• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de dezembro de 2016

Mais de 73% dos brasileiros são contra o aborto


Gestante
                            foto: Gestante (Jupiterimages/Thinkstock/VEJA/VEJA)
O brasileiro é mesmo contra o aborto. Um levantamento do Paraná Pesquisas revela que 73,7% são contrários que a mulher tenha o direito de interromper a gravidez por livre escolha.

A pesquisa ainda traz um dado curioso: as mulheres (78,2%) são ainda mais contrárias do que homens (68,7%) ao direito ao aborto.Informações da coluna Radar online de  Mauricio Lima.

Eleições 2018: PT quer lançar Lula como candidato já no 1º trimestre de 2017

PT deve lançar Lula como candidato à presidência
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/reprodução
O PT pretende lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril. A estratégia tem dois objetivos. O primeiro é aproveitar politicamente a baixa popularidade do governo Michel Temer. O segundo é reforçar a defesa jurídica de Lula, réu em cinco processos penais, quatro deles provenientes da Operação Lava Jato e seus desdobramentos. A informação foi confirmada reservadamente por integrantes da direção petista e também do Instituto Lula. 

O PT defende formalmente a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma Rousseff-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Parte dos líderes petistas defende que Lula seja lançado candidato logo no começo do ano, em fevereiro, para se antecipar a possíveis condenações na Justiça que possam barrar sua candidatura ou até levar o ex-presidente à prisão em 2017. 

A pré-candidatura de Lula reforçaria o discurso do PT, que acusa a Lava Jato de querer criminalizar as ações de seu líder máximo e do partido. Segundo os defensores da ideia, ao se colocar publicamente como candidato, o ex-presidente poderá se blindar parcialmente da força-tarefa em Curitiba. Conforme esse raciocínio, com a pré-candidatura na rua seria mais fácil difundir a tese de que está em curso uma tentativa de interditar judicialmente a possibilidade de Lula disputar um terceiro mandato no Planalto. 

O bom desempenho do petista nas pesquisas de opinião reforça a estratégia. "A necessidade de condenar Lula cresce na medida em que ele assume protagonismo nas eleições de 2018. Ao que parece a população começa a fazer a comparação entre os projetos", disse o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho. Outro grupo defende que a candidatura seja lançada durante o 6º Congresso Nacional do PT, marcado para abril, mas que pode ser adiado para maio.

fonte:BN

Reforma da previdência: Presidente do INSS diz que não é necessário pressa em procurar agências


                                                              imagem:reprodução
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo de Melo Gadelha, defendeu nesta quinta-feira (22) a reforma na Previdência Social, mas pediu que a população não tenha “açodamento” em procurar as agências do instituto. Segundo ele, as discussões no Congresso Nacional em torno da reforma serão feitas “com tempo”, com possibilidade de manifestação das partes interessadas.
"Se o cidadão já tem as condições objetivas para se aposentar hoje, ele continuará tendo daqui a três, a seis, nove, daqui a doze meses. Para esse cidadão, não há razão para açodamento, não há porque ele se antecipar em procurar uma agência nesse instante. Para ou outros, que vão esperar ainda o resultado do que vai ser votado pelo Congresso Nacional, a orientação é exatamente a mesma”, disse.
Segundo Gadelha, até o momento, não é possível ter claro se o início da discussão sobre a reforma da Previdência fez com que aumentasse o movimento nas agências do INSS. “É difícil delimitar se houve um incremento em função da proposta ou se a gente está refletindo essa sazonalidade [no final do ano geralmente há aumento nas agências] e ainda os impactos da greve do ano de 2015. Acho que a gente poderá ter um quadro mais claro no início de 2107”, Informações do Correio da Bahia.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Brasil:TSE convocará eleição direta caso chapa Dilma-Temer seja cassada


                                           foto: Presidente Michel Temer reprodução
Se a chapa da presidente cassada Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer for cassada no processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral, os brasileiros serão convocados para comparecer às urnas novamente e escolher o próximo mandatário do País — em 2017 ou mesmo no primeiro semestre de 2018.
Diferentemente do que vem sendo falado, a previsão é de eleições diretas nesse caso.
Ao HuffPost Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral afirmou que, caso haja “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”, serão convocadas novas eleições no prazo de 20 a 40 dias.
A eleição só será indireta se o registro for cassado nos últimos seis meses do mandato. Essa regra foi estabelecida na minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional em 2015.
O tribunal destacou, contudo, que se a cassação do mandato do presidente não ocorrer por decisão da Justiça Eleitoral, aplica-se o art. 81 da Constituição Federal. Nesse caso, vale eleição indireta:
“Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei”, diz a Carta Magna.

