• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de julho de 2025

EUA: 'Saímos pela janela': menina fala sobre fuga de enchente em acampamento no Texas

                                        Clementine escapou com vida das enchentes no Camp Mystic, no Texas - Imagem: Reprodução/Instagram


"A água subiu até a porta e só conseguimos sair quebrando a janela". A empresária Kristin Holstein Gish usou suas redes sociais para compartilhar o relato de sua filha, Clementine, 9, sobre o que aconteceu no Camp Mystic durante os alagamentos no Texas. As chuvas deixaram ao menos 30 mortos. Os corpos de quatro meninas do camping foram identificados, e mais de 20 continuam desaparecidas.

Confira no link abaixo do site UOL deste sábado (5):

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/07/05/saimos-pela-janela-menina-fala-sobre-fuga-de-enchente-em-acampamento.htm 

EUA: Acampamento cristão no Texas onde crianças morreram tem quase 100 anos


                                Interior de cabana no Camp Mystic, em Hunt, Texas, após fortes enchentes atingirem o local -Imagem: Ronaldo Schemidt/AFP


O acampamento de verão, no Texas (EUA), onde quatro crianças morreram e mais de 20 estão desaparecidas após uma enchente, é um local quase centenário, fundado em 1926.

Confira a reportagem no link abaixo do site UOL deste sábado (5):

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/07/05/como-era-o-acampamento-centenario-no-texas-onde-criancas-morreram.htm





Bahia: Ex-vereadora de Quixabeira e mãe de vereador morrem em acidente na BR -324, trecho de Berimbau

                                     foto: Lúcilia e Marlete -foto:reprodução blog do Ril de Beto


Um grave acidente ocorrido na tarde deste sábado, 5, na BR-324, no trecho do município de Conceição do Jacuípe, município do Portal do Sertão, resultou na morte de duas mulheres e deixou outras pessoas feridas. O veículo envolvido, um carro oficial da Secretaria de Saúde de Serrolândia, modelo Chevrolet Spin, transportava oito ocupantes, incluindo o motorista.

Entre as vítimas fatais estão Lucília Moura Santos, 56 anos, ex-vereadora do município de Quixabeira e moradora do povoado de Alto do Capim, e Marlete Santos de Oliveira, mãe do vereador Teco, residente no povoado de Maracujá, em Serrolândia. 

Elas retornavam da cidade de Candeias na Região Metropolitana de Salvador, onde participaram do sepultamento da mãe de Lucília, ocorrido na manhã do mesmo dia.

Segundo informações do Blog do Ril de Beto, o motorista identificado como Cacau e os passageiros Léo (filho de Lucília) e Marciara (irmã de Marlete) ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Outros dois ocupantes do carro, Reginaldo (esposo de Lucília) e um acompanhante que não teve o nome divulgado, não precisaram de atendimento médico.

As causas do acidente ainda não foram oficialmente esclarecidas pelas autoridades.

O clima é de comoção profunda nos municípios de Serrolândia e Quixabeira, especialmente nas comunidades de origem das vítimas. Familiares, amigos e a população em geral lamentam a tragédia que abalou duas famílias e impactou duramente a região.

Fonte: Calila Notícias c/adaptações


Interior: Jovem de 34 anos é morta pelo ex-companheiro em Planalto

                                               Fotos: Blog do Anderson/reprodução




Um crime brutal abalou Planalto, que fica no Centro Sul Baiano, a 39 quilômetros de Vitória da Conquista, na manhã deste sábado (5). Edilaine de Jesus Silva Luz, de 34 anos, perdeu a vida após ser atingida por diversos golpes de punhal desferidos pelo ex-companheiro, João Paulo Silva de Sá, que escapou logo após o ataque. De acordo com a Polícia Civil, Edilaine seguia na garupa de uma motocicleta ao lado de uma amiga quando ambas passaram a ser perseguidas por João Paulo, que dirigia um carro.


moto, derrubando as duas mulheres. Testemunhas relataram que, após a colisão, João Paulo desceu armado e atacou Edilaine com diversos golpes de punhal. A amiga sofreu ferimentos no pé e foi encaminhada a uma unidade de saúde.


