• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 18 de setembro de 2021

Região de Irecê: Juiz julga improcedente ação de impugnação de mandato contra prefeito de São Gabriel

                                        O prefeito Hipólito e o vice José Adailson - foto:reprodução/facebook

O juiz eleitoral Alexandre Lopes julgou improcedente ação de impugnação de mandato eletivo contra o prefeito de São Gabriel, região de Irecê, Hipólito Rodrigues Silva Gomes (PP) e seu vice,  José Adailson Paiva (PP), o Dai. A dupla venceu a eleição municipal de 2020 pela  coligação "Juntos para São Gabriel Seguir em Frente".


A ação havia sido proposta pela coligação "Unidos pela Vontade do Povo", composta pelos partidos Podemos/PSB/PSD/PT e PTB. A chapa derrotada acusava os eleitos no sufrágio de  terem promovido compra de votos e de apoio político no período eleitoral. Segundo eles, isso teria sido feito através do oferecimento de material de construção e de dinheiro.

Com base nesta acusação, as legendas argumentavam que o resultado das eleições municipais havia sido ilegítimo. A decisão proferida por Lopes na última terça-feira (7) foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

"Como suporte probatório do quanto aludido na peça inicial, a coligação impugnante colacionou aos autos eletrônicos um arquivo de áudio e atas notariais lavradas no 1º tabelionato de notas do Município de Irecê, supostamente demonstrando a ocorrência das indigitadas irregularidades", narra o relatório da decisão.

O material consistia no registro de uma suposta discussão entre um correligionário de  Hipólito e um eleitor que teve o voto supostamente comprado. Na decisão, o magistrado afirmou que era "forçoso reconhecer que não se conhece a procedência do referido áudio, nem tampouco é possível garantir que o mencionado indivíduo falava em nome dos impugnados ou que ele era quem dizia ser".

Assim, na avaliação do juiz, não há prova nos autos de que os acusados cometeram o crime ao qual foram acusados. "A condenação por captação ilícita de sufrágio não pode ser baseada em mera presunção", pondera. Também concluiu que não constava nos autos qualquer prova que sustentasse as acusações de que houve abuso de poder econômico caracterizado pela compra de apoio de uma pré-candidata a vereadora da oposição.

" [....] tampouco prova que a Senhora Romilda era de fato pré-candidata ao pleito. Não se verifica, portanto, a gravidade e a aptidão das condutas de interferirem na normalidade e na legitimidade das eleições a ponto de gerarem desequilíbrio na disputa, a ensejar cassação dos mandatos", conclui a decisão.


Fonte: Bnews/ 18/09/2021 22h:10min.

Empresário morre na própria festa de aniversário, após explosão de barril de chopp

 O empresário Gilson do Nascimento, de 43 anos, estava comemorando o próprio aniversário em Porto Alegre, mas morreu após a explosão de um barril de chopp. As informações foram divulgadas pela RBS TV.

Gilson tentava consertar problema no barril (Foto: Arquivo Pessoal)© Fornecido por IstoÉ Gilson tentava consertar problema no barril (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma sobrinha de Gilson contou que o barril de chopp apresentou problemas durante a comemoração.

“Estava com problemas. Meu tio fez uma ligação para eles [empresa que alugou a chopeira] e os mesmos passaram coordenadas para ele ir arrumando, até eles chegarem. Não estava saindo o chopp, estava saindo só espuma”, contou.

A sobrinha também afirmou que a cena da explosão foi “muito forte” para os presentes. Na casa estavam a esposa e o filho de Gilson, além de uma irmã e a sobrinha dele.

O delegado do caso, Clovis Nei da Silva, explicou que a investigação ainda está em andamento. “Vamos ouvir testemunhas que estavam no local na hora do fato. Por ora, foi feito o registro da ocorrência e solicitada a necropsia. Vamos apurar as circunstâncias no decorrer da investigação”.

Presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), João Luis Giovanella, disse que a explosão pode ter acontecido por uma falha no equipamento ou pelo mau uso do barril.

