• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 26 de junho de 2021

Gestante de 42 anos é 1ª pessoa a morrer pela variante Delta no Brasil

CoronavírusPixabay

A secretaria de Saúde do Paraná confirmou, na sexta-feira (25/6), que a variante delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, provocou a morte de uma gestante de 42 anos no estado em abril. O caso aconteceu na cidade de Apucarana e se trata do primeiro registro de morte pela variante delta no país.

A paciente residia no Japão e havia chegado ao Brasil em 5 de abril. Antes de embarcar, ela havia feito um teste para Covid-19 com resultado negativo. Dois dias depois de chegar ao estado, ela começou a sentir sintomas respiratórios e um novo teste revelou a infecção.

Em 15 de abril, a paciente precisou ser internada devido ao agravamento dos sintomas e, em 18 de abril, após a realização de uma cesariana de emergência, ela faleceu.
O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo município.

Na última sexta, o resultado da análise genômica realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que a paciente tinha sido infectada pela variante delta da Covid-19.

A secretaria de Saúde do Paraná afirma, no entanto, que não há transmissão comunitária no estado. A primeira paciente com a variante indiana foi registrada também em Apucarana e a filha dela era amiga próxima da gestante que faleceu. A hipótese da vigilância em saúde é que a paciente que veio do Japão teria transmitido a doença para a amiga que, em seguida, teria passado para a mãe.

Fonte:Metrópoles - 26/06/2021 18h:50min

GO: Policiais em busca por Lázaro são atendidos pelo Samu com até 60 carrapatos


Buscas por Lázaro Barbosa
Legenda: Buscas a noite contam com apoio de drones para rastrear movimentação - Foto: Reprodução/SSP-GO

Alguns policiais que integram o grupo de busca por Lázaro Barbosa precisaram de atendimento médico neste sábado (26) por causa de carrapatos. De acordo com um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Águas Lindas de Goiás, alguns membros da força-tarefa chegaram a registrar até 60 marcas de picadas pelo corpo.

 

“Isso está acontecendo todos os dias. Os militares estão sofrendo muito com esse problema que causa um grande desconforto devido à coceira intensa. Desde a semana passada que venho atendendo esse tipo de ocorrência diariamente. Não somente eu, outros colegas médicos me informaram que também atenderam”, disse em reportagem ao portal G1.

 

As buscar por Lázaro Barbosa já duram 18 dias. Ele é procurado pela polícia por ser o suspeito de matar quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia (DF). A operação de busca soma cerca de 270 profissionais. Informações do BN em 26/06/2021.

Presidentes de 11 partidos fecham acordo contra o voto impresso, diz site

                                 imagem:reprodução

O Antagonista apurou que, em reunião na manhã deste sábado (27), presidentes de 11 partidos fecharam acordo contra a proposta de voto impresso que tramita na Câmara. O argumento foi o de que “o assunto não é prioridade no momento” e o atual sistema de votação é “confiável”. Os dirigentes partidários também defenderam que não haveria tempo para a implementação das mudanças sugeridas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, ainda será avisado.

Participaram do encontro virtual os presidentes dos seguintes partidos: PSDB, MDB, PP, DEM, SOLIDARIEDADE, PL, PSL, CIDADANIA, REPUBLICANOS, PSD e AVANTE.

voto impresso, nos últimos meses, havia se tornado uma das principais bandeiras do bolsonarismo. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, vinha fazendo duras críticas às mudanças.

Fonte:Site o Antagonista - 26/06/2021 17h

Covid-19: Salvador atinge um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacinas


                                    foto:Secom/PMS

Ao retomar a vacinação nesta sexta-feira, 25, Salvador alcançou a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, mais de 50% do público-alvo definido pela estratégia, ou seja, cidadãos a partir de 18 anos.

Considerando a segunda dose, Salvador já chega, nesta sexta, a 421 mil pessoas que completaram o esquema vacinal, mais de 20% do público-alvo.

