O escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor do premiado livro ‘Torto Arado’, recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sexta-feira (29). O motivo? O Quilombo de Iúna, localizado em Lençóis, no Sul baiano — que inspirou a obra — havia sido regularizado após a assinatura de um decreto presidencial.
Somente na Bahia foram regularizados quatro quilombos — incluindo o Quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) — onde a liderança quilombola mãe Bernadete foi assassinada, em 2023. Ao todo, 665 famílias quilombolas serão beneficiadas. A notícia foi recebida com bastante empolgação pelo escritor.
Que maravilha! Tantos anos de trabalho. Nosso povo merece muito. Hoje é um dia muito feliz para mim”, destacou Itamar Vieira Junior.
Confira o momento da ligação de Lula ao escritor baiano:
Logo após o telefonema de Lula, Itamar Vieira Junior foi às redes sociais para celebrar a notícia e agradecer ao presidente pela regularização dos territórios quilombolas.
O escritor baiano relembrou a época em que trabalhou nos quilombos de Jetimana e Boa Vista, que ficam em Camamu, no Sul baiano — que também foram regularizados pelo decreto.
Hoje foi um dia muito especial: três comunidades quilombolas onde trabalhei há mais de dez anos tiveram seus decretos de desapropriação, que regularizará seus territórios, assinados pelo Presidente Lula. Além dessas comunidades, outras 11 outras distribuídas pelo país também foram contempladas neste ato histórico que tenta reparar uma dívida imensa que o Brasil tem com suas comunidades quilombolas. Viva Zumbi dos Palmares! Viva Dandara! Viva dona Bernadete Pacífico! Viva dona Jovita Sacramento! Viva a todos os que lutaram por um Brasil mais justo! Obrigado, Presidente Lula, por seu compromisso com a nossa história e com a nossa gente!", publicou o escritor.
Confira todos os quilombos beneficiados com Decretos de Declaração de Interesse Social:
- Pitanga de Palmares, em Simões Filho e Candeias (BA) – 536 famílias
- Vicentes, em Xique-Xique (BA) – 29 famílias
- Iúna, em Lençóis (BA) – 39 famílias
- Jetimana e Boa Vista, em Camamu (BA) – 61 famílias
- Depósito, em Brejo (MA) – 13 famílias
- Marobá dos Teixeira, em Almenara (MG) – 79 famílias
- Lagoa Grande, em Jenipapo de Minas, Novo Cruzeiro e Araçuaí (MG) – 29 famílias
- Pitombeira, em Várzea (PB) – 91 famílias
- Macacos, em São Miguel do Tapuio (PI) – 50 famílias
- João Surá, em Adrianópolis (PR) – 34 famílias
- Sacopã, em Rio de Janeiro (RJ) – 9 famílias
- São Benedito, em São Fidélis (RJ) – 60 famílias
- São Pedro, em Eldorado e Iporanga (SP) – 40 famílias
- Galvão, em Eldorado e Iporanga (SP) – 29 famílias
- Porto Velho, em Itaóca e Iporanga (SP) – 24 famílias
0 comentários:
Postar um comentário