Fonte:ISTOÉ - 18/09/2021 20H

Esportes: Carlos Bolsonaro quer impedir que atletas trans participem de competições

                                foto:reprodução

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apresentou nesta sexta-feira (17/9) Projeto de Lei na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) para proibir que atletas transexuais participem de competições esportivas na cidade. Na sua justificativa, ele fala em 'desastrosa ideologia de gênero'.


A proposta de Carlos é impedir que atletas trans se inscrevam para disputar provas em categoria diferente do seu sexo de nascimento. Segundo o texto do Projeto de Lei, publicado no Diário Oficial da CMRJ, isso valeria para todas as disputas ligadas, direta ou indiretamente, à Prefeitura do Rio de Janeiro.


O vereador também enumera punições a quem descumprir as regras. "Fica proibida a expedição de alvará de realização de evento para as competições e eventos esportivos que inscreverem pessoa transexual”, destacou em um dos artigos do Projeto de Lei. Caso não siga o que propõe, o organizador do evento terá que pagar multa administrativa no valor de R$ 10 mil.


Os atletas trans ainda seriam impedidos de receber bolsas ou qualquer tipo de patrocínio pela prefeitura da cidade. 

Carlos Bolsonaro começa sua justificativa citando a ideologia de gênero e diz que ela não tem comprovação científica. "Com este argumento pseudocientífico e de clara ordem política arbitrária, ativistas LGBT defendem que pais e mães devem permitir que seus filhos decidam na mais tenra idade, questões de identidade sexual, fato este que está gerando um número gigantesco de absurdos", destaca no texto.

Em outro trecho, o vereador aponta que, desde novembro de 2015, quando foi publicado um novo guia de diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI), "atletas transexuais e travestis passaram a ser aceitos em campeonatos femininos de vários países e, com isso, centenas de mulheres perderam o direito de competir em condições de igualdade, já que o corpo masculino é, por natureza, mais forte e resistente".

fonte:ESTADO DE MINAS - 18/09/2021 -17h

Economia: Bolsonaro tornará viagens para o exterior mais caras com o aumento do IOF



Concorvado/Rio -foto: Blog Fique Informado

As viagens para o exterior deverão ficar mais caras para as famílias com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo governo na quinta-feira. A alta do imposto vai afetar, por exemplo, o custo das passagens e dos pacotes, que, geralmente, são financiados por bancos e pelas próprias agências de viagens. Operações de câmbio e o pagamento de despesas com cartão de crédito também ficarão mais caras.

Antônio Miguel de Oliveira Duarte, sócio-administrador da Planetur Turismo, afirma que o aumento do IOF chega no momento em que o setor mais precisa de incentivo. “Nós já vínhamos sendo impactados pela pandemia e pelo aumento do dólar. Qualquer coisa que não incentive acaba retardando a volta dos clientes”, afirmou.

“Temos muitos clientes que estão com carta de crédito, que iam viajar na pandemia, tiveram que cancelar e terão que utilizar esse crédito no futuro porque já compraram a viagem. Eles sentem o impacto do dólar alto e agora do aumento do imposto também”, lamentou.

A pedagoga Erica Teodoro, 28 anos, contou que realizaria seu sonho de ir para a Disney neste ano. “Porém, com a pandemia, o aumento da inflação e do dólar, ficou bem mais complicado. Minha viagem, inicialmente, seria em 2020, e foi adiada para 2021. Desta vez não vou adiar, estou pensando em cancelar a viagem e pedir o reembolso, pois está muito complicado”, contou.

Erica comentou que seu sonho ainda não acabou. “Mas, na situação em que estou, não vou conseguir. Eu ajudo a pagar as contas de casa com o meu irmão. Porém uma viagem à Disney é muito cara e exige tempo. Vou primeiro juntar um dinheiro, para depois tentar novamente planejar esse sonho”, comentou.

Fonte: CB - 18/09/2021 15h:30min.