“Conseguimos isso porque estamos investindo muito. Temos diversos pontos fixos, drives, Vacina Express, fizemos mutirões, viradões e disponibilizamos aplicativos que facilitam a vida das pessoas quando vão se vacinar. Sempre acreditei que só através da vacina iríamos vencer essa guerra. Estamos perto de mudar essa triste página da nossa realidade, mas ainda precisamos nos cuidar. É importante continuarmos utilizando máscara, evitando aglomerações. Estamos bem próximos de voltar à nossa normalidade, que é tudo o que mais queremos”, disse o prefeito Bruno Reis por meio da Secretaria de Comunicação (Secom).

Para a campanha de vacinação, 1,5 mil profissionais de saúde foram mobilizados pelo município para atuarem em pontos espalhados pela cidade, inclusive, em esquema de plantão aos finais de semana. Somaram-se e a esses profissionais outros 50 auxiliares técnicos de enfermagem e administrativos, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Além disso, a vacinação em Salvador conta com aplicativos e sistemas próprios, como o Filômetro e a o Hora Marcada. 

A população de Salvador está estimada em 2.886.698 segundo o IBGE 2020.

Informações de atardeonline em 26/06/2021 c/adaptações. 

Bolsonaro pediu que Salles ficasse e enfrentasse o STF, diz jornal

 

Salles se antecipou e pediu demissão depois de receber informação de que seria preso
Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se antecipou e decidiu pedir demissão do cargo após descobrir, na terça-feira (22), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinaria sua prisão, segundo apuração do jornal Estadão.

 

Salles teria sido informado sobre a possibilidade de prisão por um amigo e se reuniu com o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) no dia seguinte. No encontro com Bolsonaro, Salles agradeceu a confiança, mas disse que não tinha mais como continuar na equipe. Bolsonaro pediu, porém, que ele ficasse e enfrentasse o Supremo, visto pelo Palácio do Planalto como uma Corte de decisões políticas. Segundo o Estadão apurou, Salles respondeu que, além de levar a crise para o centro do governo, temia pela segurança da mãe, também investigada.

 

Operações financeiras de Ricardo Salles são alvo de investigação da Polícia Federal, tendo como base o escritório de advocacia do qual ele é sócio com a mãe, em São Paulo. O inquérito foi autorizado pelo Supremo, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A suspeita é de que Salles atuava no cargo para favorecer madeireiros que desmatam a Amazônia, abrindo caminho para o contrabando de madeira ilegal, lembra a reportagem.

 

De acordo com a apuração do Estadão, a ordem de prisão estaria baseada no fato de que Salles estaria atuando para prejudicar as investigações. Ao entregar o cargo, Salles esvaziou essa justificativa, uma vez que não tem mais poder algum na pasta. Além disso, o processo pode sair do Supremo. Informações do Bahia Notícias em 26/06/2021.

PGR alerta ministro Barroso sobre garimpo próximo a povo indígena de recente contato

 

PGR alerta Barroso sobre garimpo em atividade próximo a povo indígena de recente contato
Povos Zo'é | Foto: Reprodução / Funai

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma série de documentos, no intuito de alertar o ministro Luis Roberto Barroso sobre o grande risco sanitário da existência de um garimpo em plena atividade no Pará, próximo à Terra Indígena Zo'é, que abriga o povo indígena em situação de recente contato com o restante da sociedade.

 

De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, na petição assinada pela subprocuradora-Geral da República Eliana Torelly consta que as atividades de garimpo seguem normalmente, mesmo após o Ministério Público Federal (MPF) recomendar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que fiscalize e coiba a atividade ilegal na região.

 

Ainda segundo a publicação, os documentos enviados pela PGR foram anexados na ação a respeito do combate à Covid-19 em terras indígenas, que corre no STF há cerca de um ano. Mesmo com decisões judiciais favoráveis à proteção indígena, a avaliação é que, na prática, as medidas não têm tido eficácia. Informações do BN em 26/06/2021.

