• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de julho de 2022

MG: Kalil sobre Bolsonaro: 'Vamos colocar o genocida de Brasília para fora'

                                                       foto|:reprodução/twitter

 Pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições de outubro de 2022, Alexandre Kalil (PSD) criticou, neste sábado (09/07), o presidente Jair Bolsonaro (PL), e o chamou de "genocida de Brasília". 

A crítica foi feita por Kalil ao comentar a atuação na pandemia de COVID-19, desde março de 2020. Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) também foi criticado.

"Não achem que a pandemia foi o pior momento da vida de vocês não, foi da minha também, foi da minha também. Eu sabia o tamanho da minha responsabilidade, eu tinha noção do que eu tinha que fazer. Eu não escondi debaixo da mesa não, escrevi protocolo colorido não, eu entreguei cesta básica, eu alimentei o meu povo", afirmou Kalil, prefeito de Belo Horizonte entre janeiro de 2017 e março de 2022.

"Nós vamos fazer isso para Minas Gerais. Nós vamos colocar essa gente para fora, nós vamos colocar o genocida de Brasília para fora e nós vamos colocar, e nós vamos ocupar a cadeira de governador de Minas. Aliás, uma cadeira que está vazia há quatro anos", completou Kalil, em pronunciamento durante encontro em BH com lideranças comunitárias e sociais.

Segundo dados dessa sexta-feira (8) do Ministério da Saúde, 673.339 pessoas morreram no Brasil por conta do novo coronavírus. Foram 32.830.844 casos registrados, com 31.119.463 recuperados.

Fonte: ESTADO DE MINAS - 09/07/2022 21h:10

SP: Na marcha para Jesus, Bolsonaro ao lado de Estevam Hernandes,Ricardo Salles e Marcos Feliciano diz que é a "guerra do bem contra o mal"

 

Bolsonaro evoca 'guerra do bem contra o mal' em discurso na Marcha para Jesus
Foto: Reprodução / YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) evocou mais uma vez a "guerra do bem contra o mal" e expurgou "as dores do socialismo" na maior das Marchas para Jesus do país, a de São Paulo. "Temos uma posição aqui: somos contra o aborto, contra a ideologia de gênero, contra a liberação das drogas e somos defensores da família brasileira", disse o pre-candidato à reeleição neste sábado (9), no trio principal do evento.
 

Após ver uma multidão ajoelhada nas ruas do centro paulistano, Bolsonaro clamou pela maioria cristã do país. "Somos a maioria do país, a maioria do bem, e nessa guerra do bem contra o mal o bem vencerá outra vez."
 

Em seguida, o presidente alertou os fiéis sobre um suposto risco de o Brasil virar uma nação pintada de vermelho socialista. "Que nosso povo não experimente as dores do socialismo", afirmou, pedindo que as pessoas olhassem ao redor da América do Sul. Citou Venezuela e também países que, nos últimos anos, elegeram líderes de esqueça: Argentina, Chile e Colômbia. "Não queremos isso para o nosso Brasil."
 

"Estamos aqui para declarar que Jesus Cristo é o Senhor de São Paulo e do Brasil", iniciou assim a Marcha seu idealizador, o apóstolo Estevam Hernandes. Ele apresentou Bolsonaro como "esse homem escolhido por Deus" e abençoou a vida do presidente, de sua família e de seus ministros.
 

Bolsonaro subiu por volta das 10h no trio, com uma comitiva política que incluiu Tarcísio de Freitas, seu candidato a governador paulista, e o deputado Marco Feliciano, ambos do PL de SP. O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles também estava lá.
  

O líder da Marcha para Jesus disse ao jornal Folha de S.Paulo, na época, que a Bolsonaro faria bem em "pregar mais amor e tolerância". Hoje aliado do presidente, Hernandes diz pensar diferente. Afirmou ao jornal nesta semana que, após conhecer o chefe do Executivo, sentiu que era um homem de Deus.
 