EUA: Escritor Paulo Coelho pede que ONU barre comitiva de Bolsonaro

Paulo Coelho critica Jair Bolsonaro

Paulo Coelho critica Jair Bolsonaro (Foto: ABR | Reprodução)




Rede Brasil Atual - O escritor brasileiro Paulo Coelho pediu nesta sexta-feira (17), por meio de seu perfil no Twitter, que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que proíba a entrada da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da entidade.

“Secretário-geral Antonio Guterres, sei que não pode impedir a entrada de mandatários, mas seria uma vitória proibir a comitiva do presidente brasileiro de entrar. Não estão vacinados – mau exemplo hoje estampada em todos os jornais do mundo”, disse Paulo Coelho, em postagem na qual marca o perfil de Guterres. Desde 2007, o escritor é um dos mensageiros da paz das Nações Unidas.

A declaração de Paulo Coelho veio após o anúncio de que a ONU não vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 das autoridades presentes na 76ª Assembleia-Geral, que começa na terça-feira (21), em Nova York.

.

O anúncio da entidade foi feito na quinta-feira. Antes, o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Abdullah Shahid, havia comunicado aos diplomatas que defende a exigência da cidade sede do evento de comprovante de vacinação contra covid-19 para a entrada no plenário do evento.

Se de fato não tomou o imunizante como diz, Bolsonaro terá circulação limitada em Nova York já que, desde segunda-feira (13), a prefeitura passou a fiscalizar a exigência de comprovante de vacinação para entrar em bares e restaurantes. É preciso comprovar a aplicação de ao menos uma dose de alguma das vacinas aprovadas nos EUA ou pela OMS para entrar nos estabelecimentos.

Fonte: Portal 247 - 18/09/2021 15h:10min.

Bahia: PC frusta assalto a agência da CEF em Amélia Rodrigues

                                                  IMAGEM:ILUSTRATIVA

A Polícia Civil da Bahia conseguiu impedir um assalto a uma agência bancária itinerante em Amélia Rodrigues, neste sábado (18). A Polícia Militar conseguiu interceptar o veículo que seria utilizado no roubo após troca de informações com a Delegacia Territorial (DT) do município. Dois homens foram presos na operação.

Segundo a Polícia Civil, o Departamento de Polícia do Interior (Depin) foi informada, ao longo da semana, que traficantes locais planejavam um ataque ao caminhão da Caixa Econômica Federal, que está na praça principal do município enquanto a agência é reformada. Dentro do estabelecimento itinerante, há um caixa eletrônico, que seria levado pelos bandidos.

O delegado titular de Amélia Rodrigues, Idelfonso Monteiro, explicou como aconteceu a prisão. “Tomamos conhecimento de que havia um caixa eletrônico na agência móvel e obtivemos informes de que um grupo criminoso realizaria uma ação neste fim de semana. Comunicamos o fato ao Depin e reforçamos o trabalho com a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati-Depin) e a Polícia Militar, que atua em uma grande parceria com a Polícia Civil nesta região”, declarou.

“Na noite de ontem [sexta], um veículo foi tomado de assalto em Feira, por volta das 21h, e os criminosos tentaram roubar um carro maior em Conceição do Jacuípe. Ao não conseguir, eles se deslocaram até Salvador, onde, em Itapuã, roubaram um caminhão-baú, com a finalidade de ter espaço para jogar o caixa eletrônico dentro. Quando eles se preparavam para entrar na cidade, porém, a PM os interceptou e frustrou o que seria um assalto à Caixa Econômica Federal”, complementou Idelfonso.

Dentro do caminhão-baú que seria usado para transportar o caixa eletrônico, havia cerca de R$ 100 mil em equipamentos. O veículo também foi apreendido pela polícia e será devolvido ao proprietário. Três dos cinco homens que se preparavam para roubar a agência da Caixa fugiram. As investigações continuam para identificá-los e prendê-los.

Fonte: Correio/18/09/2021 14H:45MIN

Epidemiologista dos EUA defende que país barre Bolsonaro na ONU: “Perigo público”

Reprodução


O epidemiologista estadunidense Eric Feigl-Ding se manifestou através das redes sociais, na noite desta sexta-feira (18), sobre a preocupação que a ida de Jair Bolsonaro à assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima semana, tem gerado em autoridades dos Estados Unidos.