Dúvidas

Embora a regra esteja no Código Eleitoral e na Constituição, ela gera dúvidas. Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) protocolou uma consulta no TSE para saber quem elegerá o novo presidente, caso a chapa Dilma-Temer seja cassada.
Integrantes do governo apostam em eleições indiretas, pois acreditam que a Constituição se sobrepõe ao Código Eleitoral.
Para deixar o texto claro, o deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) apresentou uma proposta de emenda à Constituição que estabelece eleições diretas no caso de vacância do cargo. Ele diz que esse é um pleito do povo.
A base governista tem trabalhado para manter a emenda parada na CCJ. O argumento é de que a proposta é “inadequada” para o momento. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) é um dos que chamam a matéria de “casuísmo”.
Nos bastidores, aqueles que acreditam que o governo Temer “já acabou” trabalham para emplacar, por eleições indiretas, nomes como o do ex-ministro Nelson Jobim ou até mesmo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Lava Jato

A chapa Dilma-Temer é investigada no Tribunal Superior Eleitoral por possíveis irregularidades na prestação de contas.
A delação da Odebrecht pode deixar o presidente Temer em situação ainda mais delicada. Isso porque, segundo o Estado de S. Paulo, foi relatado que a empreiteira fez uma doação ilegal de cerca de R$ 30 milhões à coligação reeleita em 2014.
Ciente dos problemas envolvendo a chapa, Temer pediu em abril ao TSE para separar as responsabilidades e, automaticamente, desvincular as contas de Dilma Rousseff. Em setembro, o tribunal informou à Polícia Federal, em um caso relacionado às contas de 2010, que os dois integrantes da chapa são responsáveis “solidários” pela prestação do que foi arrecadado e gasto.
fonte:MSN/estadão

Recesso: OAB-BA requere a TJ-BA que sistemas funcionem normalmente








A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia requereu que os sistemas PROJUDI, e-SAJ e PJE funcionem normalmente durante o recesso forense para peticionamento de novos processos, além de consultas de petições e outros procedimentos.
 O requerimento foi feito através do encaminhamento de um ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pela Comissão Especial de Informática Jurídica da Ordem. “O Tribunal de Justiça é o único tribunal deste estado que vem fazendo reiterada suspensão destes serviços indispensáveis à cidadania e à advocacia”, afirmou Tamiride Monteiro ao portal JurisBahia. 

Tamiride destacou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem uma resolução em que afirma que os processos eletrônicos devem funcionar todos os dias, "salvo interrupção programada para manutenção com aviso prévio de cinco dias". Informações do BN

Chapecó: Garotinha emociona Neto com carta após saída de hospital


foto:reprodução
Uma garotinha de apenas 8 anos roubou a cena durante a saída do zagueiro Neto, da Chapecoense, nesta quinta-feira, de um hospital em Chapecó.
Neto, um dos seis sobreviventes da queda do avião com a delegação da Chapecoense na Colômbia que matou 71 pessoas no mês passado, ficou 24 dias internado até receber alta.
Quando Neto estava saindo do hospital, Clara Tomais, de apenas 8 anos, foi na sua direção e lhe entregou uma carta. O ato da garotinha emocionou o zagueiro.
"Neto, tu és campeão. Você é um milagre. Deus te abraçou, fez de ti um campeão. Não tirou os olhos de você. Deus te deu outra chance. Nós te amamos, campeão", escreveu a garota na carta, segundo o Sportv.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Eleições 2018: "Se eu voltar, vou fazer o mesmo", diz Lula a TV turca