Fonte:FOLHAPRESS  C/ADAPTAÇÕES - 09/07/2022

Saúde: Estados do Norte do Brasil perdem até 60% dos recém-formados em medicina

                                        Foto: Rio Branco no Acre - Pinterest/reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A interiorização e expansão dos cursos de medicina no país não têm garantido a fixação de médicos nas regiões menos assistidas por esses profissionais. Mesmo com a ampliação do número de formados, alguns estados chegam a perder até 60% dos recém-formados.

A ampliação dos cursos de medicina se intensificou no país a partir de 2013, com a lei do Mais Médicos, sob o argumento de que a abertura de escolas médicas em regiões mais desassistidas faria com que conseguissem reter os profissionais.

Essa política, porém, não garantiu a fixação dos médicos nesses locais e, hoje, entidades médicas temem que uma disputa bilionária entre grupos educacionais possa ampliar a concentração desses profissionais no Sul e Sudeste do país.

A disputa, que chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) no fim de junho, ocorreu após centenas de faculdades particulares passarem a buscar, e conseguir, liminares que as autorizam a abrir cursos de medicina sem atender aos critérios regionais estabelecidos pela lei do Mais Médicos.

As liminares também passam por cima de uma moratória de 2018, feita no governo Michel Temer (MDB), impedindo novas autorizações de vagas em medicina até abril de 2023. A suspensão tinha como objetivo conter o avanço de cursos sem qualidade no país.

"O que se vê no Brasil é a criação de um verdadeiro negócio no processo de abertura, com exclusivo interesse privado", diz José Hiran Gallo, presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Um levantamento feito pelo CFM identificou que os estados com menor proporção de médicos têm uma alta migração de recém-formados.

No Acre, por exemplo, de 240 alunos que se formaram em medicina entre 2018 e 2021, 62,9% foram para outros estados fazer seu primeiro registro médico para começar a atuar na profissão.

O Acre é a segunda unidade da Federação com a menor densidade desses profissionais. Enquanto o país tem uma média de 2,74 médicos por mil habitantes, o estado registra 1,41 médico por mil habitantes.

Para entidades médicas, a política de expansão dos cursos não garantiu a fixação dos profissionais por não ter criado as demais condições buscadas pelos médicos.

"O que retém o médico em uma região hoje não é a graduação, é a residência médica. Quem se forma quer ter uma especialização. São poucas as opções de residência nessas regiões, então o profissional vai para os grandes centros, faz a especialização e fica por lá", diz José Eduardo Dolci, diretor científico da AMB (Associação Médica Brasileira).

A melhora da distribuição médica no país, segundo as entidades, depende da interiorização integral da medicina.

"O médico precisa contar com infraestrutura para cuidar dos pacientes, com uma rede pública que ofereça leitos, exames, procedimentos. O estado também precisa garantir remuneração adequada e estabilidade via concurso público", diz Gallo.

A busca de uma residência de excelência foi o que motivou o médico Guilherme Menezes, 24, a sair de Aracaju após se formar em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe).

"Só tentei a residência na USP por ser a que oferece o melhor ensino. Em Sergipe, há residências boas, mas São Paulo ainda é a referência na área de ortopedia. Eu queria me especializar onde houvesse melhores oportunidades", afirma.

Menezes diz que gostaria de voltar para trabalhar em Sergipe, porém teme não encontrar boas condições para exercer a profissão. "A estrutura em alguns locais só permite fazer o básico", afirma.

"A estrutura precária dos serviços de saúde também coloca o médico em risco. A medicina não depende só do médico, é preciso ter equipamentos, equipe", acrescenta ele.

EXPANSÃO DE CURSOS E VAGAS

O aumento de vagas e cursos de medicina no país foi intensificado na última década.

O número de escolas de medicina mais do que dobrou desde 2010, passando de 181 para 376, em 2020, segundo dados do Censo do Ensino Superior.

Nesse período, o número de novos médicos formados também saltou de 12.705 para 24.046.

Com isso, a densidade de médicos no país aumentou, passando de 1,91 médico por mil habitantes para 2,74 médicos por mil habitantes, em junho de 2022.

Mas a proporção dos profissionais no Norte e Nordeste continua ainda abaixo da média do país.