Edilaine teve uma das pernas fraturadas e, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e morreu no local. Parentes da vítima informaram que o relacionamento entre os dois durou cerca de seis meses. Durante esse período, João Paulo chegou a ser detido por violência doméstica, mas foi liberado após pagar fiança. Ainda segundo os familiares, Edilaine contava com medida protetiva e vinha sendo ameaçada nos últimos dias. As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia Territorial de Planalto.


Fonte: atarde - 05/07/2025

Economia: Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado (5)

                                

                                     Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito -  Foto:Fernando Frazão/Ag.Brasil



Começa a valer a partir deste sábado (5) a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê gratuidade para famílias beneficiárias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham consumo mensal de até 80 kWh. Segundo governo federal, o benefício concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias.

Outras 17,1 milhões de famílias que também têm direito à tarifa social não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos em cada mês.

Pelas regras da tarifa, aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem direito à gratuidade os consumidores beneficiados pela Tarifa Social que possuem instalações trifásicas e usam até 80 kWh por mês.

Nesse caso, poderá ser cobrado na fatura apenas os custos não associados à energia consumida, como a contribuição de iluminação pública ou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com legislação específica do estado ou município onde a família reside.

Já para os consumidores que possuem instalações trifásicas e usam mais de 80 kWh por mês, o custo de disponibilidade da rede continua sendo de 100 kWh. Nesse caso, o consumidor precisará pagar uma diferença caso use entre 80 kWh e 100 kWh.

O custo de disponibilidade é o valor mínimo cobrado pela distribuidora para remunerar os gastos com a rede elétrica necessários para transportar a energia até o consumidor.

Quem tem direito à Tarifa Social

Para ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é preciso se enquadrar em um dos requisitos abaixo:

  • Família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e estão no Cadastro Único;
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
  • Também têm direito ao benefício as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, cujo consumo mensal seja de até 80 kWh/mês.

Não é necessário solicitar o benefício

A Tarifa Social é concedida automaticamente às famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (aquela cujo nome está na fatura) esteja entre os beneficiados pelos programas de governo descritos acima. Portanto, não é mais necessário solicitar à distribuidora.

A nova tarifa social faz parte da Medida Provisória (MP) 1300/2025, publicada em maio. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm até 120 dias para aprovar a medida ou ela perderá a validade.

Rio: Em encontro do BRICS, Dilma defende transição energética e manda recado à imprensa tradicional brasileira


                                   foto:  (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)   


247 - Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, sigla em inglês), o Banco do BRICS, Dilma Rousseff destacou neste sábado (5) a importância da transição energética como um dos principais eixos de atuação dos países que fazem parte do grupo.

Durante evento do BRICS no Rio de Janeiro, Dilma também mandou recados à imprensa tradicional brasileira, que, segundo a presidente do NDB, era contra a ideia de estimular investimentos nas áreas de energia eólica e solar.

“A gente tinha que armazenar ventos e sol. Toda a imprensa brasileira… acharam que era uma ignorância. É uma das áreas mais importantes na área de energia eólica e solar”, disse em pronunciamento à imprensa com a diretoria durante o 10° Encontro Anual, em Copacabana (RJ).


O eixo Desenvolvimento Sustentável e Mudança do Clima é um dos seis eixos temáticos do BRICS. Os outros cinco são:

  1. Política e Segurança
  2. Finanças, Economia e Comércio
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. Desenvolvimento Humano e Social
  5. Pilar Social - People to People (P2P), que busca fortalecer os laços sociais e culturais entre os países membros

Veja agora o comunicado emitido pelo BRICS no site do grupo:

No âmbito do Desenvolvimento Sustentável e da Mudança do Clima, a presidência brasileira do BRICS buscará promover debates que contribuam para a participação dos países do BRICS na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), especialmente no que se refere ao financiamento climático. Buscaremos desenvolver iniciativas tendo como pano de fundo a premente necessidade de intensificar os esforços globais de contenção do aquecimento global ao limite crítico de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Além da agenda de clima e meio ambiente, a presidência brasileira dará continuidade às atividades relativas à gestão de desastres naturais, focando no fortalecimento da resiliência comunitária através de capacitação e infraestrutura resiliente. Da mesma forma, especial atenção será dada aos esforços em prol da transição energética com base na atualização do plano de trabalho do grupo para a cooperação energética e na discussão sobre novos combustíveis sustentáveis.