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva
© image/jpeg O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva/reprodução
Réu em cinco ações penais diferentes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar, em entrevista a uma TV turca, os procuradores que o denunciaram por envolvimento em esquemas de corrupção no Brasil. Perguntado sobre como reage diante de tantas acusações, Lula respondeu que as recebeu com “muita tranquilidade” e que a intenção delas, na verdade, era “criminalizar o seu governo, e tudo o que ele fez nele”.
“Fico indignado como ser humano, tranquilo como político, sabedor das coisas que fiz. E eles têm que saber que, se eu voltar, vou fazer o mesmo. Vou fazer mais e melhor”, afirmou ele na entrevista que foi ao ar na noite desta quarta-feira pela TRT World. Na conversa, o petista também defendeu que o Brasil realizasse novas eleições diretas para a Presidência.
Em seus ataques, Lula disparou mais especificamente contra os procuradores do Distrito Federal que o denunciaram por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra dos 36 caças suecos na Operação Zelotes – a denúncia foi aceita na última sexta pela Justiça do DF. “Ou ele [o procurador] é analfabeto ou ele tem má fé ou é mau caráter. Ele não pode ser um cidadão normal. Porque ele sabe que a presidente era a Dilma. Para dizer uma sandice dessa, ele tem que dizer que eu corrompi a Aeronáutica, que eu corrompi o governo da Dilma, que eu corrompi o Congresso ou que eu corrompi o governo sueco”, disse.
Em tom mais ameno, o ex-presidente também criticou o juiz Sergio Moro, que já instaurou duas ações contra ele na Lava Jato. “Eu não quero atrapalhar o juiz Moro de fazer o trabalho dele. Agora o que ele não pode é se comportar como um ungido para resolver o problema da humanidade desrespeitando critérios jurídicos, democráticos e de direitos humanos. Quero que ele faça as coisas dentro da lei e não se determine rei dos reis”, afirmou.
fonte:MSN/estadão

Economia: Governo vai autorizar que trabalhadores saquem de contas inativas do FGTS



foto:reprodução


O presidente Michel Temer vai permitir que os trabalhadores saquem um valor do FGTS de contas inativas, sem a necessidade de usar esse dinheiro para quitar dívidas bancárias. O valor do saque ainda estava sendo negociado na noite desta quarta-feira, 21, mas varia entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. O potencial de saque de todos os trabalhadores é estimado em R$ 30 bilhões pela equipe econômica.
Além disso, o governo deve apresentar às centrais uma minirreforma trabalhista, que permitirá que o princípio do que é negociado entre patrões e empregados prevaleça sobre o que está previsto na legislação. Essa discussão é antiga. Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff tentaram levar adiante a proposta, mas desistiram depois da pressão das centrais sindicais.
Temer ainda vai propor a criação do Programa Seguro-Emprego (PSE), uma versão repaginada do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), criado por Dilma. Como o Estado antecipou, está previsto investimento de R$ 1,3 bilhão para a manutenção de 200 mil postos de trabalho em quatro anos, segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. A criação do PSE será encaminhada ao Congresso por meio de medida provisória (MP), cujo teor entra em vigor assim que for publicada. 
A alteração de alguns pontos da septuagenária CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) será encaminhada ao Congresso por meio de projeto de lei, decidiu o presidente na noite desta quarta-feira. Ficou de fora da proposta a regulamentação do trabalho intermitente, que permite jornadas inferiores a 44 horas semanais.
“Muito proximamente vou lançar também a modernização da legislação trabalhista. Eu creio que, talvez no começo de janeiro, eu lance a modernização”, disse o presidente Michel Temer, em evento em Mogi das Cruzes (SP).
Um dos pontos principais da reforma trabalhista pretendida pelo governo, a prevalência dos acordos coletivos sobre a legislação regulamenta algumas práticas já em vigor no mercado de trabalho. Se aprovado o projeto, será permitido que haja negociação entre patrões e empregados para jornada de trabalho além das 8 horas diárias, respeitando o limite de 12 horas diárias e 220 horas mensais. Essa jornada de até 12 horas já é cumprida em algumas profissões, que alternam essas 12 horas de trabalho com 36 horas de descanso. Além disso, será permitido o parcelamento do gozo das férias anuais em até três vezes e o parcelamento da Participação nos Lucros.
fonte:AE