O tradicional evento da ONU acontecerá na cidade de Nova York, que exige comprovante de vacinação contra a Covid para acesso a locais fechados, como é o caso do prédio da entidade onde ocorrerá a assembleia. Bolsonaro, entretanto, não tomou a vacina e insiste em não tomá-la.

Apesar da cidade de Nova York e o próprio governo dos EUA exigirem a vacinação, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, informou que entidade não pode exigir a vacina de chefes de Estado. Também lembrou que o edifício da instituição é considerado território internacional.

Em uma sequência de postagens, o epidemiologista Feigl-Ding repercutiu preocupação de autoridades estadunidenses diante da ida de Bolsonaro ao país exposta em reportagem da CBS News.

“O presidente não vacinado do Brasil Jair Bolsonaro está planejando desafiar a exigência do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, de vacina para entrada em locais fechados. A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, está preocupada com a possibilidade do evento da ONU ser ‘superdisseminador'”, diz o cientista no início de sua sequência de publicações.

Em outra postagem, Feigl-Ding defendeu que o governo dos EUA repense se deve admitir a entrada de Bolsonaro no país. “Os EUA deveriam repensar se devem admitir a entrada de Bolsonaro nos EUA se ele deliberadamente expressar que pretende violar a lei! Se alguém mais tentar entrar nos Estados Unidos e declarar previamente seus planos de violar as leis americanas, não acho que seria admitido. E é um perigo público”, disparou.

Confira.

FONTE: REVISTA FÓRUM - 18/09/2021 13h

Aos 100, Paulo Freire segue reconhecido no exterior e sai da mira bolsonarista

   foto:Senado/reprodução

             
Ataques contra o educador diminuíram na pandemia, enquanto seu prestígio se manteve intacto.


Confira a reportagem no link abaixo do site UOL de hoje(18)


https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/09/aos-100-paulo-freire-segue-reconhecido-no-exterior-e-sai-da-mira-bolsonarista.shtml


4 CONTRIBUIÇÕES DO EDUCADOR PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ACESSE O LINK EM REPORTAGEM DO SITE UOL DE HOJE(18):

https://www.uol.com.br/ecoa/stories/4-contribuicoes-de-paulo-freire-para-a-educacao-/ 

Planalto gastará R$ 737 mil com novas TVs e ares-condicionados para Bolsonaro e assessores

foto:reprodução

A Presidência da República estima gastar até R$ 737 mil com novos aparelhos de TV e de ar-condicionado.

A previsão de gasto é de R$ R$ 440 mil com até 75 unidades de ar-condicionado. O objetivo é substituir aparelhos antigos e suprir salas recém-criadas no Planalto.

Já com TVs, a Presidência estima uma despesa de até R$ 297 mil. Serão 59 aparelhos 4K, com 65 ou 75 polegadas.

De acordo com o edital, as TVs serão usadas para servidores acompanharem as notícias, para o uso em treinamentos e cursos e para a exibição de informações para quem circula nos prédios da Presidência, o que inclui Planalto, o Jaburu e a Granja do Torto.

Fonte:GUILHERME AMADO/METROPOLES - 18/09/2021

DO Metrópoles: Exclusivo: “gabinete paralelo” levava dados da Prevent Senior para o governo federal

Arte para matéria de ligação do gabinete paralelo com a Prevent SeniorGui Prímola/Metrópoles

O protocolo usado pela operadora de saúde Prevent Senior para administrar medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 em pacientes teve acompanhamento do governo federal. É o que mostra vídeo obtido pelo Metrópoles. A gravação também revela que o “kit Covid” distribuído pela empresa foi desenvolvido com a ajuda de pelo menos um membro do “gabinete paralelo”, que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia. Na última quinta-feira (17/9), foi revelado um dossiê enviado à CPI da Covid-19 que acusa a rede de hospitais de ocultar o número de mortes em um estudo com hidroxicloroquina.