A baixa densidade de médicos nessas regiões é o argumento usado por grupos educacionais que brigam na Justiça para driblar a moratória de 2018. Nas ações, eles defendem que as restrições impostas pela lei do Mais Médicos impedem a iniciativa privada.

"A oposição das entidades médicas à abertura de novos cursos é corporativista, defende os profissionais que já estão no mercado, tentando diminuir a concorrência entre médicos", diz Paulo Chanan, presidente da Abrafi (Associação Brasileira de Mantenedoras de Faculdades).

A entidade, que representa principalmente instituições de ensino de menor porte, diz que a busca de liminares foi o único caminho para defender a "livre concorrência".

A disputa pela concorrência levou a Anup (Associação de Universidades Particulares), que reúne grandes grupos educacionais, a entrar com ação no STF para impedir a análise dessas liminares.

Há quase 180 pedidos de liminares tramitando nos tribunais federais do país, que somam a permissão para a abertura de até 20 mil vagas de medicina.

"Estão destroçando uma política pública através de liminares", diz Elizabeth Guedes, presidente da Anup.

Segundo levantamento da associação, as ações explodiram em 2021.

"Em 2019, foram quatro pedidos. No ano seguinte, 36. Em 2021, chegou a 96 e só neste ano já são 40. Como cada juiz e tribunal tem um entendimento, a lei do Mais Médicos está sob risco", diz Guedes.

FACULDADES JÁ CONSEGUIRAM AUTORIZAÇÃO

As liminares favoráveis garantem às faculdades que o MEC (Ministério da Educação) siga o protocolo de análise para a abertura dos cursos. Assim, técnicos da pasta avaliam o projeto político pedagógico, a estrutura e o corpo docente disponibilizado pela instituição.

Após obter a liminar, três faculdades conseguiram autorização do MEC para abrir novos cursos. Foram abertas 403 vagas dessa forma na UniFTC, em Feira de Santana (BA), na Faculdade de Educação de Jaru (RO) e no Centro Universitário Dom Bosco, em São Luís (MA).

Nas duas últimas, há alunos matriculados para a primeira turma dos cursos.

Em nota, o Centro Universitário Dom Bosco disse que a abertura do curso cumpriu todas as fases processuais regulares de avaliação do MEC e que obteve o conceito máximo para a liberação.

As outras duas instituições não responderam à reportagem. Procurado, o MEC também não respondeu.

Fonte:FOLHA S. PAULO - 09/07/2022 12H:30

Do Noblat: Orçamento Secreto comprou a eleição de Pacheco no Senado

Filiação do presidente do senado, Rodrigo Pacheco, ao PSDRafaela Felicciano/Metrópoles

Reconhecido por ser alto e bonito, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), candidato do governo Bolsonaro à presidência do Senado em 2021, derrotou Simone Tebet (MDB-MS) com 58 votos contra 21.

Apenas 3 dos 21 eleitores de Simone foram agraciados com 150 milhões de reais do Orçamento Secreto da União administrado por Pacheco, e mesmo assim porque depois foram fiéis ao governo.

Dos 58 que votaram em Pacheco, pelo menos 38 informaram ao Supremo Tribunal Federal ter recebido um total de 2,3 bilhões de reais, segundo o jornal O Estado de São Paulo.

De David Alcolumbre (União Brasil-AP), o senador Marcos do Val (Podemos-ES), ouviu que em gratidão por seu voto a favor de Pacheco, ele receberia 50 milhões; este ano, mais 28,5 milhões.

Marcos do Val é um é um instrutor de polícia que se elegeu em 2018 pegando carona em Bolsonaro. Sua primeira proeza foi viajar ao exterior com a namorada às custas do Senado.

Ela estava empregada no seu gabinete. Demitiu-a às vésperas da viagem; na volta, ela foi empregada na Secretaria-Geral do Senado. Pacheco sabe ser grato aos amigos.

O Podemos passou-lhe um carão público por ter recebido dinheiro do Orçamento Secreto. Algo do tipo: “Foi feio, não tinha necessidade de fazer isso”. Marcos do Val fingiu não ouvir.