As discussões sobre infraestrutura terão como pano de fundo os esforços para contenção da mudança do clima, incluindo temas como infraestrutura sustentável e resiliente, sistemas comunitários de alerta precoce (CBEWS), descarbonização de portos e transporte marítimo, desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), logística internacional, conectividade aérea e mobilidade urbana sustentável.

Veja os países membros do BRICS:

  1. Brasil
  2. Rússia
  3. Índia
  4. China
  5. África do Sul
  6. Arábia Saudita
  7. Egito
  8. Emirados Árabes Unidos
  9. Etiópia
  10. Indonésia
  11. Irã

Países parceiros

  1. Belarus
  2. Bolívia
  3. Cazaquistão
  4. Cuba
  5. Malásia
  6. Nigéria
  7. Tailândia
  8. Uganda
  9. Uzbequistão


Fonte: BRASIL 247 - 05/07/2025

Câmera: “Diálogo está vencendo”, diz presidente Motta após virar alvo na crise do IOF

                                         VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto


O presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (Republicanos-PB), gravou um vídeo de prestação de contas em seu perfil no Instagram, neste sábado (5/7). Na filmagem, Motta faz uma autodefesa do trabalho à frente do Parlamento em meio aos ataques que tem sofrido nas redes sociais, diante da crise a respeito do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Vídeo:

Na postagem, Motta fala que sabia que seria cobrado na condição de presidente da Câmara e que não se incomoda com isto. Na sequência, ele apresenta uma série de argumentações em defesa do próprio trabalho no cargo. Também destaca que o diálogo é uma marca da sua atuação.

“Nos últimos meses foram mais de 110 sessões, com 118 proposições aprovadas e nenhuma rejeitada. Sabe o que esses números significam? Que mesmo com pensamentos diferentes, o diálogo está vencendo. A gente acelerou a pauta e aprovamos projetos muito importantes para a vida do povo brasileiro”, afirma.

Motta também diz que “além do que já foi para o Diário Oficial, o debate continua firme sobre temas que o Brasil precisa”. Na sequência, o presidente da Câmara cita uma série de temas como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, reforma administrativa e inteligência artificial.

Apesar de citar alguns assuntos, Motta não menciona uma das principais pautas do governo federal, a isenção do Imposto de Renda para quem tem renda até R$ 5 mil, que está na Câmara. Por fim, ele faz uma autodefesa dizendo que objetivo é defender o que é bom para o país e se contrapor ao que não é.

“O nosso papel é esse: aprovar o que é bom para o país e fiscalizar e combater aquilo que não é. Debater faz parte da democracia, entregar o resultado é nossa obrigação e você pode continuar me cobrando porque atrás de algumas brincadeiras, existe seriedade, trabalho e equilíbrio”, diz Motta.

Motta como alvo


A campanha que se multiplicou nas redes sociais sobre a desigualdade na cobrança de impostos foi personificada no nome de Hugo Motta. Pesquisa da Genial Quaest da última sexta-feira (4/7) mostrou que ele foi citado em 8% das menções críticas relacionadas ao tema. Com isto ele foi a terceira expressão mais citada, atrás de “inimigos do povo”, com 18% e “Congresso da mamata” (13%).

O levantamento apurou que o Congresso teve 61% de menções negativas no monitoramento da Quaest realizado de 24 de junho até a última sexta-feira (4/7) nas redes sociais.

A crise

O governo federal e o Congresso Nacional travam um embate em torno do IOF. A crise começou no dia 22 de maio deste ano, quando o governo federal publicou um decreto estabelecendo a cobrança de IOF em operações e investimentos antes isentos, além de aumentar alíquotas em algumas transações sobre as quais já havia incidência do tributo. Depois disso, houve reação do Congresso e reuniões entre os poderes sobre o tema.

Um acordo chegou a ser divulgado, mas as lideranças da Câmara e do Senado recuaram. Sem um consenso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), editou um novo decreto sobre o IOF em 11 de junho. No entanto, o ato presidencial foi tornado nulo com a aprovação no Congresso de um decreto legislativo no último dia 25.

Os decretos de Lula e do Congresso foram suspensos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que marcou uma audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo.

