• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de outubro de 2012

Salvador: Na véspera do 2º turno, Ibope aponta vantagem de ACM Neto

                                                                    Foto:reprodução

O candidato do DEM ACM Neto aparece à frente de Nelson Pelegrino, do PT, na segunda e última pesquisa Ibope sobre as eleições para prefeitura de Salvador, divulgada neste sábado (27). Neto tem 48% contra 40% de Pelegrino, segundo o instituto. Assim, o candidato do DEM matém os mesmos 8% de vantagem que já tinha na primeira pesquisa Ibope. A sondagem é encomendada pela TV Bahia.
Considerando somente os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, Neto aparece com 55% dos votos contra 45% de Pelegrino - 10 pontos de vantagem. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 9%; não sabem ou não responderam 3%.
A pesquisa ouviu 1001 pessoas entre os dias 25 e 27 deste mês e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00547/2012.  A eleição acontece neste domingo (28). Informações do Correio da Bahia.

Bahia: Acidente mata jovem médico na BA - 535 em Camaçari

                                                               O carro ficou completamente destruído-foto:reprodução

                                                               Foto: reprodução/site voz da bahia


Um médico do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) morreu em um acidente na manhã deste sábado (27), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Jairo Luís Neves Cardoso Júnior, de 28 anos, estava em um veículo Hyundai que colidiu contra um ônibus na BA-535, mais conhecida como Via Parafuso. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a colisão ocorreu por volta de 4h50. O médico estava na direção do carro de passeio e morreu no local antes mesmo de ser socorrido. O corpo de Jairo, que morava em Salvador, será encaminhado para a cidade de Caculé, de onde era natural, para o sepultamento. Segundo o delegado Luis Couto, plantonista da 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), o médico trabalhava em Salvador e Camaçari. “Ele estava se dirigindo do Hospital Espanhol, onde era médico residente, para Hospital Geral de Camaçari (HGC), quando ocorreu a colisão”, diz o delegado. 
O ônibus envolvido no acidente faz transporte de funcionários para o Polo de Camaçari, mas apenas o motorista estava no veículo no momento da colisão. 

Fonte:Voz da Bahia c/Informações do site IBahia

Bahia: Morre a atriz Regina Dourado em Salvador


                                           A atriz   desde  o ano de 2003 vinha lutando contra a doença-foto:reprodução
A atriz Regina Dourado, de 59 anos, morreu na manhã deste sábado (27), no Hospital Português, em Salvador. A artistas lutava há nove anos contra um câncer de mama e estava internada em estado grave desde o dia 20 de outubro. Regina descobriu um nódulo maligno em um dos seios, no ano de 2003, e durante alguns anos, passou por cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia. A doença deu uma trégua, voltando apenas em 2010.  No último dia 20, a atriz deu entrada no Hospital Português, em Salvador, em estado grave. Dois dias depois, a baiana deixou a UTI e não estava mais se submetendo à quimioterapia.  A doença chegou a sua fase de metástase, dificultando o processo de cura. Em seus últimos dia de vida, Regina apresentou um quadro de insuficiência respiratória e infecção urinária - complicações decorrentes da metástase. Na quarta-feira (24), Oscar Dourado, irmão da atriz, falou sobre o estado de saúde da irmã. "Sinal de vida em minha querida irmã só no coração. Ela não reconhece absolutamente mais ninguém e necessita de oxigênio para se manter viva. Nós  só estamos aguardando o coração dela parar de funcionar", disse ele na ocasião.  Oscar também já havia confirmado que a doença de Regina já estava em fase terminal: "O estado dela é terminal. Ela está sedada, mas, quando abre os olhos, não reconhece ninguém".
 
Trajetória de sucesso
A artista premiada começou a carreira na Companhia Baiana de Comédia, em Salvador, com quinze anos.  Aos 25 fez sua estréia na TV Globo, no especial Quincas Berro D'água, dirigido Walter Avancini e estrelado por Paulo Gracindo. Desde então, Regina atuou em mais de vinte novelas, entre elas Renascer, Explode Coração, Pai Herói, América e Bicho do Mato. Sua última personagem na TV foi Altina, de Caminhos do Coração, na Record. Muitos papeis de destaque também no cinema e no teatro.  Em abril deste ano, Regina interpretou Maria na versão baiana de A Paixão de Cristo, dirigida pelo seu irmão, Paulo Dourado. 
 