Bolsonaro diz que não cometeu erros na condução do combate à covid

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender nesta sexta-feira, 25, que seu governo não cometeu erros na condução do combate à covid-19. O presidente disse não ter errado em nada do que disse sobre o surto da doença no País que já matou mais de meio milhão de brasileiros. Bolsonaro, repetidas vezes, defendeu tratamentos sem comprovação científica, questionou o uso de máscaras, desrespeitou medidas de contenção da doença e, hoje, foi multado pela segunda vez em São Paulo por infringir regras sanitárias.

Bolsonaro, repetidas vezes, defendeu tratamentos sem comprovação científica, questionou o uso de máscaras, desrespeitou medidas de contenção da doença e, hoje, foi multado pela segunda vez em São Paulo por infringir regras sanitárias
© Getty Images Bolsonaro, repetidas vezes, defendeu tratamentos sem comprovação científica, questionou o uso de máscaras, desrespeitou medidas de contenção da doença e, hoje, foi multado pela segunda vez em São Paulo por infringir regras sanitárias.

Durante discurso a empresários em Chapecó (SC), o presidente disse que seu governo teve "a coragem de propor alternativas" que não vieram da sua cabeça, "do nada". "Hoje nós já sabemos alguma coisa sobre o vírus, mas, com todo respeito, não errei nenhuma do que eu falei no passado. Nenhuma. Talvez eu tenha sido o único chefe de Estado que foi nessa linha no mundo todo. Com todo respeito, tem que ter coragem ou ser maluco para agir dessa maneira. O único certo", completou Bolsonaro.

Na sua fala, Bolsonaro reforçou críticas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, que investiga ações e omissões no combate à pandemia, ao presidente e ao relator do colegiado, senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL). O presidente citou investigações e processos contra ambos os parlamentares. "Renan Calheiros virou o pai da moralidade com 17 inquéritos no Supremo. Omar Aziz é outro: com a esposa e família toda presa, virou paladino da ética", completou Bolsonaro.

Segundo Bolsonaro, o chefe do Executivo está sendo "massacrado" na CPI só "na cabeça deles". "Eles podiam seguir o exemplo nosso: não roubar", argumentou o presidente, que voltou a defender que no seu governo não há corrupção.

Fonte:Notícias ao minuto - 26/06/2021 12h:28min.

EUA: Ex-policial que matou George Floyd é sentenciado há mais de 22 anos de prisão

 

 (crédito: Derek Chauvin após receber condenação por matar George Floyd / Alex LEDERMAN / AFP)
crédito: Derek Chauvin após receber condenação por matar George Floyd / Alex LEDERMAN / AFP)

O ex-policial Derek Chauvin ofereceu suas "condolências" à família de George Floyd durante a audiência para o anúncio da sua sentença pelo assassinato do afro-americano durante sua detenção no ano passado.

"Neste momento, devido a alguns assuntos legais adicionais, não posso dar uma declaração formal completa", disse Chauvin ao tribunal de Minneapolis."Mas brevemente, no entanto, quero dar minhas condolências à família Floyd", acrescentou.PUBLICIDADE

A família do afro-americano George Floyd pediu à corte que aplique a "pena máxima" de 40 anos de prisão ao policial branco Derek Chauvin, declarado culpado de seu assassinato.

"Por que? O que estava pensando quando se ajoelhou sobre o pescoço do meu irmão sabendo que ele não era uma ameaça?", vociferou o irmão de Floyd, Terrence, dirigindo-se ao ex-policial de 45 anos durante a audiência destinada a fixar sua sentença.

A mãe do ex-policial Derek Chauvin disse em audiência para determinação de sua sentença, que seu filho era "um bom homem".

"Sempre acreditei na sua inocência e nunca vou duvidar disso", disse Carolyn Pawlenty, dirigindo-se a Chavin em um tribunal em Minneapolis enquanto esperava ouvir sua sentença.

"Não importa aonde vá, onde esteja. Sempre estarei lá para te visitar", acrescentou, instando o juiz a mostrar indulgência com o assassino.