Fonte:Metrópoles - 05/07/2025

EUA: Musk agora diz que não há democracia, e anuncia criação de novo partido

O dono do X, Elon Musk,  - foto:reprodução


O bilionário Elon Musk anunciou hoje a criação de um novo partido político nos EUA, depois de romper com o presidente Donald Trump e abrir uma crise entre seus aliados e a Casa Branca.

Confira a reportagem completa ano link abaixo do colunista Jamil Chade  no site UOL de hoje (5):


https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2025/07/05/musk-cria-novo-partido-e-diz-que-nao-ha-democracia-nos-eua.htm

Salvador: Pastora é baleada na cabeça após ataque de facção na Engomadeira

                                     foto:reprodução/redes sociais


Uma mulher que atua como pastora, identificada Carine Carvalho, foi baleada na região da cabeça na madrugada deste sábado (5), no bairro da Engomadeira, em Salvador. A suspeita é que a situação tenha sido um ataque de facção. 

De acordo com informações da Polícia Civil, o companheiro de Carine relatou que homens armados atiraram contra o veículo em que eles estavam com os filhos, de 15 e 20 anos. Após os disparos, a mulher foi atingida na cabeça.


A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Geral Roberto Santos, onde passou por uma cirurgia e permanece internada em estado grave. O G1 informou que o casal mora no bairro da Boca do Rio e teriam ido levar um morador na rua Primeiro de Maio, na Engomadeira. 

O companheiro da pastora contou que, após chegarem no local, eles foram abordados por um grupo de homens armados. Ele se identificou, mostrou a bíblia e foi liberado. No entanto, o ataque ocorreu após eles deixarem o morador, no momento em que estavam saindo do bairro. 

O patrulhamento foi intensificado na região por parte da Polícia Militar (PM-BA). A autoria e motivação do crime são investigadas pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central).


Fonte: Bocão News- 05/07/2025

EUA: Equipes de emergência procuram 27 meninas desaparecidas em enchentes no Texas

    foto:reprodução


Os serviços de emergência do Texas procuravam neste sábado 27 meninas desaparecidas nas enchentes que devastaram o estado do sul dos Estados Unidos e que deixaram, até o momento, pelo menos 27 mortos.

As inundações foram provocadas por chuvas torrenciais que começaram na tarde de sexta-feira no centro do estado e prosseguiram durante a noite e madrugada de sábado, embora com menor intensidade.

“Até o momento, recuperamos 27 corpos”, declarou o xerife do condado de Kerr, Larry Lethia.

Ele explicou que entre os mortos estavam 18 adultos e nove menores de idade. Também disse que 860 pessoas foram retiradas de suas residências, incluindo oito feridas.

Das quase 750 meninas que participavam de um acampamento de verão (hemisfério norte, inverno no Brasil) cristão às margens do rio Guadalupe, 27 estão desaparecidas, informou Dalton Rice, funcionário do governo municipal de Kerrville.

“Hoje será um dia difícil para a comunidade”, advertiu o prefeito da localidade, Joe Herring, sem conseguir conter as lágrimas.

“Não vamos parar até que todos tenham sido encontrados”, insistiu o xerife Lethia, antes de afirmar que contava com “todos os recursos necessários”.

As equipes de resgate enfrentavam condições “muito difíceis” na manhã de sábado. “A área está repleta de escombros, com uma configuração muito complexa ao longo das margens do rio”, afirmou Rice.

A secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, “chegará em breve ao local”, anunciou o presidente Donald Trump em sua rede Truth Social. “Melania e eu rezamos por todas as famílias afetadas por esta tragédia horrível”, acrescentou.

Texas

Resgates 

Segundo as autoridades, o nível do rio Guadalupe cresceu quase oito metros em 45 minutos. O serviço meteorológico informou que mais de 300 milímetros de chuva caíram durante a noite, o que provocou cheias em vários rios da região.

“O que normalmente cai em um ano, caiu em um dia”, declarou à AFP Gerardo Martínez, 61 anos, proprietário de um restaurante localizado nas imediações de um mirante sobre o rio. “A água chegou às copas das árvores. Carros e casas inteiras foram arrastadas” pelas inundações, disse.

O governador do Texas, Greg Abbott, anunciou na sexta-feira que assinou uma “declaração de desastre para garantir que as autoridades locais tenham os recursos necessários para continuar respondendo às inundações”.