No passado, o partido já expulsou dos seus quadros deputados que votaram contra sua orientação. Não faz tanto tempo assim. Quanto a Pacheco, de apelido “Pirilampo”, apaga mais do que acende.

Fonte:Blog do Noblat/Metropoels 09/07/2022

Jacobina: Oficial de justiça morre após acidente entre a BR- 324/BA- 419


                                              foto:reprodução

                                              foto:reprodução/Augusto Urgente

Um oficial de justiça faleceu, na tarde desta sexta-feira (8), após sofrer um acidente no contorno de acesso à cidade de Mirangaba, no perímetro de junção entre as rodovias BR-324 e BA-419, em Jacobina, no centro-norte baiano.

Segundo relatos iniciais, José Andrade da Silva Neto estava dirigindo um veículo Fiat Toro quando acabou colidindo com um monumento instalado no local e capotou.

O Fórum da Comarca de Jacobina lamentou o ocorrido: "Dedicado, atencioso, prestativo e muito competente, prestou relevantes serviços ao Judiciário e à sociedade. O Fórum presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos e apresenta os mais sinceros pêsames."

Procurada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que uma equipe ainda está em atendimento na localidade e não dispõe de mais informação até o momento.

Fonte: Correio da Bahia - 09/07/2022

MT: Vereador tenente-coronel, que atirou em servidor pelas costas, defendeu a postura durante curso; veja o vídeo

 Investigado pela morte do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa, de 41 anos, na última sexta-feira (8), Marcos Paccola (Republicanos-MT) foi registrado defendendo que a postura de atirar pelas costas não é errado. A posição do vereador de Cuiabá foi sustentada durante um curso, em 2019, de defesa pessoal para servidores do Judiciário de Mato Grosso.

Vereador tenente-coronel, que atirou em servidor pelas costas, defendeu a postura durante curso; veja o vídeo
© Fornecido por IstoÉVereador tenente-coronel, que atirou em servidor pelas costas, defendeu a postura durante curso; veja o vídeo

O vídeo da afirmação do vereador circula pelas redes sociais. No período, Marcos explica como lidar com uma pessoa armada em atitude suspeita.

“Por mais treinamento que eu tenha, não vai dar tempo. Então, se ele chegar [dizendo] ‘perdeu’ não vou entrar numa situação com ele, achando que vou conseguir desviar e fazer um ‘matrix’. Se estou em uma situação e ele está de costas, esse elemento está armado, ou você não saca ou se você sacar atira até o alvo cair. E quantos tiros eu dou? Até cair”, disse.regastir na Exibição 

O modo como Paccola ensinou aos servidores é parecido com a atitude tomada pelo vereador na última sexta-feira, quando atirou em Alexandre Miyagawa, que estava armado, mas estava de costas para parlamentar. A namorada da vítima estava ao lado e viu o companheiro morrer no local.


                                           Vídeo:Youtube

Ao jornal O Globo, a assessoria do vereador informou que essa instrução foi específica para os magistrados que faziam o curso e que o contexto da orientação é em caso de assalto, quando o criminoso representa ameaça à vítima.

Motivação para o disparo

De acordo com o vereador, após a morte do servidor público, a justificativa para o disparo pelas costas foi que ele teria sido informado sobre uma possível ameaça de morte. Marcos disse que um homem armado estaria tentando matar uma mulher. Dessa forma, ao chegar no local, o parlamentar pediu para que Miyagawa soltasse a arma, mas a vítima reagiu.

Além das imagens de uma câmera de segurança, Janaina Sá, a namorada do agente penitenciário nega a versão do vereador. Ela inclusive gravou vídeos no Instagram para dizer que não sofria ameaça.

Marcos foi à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na sexta, para prestar depoimento. Na sequência, ele foi liberado.