Salvador: Funcionária baleada em prédio da Caixa morre em hospital

A funcionária Marinoelia Andrade dos Santos, 51 anos, morreu no Hospital Geral do Estado (HGE) nesta quarta-feira (21). Ela foi uma das duas mulheres baleadas por Glei Mario de Lemos Leal, 51, no prédio da Caixa Econômica Federal na Avenida Paralela. Ele queria atingir o chefe, o coordenador Jorge Silva Oliver, mas acabou baleando duas colegas. Depois, Glei Mario se matou. Marinoelia iria completar 52 anos daqui a dez dias, na véspera do ano novo. 
Segundo Anselmo Cunha, superintendente da Caixa em Salvador, a bancária não resistiu a uma operação e morreu no centro cirúrgico. "É uma situação muito dolorosa, estou muito abalado. A gente acha que essas coisas não vão acontecer perto da gente, é muito lamentável", afirmou ele ao CORREIO. De acordo com ele, o enterro da funcionária será em um município do interior baiano.
De acordo com colegas de trabalho, Glei Mário discutiu com o coordenador de sua equipe, saiu e, ao retornar, tentou atirar contra o chefe, que conseguiu se desviar dos disparos, sofrendo apenas uma luxação no ombro, após cair. Outras duas colegas foram atingidas na cabeça.  Já o atirador, depois dos disparos, se matou.
(Foto: Almiro Lopes/CORREIO/reprodução
Foram atingidas as assistentes Jucilene Matos Silva, que está internada no Hospital São Rafael, e Marinoelia. Jorge Oliver também foi levado para o Hospital São Rafael. As unidades de saúde não informaram sobre o estado de saúde das vítimas.
"Os disparos foram efetuados na área administrativa do prédio, local que não requer muita identificação de segurança. Ele entrou no local armado porque já era funcionário de muitos anos e já possuía identificação" explicou Cunha. Ele acrescentou que Glei Mário trabalhava na Caixa havia 27 anos. O caso será investigado pela Polícia Federal com o apoio da 9ª Delegacia Territorial (DT / Boca do Rio). 
O superintendente evitou dar detalhes sobre a ocorrência para, segundo ele, evitar especulações. “A preocupação da empresa no momento é com as famílias das pessoas envolvidas no processo, principalmente os colegas que trabalhavam no setor com o colega Mário”. 
Pelos depoimentos de funcionários e conhecidos do atirador, não há clareza sobre o histórico psicológico dele.  “Muito educado, muito gentil, muito tranquilo. Estamos todos surpresos”, conta Eliete Santos, que é esposa de um colega de trabalho de Glei Mario há mais de dez anos. "A única coisa que sabemos é que ele estava passando por um transtorno emocional. Vamos estar à disposição para o que a família precisar", informou o superintendente da Caixa.
No entanto,  ele não soube informar se o atirador já havia procurado o setor médico para relatar situações de estresse. Precisamos de um pouco de paciência para essas informações”, relatou o superintendente.  

fonte:cORREIO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Salvador: Uma das vítimas do ataque na Caixa está em estado grave

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Augustos Vasconcelos, a funcionária Marinoélia, uma das vítimas do caso Caixa Econômica, onde um homem disparou tiros na tarde desta quarta-feira (21), está em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE).  Já Jucilene também segue no HGE, porém não corre risco de morte, de acordo com Vasconcelos. O sobrenome das funcionárias não foram revelados. 
 
Ele esteve presente na tarde desta quarta-feira (21) no edifício Empresarial 2 de Julho, na Avenida Paralela após o ocorrido. O homem identificado como Glei Mário de Lemos Leal, de 65 anos, atirou contra duas colegas, no 15º andar do Centro Empresarial 2 de Julho. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Glei estava trabalhando normalmente, quando levantou e começou a atirar nos colegas, em seguida, se matou.
 
 
Ainda não se tem detalhes sobre a motivação do crime, porém, conforme informações apuradas pelo Bocão News, o funcionário moveu um processo trabalhista em 2015 contra a Caixa Econômica. A última movimentação sobre o caso, que consta no portal do Tribunal Regional do Trabalho foi em 2006. Não há mais detalhes sobre o processo de número 01344007320055050013. 
 
Em nota enviada à imprensa, a Caixa informa que detalhes sobre o ocorrido serão repassadas exclusivamente às autoridades policiais e que está contribuindo com o trabalho de investigação e prestando suporte aos empregados e familiares envolvidos.
 