As imagens do vídeo mostram uma conversa entre o virologista Paolo Zanotto e Pedro Batista Jr, diretor-executivo da Prevent Senior. Zanotto é o cientista da USP que aparece em uma reunião, também revelada pelo Metrópoles, sugerindo a criação de um “Shadow Board” (gabinete das sombras) ao presidente Jair Bolsonaro e fazendo série de restrições a vacinas.

Assista:

Na conversa, que aconteceu em maio de 2020, o virologista cita dois colegas também apontados como integrantes do gabinete paralelo: Nise Yamaguchi e Luciano Azevedo. Os três são investigados pela CPI da Pandemia e foram citados por Arthur Weintraub, então assessor especial da Presidência, como os médicos de referência do presidente Jair Bolsonaro sobre a Covid-19.

“Eles estão em Brasília neste momento e estão conversando com o alto escalão do governo brasileiro. Eles estão acompanhando isso, o Pedro sabe, muito mais perto do que vocês imaginam”, diz Zanotto, dirigindo-se ao diretor da operadora de planos de saúde.

O virologista também afirma que um dos integrantes do grupo agiu como uma espécie de intermediador entre o Palácio do Planalto e a empresa. “A gente fez um arrazoado de dados do Pedro, Luciano visitou o Pedro, olhou tudo aquilo, trouxe para esse grupo informações impressionantes. Existe um entendimento muito interessante entre a Prevent Senior e o governo federal brasileiro.”

A informação é confirmada pelo dirigente da operadora. “A gente compartilha o tempo inteiro o trabalho que está sendo feito. Eles vieram aqui e coletaram nossas informações. O doutor Luciano, a doutora Nise e o doutor Zanotto”, conta Batista Jr.

Em outro trecho, Zanotto diz que ajudou a desenvolver o protocolo utilizado pela operadora especializada no atendimento de idosos. “Não fui eu que descobri, eu só ajudei a redação e a fazer um sumário”, assinala. “O ovo de Colombo está saindo da Prevent.”

Em um momento da conversa, o virologista dá risada de uma possível superdosagem de zinco na hora de revisar um dos protocolos no qual a Prevent Senior se baseou: “Quando a gente estava olhando a questão do uso do zinco, a gente achou que tinha um erro tipográfico. Alguns dos protocolos que fomos comparar tinham 220mg. A gente ficou muito preocupado com isso, porque a dose recomendada é no máximo 20mg”.

Em seguida, o virologista cita o protocolo de Vladimir Zelenko, um cientista ucraniano defensor da hidroxicloroquina e que recomendava dar uma dose 10 vezes maior que a recomendável aos pacientes. “Ele estava comentando que está administrando 220 mg. É impressionante essa quantidade”, diz Zanotto.

Nise Yamaguchi e Prevent Sênior

Em uma live realizada em abril pelo canal bolsonarista Crítica Nacional, outra suposta integrante do gabinete paralelo, Nise Yamaguchi, aparece juntamente com a diretoria da Prevent Senior.

Na transmissão ao vivo, Pedro Batista assume que a operadora de saúde fez a entrega de medicamentos do chamado “kit Covid” na casa de usuários do plano. “Em casos específicos, o grupo clínico está definindo o tratamento e alguns pacientes, antes de desenvolver sintomas mais agravados, recebem em domicílio.”

Aparentando ter informações privilegiadas, Nise Yamaguchi comemora uma mudança na produção de medicamentos por parte do Exército: “A produção das Forças Armadas é fundamentalmente de cloroquina, mas já temos informações de que vai estar vindo uma quantidade significativa de sal de hidroxicloroquina que vai permitir que esse remédio seja produzido”.

“A gente fica muito feliz de ouvir que tem uma força governamental na questão da produção da cloroquina”, reagiu um dos diretores da Prevent Senior. Nos meses seguintes, o medicamento seguiu sendo defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e vários outros por membros do governo.

Fonte: METRÓPOLES -REPRODUÇÃO 18/09/2021 11h:17min.