Fonte:ISTOÉ - 09/07/2022

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Irecê: Aumento de casos positivos de Covid-19 adia retorno das aulas na Rede Municipal

 

                                          Foto:Blog Fique Informado

Na cidade de Irecê, no Centro Norte do Estado, registrou hoje(78), 220 novos casos positivos para a Covid-19. Segundo o boletim da Secretaria da Saúde divulgado, e  445 se  recuperaram;e no momento  06 pessoas estão internadas, fechando a semana com 996 casos Ativos.

Educação

Com o aumento substancial de casos positivos, a Secretaria de Educação do municipio adiou o retorno as aulas que estava programada para o dia 11, ficando agora para o próximo dia 18/07, conforme comunicado divulgado nas redes sociais.

Vacinação

 A cidade tem uma população de  mais de 73 mil habitantes, e uma população flutuante devido ser sede de uma microregião composta por mais de 19 municípios. 

No município, 98,00% de vacinados com a 1ª dose, 93,4% com a 2ª dose, 75,6% com a 3ª dose e 59,49% com a 4ª dose, segundo a secretaria.


Desde o início da pandemia, foram registrados 162 óbitos. 

No Rio: Bolsonaro diz que militares devem se preparar contra ‘obscurantismo’

 RIO – O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar nesta sexta-feira, 8, durante formatura de paraquedistas no Rio de Janeiro, que os militares são “os guardiões da Constituição” e que eles devem estar prontos para “defender a pátria contra os que querem arrastar o País para o obscurantismo”.

“Vocês (militares) são os guardiões da nossa Constituição”, afirmou o presidente.

Ao lado de comandantes das Forças Armadas e ministros de Estado, Bolsonaro disse ainda que os militares devem estar 'prontos para a missão de defender a pátria'. Foto: Adriano Machado/Reuters
© Fornecido por EstadãoAo lado de comandantes das Forças Armadas e ministros de Estado, Bolsonaro disse ainda que os militares devem estar 'prontos para a missão de defender a pátria'. Foto: Adriano Machado/Reuters

Ao lado de comandantes das Forças Armadas e ministros de Estado, Bolsonaro disse ainda que os militares devem estar “prontos para a missão de defender a pátria”. “Estamos prontos para defender a nossa pátria contra os que querem nos arrastar para o obscurantismo”, disse.

Na busca pela reeleição, Bolsonaro voltou a participar com frequência de formaturas e eventos militares, em um aceno para categoria.

Na manhã desta sexta-feira, 8, o presidente participou de uma solenidade de entrega de espadins aos cadetes da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, no interior de São Paulo. Ele disse que os militares têm o compromisso de se preparar para a possibilidade de agressões internas.

“Alguns vendilhões se associam a outros de fora para nos escravizar. Nós militares, todos, vocês jovens cadetes que receberam o espadim há pouco, nós todos fizemos um juramento, dar a vida por nossa pátria, se preciso for. E esse dar a vida não é por possíveis agressões de fora, em especial, por agressões internas”, disse.

Fonte: ESTADO S. PAULO - 08/07/2022

SP: Márcio França anuncia apoio a Haddad para governador


foto:faceoficial/reprodução
O ex-governador Márcio França (PSB) confirmou nesta sexta-feira (8) sua desistência da disputa eleitoral pelo governo de São Paulo em favor de uma coalizão com o ex-ministro Fernando Haddad (PT). França concorrerá ao Senado Federal, enquanto o petista se mantém na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes agora com o apoio do PSB.

 "Todos temos que fazer a nossa parte e eu estou fazendo a minha. Há tempos atrás eu me comprometi que quem estivesse na frente nas pesquisas poderia ser o candidato do nosso campo político e aqui tem palavra. Por isso eu decidi apoiar agora a candidatura do Fernando Haddad para governador, ele reuniu essas condições e está à frente nas pesquisas", afirmou França em vídeo divulgado nas redes sociais. 

"É hora de defender, antes de tudo, a democracia. Nessa situação de emergência, nós temos que pensar em todos, e não em projetos pessoais. Ou, juntos, nós mudamos o comando do país e tiramos governo que está aí, ou a fome vai entrar por dentro da casa das pessoas", declarou.