"A sentença não se baseia na emoção ou na simpatia", disse o juiz Peter Cahill, ao proferir a sentença em um tribunal de Minneapolis depois que os promotores pediram uma pena de 30 anos. Ele acrescentou, em um breve discurso, que tampouco se baseava "na opinião pública", mas na lei e nos fatos específicos do caso.

O advogado da família de George Floyd comemorou o que chamou de um passo "histórico" para a reconciliação racial a condenação do ex-policial Derek Chauvin.

"Esta sentença histórica leva a família Floyd e nossa nação um passo mais perto da reconciliação ao permitir virar a página e designar os responsáveis", tuitou o advogado Ben Crump.

Fonte: © Agence France-Presse - 26/06/2021 11h

Porto Alegre: PM que matou 4 pessoas diz que agiu em "legítima defesa"


O policial militar Andersen Zanuni dos Santos, que foi flagrado por câmeras de segurança atirando e matando quatro pessoas da mesma família em uma pizzaria de Porto Alegre (RS), afirmou que agiu em legítima defesa. A câmera de segurança do estabelecimento registrou o ataque.

Em entrevista exclusiva ao SBT, Santos disse que queria conversar com a namorada, mas não estava encontrando a mulher. Quando viu uma festa, pensou que ela estivesse no local por ser vizinhos, e entrou. Ao ver que não conhecia nenhuma pessoa, o PM afirmou que foi abordado “por um deles”, que questionou a invasão. De acordo com Santos, mais pessoas se aproximaram, enquanto ele se explicava, além de pedir para baixar o volume do som, pois “estava indo dormir” e foi cercado. “Cheguei na pizzaria, falei que sou 'polícia', tem um pessoal correndo atrás de mim. [Perguntei se] 'Posso me esconder nos fundos ou no banheiro só até o pessoal ir embora?'”, contou. Depois, quando saiu, viu as pessoas apontando para ele. Segundo o policial, os presentes afirmavam: “tu invadiu [a festa], vou te pegar”. De arma em punho, pediu para que as pessoas se afastassem, “e eles continuavam vindo” e não conseguiu segurar a porta “porque eram vários” e “vão me matar aqui dentro”. O advogado do PM, Davi Leal, afirmou que Santos “tentou todos os meios necessários para evitar o resultado morte e eles não deram a mínima para o que ele dizia. Ele não teve alternativa, teve que disparar”.


Fonte:SBT/Youtube 26/06/2021

Covid-19: Sinjorba exige continuação da vacinação para profissionais da imprensa; 29 já perderam a vida no Estado

Após mais duas mortes, Sinjorba exige continuação da vacinação para profissionais da imprensa

O Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba) vai procurar novamente a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e pedir sensibilidade e responsabilidade ao órgão na análise do pedido da entidade de continuidade da vacina dos profissionais de imprensa. A notícia da morte de mais dois radialistas voltou a deixar a categoria de luto e preocupada. Já são 29 óbitos e mais de 440 adoecimentos na Bahia.

Na quinta (17) morreu em Gandu a apresentadora Josy Soares, 42 anos, da rádio WG FM de Wenceslau Guimarães. Já na segunda (21) quem nos deixou foi o jornalista e radialista Igor César Ribeiro Pereira, 35 anos, que mantinha um programa sobre automóveis na TV Band, em Salvador. “São mais duas vítimas da omissão e irresponsabilidade, com claros sinais de genocídio, praticado pelo governo federal contra o povo brasileiro”, diz Moacy Neves, presidente do Sinjorba.

A morte de Josy e Igor, jovens, mostra que a CIB precisa urgentemente atender o pedido já formalizado pelo Sindicato para continuar a vacinação dos profissionais de imprensa no Estado, reduzindo a faixa de idade, conforme consta no ofício 15/2021 de 15 de junho passado. “Nossa categoria vem sendo duramente atingida porque está trabalhando na linha de frente sem proteção. Como não temos no plano federal um Ministério que cuide da imunização com seriedade, as autoridades sanitárias baianas precisam olhar com responsabilidade o problema epidemiológico grave que atingiu o setor de comunicação”, reivindica Moacy.