Fonte:Bahiareporter/reprodução

Saúde: Linhaça pode impedir crescimento de tumores de câncer,diz estudo


                                                             Imagem: reprodução/google
Estudos da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovam que a linhaça tem o poder de impedir o crescimento de tumores de câncer. Antes, um de seus maiores benefícios era na menopausa. Por ser rica em ácidos graxos e ômega-3, o grão alivia os sintomas nesta fase. De acordo com o estudo canadense, a semente tem o poder de diminuir o risco de tumores no cólon e na próstata. Mas para que seus benefícios façam efeito, é preciso saber consumi-la.  A linhaça carrega compostos que interferem na absorção de nutrientes. Uma forma de evitar isso é aquecendo a semente antes de seu consumo. O calor diminui a atividade de algumas proteínas que poderiam atrapalhar o aproveitamento dos sais minerais. Como sua casca é bastante resistente, outra sugestão é batê-la no liquidificador. Uma vez destruídas, as substâncias saudáveis contidas na linhaça penetrem mais rapidamente na corrente sanguínea. No entanto, uma vez triturada, a linhaça precisa ser consumida imediatamente para evitar que o contato com o ar oxide e destrua suas propriedades.

Fonte:site Voz da Bahia.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mensalão: Gurgel pede ao STF apreensão dos passaportes dos condenados

Gurgel reconhece que STF não deve decretar prisão imediata após estabelecer as penas em definitivo - ANDRE DUSEK/ESTADÃOO procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine a apreensão dos passaportes dos condenados no processo do mensalão. A medida, preventiva, tem como objetivo de evitar que os réus fujam do País para escapar da prisão.

Gurgel reconhece que STF não deve decretar prisão imediata após estabelecer as penas em definitivo
O STF já sinalizou que fixará penas severas para os condenados a serem cumpridas em regime inicialmente fechado. Operador do esquema, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza recebeu penas cuja soma é de 40 anos, 1 mês e 6 dias de prisão. Para o sócio dele Ramon Hollerbach o Supremo estabeleceu por enquanto penas num total de 14 anos, 3 meses e 20 dias.
O desejo de Gurgel é que os réus condenados sejam presos imediatamente após a proclamação do resultado do julgamento do mensalão, que não tem previsão para acabar. No entanto, o procurador-geral reconhece que dificilmente o tribunal determinará as prisões imediatas. A praxe da Corte é esgotar todos os recursos para, só então, expedir os mandados de prisão.
Para evitar fugas, o procurador-geral pediu a apreensão de passaportes. Segundo pessoas próximas a ele, Gurgel começou a pensar na iniciativa ao saber, no mês passado, que um dos réus do processo, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, estava na Itália desde julho, mesmo já tendo sido condenado pelo STF. Mas Pizzolato retornou ao Brasil às vésperas do primeiro turno da eleição municipal.
Mesmo com o retorno de Pizzolato, Gurgel quer se precaver para evitar episódios como a fuga do ex-banqueiro Salvatore Cacciola, que é italiano e fugiu para sua terra natal para escapar do risco de prisão após ter sido processado por crime contra o sistema financeiro. Cacciola somente foi extraditado para o Brasil depois de ter viajado para Mônaco.
Nem o gabinete de Joaquim Barbosa, relator do processo, nem a assessoria de imprensa da Procuradoria confirmaram oficialmente o pedido de Gurgel para apreensão de passaportes. Mas um dos integrantes do Supremo afirmou que o ofício chegou ao tribunal na última quarta-feira. O pedido poderá ser analisado por Barbosa sozinho ou ser levado por ele para apreciação do plenário, que atualmente é composto por dez ministros.
Não há previsão de quando a decisão sobre a apreensão dos passaportes será tomada. Após avançar pouco nesta semana na aplicação da pena para os 25 réus condenados, o julgamento do mensalão sofrerá uma interrupção na próxima semana e somente voltará a ocorrer no dia 7 de novembro. A suspensão deve-se a uma viagem de Joaquim Barbosa para a Alemanha, onde ele afirma que se submeterá a um tratamento de saúde.
Publicitário. No início das investigações do mensalão, em 2005, Marcos Valério chegou a apresentar para as autoridades seu passaporte e da sua família. O documento consta do primeiro dos 237 volumes do processo. Contudo, não é possível saber se o documento apresentado sete anos atrás não está vencido. O visto de entrada nos Estados Unidos de Valério, que consta do processo, venceu no dia 30 de junho deste ano.
O advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério, afirmou que a decisão de reter o passaporte "não faz a menor diferença para o cliente". Leonardo confirmou que o empresário entregou o documento no inicio do escândalo, em agosto de 2005, à Procuradoria Geral da República. O documento consta do primeiro dos 237 volumes do processo do mensalão.
O defensor ainda lembrou que, nas duas vezes que Valério foi preso nos últimos anos, ele estava em casa. Questionado se o passaporte do empresário já não estaria vencido, uma vez que o documento tem cinco anos de vigência, o advogado disse que "não tem a menor ideia" se isso ocorreu. "Esse assunto não reflete a pessoa do Marcos Valério" afirmou.