Fonte:Bocão News/c/ informações do repórter Diego Vieira/reprodução 

Concurso:Inscrições para 60 vagas na Agerba vai até 03/01/17


A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) mantém abertas as inscrições do Concurso Público para os cargos de Especialista em Regulação e Técnico em Regulação. As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de janeiro de 2017, pelo  site http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/302

Os interessados deverão pagar a taxa de inscrição nos valores de R$ 70,00 e R$ 140,00.
As vagas  serão distribuídas entre as cidades de:
Alagoinhas:
Barreiras:
Bom Jesus da Lapa:
Feira de Santana:
Itabuna:
Jequié:
Juazeiro:
Salvador - Sede
Santo Antônio de Jesus

Seabra
Teixeira de Freitas
Vitória da Conquista.

 Os novos servidores deverão cumprir jornadas de 40h semanais, e vão fazer jus à remunerações que variam de R$ 2.146,37 a R$ 6.021,64.
Para a função de Especialista em Regulação (24 vagas), podem se inscrever graduados em: 
Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Estatística, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia de Transportes, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Informática, Sistemas de Informação ou Tecnologia da Informação.

Para o cargo de Técnico em Regulação (36), é preciso ter ensino médio completo, desde que se apresente certificado reconhecido do Ministério da Educação (MEC), ou técnico profissionalizante, desde que observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.

fonte:Correio da Bahia c/adaptações

Governo Temer: Nova Lei das Teles pode dar R$ 87,3 bilhões a operadoras


foto:reprodução

As operadoras de telefonia poderão ficar com mais de R$ 87,3 bilhões em bens que hoje pertencem à União, caso seja sancionada a nova Lei Geral das Telecomunicações, cujo texto só depende agora da assinatura do presidente Michel Temer.
O cálculo foi feito a partir de informações compiladas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que se baseou em dados fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aprovação da nova lei mobiliza os partidos de oposição, que ainda tentam impedir a publicação do texto no Diário Oficial da União, o que pode ocorrer a qualquer momento.
O projeto de lei 79/2016, que reformula a lei que regula o setor de telecomunicações, em vigor desde 1997, coloca um ponto final na polêmica que envolve os chamados “bens reversíveis” da telefonia fixa. Pelas regras atuais, todos os ativos públicos - como equipamentos e prédios, por exemplo - e que foram concedidos às operadoras durante a privatização no setor, deveriam retornar às mãos do governo em 2025, quando acabam as concessões atuais.
A lei, no entanto, passa todos esses ativos para as mãos das empresas. Em troca, elas se comprometeriam em fazer investimentos equivalentes. Em vez de novas concessões, o governo permite ainda que elas solicitem apenas uma autorização para prestar seus serviços.
O montante dos bens públicos leva em conta preços de 2013, ou seja, é preciso ainda considerar a correção monetária dos valores. A quantidade dos bens repassados às operadoras, segundo o levantamento do TCU, supera 8 milhões de itens. O patrimônio chega a um total de R$ 105 bilhões. Quase metade disso - R$ 51,9 bilhões - ficou com a operadora Oi, que hoje atravessa um processo de recuperação judicial.
Na conta, porém, é preciso incluir ainda os investimentos que as operadoras fizeram em suas redes e equipamentos e que ainda não foram amortizados. Essa conta, também a preços de 2013, chegaria a R$ 17,7 bilhões, recursos que a União teria de pagar às teles. O que sobra em favor das operadoras, portanto, são R$ 87,3 bilhões, conforme os dados analisados pela corte de contas.
Em dezembro de 2015, ao analisar o dilema dos bens reversíveis da telefonia, o ministro do TCU, Benjamin Zymler, deixou claro que há falhas nos dados apresentados pela Anatel, o que dificulta uma apuração mais precisa dos valores. “Foram identificadas inconsistências nas RBR (Relações de Bens Reversíveis) e no tratamento conferido pela Anatel a esses valores depreciados, as quais podem comprometer a confiabilidade e a fidedignidade desses números”, declarou.
Além do repasse dos ativos às empresas, o governo também avalia a possibilidade de transformar as multas dadas pela Anatel - só a Oi acumula R$ 20 bilhões em multas - em investimentos no setor.
Efeitos
Para o governo, a sanção da Lei é fundamental para que a Oi possa atrair um investidor. A empresa acumula dívidas de R$ 65,4 bilhões. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse que o novo marco é mais atrativo para investidores e que tudo que a Oi precisa neste momento é de novos sócios.
Governo e operadoras argumentam que, com a evolução tecnológica, milhares de ativos do governo não existem mais. Contudo, o governo evita informar o valor dos bens reversíveis. Ontem, em cerimônia na Anatel, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que a nova lei telecomunicações deve ser sancionada por Michel Temer “em até 15 dias” e que o texto “sucede uma lei envelhecida”.
“É uma lei que foi discutida à exaustão. Estou convencido de que é uma boa lei e de que é bom para o País”, disse o ministro.