"Com Lula e Geraldo Alckmin nós vamos poder construir um verdadeiro centro democrático a partir de São Paulo. Fernando, vai você, vamos juntos, vamos buscar nossos melhores dias", completou.

Informações da Revista Fórum em 08/07/2022



                                       




Carlos Bolsonaro cria perfil do pai no Linkedin e vira piada nas redes sociais; “Já tá procurando emprego?”

                                         foto:reprodução

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) anunciou nesta quarta-feira (6) que criou um perfil para o presidente Jair Bolsonaro (PL) na rede social Spotify. A notícia foi alvo de piadas em razão do perfil corporativo da redes. Muitos usuários e adversários políticos ironizavam o ingresso como uma forma de Bolsonaro buscar um emprego após as eleições de 2022.

“Após semanas dificílimas para liberação de criação de perfil no LinkedIn, finalmente liberado o canal de Jair Bolsonaro, ultrapassando todos os outros ex-presidentes em poucos dias de perfil no ar. Confira mais este canal de informações”, anunciou o filho do presidente pelas redes.

O anúncio foi ironizado por críticos do presidente, que aparece atrás do ex-presidente Lula (PT) na corrida eleitoral em todas as pesquisas.

“Já tá procurando outro emprego??? Nem gosta de trabalhar”, disse uma usuária. “Tá mesmo na hora de procurar emprego. Só não tenho certeza vão estar recrutando presidiários”, escreveu outro perfil.

Guilherme Boulos, líder do MTST e pré-candidato a deputado federal pelo PSOL em São Paulo, também debochou do anúncio de Carlos Bolsonaro. “Bolsonaro já está procurando emprego pra 2023…”, tuitou. Com informações da Revista Fórum.

Confira as reações nas redes sociais:

Ato de improbidade administrativa sem dolo tem prescrição de 5 anos, diz STF

 

                                    foto:reprodução


Apenas são imprescritíveis as ações de ressarcimento aos cofres públicos que tiverem origem em ato de improbidade administrativa doloso. Quanto aos demais ilícitos previstos na Lei de Improbidade Administrativa, o prazo para a Fazenda Pública reaver tais valores é de cinco anos. 

Esse foi o entendimento do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que confirmou a prescrição de uma ação de ressarcimento que envolve uma construtora civil de Brasília.

STF declarou prescrição em ação civil pública ajuizada sete anos após o ato 
Reprodução

De acordo com o Ministério Público, em 2007, em duas licitações distintas, três empresas fraudaram o processo licitatório a fim de favorecer uma delas. Uma ação civil pública foi ajuizada em novembro de 2014 e a empresa que teria sido favorecida foi condenada a ressarcir a Fazenda Pública do Distrito Federal por irregularidades nos contratos firmados.

A empresa recorreu e teve a condenação parcialmente anulada no segundo grau, mas no Superior Tribunal de Justiça a decisão foi recuperada. A defesa, então, apelou ao STF alegando que a ação estava prescrita, já que não se tratava de ato de improbidade com dolo, e que o MP ajuizou a ação civil pública apenas sete anos após o fato.

O ministro relator do caso, Luís Roberto Barroso, acatou os argumentos da defesa. Conforme o entendimento do magistrado, no caso em análise aplica-se o entendimento consolidado no Tema 666, no qual a corte adotou a incidência do prazo prescricional de cinco anos para ressarcimento em razão de ilícito civil.

"O Supremo Tribunal Federal, ao apreciar o Tema 899 da sistemática da repercussão geral, consolidou entendimento no sentido de que somente são imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato de improbidade administrativa doloso
tipificado na Lei nº 8.429/1992. Desse modo, no tocante a todos os demais atos ilícitos, inclusive àqueles atentatórios à probidade da administração não dolosos e aos anteriores à edição da Lei de Improbidade Administrativa, aplica-se o Tema 666, sendo prescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública", ressaltou Barroso.

Para o advogado Wilson Sahade, que representou a empresa no processo, a decisão de Barroso cumpre o necessário enquadramento quanto à prescrição em ação civil pública que busca o ressarcimento ao erário fundado em ilícito civil.