O Sinjorba volta a insistir que é grande e exposição da categoria à covid-19. A entidade lembra que o ambiente de trabalho dos profissionais de imprensa é propício à ação do vírus, seja na cobertura externa dos fatos, inclusive em unidades de saúde ou filas de vacinação, seja nas empresas, nas redações e estúdios, que são locais fechados e de uso coletivo. “Além de perderem a vida, como já aconteceu com 29 colegas no Estado, os profissionais de imprensa se transformaram em vetores de transmissão da doença, levando o vírus para casa, para os familiares”, denuncia o presidente do Sindicato, voltando a lembrar dos mais de 440 adoecimentos registrados pela entidade.

Moacy reclama que a vacinação dos profissionais de imprensa foi atrapalhada cinco vezes desde o início do processo, em janeiro. Começou com a não inclusão da categoria no Plano Nacional de Operacionalização da Imunização Contra a Covid-19 (PNO), pelo Ministério da Saúde, mesmo sendo serviço essencial. Depois, porque somente em 18 de maio a medida foi aprovada na Bahia, prejudicada posteriormente pelas “recomendações” intempestivas do MPF e MPE às prefeituras. Soma-se a estes três fatos o atraso dos municípios em iniciar a imunização – teve secretaria que só vacinou em 18 de junho, um mês depois da resolução 085 da CIB, como foi o caso de Juazeiro e Eunápolis. E, por fim, a última decisão do órgão de só vacinar a partir de agora por idade.

“Pessoas que estão em casa, em home office, serão vacinadas primeiro que jovens jornalistas e radialistas, que estão perdendo a vida por estarem na linha de frente, em serviço considerado essencial pelo próprio governo federal”, denuncia Moacy. 

O Sinjorba entende que se avance na vacinação geral, mas enquanto mais vacinas não chegam é preciso proteger os segmentos que estão mais expostos e neste momento os profissionais de imprensa se encontram nessa situação.

Fonte:Teixeira Hoje - 26/06/2021 09h

No Recife: Médico é preso em flagrante após atirar da sacada do apartamento contra vizinhos

Espingarda e pistola apreendidas foram apreendidas com homem preso na quinta-feira (24), após atirar contra vizinhos — Foto: Polícia Militar/Divulgação










Um médico de 54 anos foi preso em flagrante após atirar, da sacada do apartamento onde mora, contra três vizinhos no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O caso aconteceu na tarde da quinta-feira (24), quando os jovens de 19, 23 e 25 anos chegavam ao Edifício Cozumel, na Rua Feliciano José de Farias. O autor dos disparos foi identificado como Sandro Roberto Lopes.

De acordo com a Polícia Civil, apesar dos disparos, ninguém ficou ferido. Segundo a Polícia Militar (PM), agentes do 19º Batalhão foram acionados e fizeram uma negociação com o médico que atirou e acabou se rendendo.

A PM informou que moradores e o porteiro do edifício relataram que o homem tinha posse de arma de fogo e já havia se envolvido em uma situação parecida antes, mas a corporação não divulgou qual foi a motivação da ocasião anterior.

Crime aconteceu na Rua Feliciano José de Farias, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife — Foto: Google Street View/ReproduçãoCrime aconteceu na Rua Feliciano José de Farias, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife — Foto: Google Street View/Reprodução

Após buscas no apartamento, a Polícia Militar apreendeu uma espingarda calibre 12 e uma pistola 9 milímetros. Segundo a PM, o homem tinha posse de arma autorizada pela Polícia Federal (PF). A TV Globo questionou a PF sobre o caso, mas não recebeu a informação solicitada até a última atualização desta reportagem.

O homem preso e as armas foram encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Ele deve ser apresentado à audiência de custódia, conforme informou a Polícia Civil.