fonte:AE

Em 2017: "Se economia não melhorar, não tem como dar aumento aos servidores", diz Rui


'Se economia não melhorar, não tem como dar aumento aos servidores em 2017', afirma Rui
foto:Fernando Duarte/BN/reprodução

O  governador Rui Costa espera que a economia volte a crescer no próximo ano para permitir um reajuste salarial para os servidores do estado. Este ano, o governo não concedeu reajuste e é possível que a situação se repita em 2017. "Se a economia não melhorar, não tenho como dar aumento aos servidores em 2017", afirmou Rui durante entrevista coletiva nesta terça-feira (20). O último reajuste para a categoria aconteceu em abril de 2015.

Durante a entrevista, o governador também sugeriu um "pacto de governança" com o objetivo de pacificar a situação política recuperar a economia no Brasil. "Enquanto não pacificar a crise política e institucional, o país não voltará a crescer. Economia vive de expectativas e não tem lugar no mundo em que a economia tem crescido com crise. Na ditadura o país cresceu, mas tinha estabilidade política, mesmo que na ditadura. Com instabilidade, ou de guerra ou de crise política, não tem país no mundo que consiga crescer sua economia", avaliou.

fonte:BN c/adaptações

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Seleção pública: UNEB homologa 1ª parte dos resultados para Professor Substituto




Processos Seletivos   Professor Substituto 2016.3 

Processo Seletivo Simplificado - Seleção e Admissão de Professor Substituto

A UNEB divulgou hoje(20) a primeira parte dos resultados dos Docentes aprovados no Processso Seletivo para Professor Substituto conforme Edital nº 093/2016. Confira a publicação no Diário Oficial do estado, também disponibilizado   pelo site  http://www.selecao.uneb.br/professorsubstituto2016.3/


Port. 3.208/2016 – publicada no D.O.E de 20/12/2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, de acordo com o que estabelece o Edital – Edital nº 093/2016 publicado no Diário Oficial de 14.09.2016, com retificação no D.O.E. de 24/09/2016 e no D.O.E de 30/09/2016, 

RESOLVE: Art.1º - Homologar a primeira parte dos resultados finais da Seleção Pública para Professor Substituto – Edital 093/2016 realizada por esta Universidade para suprir eventuais necessidades de ensino com a correspondente classificação por Departamento/Campus Universitário, conforme Anexo Único desta Portaria.
Art.2º - Os candidatos classificados serão convocados pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) para preenchimento das vagas a que concorreram, de acordo com a necessidade da Instituição. 
§ 1º - Publicado o Ato de designação, o candidato deverá tomar posse no prazo de 30(trinta) dias, observadas no que couber, as diretrizes da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP).
§ 2º - Ficam ratificadas todas as demais disposições constantes do Edital nº 093/2016 e suas alterações referentes às obrigações e compromissos dos candidatos aprovados.

Art.3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. GABINETE DA REITORIA, 19 de dezembro de 2016. JOSÉ BITES DE CARVALHO Reitor ANEXO ÚNICO DA PORTARIA 

fonte:site instituição/professor substituto

CONFIRA A LISTA NO LINK ABAIXO:


file:///C:/Users/user/Downloads/Resultado_Final_1_parte.pdf

Governo Temer: Medida provisória do ensino médio é inconstitucional, diz PGR

BRASÍLIA, DF, BRASIL 22.06.2016. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, participa da reunião do Supremo. Sessão do STF, onde os ministros do tribunal vão decidir se instauram nova ação penal contra o presidente afastado da Câmara. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
O procurador Geral Rodrigo Janot -foto:Alan Marques/folhapress/reprodução

A PGR- Procuradoria Geral da República considerou a MP da reforma do Ensino Médio enviado ao Congresso pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) inconstitucional. O  parecer foi enviado ao  STF ontem(19) pelo  Procurador Geral  Rodrigo Janot. Confira a reportagem completa no link abaixo.