Fonte:Estadão/reprodução

Bahia: Apagão afetou serviços da Embasa e SAC



 As pessoas ficaram assustadas em ponto de ônibus  em Salvador -foto:reprodução
O apagão que afetou os 417 municípios da Bahia, todos os estados do Nordeste, parte do Pará, Tocantins e o Distrito Federal no final da noite de quinta (25) e madrugada desta sexta (26), comprometeu diversos o funcionamento de serviços públicos no estado da Bahia. Além da falta de energia, o apagão comprometeu o fornecimento de água em Salvador e na Região Metropolitana, perda de estoques de bolsas de sangue, semáforos de trânsito quebrados e interrupção no atendimento dos serviços prestados pelo SAC e Detran-BA, entre outros transtornos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Embasa, o sistema integrado de abastecimento  deixou de operar por volta das 23h de ontem (25), e só voltou a funcionar às 6h desta sexta (26). Como os reservatórios da rede distribuidora deixaram de receber água por sete horas, o serviço de abastecimento foi comprometido e está sendo regularizado aos poucos.

A estimativa é de que a situação seja normalizada nas próximas 48 horas. Ainda de acordo com a Embasa, imóveis com rede interna e reservatórios adequados não devem sentir os efeitos do apagão.
Atendimento no SAC e Detran
De acordo com assessoria de comunicação do SAC, os principais serviços do órgão, como a emissão da carteira de identidade e intermediação de mão de obra, não foram prejudicados com o apagão.
No entanto, a queda prolongada de energia prejudicou a rede tecnológica que dá suporte ao funcionamento dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e o atendimento com hora marcada nos postos do SAC. Eles estarão suspensos temporariamente nesta sexta (26) até que a rede tecnológica seja normalizada. 
Segundo o Detran-BA, uma equipe de Tecnologia da Informação do órgão tenta solucionar o problema causado no atendimento em todo o estado da Bahia, mas ainda não há previsão de retorno à normalidade. 
Hemoba convoca doadores para repor estoques perdidos durante apagão
A perda de estoques de bolsas de sangue devido ao apagão no Nordeste faz com que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoque a população de todo o Estado a doar sangue em suas 25 unidades.
Segundo o órgão, os estoques foram prejudicados em algumas unidades da Hemoba devido a problemas de refrigeração nas bolsas de sangue. O horário de funcionamento em algumas unidades de coleta e transfusão será ampliado a fim de auxilar na procura dos doadores de sangue.
Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos. Os menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos.
Quem estiver gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Semáforos quebrados complicam trânsito na capital; Transalvador promete conserto em tempo recorde
Entre os transtornos causados pelo apagão estão a falta de funcionamento de diversos sinais de trânsito da capital baiana, fato que complica o tráfego de veículos na manhã desta sexta (26). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), 46 semáforos pararam de funcionar na cidade em decorrência da queda de energia.
"Pedimos desculpas à população de Salvador pelo não-funcionamento de 46 semáforos nesta manhã de sexta-feira, em decorrência do apagão ocorrido no Norte e Nordeste do País, mas nos comprometemos a colocar todos em perfeito funcionamento até o final da tarde de hoje", disse o superintendente da Transalvador, Renato Araújo.