“O Texas fará todo o possível para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas”, escreveu em sua conta no X.

Soila Reyna, 55 anos, moradora de Kerville que trabalha em uma igreja local ajudando pessoas que perderam seus pertences, disse que “nunca tinha visto algo assim”.

Quase 500 socorristas e 14 helicópteros foram mobilizados. A Guarda Nacional e a Guarda Costeira do Texas enviaram reforços.

Rice destacou que os socorristas enfrentam condições “muito difíceis”.

“Começamos as operações às 8h00”, disse, antes de pedir aos moradores que evitem realizar resgates por conta própria.

Os socorristas se movimentam em um “terreno cheio de destroços e resíduos, em condições muito difíceis, nas margens do rio”, descreveu.

Em meados de junho, pelo menos 10 pessoas morreram em San Antonio devido a inundações provocadas por chuvas torrenciais.

As enchentes repentinas, que acontecem quando o solo não é capaz de absorver chuvas intensas, são relativamente comuns.

Mas os cientistas afirmam que, nos últimos anos, as mudanças climáticas provocadas pelo ser humano tornaram eventos climáticos extremos, como inundações, secas e ondas de calor, mais frequentes e intensos.

Judiciário: Dep. Lucas Bove deve pagar R$ 50 mil a Cíntia Chagas por cada menção a ela

 

                                        Foto:Reprodução/internet


A Justiça de São Paulo fixou em R$ 50 mil a multa que o deputado estadual Lucas Bove (PL-SP) deverá pagar por cada vez que fizer menção à influenciadora Cíntia Chagas, ex-mulher que o acusa de violência.

A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Oeste, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), entendeu que a entrevista do parlamentar concedida ao podcast Lab.Delas violou as medidas protetivas que o impedem de fazer menções diretas ou indiretas à ex-esposa.

A decisão do dia 25 de junho determina a exclusão do conteúdo, no prazo de 48 horas, além de fixar em R$ 50 mil o valor da multa para cada novo descumprimento das medidas protetivas concedidas em favor da vítima.

4 imagens
Ela cria conteúdos de regras gramaticais e normas de etiqueta social
A mineira Cíntia Chagas e o paulista Lucas Bove foram casados. A influenciadora acusou o ex-marido de agressão física e psicológica
eia também

A reportagem apurou que a Justiça de São Paulo entendeu que o descumprimento da ordem judicial representa resistência à determinação anterior, além de “grave ameaça à integridade moral e psicológica da vítima”.

Para impedir novos descumprimentos, fixou a multa de R$ 50 mil, que é automática e sucessiva. Se for aplicada a multa, o valor será pago para Cíntia Chagas, conforme a decisão judicial.

Advogada de Cíntia Chagas, Gabriela Manssur disse que “a decisão é um sinal de que a Justiça começa a enxergar com mais atenção o uso abusivo do processo judicial como forma de violência institucional e política de gênero”.

“Como advogada de Cíntia Chagas, mulher que vem sendo sistematicamente perseguida por exercer sua liberdade e denunciar violências sofridas, sigo acreditando na força do Direito, no compromisso do Judiciário com os direitos humanos e na coragem de mulheres que, como Cíntia, se recusam a ser silenciadas”, disse Gabriela Manssur.

Lucas Bove afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que “determinação judicial se cumpre”.

FONTE:   Grande Angular/Metropoles 

RIO: Quem é o premiado jornalista do Washington Post que elogiou o SUS?


O jornalista americano Terrence McCoy, que escreve pro Washington Post - Imagem: Reprodução/Instagram


O jornalista americano Terrence McCoy sofreu um ferimento na cabeça ao fechar o porta-malas de seu carro em Paraty, no Rio de Janeiro e publicou uma reportagem sobre a experiência de ser atendido no SUS. Uma das surpresas foi ter sido atendido sem questionamentos — e sem ter que pagar nada.

CONFIRA A REPORTAGEM ABAIXO NO LINK DO SITE UOL DESTE SÁBADO (5)

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/07/05/quem-e-jornalista-que-elogiou-sus.htm

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Médico movimentou dinheiro de esposa após matá-la envenenada, diz MPSP


                                           foto:reprodução


O médico Luiz Antonio Garnica, de 38 anos, acusado de matar a esposa, Larissa Rodrigues, 37, envenenada, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, movimentou dinheiro da vítima após o crime, aponta denúncia do Ministério Público do estado (MPSP).