A equipe da TV Globo também procurou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para saber sobre o resultado da audiência de custódia. O tribunal disse que as sessões acontecem no turno da tarde e que vai apurar o que foi definido na ocasião.

G1 entrou em contato com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) para saber se a instituição vai se pronunciar sobre a prisão do médico, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Fonte:G1 -26/06/2021

Na Região Norte: Missionários convencem indígenas a recusarem vacina: "É a marca da Besta"

Povo apurinã, em Lábrea (AM), abordado por missionários evangélicos - Divulgação
Povo apurinã, em Lábrea (AM), abordado por missionários evangélicosImagem: Divulgação


Confira a reportagem completa no link do site UOL de hoje (26)


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/26/vacinacao-coronvavirus-missionarios-indigenas-tribos-evangelicos.htm

Justiça condena presidente da OAB-TO por apresentar documentos falsos

 

Justiça Federal condena presidente da OAB-TO é por apresentar documentos falsos
Foto: Reprodução / TV Anhanguera

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Tocantins (OAB-TO), Gedeon Batista Pitaluga Júnior, foi condenado a três anos e meio de prisão por estelionato. A pena é em regime inicialmente aberto e por isso ele não deve ser detido. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24) pelo juiz federal substituto João Paulo Abe, da 4ª Vara Federal Criminal de Palmas. Ainda cabe recurso à decisão.

 

De acordo com o G1, além de Pitaluga, também foi condenado ao mesmo período de prisão o advogado Geraldo Bonfim de Freitas Neto, que teria participado do esquema. Os dois teriam, segundo a sentença, apresentado documentos falsos como procuradores do filho de uma milionária que morreu sem deixar herdeiros.

 

Gedeon Pitaluga Júnior afirmou, em nota, que "a decisão criminaliza o exercício da advocacia e contraria todo entendimento dos tribunais brasileiros pela não-responsabilização criminal do advogado acerca dos documentos apresentados pelas partes". Sobre o caso, disse ainda que "o Conselho Federal da OAB determinou o seu arquivamento em análise institucional".

 

Já Geraldo Bonfim de Freitas disse que "A decisão condenatória é ilógica, escorada na tese rejeitada por todos os Tribunais de estelionato judicial". Disse ainda que o advogado não pode ser criminalizado por documentos apresentados pelas partes. A fraude seria para obter acesso a parte dos bens de Eglantina Monteiro de Lima, que morreu em 2005. Ela era proprietária de vários imóveis no estado do Rio de Janeiro.

 

Apenas na conta bancária que foi alvo dos pedidos de Pitaluga e Bonfim de Freitas, o patrimônio de Eglantina era de mais de R$ 1,6 milhão. Com a fraude, eles teriam conseguido respectivamente R$ 46.108,53 e R$ 24.765,06. O suposto filho que eles representavam, de acordo com a sentença, nunca existiu.

 

Na denúncia do Ministério Público Federal há uma lista de outros três suspeitos de integrarem o esquema, mas a participação deles não ficou comprovada e por isso eles foram inocentados. Os procuradores acreditam que ao todo o grupo conseguiu quase R$ 500 mil da fortuna de Eglantina Monteiro. O G1 não conseguiu localizar algum representante legal do espólio dela.

 

Não é a primeira vez que a herança deixada por Eglantina é alvo de ações do tipo. Em 2015, o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a neta de um bicheiro e mais três pessoas por tentarem se apropriar do dinheiro falsificando um testamento.

 

Gedeon Pitaluga é presidente da OAB do Tocantins desde 2018. Em 2020 ele foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Tocantins. Na época, ele negou qualquer irregularidade e disse estar colaborando com as investigações.

 

Além da prisão, os dois advogados foram condenados ainda ao pagamento de multas. Ainda cabe recurso à decisão.


Fonte:BN -26/06/2021 08h:26min.


