fotos: Erick Guedes
Os órgãos do Estado envolvidos no resgate às vítimas do acidente ocorrido na tarde deste domingo, 24, na Serra da Barriga, confirmaram a morte de 23 passageiros. As identidades das vítimas não foram repassadas à imprensa oficialmente, mas segundo apurou a reportagem, a maioria é de jovens de adolescentes. Outras 29 pessoas deram entrada no Hospital Regional da Mata.
Por volta das 20h, a Secretaria de Comunicação do Estado fez uma retificação sobre o número de mortos: A Secretaria de Comunicação (Secom) informa à imprensa que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) retificou para 17 o número de mortos na tragédia ocorrida neste domingo (24), em União dos Palmares. Esse número, infelizmente, pode sofrer alterações nesta segunda-feira (25), quando as operações de resgate serão retomadas nas primeiras horas da manhã, devido à dificuldade de acesso ao local.
Os passageiros participavam do Projeto Pôr-do-Sol na Serra, promovido pela Prefeitura de União dos Palmares, responsável pelo transporte. Na Serra da Barriga, os estudantes assistiriam a grupos de capoeira e shows musicais. O ônibus do acidente saiu da prefeitura por volta das 14h. O acidente entrou para as ocorrências em tempo real dos Bombeiros às 14h40, antes mesmo do grupo chegar ao local.
ssista vídeos de resgate de ônibus em serra do Alagoas:
Há relatos, ainda não oficiais, de que o motorista do ônibus percebeu uma falha mecânica e chegou a orientar que os passageiros descessem do ônibus, mas ele teria perdido o controle do veículo, que desceu a ribanceira de cerca de 20 metros de altura.
LUTO
No final da tarde do domingo, o governador Paulo Dantas decretou luto oficial de três dias pelas vítimas do acidente.
Ministra Margareth Meneses divulga nota neste domingo(24)
O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares lamentam profundamente o trágico acidente ocorrido neste domingo, envolvendo um ônibus que chegava à Serra da Barriga, um território de enorme importância histórica e cultural para o povo afro-brasileiro.
Manifestamos nossa solidariedade às vítimas e às suas famílias, reconhecendo o empenho das autoridades locais, como a Prefeitura de União dos Palmares, o SAMU, o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado que estão atuando prontamente no socorro e apoio aos envolvidos.
A Serra da Barriga, símbolo de resistência e luta, segue como um espaço de memória coletiva e espiritualidade. Neste momento de dor, reforçamos nossa admiração e apoio às comunidades que preservam esse legado, confiando no esforço conjunto das instituições locais para enfrentar este momento difícil.
Ministério da Cultura e Fundação Cultural Palmares
Fonte: ALAGOAS 24H -c/adaptações 24/11/2024
Vídeo: Lázaro Rosa/ X/reprodução
0 comentários:
Postar um comentário