"Notadamente quando o STF já consolidou a tese de que, exceto nas ações fundadas em atos de improbidade administrativa, é prescritível a reparação de danos à Fazenda Pública, vale dizer, o Tema 666 deve ser aplicado em todos os demais ilícitos civis, inclusive o atentatório à probidade da administração sem ocorrência de dolo, evitando-se, assim, o acionamento da já abarrotada Corte Constitucional", destacou o advogado.

Clique aqui para ler a decisão
RE 1.383.955

Fonte:Site CONJUR -08/07/2022

Planalto fez pedido ao MEC por pastor investigado via gabinete de Braga Netto, aponta email

                                             foto:reprodução Cleia Viana/Câmera

A Presidência da República solicitou oficialmente ao MEC (Ministério da Educação) que recebesse um dos pastores ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e suspeitos de atuar em um esquema de corrupção no governo e ainda cobrou retorno da pasta sobre as providências adotadas sobre o caso, mostra informações de um email obtido pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, a mensagem​, de janeiro de 2021, partiu do gabinete do então ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, cotado para vice na chapa à reeleição de Bolsonaro. Em 7 de janeiro de 2021, o gabinete de Braga Netto encaminha ao MEC por email uma solicitação de audiência em nome do pastor Arilton Moura para que a pasta avaliasse a “pertinência em atender”. O texto ainda cobra retorno sobre as “providências adotadas por esse Ministério”.

Os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos negociavam, desde o início de 2021, a liberação de recursos federais da Educação com prefeitos, mesmo sem cargo no governo.

As mensagens reforçam as suspeitas de respaldo do Planalto para a atuação dos pastores, peças centrais no balcão de negócios do MEC. Em áudio revelado pelo jornal Folha de S. Paulo em março, o agora ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse que priorizava pedidos dos pastores sob orientação de Bolsonaro.

De acordo com as mensagens obtidas pela Folha, a assessora dos pastores, Nely Carneiro da Veiga Jardim, pede —em email para Casa Civil às 9h47 do dia 7 de janeiro de 2021— “uma audiência com Gen.Braga Netto”.

A Casa Civil, por sua vez, encaminha ao MEC, às 17h40, mensagem para que o MEC avalie a possibilidade de receber o pastor. O título da mensagem é: “DERIVAÇÃO: Pastor Arilton Moura, Assessor do Presidente das Igrejas Evangélicas Cristo para Todos”. O presidente da instituição é o pastor Gilmar Santos.

A mensagem saiu do endereço “agendacivil@presidencia.gov.br”, sob assinatura da Coordenação de Agenda/ Gabinete do Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República”. O email foi enviado para “gabinetedoministro@mec.gov.br”.

Não há informações se Arilton esteve no MEC ou na Casa Civil no dia 7 de janeiro de 2021.

Questionados pelo jornal, MEC, Planalto e o ex-ministro não responderam.

Fonte:Bahia.Ba - 08/07/2022

Eleições 2022: Em Minas, Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa Genial/Quaest

                                         foto:divulgação


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a etapa de Minas Gerais da corrida ao Palácio do Planalto. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (8/7), ele soma 46% das intenções de voto, contra 28% do presidente Jair Bolsonaro (PL), vice-líder.

A terceira colocação é de Ciro Gomes (PDT), com 6%. Ele é seguido pelo deputado federal mineiro André Janones, do Avante, que tem 2%.

Com 1% estão a senadora Simone Tebet (MDB) e o empresário Pablo Marçal (Pros). Vera Lúcia (PSTU), Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e Luciano Bivar (União Brasil) não atingiram um ponto percentual.

Por causa da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, há, a partir de Janones, empate técnico entre todos os pré-candidatos. 

O levantamento ainda aponta que 7% dos eleitores mineiros estão indecisos a respeito do pleito presidencial. Outros 7% pretendem votar em branco ou em nulo - esse índice também inclui as potenciais abstenções.

Na pesquisa espontânea, em que os participantes podem dizer livremente o presidenciável em quem pretendem votar, Lula aparece com 36%, ante 22% de Bolsonaro e 1% de Ciro.