http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/12/1842954-medida-provisoria-do-ensino-medio-e-inconstitucional-diz-procuradoria.shtml

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Turquia: Embaixador Russo é morto por atirador em galeria


Atirador foi flagrado por câmeras e fotógrafos no local dos tiros
Atirador foi flagrado por câmeras e fotógrafos no local dos tiros-foto:AP/reprodução

Andrei Karlov, embaixador da Rússia na Turquia, foi morto por um atirador enquanto visitava uma galeria de arte em Ancara, capital turca, segundo o Ministério das Relações Exteriores russo. O responsável pelo ataque gritou "Allahu Akbar" ("Alá é grande"), de acordo com um fotógrafo da agência de notícias AP que estava presente no local. 
O atirador foi morto no local por forças de segurança, de acordo com a imprensa turca. Segundo o site britânico Independent, ele foi identificado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia como Mevlut Mert Altintas. O atirador tinha 22 anos e trabalhava para uma tropa de choque da polícia de Ancara nos últimos dois anos e meio. 
De acordo com o jornal norte-americano Washington Post, o atirador gritou frases em defesa da Síria. "Não esqueçam de Aleppo! Não esqueçam da Síria! Vocês não ficarão seguros até que nossas cidades tenham segurança. Somente a morte pode me levar daqui. Nós somos aqueles que prometeram fidelidade a Maomé para fazer a jihad (guerra santa)". 
O responsável pelo ataque teria mostrado uma identificação oficial para entrar na galeria de arte. Ainda não é claro se ele estava no local a serviço ou não. Uma foto do embaixador momentos antes de sua morte mostra o atirador posicionado logo atrás de Karlov, à esquerda. 
AP/Burhan Ozbilici
Embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, falava na galeria de arte momentos antes de ser alvejado por tiros pelas costas. O atirador é visto no fundo à esquerda
A Rússia considera o episódio um "ataque terrorista", mas nenhuma organização assumiu a autoria do ato até aqui; "Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Rússia na Turquia foi morto", disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.
O embaixador foi ao local prestigiar uma exposição chamada "Rússia vista pelos turcos".
Um vídeo da cena mostra o embaixador fazendo um discurso antes dos tiros começarem. Em meio a gritos de outras pessoas que estavam no local, o atirador aparece por trás do embaixador, já caído no chão, e grita palavras de ordem. 
Karlov chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Três outras pessoas também foram feridas no ataque.

Segundo o site britânico The Independent, o prefeito de Ancara Melih Gokcek afirmou a repórteres do lado de fora da exposição que o ataque visava desestabilizar as relações entre Turquia e Rússia. 

Rússia e Turquia tem tido uma relação delicada nos últimos anos. Ambos os países defendem lados contrários na guerra civil síria. O ápice da turbulência dessas relações ocorreu em 2015, quando um jato militar russo foi abatido pela Turquia. 

Rússia, Irã e Turquia têm reunião sobre a Síria nesta terça

Os ministros das Relações Exteriores de Rússia, Irã e Turquia irão se reunir em Moscou na terça-feira (20) com o objetivo de buscar uma nova solução para a cidade síria de Aleppo.
Rússia e Irã estão no mesmo lado da Síria, onde apoiam o regime de Bashar al-Assad, tanto política como militarmente, já que os aviões russos e as milícias iranianas participaram ativamente nos combates.
Burhan Ozbilici/AP
Pessoas tentam se proteger durante ataque a embaixador russo na Turquia
Enquanto isso, russos e turcos aproximaram posturas nas últimas semanas, até o ponto de que o acordo de evacuação de civis e combatentes rebeldes da cidade de Aleppo foi fechado pelo chefe do Kremlin, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.
No último domingo (18), houve protestos na Turquia por causa da intervenção russa na guerra civil da Síria. A Turquia é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e apoia grupos rebeldes. 