Luiz e a mãe, Elisabete Arrabaça, de 67 anos, são acusados de feminicídio qualificado pelo envenenamento da professora de pilates, encontrada morta em 22 de março. Os dois estão presos desde 6 de maio.

Nessa quinta-feira (3/7), a prisão temporária foi convertida em preventiva, após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) aceitar a denúncia do MPSP, tornando Luiz e Elisabete réus. O processo corre sob sigilo.

O que aconteceu

  • No dia 22 de março, Luiz relatou à polícia que chegou ao apartamento do casal, no bairro Jardim Botânico, zona sul de Ribeirão Preto, e estranhou o fato de a mulher, Larissa Rodrigues, não responder ao seu chamado.
  • Segundo o boletim de ocorrência, ele disse que, depois de procurar a esposa por diferentes cômodos da casa, a encontrou no banheiro, caída e desfalecida.
  • Garnica também relatou que, por ser médico, pegou a esposa e a colocou na cama do casal para a realização de procedimentos de urgência, mas disse que não teve sucesso e chamou o Samu.
  • A equipe acionada confirmou a morte da professora no local. O caso, inicialmente, foi registrado como morte suspeita.
  • Laudos foram solicitados ao Instituto Médico Legal (IML) e ao Instituto de Criminalística (IC) para apontar as circunstâncias da morte.
  • O primeiro exame no corpo de Larissa foi inconclusivo e apontou que ela tinha lesões patológicas no pulmão e no coração, além de “cogumelo de espuma”, termo médico que indica contato do ar com líquido do organismo e que pode ocorrer tanto em situações de morte natural e não natural.
  • Um novo laudo toxicológico apontou a presença de chumbinho no corpo de Larissa.
  • Por isso, a Polícia Civil pediu a prisão de Luiz Antonio e de sua mãe, que também estaria envolvida no crime.

Médico acessou contas da esposa


Luiz acessou as contas bancárias de Larissa pouco depois da morte da professora de pilates, como confirmou o promotor de Justiça Marcus Tulio Alves Nicolino ao Metrópoles.

Segundo Nicolino, em 24 de março, apenas dois dias após a vítima ser encontrada morta, o médico acessou a conta da esposa para pagar o IPVA do veículo dela. Na mesma data, ele também pesquisou os extratos bancários da mulher.

Em 26 de março, Luiz comunicou à Caixa Econômica Federal sobre o falecimento de Larissa com a intenção de quitar parte do financiamento do apartamento onde morava com a mulher com o seguro de vida. E, em 30 de março, ele criou um documento com uma nova senha para acessar um portal de seguros do qual a professora era cliente.

O gerente do banco no qual Larissa tinha conta prestou depoimento à Polícia Civil, confirmando as movimentações financeiras feitas pelo médico.

A investigação apurou ainda que Luiz pesquisou temas que denotam preocupação com o patrimônio da mulher, como “seguros e operações imobiliárias”, “fundo de garantia e rescisão contratual pós falecimento” e “tabela Fipe do veículo Creta/2019”. Para a promotoria, as movimentações demonstram frieza após o cometimento do crime.

Crime teve motivação financeira

Para a promotoria, o crime foi premeditado e teve motivação financeira. A investigação apurou que o médico estava tendo um caso extraconjugal, que foi descoberto por Larissa. Ciente da traição, a professora passou a dizer que procuraria um advogado para se divorciar.

“Ele não estava em uma situação confortável financeira, a mãe também não. Então, com o divórcio, com certeza ele teria que dividir o apartamento que eles moravam e eventuais outros recursos, o que agravaria a situação financeira dele. Isso porque, além de ter que dividir o seu patrimônio, ele ainda estava ajudando a amante com uma certa quantia de dinheiro”, explicou Nicolino.

Sogra envenenou nora aos poucos

Com o divórcio iminente, Elisabete passou a visitar a nora, sempre levando pratos de comida. A suspeita é que ela tenha envenenado Larissa, inicialmente, com pequenas doses. Todo o processo de envenenamento teria durado cerca de 10 dias.