Fonte:reprodução

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Revista britânica diz que Eduardo Campos ameaça a reeleição de Dilma



A revista britânica "The Economist" publicou nesta semana uma reportagem em que aponta o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), como forte candidato a presente da República em 2014.
O texto cita como pontos favoráveis para sua candidatura o desenvolvimento econômico do Estado nordestino desde que Campos se tornou governador e os resultados do primeiro turno das eleições municipais.
"Seu PSB fez bem nas eleições municipais deste mês, em Pernambuco e fora. Ele [Campos] é nominalmente um aliado da presidente Dilma Rousseff, sucessora de Lula como presidente. Mas ele também é uma potencial ameaça à sua reeleição na eleição de 2014".
A reportagem faz ainda um balanço do desenvolvimento econômico do Estado desde o período colonial, quando era baseado na extração da cana de açúcar, até a atual força do polo petroquímico na região.
O renascimento econômico do Estado, de acordo com a reportagem, se deu a partir da construção do novo porto de Suape, no município de Ipojuca (ao sul de Recife), que viabilizou a formação de um complexo industrial, inclusive com a construção de uma refinaria de petróleo que emprega 40 mil trabalhadores.
"Enquanto o resto do Brasil teme a desindustrialização, Pernambuco não: desde que o senhor Campos virou governador, em 2007, a participação da indústria na economia do Estado subiu de 20% para 25%, e deve alcançar 30% em 2015, afirma ele [o governador]".
Ainda de acordo com o texto, o aumento das arrecadações permitiu ao Estado atrair mais investidores privados e reduziu drasticamente a taxa de desemprego.
A reportagem cita também argumentos contrários ao governador, que afirmam que ele deveria intensificar o combate à pobreza e resolver a questão das cerca de 600 favelas de Recife.
Reprodução/Economist.com
Versão online de reportagem da "Economist" que cita Eduardo Campos (PSB) como presidenviável em 2014.


Fonte:folha de São Paulo /reprodução 
Foto Dilma: Google

Versão online de reportagem da "Economist" que cita Eduardo Campos (PSB) como presidenviável em 2014

Bahia : Governo do Estado antecipa salário de outubro dos servidores


                                                        
Em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no domingo, o governo do estado vai antecipar para esta sexta-feira, o pagamento dos salários do mês de outubro dos 260 servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas. O primeiro lote será depositado ainda nesta sexta, e o pagamento segundo lote será feito no sábado. O calendário de pagamento será retomado normalmente em novembro, sempre nos dois últimos dias úteis de cada mês. Informações do iBahia.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brasil: Estado das rodovias brasileiras piora, diz pesquisa

 
                                                                Foto:reprodução/BN
 
Quase dois terços das rodovias brasileiras estão em situação regular, ruim ou péssima, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta quarta-feira (24). De acordo com o levantamento, dos 95.707 quilômetros avaliados, 33,4% foram considerados em situação regular, 20,3%, ruim e 9%, péssima. Outros 27,4% estão em bom estado e apenas 9,9% em ótimo. Em 2011, 57,4% das rodovias foram classificadas como regulares, ruins ou péssimas, contra 62,7% deste ano. O levantamento avaliou, na época, 65.273 quilômetros de rodovias federais e 30.434 km de rodovias estaduais, desse total, 80.315 km estão sob gestão pública e 15.392 km sob gestão de concessionárias. Enquanto apenas 27,8% das rodovias sob gestão pública estão em bom ou ótimo estado, o percentual positivo das rodovias concedidas é de 86,7%. A pesquisa também analisou as condições de 109 ligações rodoviárias, que são trechos regionais que interligam territórios de uma ou mais unidades da federação. Na lista das dez piores ligações, a maioria está nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque negativo para o trecho que vai de Rio Verde a Iporá, municípios de Goiás, e de Natividade, no Tocantins, a Barreiras, na Bahia. O estado de São Paulo tem o maior percentual de rodovias em ótima situação, com 49,9% do total, seguido por Rio de Janeiro (20,6%) e Paraná (18%). Os estados com maior percentual de estradas em péssimas condições são o Acre (38% do total), Roraima (25,3%) e Amazonas (22,5%).Informações do BN.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Esportes: Estudo comprova a força da torcida do Bahia



Foto:reprodução/google
Um estudo realizado pela empresa Pluri Consultoria divulgou nesta terça-feira (23) os times com maior média de pública do mundo. Apenas três equipes brasileiras aparecem no top 100: Santa Cruz, Corinthians e Bahia. O Tricolor ocupa a centésima posição, com 22,7 mil pessoas por jogo.
Melhor brasileiro colocado no ranking, o Santa Cruz, que atualmente disputa a Série C, ficou em 39º, com 36,9 mil. Já o Corinthians aparece em 65º, com 29,4 mil.
O atual bicampeão alemão Borussia Dortmund, lidera o ranking, com média de 80,6 mil pessoas por jogo e 100% de ocupação de seu estádio.
Outros brasileiros que aparecem na lista ampliada dos 200 com maior público são: São Paulo (112º, 21,5 mil), Flamengo (135º, 19 mil), Internacional (143º, 18,2 mil), Coritiba (147º, 18,1 mil), Vasco (172º, 16,9 mil) e Grêmio (184º, 16,4 mil).