Sem o apoio de uma lista de pré-candidatos, como ocorre no levantamento estimulado, o índice de indecisos sobe para 38%.

Lula e Bolsonaro mantêm patamares


Os 46% conquistados por Lula na pesquisa estimulada representam crescimento de 2% em relação ao índice obtido no levantamento anterior da Quaest, em maio. Bolsonaro, por sua vez, também tinha 28% no mês retrasado.

A menor diferença entre PT e PL em Minas está em Belo Horizonte, onde Lula vence Bolsonaro por 40% a 37%, meio ponto acima da margem de erro. Quando o recorte é estendido a toda a Região Metropolitana, o triunfo é de 44% a 26%. No interior, o líder petista vence o rival por 48% a 27%.

Em eventual segundo turno, Lula vence Bolsonaro em Minas Gerais por 55% a 30%. O confronto é permeado por 4% de indecisos e de 10% de prováveis abstenções e brancos/nulos.

Quase metade avalia Bolsonaro negativamente


A pesquisa captou, ainda, a avaliação dos mineiros a respeito do governo Jair Bolsonaro. Para 46%, a gestão é negativa, mas, por outro lado, há 29% de avaliações positivas. Outros 23% classificam o presidente como regular - fora 3% de indecisos a respeito da resposta para essa pergunta.

Fonte: O ESTADO DE MINAS - 08/07/2022

Na BR 324: Cinco pessoas de uma mesma família morrem em colisão entre Palio e carreta (Trecho de Tanquinho)

 Cinco pessoas de uma mesma família morreram no início da noite desta quinta-feira, 07, após o carro que viajavam, um Fiat Palio bater de frente com uma carreta. O trágico acidente aconteceu no KM 10 da BR 324 no trecho que liga a cidade de Tanquinho ao Posto Trevo.

Segundo o coordenador da Brigada Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, a equipe foi acionada por volta das 19h10 e de imediato se deslocou para o local do acidente, mas ao chegar nada pôde ser feito, já que as cinco pessoas de uma mesma família, incluindo um bebê de 2 meses estavam em óbito, porém. tiveram o cuidado de sinalizar a via para evitar novos acidentes, minutos depois chegaram duas ambulâncias do SAMU e o Corpo de Bombeiro.





As vítimas foram identificadas como Adailton de Brito Lima (condutor) a irmã dele, Maria de Brito Lima e a mãe Faustina de Brito Lima, além da esposa Mariana do Sacramento Gomes Lima e o bebê de apenas dois meses Moisés Sacramento Lima – filho de Adailton. Eles seguia no sentido Posto Trevo para a Fazenda Lagoa do Curral onde residiam no municipio de Candeal, enquanto a carreta seguia no sentido contrário.

Outro carro de passeio acabou sendo atingindo mas sem gravidade e também seguia no sentido Tanquinho.

Os socorristas da Brigada Anjos Jacuipenses foram os primeiros a chegar, mas não encontraram vitimas com sinais vitais

Lucival disse ao Calila Notícias que o condutor da carreta reside em Riachão e que ele relatou que tentou de tudo evitar a colisão que foi provocada pelo motorista do Palio numa tentativa de ultrapassagem forçada. O condutor do terceiro veiculo também não foi identificado e foi atingido levemente pelo Palio. A Polícia Técnica deverá confirmar ou não a versão do caminhoneiro.

Lucival revelou que foi uma das cenas mais chocante que presenciou nos cinco anos de fundação dos Anjos Jacuipenses, “onde a gente presenciou um bebê de dois meses no colo da mãe, ambos sem os sinais vitais”, disse o socorrista.

Em contato com o vereador Júnior da cidade de Candeal, ele informou ao CN que as vítimas estavam retornado do Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana onde foram visitar dois membros da família que sofreram acidente de moto.

Adailton Serralheiro como era conhecido o condutor do Palio concorreu uma vaga de vereador em Candeal nas eleições de 2020 pelo PT, mas não teve votos suficientes.

Os corpos foram recolhidos e levados para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.

Fonte: Calila Notícias/reprodução 08/07/2022