Embaixador era diplomata de carreira

Morto no incidente, Andrei Karlov tinha 62 anos e era diplomata de carreira. O russo entrou para o serviço diplomático em 1976 e atuou como embaixador em Pyongyang, na Coreia do Norte, entre 2001 e 2006 e depois atuou como chefe do departamento consular do Ministério das Relações Exteriores russo. Ele era embaixador na Turquia desde 2013. 

fonte:Site uol



Bahia:"Os presidentes do PSD e do PP se juntaram para me derrotar", diz Marcelo Nilo


Nilo desiste de buscar vaga no Senado em 2018 e coloca culpa no PSD e no PP
foto: Fernando Duarte/reprodução/BN

Diante da movimentação nos bastidores em torno da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, que por sua vez já está relacionada aos possíveis cenários para 2018, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PSL), declarou que não se candidatará ao Senado nas próximas eleições, como cogitava no início do ano.

O anúncio foi feito em almoço realizado por ele na AL-BA para fazer o balanço das atividades. “Não sou candidato a senador em 2018. Serei candidato a deputado federal. Eu não quero ser candidato a senador”, disse, jogando a responsabilidade para o senador Otto Alencar (PSD) e para o vice-governador João Leão (PP). Ambos compõem a banca de apostas para o Senado em 2018, e os dois partidos lançaram candidatos para disputar com Nilo a presidência: Ângelo Coronel (PSD) e Luiz Augusto (PP).

Os resultados das eleições municipais temperam as negociações, já que o PSD liderou em número de prefeitos eleitos (83), seguido pelo PP (55), o que acirrou a concorrência. "Já formei a minha chapa para a Assembleia e não tem vaga para PSD e para o PP. Mesmo que o governador Rui Costa peça", destacou, atribuindo o atual panorama a uma combinação entre Otto e Leão. "Os presidentes do PSD e do PP se juntaram para me derrotar", declarou. 

Nilo diz já ter o apoio do PT na corrida, a quem reservou a vice-presidência. A Mesa Diretora será composta ainda pelo PDT – Pastor Sargento Isidório e Roberto Carlos decidem quem assume a cadeira – e três vagas ficam selecionadas para a oposição. Há rumores, porém, de que a oposição pleiteia 4 das 9 vagas disponíveis. 




fonte:BN C/ADAPTAÇÕES

Em 2017:Ministro Meirelles aposta na retomada da economia já no 1º trimestre


foto:Beto Barata/reprodução


Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, "está cada vez mais claro que a retomada da economia ocorrerá". Segundo o ministro, "a expectativa é que o Brasil já trabalhe com um crescimento no primeiro trimestre de 2017", como afirmou após participar de evento da Receita Federal, na Ilha Fiscal, no Rio.
Ele admite que "o crescimento médio do ano está, de fato, num patamar baixo", o que, em sua opinião, explica a revisão do PIB de 2017 por analistas de mercado, como divulgado nesta segunda-feira, 19, no Boletim Focus do Banco Central.
"O mercado está revisando um pouquinho para baixo, mas é muito em função dessa queda pronunciada do PIB neste ano. Essas publicações de PIB são uma média de 2017 contra a média de 2016, e como 2016 caiu muito, quando começa o crescimento em 2017, começa sobre uma base mais baixa", afirmou o ministro, complementando que a previsão para o último trimestre de 2017, comparada a igual período deste ano, é que o PIB cresça 2%.
"Portanto isso é o que vai ser percebido, em outras palavras, pela população brasileira, a melhora na  margem, a melhora trimestre a trimestre, chegando ao final do ano já com um crescimento importante", disse Meirelles.

Fonte:AE

domingo, 18 de dezembro de 2016

Governo Temer: Planalto teme mais Cunha do que delação da Odebrecht, diz coluna


                                                                   foto:reprodução
Integrantes do governo Temer dizem ter informações de que o pior das delações já passou. Mas quem acompanha a Lava Jato de perto afirma que as colaborações de Marcelo Odebrecht e de seu pai, Emílio, ainda poderão render dores de cabeça ao presidente da República. Nos bastidores, no entanto, o que a cúpula do Planalto mais teme não são os depoimentos de ex-executivos da empreiteira, e sim a convicção de que Eduardo Cunha não ficará em silêncio por muito tempo.
Segundo a coluna Painel, da Folha, Cunha esperava que seus companheiros o ajudassem a tirá-lo da prisão rapidamente. Há dois meses trancado, dizem que sua paciência está rareando. Há convicção no Planalto de que o ex-deputado falará de qualquer forma, mesmo que a Lava Jato não aceite firmar com ele eventual acordo de delação. Informações da redação do Bocão News.