Fonte:Jacuípenotícias./reprodução

Brasileirão série B: Vitória vence em Alagoas e está praticamente na série A

 
                                                   O gol foi marcado aos 40 min.do segundo tempo por Elton-foto:futura press 
Quase dois meses depois, o Leão volta a sentir o gosto de uma vitória como visitante. Mesmo sem grande apresentação, os comandados de Ricardo Silva arrancaram o bom resultado diante do CRB na noite desta terça-feira (23). A vitória por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, em Maceió, foi garantida no gol de Elton, aos 40 do segundo tempo, marcado o décimo dele na Série B. O resultado ainda valeu uma posição na tabela, além da proximidade ainda maior da confirmação do acesso.

Além de vencer, o Rubro-negro contou com outros resultados favoráveis na rodada. Entre eles, a derrota do líder Criciúma, que desceu duas posições e permitiu ao Leão voltar à vice-liderança da Serie B, com 66 pontos. A liderança não veio pois o Goiás também venceu e foi a 67, assumindo a ponta. Com 30 pontos, o CRB continua muito perto da ameaça do rebaixamento, em 16º. A 33ª rodada reserva para o Vitória o duelo com o São Caetano, que está na briga pelo G-4. A partida acontece no Barradão, na sexta-feira (26), a partir das 18h30, no horário de Salvador. O CRB joga no sábado (27), diante do Ipatinga, em Minas Gerais. Inforemações de Eudes Ribeiro do Correio da Bahia.

Mensalão: STF condena Zé Dirceu e mais 10 réus por formação de quadrilha



                                           

Imagem:Reprodução/google
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, condenou nesta segunda-feira (22) 11 réus pelo crime de formação de quadrilha durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. “A sociedade não pode perder a crença de que o Estado dará a resposta penal adequada", disse.
Com o voto de Britto, encerrando o Capítulo 2, o julgamento de todos os itens da ação está concluído. A próxima etapa é definir a pena dos réus, a dosimetria (definir quantos anos de prisão), o que já deve começar a ser discutido na sessão extra de amanhã (23).
Ayres Britto acompanhou integralmente o ministro-relator Joaquim Barbosa e condenou os réus do núcleo político: o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Do núcleo publicitário, foram condenados Marcos Valério, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e Cristiano Paz. Já do núcleo financeiro, foram condenados Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.  
“O fato é que os três núcleos de que trata a denúncia realmente se entrelaçaram. Houve um desígnio de propósito, divisão de tarefas”, analisou Britto. O magistrado refutou a consideração da ministra Rosa Weber, de que para caracterizar crime de quadrilha deve haver abalo à paz social. “O direito não se vale do dicionário comum da língua portuguesa", disse.
Seguindo os demais ministros, votou pela absolvição de Ayanna Tenório, a única absolvida por unanimidade. Com o voto de Britto condenando o ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane, mais um placar ficou empatado. Ao total, sete réus tiveram placar indefinido. Mais cedo, Ayres Britto falou que os empates tendem a beneficiar o réu.

Confira o placar final do Capítulo 2 – formação de quadrilha envolvendo os núcleos político, publicitário e financeiro:
1) José Dirceu: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto/ Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
2) José Genoino: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux,Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármem Lúcia e Dias Toffoli)
3) Delúbio Soares: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
4) Marcos Valério: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
5) Ramon Hollerbach: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
6) Cristiano Paz: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
7) Rogério Tolentino: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
8) Simone Vasconcelos: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
9) Geiza Dias: 9 votos pela absolvição a 1 (Condenação: Marco Aurélio Mello)
10) Kátia Rabello: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
11) José Roberto Salgado: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
12) Ayanna Tenório: 10 votos pela absolvição
13) Vinícius Samarane: 5 votos a 5 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello)

As informações são da Agência Brasil

Educação: Universidades Estaduais paralisam atividades na quarta-feira(24)

 
 