 

Goiás: Lázaro criou perfil fake para acompanhar notícias


O maníaco Lázaro Barbosa, 32 anos, usou um aparelho celular roubado para criar um perfil fake no Facebook. A polícia monitorava o telefone, que foi levado pelo suspeito no último dia 15, quando ele invadiu uma chácara e fez três pessoas da mesma família reféns. As vítimas foram resgatadas por uma força-tarefa em uma dramática ação que resultou em troca de tiros.

Depois de conseguir escapar do cerco policial, o serial killer ficou até 18 de junho com o celular e, mesmo no meio da mata, criou um perfil com nome de Patrik Souza. Os investigadores acreditam que ele usou o mecanismo para acompanhar notícias do caso e ver reações na rede social. Veja imagens abaixo:

1

Chamou a atenção dos agentes que monitoravam o sinal o fato de Lázaro ter colocado na imagem de apresentação pessoal a foto de um helicóptero durante as buscas que, neste sábado (26/6), completam 17 dias.

Aparentemente em tom provocador, ele adicionou outra foto, na qual estão policiais em terra, com a frase: “As buscas não param. Breve estará nas mãos da polícia. Não volta em viatura, volta com o IML”.

O perfil consta com apenas um amigo. Trata-se de uma adolescente que mora no mesmo bairro de parentes de Lázaro, em Águas Lindas (GO). Ela não é alvo de investigação policial.

Mãe faz apelo

A mãe do psicopata confirmou ao Metrópoles, nessa sexta-feira (25/6), que o filho conhecia o dono da chácara preso sob acusação de dar cobertura à fuga do suspeito. Elmi Caetano Evangelista, 74 anos, e o caseiro dele, Alain Reis de Santana, 33, foram detidos por uma força-tarefa montada para caçar o maníaco.

“Fiquei arrasada com a prisão do seu Elmi. Ele fez isso [deu cobertura a Lázaro] porque é ser humano. Seu Elmi não tem o coração do Satanás; o coração dele é do Senhor”, disse Eva.


A mulher, que se mudou para Barra do Mendes, na Bahia, após a repercussão do caso, fez mais um apelo para Lázaro se entregar e acredita que isso só não ocorreu ainda porque ele está com medo de ser morto.

“Nas cartas que ele deixou, ele fala que não se entrega porque a polícia só quer matar. Como mãe, falo pra ele se entregar e não fazer mais nada com ninguém. Pense em seus filhos, eles precisam de você e te amam.”

Eva também não acredita que Lázaro tenha cometido sozinho a chacina no Incra 9, em Ceilândia, no último dia 9. “A polícia tem que parar de pensar assim, porque ele [Lázaro] diz que não fez a chacina sozinho, ficam atrás dele e os outros ficam aprontando”, disse, sem explicar quem seriam os outros supostos envolvidos no quádruplo assassinato da família Vidal.

1

Segundo um militar, enquanto conversava com o caseiro na tarde dessa quinta-feira (24/6), a equipe observava a propriedade de Elmi. O funcionário disse que teria visto Lázaro no local onde fica o chiqueiro.

O policial, então, pediu que Alain o levasse para lá. O militar conta que, no meio do caminho, percebeu uma tampa de fossa séptica, pediu para que um sargento verificasse o que tinha lá e prosseguiu a caminhada em direção ao chiqueiro.

O sargento se aproximou do caseiro e perguntou se era comum sumir galinhas da chácara. O caseiro confirmou. O militar perguntou, então, se ali era um local onde eram feitos rituais com sacrifício de animais. Alain disse desconhecer, mas revelou ter visto velas vermelhas na propriedade e, na ocasião, o patrão limitou-se a dizer que elas seriam usadas para um aniversário.

Os policias encontraram, no interior da fossa, vísceras de galinha, além de muitas penas de cor preta, e desconfiaram que ali fosse um local de ofenda ritualística. Novamente, o caseiro foi questionado sobre rituais com oferenda. Ele negou mas contou que, aos domingos, o patrão o proibia de ir à chácara.

Fonte:Metrópoles - 26/06/2021 08h:12min.