“Há vários registros de que ela estava passando mal, sobretudo quando a sogra saía da casa dela ou levava algum alimento, alguma coisa [para comer]. Isso está materializado”, disse o promotor.

Em 21 de março, uma sexta-feira, a professora mandou mensagens a Luiz, dizendo que iria procurar um advogado – na segunda-feira seguinte – para oficializar a separação. Em seguida, o médico ligou para a mãe, como ficou comprovado na investigação.

Elisabete, então, foi até o apartamento onde Larissa morava com o marido e a envenenou com uma dose letal, segundo a denúncia do MPSP. A professora foi encontrada morta no dia seguinte, às 10h.

Dias antes, a sogra pesquisou na internet sobre os efeitos do veneno. “Ela [Elisabete], dias antes do crime, teria feito pesquisas no Google sobre os efeitos do chumbinho. Já existe essa comprovação no inquérito, o que afasta qualquer possibilidade, segundo nosso entendimento, de que esse veneno foi dado para a Larissa de forma enganosa”, destacou Marcus.

Mulher também teria matado filha envenenada

No mês anterior à morte de Larissa, Nathalia Garnica, de 42 anos – filha de Elisabete e irmã de Luiz – também morreu sob circunstâncias suspeitas, em 9 de fevereiro, em Pontal, no interior de São Paulo. Ela foi encontrada morta pela mãe.

Após um laudo toxicológico detectar a presença de chumbinho no corpo de Larissa, a Polícia Civil passou a suspeitar da causa da morte de Nathalia. A pedido da corporação, a Justiça autorizou a exumação do corpo da mulher. Exames toxicológicos mostraram que ela também foi envenenada.

O caso abriu uma nova investigação em Pontal, tendo Elisabete como a principal suspeita. A ligação entre as duas mortes também reforçou a tese do MPSP de que o envenenamento foi premeditado.

“Ela fez isso com a filha, achou que deu resultado, porque não se suspeitou de nada, se suspeitou apenas o que se confirmou na época, de que a filha tinha morrido de morte natural. Então, ela resolveu usar o mesmo método”, afirmou Marcus.

Para o promotor, a motivação também teria sido financeira. “Como a filha não era casada e não tinha filhos, com a morte dela, é claro que uma parte dos bens iria para a mãe”, disse à reportagem.

Quando outra filha de Elisabete foi acessar as contas da mãe após a prisão, descobriu que a genitora possui dívidas que somam R$ 320 mil, o que corrobora a versão dos investigadores de que os crimes tiveram motivações financeiras.

Feminicídio qualificado


Na denúncia, a promotoria acusa Elisabete e Luiz de feminicídio com três qualificadoras: motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e insidioso ou cruel por envenenamento.

Luiz também foi denunciado por fraude processual, pois teria alterado a cena do crime “de modo a mascarar a situação para prejudicar o trabalho da perícia e da polícia”, afirmou o promotor do MPSP.

O que diz a defesa


O advogado Bruno Corrêa Ribeiro, que faz a defesa de Elisabete Arrabaça, disse, em nota, não concordar com a decretação da prisão, “pois entendemos que não estão preenchidos os motivos utilizados, quais sejam: garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal e assegurar a aplicação da lei”.

O defensor afirma que a aposentada não apresentou, em nenhum momento, qualquer possibilidade de fuga ou não cumprimento de eventual pena. Ele também destaca que não há elementos concretos que indiquem que os acusados, em liberdade, representem risco real e atual à ordem pública.

“A prisão preventiva não pode servir como antecipação da pena ou como instrumento de resposta social simbólica ao crime. A fundamentação utilizada aproxima-se perigosamente de um juízo de culpabilidade antecipada, contrariando o princípio da presunção de inocência”, disse o advogado, que sugere liberdade plena ou medida cautelar diversa da prisão como “panorama legal correto”.

“Procuraremos retomar a liberdade de nossa cliente através das ferramentas legais disponíveis, para que ela possa responder a essa acusação e, eventuais outras, como a lei determina, solta”, finalizou a nota.

A reportagem contatou a defesa de Luiz e aguarda um posicionamento. O espaço segue aberto.


Fonte: METRÓPOLES - 04/0/72025