As atividades acadêmicas das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) serão paralisadas na próxima quarta-feira (24). A manifestação, indicada pelo Fórum das Associações Docentes (ADs), aprovada em assembleia-geral e unificada das Ueba, faz parte da agenda de mobilização que busca reivindicar junto ao governo Wagner a negociação da campanha salarial de 2012. No dia da paralisação, os portões da Uneb ficarão fechados e acontecerá uma café da manhã simbólico na portaria, às 9h, com pão e água. “A paralisação tem o intuito de sensibilizar a população baiana quanto ao descaso do governo estadual com a educação pública superior, haja vista as inúmeras solicitações de reuniões protocoladas, desde 14 de junho, pelo Fórum das ADs, sem êxito, junto ao governo, para discutir a pauta de reivindicações da categoria”, informa a organização do protesto. “Atualmente o repasse da receita líquida de impostos (RLI) das Ueba não chega a 5%, o que obriga às Instituições de Ensino a pleitearem suplementação de verba para suprir as demandas de custeio e investimento em ensino, pesquisa e extensão”, apontam. Os docentes afirmam que o salário da categoria é o mais baixo do Nordeste e reivindicam um reajuste salarial de 28%. Informações do Bahia notícias.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bahia: TJ intima governo do Estado para convocar coordenadores pedagógicos




                                                                    Imagem:ilustrativa/google
                                                    
O Tribunal de Justiça da Bahia intimou o Governo do Estado a convocar imediatamente os 800 coordenadores pedagógicos aprovados em concurso público estadual em 2005. A decisão transitada em julgado foi expedida pela desembargadora Lisbete Teixeira na última sexta-feira (19).
“Só resta ao Estado cumprir a ordem, uma vitória dos partidos de Oposição diante da insistência do governador Jaques Wagner em descumprir a lei”, salientou o deputado Paulo Azi, líder da Oposição na Assembleia Legislativa. Paulo Azi alerta a todos os aprovados no concurso que fiquem atentos à convocação, o que deve ocorrer já nos próximos dias.

Fonte:Calilanotícias/reprodução

domingo, 21 de outubro de 2012

Brasileirão série A: Atlético vence Fluminense e diminui diferença

 
 
Jô e Ronaldinho comemoram o gol -Foto:Renan Bittencourt/ag. Lance/reprodução
O Atlético-MG teve que vencer um jogo emocionante contra o Fluminense para se manter na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, neste domingo. O time mineiro foi melhor durante os 90 minutos, mas ainda sim viu o placar ficar empatado por duas vezes. Porém, aos 47min do segundo tempo, um gol de Leonardo Silva decretou a vitória por 3 a 2, que deixou a disputa pelo título aberta novamente. Agora a diferença entre os dois times é de seis pontos, faltando seis rodadas para o fim da disputa.
Ainda com 69 pontos, o líder Fluminense vai enfrentar na próxima rodada o Coritiba, em busca de recuperação. O duelo no Rio de Janeiro acontecerá às 21h (de Brasília), na próxima quinta-feira. Já o Atlético-MG só duelará quase uma semana depois: na quarta-feira, dia 31, o vice-líder encarará o Flamengo, mais uma vez no Estádio Independência.

Confira os outros resultados dos jogos de ontem e hoje pela tarde:

Ontem:

Corinthians 1 x 1 Bahia
Cruzeiro 2 x 0  Palmeiras

Hoje:

Nautico 0 x 0 Portuguesa
Flamengo 1 x 0 São Paulo
Grêmio 0 x 0  Curitiba

Brasileirão série B: Ricardo Silva é efetivado no comando do Vitória


                                       Ricardo Silva é respeitado por todo o elenco do Vitória e será importante nessa reta final da série B -Foto:reprodução

Sempre à beira do campo, o auxiliar Ricardo Silva foi efetivado e já comanda o Vitória na partida desta terça-feira (23), contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Esta será a segunda vez que Ricardo assume o time, na temporada. Em contato com o iBahia Esportes, o diretor de futebol do Leão, Raimundo Queiroz, afirmou que não busca outro treinador.
"A decisão foi tomada em comum acordo. Devido aos últimos acontecimentos decidimos fazer essa mudança e o Ricardo está efetivado. Não existe um prazo para ele. Enquanto estiver dando certo fica no comando. Não estamos no mercado. Não temos um nome", disse Queiroz.

Na equipe desde o início da Segundona, Carpegiani deixou o Rubro-negro com o aproveitamento de 66,6 %. Em sua segunda passagerm pelo Vitória, o treinador esteve à frente da equipe em 32 partidas.
 
Fonte:Correio da Bahia/reprodução