano para seu assassinato em 2022.

O ex-governador falou sobre o caso, investigado pela Polícia Federal (PF), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do próprio Lula, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

Tarcísio foi ministro da Infraestrutura durante o governo de Bolsonaro, um dos indiciados pela tentativa de golpe de Estado, que, entre outros objetivos, visava o assassinato do presidente Lula. Já Nunes foi reeleito prefeito da capital paulista este ano com um apoio discreto do ex-presidente e um candidato a vice indicado pelo ex-chefe de Estado.

 

“O senhor mostra, mais do que nunca, a figura de um estadista, que não se abala um milímetro, mesmo com todas as informações e notícias que vieram à tona daqueles que tramaram um golpe de Estado”, afirmou Rui Costa, durante a cerimônia. 

 

“Chegaram a tramar algo que ninguém neste salão ou no país imaginava que poderia acontecer neste país, que alguém teria coragem de tramar a captura, o sequestro, a morte de um ministro do Supremo Tribunal Federal, de um presidente da República e de um vice-presidente da República eleitos”, afirmou o ex-governador da Bahia. Lula, por sua vez, não discursou na cerimônia.


Fonte: BN - 29/112024

Corpo da adolescente Amanda Teles é localizado pelos Bombeiros em Dias d'Ávila após 50h



Corpo da jovem Amanda Teles é localizado pelos Bombeiros em Dias d'Ávila








fonte:reprodução

Após 50 horas de buscas, o corpo da jovem Amanda Tele foi encontrado na tarde desta 

sexta-feira (29), por volta das 13h10, pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar 

da Bahia, nas proximidades da Via de Ligação, no Parque Petrópolis, em Dias d'Ávila.

O corpo de Amanda foi localizado atrás da garagem da empresa de ônibus Turim por 

um dos militares do Corpo de Bombeiros. O coronel Andson Marchesini está no local

coordenando as operações de resgate. Familiares de Amanda também estão presentes 

no local.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares, os bombeiros

encontraram o copo a uma distância de mais de 1 km do local do acidente. 

"O forte odor chamou atenção dos bombeiros que acabaram localizando o corpo 

no local", disse Ivanaldo ao Portal Mais Região

A área está totalmente isolada para que a equipe do DPT de Camaçari possa realizar 

o trabalho de perícia antes da remoção do corpo.

A jovem desapareceu no início da tarde de quarta-feira (27), na cidade de Dias d’Ávila,

cair em um bueiro na Av. Lauro de Freitas no bairro da Urbis, por volta das 12h20. 

Imagens de câmeras de segurança instaladas no local mostram a adolescente, 

de apenas 12 anos, voltando da escola, ainda de uniforme, momentos antes do 

acidente.

Fonte:Site Mais Região c/adaptações  29/11/2024

Futebol: Datafolha divulga nova pesquisa das maiores torcidas do país

                                          foto:reprodução

O instituto Datafolha divulgou, na última quinta-feira (28), uma nova pesquisa sobre o ranking de maiores torcidas do Brasil. A do Flamengo segue como a maior do país, tendo 19% da preferência dos brasileiros.

Em seguida, aparece a torcida do Corinthians, com 14%.Logo depois, os adeptos do Palmeiras, com 7%, e do São Paulo, com 6%. Grêmio e Vasco surgem com os mesmos 4%, e Santos, Cruzeiro e Internacional, com 3%.

O Bahia aparece ao lado de Atlético-MG, Botafogo e Fluminense, com 2% cada. Já o Vitória, tem 1% da preferência da torcida dos brasileiros e aparece com a mesma porcentagem da Seleção Brasileira.

CONFIRA O RANKING:

  • Flamengo - 19%
  • Corinthians - 14%
  • Palmeiras - 7%
  • São Paulo - 6%
  • Vasco e Grêmio - 4%
  • Santos, Cruzeiro e Internacional - 3%
  • Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Bahia - 2%
  • Vitória e Seleção Brasileira - 1%
  • Outros times - 4%
  • Nenhum time - 23%
Fonte: BNEWS -29/11/2024